segunda-feira, 14 de março de 2011

Ideia para noite dos padrões: A história dos templos

Não sei quando vcs fazem suas noites dos padrões durante o ano, mas já segue nossa ideia do ano passado. Cada uma relacionou alguns padrões com a história de um templo, e existe uma infinidade de histórias lindas para se contar relacionadas a cada um. Nós destacamos o de Curitiba, que é nossa cidade, mas vcs podem ver qual se encaixa melhor para os padrões que vcs irão relatar. Eu pesquisei em vários sites, mas depois descobri este site:

http://www.ldschurchtemples.com/

Quem se arrisca em inglês pode conseguir muita informação legal. Enfim, cada moça apresentou sua história e seu testemunho de cada padrão, as líderes tbém participaram. A presidente das moças deu uma mensagem de encerramento, e tudo isso foi apresentado à ala e aos familiares. Imprimimos as fotos de cada tempo em folha A3 e compramos cartolinas cor de rosa. Iniciamos com as cartolinas coladas na parede e cada uma que falava colava sua foto no mural de templos, que ficou completo no final.



Ps. não sei se foi muita informação, mas quando publiquei apareceu só parte das histórias, então colocarei as outras 4 que tenho em um próximo post (Continuação Nuku Alofa Tonga, Curitiba Brasil, Salt Lake City EUA, Kiev Ucrânia e Caracas Venezuela).


*NOITE DOS PADRÕES: Relacione o(s) padrão(ões) que você recebeu consultando o Para o Vigor da Juventude com a história do templo abaixo. Prepare uma fala de 5 min com estas informações. Se precisar, peça ajuda para uma das líderes.

Namoro e Pureza Sexual: Templo de Las Vegas – EUA (Dedicado em 16 /dez/1989)



Aqueles que já ouviram falar de Las Vegas conhecem “sua fama”. Cidade de grandes cassinos, muitos jogos de azar, festas, diversão sem limites, onde “tudo pode acontecer”. Além disso,outro fato curioso é que Las Vegas é a cidade que possui o maior número de igrejas e denominações religiosas por pessoa, o que gera mais confusão de onde encontrar a verdade.

Ainda assim, se conhecermos um pouco mais desta cidade, veremos que existe uma comunidade SUD forte, que serve a comunidade e possui grande respeito ao seu governo. Em meio ao mundo, os santos dos últimos dias fazem surgir um oásis de fé.

Após tanto trabalho árduo, respeito pelos líderes do governo, e da devoção dos membros em “estarem no mundo sem ser do mundo”, um templo foi anunciado para esta cidade, em abril de 1984. O Élder Boyd K. Packer, quórum dos doze apóstolos, disse que “esta decisão poderia parecer estranha aos olhos de todos que conhecem a realidade de Las Vegas, a não ser que as pessoas conheçam o quão fortes os membros da Igreja são na determinação de cumprir com os padrões do evangelho de Jesus Cristo naquela cidade”.

Então seguiu-se a construção e o templo foi dedicado, o que se tornou uma grande honra a comunidade SUD. O templo, distante da conhecida Las Vegas da divesão, providenciou um fator de união e despertou o desejo de conhecer mais sobre a igreja dos não membros. Na época, o Irmão Seastrand , que trabalhou no comitê de dedicação, colocou que “muitos não membros conseguiram enxergar uma imagem espiritual da cidade de Las Vegas por esta construção”.

Desta forma, o templo de Las Vegas mostra da melhor forma que mesmo com todas as formas de oposição ao seu redor, é possível manter valores e padrões elevados.

Dízimos e Ofertas: Templo de Kirtland – EUA

Com sua dedicação e coragem, os santos deste local fizeram cumprir a palavra do Presidente Brigham Young , em 1855, onde a colonização aconteceria no coração do deserto. Não foi fácil, já que, pelo clima ser árido e seco, não havia água e comida suficiente para que a obra seguisse em frente. Outro problema foi a ocupação indígena da região, que chegou a fazerem fechar o progresso da obra na região, mas a obra não foi esquecida, e sim retomada, ajudando inclusive na construção civil e crescimento da cidade.


O templo de Kirtland é um templo especial, levantado em meio a grandes sacrifícios e ofertas generosas para sua construção. Muitos destes sacríficios foram realizados por mulheres fiéis a igreja, e uma das histórias é da jovem Hilda Larson. Ela estava ajudando sua mãe a arrumar a mesa quando seu pai anunciou que dois homens que trabalhavam com ele na construção do templo viriam a sua casa. Estes homens eram Heber C. Kimball e Brigham Young.

Hilda e sua mãe foram até um quarto atrás da casa, onde pegou uma louça utilizada somente em ocasiões especiais, mas Hilda conhecia cada peça daquele jogo, enrolada uma a uma em acolchoados. A mãe lhe explicou: “este jogo de porcelana pertenceu a sua bisavó, e veio da Inglaterra em 1770, e cada tempestade que acontecia enquanto estava em viagem no mar ela se preocupava com medo de que as louças quebrassem”,
Naquela noite eles usaram a porcelana com aqueles dois importantes líderes da Igreja. Conversando com a família, eles disseram que todos os irmãos tem ajudado na construção de várias maneiras. Naquele momento, o irmão Kimball olhou para a mãe de Hilda dizendo que “as mulheres estavam doando suas louças preciosas para o acabamento do edifício”.


Na tarde seguinte, a mãe de Hilda pegou uma caixa e lhe disse “Hilda, precisamos colocar as porcelanas nesta caixa para levá-las a construção do templo”. Hilda não podia imaginar como a louça poderia ajudar na construção, mas fez como a mãe dissera e viu o pai carregar a caixa em uma carroça e levá-la ao templo semi-acabado.

Hilda acompanhou o pai, e quando chegaram na obra, um dos seus colegas explicou que estavam fazendo a argamassa para o exterior do templo, e descobriram que a porcelana pulverizada ajudava a segurar a massa, além de deixarem as paredes do templo muito mais bonitas e reluzentes.
Apesar de entender, Hilda não acreditava quando aquele homem pegou a linda e delicada porcelana e a quebrou em pedacinhos, jogando-a dentro de um tanque para a mistura. No retorno, ela chorou silenciosamente pela preciosa porcelana ter este fim.

O templo foi terminado, e certa tarde, após ela passear com seus pais, eles foram até o local, e o sol estava se pondo. Ela via as paredes reluzentes, quando exclamou cheia de felicidade: “está vendo aquele brilho azulado ao lado da porta da frente? Somente a nossa porcelana poderia reluzir assim!

Fé: Templo de Hong Kong – China (Dedicado em 26/maio/1996)

 
O profeta Gordon B. Hinckley pediu há alguns anos atrás que dois setentas começassem discretamente a procurar um local para a construção de um templo em Hong Kong. Encontraram vários locais pequenos e, na opinião deles, inadequados, com preços extremamente elevados.

Infelizmente, o tempo estava se acabando. Se Hong Kong iria ter um templo, seria melhor construí-lo até 1º de julho de 1997. Em 1898, Hong Kong tornou-se colônia britânica, com a assinatura de um contrato de arrendamento de 99 anos, que expiraria em 30 de junho de 1997. Em dezembro de 1984, as autoridades britânicas e chinesas assinaram uma declaração confirmando que o governo britânico entregaria Hong Kong para a República Popular da China em 1º de julho de 1997. Caso o templo não fosse construído até lá, haveria o risco de o governo proibir a obra deste sagrado templo.

Por volta das 6h45 de uma manhã, o Presidente Hinckley ligou para o Élder Brough e pediu que ele e o Élder Carmack fossem ao seu quarto de hotel às 8h. O Presidente Hinckley então mostrou uma folha de papel com um desenho bem detalhado. Durante a noite, ele visualizara um edifício de oito andares, com o templo nos andares superiores e as outras funções localizadas nos andares inferiores. Incluía locais que substituiriam uma capela em Kowloon Tong, o escritório e a casa da missão Hong Kong. Esse conceito de múltiplo uso, explicou o Presidente Hinckley, quebraria a tradição de todos os outros templos da Igreja daquela época, que tinham um edifício próprio.

Os Élderes responderam que um edifício de vários andares, utilizado para múltiplas funções, nem sequer tinha sido levado em consideração anteriormente, mas tiveram a forte convicção de que o Presidente Hinckley tinha recebido uma inspiração, sim, uma revelação, sobre a vontade do Senhor e tinham fé em seu profeta e que esta idéia poderia ser feita em um local mais adequado, acreditando que a construção poderia ficar pronta em tempo, mesmo com grande urgência.

Em 26 e 27 de maio de 1996, o Presidente Gordon B. Hinckley dedicou o Templo Hong Kong China. Na oração dedicatória, ele disse: “A Tua Igreja nesta região chegou agora à plena maturidade com a dedicação desse templo sagrado. Oramos para que essa colheita de almas prossiga, e que no futuro tal como no presente, Teu povo tenha liberdade e segurança em sua adoração e que ninguém impeça o trabalho dos missionários chamados para esta região. Oramos para que Tua obra cresça e prospere no grande país da China e que os governantes sejam sempre receptivos aos que forem chamados e enviados como mensageiros da verdade revelada”

Família: Templo de Nuku’alofa – Tonga (Dedicado em 09/ago/1983)





Um comentário:

  1. Olá, adorei sua ideia e pretendo usá-la, mas não encontrei a continuação do post. Voce poderia mandar pra mim? Meu emai é enilzefsilva@gmail.com
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir

segunda-feira, 14 de março de 2011

Ideia para noite dos padrões: A história dos templos

Não sei quando vcs fazem suas noites dos padrões durante o ano, mas já segue nossa ideia do ano passado. Cada uma relacionou alguns padrões com a história de um templo, e existe uma infinidade de histórias lindas para se contar relacionadas a cada um. Nós destacamos o de Curitiba, que é nossa cidade, mas vcs podem ver qual se encaixa melhor para os padrões que vcs irão relatar. Eu pesquisei em vários sites, mas depois descobri este site:

http://www.ldschurchtemples.com/

Quem se arrisca em inglês pode conseguir muita informação legal. Enfim, cada moça apresentou sua história e seu testemunho de cada padrão, as líderes tbém participaram. A presidente das moças deu uma mensagem de encerramento, e tudo isso foi apresentado à ala e aos familiares. Imprimimos as fotos de cada tempo em folha A3 e compramos cartolinas cor de rosa. Iniciamos com as cartolinas coladas na parede e cada uma que falava colava sua foto no mural de templos, que ficou completo no final.



Ps. não sei se foi muita informação, mas quando publiquei apareceu só parte das histórias, então colocarei as outras 4 que tenho em um próximo post (Continuação Nuku Alofa Tonga, Curitiba Brasil, Salt Lake City EUA, Kiev Ucrânia e Caracas Venezuela).


*NOITE DOS PADRÕES: Relacione o(s) padrão(ões) que você recebeu consultando o Para o Vigor da Juventude com a história do templo abaixo. Prepare uma fala de 5 min com estas informações. Se precisar, peça ajuda para uma das líderes.

Namoro e Pureza Sexual: Templo de Las Vegas – EUA (Dedicado em 16 /dez/1989)



Aqueles que já ouviram falar de Las Vegas conhecem “sua fama”. Cidade de grandes cassinos, muitos jogos de azar, festas, diversão sem limites, onde “tudo pode acontecer”. Além disso,outro fato curioso é que Las Vegas é a cidade que possui o maior número de igrejas e denominações religiosas por pessoa, o que gera mais confusão de onde encontrar a verdade.

Ainda assim, se conhecermos um pouco mais desta cidade, veremos que existe uma comunidade SUD forte, que serve a comunidade e possui grande respeito ao seu governo. Em meio ao mundo, os santos dos últimos dias fazem surgir um oásis de fé.

Após tanto trabalho árduo, respeito pelos líderes do governo, e da devoção dos membros em “estarem no mundo sem ser do mundo”, um templo foi anunciado para esta cidade, em abril de 1984. O Élder Boyd K. Packer, quórum dos doze apóstolos, disse que “esta decisão poderia parecer estranha aos olhos de todos que conhecem a realidade de Las Vegas, a não ser que as pessoas conheçam o quão fortes os membros da Igreja são na determinação de cumprir com os padrões do evangelho de Jesus Cristo naquela cidade”.

Então seguiu-se a construção e o templo foi dedicado, o que se tornou uma grande honra a comunidade SUD. O templo, distante da conhecida Las Vegas da divesão, providenciou um fator de união e despertou o desejo de conhecer mais sobre a igreja dos não membros. Na época, o Irmão Seastrand , que trabalhou no comitê de dedicação, colocou que “muitos não membros conseguiram enxergar uma imagem espiritual da cidade de Las Vegas por esta construção”.

Desta forma, o templo de Las Vegas mostra da melhor forma que mesmo com todas as formas de oposição ao seu redor, é possível manter valores e padrões elevados.

Dízimos e Ofertas: Templo de Kirtland – EUA

Com sua dedicação e coragem, os santos deste local fizeram cumprir a palavra do Presidente Brigham Young , em 1855, onde a colonização aconteceria no coração do deserto. Não foi fácil, já que, pelo clima ser árido e seco, não havia água e comida suficiente para que a obra seguisse em frente. Outro problema foi a ocupação indígena da região, que chegou a fazerem fechar o progresso da obra na região, mas a obra não foi esquecida, e sim retomada, ajudando inclusive na construção civil e crescimento da cidade.


O templo de Kirtland é um templo especial, levantado em meio a grandes sacrifícios e ofertas generosas para sua construção. Muitos destes sacríficios foram realizados por mulheres fiéis a igreja, e uma das histórias é da jovem Hilda Larson. Ela estava ajudando sua mãe a arrumar a mesa quando seu pai anunciou que dois homens que trabalhavam com ele na construção do templo viriam a sua casa. Estes homens eram Heber C. Kimball e Brigham Young.

Hilda e sua mãe foram até um quarto atrás da casa, onde pegou uma louça utilizada somente em ocasiões especiais, mas Hilda conhecia cada peça daquele jogo, enrolada uma a uma em acolchoados. A mãe lhe explicou: “este jogo de porcelana pertenceu a sua bisavó, e veio da Inglaterra em 1770, e cada tempestade que acontecia enquanto estava em viagem no mar ela se preocupava com medo de que as louças quebrassem”,
Naquela noite eles usaram a porcelana com aqueles dois importantes líderes da Igreja. Conversando com a família, eles disseram que todos os irmãos tem ajudado na construção de várias maneiras. Naquele momento, o irmão Kimball olhou para a mãe de Hilda dizendo que “as mulheres estavam doando suas louças preciosas para o acabamento do edifício”.


Na tarde seguinte, a mãe de Hilda pegou uma caixa e lhe disse “Hilda, precisamos colocar as porcelanas nesta caixa para levá-las a construção do templo”. Hilda não podia imaginar como a louça poderia ajudar na construção, mas fez como a mãe dissera e viu o pai carregar a caixa em uma carroça e levá-la ao templo semi-acabado.

Hilda acompanhou o pai, e quando chegaram na obra, um dos seus colegas explicou que estavam fazendo a argamassa para o exterior do templo, e descobriram que a porcelana pulverizada ajudava a segurar a massa, além de deixarem as paredes do templo muito mais bonitas e reluzentes.
Apesar de entender, Hilda não acreditava quando aquele homem pegou a linda e delicada porcelana e a quebrou em pedacinhos, jogando-a dentro de um tanque para a mistura. No retorno, ela chorou silenciosamente pela preciosa porcelana ter este fim.

O templo foi terminado, e certa tarde, após ela passear com seus pais, eles foram até o local, e o sol estava se pondo. Ela via as paredes reluzentes, quando exclamou cheia de felicidade: “está vendo aquele brilho azulado ao lado da porta da frente? Somente a nossa porcelana poderia reluzir assim!

Fé: Templo de Hong Kong – China (Dedicado em 26/maio/1996)

 
O profeta Gordon B. Hinckley pediu há alguns anos atrás que dois setentas começassem discretamente a procurar um local para a construção de um templo em Hong Kong. Encontraram vários locais pequenos e, na opinião deles, inadequados, com preços extremamente elevados.

Infelizmente, o tempo estava se acabando. Se Hong Kong iria ter um templo, seria melhor construí-lo até 1º de julho de 1997. Em 1898, Hong Kong tornou-se colônia britânica, com a assinatura de um contrato de arrendamento de 99 anos, que expiraria em 30 de junho de 1997. Em dezembro de 1984, as autoridades britânicas e chinesas assinaram uma declaração confirmando que o governo britânico entregaria Hong Kong para a República Popular da China em 1º de julho de 1997. Caso o templo não fosse construído até lá, haveria o risco de o governo proibir a obra deste sagrado templo.

Por volta das 6h45 de uma manhã, o Presidente Hinckley ligou para o Élder Brough e pediu que ele e o Élder Carmack fossem ao seu quarto de hotel às 8h. O Presidente Hinckley então mostrou uma folha de papel com um desenho bem detalhado. Durante a noite, ele visualizara um edifício de oito andares, com o templo nos andares superiores e as outras funções localizadas nos andares inferiores. Incluía locais que substituiriam uma capela em Kowloon Tong, o escritório e a casa da missão Hong Kong. Esse conceito de múltiplo uso, explicou o Presidente Hinckley, quebraria a tradição de todos os outros templos da Igreja daquela época, que tinham um edifício próprio.

Os Élderes responderam que um edifício de vários andares, utilizado para múltiplas funções, nem sequer tinha sido levado em consideração anteriormente, mas tiveram a forte convicção de que o Presidente Hinckley tinha recebido uma inspiração, sim, uma revelação, sobre a vontade do Senhor e tinham fé em seu profeta e que esta idéia poderia ser feita em um local mais adequado, acreditando que a construção poderia ficar pronta em tempo, mesmo com grande urgência.

Em 26 e 27 de maio de 1996, o Presidente Gordon B. Hinckley dedicou o Templo Hong Kong China. Na oração dedicatória, ele disse: “A Tua Igreja nesta região chegou agora à plena maturidade com a dedicação desse templo sagrado. Oramos para que essa colheita de almas prossiga, e que no futuro tal como no presente, Teu povo tenha liberdade e segurança em sua adoração e que ninguém impeça o trabalho dos missionários chamados para esta região. Oramos para que Tua obra cresça e prospere no grande país da China e que os governantes sejam sempre receptivos aos que forem chamados e enviados como mensageiros da verdade revelada”

Família: Templo de Nuku’alofa – Tonga (Dedicado em 09/ago/1983)





Um comentário:

  1. Olá, adorei sua ideia e pretendo usá-la, mas não encontrei a continuação do post. Voce poderia mandar pra mim? Meu emai é enilzefsilva@gmail.com
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir