Hoje vou compartilhar um pouco de nossa Excelência, simples, sem muito mistério, mas bem especial.
Preparamos este ano a atividade com cores lilás. Usamos toalhas florais quadradas (costura reta, super simples) e arranjos que imitavam lavandas, para dar um toque feminino.
Para o lanche, tivemos só algo para adoçar: sorvete, guloseimas como marshmallows, balas de côco (uma de nossas moças AMA estas) e pirulitos. Também fizemos copinhos de doce de leite ninho, culinária que elas aprenderam este ano.
Cantamos duas músicas da mutual do ano: feliz para sempre e na força do meu Senhor, sendo que a primeira uma de nossas meninas foi desafiada a tocar nesta data, ela estudou por 2 meses e falou disso como um projeto.
O programa funcionou assim:
1 - Boas Vindas pela Presidente;
2 - Hino e Oração;
3 - Explicação do que é a Excelência pela secretária;
4 - Resumo das atividades e propósitos do ano pela Conselheira;
5 - Falas das moças: cada uma falou de 1 atividade das moças, 1 meta e 1 projeto que fez durante o ano;
6 - Agradecimentos e mensagem final pela presidente;
7 - Hino e Oração Final.
Foi bem espiritual e especial. E como é tradição. Fizemos um mural de fotos com as atividades do ano, e este ano acrescentamos os bilhetinhos das coisas boas que "nós procuramos", ideia do blog
amar servir e partilhar.
Como este foi um ano de princesas, a minha mensagem da presidente se voltou para isso, porém de uma forma mais moderna. Então, quem quiser usar, aí vai minha parte:
Queridas moças e líderes
2011 foi um mais um ano especial e desafiador. Mudanças aconteceram, umas saíram, outras chegaram. A presidência mudou e continua mudando, as moças também.
Sobre a organização, o tema que mais trabalhamos este ano foi a 13a regra de fé, fez parte da Conferência de Jovens, dos Novos Inícios, das Aulas de domingo e claro, das mutuais. As músicas que cantamos este ano focaram nesse tema. E hoje, finalizaremos nosso ano com uma música baseada neste tema, chamada Feliz para sempre, que foi muito trabalhado nas organizações das moças em todo mundo, o famoso centro das histórias de príncipes e princesas, onde começamos em “Era uma vez” para chegar no “felizes para sempre”. E lá no fundo, não é isso que todos desejamos?
Que vocês são princesas, é claro que vcs são. Nos moldes das histórias infantis como Cinderella e Branca de Neve? É claro que não. Talvez algumas de vocês achem a palavra princesa meiga de mais ou quase brega, e vocês podem achar que os contos de fadas não tem nada a ver com vocês, mas dentro da fantasia, existem algumas similaridades, como menciona o Élder Utchdorf. Ele diz:
"Em cada uma dessas histórias, as princesas tiveram experiências tristes e provações antes de chegar a seu “felizes para sempre”. Pense nisso. Já houve alguém que não teve de passar por seu próprio vale sombrio de tentações, provações e tristezas? Nosso amoroso Pai Celestial nos colocou em um mundo cheio de desafios e provações para que, por meio da oposição, possamos aprender sabedoria, tornar-nos mais fortes e sentir alegria. Ninguém está livre disso. Vocês vão sofrer, vão ser tentadas e vão cometer erros. Aprenderão por si mesmas o que toda heroína aprende: é vencendo desafios que crescemos e nos fortalecemos. Por isso, é sua reação à adversidade — e não a adversidade propriamente dita — que determina como a sua história de vida vai-se desenvolver".
Por isso, depois de tudo o que passamos este ano, quero lembrá-las de que princesas existem, mas, tenho meu próprio conceito, que chamo de "a verdadeira princesa". Ela tem algumas características.
A verdadeira princesa é honesta consigo e com seus semelhantes. Ela estuda e não faz colas na hora da prova na escola. Ela é um exemplo de integridade.
A verdadeira princesa "faz o bem a todos os homens". Ela está disposta a ajudar sua família nas tarefas domésticas, a participar de projetos de serviço e ajudar seus amigos, desde uma maquiagem para um baile até ao compartilhar o evangelho.
A verdadeira princesa é casta em palavras, ações e imagem. Ela pode usar vestido e salto alto, ou tênis e camiseta, mas independente disso, é 100% modesta, sem usar roupas que são "recatadas em pé e não recatas sentada". Seu semblante mostra isso e ela deseja ser pura para ser digna de frequentar o templo desde o batistério, esperando o dia que fará seus próprios convênios.
A verdadeira princesa é virtuosa. Ela lê o livro de mórmon e estuda as escrituras. Presta atenção e participa das aulas e mutuais, e não somente escuta, mas tenta praticar ao máximo o que aprende. Faz o progresso pessoal com desejo de melhorar.
E finalmente, a verdadeira princesa ama e confia em Deus, e faz tudo o que já mencionei por causa disso. Crê no sacrifício expiatório de Cristo e sabe que, por Deus a amar tanto, ela deixou que seu Filho Unigênito expiasse por seus pecados, e sabe que são reais estas palavras do Pres. Utchdorf: "A verdade é que Deus sabe como podemos chegar lá! Ele deseja, com todo o amor de um Pai perfeito e puro, que vocês cheguem a seu destino sublime. O mapa está ao alcance de todos. Tudo o que vocês precisam fazer é confiar no Pai Celestial, confiar Nele o suficiente para seguir Seu plano.
Vocês são realmente nobres filhas espirituais do Deus Todo-Poderoso. São verdadeiras princesas, destinadas a tornarem-se rainhas. Façam com que suas vidas não sejam um conto de fadas, mas algo muito melhor: uma realidade com um final feliz para sempre!
Boa semana, bjos a todos!
Flávia,
ResponderExcluirParece ter que tudo foi muito lindo!!!!
O legal de fazer atividades em nível de ala é que vc pode trabalhar um pouco mais com as coisas que irão agradar as suas moças.
Parabéns!!!
Ah sim, a gente tem mais chances de fazer algo mais próximo, imagino que não deve ser fácil conseguir fazer algo assim para a estaca, mas com jeitinho dá para fazer boas atividades para todas!
ResponderExcluirBjão!
Nossa Flávia... na minha Estaca (Anápolis Goiás) a Excelência será no próximo sábado. A Presidente das Moças da Estaca está quase louca pra organizar tudo. A nível de Ala é bem menos trabalhoso. Mas é preciso muita orientação para que as presidentes realizem como tem que ser não é? Pelo menos aqui, acho q seria necessário. Mas que legal. Tenho visto seu blog e tem me ajudado muito com suas ideias. Obrigada!
ResponderExcluirque lindo parace ter realmente ficado lindo !!!
ResponderExcluirque lindo parace ter realmente ficado lindo !!!
ResponderExcluir