domingo, 20 de março de 2011

Ideia para Novos Inícios: Um Legado de Valores

Ontem fizemos nosso novos inícios, e o programa foi lindo e muito espiritual. O tema foi a 13a regra de fé, e ligamos histórias dos pioneiros relacionados aos princípios e valores das moças. As histórias estão todas no livro Nosso Legado, exceção de escolhas e responsabilidades que peguei de outra fonte para ter mais detalhes.

Não vou passar o roteiro completo, como mencionar o tema, classes, etc. mas sim as histórias que fizemos dos valores e alguns hinos que sugerimos:

Novos Inícios - Um Legado de Valores



Mensagem sobre a 13a regra de fé pela presidência das moças

Hino: Nós a procuraremos (álbum mutual 2011)

Precisamos da fé em nossas vidas. O conhecimento perfeito, a esperança e o milagre de cada dia, nas coisas pequenas, e nas grandes realizações, pode se realizar, como aconteceu em 30 de outubro de 1838, três dias após uma ordem de extermínio, cerca de 200 homens prepararam um ataque surpresa contra a pequena comunidade de santos de Haun’s Mill, em Shoal Creek, Condado de Caldwell. Os agressores, num ato de traição, mandaram que os homens que desejassem salvar a vida corressem para a ferraria. Depois, cercaram o local e atiraram até acharem que todos estavam mortos. Outros foram baleados quando tentavam escapar. Ao todo foram assassinados dezessete homens e meninos, e quinze ficaram feridos.
 
Após o massacre, Amanda Smith foi à ferraria, onde encontrou o marido, Warren, e o filho, Sardius, mortos. Em meio à carnificina, foi imensa a sua alegria ao encontrar o outro filho, o pequeno Alma, ainda vivo, embora gravemente ferido. O quadril do menino  fora dilacerado por um tiro de mosquete. Com a maioria dos homens morta e ferida, Amanda ajoelhou-se e implorou a ajuda do Senhor:“Oh, meu Pai Celestial, gritei, o que vou fazer? Estás vendo meu pobre menino ferido e sabes da minha inexperiência. Pai Celestial, mostra-me o que fazer!” Amanda disse que “[foi] dirigida como por
uma voz”, que a instruiu a fazer um medicamento caseiro com as cinzas e limpar o ferimento. Preparou, em seguida, um cataplasma de olmo e cobriu a ferida. No dia seguinte, derramou uma garrafa de bálsamo sobre o ferimento.
Amanda disse ao filho: “‘Alma, meu filho, ( . . . ) você acredita que o Senhor fez seu quadril?’”
‘Sim, mãe.’
‘Bem, o Senhor pode fazer alguma coisa no lugar do seu quadril, não acha, Alma?’
‘Acha que o Senhor pode fazer isso, mãe?’ perguntou o menino, com simplicidade.
‘Acho, meu filho’, repliquei eu, ‘Ele me mostrou tudo numa visão’.
Então, deitei-o confortavelmente de lado e disse: ‘Agora você vai ficar deitado desse jeito, e não se mova. O Senhor vai fazer-lhe um quadril novo’.
Assim, Alma permaneceu deitado de lado por cinco semanas, até ficar completamente restabelecido – no lugar onde faltava a junta e a cavidade onde se encaixa o osso, nasceu uma cartilagem flexível.” A fé salvou a vida do menino, e o espírito de ambos foi fortalecido.
 
Preste seu testemunho de como a fé tem sido importante em sua vida e a tem abençoado.
 
NATUREZA DIVINA
 
Demonstramos nossa natureza divina através de atitudes que são agradáveis aos olhos de Deus, assim como as Irmãs que viveram em Nauvoo. Pouco depois do ano de 1839, apenas 15 meses após a fundação de Nauvoo, a Primeira Presidência, obediente à revelação do profeta, anunciou que chegara o momento de “construir uma casa de oração, uma casa de ordem, uma casa de adoração ao nosso Deus, onde as ordenanças
[pudessem] ser recebidas conforme Sua vontade divina”. Embora fossem pobres e se esforçassem muito para sustentar a família, os santos dos últimos dias atenderam ao chamado dos líderes e começaram a doar tempo e recursos para a construção do templo.
Caroline Butler não tinha um centavo, mas queria muito dar alguma coisa. Um dia, enquanto se dirigia à cidade num carroção, viu dois búfalos mortos. De repente, soube qual seria sua dádiva ao templo. Ela e os filhos arrancaram a longa crina dos búfalos e
levaram-na para casa. Lavaram e cardaram o pêlo dos animais, fiaram-no num fio grosso de lã e tricotaram oito pares de meias e luvas para os cortadores de pedra que trabalhavam no templo durante o rigoroso frio do inverno.
Mary Fielding Smith, esposa de Hyrum Smith, escreveu às mulheres da Igreja na Inglaterra que, num período de um ano, juntaram 50.000 moedas, pesando aproximadamente 197 quilos. Essas moedas foram enviadas por navio a Nauvoo. E muitas outras irmãs, com o desejo de construir este templo, ajudaram nesta obra, pois sua natureza era divina. 
 
Preste se testemunho de como ser uma filha de Deus de natureza divinal a fortalece espiritualmente.
 
VALOR INDIVIDUAL
 
Não existe nenhuma pessoa que não seja especial diante de Deus. E assim como o Senhor nos ensina ter este relacionamento especial com cada indivíduo, nós também precisamos seguir Seu exemplo e daqueles que não mediram esforços para ajudar a cada um que precisava.
 
Quando os santos começaram a construir casas e fazer plantações em Nauvoo, em 1839, muitos deles contraíram malária, doença infecciosa caracterizada por febres e calafrios intermitentes. Entre os doentes, encontravam-se a maioria dos Doze e o próprio Joseph Smith. Ainda assim, em 22 de julho de 1839, o Profeta levantou-se da cama com o poder de Deus sobre ele e, mesmo ainda um pouco fraco, utilizando o sacerdócio, curou-se a si mesmo e curou cada um dos doentes em sua própria casa.
Em seguida, ordenou às pessoas acampadas em barracas no seu jardim que ficassem curadas, o que aconteceu a muitas. O Profeta foi de barraca em barraca e de casa em casa, abençoando todos. Foi um dos grandiosos dias de fé e curas na história da Igreja.
 
Preste seu testemunho de como vc se vê individualmente valorizada por Deus e como é importante cada pessoa saber que isso importante.
 
CONHECIMENTO
 
Nosso Pai Celestial sempre orientou seus filhos a buscarem o conhecimento "pelo estudo e também pela fé". Após a primeira visão de Joseph Smith, uma das primeiras tarefas que foi realizada por ele foi a tradução do livro de mórmon, para que a palavra de Deus fosse compreendida por todo o mundo. Só esse exemplo fez com que este livro inspirado hoje existisse em centenas de idiomas.
 
E na restauração, Joseph, recebendo uma série de revelações, foi inspirado e apoiado pelos membros a publicar o chamado Livro de Mandamentos, que continha inicialmente 70 revelações dadas por Deuas ao profeta. Sua primeira publicação estava em andamento quando uma turba atacou um edifício onde o livro estava sendo compilado, e as duas jovens e corajosas irmãs Caroline e Mary Elizabeth Rollins arriscaram suas vidas para salvar as páginas soltas do livro, fugindo com as páginas mão da perseguição do grupo. Este livro, com outras revelações, tornou-se o que conhecemos como Doutrina e Convênios.
 
Este e outros conhecimentos tão preciosos e de grande esforço para não serem perdidos precisam ser valorizados e sempre estudados por todos nós.
 
Preste testemunho do conhecimento que vc adquiriu até hoje e como ele faz diferença em sua vida.
 
ESCOLHAS E RESPONSABILIDADES
 
Nossas escolhas determinam nosso caráter, e nosso destino eterno. Podemos escolher o certo e ter sempre o Espírito conosco, porém, não somos perfeitos e erramos, mas ainda assim, podemos ter o perdão, nossa chance de nos arrepender pela expiação de Cristo. E as escolhas nos levam a lembrar da história de uma figura famosa na restauração: Oliver Cowdery.
 
Oliver Cowdery foi um dos primeiros membros da Igreja e foi uma figura chave na História Mórmon. Oliver serviu como escriba de Joseph Smith durante a tradução do Livro de Mórmon, foi a primeira pessoa a se batizar na Igreja, foi testemunha da veracidade do Livro de Mórmon, e foi um líder no início da Igreja. Ele testemunhou muitas coisas com Joseph Smith e teve bastante autoridade no princípio da Igreja. Oliver inclusive teve visões junto com o profeta.
 
Porém, em 1838, houve um desentendimento entre Joseph e Oliver com relação à forma de liderar de Joseph. Oliver sentiu que deveria ter mais poder e independência na Igreja. Essa escolha fez Oliver ser excomungado, sendo alguns dos motivos inatividade e por ter acusado falsamente Joseph Smith de ter cometido adultério.
Após sua excomunhão, Oliver mudou-se de volta para Ohio e exerceu a profissão de advogado.Cartas para a sua familia mostravam que ele ainda acreditava na Igreja e que estava se sentindo ferido por ter sido rejeitado, e por isso, arrependeu-se. Em 1848, Oliver voltou para a Igreja e se uniu aos Santos no Condado de Bluffs, Iowa, com sua esposa e filha. Durante os dez anos que ele esteve fora da Igreja ele não negou sequer uma vez o Livro de Mórmon ou as visões que teve.
Quando ele voltou para a Igreja, expressou somente o desejo de ser rebatizado e associado novamente à Igreja, mas recusou qualquer posição na Igreja. Infelizmente Oliver estava sofrendo de uma doença respiratória e morreu em 03 de março de 1850, antes que lhe fosse possível mudar para Utah com o restante dos membros da Igreja. Sua última carta declara que ele aceitou um chamado para pedir ajuda para a igreja em Washington, apesar de ele não ter podido cumprir esse chamado. Sua esposa registrou o seguinte a seu respeito:
“Desde a hora da grande visão do Santo Mensageiro que revelou aos olhos mortais as profecias ocultas que Deus havia prometido... até o momento em que ele faleceu, ele sempre, ele afirmou a divindade e a veracidade do Livro de Mórmon, sempre sem nenhuma dúvida ou sombra de dúvida”
 
Preste testemunho de como suas boas escolhas trazem ou já trouxeram benefícios e bem estar em sua vida.
 
Hino: Há perdão (álbum para o Vigor da Juventude)
 
BOAS OBRAS
 
Ao servir ao próximo, a obra do Senhor segue adiante e nós mesmo somos abençoados e edificados com nossos irmãos. Lembremos de uma história onde a pequena ajuda de cada irmão pode proporcionar a ida de um missionário ao campo, e isso trouxe a benção do evangelho restaurado há muitas pessoas.
 
George A. Smith, primo do profeta, recebeu o chamado de pregar no leste dos Estados Unidos, mas era tão pobre que não tinha nem mesmo roupas ou livros para a missão, e nem mesmo como comprá-los. A ajuda de seus familiares e amigos fez a diferença: Joseph e Hyrum Smith compraram um tecido cinza, e assim Eliza Brown costurou um casaco, um colete e um par de calças à George. Brigham Young conseguiu dar-lhe um par de sapatos, seu pai deu-lhe um exemplar da bílbia, e Joseph conseguiu dar lhe um livro de Mórmon. O enxoval foi simples, mas a ajuda de todos concretizou seu desejo de ser missionário, e assim ajudou a muitos, levando o evangelho restaurado.
 
Preste testemundo de qual é o sentimento de servir ao próximo e porque isso é importante e faz diferença em sua vida.
 
INTEGRIDADE
 
Quando somos íntegras, demonstramos coragem, e a convicção de que este é o evangelho verdadeiro, mesmo quando desde nossa reputação até nossa própria vida estão a prova.
 
Este foi o exemplo de Benjamin F. Johnson, de 20 anos de idade, que em Adam-Ondi-Ahman, no ano de 1838, foi poupado de um destino final nas mãos de um morador do lugar que estava determinado a matá-lo. Benjamin fora preso e colocado sob guarda durante oito dias, num frio intenso, diante de uma fogueira ao ar livre. Enquanto estava sentado num tronco, um “bruto” aproximou-se com um rifle nas mãos e disse: “Desista do Mormonismo agora mesmo, ou eu o mato”. Benjamin recusou-se resolutamente, e o valentão apontou o rifle para ele e puxou o gatilho. O rifle falhou. Praguejando em voz alta, o homem declarou que “[usara] a arma durante vinte anos e ela nunca havia falhado antes”. Examinando o fecho, recarregou a arma e tornou a fazer pontaria e a puxar o gatilho – mas sem nada conseguir.
Seguindo o mesmo procedimento, tentou uma terceira vez, porém o resultado foi idêntico. Um espectador disse-lhe que “limpasse um pouco o rifle” e então “[conseguiria] matar o canalha direitinho”. Assim, pela quarta e última vez, o pretenso assassino preparou-se, usando até munição nova. No entanto, como contou Benjamin: “Dessa vez a arma explodiu e matou o próprio atirador no ato”. Ouviu-se um dos presentes dizer: “É melhor não tentar matar aquele homem”.
 
Ao sermos íntegros, Deus nunca deixará de nos proteger, especialmente aqueles que defendem sua causa.
 
Preste testemunho de como a integridade é essencial no mundo atual e sua importância em sua vida.
 
VIRTUDE
 
A virtude é dignidade, pureza, e principalmente, é ela que nos faz ter o desejo de entrar no templo do Senhor, limpas diante de Deus para realizarmos nossos convênios. E como já sabemos, este era o desejo dos santos de Nauvoo. O Profeta já havia recebido uma importante revelação a respeito dos ensinamentos, convênios e bênçãos que hoje são chamados de investidura do templo, pois após receberem a investidura, marido e mulher
poderiam ser selados, pelo poder do sacerdócio, para esta vida e para toda a eternidade.
 
Mas neste tempo, ocorreu o assassinato do Profeta Joseph Smith. Porém, com isso, mesmo quando os santos perceberam que logo teriam de deixar Nauvoo, eles dedicaram-se mais ainda à tarefa de terminar o templo. O sótão do templo inacabado foi dedicado como parte do edifício onde a investidura seria administrada. Os santos estavam tão ansiosos para receber essa ordenança sagrada que Brigham Young, Heber C.Kimball e outros membros do Quórum dos Doze Apóstolos permaneciam no templo dia e noite, dormindo não mais do que quatro horas por noite. Mercy Fielding Thompson era encarregada de lavar e passar as roupas do templo, bem como de supervisionar a cozinha. Ela também morava no templo, às vezes trabalhando durante a madrugada, para que tudo estivesse pronto no dia seguinte. Outros membros mostraram também a mesma dedicação.
Por que esses santos trabalharam tão arduamente para terminar a construção de um edifício que logo teriam de deixar para trás? Porque sabiam da importância destes convênios, e se mantiveram puros, virtuosos, para entrar na casa do Senhor. Quase seis mil santos receberam sua investidura antes de irem embora de Nauvoo. Ao voltarem os olhos para sua migração rumo ao oeste, eram sustentados pela fé e sentiam-se seguros com o conhecimento de que suas famílias estavam seladas para a eternidade. Com o rosto molhado de lágrimas, prontos para prosseguir após enterrar uma criança ou um cônjuge na vasta planície americana, os santos não vacilavam, devido às promessas contidas nas ordenanças que haviam recebido no templo.
 
Hino: Retorno à virtude (álbum mutual 2011)

Um comentário:

  1. Oie Flávia, sigo o seu blog à uma semana,estou começando agora rsrss e hoje quando fui prestar atenção vi que era você, este Mundo não é tão grande como parece rsrs, fiz missão na Ala Ahú há 10 anos atrás como Sister dos Santos rsrs, com certeza vc não se lembra de mim, mas eu me lembro muito bem de vocês, almocei na sua casa rsrs, lembro que vc fazia ginástica Olímpica se eu não me engano rsrs, quantas saudades de todos desta ala maravilhosa, um grande abraço para todos, beijinhos

    ResponderExcluir

domingo, 20 de março de 2011

Ideia para Novos Inícios: Um Legado de Valores

Ontem fizemos nosso novos inícios, e o programa foi lindo e muito espiritual. O tema foi a 13a regra de fé, e ligamos histórias dos pioneiros relacionados aos princípios e valores das moças. As histórias estão todas no livro Nosso Legado, exceção de escolhas e responsabilidades que peguei de outra fonte para ter mais detalhes.

Não vou passar o roteiro completo, como mencionar o tema, classes, etc. mas sim as histórias que fizemos dos valores e alguns hinos que sugerimos:

Novos Inícios - Um Legado de Valores



Mensagem sobre a 13a regra de fé pela presidência das moças

Hino: Nós a procuraremos (álbum mutual 2011)

Precisamos da fé em nossas vidas. O conhecimento perfeito, a esperança e o milagre de cada dia, nas coisas pequenas, e nas grandes realizações, pode se realizar, como aconteceu em 30 de outubro de 1838, três dias após uma ordem de extermínio, cerca de 200 homens prepararam um ataque surpresa contra a pequena comunidade de santos de Haun’s Mill, em Shoal Creek, Condado de Caldwell. Os agressores, num ato de traição, mandaram que os homens que desejassem salvar a vida corressem para a ferraria. Depois, cercaram o local e atiraram até acharem que todos estavam mortos. Outros foram baleados quando tentavam escapar. Ao todo foram assassinados dezessete homens e meninos, e quinze ficaram feridos.
 
Após o massacre, Amanda Smith foi à ferraria, onde encontrou o marido, Warren, e o filho, Sardius, mortos. Em meio à carnificina, foi imensa a sua alegria ao encontrar o outro filho, o pequeno Alma, ainda vivo, embora gravemente ferido. O quadril do menino  fora dilacerado por um tiro de mosquete. Com a maioria dos homens morta e ferida, Amanda ajoelhou-se e implorou a ajuda do Senhor:“Oh, meu Pai Celestial, gritei, o que vou fazer? Estás vendo meu pobre menino ferido e sabes da minha inexperiência. Pai Celestial, mostra-me o que fazer!” Amanda disse que “[foi] dirigida como por
uma voz”, que a instruiu a fazer um medicamento caseiro com as cinzas e limpar o ferimento. Preparou, em seguida, um cataplasma de olmo e cobriu a ferida. No dia seguinte, derramou uma garrafa de bálsamo sobre o ferimento.
Amanda disse ao filho: “‘Alma, meu filho, ( . . . ) você acredita que o Senhor fez seu quadril?’”
‘Sim, mãe.’
‘Bem, o Senhor pode fazer alguma coisa no lugar do seu quadril, não acha, Alma?’
‘Acha que o Senhor pode fazer isso, mãe?’ perguntou o menino, com simplicidade.
‘Acho, meu filho’, repliquei eu, ‘Ele me mostrou tudo numa visão’.
Então, deitei-o confortavelmente de lado e disse: ‘Agora você vai ficar deitado desse jeito, e não se mova. O Senhor vai fazer-lhe um quadril novo’.
Assim, Alma permaneceu deitado de lado por cinco semanas, até ficar completamente restabelecido – no lugar onde faltava a junta e a cavidade onde se encaixa o osso, nasceu uma cartilagem flexível.” A fé salvou a vida do menino, e o espírito de ambos foi fortalecido.
 
Preste seu testemunho de como a fé tem sido importante em sua vida e a tem abençoado.
 
NATUREZA DIVINA
 
Demonstramos nossa natureza divina através de atitudes que são agradáveis aos olhos de Deus, assim como as Irmãs que viveram em Nauvoo. Pouco depois do ano de 1839, apenas 15 meses após a fundação de Nauvoo, a Primeira Presidência, obediente à revelação do profeta, anunciou que chegara o momento de “construir uma casa de oração, uma casa de ordem, uma casa de adoração ao nosso Deus, onde as ordenanças
[pudessem] ser recebidas conforme Sua vontade divina”. Embora fossem pobres e se esforçassem muito para sustentar a família, os santos dos últimos dias atenderam ao chamado dos líderes e começaram a doar tempo e recursos para a construção do templo.
Caroline Butler não tinha um centavo, mas queria muito dar alguma coisa. Um dia, enquanto se dirigia à cidade num carroção, viu dois búfalos mortos. De repente, soube qual seria sua dádiva ao templo. Ela e os filhos arrancaram a longa crina dos búfalos e
levaram-na para casa. Lavaram e cardaram o pêlo dos animais, fiaram-no num fio grosso de lã e tricotaram oito pares de meias e luvas para os cortadores de pedra que trabalhavam no templo durante o rigoroso frio do inverno.
Mary Fielding Smith, esposa de Hyrum Smith, escreveu às mulheres da Igreja na Inglaterra que, num período de um ano, juntaram 50.000 moedas, pesando aproximadamente 197 quilos. Essas moedas foram enviadas por navio a Nauvoo. E muitas outras irmãs, com o desejo de construir este templo, ajudaram nesta obra, pois sua natureza era divina. 
 
Preste se testemunho de como ser uma filha de Deus de natureza divinal a fortalece espiritualmente.
 
VALOR INDIVIDUAL
 
Não existe nenhuma pessoa que não seja especial diante de Deus. E assim como o Senhor nos ensina ter este relacionamento especial com cada indivíduo, nós também precisamos seguir Seu exemplo e daqueles que não mediram esforços para ajudar a cada um que precisava.
 
Quando os santos começaram a construir casas e fazer plantações em Nauvoo, em 1839, muitos deles contraíram malária, doença infecciosa caracterizada por febres e calafrios intermitentes. Entre os doentes, encontravam-se a maioria dos Doze e o próprio Joseph Smith. Ainda assim, em 22 de julho de 1839, o Profeta levantou-se da cama com o poder de Deus sobre ele e, mesmo ainda um pouco fraco, utilizando o sacerdócio, curou-se a si mesmo e curou cada um dos doentes em sua própria casa.
Em seguida, ordenou às pessoas acampadas em barracas no seu jardim que ficassem curadas, o que aconteceu a muitas. O Profeta foi de barraca em barraca e de casa em casa, abençoando todos. Foi um dos grandiosos dias de fé e curas na história da Igreja.
 
Preste seu testemunho de como vc se vê individualmente valorizada por Deus e como é importante cada pessoa saber que isso importante.
 
CONHECIMENTO
 
Nosso Pai Celestial sempre orientou seus filhos a buscarem o conhecimento "pelo estudo e também pela fé". Após a primeira visão de Joseph Smith, uma das primeiras tarefas que foi realizada por ele foi a tradução do livro de mórmon, para que a palavra de Deus fosse compreendida por todo o mundo. Só esse exemplo fez com que este livro inspirado hoje existisse em centenas de idiomas.
 
E na restauração, Joseph, recebendo uma série de revelações, foi inspirado e apoiado pelos membros a publicar o chamado Livro de Mandamentos, que continha inicialmente 70 revelações dadas por Deuas ao profeta. Sua primeira publicação estava em andamento quando uma turba atacou um edifício onde o livro estava sendo compilado, e as duas jovens e corajosas irmãs Caroline e Mary Elizabeth Rollins arriscaram suas vidas para salvar as páginas soltas do livro, fugindo com as páginas mão da perseguição do grupo. Este livro, com outras revelações, tornou-se o que conhecemos como Doutrina e Convênios.
 
Este e outros conhecimentos tão preciosos e de grande esforço para não serem perdidos precisam ser valorizados e sempre estudados por todos nós.
 
Preste testemunho do conhecimento que vc adquiriu até hoje e como ele faz diferença em sua vida.
 
ESCOLHAS E RESPONSABILIDADES
 
Nossas escolhas determinam nosso caráter, e nosso destino eterno. Podemos escolher o certo e ter sempre o Espírito conosco, porém, não somos perfeitos e erramos, mas ainda assim, podemos ter o perdão, nossa chance de nos arrepender pela expiação de Cristo. E as escolhas nos levam a lembrar da história de uma figura famosa na restauração: Oliver Cowdery.
 
Oliver Cowdery foi um dos primeiros membros da Igreja e foi uma figura chave na História Mórmon. Oliver serviu como escriba de Joseph Smith durante a tradução do Livro de Mórmon, foi a primeira pessoa a se batizar na Igreja, foi testemunha da veracidade do Livro de Mórmon, e foi um líder no início da Igreja. Ele testemunhou muitas coisas com Joseph Smith e teve bastante autoridade no princípio da Igreja. Oliver inclusive teve visões junto com o profeta.
 
Porém, em 1838, houve um desentendimento entre Joseph e Oliver com relação à forma de liderar de Joseph. Oliver sentiu que deveria ter mais poder e independência na Igreja. Essa escolha fez Oliver ser excomungado, sendo alguns dos motivos inatividade e por ter acusado falsamente Joseph Smith de ter cometido adultério.
Após sua excomunhão, Oliver mudou-se de volta para Ohio e exerceu a profissão de advogado.Cartas para a sua familia mostravam que ele ainda acreditava na Igreja e que estava se sentindo ferido por ter sido rejeitado, e por isso, arrependeu-se. Em 1848, Oliver voltou para a Igreja e se uniu aos Santos no Condado de Bluffs, Iowa, com sua esposa e filha. Durante os dez anos que ele esteve fora da Igreja ele não negou sequer uma vez o Livro de Mórmon ou as visões que teve.
Quando ele voltou para a Igreja, expressou somente o desejo de ser rebatizado e associado novamente à Igreja, mas recusou qualquer posição na Igreja. Infelizmente Oliver estava sofrendo de uma doença respiratória e morreu em 03 de março de 1850, antes que lhe fosse possível mudar para Utah com o restante dos membros da Igreja. Sua última carta declara que ele aceitou um chamado para pedir ajuda para a igreja em Washington, apesar de ele não ter podido cumprir esse chamado. Sua esposa registrou o seguinte a seu respeito:
“Desde a hora da grande visão do Santo Mensageiro que revelou aos olhos mortais as profecias ocultas que Deus havia prometido... até o momento em que ele faleceu, ele sempre, ele afirmou a divindade e a veracidade do Livro de Mórmon, sempre sem nenhuma dúvida ou sombra de dúvida”
 
Preste testemunho de como suas boas escolhas trazem ou já trouxeram benefícios e bem estar em sua vida.
 
Hino: Há perdão (álbum para o Vigor da Juventude)
 
BOAS OBRAS
 
Ao servir ao próximo, a obra do Senhor segue adiante e nós mesmo somos abençoados e edificados com nossos irmãos. Lembremos de uma história onde a pequena ajuda de cada irmão pode proporcionar a ida de um missionário ao campo, e isso trouxe a benção do evangelho restaurado há muitas pessoas.
 
George A. Smith, primo do profeta, recebeu o chamado de pregar no leste dos Estados Unidos, mas era tão pobre que não tinha nem mesmo roupas ou livros para a missão, e nem mesmo como comprá-los. A ajuda de seus familiares e amigos fez a diferença: Joseph e Hyrum Smith compraram um tecido cinza, e assim Eliza Brown costurou um casaco, um colete e um par de calças à George. Brigham Young conseguiu dar-lhe um par de sapatos, seu pai deu-lhe um exemplar da bílbia, e Joseph conseguiu dar lhe um livro de Mórmon. O enxoval foi simples, mas a ajuda de todos concretizou seu desejo de ser missionário, e assim ajudou a muitos, levando o evangelho restaurado.
 
Preste testemundo de qual é o sentimento de servir ao próximo e porque isso é importante e faz diferença em sua vida.
 
INTEGRIDADE
 
Quando somos íntegras, demonstramos coragem, e a convicção de que este é o evangelho verdadeiro, mesmo quando desde nossa reputação até nossa própria vida estão a prova.
 
Este foi o exemplo de Benjamin F. Johnson, de 20 anos de idade, que em Adam-Ondi-Ahman, no ano de 1838, foi poupado de um destino final nas mãos de um morador do lugar que estava determinado a matá-lo. Benjamin fora preso e colocado sob guarda durante oito dias, num frio intenso, diante de uma fogueira ao ar livre. Enquanto estava sentado num tronco, um “bruto” aproximou-se com um rifle nas mãos e disse: “Desista do Mormonismo agora mesmo, ou eu o mato”. Benjamin recusou-se resolutamente, e o valentão apontou o rifle para ele e puxou o gatilho. O rifle falhou. Praguejando em voz alta, o homem declarou que “[usara] a arma durante vinte anos e ela nunca havia falhado antes”. Examinando o fecho, recarregou a arma e tornou a fazer pontaria e a puxar o gatilho – mas sem nada conseguir.
Seguindo o mesmo procedimento, tentou uma terceira vez, porém o resultado foi idêntico. Um espectador disse-lhe que “limpasse um pouco o rifle” e então “[conseguiria] matar o canalha direitinho”. Assim, pela quarta e última vez, o pretenso assassino preparou-se, usando até munição nova. No entanto, como contou Benjamin: “Dessa vez a arma explodiu e matou o próprio atirador no ato”. Ouviu-se um dos presentes dizer: “É melhor não tentar matar aquele homem”.
 
Ao sermos íntegros, Deus nunca deixará de nos proteger, especialmente aqueles que defendem sua causa.
 
Preste testemunho de como a integridade é essencial no mundo atual e sua importância em sua vida.
 
VIRTUDE
 
A virtude é dignidade, pureza, e principalmente, é ela que nos faz ter o desejo de entrar no templo do Senhor, limpas diante de Deus para realizarmos nossos convênios. E como já sabemos, este era o desejo dos santos de Nauvoo. O Profeta já havia recebido uma importante revelação a respeito dos ensinamentos, convênios e bênçãos que hoje são chamados de investidura do templo, pois após receberem a investidura, marido e mulher
poderiam ser selados, pelo poder do sacerdócio, para esta vida e para toda a eternidade.
 
Mas neste tempo, ocorreu o assassinato do Profeta Joseph Smith. Porém, com isso, mesmo quando os santos perceberam que logo teriam de deixar Nauvoo, eles dedicaram-se mais ainda à tarefa de terminar o templo. O sótão do templo inacabado foi dedicado como parte do edifício onde a investidura seria administrada. Os santos estavam tão ansiosos para receber essa ordenança sagrada que Brigham Young, Heber C.Kimball e outros membros do Quórum dos Doze Apóstolos permaneciam no templo dia e noite, dormindo não mais do que quatro horas por noite. Mercy Fielding Thompson era encarregada de lavar e passar as roupas do templo, bem como de supervisionar a cozinha. Ela também morava no templo, às vezes trabalhando durante a madrugada, para que tudo estivesse pronto no dia seguinte. Outros membros mostraram também a mesma dedicação.
Por que esses santos trabalharam tão arduamente para terminar a construção de um edifício que logo teriam de deixar para trás? Porque sabiam da importância destes convênios, e se mantiveram puros, virtuosos, para entrar na casa do Senhor. Quase seis mil santos receberam sua investidura antes de irem embora de Nauvoo. Ao voltarem os olhos para sua migração rumo ao oeste, eram sustentados pela fé e sentiam-se seguros com o conhecimento de que suas famílias estavam seladas para a eternidade. Com o rosto molhado de lágrimas, prontos para prosseguir após enterrar uma criança ou um cônjuge na vasta planície americana, os santos não vacilavam, devido às promessas contidas nas ordenanças que haviam recebido no templo.
 
Hino: Retorno à virtude (álbum mutual 2011)

Um comentário:

  1. Oie Flávia, sigo o seu blog à uma semana,estou começando agora rsrss e hoje quando fui prestar atenção vi que era você, este Mundo não é tão grande como parece rsrs, fiz missão na Ala Ahú há 10 anos atrás como Sister dos Santos rsrs, com certeza vc não se lembra de mim, mas eu me lembro muito bem de vocês, almocei na sua casa rsrs, lembro que vc fazia ginástica Olímpica se eu não me engano rsrs, quantas saudades de todos desta ala maravilhosa, um grande abraço para todos, beijinhos

    ResponderExcluir