terça-feira, 8 de março de 2011

Ideia para acampamento: atividade "não saiam da trilha"

Com base no tema de nosso acampamento passado que falava de ovelhas e pastores, o objetivo desta atividade é simples: guiar as ovelhas perdidas, que dessa vez serão as líderes, até o Pastor, o Salvador. Portanto, as guias serão as moças e elas terão que criar uma trilha, com algumas regrinhas.

Qualquer bosque com arbustos e árvores já deixa a atividade ser possível de ser realizada. Se tiver algum local em poucos metros que seja bonito para um fim de trilha, melhor ainda, mas não pode ser nada longe, são poucos metros mesmo (no nosso caso, havia um pequeno bosque com uma grande pedra no fim, foi lá que encerramos).

Outro toque: somente 1 das líderes poderá acompanhar toda a atividade, e as demais não poderão ver a trilha, a não ser que exista um grande grupo de moças, e seja preferível algumas serem guias e outras as ovelhas perdidas.

Para esta atividade são necessários os seguintes objetos:

- uma gravura (preferencialmente plastificada) de Jesus Cristo;
- tesoura;
- fita crepe;
- pedaços de barbante (cerca de 3 metros)
- lenços
- opcionais: pedaços de papel, trena, fita métrica e outros objetos que possam marcar uma trilha.

Na base com acampamento, inicie comentando: O caminho que leva ao reencontro com Deus e Jesus Cristo é "estreito e apertado" e isso significa que não é um caminho fácil, mas possível de ser realizado quando se permanece na trilha que leva ao Salvador. Por isso vocês moças podem ser uma luz para muitos e guias para as ovelhas que permanecem perdidas. Hoje, vocês serão guias de suas líderes, e vocês terão que criar uma trilha para elas encontrarem o Salvador.

Em seguida, vá somente com as moças (sem as demais líderes) até algum local no bosque onde você possa anexar uma gravura do Salvador. Também estabeleça um ponto de partida de onde a trilha deve iniciar. Avise somente à elas que a trilha deverá ter alguns obstáculos que devem ser cumpridos durante sua criação.

Os obstáculos são:

*1 zigue zague
*1 local onde seja necessário se abaixar
*1 local onde seja necessário pular
*Mínimo de 30 metros

Retorne a base do acampamento onde estão as demais líderes. Lá você pode dar dicas de sinalização para a criação de uma trilha. Acentue que o contraste é a chave para uma boa trilha, com sinalização facilmente indentificável, e os sinais precisam ser óbvios. Porém, lembrem-nas que:

- a trilha poderá ser feita e marcada com pedras e gravetos a qualquer momento;
- é proibido desfigurar a paisagem, como marcar árvores, arrancar plantas ou quebrar troncos (somente usar plantas e galhos caídos);
- a término da atividade, todos os objetos que não são da natureza (já chego lá) deverão ser retirados do local, preservando o local e deixando-o melhor do que encontramos.

É difícil criar a trilha só com objetos da natureza, mas o objetivo é ajudá-las a crescer também nas atividades de acampamento. Portanto, você irá dizer-lhes que, para ajudá-las a criar esta trilha, elas podem receber alguns objetos para realizá-la, se cumprirem determinadas tarefas. Caso não cumpram, poderão receber se pagarem seu respectivo mico. A cada tarefa cumprida ou mico pago, recebe-se um objeto. A cada duas tarefas / micos, também se recebe 5 min para ir até o bosque confeccionar a trilha.



Obs. fizemos 10 tarefas com elas e vou passar como ficou nossa estrutura. Mas dependendo do tempo, pode-se fazer mais ou menos tarefas, com base no manual de acampamento, e com estes ou outros objetos. Vou colocar a nossa ordem e o que demos para elas, e vocês adaptam como preferirem:

Primeira tarefa: diga e demonstre ao menos 1 forma de fazer fogo sem fósforos (pg 34 do manual - pedra de quartzo/aço, lupa) - Ajuda: tesoura
Segunda tarefa: demonstre a manobra de heimlich e explique para que ela serva (pg 36 do manual) - Ajuda: pedaço de pano (tipo tnt)

Intervalo de 5 min para execução da trilha

Terceira tarefa: demonstre o que fazer quando uma pessoa está com sangramento do nariz (pg 42 do manual) - Ajuda: trena
Quarta tarefa: jogo dos sintomas da insolação: imprima os sintomas e comoc ajudar alguém com insolação e da exaustão juntos, e peça para elas indicarem as alternativas corretas (pg 41 do manual), se errarem 1, já é mico - Ajuda: fita crepe

Intervalo de 5 min para execução da trilha

Quinta tarefa: demonstre como afiar uma faca (leve uma com você ou pegue algum graveto só para mostrar), obedecendo as regras de segurança (pg 54 do manual) - Ajuda: pedaço de barbante
Sexta tarefa: identificando nós: imprima as figuras dos nós do manual e em separado seus nomes. Peça para elas relacionarem os nomes aos desenhos - Ajuda: uma corda.

Intervalo de 5 min para execução da trilha

Sétima tarefa: Demonstre o que fazer quando alguém estiver pegando fogo (pg 34 do manual) - Ajuda: pedaço de pano.
Oitava tarefa: traga dois objetos para cozinhar sem utensílios (pedra, vara, lama, carvão, pg 50 do manual) - Ajuda: pedaço de papel.

Intervalo de 5 min para execução da trilha

Nona tarefa: faça uma tipóa adequada para uma fratura no pulso - Ajuda: pedaço de barbante.
Décima tarefa: cante uma música de acampamento decor - Ajuda: pedaço de corda.

Último Intervalo de 10 min para execução da trilha

Alguns dos micos que podem ser feitos caso alguma das tarefas não seja cumprida:

- saltar como um grilo
- imitar um caracol
- imitar um pica pau
- fazer uma declaração para uma árvore
- imitar um sapo, cantando uma música (ex. o sapo na beira da lagoa)
- representar a saída de uma borboleta do casulo
- imitar uma coruja
- falar bem alto que amam suas líderes e dar um abraço em todas elas



Neste momento, não tem mais como voltar e a trilha até o Salvador deverá estar pronta. Então você convidará as líderes que não sabem onde está Cristo para trilharem o caminho. Neste momento, nenhuma moça poderá ajudar estas líderes a cumprirem o caminho, elas deverão chegar sozinha a gravura, mesmo que tenham dúvidas (por isso a importância de enfatizar a clareza da trilha).

Tivemos uma experiência muito legal. No início as líderes se confundiram, mas conseguiram cumprir o trajeto. Um dos obstáculos não foi feito, e com isso discutimos alguns pontos: uma das meninas falou "mas estava óbvio" e percebemos que não estava, e discutimos que temos a responsabilidade de permanecer na trilha para que óbvio não pareça ser o duvidoso, e para ajudar outras pessoas a trilharem conosco. Líderes e jovens podem compartilhar seus sentimentos nesta atividade.

Demos uma lembrancinha (seria legal algo em formato de pegadas ou algo que lembre uma trilha) com uma mensagem da Sister Dalton, do seu discurso "Não saiam da trilha" com o seguinte trecho: "A felicidade é a razão de ser e o propósito de nossa existência; portanto a alcançaremos caso sigamos o caminho que nos leva à ela, que é a trilha da virtude".

E este foi o fim de nossa trilha, muito especial!

Um comentário:

terça-feira, 8 de março de 2011

Ideia para acampamento: atividade "não saiam da trilha"

Com base no tema de nosso acampamento passado que falava de ovelhas e pastores, o objetivo desta atividade é simples: guiar as ovelhas perdidas, que dessa vez serão as líderes, até o Pastor, o Salvador. Portanto, as guias serão as moças e elas terão que criar uma trilha, com algumas regrinhas.

Qualquer bosque com arbustos e árvores já deixa a atividade ser possível de ser realizada. Se tiver algum local em poucos metros que seja bonito para um fim de trilha, melhor ainda, mas não pode ser nada longe, são poucos metros mesmo (no nosso caso, havia um pequeno bosque com uma grande pedra no fim, foi lá que encerramos).

Outro toque: somente 1 das líderes poderá acompanhar toda a atividade, e as demais não poderão ver a trilha, a não ser que exista um grande grupo de moças, e seja preferível algumas serem guias e outras as ovelhas perdidas.

Para esta atividade são necessários os seguintes objetos:

- uma gravura (preferencialmente plastificada) de Jesus Cristo;
- tesoura;
- fita crepe;
- pedaços de barbante (cerca de 3 metros)
- lenços
- opcionais: pedaços de papel, trena, fita métrica e outros objetos que possam marcar uma trilha.

Na base com acampamento, inicie comentando: O caminho que leva ao reencontro com Deus e Jesus Cristo é "estreito e apertado" e isso significa que não é um caminho fácil, mas possível de ser realizado quando se permanece na trilha que leva ao Salvador. Por isso vocês moças podem ser uma luz para muitos e guias para as ovelhas que permanecem perdidas. Hoje, vocês serão guias de suas líderes, e vocês terão que criar uma trilha para elas encontrarem o Salvador.

Em seguida, vá somente com as moças (sem as demais líderes) até algum local no bosque onde você possa anexar uma gravura do Salvador. Também estabeleça um ponto de partida de onde a trilha deve iniciar. Avise somente à elas que a trilha deverá ter alguns obstáculos que devem ser cumpridos durante sua criação.

Os obstáculos são:

*1 zigue zague
*1 local onde seja necessário se abaixar
*1 local onde seja necessário pular
*Mínimo de 30 metros

Retorne a base do acampamento onde estão as demais líderes. Lá você pode dar dicas de sinalização para a criação de uma trilha. Acentue que o contraste é a chave para uma boa trilha, com sinalização facilmente indentificável, e os sinais precisam ser óbvios. Porém, lembrem-nas que:

- a trilha poderá ser feita e marcada com pedras e gravetos a qualquer momento;
- é proibido desfigurar a paisagem, como marcar árvores, arrancar plantas ou quebrar troncos (somente usar plantas e galhos caídos);
- a término da atividade, todos os objetos que não são da natureza (já chego lá) deverão ser retirados do local, preservando o local e deixando-o melhor do que encontramos.

É difícil criar a trilha só com objetos da natureza, mas o objetivo é ajudá-las a crescer também nas atividades de acampamento. Portanto, você irá dizer-lhes que, para ajudá-las a criar esta trilha, elas podem receber alguns objetos para realizá-la, se cumprirem determinadas tarefas. Caso não cumpram, poderão receber se pagarem seu respectivo mico. A cada tarefa cumprida ou mico pago, recebe-se um objeto. A cada duas tarefas / micos, também se recebe 5 min para ir até o bosque confeccionar a trilha.



Obs. fizemos 10 tarefas com elas e vou passar como ficou nossa estrutura. Mas dependendo do tempo, pode-se fazer mais ou menos tarefas, com base no manual de acampamento, e com estes ou outros objetos. Vou colocar a nossa ordem e o que demos para elas, e vocês adaptam como preferirem:

Primeira tarefa: diga e demonstre ao menos 1 forma de fazer fogo sem fósforos (pg 34 do manual - pedra de quartzo/aço, lupa) - Ajuda: tesoura
Segunda tarefa: demonstre a manobra de heimlich e explique para que ela serva (pg 36 do manual) - Ajuda: pedaço de pano (tipo tnt)

Intervalo de 5 min para execução da trilha

Terceira tarefa: demonstre o que fazer quando uma pessoa está com sangramento do nariz (pg 42 do manual) - Ajuda: trena
Quarta tarefa: jogo dos sintomas da insolação: imprima os sintomas e comoc ajudar alguém com insolação e da exaustão juntos, e peça para elas indicarem as alternativas corretas (pg 41 do manual), se errarem 1, já é mico - Ajuda: fita crepe

Intervalo de 5 min para execução da trilha

Quinta tarefa: demonstre como afiar uma faca (leve uma com você ou pegue algum graveto só para mostrar), obedecendo as regras de segurança (pg 54 do manual) - Ajuda: pedaço de barbante
Sexta tarefa: identificando nós: imprima as figuras dos nós do manual e em separado seus nomes. Peça para elas relacionarem os nomes aos desenhos - Ajuda: uma corda.

Intervalo de 5 min para execução da trilha

Sétima tarefa: Demonstre o que fazer quando alguém estiver pegando fogo (pg 34 do manual) - Ajuda: pedaço de pano.
Oitava tarefa: traga dois objetos para cozinhar sem utensílios (pedra, vara, lama, carvão, pg 50 do manual) - Ajuda: pedaço de papel.

Intervalo de 5 min para execução da trilha

Nona tarefa: faça uma tipóa adequada para uma fratura no pulso - Ajuda: pedaço de barbante.
Décima tarefa: cante uma música de acampamento decor - Ajuda: pedaço de corda.

Último Intervalo de 10 min para execução da trilha

Alguns dos micos que podem ser feitos caso alguma das tarefas não seja cumprida:

- saltar como um grilo
- imitar um caracol
- imitar um pica pau
- fazer uma declaração para uma árvore
- imitar um sapo, cantando uma música (ex. o sapo na beira da lagoa)
- representar a saída de uma borboleta do casulo
- imitar uma coruja
- falar bem alto que amam suas líderes e dar um abraço em todas elas



Neste momento, não tem mais como voltar e a trilha até o Salvador deverá estar pronta. Então você convidará as líderes que não sabem onde está Cristo para trilharem o caminho. Neste momento, nenhuma moça poderá ajudar estas líderes a cumprirem o caminho, elas deverão chegar sozinha a gravura, mesmo que tenham dúvidas (por isso a importância de enfatizar a clareza da trilha).

Tivemos uma experiência muito legal. No início as líderes se confundiram, mas conseguiram cumprir o trajeto. Um dos obstáculos não foi feito, e com isso discutimos alguns pontos: uma das meninas falou "mas estava óbvio" e percebemos que não estava, e discutimos que temos a responsabilidade de permanecer na trilha para que óbvio não pareça ser o duvidoso, e para ajudar outras pessoas a trilharem conosco. Líderes e jovens podem compartilhar seus sentimentos nesta atividade.

Demos uma lembrancinha (seria legal algo em formato de pegadas ou algo que lembre uma trilha) com uma mensagem da Sister Dalton, do seu discurso "Não saiam da trilha" com o seguinte trecho: "A felicidade é a razão de ser e o propósito de nossa existência; portanto a alcançaremos caso sigamos o caminho que nos leva à ela, que é a trilha da virtude".

E este foi o fim de nossa trilha, muito especial!

Um comentário: