Esta pode ser uma mensagem da presidência das moças em seus novos inícios, e usei o D&C115:5 assim como alguns dos conselhos do Élder Boyd K. Packer da última conferência geral de outubro, aliás, apóstolo que, desde que comecei a trabalhar com os jovens, sempre deixou mensagem de maior ênfase à eles.
Juventude - de 15/Jan/2012
Como líder dos jovens, não poderia deixar de falar ao ligado à Juventude, e o que eu poderia deixar de melhor nesta manhã de início de ano são algumas expectativas, anseios e desejos que, como líder, considero de extrema importância à todos nós. Aprendi servindo nesta organização que conselhos aos jovens são direcionados à eles por ser o momento em que eles terão que tomar as primeiras escolhas decisivas de suas vidas, mas eles são para os adultos de todas a idades porque as tentações estarão sempre ao nosso redor por toda a vida.
A cada ano, como líderes dos jovens, somos orientados e aconselhados pelos líderes gerais no que devemos focar e trabalhar, e a melhor forma repassada disso para nós é através do tema da mutual do ano. Nos últimos 10 anos, a Presidência Geral dos Rapazes e Moças, apoiados pela Primeira Presidência e o quórum dos doze, selecionam uma escritura tema para trabalharmos durante todo o ano, e 2012 será um ano iluminado. Em D&C 115:5 está nosso tema: "Erguei-vos e brilhai, para que vossa luz seja um estandarte para as nações". Como mecionado na Liahona deste mês, “Este é um chamado de Liderança, uma convocação para sermos um exemplo acima de tudo, como diz em Mateus 5:16, que nossa luz resplandeça diante dos homens, para que vejam vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que estais nos céus".
Porém, como podemos ser um exemplo em meio a tantas tristezas, desafios e provações? Gosto muito das palavras do Élder Boyd K. Packer, presidente do quórum dos doze apóstolos, um líder que tem um carinho especial pelos jovens e sempre os tem aconselhado nas últimas conferências gerais, ele disse "apesar da oposição, das provações e das tentações, vocês não precisam fracassar nem temer".
Em outubro do último ano, o Élder Packer focou em alguns tópicos que podem nos ajudar a agir como exemplo e saber sobre algumas coisas que devem fazer e algumas que não devem.
Primeiro, o plano do evangelho é “o grande plano de felicidade”. A família é o ponto central desse plano. A família depende do uso digno dos poderes de procriação que existem em seu corpo. Em “A Família: Proclamação ao Mundo”, foi declarado que "Deus ordenou que os poderes sagrados de procriação sejam empregados somente entre homem e mulher, legalmente casados”.
A grande punição que Lúcifer e seus seguidores fizeram cair sobre si mesmos foi a de que lhes seria negado um corpo mortal.Muitas tentações que vocês enfrentam, sem dúvida as mais graves, estão relacionadas com o corpo. Vocês não apenas têm o poder de criar corpos para uma nova geração, mas também têm o arbítrio. Vocês sofrem tentações por causa de sua natureza física, mas também têm poder sobre ele e seus anjos. Por isso, não cedam.
Segundo, dar ouvidos aos sussurros do Espírito Santo. Enquanto Élder Packer servia nas forças armadas no período da segunda guerra mundial, ele contou: Tinha ouvido falar da bênção patriarcal, mas ainda não tinha recebido a minha. Escrevi para meu bispo pedindo uma recomendação. O patriarca ordenado morava na Estaca Santa Ana. Ele nada sabia a meu respeito e nunca me havia visto, mas deu-me a bênção. Nela encontrei respostas e instrução, e um trecho dizia: “Serás guiado pelos sussurros do Santo Espírito e serás avisado de perigos. Se deres ouvidos a esses avisos, nosso Pai Celestial te abençoará para que te reúnas novamente com teus entes queridos”.
A palavra se, embora pequena no texto, ficou tão grande quanto a página. Eu teria a bênção de voltar da guerra se guardasse os mandamentos e se desse ouvidos aos sussurros do Espírito Santo. Aprendi com a leitura do Livro de Mórmon foi a de que a voz do Espírito vem como um sentimento em vez de um som. Vocês vão aprender, como eu aprendi, a “ouvir” essa voz que é mais sentida do que ouvida. O dom do Espírito Santo, se vocês permitirem, vai guiá-los e protegê-los, e até corrigir suas ações.
Terceiro, Não é esperado que vocês nunca cometam erros na vida, Este é o momento de lembrá-los da Expiação, do arrependimento e do completo perdão até o ponto de poderem tornar-se puros novamente. O Senhor disse: “Eis que aquele que se arrependeu de seus pecados é perdoado, e eu, o Senhor, deles não mais me lembro”. Nos momentos difíceis vocês podem achar que não são dignos de ser salvos porque cometeram erros, grandes ou pequenos, e acham que estão perdidos. Isso nunca é verdade! Somente o arrependimento pode curar a dor. E o arrependimento pode curar a dor, não importa qual seja.
Quarto, se vocês estiverem se envolvendo com coisas que não deviam, ou se estiverem se associando com pessoas que os empurram na direção errada, este é o momento de reivindicar sua independência, seu arbítrio. Ouçam a voz do Espírito e não serão desviados do caminho certo.
Por fim, Vistam-se com recato, falem com reverência, ouçam música inspiradora. Abstenham-se da imoralidade e de práticas pessoalmente degradantes. Assumam o controle de sua vida e ordenem a si mesmos que sejam valentes. Como confiamos muito em vocês, vocês serão extraordinariamente abençoados. Nunca estarão longe da vista de nosso amoroso Pai Celestial. Vocês precisam aprender a “[confiar] no Senhor de todo o teu coração, e não te [estribar] no teu próprio entendimento”.Vocês precisam ser dignos de confiança, e cercar-se de amigos que desejam o mesmo.
Se seguirem esses princípios, serão cuidados e protegidos e saberão por si mesmos, pelos sussurros do Espírito Santo, qual o caminho a seguir, porque “pelo poder do Espírito Santo podeis saber a verdade de todas as coisas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário