segunda-feira, 29 de abril de 2013

Ideia para mutual - Contando as bençãos

A inspiração desta ideia foi de uma mensagem dada pela presidência das moças de nossa estaca, vinda da Liahona de Março/13. O tópico da Liahona é este sobre a Importância da família, mas que usamos de forma adaptada para criar uma atividade de metas pessoais de Oração e Estudo das Escrituras.

A sugestão dada foi na parte para criança e diz assim:

"Arranje um frasco pequeno e claro. Com seus filhos, estabeleçam uma meta realista para fortalecer sua família, como fazer a noite familiar todas as segundas-feiras ou ler as escrituras diariamente com a família. Peça aos filhos que façam um rótulo para o frasco com a meta escrita nele. Toda vez que sua família fizer a atividade, coloque no frasco um objeto pequeno, como uma bolinha de gude ou miçanga. Quando o recipiente estiver cheio, comemorem com um jantar especial em família ou outra atividade"

Minhas conselheiras que preparam toda a mutual, e elas deram uma mensagem sobre estas metas pessoais e entregaram para cada uma este vidro, assim como deixaram separadas as miçangas. O processo é simples: quando elas fizerem estas metas a cada dia, elas coloca no vidro uma miçanga, e quando o que elas possuem acabar, elas podem pegar mais com a gente aos domingos, para semanalmente abastecerem seus potinhos.



Ficaram bem bacanas, não acham? Estabelecemos uma data, e no final, a ideia é fazer um colar ou pulseira com as miçangas que cada uma juntou.

Abaixo está o link que inspirou a atividade.

A Importância da Família

http://www.lds.org/liahona/2013/03/the-importance-of-family?lang=por&country=br

A família está sob ataque no mundo de hoje. Por isso é mais importante do que nunca ajudar as crianças e os jovens a adquirir um testemunho da importância da família no plano do Pai Celestial (ver Para o Vigor da Juventude, 2011, p. 14). Na página 52 desta edição, Ann M. Dibb, segunda conselheira na presidência geral das Moças, recomenda maneiras de ajudar os jovens a adquirir um testemunho da família.
Ela escreve, por exemplo: “Ao ler a proclamação [da família], tome nota das doutrinas, dos conselhos, das advertências e das bênçãos prometidas e o que eles significam para você pessoalmente”.

Boa semana pra vcs!

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Ideia de mutual - Perguntas do video: Restauração

Neste mês estamos falando de restauração e apostasia, mas, como tivemos conferência geral na primeira semana, e nesta última teremos conferência de estaca, mal trabalhamos com esse tema neste mês, e achamos que poderíamos dar mais uma reforçada em uma mutual.

Mas, procurei algumas atividades sobre a restauração e descobri que não é tão fácil, não existem tantas o ideias por aí como de outros tópicos do evangelho, tive que por a cabeça pra funcionar.

Então, decidi fazer algo simples, mas que definitivamente prendeu a atenção das jovens. E o bom é que dá pra usar com muitos outros tópicos do evangelho. Vamos a atividade:

01 - Dei às meninas papel e caneta e expliquei que assistiríamos a um vídeo, neste caso, o dvd da restauração abaixo (veio em uma Liahona, dá pra achar no templo e muita gente tem). Pedi que elas anotassem perguntas que poderiam ser respondidas através do video. Elas deveriam anotar perguntas e respostas, em torno de 5 à 7 perguntas.


Apenas reforçar que deveriam ser perguntas relevantes que trouxessem aprendizado, e não questões do tipo "qual era a cor do colete de Joseph Smith". Deve ter algum aprendizado nisso.

02 -Levei pães de queijo e "doguinhos" e no fim do video, fizemos uma roda e uma competição. Cada moça iria perguntar, uma de cada vez a pessoa do lado, a pergunta que ela elaborou. Se a pessoa acertasse a resposta, ganhava um pão de queijo/doguinho. Se errasse, quem perguntava ganhava o salgado.

Aï precisa ver quantas moças possuem e quantas perguntas é possível fazer. Foi muito bom, algumas perguntas feitas realmente relacionaram-se a doutrinha e elas prestaram bem mais atenção ao video dessa forma.

E claro, a guloseima ou o video pode ser mudado e a brincadeira ser feita da mesma forma.
É simples, mas é isso por hoje!

Para quem assistirá a transmissão deste fim de semana, boa conferência e bom fim de semana à todos!

terça-feira, 23 de abril de 2013

Ideias para o dia das mães 2013

Mais uma data especial está chegando e não podemos deixar de celebrar o dia das mães.
Vou fazer um resumo de algumas ideias que já postei anteriormente (e o que tiver na íntegra tem no marcador do lado esquerdo "dia das mães/pais") e também mais algumas ideias que tive para este ano. Vamos lá:

Atividades/Programas

* Entregar às jovens um questionário com perguntas sobre a vida de sua mãe. Elas podem fazer um dia em especial em casa, em uma noite familiar ou outro momento desejado, e pode ser também parte de uma mutual. Link para as perguntas - clique aqui.

* Programa "13 dias com a minha mãe" (definitivamente a postagem que as irmã mais gostaram até hoje!) Com atividades e sugestões de metas do progresso pessoal. Link para o programa -clique aqui.

* Mutual de brincadeiras com as mães: questionário de perguntas sobre cada uma, e brincadeira de perguntas "vocês concordam". Link paraa atividade - clique aqui.

* Visita às viúvas da ala: Combinar um horário para conversar, cantar um hino e levar um presentinho para cada uma (moças e senhoras amam, faremos pelo quinto ano).

Programa para apresentação ou reunião sacramental especial

* Distribuir falas entre moças, primária e líderes sobre citações dos profetas e apóstolos relacionados a maternidade. Link para o programa - clique aqui.

Hinos para homenagear as mães

* Canções diversas do hinário "Música para crianças" da primária (as clássicas e conhecidas);
* Vem toma esta mão - Hinário Canto do Coração das Moças;
* Eu aprendi o que é amor - Hinário Canto do Coração das Moças (na primeira estrofe, troque na frase a palavra pais por mães e a música ficará perfeita para a data);
* Minha mãe, minha filha - Janice K. Perry;
* Mulher virtuosa, quem achará;

* Algumas músicas possuem trechos que podem ser utilizados na ocasião, e para não ficar muito curtinho, sugiro fazer alguns medleys, ou seja, juntar músicas preferencialmente de um mesmo tom e cantar todos os pedacinhos juntos.

Por exemplo, provavelmente juntaremos 3 músicas para formar uma homenagem com um jogral entre as músicas (que vou preparar):

01. O mais querido nome (primária) - 1a estrofe +
02. Fala-se com amor (primária) - 1a estrofe +
03. As famílias poderão ser eternas (hinário 191) - 1a estrofe.

Lembrancinhas (em conta) para as mães

* Grampinhos decorados para a cozinha - para ver como fizemos  clique aqui.
* Mini cremes ou aromatizantes para casa personalizados sob encomenda - para ver como compramos clique aqui.
* Flor de balas de jujuba, passo a passo embaixo.

http://artesanatopapkelyfiretti.blogspot.com/2011/02/balas-de-goma.html
Espero que seja útil, boa semana à todas!

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Ideia para gincana: Rumo a Terra Prometida

Esta atividade preparamos, digo presidentes de rapazes e moças da minha ala, para a conferência de jovens da nossa estaca que foi no carnaval. É claro, foi a maior loucura, algumas confusões (como toda gincana com provas) mas, deu certo. A ideia foi contar um pouco sobre a história de Leí, com foco de que ele saiu de Jerusalém uma cidade iníqua na época, para a Terra Prometida, um local mais santo.

Infelizmente, fiquei coordenando a atividade e faltaram as fotos, mas, todo roteiro está aí:

A gincana se chama “Rumo a Terra Prometida”. São 6 provas realizadas ao mesmo tempo por todas as equipes, e cada equipe deverá ter um líder responsável, onde ele irá instruir as tarefas, tirar dúvidas e verificar se eles estão seguindo as regras.

Não poderão ser usadas as escrituras, e cada prova terá uma duração máxima de 10 min, que, caso a equipe complete antes, eles podem acumular tempo para a prova seguinte, mas caso termine o tempo, eles devem deixar como está e seguir à próxima prova.

As provas seguirão esta ordem:

01 - Quiz da história de Leí - questionário para a equipe responder
Providências: questionários impressos (no modelo mais abaixo, é só tirar as respostas) e canetas;

02 - O sonho de Leí - A equipe deverá fazer um desenho com legendas, com a maior quantidade de símbolos do sonho de Leí, ganharão pontos cada símbolo lembrado, assim como o melhor desenho será votado pela liderança.
Providências: Cartolina e pincel atômico;

03 - Néfi é amarrado por seus irmão no deserto - Neste momento Néfi pede ajuda ao Senhor, que desata os nós feitos por seus irmãos. Um dos membros da equipe será amarrado e a equipe será as mãos do Senhor e deverá desamarrá-lo o mais rápido possível. Obs. O objetivo da prova não a pessoa se soltar, mas desamarrar os nós, se for feito diferente, a equipe não ganha a pontuação.
Providências: Barbante ou Corda (pode ser tipo sisal, a mais barata e que machuque pouco, não se deve apertar a pessoa para não machucar, afinal se eles cortarem a corda, a equipe perda a prova);

04 - O aparecimento da Liahona - quando a Liahona surge no deserto, ela se torna um instrumento de orientação, uma bússola rumo a terra prometida. A prova será usar as coordenadas de uma bússola para encontrar 3 fitas com as cores das equipes para seguirem a prova.
Providências: 6 bússolas simples (se indicar apenas os 4 pontos cardeais, é suficiente). Comprei estes chaveiros com preço de R$ 2,00.



05 - A construção do barco para a viagem - Néfi recebe uma revelação de construir um barco para levar sua família à Terra Prometida. A equipe deverá construir um barco e este deverá atravessar a piscina de uma a outra borda, que representa o oceano por onde sua família passou.
Providências: Palitos de sorvete e/ou churrasco, barbante, canudos e bexigas. Se eles tiverem objetos nos quartos que ajudem na montagem, eles poderão usá-los, mas nenhum líder poderá fornecer materiais (isso inclui os líderes das alas).

06 - Chegada à Terra Prometida - Após toda a jornada, podemos lembrar de toda história registrada por Néfi desta viagem. A equipe tem o desafio de adivinhar momentos desta história através de mímica de pessoas, lugares e objetos relacionados ao contexto, que incluem não só momentos considerados nas provas, mas outras passagens das escrituras também.
Providências: sem providências extras;

Eis o roteiro da atividade:


RUMO À TERRA PROMETIDA – A HISTÓRIA DE LEÍ

Esta gincana testará seus conhecimentos e habilidades referentes a História de Leí, que foi um homem fiel e obediente ao Senhor, e por isso, ele, que estava em Jerusalém, uma terra que vivia um momento de grande iniquidade e sem santidade, aceitou a revelação da dada pelo Senhor de partir em viagem à uma nova terra prometida, um lugar mais santo para sua família.

A primeira prova será um este questionário com diversos fatos de toda a história. As demais provas terão sempre um tema, seguindo a ordem cronológica da história, que se descoberto pela equipe, darão 20 pontos extras, e logo em seguida, a prova com sua determinada pontuação. Cada prova poderá ter NO MÁXIMO a duração de 10 min. Caso a equipe não complete a prova, ela passará à etapa seguinte. Caso ela conclua antes do tempo determinado, ela acumulará este tempo à próxima prova, até a finalização. A equipe que encerrar primeiro também ganhará 30 pontos extras por concluir rapidamente o trajeto. NÃO é permitido usar as escrituras e caso as regras de cada prova não sejam seguidas, a equipe será despontuada. Boa sorte!

PROVA 01 – QUESTIONÁRIO (10 PONTOS POR RESPOSTA CORRETA):
Obs. Escolham um membro da equipe para não participar desta prova para preparar-se à prova seguinte.

1. Mesmo depois de saírem de Jerusalém, por qual razão Néfi voltou 2 vezes à cidade a pedido de seu pai Leí?
R: Para buscar as placas de ouro. (1 Néfi 3:7, 6:3)

2. A qual tribo Leí pertencia?
R: Manassés (Alma 10:3)

3. Quem Néfi matou para conseguir as placas de ouro?
R: Labão (1 Néfi 3:4)

4. Quem foram os 2 irmãos de Néfi que nasceram no deserto?
R: Jacó e José (1 Néfi 18:7)

5. Para quem Néfi entregou as placas antes de morrer?
R: Jacó (Jacó 1:1)

6. Escreva nome de pelo menos 8 personagens que fazem parte da história da viagem à terra prometida.
R: Leí, Saria, Lamã, Lemuel, Néfi, Sam, José, Jacó, Zorã, Labão, Ismael, etc.

7. Quando Néfi sai em busca de alimento, ele quebra um objeto. Que objeto era este?
R: Um arco de aço puro (1 Néfi 16:18)

8. Para serem guiados no deserto durante sua viagem, Leí encontrou na porta de sua tenda um objeto chamado “Liahona”. O que era este objeto?
R: Um tipo de bússola, uma esfera trabalhada com duas agulhas, que indicavam o caminho a seguir (1 Néfi 18:10)

9.Néfi escreve seu registro “na língua de seu pai”. Que língua era essa?
R: Egípcio (1 Néfi 1:2)

10. Uma das escrituras mais conhecidas é 1 Néfi 3:7. Escreva esta escritura de forma COMPLETA (se 3 palavras ou menos forem esquecidas, a resposta será considerada).

E aconteceu que eu, Néfi, disse a meu pai: Eu airei e cumprirei as ordens do Senhor, porque sei que o Senhor nunca dá bordensaos filhos dos homens sem antes cpreparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas.

========

TEMA 2: Após saírem ao deserto, Néfi e seus irmão atendem o pedido de seu pai de retornarem a cidade para buscar sua genealogia nas placas de latão. Após muitos desafios, eles conseguem cumprir sua missão com a ajuda do Senhor, e também convidam Ismael e suas filhas a partirem para o deserto com eles rumo a terra prometida. Porém, Lamã, Lemuel e alguns filhos de Ismael se revoltaram com Néfi e seu pai desta decisão. O que aconteceu com Néfi depois disso (1 Néfi 7:15-18)?

Resposta Tema: Foi amarrado para ser devorado pelos animais do deserto, mas o Senhor desatou suas cordas.

PROVA 2 (30 pontos): Néfi foi amarrado para ser devorado e morto no deserto, mas o Senhor ouviu sua oração e desatou suas amarras. Um membro da equipe será Néfi e vocês serão as mãos do Senhor. Vocês deverão DESAMARRÁ-LO sem ajuda de tesouras ou objetos cortantes.

========

TEMA 3: Ao continuar sua viagem, Leí recebe uma grande revelação, que Néfi posteriormente deseja também conhecer assim como seu pai. O que Leí recebe do Senhor (1 Néfi 1:8)?

R: O sonho de Leí (a visão da árvore da vida)

PROVA 3: A visão da árvore da vida é de grande importância e possui diversos elementos importantes. Faça um desenho desta visão colocando os símbolos com legenda de cada elemento do sonho (10 pontos por cada item lembrado).

========

TEMA 4: Ao continuar sua jornada pelo deserto, eles desconheciam o rumo certo a Seguir, e por isso o Senhor provê um meio de eles se orientarem corretamente (1 Néfi 16).

R: Usando a Liahona

PROVA 4: O Senhor enviou a tenda de Leí a Liahona, um tipo de bússola para orientá-los a direção a seguir pela sua fé. Vocês receberão uma bússola e deverão usá-la de acordo com as coordenadas dadas para encontrar 3 objetos relacionados a equipe, saindo do ponto inicial determinado, sempre de onde o objeto foi encontrado. Somente após encontrar os 3 objetos a prova está concluída (20 pontos por cada objeto encontrado).

========

TEMA 5: Para seguir viagem, após ganharem a Liahona, Néfi recebe um grande desafio do Senhor a fim de seguir a terra prometida. O que Néfi recebeu de desafio do Senhor?

R: Construir um navio para a atravessar o mar.

PROVA 5: Assim como Néfi, a equipe deverá construir um navio para atravessar as águas, que serão um determinado ponto da piscina de ponta a ponta. Todos os objetos fornecidos pelo líder DEVERÃO ser usados para a construção, e objetos encontrados ao redor ou pessoais também poderão ser usados, desde que NÃO sejam objetos dados ou de uso pela liderança. O navio deverá atravessar o mar sem ser encostado com as mãos, mas pode ser empurrado ou levado com a ajuda de outros objetos (50 pontos para conclusão total da prova).

========

PROVA 6: Parabéns! Após enfrentar tempestades e tantos desafios, vocês chegaram a Terra Prometida (1 Néfi 18). Néfi registra toda esta história de seu povo e relembra os fatos que aconteceram. Também relembraremos de pessoas, objetos e locais importantes que deverão ser descobertos através de mímica em que todos os membros da equipe devem revezar para fazer. Cada mímica terá no máximo 1 min para ser concluída (10 pontos por acerto).

Palavras: Placas de latão, Lemuel, Terra Prometida, Arco de Madeira, Jerusalém, Deserto, Leí, fruto, Liahona, visão, Ismael, Zedequias.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ideia para Culinária: batata recheada no microondas

Já fazia tempo que não tínhamos uma culinária, certo? Essa é uma receita que adotei na minha casa, eu AMO batata de todos os jeitos, e ainda por cima, quando é super fácil de fazer, melhor ainda! E quando é fácil, os jovens custam gostar também.

Apesar de existirem muitas com certeza, a receita original que vi foi no programa do Jamie Olivier, eu adoro suas receitas, ele é super prático e tudo o que ele faz funciona e é delicioso. E uma coisa que ele falou é a pura verdade: muitas vezes usamos o microondas apenas para esquentar alimentos, mas não para cozinhar, o que é um desperdício, porque podemos preparar pratos deliciosos e práticos no microondas.

A batata do Jamie tem o seguinte preparo:

1. Lavar o número de batatas, de tamanho médio, que vc deseja preparar;
2. Colocar em um recipiente de vidro as batatas, e cobri-lo completamente com papel filme;
3. Ligar o microondas em potência alta por cerca 8-10 min. Vc vai ver que o filme vai inflar, é normal.
4. Elas já estão prontas! Mas se quiser deixar um pouquinho mais crocante, coloque no forno por mais 5 min.
5. Cortar em formato de cruz e colocar um pouquinho de azeite e manteiga (cuidado que está bem quente). O recheio vc escolhe.

O legal das batatas é que dá pra, ou comprar recheios como preferirem, por exemplo, requeijão, requeijão com bacon; ou reaproveitar algum molho ou recheio que vcs tenham em casa, por exemplo, strogonoff! Fica no gosto e imaginação de vcs.

Estou sem fotos da minha vez, mas fica desse jeitinho ou melhor.

http://www.plugando.com.br/receita-de-batata-recheada-microondas/

Bom apetite e boa semana!

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Ideia para mutual - Contando as bençãos

A inspiração desta ideia foi de uma mensagem dada pela presidência das moças de nossa estaca, vinda da Liahona de Março/13. O tópico da Liahona é este sobre a Importância da família, mas que usamos de forma adaptada para criar uma atividade de metas pessoais de Oração e Estudo das Escrituras.

A sugestão dada foi na parte para criança e diz assim:

"Arranje um frasco pequeno e claro. Com seus filhos, estabeleçam uma meta realista para fortalecer sua família, como fazer a noite familiar todas as segundas-feiras ou ler as escrituras diariamente com a família. Peça aos filhos que façam um rótulo para o frasco com a meta escrita nele. Toda vez que sua família fizer a atividade, coloque no frasco um objeto pequeno, como uma bolinha de gude ou miçanga. Quando o recipiente estiver cheio, comemorem com um jantar especial em família ou outra atividade"

Minhas conselheiras que preparam toda a mutual, e elas deram uma mensagem sobre estas metas pessoais e entregaram para cada uma este vidro, assim como deixaram separadas as miçangas. O processo é simples: quando elas fizerem estas metas a cada dia, elas coloca no vidro uma miçanga, e quando o que elas possuem acabar, elas podem pegar mais com a gente aos domingos, para semanalmente abastecerem seus potinhos.



Ficaram bem bacanas, não acham? Estabelecemos uma data, e no final, a ideia é fazer um colar ou pulseira com as miçangas que cada uma juntou.

Abaixo está o link que inspirou a atividade.

A Importância da Família

http://www.lds.org/liahona/2013/03/the-importance-of-family?lang=por&country=br

A família está sob ataque no mundo de hoje. Por isso é mais importante do que nunca ajudar as crianças e os jovens a adquirir um testemunho da importância da família no plano do Pai Celestial (ver Para o Vigor da Juventude, 2011, p. 14). Na página 52 desta edição, Ann M. Dibb, segunda conselheira na presidência geral das Moças, recomenda maneiras de ajudar os jovens a adquirir um testemunho da família.
Ela escreve, por exemplo: “Ao ler a proclamação [da família], tome nota das doutrinas, dos conselhos, das advertências e das bênçãos prometidas e o que eles significam para você pessoalmente”.

Boa semana pra vcs!

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Ideia de mutual - Perguntas do video: Restauração

Neste mês estamos falando de restauração e apostasia, mas, como tivemos conferência geral na primeira semana, e nesta última teremos conferência de estaca, mal trabalhamos com esse tema neste mês, e achamos que poderíamos dar mais uma reforçada em uma mutual.

Mas, procurei algumas atividades sobre a restauração e descobri que não é tão fácil, não existem tantas o ideias por aí como de outros tópicos do evangelho, tive que por a cabeça pra funcionar.

Então, decidi fazer algo simples, mas que definitivamente prendeu a atenção das jovens. E o bom é que dá pra usar com muitos outros tópicos do evangelho. Vamos a atividade:

01 - Dei às meninas papel e caneta e expliquei que assistiríamos a um vídeo, neste caso, o dvd da restauração abaixo (veio em uma Liahona, dá pra achar no templo e muita gente tem). Pedi que elas anotassem perguntas que poderiam ser respondidas através do video. Elas deveriam anotar perguntas e respostas, em torno de 5 à 7 perguntas.


Apenas reforçar que deveriam ser perguntas relevantes que trouxessem aprendizado, e não questões do tipo "qual era a cor do colete de Joseph Smith". Deve ter algum aprendizado nisso.

02 -Levei pães de queijo e "doguinhos" e no fim do video, fizemos uma roda e uma competição. Cada moça iria perguntar, uma de cada vez a pessoa do lado, a pergunta que ela elaborou. Se a pessoa acertasse a resposta, ganhava um pão de queijo/doguinho. Se errasse, quem perguntava ganhava o salgado.

Aï precisa ver quantas moças possuem e quantas perguntas é possível fazer. Foi muito bom, algumas perguntas feitas realmente relacionaram-se a doutrinha e elas prestaram bem mais atenção ao video dessa forma.

E claro, a guloseima ou o video pode ser mudado e a brincadeira ser feita da mesma forma.
É simples, mas é isso por hoje!

Para quem assistirá a transmissão deste fim de semana, boa conferência e bom fim de semana à todos!

terça-feira, 23 de abril de 2013

Ideias para o dia das mães 2013

Mais uma data especial está chegando e não podemos deixar de celebrar o dia das mães.
Vou fazer um resumo de algumas ideias que já postei anteriormente (e o que tiver na íntegra tem no marcador do lado esquerdo "dia das mães/pais") e também mais algumas ideias que tive para este ano. Vamos lá:

Atividades/Programas

* Entregar às jovens um questionário com perguntas sobre a vida de sua mãe. Elas podem fazer um dia em especial em casa, em uma noite familiar ou outro momento desejado, e pode ser também parte de uma mutual. Link para as perguntas - clique aqui.

* Programa "13 dias com a minha mãe" (definitivamente a postagem que as irmã mais gostaram até hoje!) Com atividades e sugestões de metas do progresso pessoal. Link para o programa -clique aqui.

* Mutual de brincadeiras com as mães: questionário de perguntas sobre cada uma, e brincadeira de perguntas "vocês concordam". Link paraa atividade - clique aqui.

* Visita às viúvas da ala: Combinar um horário para conversar, cantar um hino e levar um presentinho para cada uma (moças e senhoras amam, faremos pelo quinto ano).

Programa para apresentação ou reunião sacramental especial

* Distribuir falas entre moças, primária e líderes sobre citações dos profetas e apóstolos relacionados a maternidade. Link para o programa - clique aqui.

Hinos para homenagear as mães

* Canções diversas do hinário "Música para crianças" da primária (as clássicas e conhecidas);
* Vem toma esta mão - Hinário Canto do Coração das Moças;
* Eu aprendi o que é amor - Hinário Canto do Coração das Moças (na primeira estrofe, troque na frase a palavra pais por mães e a música ficará perfeita para a data);
* Minha mãe, minha filha - Janice K. Perry;
* Mulher virtuosa, quem achará;

* Algumas músicas possuem trechos que podem ser utilizados na ocasião, e para não ficar muito curtinho, sugiro fazer alguns medleys, ou seja, juntar músicas preferencialmente de um mesmo tom e cantar todos os pedacinhos juntos.

Por exemplo, provavelmente juntaremos 3 músicas para formar uma homenagem com um jogral entre as músicas (que vou preparar):

01. O mais querido nome (primária) - 1a estrofe +
02. Fala-se com amor (primária) - 1a estrofe +
03. As famílias poderão ser eternas (hinário 191) - 1a estrofe.

Lembrancinhas (em conta) para as mães

* Grampinhos decorados para a cozinha - para ver como fizemos  clique aqui.
* Mini cremes ou aromatizantes para casa personalizados sob encomenda - para ver como compramos clique aqui.
* Flor de balas de jujuba, passo a passo embaixo.

http://artesanatopapkelyfiretti.blogspot.com/2011/02/balas-de-goma.html
Espero que seja útil, boa semana à todas!

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Ideia para gincana: Rumo a Terra Prometida

Esta atividade preparamos, digo presidentes de rapazes e moças da minha ala, para a conferência de jovens da nossa estaca que foi no carnaval. É claro, foi a maior loucura, algumas confusões (como toda gincana com provas) mas, deu certo. A ideia foi contar um pouco sobre a história de Leí, com foco de que ele saiu de Jerusalém uma cidade iníqua na época, para a Terra Prometida, um local mais santo.

Infelizmente, fiquei coordenando a atividade e faltaram as fotos, mas, todo roteiro está aí:

A gincana se chama “Rumo a Terra Prometida”. São 6 provas realizadas ao mesmo tempo por todas as equipes, e cada equipe deverá ter um líder responsável, onde ele irá instruir as tarefas, tirar dúvidas e verificar se eles estão seguindo as regras.

Não poderão ser usadas as escrituras, e cada prova terá uma duração máxima de 10 min, que, caso a equipe complete antes, eles podem acumular tempo para a prova seguinte, mas caso termine o tempo, eles devem deixar como está e seguir à próxima prova.

As provas seguirão esta ordem:

01 - Quiz da história de Leí - questionário para a equipe responder
Providências: questionários impressos (no modelo mais abaixo, é só tirar as respostas) e canetas;

02 - O sonho de Leí - A equipe deverá fazer um desenho com legendas, com a maior quantidade de símbolos do sonho de Leí, ganharão pontos cada símbolo lembrado, assim como o melhor desenho será votado pela liderança.
Providências: Cartolina e pincel atômico;

03 - Néfi é amarrado por seus irmão no deserto - Neste momento Néfi pede ajuda ao Senhor, que desata os nós feitos por seus irmãos. Um dos membros da equipe será amarrado e a equipe será as mãos do Senhor e deverá desamarrá-lo o mais rápido possível. Obs. O objetivo da prova não a pessoa se soltar, mas desamarrar os nós, se for feito diferente, a equipe não ganha a pontuação.
Providências: Barbante ou Corda (pode ser tipo sisal, a mais barata e que machuque pouco, não se deve apertar a pessoa para não machucar, afinal se eles cortarem a corda, a equipe perda a prova);

04 - O aparecimento da Liahona - quando a Liahona surge no deserto, ela se torna um instrumento de orientação, uma bússola rumo a terra prometida. A prova será usar as coordenadas de uma bússola para encontrar 3 fitas com as cores das equipes para seguirem a prova.
Providências: 6 bússolas simples (se indicar apenas os 4 pontos cardeais, é suficiente). Comprei estes chaveiros com preço de R$ 2,00.



05 - A construção do barco para a viagem - Néfi recebe uma revelação de construir um barco para levar sua família à Terra Prometida. A equipe deverá construir um barco e este deverá atravessar a piscina de uma a outra borda, que representa o oceano por onde sua família passou.
Providências: Palitos de sorvete e/ou churrasco, barbante, canudos e bexigas. Se eles tiverem objetos nos quartos que ajudem na montagem, eles poderão usá-los, mas nenhum líder poderá fornecer materiais (isso inclui os líderes das alas).

06 - Chegada à Terra Prometida - Após toda a jornada, podemos lembrar de toda história registrada por Néfi desta viagem. A equipe tem o desafio de adivinhar momentos desta história através de mímica de pessoas, lugares e objetos relacionados ao contexto, que incluem não só momentos considerados nas provas, mas outras passagens das escrituras também.
Providências: sem providências extras;

Eis o roteiro da atividade:


RUMO À TERRA PROMETIDA – A HISTÓRIA DE LEÍ

Esta gincana testará seus conhecimentos e habilidades referentes a História de Leí, que foi um homem fiel e obediente ao Senhor, e por isso, ele, que estava em Jerusalém, uma terra que vivia um momento de grande iniquidade e sem santidade, aceitou a revelação da dada pelo Senhor de partir em viagem à uma nova terra prometida, um lugar mais santo para sua família.

A primeira prova será um este questionário com diversos fatos de toda a história. As demais provas terão sempre um tema, seguindo a ordem cronológica da história, que se descoberto pela equipe, darão 20 pontos extras, e logo em seguida, a prova com sua determinada pontuação. Cada prova poderá ter NO MÁXIMO a duração de 10 min. Caso a equipe não complete a prova, ela passará à etapa seguinte. Caso ela conclua antes do tempo determinado, ela acumulará este tempo à próxima prova, até a finalização. A equipe que encerrar primeiro também ganhará 30 pontos extras por concluir rapidamente o trajeto. NÃO é permitido usar as escrituras e caso as regras de cada prova não sejam seguidas, a equipe será despontuada. Boa sorte!

PROVA 01 – QUESTIONÁRIO (10 PONTOS POR RESPOSTA CORRETA):
Obs. Escolham um membro da equipe para não participar desta prova para preparar-se à prova seguinte.

1. Mesmo depois de saírem de Jerusalém, por qual razão Néfi voltou 2 vezes à cidade a pedido de seu pai Leí?
R: Para buscar as placas de ouro. (1 Néfi 3:7, 6:3)

2. A qual tribo Leí pertencia?
R: Manassés (Alma 10:3)

3. Quem Néfi matou para conseguir as placas de ouro?
R: Labão (1 Néfi 3:4)

4. Quem foram os 2 irmãos de Néfi que nasceram no deserto?
R: Jacó e José (1 Néfi 18:7)

5. Para quem Néfi entregou as placas antes de morrer?
R: Jacó (Jacó 1:1)

6. Escreva nome de pelo menos 8 personagens que fazem parte da história da viagem à terra prometida.
R: Leí, Saria, Lamã, Lemuel, Néfi, Sam, José, Jacó, Zorã, Labão, Ismael, etc.

7. Quando Néfi sai em busca de alimento, ele quebra um objeto. Que objeto era este?
R: Um arco de aço puro (1 Néfi 16:18)

8. Para serem guiados no deserto durante sua viagem, Leí encontrou na porta de sua tenda um objeto chamado “Liahona”. O que era este objeto?
R: Um tipo de bússola, uma esfera trabalhada com duas agulhas, que indicavam o caminho a seguir (1 Néfi 18:10)

9.Néfi escreve seu registro “na língua de seu pai”. Que língua era essa?
R: Egípcio (1 Néfi 1:2)

10. Uma das escrituras mais conhecidas é 1 Néfi 3:7. Escreva esta escritura de forma COMPLETA (se 3 palavras ou menos forem esquecidas, a resposta será considerada).

E aconteceu que eu, Néfi, disse a meu pai: Eu airei e cumprirei as ordens do Senhor, porque sei que o Senhor nunca dá bordensaos filhos dos homens sem antes cpreparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas.

========

TEMA 2: Após saírem ao deserto, Néfi e seus irmão atendem o pedido de seu pai de retornarem a cidade para buscar sua genealogia nas placas de latão. Após muitos desafios, eles conseguem cumprir sua missão com a ajuda do Senhor, e também convidam Ismael e suas filhas a partirem para o deserto com eles rumo a terra prometida. Porém, Lamã, Lemuel e alguns filhos de Ismael se revoltaram com Néfi e seu pai desta decisão. O que aconteceu com Néfi depois disso (1 Néfi 7:15-18)?

Resposta Tema: Foi amarrado para ser devorado pelos animais do deserto, mas o Senhor desatou suas cordas.

PROVA 2 (30 pontos): Néfi foi amarrado para ser devorado e morto no deserto, mas o Senhor ouviu sua oração e desatou suas amarras. Um membro da equipe será Néfi e vocês serão as mãos do Senhor. Vocês deverão DESAMARRÁ-LO sem ajuda de tesouras ou objetos cortantes.

========

TEMA 3: Ao continuar sua viagem, Leí recebe uma grande revelação, que Néfi posteriormente deseja também conhecer assim como seu pai. O que Leí recebe do Senhor (1 Néfi 1:8)?

R: O sonho de Leí (a visão da árvore da vida)

PROVA 3: A visão da árvore da vida é de grande importância e possui diversos elementos importantes. Faça um desenho desta visão colocando os símbolos com legenda de cada elemento do sonho (10 pontos por cada item lembrado).

========

TEMA 4: Ao continuar sua jornada pelo deserto, eles desconheciam o rumo certo a Seguir, e por isso o Senhor provê um meio de eles se orientarem corretamente (1 Néfi 16).

R: Usando a Liahona

PROVA 4: O Senhor enviou a tenda de Leí a Liahona, um tipo de bússola para orientá-los a direção a seguir pela sua fé. Vocês receberão uma bússola e deverão usá-la de acordo com as coordenadas dadas para encontrar 3 objetos relacionados a equipe, saindo do ponto inicial determinado, sempre de onde o objeto foi encontrado. Somente após encontrar os 3 objetos a prova está concluída (20 pontos por cada objeto encontrado).

========

TEMA 5: Para seguir viagem, após ganharem a Liahona, Néfi recebe um grande desafio do Senhor a fim de seguir a terra prometida. O que Néfi recebeu de desafio do Senhor?

R: Construir um navio para a atravessar o mar.

PROVA 5: Assim como Néfi, a equipe deverá construir um navio para atravessar as águas, que serão um determinado ponto da piscina de ponta a ponta. Todos os objetos fornecidos pelo líder DEVERÃO ser usados para a construção, e objetos encontrados ao redor ou pessoais também poderão ser usados, desde que NÃO sejam objetos dados ou de uso pela liderança. O navio deverá atravessar o mar sem ser encostado com as mãos, mas pode ser empurrado ou levado com a ajuda de outros objetos (50 pontos para conclusão total da prova).

========

PROVA 6: Parabéns! Após enfrentar tempestades e tantos desafios, vocês chegaram a Terra Prometida (1 Néfi 18). Néfi registra toda esta história de seu povo e relembra os fatos que aconteceram. Também relembraremos de pessoas, objetos e locais importantes que deverão ser descobertos através de mímica em que todos os membros da equipe devem revezar para fazer. Cada mímica terá no máximo 1 min para ser concluída (10 pontos por acerto).

Palavras: Placas de latão, Lemuel, Terra Prometida, Arco de Madeira, Jerusalém, Deserto, Leí, fruto, Liahona, visão, Ismael, Zedequias.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ideia para Culinária: batata recheada no microondas

Já fazia tempo que não tínhamos uma culinária, certo? Essa é uma receita que adotei na minha casa, eu AMO batata de todos os jeitos, e ainda por cima, quando é super fácil de fazer, melhor ainda! E quando é fácil, os jovens custam gostar também.

Apesar de existirem muitas com certeza, a receita original que vi foi no programa do Jamie Olivier, eu adoro suas receitas, ele é super prático e tudo o que ele faz funciona e é delicioso. E uma coisa que ele falou é a pura verdade: muitas vezes usamos o microondas apenas para esquentar alimentos, mas não para cozinhar, o que é um desperdício, porque podemos preparar pratos deliciosos e práticos no microondas.

A batata do Jamie tem o seguinte preparo:

1. Lavar o número de batatas, de tamanho médio, que vc deseja preparar;
2. Colocar em um recipiente de vidro as batatas, e cobri-lo completamente com papel filme;
3. Ligar o microondas em potência alta por cerca 8-10 min. Vc vai ver que o filme vai inflar, é normal.
4. Elas já estão prontas! Mas se quiser deixar um pouquinho mais crocante, coloque no forno por mais 5 min.
5. Cortar em formato de cruz e colocar um pouquinho de azeite e manteiga (cuidado que está bem quente). O recheio vc escolhe.

O legal das batatas é que dá pra, ou comprar recheios como preferirem, por exemplo, requeijão, requeijão com bacon; ou reaproveitar algum molho ou recheio que vcs tenham em casa, por exemplo, strogonoff! Fica no gosto e imaginação de vcs.

Estou sem fotos da minha vez, mas fica desse jeitinho ou melhor.

http://www.plugando.com.br/receita-de-batata-recheada-microondas/

Bom apetite e boa semana!