O tema deste ano foram Herois, e a sugestão de atividade de hoje tem tudo a ver com este tema. Fiquei responsável pela primeira grande atividade, chamada Circuito dos Herois. Os jovens já divididos em suas equipes cumpriram todas as provas, cada uma relacionada a um heroi.
Espero que gostem, dá pra usar e adaptar de várias maneiras. Ah, está tudo bem explicadinho pois cada equipe tinha que ler sua prova antes de ter dúvidas: o responsável não explicava a prova de início, e assim ficava bem justa a explicação para todos.
SUPER
HEROIS: FORÇAS E FRAQUEZAS – PROVAS SIMULTÂNEAS
- As provas serão realizadas simultaneamente por todas as
equipes. Cada prova terá uma estação, onde no mínimo 1 líder ficará responsável
por supervisionar a prova, com duração de 10 minutos. Cada estação terá a
instrução da prova, conforme abaixo.
- Assim que a prova for encerrada, cada equipe terá 5
minutos para se deslocar de uma estação para a outra e receber as instruções
para a prova seguinte. Neste tempo eles vão ler as instruções e tirar dúvidas
com o líder, se necessário. A prova não pode começar antes dos 5 min de
deslocamento terminarem, porém, ela não iniciará com atraso caso a equipe
demore para chegar.
- Haverá um coordenador de prova que ficará responsável
para atender dúvidas gerais e principalmente ficar atento aos tempos de prova.
Cada início e término de prova e deslocamentos serão avisados, o circuito será
todo cronometrado.
PROVA
– Homem Aranha: Este herói, além de força e determinação,
possui um grande intelecto, e especialmente uma incrível agilidade, conseguindo
se locomover de todas as formas e em todas direções possíveis. Porém, ele
precisou treinar esta habilidade, e quando conseguiu dominá-la, ficou preparado
para ir em todos os lugares, para salvar pessoas. Assim como o homem aranha,
esta prova será um treino para a sua agilidade, que quando somos rápidos,
podemos evitar que vidas se percam, seja em caráter físico ou espiritual.
PROVA: Subir uma árvore e salvar as
pessoas que correm risco de cair e se machucar, dentro do tempo da prova. Cada
pessoa salva contará 20 pontos para sua equipe. Você pode se movimentar como o
aranha faz, e também usar o barbante como uma teia. Se a pessoa cair no chão,
ela não foi salva e a equipe não será pontuada.
Providências: amarrar pequenos bonecos em barbantes e colocar em uma árvore firme que possa ser escalada.
PROVA
– Super Homem: Se tem um herói que possui a maior número
de super poderes que podemos conhecer, este é o super homem. Vôo, visão raio-x,
força, defesa indestrutível, super velocidade são apenas algumas das incríveis
habilidades que ele possui, sempre usadas para fazer o bem à humanidade. Ainda
assim, ele enfrenta com muita coragem e dificuldade todos os vilões que surgem
no caminho, superando-se a cada confronto, inclusive quando sua força é
roubada, no caso, quando entra em contato com a kryptonita, sua principal
fraqueza. Nossas fraquezas podem ser diferentes as do super homem, mas da mesma
maneira, temos que ter forças para superá-las, esforçando-nos o máximo
possível.
PROVA: Realizar o circuito de Crossfit – habilidades do
super homem, conforme for mostrado pelo responsável. Toda a equipe deverá
realizar a prova (salvo casos especiais), sendo que a pontuação será baseada na
quantidade de repetições que o grupo como um todo conseguir realizar.
Providências: criar um pequeno circuito de crossfit: fizemos uma subida e descida de escada, com uma ida em zigue zague e volta andando com as mãos no chão.
PROVA
– Batman: O homem morcego possui uma característica peculiar: ele
não possui super poderes. Suas habilidades existem devido ao seu intelecto
genial e incrível pensamento estratégico voltado a capacidade de investigar e
entender a mente criminosa (adivinhando mistérios e planos malignos antes mesmo
de outros investigadores). Isso é aliado ao seu grande preparo físico,
capacitado nos mais diversos tipos de artes marciais, acrobacias e talentos
desenvolvidos. Nós também podemos nos tornar super heróis apenas com nosso
esforço, e ao observar e estudar o que acontece ao nosso redor, mesmo sem
palavras podemos solucionar muitas questões e ajudar em tempo que precisa.
PROVA: Mímica ou Desenho – objetos, pessoas, locais e
situações relacionadas ao Batman. Serão 20 cartões – 10 de desenho e 10 de
mímica - e cada acerto valerá 5 pontos. Os jovens devem se revezar para fazer a
tarefa (toda a equipe deve participar) e terão 1 minuto no máximo por cartão.
Não é possível passar ao próximo cartão sem concluir o anterior – seja ao
descobrir a resposta correta ou seja até esgotar o tempo. No caso de acerto, a
equipe pode continuar a prova, até acabarem os cartões. Deve-se começar com os
cartões de mímica, e depois de desenho em cartolina. Apenas 1 cartolina por
equipe pode ser usada.
Providências: cartões com as seguintes palavras:
Desenhos
MORCEGO
BATMÓVEL
CORINGA
GOTHAM CITY
JUSTIÇA
CHARADA
PINGUIM
NOITE
FILME
DETETIVE
Mímicas
ROBIN
DUAS CARAS
PRETO
ALFRED (MORDOMO)
CAPA
LUTA
CRIME
HEROI
BANDIDO
FORÇA
PROVA
– Hulk: Todos conhecem o Hulk por sua força e velocidade
sobrehumana. Porém, também sabemos que o maior inimigo dele é ele mesmo, pois o
Autocontrole é seu maior desafio. Não é diferente conosco: controlar nossos
pensamentos, palavras e ações é extremamente difícil, e precisamos ter calma,
paciência e um grande desejo de ser melhor para conseguir vencer nossas
batalhas.
PROVA: JOGO CHAIRS: com base
apenas em 1 cadeira, a equipe deve equilibrar todas as demais. A única cadeira
que pode encostar na mesa é a base. No
término do tempo de prova, o número de cadeiras que estiver montado valerá 5
pontos cada uma. Se a equipe conseguir colocar todas as cadeiras antes do tempo
de término, elas deverão permanecer sem queda por 30 segundos para contar a
pontuação completa da prova.
Providências: Jogo Chairs com pequenas cadeiras, mas pode ser substituído por prova de equilíbrio, como um castelo de cartas.
05 –
Capitão América: Um exemplo de vida de um rapaz que queria
muito fazer algo pelas pessoas, e para ajudar decidiu se sacrificar, passando
por um experimento científico, que felizmente, funcionou e tornou este herói
forte, ágil, veloz e muito perspicaz. Aliado a tudo isso, sempre está com ele
seu escudo, capaz de absorver grandes impactos e perigos, é sua grande defesa,
afinal sua força não isenta machucados e danos à saúde, e seu escudo faz este
papel de proteção. Nós também precisamos usar “escudos na vida” – materiais e
espirituais, para nos proteger de investidas de todos os tipos de mal, que não
sabemos quando e como vão surgir.
PROVA: Proteger-se do mal: cada pessoa vai ganhar uma
folha de papel toalha e deverá protegê-la ao longo de um caminho com seu corpo,
que funcionará como um escudo, e a folha não poderá ser danificada. No caminho,
vocês passarão por lances “tiros” de água que podem danificar sua folha. Cada
folha que chegar seca no término do caminho valerá 20 pontos cada para a equipe.
A folha deverá estar completamente seca para contar na pontuação.
Providências: determinar uma área de passagem, e líderes jogam baldes de água em cada um (se tiver uma piscina próxima no local é uma boa). Dar uma folha de papel toalha para cada jovem.
06 –
Homem de Ferro: Este herói possui características notáveis:
é bilionário, mas com uma inteligência sobre natural, especialmente no domínio
de tecnologia, e usa sua riqueza de maneira sábia para criar sua a armadura. É
através do desenvolvimento e uso dela que o homem de ferro consegue ser esse
grande herói e defender as grandes causas. Assim como ele, nós também temos uma
armadura que podemos vestir, e apenas podemos criá-la através do conhecimento
das coisas espirituais que podemos adquirir nas escrituras. Hoje vocês poderão
mostrar esta preparação e juntos enxergar como está a sua armadura de
conhecimento do evangelho.
PROVA: Preencher cada um dos questionários entregues a
equipe a seguir. Ler atentamente para responder corretamente cada um deles.
Cada resposta correta valerá 1 pontos para a equipe. Nenhuma consulta é permitida.
* Os padrões do para o vigor da juventude – listar (1
ponto por padrão);
* Heróis das escrituras - 4 obras padrão – escrever
pessoa e um princípio que o representa (Exemplo: Isaque – obediência. 1 ponto
cada um);
* O tema da mutual 2016 – escritura completa e referência
– escrever (1 ponto por palavra preenchida corretamente no espaço determinado);
* Armadura de Deus (Efésios 6) – ligar a peça da armadura
com seu significado (1 ponto cada ligação correta);
Providências: 1 questionário de cada um dos modelos abaixo para cada equipe:
QUESTIONÁRIO
1 – PARA O VIGOR DA JUVENTUDE – Equipe: ______________
Listar todos os padrões – a primeira letra de cada um vem
como dica, está na mesma ordem do livreto:
A_________________________________________
N_________________________________________
V_________________________________________
E_________________________________________
D_________________________________________
F_________________________________________
A_________________________________________
G_________________________________________
H_________________________________________
L_________________________________________
M_________________________________________
S_________________________________________
A_________________________________________
O_________________________________________
S_________________________________________
P_________________________________________
D_________________________________________
T_________________________________________
P_________________________________________
QUESTIONÁRIO
2 – HEROIS DAS ESCRITURAS
Equipe:
_______________________
Listar o maior número de profetas e pessoas das 4 obras
padrão que podemos considerar como heróis das escrituras. Homens e mulheres (se
necessário usar o verso da folha).
HEROI
PRINCÍPIO
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
QUESTIONÁRIO
3 – TEMA DA MUTUAL 2016
Equipe:
_______________________
Preencher os espaços em branco do tema da mutual do ano:
“Deveis, ______,
____________ com _________ ____
________, t______ um ___________ e___________ de e___________ e _______ a
______ e a t_______ os _________. P________, se a_______ p_____________,
b___________-vos c___ a __________ de C________, e p___________s ____ o _____,
eis que _________ diz o _____: T_______ v____ e________” (_ Néfi ___:___)
QUESTIONÁRIO
4 – A ARMADURA DE DEUS - (EFÉSIOS 6) Equipe: ___________________
Ligar a parte da armadura com seu respectivo significado (“Revesti-vos
de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas
ciladas do diabo” – Efésios 6:11):
LOMBOS
PREPARAÇÃO DO
EVANGELHO DA PAZ
COURAÇA
FÉ
CALÇADO DOS PÉS
VERDADE
ESCUDO
ESPÍRITO
CAPACETE
JUSTIÇA
ESPADA
SALVAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário