terça-feira, 15 de março de 2011

Ideia para Noite dos Padrões: A história dos templos (continuação)

Como comentei, o que estava faltando do programa.
Família: Templo de Nuku’alofa – Tonga (Dedicado em 09/ago/1983) Foto já postada.
Nesta ilha de poucos prédios largos, as paredes brancas reluzentes do templo com o reflexo dos vidros é um marco. Dedicado em 9 de agosto de 1983, o templo fica aberto seis dias por semana, e na última sexta do mês, a noite, toda, ocupado com membros que realizam ordenanças por seus ancestrais. Neste país, a família sempre é muito importante, e o povo de Tonga possui grande interesse e respeito em sua genealogia. Túmulos não são decorados somente com flores, mas também peças feitas a mão em patchwork que contém o nome da pessoa amada, e cuidada para durar o máximo possível. Muitos demonstram o devido respeito em lembrança do ente falecido pelas suas roupas, palavras e atitudes mesmo depois de 1 ano do ocorrido.
O templo dedicado foi não só uma benção para os membros locais, mas também uma grande alegria para a manutenção da genealogia deste povo. No passado,os nomes, datas e locais eram registrados rolos de “tapa”, que era um tipo de papel enrugado feito de casca, mas que preservou uma história por séculos. Nos tempos modernos, as famílias modernas da igreja utilizam os computadores para realizar as ordenanças no templo.
O presidente Sione Fineanganofo disse que todas estas gerações foram beneficiadas pelo templo.

Gratidão: Templo de Curitiba – Brasil (Dedicado em 01/jun/2008)

Um templo é a maior benção que podemos ter em nossa cidade, pois se torna o local mais sagrado da terra onde moramos. Nem todos podem ter esta oportunidade. Muitas nações ainda não podem nem mesmo ter suas portas abertas para a pregação do evangelho, e muitos membros fiéis esperam ansiosamente por um templo próximo de ser lar.
No Brasil, o primeiro templo foi dedicado em São Paulo, e muitos de nós nos lembramos em como tínhamos que nos preparar ao guardar dinheiro para viajar a noite toda, passar algumas horas no início da manhã nele, seja no batistério ou nas sessões, almoçar rapidamente e já pegar a estrada para chegar a noite em casa. Era uma viagem cansativa, mas que fazíamos com alegria.
Então, em 2002 fomos abençoados com o anúncio de um templo em Curitiba. Agradecemos ao Pai Celestial por tantas bênçãos, e pudemos ver nossos pais, tios, avós e pioneiros da Igreja em Curitiba derramarem lágrimas por tão esperado acontecimento. O tempo passou e o templo foi construído. E muitas de nós participaram de sua dedicação, seja ao colocar sapatilhas nos visitantes, dançar, cantar, divulgar, e quão gratos fomos por nosso profeta vir a Curitiba para dedicar este maravilhoso templo. Ele mesmo segurou a chuva, prestes a cair na celebração.
Ontem, nos sacrificávamos ao viajar para outra cidade. Hoje, nosso sacríficio é diferente, é o tempo. Precisamos ser muito gratos por este templo em nossa cidade e demonstraremos isso ao permanecermos dignas dele entrar e frequentá-lo sempre, realizando o trabalho vicário por aqueles que tanto anseiam por estas ordenanças do outro lado do véu, e se assim fizermos, teremos um doce espírito em nossas vidas e orientação para as dificuldades. Sejamos sempre gratas por este templo perto de nós.

Serviço ao Próximo: Templo de Salt Lake City – EUA (Dedicado em 06/abr/1893)

Uma das mais belas histórias de perseverança e amor a Deus está na construção do templo de Salt Lake City. Os santos no ano de 1847 não passavam por momentos fáceis, pois haviam sido duramente perseguidos, atravessaram as montanhas e chegavam ao local onde fariam crescer a sede da Igreja, e encontraram ânimo nas palavras de Brigham Young que anunciou a construção de um templo naquela cidade.
O serviço ao próximo foi marca constante nos acontecimentos que ocorreram durante sua construção. Em seu início, muitos dos pioneiros que já haviam chegado ao vale retornaram as montanhas para auxiliar na travessia daqueles que enfrentavam o rigoroso inverno e haviam perdido animais, pertences e alguns familiares e amigos. Somente com esta ajuda alguns dos membros conseguiram completar a jornada.
Para sua construção, os melhores materiais existentes foram utilizados, e para encontrar estes materiais os santos buscaram pedras em locais distantes. Tiveram que contar com o trabalho e os bens uns dos outros ao utilizar bois, carroças e qualquer coisa que ajudasse no transporte de blocos de pedra. 4 bois eram utilizados para levar um único bloco de pedra, viagem que durava 4 dias. Com a chegada do trem, este problema foi praticamente resolvido, mas após vários anos.
Devido a pobreza do povo, a construção foi lenta e parou algumas vezes, mas com a ajuda mútua, a obra seguiu, e 40 anos depois ele foi dedicado em 1898, na presença de 75.000 pessoas. Tanto esforço valeu a pena, pois até hoje sua aparência é a de um edifício novo, recém construído, mas que pode ser visto que a ajuda mútua fez este templo ser levantado.

Dia do Senhor: Templo de Kiev – Ucrânia (Dedicação em 29/ago/2010)

Obs. o templo ainda não havia sido dedicado na ocasião que fizemos nossa atividade.
A Ucrânia é um país localizado no leste europeu, com uma história de muitas dificuldades, devido ao período de guerras da antiga União Soviética (que sofria com pobreza e problemas econômicos) e inclusive com restrição na liberdade religiosa, mas nunca sem perserverança.
Quando já existiam capelas na capital Kiev, em outra cidade, chamada Chernigov, no ano de 1995, a Igreja também foi estabelecida através de uma famíla perseverante e fiel, a família Shaveko. O pai da família, Nikolay Shaveko, estava na Polônia a trabalho quando conheceu um grupo de membros SUD e ganhou um livro de mórmon. Sua esposa, Lena, também mostrou interesse, pois ela pensava que havia tantas religiões no país que não sabia o que fazer.
Encontraram então o ramo mais próximo existente, em Kiev, porém a 150 km de sua casa. Ainda assim, decidiram frequentar a Igreja mesmo, com a longa distância. Em um domingo, dia 24 de novembro de 1996, Nikolay e sua família fizeram a viagem até Kiev. Somente lá conheceram os missionários pela primeira vez, e se impressionaram com o espírito que sentiram.
Esta foi a primeira de muita vezes que a família Shaveko foi obediente em cumprir com o dia do Senhor. Saiam cedo de casa para frequentarem a Igreja, mesmo com o frio de 30°C negativos em vários domingos e de trens lotados. Como eles não usavam carro, com as paradas do trem, eles demoravam até 7 horas para chegar em tempo, assistir as reuniões, e viajar mais 7 horas para casa. Viajar de ônibus era mais rápido, cerca de 3 horas de viagem, porém mais caro e raras vezes era possível viahar desta forma. Mas eles estavam felizes e mesmo as filhas pequenas não reclamavam. Seus vizinhos questionavam se a próxima Igreja ortodoxa já não era suficiente, mas eles desconsideravam, e em 5 de Janeiro de 1997, toda a família foi batizada.
Por causa desta família pioneira, muito mudou desde em Chernigov. Um ramo pode ser formado e a Igreja foi oficialmente estabelecida na cidade.
E esta família ajudou que uma nova benção se tornasse realidade ao seu país com o crescimento da Igreja. Pouco depois, em 1998, a Primeira Presidência então selecionou a Ucrânia e anunciou um templo para Kiev, o primeiro do Leste Europeu.
Os membros ainda tiveram de ser muito pacientes, pois a abertura de terra aconteceu quase 10 anos depois, em 2007, mas este templo agora será o próximo a ser dedicado, em 29 de agosto de 2010. Servirá cerca de 31.000 membros que vivem em 13 países, e a família Shaveko agora, assim como todos estes membros voltarão a viajar, mas agora para servir na Casa do Senhor.

Vestuário, Aparência e Linguagem: Templo de Caracas – Venezuela (Dedicado em 20/ago/2000)

Caracas é uma cidade especial. Na Venezuela, serve à muitos jovens e membros fiéis da Igreja em seu país e em países próximos, incluindo o Brasil. Os padrões destes membros fazem elevar o espírito para se portarem dignos de frequentar o templo.
Na Venezuela, as moças se mantém fiéis através do cumprimento dos padrões de vestuário e aparência contidos em “Para o Vigor da Juventude” e das metas do progresso pessoal. A jovem Fátima Moutinho disse que “Nossos líderes nos ensinaram a não apenas estabelecer uma meta, mas, sim, alcançar essa meta e depois continuar em frente, sem parar nunca”. Ao estabelecer os padrões de dignidade para entrar no templo, ela é feliz em poder estar digna e ter amigos na Igreja que, quando um apoia o outro, todos são beneficiados.

Já os membros do Brasil também se preparam antes de ir ao templo em Caracas. A viagem de 40 horas é longa, mas os santos, ao invés de se distraírem com filmes ou músicas que contém linguagem imprópria, preferem cantar hinos, sempre incluindo “Levantai-vos ide ao templo” e assistir vídeos da Igreja. Eles entendem que o propósito da viagem é sagrado e dizem que precisam estar com o espírito preparado para os trabalhos no templo.

O templo de Caracas abençoou e continua a abençoar muitas pessoas de seu país, e pela fidelidade dos membros brasileiros em sua frequência, hoje já foi anunciado o templo para Manaus, e os membros continuarão a serem fiéis no evangelho, cumprindo os padrões de vestimenta e linguagem no dia a dia, para terem as bênçãos de famílias eternas.

Um comentário:

  1. Acessem

    http://murilovisck.blogspot.com/2011/03/conferencia-geral-das-mocas-26-de-marco.html

    E saibam mais sobre a conferência geral das moças SUD

    ResponderExcluir

terça-feira, 15 de março de 2011

Ideia para Noite dos Padrões: A história dos templos (continuação)

Como comentei, o que estava faltando do programa.
Família: Templo de Nuku’alofa – Tonga (Dedicado em 09/ago/1983) Foto já postada.
Nesta ilha de poucos prédios largos, as paredes brancas reluzentes do templo com o reflexo dos vidros é um marco. Dedicado em 9 de agosto de 1983, o templo fica aberto seis dias por semana, e na última sexta do mês, a noite, toda, ocupado com membros que realizam ordenanças por seus ancestrais. Neste país, a família sempre é muito importante, e o povo de Tonga possui grande interesse e respeito em sua genealogia. Túmulos não são decorados somente com flores, mas também peças feitas a mão em patchwork que contém o nome da pessoa amada, e cuidada para durar o máximo possível. Muitos demonstram o devido respeito em lembrança do ente falecido pelas suas roupas, palavras e atitudes mesmo depois de 1 ano do ocorrido.
O templo dedicado foi não só uma benção para os membros locais, mas também uma grande alegria para a manutenção da genealogia deste povo. No passado,os nomes, datas e locais eram registrados rolos de “tapa”, que era um tipo de papel enrugado feito de casca, mas que preservou uma história por séculos. Nos tempos modernos, as famílias modernas da igreja utilizam os computadores para realizar as ordenanças no templo.
O presidente Sione Fineanganofo disse que todas estas gerações foram beneficiadas pelo templo.

Gratidão: Templo de Curitiba – Brasil (Dedicado em 01/jun/2008)

Um templo é a maior benção que podemos ter em nossa cidade, pois se torna o local mais sagrado da terra onde moramos. Nem todos podem ter esta oportunidade. Muitas nações ainda não podem nem mesmo ter suas portas abertas para a pregação do evangelho, e muitos membros fiéis esperam ansiosamente por um templo próximo de ser lar.
No Brasil, o primeiro templo foi dedicado em São Paulo, e muitos de nós nos lembramos em como tínhamos que nos preparar ao guardar dinheiro para viajar a noite toda, passar algumas horas no início da manhã nele, seja no batistério ou nas sessões, almoçar rapidamente e já pegar a estrada para chegar a noite em casa. Era uma viagem cansativa, mas que fazíamos com alegria.
Então, em 2002 fomos abençoados com o anúncio de um templo em Curitiba. Agradecemos ao Pai Celestial por tantas bênçãos, e pudemos ver nossos pais, tios, avós e pioneiros da Igreja em Curitiba derramarem lágrimas por tão esperado acontecimento. O tempo passou e o templo foi construído. E muitas de nós participaram de sua dedicação, seja ao colocar sapatilhas nos visitantes, dançar, cantar, divulgar, e quão gratos fomos por nosso profeta vir a Curitiba para dedicar este maravilhoso templo. Ele mesmo segurou a chuva, prestes a cair na celebração.
Ontem, nos sacrificávamos ao viajar para outra cidade. Hoje, nosso sacríficio é diferente, é o tempo. Precisamos ser muito gratos por este templo em nossa cidade e demonstraremos isso ao permanecermos dignas dele entrar e frequentá-lo sempre, realizando o trabalho vicário por aqueles que tanto anseiam por estas ordenanças do outro lado do véu, e se assim fizermos, teremos um doce espírito em nossas vidas e orientação para as dificuldades. Sejamos sempre gratas por este templo perto de nós.

Serviço ao Próximo: Templo de Salt Lake City – EUA (Dedicado em 06/abr/1893)

Uma das mais belas histórias de perseverança e amor a Deus está na construção do templo de Salt Lake City. Os santos no ano de 1847 não passavam por momentos fáceis, pois haviam sido duramente perseguidos, atravessaram as montanhas e chegavam ao local onde fariam crescer a sede da Igreja, e encontraram ânimo nas palavras de Brigham Young que anunciou a construção de um templo naquela cidade.
O serviço ao próximo foi marca constante nos acontecimentos que ocorreram durante sua construção. Em seu início, muitos dos pioneiros que já haviam chegado ao vale retornaram as montanhas para auxiliar na travessia daqueles que enfrentavam o rigoroso inverno e haviam perdido animais, pertences e alguns familiares e amigos. Somente com esta ajuda alguns dos membros conseguiram completar a jornada.
Para sua construção, os melhores materiais existentes foram utilizados, e para encontrar estes materiais os santos buscaram pedras em locais distantes. Tiveram que contar com o trabalho e os bens uns dos outros ao utilizar bois, carroças e qualquer coisa que ajudasse no transporte de blocos de pedra. 4 bois eram utilizados para levar um único bloco de pedra, viagem que durava 4 dias. Com a chegada do trem, este problema foi praticamente resolvido, mas após vários anos.
Devido a pobreza do povo, a construção foi lenta e parou algumas vezes, mas com a ajuda mútua, a obra seguiu, e 40 anos depois ele foi dedicado em 1898, na presença de 75.000 pessoas. Tanto esforço valeu a pena, pois até hoje sua aparência é a de um edifício novo, recém construído, mas que pode ser visto que a ajuda mútua fez este templo ser levantado.

Dia do Senhor: Templo de Kiev – Ucrânia (Dedicação em 29/ago/2010)

Obs. o templo ainda não havia sido dedicado na ocasião que fizemos nossa atividade.
A Ucrânia é um país localizado no leste europeu, com uma história de muitas dificuldades, devido ao período de guerras da antiga União Soviética (que sofria com pobreza e problemas econômicos) e inclusive com restrição na liberdade religiosa, mas nunca sem perserverança.
Quando já existiam capelas na capital Kiev, em outra cidade, chamada Chernigov, no ano de 1995, a Igreja também foi estabelecida através de uma famíla perseverante e fiel, a família Shaveko. O pai da família, Nikolay Shaveko, estava na Polônia a trabalho quando conheceu um grupo de membros SUD e ganhou um livro de mórmon. Sua esposa, Lena, também mostrou interesse, pois ela pensava que havia tantas religiões no país que não sabia o que fazer.
Encontraram então o ramo mais próximo existente, em Kiev, porém a 150 km de sua casa. Ainda assim, decidiram frequentar a Igreja mesmo, com a longa distância. Em um domingo, dia 24 de novembro de 1996, Nikolay e sua família fizeram a viagem até Kiev. Somente lá conheceram os missionários pela primeira vez, e se impressionaram com o espírito que sentiram.
Esta foi a primeira de muita vezes que a família Shaveko foi obediente em cumprir com o dia do Senhor. Saiam cedo de casa para frequentarem a Igreja, mesmo com o frio de 30°C negativos em vários domingos e de trens lotados. Como eles não usavam carro, com as paradas do trem, eles demoravam até 7 horas para chegar em tempo, assistir as reuniões, e viajar mais 7 horas para casa. Viajar de ônibus era mais rápido, cerca de 3 horas de viagem, porém mais caro e raras vezes era possível viahar desta forma. Mas eles estavam felizes e mesmo as filhas pequenas não reclamavam. Seus vizinhos questionavam se a próxima Igreja ortodoxa já não era suficiente, mas eles desconsideravam, e em 5 de Janeiro de 1997, toda a família foi batizada.
Por causa desta família pioneira, muito mudou desde em Chernigov. Um ramo pode ser formado e a Igreja foi oficialmente estabelecida na cidade.
E esta família ajudou que uma nova benção se tornasse realidade ao seu país com o crescimento da Igreja. Pouco depois, em 1998, a Primeira Presidência então selecionou a Ucrânia e anunciou um templo para Kiev, o primeiro do Leste Europeu.
Os membros ainda tiveram de ser muito pacientes, pois a abertura de terra aconteceu quase 10 anos depois, em 2007, mas este templo agora será o próximo a ser dedicado, em 29 de agosto de 2010. Servirá cerca de 31.000 membros que vivem em 13 países, e a família Shaveko agora, assim como todos estes membros voltarão a viajar, mas agora para servir na Casa do Senhor.

Vestuário, Aparência e Linguagem: Templo de Caracas – Venezuela (Dedicado em 20/ago/2000)

Caracas é uma cidade especial. Na Venezuela, serve à muitos jovens e membros fiéis da Igreja em seu país e em países próximos, incluindo o Brasil. Os padrões destes membros fazem elevar o espírito para se portarem dignos de frequentar o templo.
Na Venezuela, as moças se mantém fiéis através do cumprimento dos padrões de vestuário e aparência contidos em “Para o Vigor da Juventude” e das metas do progresso pessoal. A jovem Fátima Moutinho disse que “Nossos líderes nos ensinaram a não apenas estabelecer uma meta, mas, sim, alcançar essa meta e depois continuar em frente, sem parar nunca”. Ao estabelecer os padrões de dignidade para entrar no templo, ela é feliz em poder estar digna e ter amigos na Igreja que, quando um apoia o outro, todos são beneficiados.

Já os membros do Brasil também se preparam antes de ir ao templo em Caracas. A viagem de 40 horas é longa, mas os santos, ao invés de se distraírem com filmes ou músicas que contém linguagem imprópria, preferem cantar hinos, sempre incluindo “Levantai-vos ide ao templo” e assistir vídeos da Igreja. Eles entendem que o propósito da viagem é sagrado e dizem que precisam estar com o espírito preparado para os trabalhos no templo.

O templo de Caracas abençoou e continua a abençoar muitas pessoas de seu país, e pela fidelidade dos membros brasileiros em sua frequência, hoje já foi anunciado o templo para Manaus, e os membros continuarão a serem fiéis no evangelho, cumprindo os padrões de vestimenta e linguagem no dia a dia, para terem as bênçãos de famílias eternas.

Um comentário:

  1. Acessem

    http://murilovisck.blogspot.com/2011/03/conferencia-geral-das-mocas-26-de-marco.html

    E saibam mais sobre a conferência geral das moças SUD

    ResponderExcluir