quarta-feira, 30 de abril de 2014

Ideia para Mutual: Alimentos Industrializados e Segurança Alimentar

Decidimos ter uma mutual voltada para a saúde alimentar, mas não sobre nutrição especificamente, mas sobre alimentos industrializados, para aprendermos sobre as substâncias químicas, se é bom consumi-los e quais cuidados devemos ter na compra uso destes alimentos.

Convidei minha irmã, que é Engenheira de Alimentos (e fica a dica: conheça as profissões ou especialidades dos membros de sua ala e convidem-nos para falar de um tema que eles conheçam na mutual) e trabalhou em indústria alimentícia para dar algumas dicas e falar sobre o assunto.

Foi muito bacana e se quiserem comentar isso, mesmo sem alguém para explicar, mas complementando na internet, eis o que aprendemos:

Imagem: Carlos Alvarez Flores

- Os alimentos começaram a ser industrializados na revolução industrial;

- A Segurança alimentar com o tempo virou uma preocupação, já que as pessoas deixaram de consumir alimentos cultivados por elas próprias. Um caso importante é a contaminação cruzada, quando um alimento pode contaminar o outro de alguma maneira. Um exemplo foi de várias pessoas contaminadas com Salmonela depois de uma festa que estava inicialmente intestino de uma galinha que foi servida, porém, como ela foi cozida, ela não foi o problema, mas a pessoa que preparou as refeições usou a mesma faca que cortou a galinha para cortar um alface, e assim ocorreu a contaminação. Por isso temos que cuidar bem do manuseio dos alimentos e utensílios.

- Conservantes e alimentos industriais não são um problema, eles vieram para facilitar e ajudar a vida das pessoas, mas como tudo na vida, devem ser consumidos com moderação. Por isso temos a palavra de sabedoria, que em sua essência, nos orienta que não podemos comer em excesso. O perigo é consumir muitos alimentos industrializados de uma só vez.

- A diferença de açúcar e adoçante (se é melhor usar um ou outro) é a química. Existem pesquisas, mas não há comprovação, de que o adoçante realmente faz mal. Não só o aspartame, mas o ciclamato é uma substância que, apesar de fazer parte da composição química, apenas algumas pessoas são intolerantes nelas em específico pode fazer mal. Mas ainda assim existem muitos mitos e por isso, ele pode ser consumido, sempre com moderação.

- Sal e Açúcar devem ser moderados em nossa vida. A brincadeira de "Todo pó branco doce ou salgado faz mal" é um fato, mas não teremos problemas se usarmos a quantidade correta. Cada organismo reage de uma forma e isso que isso pode provocar reações.

- Salsicha não tem carne ruim ou partes do corpo do porco, mas é feita de carne e apenas possui mais proteína artificial. Restos como unhas apenas são usados em ração animal. Existe corante sim, mas pasmem, existe salsicha feita sem corante e apesar de produzida, é pouco vendida porque as pessoas acham ela esquisita e não há venda no mercado, e por isso ela é mantida nesta cor laranja.

- Empanados tipo "Nuggets" é carne boa como partes do peito de frando, mas é apenas muito pequena para ser vendida em pedaços. A indústria possui máquinas especiais que tiram estes pedacinhos que ficam junto do osso do frango e juntando todos eles fazem o empanado. Aqueles que são mais baratos que outros tem mais proteínas que carne.

- Tudo que é em pó e congelados são bem artificiais para garantir o gosto. É preciso tomar cuidado porque são produtos que usam muito açúcar (ou seja: o suco de caixinha não é tão melhor que um refrigerante) e vc pode consumir mais do que devia. Tem mais açúcar pra ficar mais gostoso. 

- Sucos são mais caros que refrigerante por causa do processo químico. A embalagem por exemplo (pet x caixa para a conservação) pesa bastante no custo.

- Para comprar conservas, tomar cuidado com as embalagens : se está mal fechada, amassada, quebrada, onde está armazenada (oxigênio é o grande vilão da conservação e ele faz os alimentos estragarem... se houver aberturas, irá estragar mais rapidamente).

- A soja é melhor para pessoas que tem alguma falta de proteína no organismo ou para intolerância a lactose, mas não é melhor que leite convencional para pessoas que não tem esses problemas. A proteína do leite é fundamental (por isso bebês começam com leite) mas a soja não é o diferencial, é mais uma jogada de marketing do que um diferencial à saúde.

- Para Carnes é obrigatório ter selo do CIF, órgão que inspeciona os alimentos crus.

- Os Transgênicos são alimentos modificados e por isso não são naturais, mas não significa que vão fazer mal para vc, depende de cada pessoa caso ela tenha alguma Pré disposição justamente de uma substância modificada em questão.

- Sódio: realmente vai muito sódio em instantâneos, mas outros alimentos também devem ser notados, não culpando apenas os industrializados nesse problema, como exemplo: presunto e embutidos tem até mais sódio que outros alimentos.

Nas embalagens é obrigatório a escrever se contem traços de substancias como glúten e lactose.

- Por fim, a industrialização é boa e nos ajuda. Um bom exemplo é o iogurte, que é totalmente industrializado através da inserção de uma bactéria no leite se transforma em iogurte após fermentação, mas se tivermos sabedoria, podemos ter uma vida saudável consumindo alimentos industrializados!

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Ideia para Atividade: Chá da Tarde (Dia das Mães)

O dia das mães está chegando e sempre temos algo de especial para essas mulheres maravilhosas de nossa ala. Já vi que o Blog "Pode lar ser Como o Céu" tbém já deu a dica de um chá para esta data, mas vou compartilhar a nossa experiência.

E nessa data, a OM de nossa ala (e quem acompanha o blog nos últimos anos sabe), além de pensarmos nas mamães, pensamos em especial nas nossas viúvas. Nos últimos anos, próximo ao dia das mães, sempre visitamos elas e cantamos hinos, conversamos e presenteamos estas mulheres, mas como ao longo dos anos as viúvas aumentaram, decidimos convidá-las para uma tarde especial para elas.

Esse foi um projeto do Progresso Pessoal das Moças de Organizar todo um Evento, como coloquei no Post sobre Organização e Cerimonial de Eventos, há algumas semanas atrás. E elas realmente fizeram tudo... apenas demos algumas dicas e caronas para ajudá-las, ficamos orgulhosas de nossas meninas!

Então, se vcs decidirem fazer um chá, vai nossa inspiração do que fazer:

Convite: Feito por uma de nossas lauréis em scrapbooking. Ela usou um papel estampado como envelope, o convite como se fosse um sachê e ainda colocou um chá dentro, que deu um cheirinho delicioso ao convite, super caprichado.


Decoração e Organização: Fiz no salão de festas de meu apto e isso ajudou porque já tinha a maior parte das louças, que deu um toque especial só o fato de as xícaras e utensílios estarem todos arrumadinhos. Mas além disso, usamos vasinhos e garrafinhas de vidro (que dá pra reaproveitar de refri) para colocar flores como centro de mesa e identificações das comidas e bebidas e papel de scrap rosa.




Comes e bebes: elas até exageraram de tanta coisa boa que tinha, mas tudo maravilhoso!

Salgados: torta de frango, patê de ervas finas e presunto com torradas e pão de queijo;
Doces: Mousses de maracujá e limão em copinho, bolo de limão e brownie (dica: ver se alguém é diabético ou possui alguma intolerância alimentar para ter algo gostoso para todas);
Bebidas: Chá de frutas vermelhas (quente, levar térmica) e chá das bruxas; Chá gelado de Limão e Pêssego; Sucos de Uva e Laranja,






Atividade (Mensagem e Brincadeira): As meninas começaram agradecendo a presença de todas e com uma oração. Uma das moças então deu uma breve mensagem que falou sobre Serviço e Força para Superar as Provações, da Liahona. Em seguida, tivemos uma pequena dinâmica. Sentadas em círculo, cada irmã deveria falar uma ou mais coisas boas sobre a pessoa que estava sentada a sua direita. Cada uma compartilhou seu amor e falou algo bacana da pessoa ao seu lado, foi bem simples, mas muito gostoso.

Por fim, tiramos uma foto com todas, fizemos a oração para abençoar o alimento e aproveitamos o tempo para conversar entre nós e nos deliciar com os comes e bebes (tempo que nunca temos aos domingos...)


Convidamos irmãs inativas tbém, que infelizmente não vieram, mas tivemos uma visitante que gostou muito!

Dica: viúvas às vezes têm problemas de locomoção. Se for só esse o problema, veja se a Soc Soc, Prof. Visitante/Mestre Familiar ou alguém pode ajudar para levar a pessoa até a atividade.

Posso dizer pra vcs que foi uma experiência maravilhosa, especialmente a integração e demonstração de amor entre moças e viúvas. Nesta última conferência geral, na Sessão das Mulheres, a Presidente Geral das Moças - Bonnie L. Oscarson - mencionou que "Não há barreiras de idade no tocante ao Serviço Cristão". Não posso ter maior certeza disso depois dessa dia!


terça-feira, 22 de abril de 2014

Ideia para atividade: Quiz culinário

Esta é uma atividade rápida e bem divertida... eu fiz em uma mutual que tivemos que discutir algumas coisas antes e preferi então fazer uma atividade bem rapidinha pra dar tempo pra tudo. Mas, em uma mutual culinária ou em uma noite do pijama é uma ótima brincadeira.

Foto só pra inspirar: Sobremesa que o marido fez esses tempos!

A ideia não foi minha, mas no blog americano da Marci Combs, ela é ótima. Não usei todas as alternativas dela, mas... o Arquivo original: Aqui

É um quiz de conhecimentos culinários e tem coisas bem bacanas. No final, as repostas! Ah, inclusive consultei a internet na maior parte das alternativas pra ver se tava tudo ok mesmo! Espero que vcs gostem!

======

Você acha que sabe cozinhar?
1. O que é um tomate?
a. Uma fruta
b. Um vegetal

2. Qual é o tipo de tábua mais higiênica?
a. Plástico
b. Madeira
c. Não há diferença

3. Qual item da cozinha geralmente armazena mais bactérias?
a. Pano de prato
b. Esponja
c. Lavadora de louça
d. Pia

4. Quantas colheres de chá completam 1 colher de sopa?
a. 2
b. 4
c. 3

 5. Quantas colheres de sopa completam 1 xícara?
a. 12
b. 14
c. 16

6.Em geral, o que economiza mais água?
a. Lavar a louça na mão
b. Usar a lava-louças

7. O que você deve fazer se salgou demais uma sopa ou vegetal enquanto cozinha?
a. Colocar mais tempero tipo caldo e provar.
b. Adicionar algumas batatas e retirá-las depois de absorverem o sal.
c. Adicionar algumas pimentas.
d. Pensar em pedir uma pizza.

 8.Qual é o tipo de óleo mais saudável para cozinhar?
a. Amendoim
b. Oliva
c. Milho
d. Soja

9.Como você pode dizer que um ovo está fresco?
a. Cheirá-lo
b. Colocá-lo em um copo com água fria. Se afundar, está fresco.
c. Colocá-lo em um copo com água fria. Se boiar, está fresco.
d. Comê-lo e esperar se vai ficar doente.

10.Qual dos seguintes vegetais é menos nutritivo se comido cru?
a.Tomate
b.Pepino
c.Espinafre

11. O que é um ‘stracchino?’
a. Um tipo de massa
b. Um queijo fresco da Itália
c. Um prato italiano com vegetais

12. Qual ingrediente pode ser substituído por sour cream em uma variedade de receitas?
a. Iogurte natural
b. Queijo cottage
c. Manteiga




Respostas
1. a
2. a
3. b
4. c
5. c
6. b
7. b
8. b
9. b
10. c
11. b
12. a 

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Ideia para Mutual: Estudo de "O Cristo Vivo"

Essa mutual eu farei amanhã, conjunta, mas achei legal postar agora porque será uma mutual especial de preparação para a páscoa nesta semana.

A ideia original está no sugardoodle, é um desafio de aprendermos e compreendermos melhor esse testemunho tão especial dos apóstolos. Desse link:

http://www.sugardoodle.net/joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=9556

Acho super legal que no original seja sugerido usar cores diferentes para marcar partes do texto. Mas como vamos fazer com todos juntos e não tenho tantos lápis para todos, adaptei e assim será feito:

Cada jovem receberá uma cópia do documento "O Cristo Vivo - Testemunho dos Apóstolos" que pode ser impressa ou comprada no templo (eu comprei, é mais bonitinho e vem 10 em um pacotem como na foto acima). No final do Progresso Pessoal tbém possui o documento. Perguntar se todos conhecem o texto, e se leram, o que se lembra do que ele fala.



Depois de escutar as opiniões, fazer um estudo aprofundado dele, da seguinte maneira, um lápis de cor para cada jovem:

Sublinhar: todos os VERBOS ou PALAVRAS DE AÇÃO que Cristo fez (foram, andou "fazendo o bem", caminhou, curou, ensinou, etc.)

Circular: Nomes que são sinônimos ou títulos de Cristo (Criador, Jeová, Redentor, etc.)

Pintar: Quaisquer frases ou palavras que se falem como Cristo foi tratado pelos seus acusadores (preso e condenado, sentenciado a morrer, etc).

Sublinhar desigualmente (como se fosse uma onda ou cobra): quaisquer outros termos que se relacionem a história de Cristo (Nascimento, Belém, Calvário, e muitos outros!)

Por fim, discutir como eles se sentiram e o que aprenderam com este testemunho especial e se isso ajudou eles a "Virem a Cristo" como sugere nosso tema da mutual este ano.

Vocês tbém pode desafiá-los a decorar o Cristo Vivo, lembrando que esta é uma sugestão de projeto de fé do Progresso Pessoal. Vocês podem tbém incentivar a fazer alguma meta relacionada ao sacramento no próximo domingo, mais especial ainda de se pensar em Cristo pela Sua Ressurreição.

Uma feliz páscoa desde já para todos, sempre com a lembrança da vida de nosso Salvador!

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Ideia para Mutual: Direito do Consumidor

Quem já teve algum problema quando comprou um produto ou serviço levanta a mão! Pois é... todo mundo acho que já passou por isso, e apesar de todos nós "termos nossos direitos" temos que saber quais eles são e fazer nossa parte tbém.

Disso, fizemos uma mutual sobre Direito do Consumidor, um assunto super instrutivo para todos. Convidei meu primo, tbém membro da Igreja e advogado, para explicar um pouco sobre como ele funciona e em quais situações podemos e devemos usar nossos deveres. Ele preparou uma pequena cartilha que está fotografada na continuação do post, mas tenho certeza que qualquer pessoa da área de Direito poderia dar uma mutual ou atividade muito bacana como essa.

Imagem: fecomerciogo

Algumas coisas legais que aprendemos:

- Antes de exigir nossos direitos, temos que fazer nossa parte. Quando compramos algo, precisamos exigir a nota fiscal para em caso de problema, termos como efetivamente mostrar que compramos o produto naquele estabelecimento e temos um argumento válido. Temos que ser honestos e não reclamar de algo que já usamos por algum tempo ou danificamos, mas é interessante entrarmos em contato nos casos aplicáveis com a empresa, porque se todos nós fizermos isso, muitos dos problemas de atendimento que temos podem acabar, como acontece em outros países que os clientes são muito bem tratados.

- É lei que todo estabelecimento comercial tenha uma cópia do CDC (Código de Defesa do Consumidor) para consulta, se não tiver ele pode ser multado. Nossa parte: saber o que tem escrito nele para usá-lo se for necessário.

- Para qualquer ação simples, deve ser acionado o Juízado Especial (antigo pequenas causas, que não existe mais esse termo). Uma pessoa pode inclusive entrar com um recurso sem um advogado no valor de até R$ 20.000 e neste juízado, com um advogado até R$ 40.000. É melhor usar um profissional, no caso eles tem mais credibilidade que nós, "simples mortais", perante um juiz, mas ainda assim é possível você mesmo entrar com uma ação.

- O que revolucionou o CDC foi o art. sexto, inciso oitavo, que declara que o consumidor possui a "inversão do ônus da prova". Em resumo, isso significa que o consumidor, tendo um problema, não possui a obrigação de provar o erro, mas sim o fornecedor possui a obrigação de provar que não está errado... e se isso não acontecer, você tem o direito de ser beneficiado... isso é usado para praticamente tudo no mundo direito do consumidor! Exemplo clássico: operadora de telefonia. Se você decide entrar com uma ação porque vc tem problemas do serviço não funcionar, ou não se atendido devidamente se precisar de um cancelamento, eles devem provar que não fizeram isso.

- Propaganda enganosa é proibida. Se você vê um preço de um produto no mercado e chega no caixa está outro, isso deve ser questionado. Foi nos falado um caso de uma bebida que estava muito mais barata que o normal e pessoa fotografou o preço. Chegou no caixa, estava bem  mais alto e quando ela questionou, um funcionário foi até a estante e trocou o preço... como ela tinha fotografado, ela se garantiu, e é direito levar o produto no preço anunciado... temos que ficar de olho! Outro ponto é que publicidade que induza a confusão, considerada abusiva, tbém não é permitida. Exemplo: vários refrigerantes com variação de preços mas com descrições não totalmente compreensíveis ao consumidor.

- Venda casada é proibida. Exemplo de venda casada clássico: poder comprar refrigerante e pipoca para comer no cinema somente na própria loja de comes e bebes do cinema. Você pode sim questionar qualquer atendente se levar seu chocolate ou pipoca de casa ou comprado em qualquer outro lugar!

- Quando você compra um produto com defeito e não sabia disso, e descobriu depois de usar uma vez, há 3 opções possíveis: troca do produto por um novo, conserto do comprado ou devolução do dinheiro. As 3 estão corretas e se você teve um problema e exige o dinheiro de volta, tome cuidado... pois as outras duas opções tbém são válidas por lei e você não pode exigir algo diferente se eles resolverem o problema com qualquer uma dessas formas.

Espero que vocês gostem, aprendemos muito e todas gostaram!
Aqui vai a cartilha:






domingo, 6 de abril de 2014

Ideia para Mutual e Projeto do Progresso Pessoal: Planejamento e Cerimonial de Eventos

Temos muitos eventos a planejar em nossa vida pessoal, na igreja, profissional - festas; aniversários; casamentos; reuniões; atividades tipo novos inícios, noite dos padrões, excelência, baile -  enfim, uma infinidade. Como fazer isso? Temos dúvidas várias vezes... e as jovens então nem se fala. Por isso, fizemos esta mutual para orientá-las sobre como organizar um evento.

Minha conselheira Juliana é formada em relações públicas, trabalha com cerimonial e preparou o material desta mutual (logo a seguir) que dá várias dicas do que são os eventos e como planejá-los.

Mas claro, pra não ficar só na teoria, desafiamos nossas jovens a então, planejar e executar um evento seguindo as dicas dadas. O evento escolhido será uma tarde de chá para as viúvas de nossa ala (temos várias em nossa unidade) com todos os detalhes: convites, decoração, mensagem/atividades, comes e bebes, orçamento, lembrancinhas... enfim, e isso será um projeto do progresso pessoal que elas cumprirão juntas, e as líderes não delegarão nada, ajudaremos com pequenos detalhes, elas estão no comando. Pode se encaixar como projeto de Boas Obras, Escolhas e Responsabilidades, Valor Individual e até mesmo Conhecimento.

Sobre eventos, em Escolhas e Responsabilidades tem a sugestão de organizar um baile, que se aplica nesse material por exemplo tbém. Mas de nosso caso, postarei o evento e a ideia toda até o fim do mês.

Só de exemplo, esse foi o chá de bebê do meu Mateus, o tema foi Cata-vento!
Eis o material da nossa mutual:

Obs. É claro que nem todos os eventos precisam de todos os tópicos a seguir, mas o material fica completo e vocês utilizam o que for aplicável no caso de vcs.

Eventos Institucionais: definição e planejamento
O evento constitui-se num tipo de reunião com objetivo específico, seja ele institucional, comunitário ou promocional. Tem como principal finalidade atrair a atenção do público, como, também, da imprensa através da divulgação.
Em geral para um evento ter pleno sucesso precisa, antes de sua realização, passar por um planejamento de Relações Públicas de forma detalhada e organizada, abrangendo todas as etapas de sua programação, desde a sua idealização até a sua conclusão.

Objetivos do Evento
Todo planejamento de eventos está intimamente relacionado aos objetivos que se deseja alcançar com a sua realização. Assim, é necessário defini-los, com precisão, a fim de que os resultados obtidos sejam os previstos.

Nome
O nome do evento deve exprimir seus objetivos e ser de fácil assimilação pelo seu público-alvo.

Público
O público-alvo deve ser bem definido, para que se tenha conhecimento do número total de convidados e de quais estratégias de comunicação devem ser adotadas.

Data, horário e local
A fixação da data do evento e do horário é de vital importância. Marcar um evento, em data/horário coincidentes com outras iniciativas da mesma natureza ou destinadas ao mesmo público/região, pode determinar o insucesso.
O êxito do evento também reside na escolha do local adequado. Por local não se entende somente o espaço físico onde será realizado o evento, mas o próprio local geográfico considerando os aspectos:
- facilidade de acesso; - condições turísticas; - infraestrutura de hospedagem e alimentação; - condição econômica dos participantes; - concentração de público-alvo.

Programação Visual
As peças promocionais utilizadas devem ter o visual bem elaborado, com ilustração e texto relacionados com os objetivos. Além disso, na criação dos materiais publicitários, deve-se levar em conta a identidade visual da instituição, aplicações de logomarca, bem como a presença de outras informações relevantes sobre a instituição promotora.

Convites
Ao planejar uma cerimônia, seja de caráter acadêmico, social, festivo ou outro, deve-se ter o cuidado de elaborar uma relação em que constem convidados direta ou indiretamente ligados ao evento e/ou de potencial público-alvo do serviço/produto a ser dada visibilidade. Os convites devem ser discretos, com texto claro e objetivo, motivando a participação dos convidados. Além disso, devem conter elementos básicos como:
- cargo, instituição da pessoa que convida; - nome do evento; - local, data, hora; - nome completo do convidado e, se for o caso, mencionar o cônjuge; - informações para contato (telefone, e-mail); - pedido de confirmação, se necessário; - tipo de traje.

Divulgação do Evento
Basicamente são utilizados jornais, revistas, rádio, televisão e internet. A divulgação de eventos deve observar os critérios – informação, precisão e correção linguística. A comunicação pode ser da seguinte forma:
- anúncios; - releases (comunicação por meio de mídia espontânea - publicação gratuita e de interesse dos veículos, na forma de notícias e reportagens sobre o evento); - outdoor; - cartazes informativos; - mala-direta; - panfletos; - ofícios; - internet.

Recursos Humanos
Na organização de qualquer evento, independente de sua dimensão, deve haver um responsável pela sua execução. Além disso, vários são os setores e pessoas envolvidas: transporte, hospedagem, vigilância, limpeza, recepção, sonorização, alimentação, cerimonial etc. Todas as tarefas devem ser executadas por pessoal qualificado, podendo, portanto, se necessário, ser terceirizado.

Transporte
Transporte urbano: Fator que assume importância relevante quando o evento se desenvolve em local afastado dos locais de hospedagem. Dessa forma, providências quanto a transportes opcionais e coletivos devem ser tomadas. Transporte aéreo: Palestrantes e autoridades geralmente requerem transporte aéreo. Nesses casos, é necessária uma meticulosa organização para reserva, troca de horários de voos, etc.

Hospedagem
Deve-se levar em conta a escolha dos hotéis, pousadas, restaurantes ou outras acomodações para os participantes. Informações sobre características dos hotéis, localização, custo das diárias, prazos e procedimentos para a confirmação de reservas devem ser previamente enviadas aos participantes, contemplando as várias opções de custo e possibilidades de deslocamento, de modo a atender à diversificação econômica desse público.

Recepção e Credenciamento
A recepção aos participantes do evento poderá ser realizada nos pontos de chegada ou no próprio local do evento. É importante ressaltar que a recepção aos participantes é o momento em que eles têm a primeira impressão sobre o evento e a entidade promotora.
Os processos de credenciamento dos participantes já inscritos, inscrições no ato e a entrega do material individualizado (pastas, caneta, folheteria) requerem uma eficiente e organizada equipe, para evitar o transtorno das grandes filas, da desinformação e o decorrente atraso no início do evento. Cabe atentar para a adequação do espaço destinado a esse serviço em relação ao público esperado: indicação clara do critério para identificação (ordem alfabética, número de inscrição), bem como para a seleção de recepcionistas e secretários bem preparados, uniformizados e com crachá de identificação.

Decoração
O local deverá ser decorado conforme o caráter do evento. Os locais poderão ser decorados com painéis, flores, banners, faixas, balões. Uma decoração/ornamentação discreta geralmente dá melhores efeitos: utilizar flores ou outros recursos em tamanho e disposição de forma a não dificultar a movimentação dos microfones e encobrir a visão das pessoas; escolher as cores para enfeitar o local, de acordo com o tipo de evento e com as da instituição; além do senso estético e a criatividade.

Materiais utilizados
Os materiais de expediente de um evento, bem como mesas, cadeiras, painéis, também devem ser pensados pela comissão organizadora. Equipamentos devem ser solicitados junto aos setores responsáveis com antecedência para evitar transtornos de última hora e/ou correr o risco de os equipamentos não estarem disponíveis. Definir o que será necessário para o evento e fazer as devidas solicitações. Assim, providenciar, por exemplo:
• Projeção (retroprojetor, telões, telas, projetores de multimídia, caneta laser);
• Sonorização (microfones, amplificadores, aparelhos de som, gravadores, mídias digitais de hinos e música para ambiente);
• Secretaria (computador, impressora, copiadora, telefones, celulares, fax, flip chart, quadro, giz e apagador);
• Outros (café, água, sucos, chá, lanches, uniformes, extintor de incêndio, gerador, palanque, palco e passarela, cabine de tradução simultânea).

Custos
Qualquer atividade a ser desenvolvida para a realização de um evento, por mais simples que seja, envolverá gastos, os quais deverão ser combinados previamente com as pessoas/setores responsáveis. A previsão de custos deve acompanhar o planejamento.

Check-List
Na organização de um evento, faz-se necessário o controle da realização do que foi planejado. Um recurso eficiente para este acompanhamento detalhado é o uso de uma lista de checagem padrão – check-list, contendo os itens básicos para a efetivação bem sucedida de uma solenidade:
Atividades Gerais
a) Dimensão do evento;
b) Determinação do local;
c) Cronograma de atividades;
d) Convites: elaboração, listagem do convidados, expedição;
e) Preparação da correspondência geral (autoridades, palestrantes, circulares);
f) Preparação da correspondência específica (departamento de trânsito, bandas municipais, departamento de energia);
g) Material aos participantes (brindes, blocos, pastas, canetas, crachás);
h) Material gráfico (fichas de inscrição, folhetos, certificados, pastas, mapas, convites, programa, folders);
i) Material para imprensa (Press-release, fotos, press-kit);
j) Hotel (reservas, serviços de informação, flores);
k) Programação visual (folders, cartazes, anúncios, pastas);
l) Serviços logísticos (transportes, passagens aéreas, hospedagem);
m) Programação social, elaboração de passeio pela cidade;
n) Verificação: reuniões, almoços e jantares, coquetéis, imprensa, sala VIP, secretaria geral, informações, atendimento médico, estacionamento, sanitários, cozinha;
o) Supervisão e operacionalização de serviços: recepção, secretaria, informações, sala VIP, tradutores, intérpretes, assessor de imprensa, operador de som, luz e projetores, limpeza, segurança e estacionamento, fotografia, filmagem, manutenção, mestre de cerimônias;
p) Solenidade: mesa para o receptivo, lista de convidados, livro de presenças, lista de confirmações, reservas de mesas, tribuna/púlpito, mastros e bandeiras, distribuição de lugares especiais, dimensionamento da mesa principal, mestre de cerimônias e roteiro para o cerimonial, hasteamento de bandeiras, hinos;
q) Outros (momentos culturais, coral, banda, orquestra, show, correio, locação de veículos, exposição);
r) Finalização: liquidar todas as pendências sobre instalações, devolução de materiais e equipamentos utilizados, certificados e comprovantes de frequência aos participantes e pessoal de apoio operacional, prestação de contas, avaliação, relatório final, ofícios ou cartas de agradecimento, arquivamento de toda correspondência recebida e expedida relacionada ao evento, álbum de fotografias, edições, clipping e anais.

Análise e Avaliação
Ao final do evento, a equipe deve reunir-se para avaliá-lo em todos os aspectos, considerando os resultados obtidos, a opinião das pessoas que compõem o grupo de trabalho e a tabulação do questionário de avaliação preenchido pelos participantes, contemplando todas as áreas da organização.

CERIMONIAL E PROTOCOLO DE EVENTOS
O Protocolo é o conjunto de regras preestabelecidas que disciplinam a organização de qualquer evento. São as normas para conduzir os atos oficiais sob as regras da diplomacia, tais como a ordem geral de precedência. Em alguns eventos, principalmente aqueles nos quais estão presentes várias autoridades municipais, estaduais, com a formação de mesa de honra, o protocolo soluciona as dúvidas de quem deverá ser chamado primeiro, quem deverá ficar ao lado de quem ou quando irá pronunciar-se.
O Cerimonial é a aplicação prática e concreta do protocolo. É a implementação de normas previamente fixadas pelo protocolo dispostas numa ordem sequencial, que envolve a ordem de precedência a ser observada, a utilização de indumentária própria e de elementos simbólicos, bem como o cumprimento de um ritual.










quarta-feira, 2 de abril de 2014

Ideias para ter uma Páscoa mais centrada em Cristo

Vi um artigo indicado pelo LDS Living (que é uma revista online de assuntos diversos relacionadas a Igreja e que indico) e achei interessante um artigo com 20 ideias para fazer a Páscoa mais centrada em Cristo. Este é o link original:


Ok, tem algumas opiniões pessoais de quem escreveu o artigo sobre a páscoa, mas gostei muito de que comentou de começarmos desde já nos prepararmos para celebrar esta Páscoa em 2014 e o que mais interessa são as ideias e selecionei e adaptei algumas delas que achei bacanas de usar com os jovens. 

Pode ser em mutuais (e tem tudo a ver com o tema do ano), incentivos de aulas do Vem, Segue-me e mesmo com metas do Progresso Pessoal para aprendermos mais sobre a Expiação e a Vida do Salvador. E dá pra começar a partir dessa Conferência Geral (por que não?).


Vamos lá:

* Faça Noites Familiares com o tema da Páscoa: No mês de abril, as noites familiares podem ser todas relacionadas a vida, sacrifício e ressurreição de Cristo. No livro de Ideias para Noites familiares (aquele antigo mesmo) tem lições para ocasiões especiais como esta.

* Faça refeições com o tema da Páscoa para sua família: Fazer refeições que nos lembrem esta ocasião. Vcs podem por exemplo fazer o jantar de páscoa do velho testamento (com pães asmos, folhas amargas, cordeiro, etc... fiz isso com os jovens ano passado e tem tudo aqui) ou mesmo ovos de páscoa em casa (lembrando que os ovos tem um significado de nascimento e vida tbém e deixar isso bem claro para o foco se manter em Cristo). Colombas pascais tbém é mais uma ideia de a família fazer junta!

* Escutem músicas relacionadas a Páscoa: Hinos sobre o Salvador e outras músicas que falam sobre Cristo são muito inspiradoras, por exemplo "O Messias" de Handel. Vocês podem ouvir no carro, no radio em casa e claro... nos Ipod's, Iphone's e todos os dispositivos móveis possíveis.

* Assistam filmes sobre o Salvador: Há uma variedade de filmes sobre Cristo. Muitos deles vendidos no templo, e tbém se aplicam as Mormon Messages que podem ser vista inclusive no you tube. Nas aulas do Vem, Segue-me há várias sugestões tbém.

* Façam projetos de serviço: servirmos como Cristo nos aproxima Dele, sem dúvidas. Ajude seus vizinhos, idosos, crianças, amigos... observe o que pode ser feito e melhore o dia de alguém com o Espírito de Páscoa!

* Estude a Expiação de Cristo nas Escrituras: Façam um estudo diário sobre este tópico. Vocês podem usar recursos simples como o Sempre Fiéis, Princípios do Evangelho, Artigos da Liahona e claro... as obras padrão. Você pode ler as escrituras indicadas neste tópico do Guia de Estudos das Escrituras (GEE)... enfim... o importante é aprender ou relembrar um pouquinho a cada dia até a Páscoa.

* Faça o sacramento ser ainda mais especial: Sabemos que é um momento especial no domingo, mas faça um esforço ainda maior para fazer deste um momento único na semana. Pense em todos os eventos desde o nascimento de Cristo, em seu ministério... preste mais atenção no hino sacramental, ore à Deus e esteja mais preparado para sentir o Espírito ao renovar seus convênios até a páscoa.

* Use as redes sociais para falar da Páscoa: Compartilhe mensagens e as crenças do evangelho focado em Cristo na páscoa, através de imagens, citações e principalmente seu testemunho.

* Presenteie um amigo com um Livro de Mórmon: Ajuda ainda mais a tirar o mito de que mórmons não são cristãos, é uma das melhores épocas para presentear alguém com um Livro de Mórmon. 

* Vá ao templo: Não há melhor lugar para sentir Jesus Cristo do que no templo... lá aprendemos sobre o Plano de Salvação que tem Cristo como grande personagem para a salvação da humanidade... e claro, estando no templo tbém estamos servindo aos nossos antepassados.

* Presenteie familiares com algo relacionado a Cristo: ao invés de apenas coelhos e ovos de páscoa, que tal dar um livro, cd ou mesmo escrever seu testemunho ou pensamentos da conferência geral... enfim algo do coração e dar para seus familiares? Podemos lembrar que esta é a verdadeira páscoa!

* Escreva em seu diário: mesmo que você não tenha um, é uma excelente época para iniciar. Escreva seus sentimentos de gratidão pelo sacrifício de Cristo, pensamentos e sentimentos que você teve ao conhecer ele mais de perto pelas sugestões acima.... preserve seu testemunho e relato para você e sua posteridade!


quarta-feira, 30 de abril de 2014

Ideia para Mutual: Alimentos Industrializados e Segurança Alimentar

Decidimos ter uma mutual voltada para a saúde alimentar, mas não sobre nutrição especificamente, mas sobre alimentos industrializados, para aprendermos sobre as substâncias químicas, se é bom consumi-los e quais cuidados devemos ter na compra uso destes alimentos.

Convidei minha irmã, que é Engenheira de Alimentos (e fica a dica: conheça as profissões ou especialidades dos membros de sua ala e convidem-nos para falar de um tema que eles conheçam na mutual) e trabalhou em indústria alimentícia para dar algumas dicas e falar sobre o assunto.

Foi muito bacana e se quiserem comentar isso, mesmo sem alguém para explicar, mas complementando na internet, eis o que aprendemos:

Imagem: Carlos Alvarez Flores

- Os alimentos começaram a ser industrializados na revolução industrial;

- A Segurança alimentar com o tempo virou uma preocupação, já que as pessoas deixaram de consumir alimentos cultivados por elas próprias. Um caso importante é a contaminação cruzada, quando um alimento pode contaminar o outro de alguma maneira. Um exemplo foi de várias pessoas contaminadas com Salmonela depois de uma festa que estava inicialmente intestino de uma galinha que foi servida, porém, como ela foi cozida, ela não foi o problema, mas a pessoa que preparou as refeições usou a mesma faca que cortou a galinha para cortar um alface, e assim ocorreu a contaminação. Por isso temos que cuidar bem do manuseio dos alimentos e utensílios.

- Conservantes e alimentos industriais não são um problema, eles vieram para facilitar e ajudar a vida das pessoas, mas como tudo na vida, devem ser consumidos com moderação. Por isso temos a palavra de sabedoria, que em sua essência, nos orienta que não podemos comer em excesso. O perigo é consumir muitos alimentos industrializados de uma só vez.

- A diferença de açúcar e adoçante (se é melhor usar um ou outro) é a química. Existem pesquisas, mas não há comprovação, de que o adoçante realmente faz mal. Não só o aspartame, mas o ciclamato é uma substância que, apesar de fazer parte da composição química, apenas algumas pessoas são intolerantes nelas em específico pode fazer mal. Mas ainda assim existem muitos mitos e por isso, ele pode ser consumido, sempre com moderação.

- Sal e Açúcar devem ser moderados em nossa vida. A brincadeira de "Todo pó branco doce ou salgado faz mal" é um fato, mas não teremos problemas se usarmos a quantidade correta. Cada organismo reage de uma forma e isso que isso pode provocar reações.

- Salsicha não tem carne ruim ou partes do corpo do porco, mas é feita de carne e apenas possui mais proteína artificial. Restos como unhas apenas são usados em ração animal. Existe corante sim, mas pasmem, existe salsicha feita sem corante e apesar de produzida, é pouco vendida porque as pessoas acham ela esquisita e não há venda no mercado, e por isso ela é mantida nesta cor laranja.

- Empanados tipo "Nuggets" é carne boa como partes do peito de frando, mas é apenas muito pequena para ser vendida em pedaços. A indústria possui máquinas especiais que tiram estes pedacinhos que ficam junto do osso do frango e juntando todos eles fazem o empanado. Aqueles que são mais baratos que outros tem mais proteínas que carne.

- Tudo que é em pó e congelados são bem artificiais para garantir o gosto. É preciso tomar cuidado porque são produtos que usam muito açúcar (ou seja: o suco de caixinha não é tão melhor que um refrigerante) e vc pode consumir mais do que devia. Tem mais açúcar pra ficar mais gostoso. 

- Sucos são mais caros que refrigerante por causa do processo químico. A embalagem por exemplo (pet x caixa para a conservação) pesa bastante no custo.

- Para comprar conservas, tomar cuidado com as embalagens : se está mal fechada, amassada, quebrada, onde está armazenada (oxigênio é o grande vilão da conservação e ele faz os alimentos estragarem... se houver aberturas, irá estragar mais rapidamente).

- A soja é melhor para pessoas que tem alguma falta de proteína no organismo ou para intolerância a lactose, mas não é melhor que leite convencional para pessoas que não tem esses problemas. A proteína do leite é fundamental (por isso bebês começam com leite) mas a soja não é o diferencial, é mais uma jogada de marketing do que um diferencial à saúde.

- Para Carnes é obrigatório ter selo do CIF, órgão que inspeciona os alimentos crus.

- Os Transgênicos são alimentos modificados e por isso não são naturais, mas não significa que vão fazer mal para vc, depende de cada pessoa caso ela tenha alguma Pré disposição justamente de uma substância modificada em questão.

- Sódio: realmente vai muito sódio em instantâneos, mas outros alimentos também devem ser notados, não culpando apenas os industrializados nesse problema, como exemplo: presunto e embutidos tem até mais sódio que outros alimentos.

Nas embalagens é obrigatório a escrever se contem traços de substancias como glúten e lactose.

- Por fim, a industrialização é boa e nos ajuda. Um bom exemplo é o iogurte, que é totalmente industrializado através da inserção de uma bactéria no leite se transforma em iogurte após fermentação, mas se tivermos sabedoria, podemos ter uma vida saudável consumindo alimentos industrializados!

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Ideia para Atividade: Chá da Tarde (Dia das Mães)

O dia das mães está chegando e sempre temos algo de especial para essas mulheres maravilhosas de nossa ala. Já vi que o Blog "Pode lar ser Como o Céu" tbém já deu a dica de um chá para esta data, mas vou compartilhar a nossa experiência.

E nessa data, a OM de nossa ala (e quem acompanha o blog nos últimos anos sabe), além de pensarmos nas mamães, pensamos em especial nas nossas viúvas. Nos últimos anos, próximo ao dia das mães, sempre visitamos elas e cantamos hinos, conversamos e presenteamos estas mulheres, mas como ao longo dos anos as viúvas aumentaram, decidimos convidá-las para uma tarde especial para elas.

Esse foi um projeto do Progresso Pessoal das Moças de Organizar todo um Evento, como coloquei no Post sobre Organização e Cerimonial de Eventos, há algumas semanas atrás. E elas realmente fizeram tudo... apenas demos algumas dicas e caronas para ajudá-las, ficamos orgulhosas de nossas meninas!

Então, se vcs decidirem fazer um chá, vai nossa inspiração do que fazer:

Convite: Feito por uma de nossas lauréis em scrapbooking. Ela usou um papel estampado como envelope, o convite como se fosse um sachê e ainda colocou um chá dentro, que deu um cheirinho delicioso ao convite, super caprichado.


Decoração e Organização: Fiz no salão de festas de meu apto e isso ajudou porque já tinha a maior parte das louças, que deu um toque especial só o fato de as xícaras e utensílios estarem todos arrumadinhos. Mas além disso, usamos vasinhos e garrafinhas de vidro (que dá pra reaproveitar de refri) para colocar flores como centro de mesa e identificações das comidas e bebidas e papel de scrap rosa.




Comes e bebes: elas até exageraram de tanta coisa boa que tinha, mas tudo maravilhoso!

Salgados: torta de frango, patê de ervas finas e presunto com torradas e pão de queijo;
Doces: Mousses de maracujá e limão em copinho, bolo de limão e brownie (dica: ver se alguém é diabético ou possui alguma intolerância alimentar para ter algo gostoso para todas);
Bebidas: Chá de frutas vermelhas (quente, levar térmica) e chá das bruxas; Chá gelado de Limão e Pêssego; Sucos de Uva e Laranja,






Atividade (Mensagem e Brincadeira): As meninas começaram agradecendo a presença de todas e com uma oração. Uma das moças então deu uma breve mensagem que falou sobre Serviço e Força para Superar as Provações, da Liahona. Em seguida, tivemos uma pequena dinâmica. Sentadas em círculo, cada irmã deveria falar uma ou mais coisas boas sobre a pessoa que estava sentada a sua direita. Cada uma compartilhou seu amor e falou algo bacana da pessoa ao seu lado, foi bem simples, mas muito gostoso.

Por fim, tiramos uma foto com todas, fizemos a oração para abençoar o alimento e aproveitamos o tempo para conversar entre nós e nos deliciar com os comes e bebes (tempo que nunca temos aos domingos...)


Convidamos irmãs inativas tbém, que infelizmente não vieram, mas tivemos uma visitante que gostou muito!

Dica: viúvas às vezes têm problemas de locomoção. Se for só esse o problema, veja se a Soc Soc, Prof. Visitante/Mestre Familiar ou alguém pode ajudar para levar a pessoa até a atividade.

Posso dizer pra vcs que foi uma experiência maravilhosa, especialmente a integração e demonstração de amor entre moças e viúvas. Nesta última conferência geral, na Sessão das Mulheres, a Presidente Geral das Moças - Bonnie L. Oscarson - mencionou que "Não há barreiras de idade no tocante ao Serviço Cristão". Não posso ter maior certeza disso depois dessa dia!


terça-feira, 22 de abril de 2014

Ideia para atividade: Quiz culinário

Esta é uma atividade rápida e bem divertida... eu fiz em uma mutual que tivemos que discutir algumas coisas antes e preferi então fazer uma atividade bem rapidinha pra dar tempo pra tudo. Mas, em uma mutual culinária ou em uma noite do pijama é uma ótima brincadeira.

Foto só pra inspirar: Sobremesa que o marido fez esses tempos!

A ideia não foi minha, mas no blog americano da Marci Combs, ela é ótima. Não usei todas as alternativas dela, mas... o Arquivo original: Aqui

É um quiz de conhecimentos culinários e tem coisas bem bacanas. No final, as repostas! Ah, inclusive consultei a internet na maior parte das alternativas pra ver se tava tudo ok mesmo! Espero que vcs gostem!

======

Você acha que sabe cozinhar?
1. O que é um tomate?
a. Uma fruta
b. Um vegetal

2. Qual é o tipo de tábua mais higiênica?
a. Plástico
b. Madeira
c. Não há diferença

3. Qual item da cozinha geralmente armazena mais bactérias?
a. Pano de prato
b. Esponja
c. Lavadora de louça
d. Pia

4. Quantas colheres de chá completam 1 colher de sopa?
a. 2
b. 4
c. 3

 5. Quantas colheres de sopa completam 1 xícara?
a. 12
b. 14
c. 16

6.Em geral, o que economiza mais água?
a. Lavar a louça na mão
b. Usar a lava-louças

7. O que você deve fazer se salgou demais uma sopa ou vegetal enquanto cozinha?
a. Colocar mais tempero tipo caldo e provar.
b. Adicionar algumas batatas e retirá-las depois de absorverem o sal.
c. Adicionar algumas pimentas.
d. Pensar em pedir uma pizza.

 8.Qual é o tipo de óleo mais saudável para cozinhar?
a. Amendoim
b. Oliva
c. Milho
d. Soja

9.Como você pode dizer que um ovo está fresco?
a. Cheirá-lo
b. Colocá-lo em um copo com água fria. Se afundar, está fresco.
c. Colocá-lo em um copo com água fria. Se boiar, está fresco.
d. Comê-lo e esperar se vai ficar doente.

10.Qual dos seguintes vegetais é menos nutritivo se comido cru?
a.Tomate
b.Pepino
c.Espinafre

11. O que é um ‘stracchino?’
a. Um tipo de massa
b. Um queijo fresco da Itália
c. Um prato italiano com vegetais

12. Qual ingrediente pode ser substituído por sour cream em uma variedade de receitas?
a. Iogurte natural
b. Queijo cottage
c. Manteiga




Respostas
1. a
2. a
3. b
4. c
5. c
6. b
7. b
8. b
9. b
10. c
11. b
12. a 

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Ideia para Mutual: Estudo de "O Cristo Vivo"

Essa mutual eu farei amanhã, conjunta, mas achei legal postar agora porque será uma mutual especial de preparação para a páscoa nesta semana.

A ideia original está no sugardoodle, é um desafio de aprendermos e compreendermos melhor esse testemunho tão especial dos apóstolos. Desse link:

http://www.sugardoodle.net/joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=9556

Acho super legal que no original seja sugerido usar cores diferentes para marcar partes do texto. Mas como vamos fazer com todos juntos e não tenho tantos lápis para todos, adaptei e assim será feito:

Cada jovem receberá uma cópia do documento "O Cristo Vivo - Testemunho dos Apóstolos" que pode ser impressa ou comprada no templo (eu comprei, é mais bonitinho e vem 10 em um pacotem como na foto acima). No final do Progresso Pessoal tbém possui o documento. Perguntar se todos conhecem o texto, e se leram, o que se lembra do que ele fala.



Depois de escutar as opiniões, fazer um estudo aprofundado dele, da seguinte maneira, um lápis de cor para cada jovem:

Sublinhar: todos os VERBOS ou PALAVRAS DE AÇÃO que Cristo fez (foram, andou "fazendo o bem", caminhou, curou, ensinou, etc.)

Circular: Nomes que são sinônimos ou títulos de Cristo (Criador, Jeová, Redentor, etc.)

Pintar: Quaisquer frases ou palavras que se falem como Cristo foi tratado pelos seus acusadores (preso e condenado, sentenciado a morrer, etc).

Sublinhar desigualmente (como se fosse uma onda ou cobra): quaisquer outros termos que se relacionem a história de Cristo (Nascimento, Belém, Calvário, e muitos outros!)

Por fim, discutir como eles se sentiram e o que aprenderam com este testemunho especial e se isso ajudou eles a "Virem a Cristo" como sugere nosso tema da mutual este ano.

Vocês tbém pode desafiá-los a decorar o Cristo Vivo, lembrando que esta é uma sugestão de projeto de fé do Progresso Pessoal. Vocês podem tbém incentivar a fazer alguma meta relacionada ao sacramento no próximo domingo, mais especial ainda de se pensar em Cristo pela Sua Ressurreição.

Uma feliz páscoa desde já para todos, sempre com a lembrança da vida de nosso Salvador!

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Ideia para Mutual: Direito do Consumidor

Quem já teve algum problema quando comprou um produto ou serviço levanta a mão! Pois é... todo mundo acho que já passou por isso, e apesar de todos nós "termos nossos direitos" temos que saber quais eles são e fazer nossa parte tbém.

Disso, fizemos uma mutual sobre Direito do Consumidor, um assunto super instrutivo para todos. Convidei meu primo, tbém membro da Igreja e advogado, para explicar um pouco sobre como ele funciona e em quais situações podemos e devemos usar nossos deveres. Ele preparou uma pequena cartilha que está fotografada na continuação do post, mas tenho certeza que qualquer pessoa da área de Direito poderia dar uma mutual ou atividade muito bacana como essa.

Imagem: fecomerciogo

Algumas coisas legais que aprendemos:

- Antes de exigir nossos direitos, temos que fazer nossa parte. Quando compramos algo, precisamos exigir a nota fiscal para em caso de problema, termos como efetivamente mostrar que compramos o produto naquele estabelecimento e temos um argumento válido. Temos que ser honestos e não reclamar de algo que já usamos por algum tempo ou danificamos, mas é interessante entrarmos em contato nos casos aplicáveis com a empresa, porque se todos nós fizermos isso, muitos dos problemas de atendimento que temos podem acabar, como acontece em outros países que os clientes são muito bem tratados.

- É lei que todo estabelecimento comercial tenha uma cópia do CDC (Código de Defesa do Consumidor) para consulta, se não tiver ele pode ser multado. Nossa parte: saber o que tem escrito nele para usá-lo se for necessário.

- Para qualquer ação simples, deve ser acionado o Juízado Especial (antigo pequenas causas, que não existe mais esse termo). Uma pessoa pode inclusive entrar com um recurso sem um advogado no valor de até R$ 20.000 e neste juízado, com um advogado até R$ 40.000. É melhor usar um profissional, no caso eles tem mais credibilidade que nós, "simples mortais", perante um juiz, mas ainda assim é possível você mesmo entrar com uma ação.

- O que revolucionou o CDC foi o art. sexto, inciso oitavo, que declara que o consumidor possui a "inversão do ônus da prova". Em resumo, isso significa que o consumidor, tendo um problema, não possui a obrigação de provar o erro, mas sim o fornecedor possui a obrigação de provar que não está errado... e se isso não acontecer, você tem o direito de ser beneficiado... isso é usado para praticamente tudo no mundo direito do consumidor! Exemplo clássico: operadora de telefonia. Se você decide entrar com uma ação porque vc tem problemas do serviço não funcionar, ou não se atendido devidamente se precisar de um cancelamento, eles devem provar que não fizeram isso.

- Propaganda enganosa é proibida. Se você vê um preço de um produto no mercado e chega no caixa está outro, isso deve ser questionado. Foi nos falado um caso de uma bebida que estava muito mais barata que o normal e pessoa fotografou o preço. Chegou no caixa, estava bem  mais alto e quando ela questionou, um funcionário foi até a estante e trocou o preço... como ela tinha fotografado, ela se garantiu, e é direito levar o produto no preço anunciado... temos que ficar de olho! Outro ponto é que publicidade que induza a confusão, considerada abusiva, tbém não é permitida. Exemplo: vários refrigerantes com variação de preços mas com descrições não totalmente compreensíveis ao consumidor.

- Venda casada é proibida. Exemplo de venda casada clássico: poder comprar refrigerante e pipoca para comer no cinema somente na própria loja de comes e bebes do cinema. Você pode sim questionar qualquer atendente se levar seu chocolate ou pipoca de casa ou comprado em qualquer outro lugar!

- Quando você compra um produto com defeito e não sabia disso, e descobriu depois de usar uma vez, há 3 opções possíveis: troca do produto por um novo, conserto do comprado ou devolução do dinheiro. As 3 estão corretas e se você teve um problema e exige o dinheiro de volta, tome cuidado... pois as outras duas opções tbém são válidas por lei e você não pode exigir algo diferente se eles resolverem o problema com qualquer uma dessas formas.

Espero que vocês gostem, aprendemos muito e todas gostaram!
Aqui vai a cartilha:






domingo, 6 de abril de 2014

Ideia para Mutual e Projeto do Progresso Pessoal: Planejamento e Cerimonial de Eventos

Temos muitos eventos a planejar em nossa vida pessoal, na igreja, profissional - festas; aniversários; casamentos; reuniões; atividades tipo novos inícios, noite dos padrões, excelência, baile -  enfim, uma infinidade. Como fazer isso? Temos dúvidas várias vezes... e as jovens então nem se fala. Por isso, fizemos esta mutual para orientá-las sobre como organizar um evento.

Minha conselheira Juliana é formada em relações públicas, trabalha com cerimonial e preparou o material desta mutual (logo a seguir) que dá várias dicas do que são os eventos e como planejá-los.

Mas claro, pra não ficar só na teoria, desafiamos nossas jovens a então, planejar e executar um evento seguindo as dicas dadas. O evento escolhido será uma tarde de chá para as viúvas de nossa ala (temos várias em nossa unidade) com todos os detalhes: convites, decoração, mensagem/atividades, comes e bebes, orçamento, lembrancinhas... enfim, e isso será um projeto do progresso pessoal que elas cumprirão juntas, e as líderes não delegarão nada, ajudaremos com pequenos detalhes, elas estão no comando. Pode se encaixar como projeto de Boas Obras, Escolhas e Responsabilidades, Valor Individual e até mesmo Conhecimento.

Sobre eventos, em Escolhas e Responsabilidades tem a sugestão de organizar um baile, que se aplica nesse material por exemplo tbém. Mas de nosso caso, postarei o evento e a ideia toda até o fim do mês.

Só de exemplo, esse foi o chá de bebê do meu Mateus, o tema foi Cata-vento!
Eis o material da nossa mutual:

Obs. É claro que nem todos os eventos precisam de todos os tópicos a seguir, mas o material fica completo e vocês utilizam o que for aplicável no caso de vcs.

Eventos Institucionais: definição e planejamento
O evento constitui-se num tipo de reunião com objetivo específico, seja ele institucional, comunitário ou promocional. Tem como principal finalidade atrair a atenção do público, como, também, da imprensa através da divulgação.
Em geral para um evento ter pleno sucesso precisa, antes de sua realização, passar por um planejamento de Relações Públicas de forma detalhada e organizada, abrangendo todas as etapas de sua programação, desde a sua idealização até a sua conclusão.

Objetivos do Evento
Todo planejamento de eventos está intimamente relacionado aos objetivos que se deseja alcançar com a sua realização. Assim, é necessário defini-los, com precisão, a fim de que os resultados obtidos sejam os previstos.

Nome
O nome do evento deve exprimir seus objetivos e ser de fácil assimilação pelo seu público-alvo.

Público
O público-alvo deve ser bem definido, para que se tenha conhecimento do número total de convidados e de quais estratégias de comunicação devem ser adotadas.

Data, horário e local
A fixação da data do evento e do horário é de vital importância. Marcar um evento, em data/horário coincidentes com outras iniciativas da mesma natureza ou destinadas ao mesmo público/região, pode determinar o insucesso.
O êxito do evento também reside na escolha do local adequado. Por local não se entende somente o espaço físico onde será realizado o evento, mas o próprio local geográfico considerando os aspectos:
- facilidade de acesso; - condições turísticas; - infraestrutura de hospedagem e alimentação; - condição econômica dos participantes; - concentração de público-alvo.

Programação Visual
As peças promocionais utilizadas devem ter o visual bem elaborado, com ilustração e texto relacionados com os objetivos. Além disso, na criação dos materiais publicitários, deve-se levar em conta a identidade visual da instituição, aplicações de logomarca, bem como a presença de outras informações relevantes sobre a instituição promotora.

Convites
Ao planejar uma cerimônia, seja de caráter acadêmico, social, festivo ou outro, deve-se ter o cuidado de elaborar uma relação em que constem convidados direta ou indiretamente ligados ao evento e/ou de potencial público-alvo do serviço/produto a ser dada visibilidade. Os convites devem ser discretos, com texto claro e objetivo, motivando a participação dos convidados. Além disso, devem conter elementos básicos como:
- cargo, instituição da pessoa que convida; - nome do evento; - local, data, hora; - nome completo do convidado e, se for o caso, mencionar o cônjuge; - informações para contato (telefone, e-mail); - pedido de confirmação, se necessário; - tipo de traje.

Divulgação do Evento
Basicamente são utilizados jornais, revistas, rádio, televisão e internet. A divulgação de eventos deve observar os critérios – informação, precisão e correção linguística. A comunicação pode ser da seguinte forma:
- anúncios; - releases (comunicação por meio de mídia espontânea - publicação gratuita e de interesse dos veículos, na forma de notícias e reportagens sobre o evento); - outdoor; - cartazes informativos; - mala-direta; - panfletos; - ofícios; - internet.

Recursos Humanos
Na organização de qualquer evento, independente de sua dimensão, deve haver um responsável pela sua execução. Além disso, vários são os setores e pessoas envolvidas: transporte, hospedagem, vigilância, limpeza, recepção, sonorização, alimentação, cerimonial etc. Todas as tarefas devem ser executadas por pessoal qualificado, podendo, portanto, se necessário, ser terceirizado.

Transporte
Transporte urbano: Fator que assume importância relevante quando o evento se desenvolve em local afastado dos locais de hospedagem. Dessa forma, providências quanto a transportes opcionais e coletivos devem ser tomadas. Transporte aéreo: Palestrantes e autoridades geralmente requerem transporte aéreo. Nesses casos, é necessária uma meticulosa organização para reserva, troca de horários de voos, etc.

Hospedagem
Deve-se levar em conta a escolha dos hotéis, pousadas, restaurantes ou outras acomodações para os participantes. Informações sobre características dos hotéis, localização, custo das diárias, prazos e procedimentos para a confirmação de reservas devem ser previamente enviadas aos participantes, contemplando as várias opções de custo e possibilidades de deslocamento, de modo a atender à diversificação econômica desse público.

Recepção e Credenciamento
A recepção aos participantes do evento poderá ser realizada nos pontos de chegada ou no próprio local do evento. É importante ressaltar que a recepção aos participantes é o momento em que eles têm a primeira impressão sobre o evento e a entidade promotora.
Os processos de credenciamento dos participantes já inscritos, inscrições no ato e a entrega do material individualizado (pastas, caneta, folheteria) requerem uma eficiente e organizada equipe, para evitar o transtorno das grandes filas, da desinformação e o decorrente atraso no início do evento. Cabe atentar para a adequação do espaço destinado a esse serviço em relação ao público esperado: indicação clara do critério para identificação (ordem alfabética, número de inscrição), bem como para a seleção de recepcionistas e secretários bem preparados, uniformizados e com crachá de identificação.

Decoração
O local deverá ser decorado conforme o caráter do evento. Os locais poderão ser decorados com painéis, flores, banners, faixas, balões. Uma decoração/ornamentação discreta geralmente dá melhores efeitos: utilizar flores ou outros recursos em tamanho e disposição de forma a não dificultar a movimentação dos microfones e encobrir a visão das pessoas; escolher as cores para enfeitar o local, de acordo com o tipo de evento e com as da instituição; além do senso estético e a criatividade.

Materiais utilizados
Os materiais de expediente de um evento, bem como mesas, cadeiras, painéis, também devem ser pensados pela comissão organizadora. Equipamentos devem ser solicitados junto aos setores responsáveis com antecedência para evitar transtornos de última hora e/ou correr o risco de os equipamentos não estarem disponíveis. Definir o que será necessário para o evento e fazer as devidas solicitações. Assim, providenciar, por exemplo:
• Projeção (retroprojetor, telões, telas, projetores de multimídia, caneta laser);
• Sonorização (microfones, amplificadores, aparelhos de som, gravadores, mídias digitais de hinos e música para ambiente);
• Secretaria (computador, impressora, copiadora, telefones, celulares, fax, flip chart, quadro, giz e apagador);
• Outros (café, água, sucos, chá, lanches, uniformes, extintor de incêndio, gerador, palanque, palco e passarela, cabine de tradução simultânea).

Custos
Qualquer atividade a ser desenvolvida para a realização de um evento, por mais simples que seja, envolverá gastos, os quais deverão ser combinados previamente com as pessoas/setores responsáveis. A previsão de custos deve acompanhar o planejamento.

Check-List
Na organização de um evento, faz-se necessário o controle da realização do que foi planejado. Um recurso eficiente para este acompanhamento detalhado é o uso de uma lista de checagem padrão – check-list, contendo os itens básicos para a efetivação bem sucedida de uma solenidade:
Atividades Gerais
a) Dimensão do evento;
b) Determinação do local;
c) Cronograma de atividades;
d) Convites: elaboração, listagem do convidados, expedição;
e) Preparação da correspondência geral (autoridades, palestrantes, circulares);
f) Preparação da correspondência específica (departamento de trânsito, bandas municipais, departamento de energia);
g) Material aos participantes (brindes, blocos, pastas, canetas, crachás);
h) Material gráfico (fichas de inscrição, folhetos, certificados, pastas, mapas, convites, programa, folders);
i) Material para imprensa (Press-release, fotos, press-kit);
j) Hotel (reservas, serviços de informação, flores);
k) Programação visual (folders, cartazes, anúncios, pastas);
l) Serviços logísticos (transportes, passagens aéreas, hospedagem);
m) Programação social, elaboração de passeio pela cidade;
n) Verificação: reuniões, almoços e jantares, coquetéis, imprensa, sala VIP, secretaria geral, informações, atendimento médico, estacionamento, sanitários, cozinha;
o) Supervisão e operacionalização de serviços: recepção, secretaria, informações, sala VIP, tradutores, intérpretes, assessor de imprensa, operador de som, luz e projetores, limpeza, segurança e estacionamento, fotografia, filmagem, manutenção, mestre de cerimônias;
p) Solenidade: mesa para o receptivo, lista de convidados, livro de presenças, lista de confirmações, reservas de mesas, tribuna/púlpito, mastros e bandeiras, distribuição de lugares especiais, dimensionamento da mesa principal, mestre de cerimônias e roteiro para o cerimonial, hasteamento de bandeiras, hinos;
q) Outros (momentos culturais, coral, banda, orquestra, show, correio, locação de veículos, exposição);
r) Finalização: liquidar todas as pendências sobre instalações, devolução de materiais e equipamentos utilizados, certificados e comprovantes de frequência aos participantes e pessoal de apoio operacional, prestação de contas, avaliação, relatório final, ofícios ou cartas de agradecimento, arquivamento de toda correspondência recebida e expedida relacionada ao evento, álbum de fotografias, edições, clipping e anais.

Análise e Avaliação
Ao final do evento, a equipe deve reunir-se para avaliá-lo em todos os aspectos, considerando os resultados obtidos, a opinião das pessoas que compõem o grupo de trabalho e a tabulação do questionário de avaliação preenchido pelos participantes, contemplando todas as áreas da organização.

CERIMONIAL E PROTOCOLO DE EVENTOS
O Protocolo é o conjunto de regras preestabelecidas que disciplinam a organização de qualquer evento. São as normas para conduzir os atos oficiais sob as regras da diplomacia, tais como a ordem geral de precedência. Em alguns eventos, principalmente aqueles nos quais estão presentes várias autoridades municipais, estaduais, com a formação de mesa de honra, o protocolo soluciona as dúvidas de quem deverá ser chamado primeiro, quem deverá ficar ao lado de quem ou quando irá pronunciar-se.
O Cerimonial é a aplicação prática e concreta do protocolo. É a implementação de normas previamente fixadas pelo protocolo dispostas numa ordem sequencial, que envolve a ordem de precedência a ser observada, a utilização de indumentária própria e de elementos simbólicos, bem como o cumprimento de um ritual.










quarta-feira, 2 de abril de 2014

Ideias para ter uma Páscoa mais centrada em Cristo

Vi um artigo indicado pelo LDS Living (que é uma revista online de assuntos diversos relacionadas a Igreja e que indico) e achei interessante um artigo com 20 ideias para fazer a Páscoa mais centrada em Cristo. Este é o link original:


Ok, tem algumas opiniões pessoais de quem escreveu o artigo sobre a páscoa, mas gostei muito de que comentou de começarmos desde já nos prepararmos para celebrar esta Páscoa em 2014 e o que mais interessa são as ideias e selecionei e adaptei algumas delas que achei bacanas de usar com os jovens. 

Pode ser em mutuais (e tem tudo a ver com o tema do ano), incentivos de aulas do Vem, Segue-me e mesmo com metas do Progresso Pessoal para aprendermos mais sobre a Expiação e a Vida do Salvador. E dá pra começar a partir dessa Conferência Geral (por que não?).


Vamos lá:

* Faça Noites Familiares com o tema da Páscoa: No mês de abril, as noites familiares podem ser todas relacionadas a vida, sacrifício e ressurreição de Cristo. No livro de Ideias para Noites familiares (aquele antigo mesmo) tem lições para ocasiões especiais como esta.

* Faça refeições com o tema da Páscoa para sua família: Fazer refeições que nos lembrem esta ocasião. Vcs podem por exemplo fazer o jantar de páscoa do velho testamento (com pães asmos, folhas amargas, cordeiro, etc... fiz isso com os jovens ano passado e tem tudo aqui) ou mesmo ovos de páscoa em casa (lembrando que os ovos tem um significado de nascimento e vida tbém e deixar isso bem claro para o foco se manter em Cristo). Colombas pascais tbém é mais uma ideia de a família fazer junta!

* Escutem músicas relacionadas a Páscoa: Hinos sobre o Salvador e outras músicas que falam sobre Cristo são muito inspiradoras, por exemplo "O Messias" de Handel. Vocês podem ouvir no carro, no radio em casa e claro... nos Ipod's, Iphone's e todos os dispositivos móveis possíveis.

* Assistam filmes sobre o Salvador: Há uma variedade de filmes sobre Cristo. Muitos deles vendidos no templo, e tbém se aplicam as Mormon Messages que podem ser vista inclusive no you tube. Nas aulas do Vem, Segue-me há várias sugestões tbém.

* Façam projetos de serviço: servirmos como Cristo nos aproxima Dele, sem dúvidas. Ajude seus vizinhos, idosos, crianças, amigos... observe o que pode ser feito e melhore o dia de alguém com o Espírito de Páscoa!

* Estude a Expiação de Cristo nas Escrituras: Façam um estudo diário sobre este tópico. Vocês podem usar recursos simples como o Sempre Fiéis, Princípios do Evangelho, Artigos da Liahona e claro... as obras padrão. Você pode ler as escrituras indicadas neste tópico do Guia de Estudos das Escrituras (GEE)... enfim... o importante é aprender ou relembrar um pouquinho a cada dia até a Páscoa.

* Faça o sacramento ser ainda mais especial: Sabemos que é um momento especial no domingo, mas faça um esforço ainda maior para fazer deste um momento único na semana. Pense em todos os eventos desde o nascimento de Cristo, em seu ministério... preste mais atenção no hino sacramental, ore à Deus e esteja mais preparado para sentir o Espírito ao renovar seus convênios até a páscoa.

* Use as redes sociais para falar da Páscoa: Compartilhe mensagens e as crenças do evangelho focado em Cristo na páscoa, através de imagens, citações e principalmente seu testemunho.

* Presenteie um amigo com um Livro de Mórmon: Ajuda ainda mais a tirar o mito de que mórmons não são cristãos, é uma das melhores épocas para presentear alguém com um Livro de Mórmon. 

* Vá ao templo: Não há melhor lugar para sentir Jesus Cristo do que no templo... lá aprendemos sobre o Plano de Salvação que tem Cristo como grande personagem para a salvação da humanidade... e claro, estando no templo tbém estamos servindo aos nossos antepassados.

* Presenteie familiares com algo relacionado a Cristo: ao invés de apenas coelhos e ovos de páscoa, que tal dar um livro, cd ou mesmo escrever seu testemunho ou pensamentos da conferência geral... enfim algo do coração e dar para seus familiares? Podemos lembrar que esta é a verdadeira páscoa!

* Escreva em seu diário: mesmo que você não tenha um, é uma excelente época para iniciar. Escreva seus sentimentos de gratidão pelo sacrifício de Cristo, pensamentos e sentimentos que você teve ao conhecer ele mais de perto pelas sugestões acima.... preserve seu testemunho e relato para você e sua posteridade!