sábado, 14 de abril de 2012

Ideia pra Progresso Pessoal: Planejamento e organização pessoal

No início do ano, entrevistei minhas moças e uma das coisas que descobri é que quase todas possuem dificuldades em planejar seu dia, semana ou mês, e consequentemente, se planejar para fazer o progresso pessoal, e que elas ficam com um pouco de preguiça ou desânimo para continuarem a fazer as suas metas.

Com isso, preparei uma mutual sobre o tema, aproveitando para elas se animarem e verem que há tempo pra tudo, também colocando as coisas de Deus em primeiro lugar. Nesta mutual as mães foram chamadas para participar também, e todas deveriam trazer seus progressos pessoais. Nós também separamos alguns materiais para elas que foram entregues, falarei de cada um.



Parte 1: Comecei a mutual primeiro focando no porquê o progresso pessoal é importante, e com isso, resumi o clássico texto das "5 razões para você amar o Progresso Pessoal" e lemos e discutimos um pouco disso juntas. O material que preparei está abaixo (está com alguns errinhos de concordância, mas dá pra corrigir):

5 Razões para você amar o Progresso Pessoal

Você quer trabalhar em seu Progresso Pessoal. Você sabe da importância dele. Talvez você não tenha ainda descoberto como significativo progresso pessoal pode ser na sua vida agora e no futuro. Para ajudar, aqui estão algumas das melhores razões para amar realmente Progresso Pessoal.

1. Porque pode mudar o mundo. Presidente Gordon B. Hinckley descreveu uma vez que as moças da Igreja como sua melhor esperança para o mundo: "Quando você salva uma garota, você salvar as gerações. Ela irá crescer em força e justiça. Ela vai casar-se na casa do Senhor. Ela vai ensinar a seus filhos os caminhos da verdade. Será que Progresso Pessoal têm poder para fazer a diferença em suas casas, entre seus amigos, comunidades e, finalmente, no mundo? Existem milhares moças na Igreja. Como não poderia este exército de moças fazer do mundo um lugar muito mais brilhante e melhor?

2. Porque pode mudar Você. Mary Mulvey “estava indo em uma direção muito ruim", ela mesma lembra. Então foi chamada para a presidência das Lauréis em sua ala, e por isso, começou a trabalhar em seu progresso pessoal. "Eu comecei com algumas das experiências mais fáceis", tentei ser mais agradável para minha irmã mais velha, e vi que realmente mudou a nossa relação. Depois definiu metas para limpar sua língua e melhorar a forma como se vestia. "Tudo que eu fiz ajudou a mudar a minha atitude global. Eu estava mudando todas as pequenas coisas que". "O Progresso Pessoal estava mudando minha vida", reflete Maria. "Ele redefiniu o que sou e me ajudou a ver onde eu preciso ir." Hoje as pessoas de sua ala muitas vezes dizem a Maria que ela agora tem um semblante visivelmente mais brilhante. Tudo começou quando ela começou seu Progresso Pessoal.

3. Porque você é sempre tão ocupada. Se você é como a maioria das moças, você pode sentir que você tem muita coisa para fazer. Quando você não está estudando para um teste escrito ou um papel, você pode estar trabalhando em um emprego depois da escola, indo para uma prática esportiva, ou fazendo tarefas em casa. Com todas estas coisas acontecendo, pode ser fácil pensar que você está ocupada demais para fazer algumas coisas realmente valiosas. Progresso Pessoal ajuda você a ganhar tempo para as coisas que serão importantes para você por muito tempo depois de tarefas que no futuro, caem na insignificância. Ele também lhe dá uma chance de tentar algo novo. E ensina-lhe o hábito de lutar pela bondade. Onde encontrar tempo para o Progresso Pessoal? Você pode usar o domingo para planejar metas para a semana, aproveitar feriados e férias, usar o computador 15 minutos a menos para fazer uma meta de estudo, entre muitas outras possibilidades. O Progresso Pessoal também ensina a integrar os objetivos espirituais em sua vida cotidiana. A Irmã Julie Beck, quando foi conselheira na presidência geral das Moças, disse que "Ele mostra que o que você faz no time de vôlei ou o clube de xadrez tem uma relação direta com quem você é como uma filha de Deus".

4. Porque ele te leva ao Templo. Alguma vez você já se perguntou por que o medalhão das Moças e seu livro Progresso Pessoal possuem o templo? A Primeira Presidência declarou: "Queremos que os jovens da Igreja sejam valentes e virtuosos servos de Deus, dedicado a viver cada dia para que eles possam ir ao templo e receber maiores bênçãos de Deus para eles". A Irmã Beck enfatiza que "O Progresso Pessoal é um curso de preparação para o templo".

5. Porque ele pode ajudá-la a alcançar seus sonhos. O que você sonha em fazer? Quem você sonha em se tornar? Seus sonhos podem começar a se realizar hoje, quando você escolhe um objetivo de progresso pessoal pequeno. Em seguida, escolha outra, e outra e outra. Com o tempo, você vai crescer na direção de seus sonhos. Mesmo depois que você ganhou o seu Reconhecimento das Moças, você ainda pode usar Progresso Pessoal e manter o seu foco espiritual e manter e alcançar os seus sonhos. Os membros da presidência geral das Moças fazem exatamente isso. Sister Susan Tanner definir uma meta de fazer uma investidura do templo por cada ano de sua vida. A Presidente Elaine Dalton chegou a seu sonho de correr uma maratona. "Demorou manhãs de levantar- se quando o meu corpo queria dormir", lembra a Irmã Dalton. "Mas como eu cruzei a linha de chegada, eu estava feliz. E eu decidi que é isso que Progresso Pessoal é realmente sobre estar focada em coisas boas, se tornando uma pessoa melhor, sentindo o Espírito, e ser feliz! ".

Texto Original - Jan Pinborough, "Five Reasons to Love Progresso Pessoal," Nova Era, Novembro 2006, 32-36

Pra fechar, passei um vídeo já de alguns anos chamado "A benção do progresso pessoal", onde duas jovens falam da diferença que as metas fizeram em sua vida. Este vídeo se encontra em uma página muito boa do próprio site oficial da Igreja sobre materiais da Organização das Moças, no link abaixo dá para baixá-lo.

http://www.lds.org/pa/display/0,17884,8115-1,00.html

Parte 2: Na continuação, falei que para poder fazer o progresso pessoal era importante que elas se organizassem pessoalmente, por isso, falei de algumas dicas para fazer o plabejamento e de como é importante escrevermos o que vamos fazer e ter algum lugar ou forma nossa para anotar o que queremos. Estas são as dicas:

Dicas de como organizar sua vida pessoal


1 - Liste as tarefas dentro de um prazo: faça uma lista com todas as atividades que você deverá cumprir durante aquele dia ou metas que devem ser cumpridas no mês. Vá colocando no papel o que vier na sua cabeça, sem preocupação com a ordem. Vasculhe a mente para saber se não foi esquecido nada;

2 - Estabeleça as prioridades: agora você deve organizar suas tarefas seguindo a ordem de importância e urgência. O mais importante vem primeiro, lembrando de deixar tempo para as atividades do Senhor, como estudo das escrituras, oração pessoal, noite e oração familiar e metas do progresso pessoal;

3 - Estipule tempo para cada tarefa: calcule de cabeça quanto tempo em média você levaria para executar cada atividade e anote. Dê uma tolerência de 15 minutos ou mais, de acordo com o que achar melhor, para finalização delas;

4 - Determine sua hora de descanso: entre um punhado e outro de tarefas, adicione um intervalo de tempo para descansar seu cérebro, em torno de uns 20 minutos para ler algo, usar na internet, conversar com um amigo ou mesmo dormir um pouco, porém, é um intervalo, isso não pode se estender e quando o tempo acabar, é preciso ter disciplina para terminar o que foi planejado;

5 - Leve consigo sua lista na hora de sair, e deixe-a em um lugar visível em casa: coloque sua listagem em uma agenda, computador de mão ou mesmo num pedaço de papel. O que importa é que suas anotações sempre estejam à mão e você as consulte várias vezes ao dia. Se surgir um imprevisto que obrigue a adiar algum compromisso, reorganize a sua agenda para incluí-lo assim que for possível;

6 - Organize o dia de amanhã diariamente: antes de terminar o dia, verifique o que não pode ser feito e junte com o que deverá ser realizado no dia seguinte. Se quiser, pode já ir fazendo os quatro primeiros passos, o que irá facilitar muito para você.

Organizar seu tempo ajudará você a agir com rapidez e eficácia. Não tente correr o tempo todo, isso não é necessário, viver sempre "acelerado" só o deixará exposto ao estresse e às doenças. Não confunda velocidade com pressa. Dedique a cada coisa o tempo de fato necessário.

O tempo é algo que você pode dar, compartilhar ou perder. Mas nunca pode "recuperar". Por isso, o tempo que você perde ou usa mal em um projeto é um recurso que você não voltará a ter. Não perca seu tempo a toa!

Fontes:



E para animá-las, nós demos uma agenda pra elas, mas não uma agenda qualquer. Ficou inclusive mais em conta, mas nós criamos a arte da agenda (créditos mais uma vez a minha conselheira na arte). Para elas poderem usar muitas vezes, montamos um esquema com horários mas com a data pra ela preencher mesmo, dentro ficou em preto e branco mesmo, e fizemos a capa colorida, mais algumas folhas nos fundos para anotações. 

                                  

Uma gráfica imprimiu fazendo a encadernaçao mas com a capa transparente e ficou assim, pedi com 100 folhas, e elas adoraram.


Demos para cada uma cópia dos textos que comentei, ficando desta forma (arquivos originais em word e o pdf da agenda posso passar pra quem quiser).

 

E por fim, pedi pra elas organizarem especificamente um planejamento escrito e visual para próximas metas do progresso pessoal. Fiz um pra mim onde posso planejar e na medida que terminar minhas metas, passo pro outro lado como cumpridas, e já posso colocar outras depois. Ficou assim (vejam, só papel e adesivos usei, bem fácil):


As meninas gostaram e fizeram o delas, levei folhas coloridas, cola, tesoura, canetinhas, clips, cada uma faz como preferir, desde que coloquem em lugar bem visível depois.


 
Fique tão animada com meu planejamento que cumpri uma das metas assim que terminei, é legal ver nosso progresso e quando mudamos as coisas.

Beijos à todas!

52 comentários:

  1. ja usamos isso em nossa ala, nao da mesma maneira, mas fizemos entrevistas e demos uma mutual com essa mensagem das 5 razoes. levei algumas coisas que foram passadas de mao em mao para que elas pudessem ver, como meu certificado, meu medalhao, meu progresso pessoal e meu diario de metas. finalizei lendo meu testemunho q escrevi no progresso pessoal qdo cumpri todas as metas e dei meu testemunho atual. foi mto bom! e funcionou mesmo! muitas começaram a fazer as metas a partir dali.
    bjss

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorei, acho que podemos adaptar algo para a sociedade de socorro que é a organização que sirvo atualmente, será que você poderia me mandar os arquivos por e-mail?(flamosand@hotmail.com) Parabéns pelo exelente trabalho..beijos

    ResponderExcluir
  3. parabens, vc fez um trablho maravilhoso e criativo.. ja vou marcar mutual e passar para minhas moças... por favor poderia enviar os arquivos( nubialine@hotmail.com)
    obrigadao

    bju
    nubia

    ResponderExcluir
  4. Flávia,
    Manda esses arquivos pra mim, por favor: souumadastontas@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oie Flavia!
    Adoro fuçar no seu blog, tenho uma sobrinha nas moças e os pais nao sao membros, entao sempre encontro maneitas de apoia-la olhando suas ideas aqui!
    Voce faz um otimo trabalho!
    Sera que pode me mandar os arquivos tambem?!
    Beijus
    claramber@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi flavia!
    adorei,fui chamada recentemente na organizaçao das moças como pres. das moças da estaca ,vc poderia me ajudar enviando para mim adorei mesmo vai ser de muito aproveito
    edianne-moreira@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Por favor me envias todos os arquivos! To precisando ajudar minhas moças! Meu e-mail é tatiane.s2caires@hotmail.com
    Desde ja muiito obg! Adoro seu blog, e suas ideias (:

    ResponderExcluir
  8. Olá! Amei a idéia! Parabéns! Poderia mandar os arquivos para o meu e-mail? Por favro.
    e-mail: deborahsud@hotmail.com
    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  9. Nossa!!!! Minha irmã trabalha com as moças, adorou sua ideia e me pediu que fizesse pra ela também..... e eu trabalho na Soc. Socorro, e adorei demais também esta ideia... e qdo vi que vc se disponibilizou em nos mandar os arquivos, já fiquei doidinha pra receber! hehehe Será que poderia me mandar também por e-mail??? E se não for pedir muito (credo! cara de pau eu! hehehe) gostaria de receber os dois arquivos (word e pdf) porque assim posso usar o pdf para as moças da minha irmã, e como o word tentar adaptar para a Soc. Irmã, muito obrigada por compartilhar estas ideias tão lindas e significativas conosco... sei que podem ser de grande valia na vida das moças. Obrigada desde já. Ansiosamente, Liliane (lili-moreira2010@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  10. Olá parabéns pelo trabalho e ótimas idéias, as moças com certeza vão ser gratas a voces por todo trabalho e amor. gostaria muito de receber os arquivos em pdf e word, desde já obrigada! e bom trabalho
    Jaqueline Paiva (jaquelinne_sud@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  11. Olá não consegui abrir o arquivo. (jaquelinne_sud@hotmail.com) Se possivel me envia novamente

    ResponderExcluir
  12. Que lindas idéias!!! Parabéns!!! Poderia me passar por email esses arquivo também? Obrigada irmã! Graziele Matte: grazimatte@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá estou prepando algumas coisas para os novos inicios, você poderia me mandar isso no meu e-mail:leticia@cavalheiro.org

    Vamos ver se assim consigo motivar as meninas!

    Bj

    ResponderExcluir
  14. Oi irmã também adorei essas idéias são bem interessantes parabéns,poderia enviar em meu email?lucimara86325@hotmail.com.obrigada por essas dicas!

    ResponderExcluir
  15. Que linda a agenda adorei, sou Pres. das moças e gostaria e aplicar essa ideia em minha ala, vc poderia enviar o arquivo referênte a agenda para o email biazinhaa_tb@hotmail.com. para que eu possa mandar fazer a impressão em uma gráfica,fico muito agradecida pela sua ajuda.

    ResponderExcluir
  16. Me envie por favor!!! lysabastos@gmail.com


    Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. A irmã poderia me mandar o pdf da agenda e o arquivo em word dos textos eu ficaria muito grata, suas idéias são muito boas. meu email: rejanealveslds@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Flávia olha eu mais uma vez te pedindo pra me mandar material rsrrs vc tem os textos prontos e corrigidos? se puder me mandar agradeço!! obrigada!!!E Parabéns pelo bom trabalho! mariliasud@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Olá ! Como vai?
    Adorei suas ideias, são muito especiais e inspiradoras. Gostaria de aplica-las em minha ala. Você poderia me manda-las por gentileza.
    Meu email é tatti-23@hotmail.com
    Desde já Obrigada!!)

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito das suas dicas (:
    poderia me passar por email? (dirosesousa@gmail.com)

    ResponderExcluir
  21. Tbm gostaria de receber o seu material!
    (kethelenaraujo_sud@hotmail.com)
    desde ja muito obrigada

    ResponderExcluir
  22. Olá! Amei a ideia e gostaria de poder compartilhar com as jovens. Por gentileza, pode me passar os arquivos pelo mariadiniz64@gmail.com? Um abraço!

    ResponderExcluir
  23. Oi Flávia, tudo bem?
    Eu sou presidente das moças da minha ala e adorei sua ideia.
    Obrigada por compartilhar conosco.
    Será que você poderia m encaminhar os arquivos para eu fazer com as minhas moças?
    Meu e-mail é giselerosa27@hotmail.com

    Beijos e um ótimo 2014 pra vc viu!

    Gisele - Presidente das Moças - Ala Vila União

    ResponderExcluir
  24. Poderia me enviar o arquivo? Obrigado.
    vivimcollem@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Olá! Poderia me enviar o arquivo? Obrigada.
    lilian_couto@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  26. Nossa adoreiii tudo. Vou comecar a fazer meu progresso pessoal. Sou membro a 2 anos tenho 23 anos, casada. Fui convidada a fazer com uma moça e a mae dela. Estou ansiosa para comecar. Passa pra mim por favor os arquivos. Desde ja obrigada. Bjo. Nardoto.mayara@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Nossa adoreiii tudo. Vou comecar a fazer meu progresso pessoal. Sou membro a 2 anos tenho 23 anos, casada. Fui convidada a fazer com uma moça e a mae dela. Estou ansiosa para comecar. Passa pra mim por favor os arquivos. Desde ja obrigada. Bjo. Nardoto.mayara@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Nossa adoreiii tudo. Vou comecar a fazer meu progresso pessoal. Sou membro a 2 anos tenho 23 anos, casada. Fui convidada a fazer com uma moça e a mae dela. Estou ansiosa para comecar. Passa pra mim por favor os arquivos. Desde ja obrigada. Bjo. Nardoto.mayara@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Flavia. Parabéns pela sua dedicação e capricho, gostaria de usar
    Na minha ala. Você pode me passar os arquivos? diareso@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Olá querida irmã, poderia me disponibilizar os arquivos? Gostaria de fazer estra mutual o mais breve possível. Grata .
    juju-meuanjo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Por favor pode me mandar os arquivos,amo vcs!!
    carolina@raiapar.com.br

    ResponderExcluir
  32. Olá por favor pode me enviar os arquivos por email!
    Lylyanne.braz@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  33. gostaria de ter o arquivo da agenda pessoal.
    obrigada Janaina
    e-mail: mottajana@outlook.com

    ResponderExcluir
  34. Oi flor... poderia me envias os arquivos por email?! Desde ja Obrigada
    marciadesouza_sud@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Oi flor... poderia me envias os arquivos por email?! Desde ja Obrigada
    marciadesouza_sud@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Oi flor... poderia me envias os arquivos por email?! Desde ja Obrigada
    marciadesouza_sud@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Oi! Adorei as cinco razões para amar o progresso pessoal e as dicas de como organizar as metas! Poderia mandar esse arquivo que você montou para o meu email também?
    ribeiro.jess@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Olá irmã Flávia, amei o treinamento sobre o progresso pessoal! Parabéns e obrigada por compartilhar. Gostaria muito de receber esses arquivos! Meu e-mail é : thaiscastro533@gmail.com ficarei aguardando! Obrigada.

    ResponderExcluir
  40. Oi. Pode me enviar os arquivos por favor?
    lusudctba@gmail.com

    ResponderExcluir
  41. Olá, Boa boite!
    Você pode me enviar os arquivos, por favor??
    Muito obrigada!!!
    Belacristina.rocha@outlook.com.br

    ResponderExcluir
  42. GOSTARIA DOS ARQUIVOS TAMBÉM. ÓTIMA IDEIA. VOU USAR COM MINHAS MOÇAS AQUI!

    ResponderExcluir
  43. GOSTARIA DOS ARQUIVOS TAMBÉM. ÓTIMA IDEIA. VOU USAR COM MINHAS MOÇAS AQUI! andreteixeiraarantes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. Eu amei as ideias.
    Me envie os arquivos por favor.
    aline_mqs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Boa Tarde Irmã!!!
    Gostaria muito de receber os arquivos em PDF e word desta atividade! Pois entrarão varias jovens nas moças.
    Meu email é regianeraiane7@gmail.com

    Desde já agradeço!

    Atenciosamente Irmã Regiane Pereira

    ResponderExcluir
  46. Boa Noite irmã
    Estou trabalhando com as moças e gostaria de receber os arquivos desta atividade.meu email é roseprince10@yahoo.com.br muito obrigada

    ResponderExcluir
  47. Manda o arquivo pra mim please amei a ideia jaquelinepeixotomotta@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Adorei!!!
    Poderia me mandar os arquivos no email: sandra.caroline.silva@gmail.com
    Muito obrigada ;)

    ResponderExcluir
  49. Adorei!!!
    Poderia me mandar os arquivos no email: sandra.caroline.silva@gmail.com
    Muito obrigada ;)

    ResponderExcluir
  50. Amei tudo me manda os arquivos no meu mail: Renata.sud30@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Pode enviar esses arquivos pro meu e-mail? reginagomes1326@gmail.com muito agradecida!!

    ResponderExcluir

sábado, 14 de abril de 2012

Ideia pra Progresso Pessoal: Planejamento e organização pessoal

No início do ano, entrevistei minhas moças e uma das coisas que descobri é que quase todas possuem dificuldades em planejar seu dia, semana ou mês, e consequentemente, se planejar para fazer o progresso pessoal, e que elas ficam com um pouco de preguiça ou desânimo para continuarem a fazer as suas metas.

Com isso, preparei uma mutual sobre o tema, aproveitando para elas se animarem e verem que há tempo pra tudo, também colocando as coisas de Deus em primeiro lugar. Nesta mutual as mães foram chamadas para participar também, e todas deveriam trazer seus progressos pessoais. Nós também separamos alguns materiais para elas que foram entregues, falarei de cada um.



Parte 1: Comecei a mutual primeiro focando no porquê o progresso pessoal é importante, e com isso, resumi o clássico texto das "5 razões para você amar o Progresso Pessoal" e lemos e discutimos um pouco disso juntas. O material que preparei está abaixo (está com alguns errinhos de concordância, mas dá pra corrigir):

5 Razões para você amar o Progresso Pessoal

Você quer trabalhar em seu Progresso Pessoal. Você sabe da importância dele. Talvez você não tenha ainda descoberto como significativo progresso pessoal pode ser na sua vida agora e no futuro. Para ajudar, aqui estão algumas das melhores razões para amar realmente Progresso Pessoal.

1. Porque pode mudar o mundo. Presidente Gordon B. Hinckley descreveu uma vez que as moças da Igreja como sua melhor esperança para o mundo: "Quando você salva uma garota, você salvar as gerações. Ela irá crescer em força e justiça. Ela vai casar-se na casa do Senhor. Ela vai ensinar a seus filhos os caminhos da verdade. Será que Progresso Pessoal têm poder para fazer a diferença em suas casas, entre seus amigos, comunidades e, finalmente, no mundo? Existem milhares moças na Igreja. Como não poderia este exército de moças fazer do mundo um lugar muito mais brilhante e melhor?

2. Porque pode mudar Você. Mary Mulvey “estava indo em uma direção muito ruim", ela mesma lembra. Então foi chamada para a presidência das Lauréis em sua ala, e por isso, começou a trabalhar em seu progresso pessoal. "Eu comecei com algumas das experiências mais fáceis", tentei ser mais agradável para minha irmã mais velha, e vi que realmente mudou a nossa relação. Depois definiu metas para limpar sua língua e melhorar a forma como se vestia. "Tudo que eu fiz ajudou a mudar a minha atitude global. Eu estava mudando todas as pequenas coisas que". "O Progresso Pessoal estava mudando minha vida", reflete Maria. "Ele redefiniu o que sou e me ajudou a ver onde eu preciso ir." Hoje as pessoas de sua ala muitas vezes dizem a Maria que ela agora tem um semblante visivelmente mais brilhante. Tudo começou quando ela começou seu Progresso Pessoal.

3. Porque você é sempre tão ocupada. Se você é como a maioria das moças, você pode sentir que você tem muita coisa para fazer. Quando você não está estudando para um teste escrito ou um papel, você pode estar trabalhando em um emprego depois da escola, indo para uma prática esportiva, ou fazendo tarefas em casa. Com todas estas coisas acontecendo, pode ser fácil pensar que você está ocupada demais para fazer algumas coisas realmente valiosas. Progresso Pessoal ajuda você a ganhar tempo para as coisas que serão importantes para você por muito tempo depois de tarefas que no futuro, caem na insignificância. Ele também lhe dá uma chance de tentar algo novo. E ensina-lhe o hábito de lutar pela bondade. Onde encontrar tempo para o Progresso Pessoal? Você pode usar o domingo para planejar metas para a semana, aproveitar feriados e férias, usar o computador 15 minutos a menos para fazer uma meta de estudo, entre muitas outras possibilidades. O Progresso Pessoal também ensina a integrar os objetivos espirituais em sua vida cotidiana. A Irmã Julie Beck, quando foi conselheira na presidência geral das Moças, disse que "Ele mostra que o que você faz no time de vôlei ou o clube de xadrez tem uma relação direta com quem você é como uma filha de Deus".

4. Porque ele te leva ao Templo. Alguma vez você já se perguntou por que o medalhão das Moças e seu livro Progresso Pessoal possuem o templo? A Primeira Presidência declarou: "Queremos que os jovens da Igreja sejam valentes e virtuosos servos de Deus, dedicado a viver cada dia para que eles possam ir ao templo e receber maiores bênçãos de Deus para eles". A Irmã Beck enfatiza que "O Progresso Pessoal é um curso de preparação para o templo".

5. Porque ele pode ajudá-la a alcançar seus sonhos. O que você sonha em fazer? Quem você sonha em se tornar? Seus sonhos podem começar a se realizar hoje, quando você escolhe um objetivo de progresso pessoal pequeno. Em seguida, escolha outra, e outra e outra. Com o tempo, você vai crescer na direção de seus sonhos. Mesmo depois que você ganhou o seu Reconhecimento das Moças, você ainda pode usar Progresso Pessoal e manter o seu foco espiritual e manter e alcançar os seus sonhos. Os membros da presidência geral das Moças fazem exatamente isso. Sister Susan Tanner definir uma meta de fazer uma investidura do templo por cada ano de sua vida. A Presidente Elaine Dalton chegou a seu sonho de correr uma maratona. "Demorou manhãs de levantar- se quando o meu corpo queria dormir", lembra a Irmã Dalton. "Mas como eu cruzei a linha de chegada, eu estava feliz. E eu decidi que é isso que Progresso Pessoal é realmente sobre estar focada em coisas boas, se tornando uma pessoa melhor, sentindo o Espírito, e ser feliz! ".

Texto Original - Jan Pinborough, "Five Reasons to Love Progresso Pessoal," Nova Era, Novembro 2006, 32-36

Pra fechar, passei um vídeo já de alguns anos chamado "A benção do progresso pessoal", onde duas jovens falam da diferença que as metas fizeram em sua vida. Este vídeo se encontra em uma página muito boa do próprio site oficial da Igreja sobre materiais da Organização das Moças, no link abaixo dá para baixá-lo.

http://www.lds.org/pa/display/0,17884,8115-1,00.html

Parte 2: Na continuação, falei que para poder fazer o progresso pessoal era importante que elas se organizassem pessoalmente, por isso, falei de algumas dicas para fazer o plabejamento e de como é importante escrevermos o que vamos fazer e ter algum lugar ou forma nossa para anotar o que queremos. Estas são as dicas:

Dicas de como organizar sua vida pessoal


1 - Liste as tarefas dentro de um prazo: faça uma lista com todas as atividades que você deverá cumprir durante aquele dia ou metas que devem ser cumpridas no mês. Vá colocando no papel o que vier na sua cabeça, sem preocupação com a ordem. Vasculhe a mente para saber se não foi esquecido nada;

2 - Estabeleça as prioridades: agora você deve organizar suas tarefas seguindo a ordem de importância e urgência. O mais importante vem primeiro, lembrando de deixar tempo para as atividades do Senhor, como estudo das escrituras, oração pessoal, noite e oração familiar e metas do progresso pessoal;

3 - Estipule tempo para cada tarefa: calcule de cabeça quanto tempo em média você levaria para executar cada atividade e anote. Dê uma tolerência de 15 minutos ou mais, de acordo com o que achar melhor, para finalização delas;

4 - Determine sua hora de descanso: entre um punhado e outro de tarefas, adicione um intervalo de tempo para descansar seu cérebro, em torno de uns 20 minutos para ler algo, usar na internet, conversar com um amigo ou mesmo dormir um pouco, porém, é um intervalo, isso não pode se estender e quando o tempo acabar, é preciso ter disciplina para terminar o que foi planejado;

5 - Leve consigo sua lista na hora de sair, e deixe-a em um lugar visível em casa: coloque sua listagem em uma agenda, computador de mão ou mesmo num pedaço de papel. O que importa é que suas anotações sempre estejam à mão e você as consulte várias vezes ao dia. Se surgir um imprevisto que obrigue a adiar algum compromisso, reorganize a sua agenda para incluí-lo assim que for possível;

6 - Organize o dia de amanhã diariamente: antes de terminar o dia, verifique o que não pode ser feito e junte com o que deverá ser realizado no dia seguinte. Se quiser, pode já ir fazendo os quatro primeiros passos, o que irá facilitar muito para você.

Organizar seu tempo ajudará você a agir com rapidez e eficácia. Não tente correr o tempo todo, isso não é necessário, viver sempre "acelerado" só o deixará exposto ao estresse e às doenças. Não confunda velocidade com pressa. Dedique a cada coisa o tempo de fato necessário.

O tempo é algo que você pode dar, compartilhar ou perder. Mas nunca pode "recuperar". Por isso, o tempo que você perde ou usa mal em um projeto é um recurso que você não voltará a ter. Não perca seu tempo a toa!

Fontes:



E para animá-las, nós demos uma agenda pra elas, mas não uma agenda qualquer. Ficou inclusive mais em conta, mas nós criamos a arte da agenda (créditos mais uma vez a minha conselheira na arte). Para elas poderem usar muitas vezes, montamos um esquema com horários mas com a data pra ela preencher mesmo, dentro ficou em preto e branco mesmo, e fizemos a capa colorida, mais algumas folhas nos fundos para anotações. 

                                  

Uma gráfica imprimiu fazendo a encadernaçao mas com a capa transparente e ficou assim, pedi com 100 folhas, e elas adoraram.


Demos para cada uma cópia dos textos que comentei, ficando desta forma (arquivos originais em word e o pdf da agenda posso passar pra quem quiser).

 

E por fim, pedi pra elas organizarem especificamente um planejamento escrito e visual para próximas metas do progresso pessoal. Fiz um pra mim onde posso planejar e na medida que terminar minhas metas, passo pro outro lado como cumpridas, e já posso colocar outras depois. Ficou assim (vejam, só papel e adesivos usei, bem fácil):


As meninas gostaram e fizeram o delas, levei folhas coloridas, cola, tesoura, canetinhas, clips, cada uma faz como preferir, desde que coloquem em lugar bem visível depois.


 
Fique tão animada com meu planejamento que cumpri uma das metas assim que terminei, é legal ver nosso progresso e quando mudamos as coisas.

Beijos à todas!

52 comentários:

  1. ja usamos isso em nossa ala, nao da mesma maneira, mas fizemos entrevistas e demos uma mutual com essa mensagem das 5 razoes. levei algumas coisas que foram passadas de mao em mao para que elas pudessem ver, como meu certificado, meu medalhao, meu progresso pessoal e meu diario de metas. finalizei lendo meu testemunho q escrevi no progresso pessoal qdo cumpri todas as metas e dei meu testemunho atual. foi mto bom! e funcionou mesmo! muitas começaram a fazer as metas a partir dali.
    bjss

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorei, acho que podemos adaptar algo para a sociedade de socorro que é a organização que sirvo atualmente, será que você poderia me mandar os arquivos por e-mail?(flamosand@hotmail.com) Parabéns pelo exelente trabalho..beijos

    ResponderExcluir
  3. parabens, vc fez um trablho maravilhoso e criativo.. ja vou marcar mutual e passar para minhas moças... por favor poderia enviar os arquivos( nubialine@hotmail.com)
    obrigadao

    bju
    nubia

    ResponderExcluir
  4. Flávia,
    Manda esses arquivos pra mim, por favor: souumadastontas@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oie Flavia!
    Adoro fuçar no seu blog, tenho uma sobrinha nas moças e os pais nao sao membros, entao sempre encontro maneitas de apoia-la olhando suas ideas aqui!
    Voce faz um otimo trabalho!
    Sera que pode me mandar os arquivos tambem?!
    Beijus
    claramber@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi flavia!
    adorei,fui chamada recentemente na organizaçao das moças como pres. das moças da estaca ,vc poderia me ajudar enviando para mim adorei mesmo vai ser de muito aproveito
    edianne-moreira@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Por favor me envias todos os arquivos! To precisando ajudar minhas moças! Meu e-mail é tatiane.s2caires@hotmail.com
    Desde ja muiito obg! Adoro seu blog, e suas ideias (:

    ResponderExcluir
  8. Olá! Amei a idéia! Parabéns! Poderia mandar os arquivos para o meu e-mail? Por favro.
    e-mail: deborahsud@hotmail.com
    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  9. Nossa!!!! Minha irmã trabalha com as moças, adorou sua ideia e me pediu que fizesse pra ela também..... e eu trabalho na Soc. Socorro, e adorei demais também esta ideia... e qdo vi que vc se disponibilizou em nos mandar os arquivos, já fiquei doidinha pra receber! hehehe Será que poderia me mandar também por e-mail??? E se não for pedir muito (credo! cara de pau eu! hehehe) gostaria de receber os dois arquivos (word e pdf) porque assim posso usar o pdf para as moças da minha irmã, e como o word tentar adaptar para a Soc. Irmã, muito obrigada por compartilhar estas ideias tão lindas e significativas conosco... sei que podem ser de grande valia na vida das moças. Obrigada desde já. Ansiosamente, Liliane (lili-moreira2010@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  10. Olá parabéns pelo trabalho e ótimas idéias, as moças com certeza vão ser gratas a voces por todo trabalho e amor. gostaria muito de receber os arquivos em pdf e word, desde já obrigada! e bom trabalho
    Jaqueline Paiva (jaquelinne_sud@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  11. Olá não consegui abrir o arquivo. (jaquelinne_sud@hotmail.com) Se possivel me envia novamente

    ResponderExcluir
  12. Que lindas idéias!!! Parabéns!!! Poderia me passar por email esses arquivo também? Obrigada irmã! Graziele Matte: grazimatte@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá estou prepando algumas coisas para os novos inicios, você poderia me mandar isso no meu e-mail:leticia@cavalheiro.org

    Vamos ver se assim consigo motivar as meninas!

    Bj

    ResponderExcluir
  14. Oi irmã também adorei essas idéias são bem interessantes parabéns,poderia enviar em meu email?lucimara86325@hotmail.com.obrigada por essas dicas!

    ResponderExcluir
  15. Que linda a agenda adorei, sou Pres. das moças e gostaria e aplicar essa ideia em minha ala, vc poderia enviar o arquivo referênte a agenda para o email biazinhaa_tb@hotmail.com. para que eu possa mandar fazer a impressão em uma gráfica,fico muito agradecida pela sua ajuda.

    ResponderExcluir
  16. Me envie por favor!!! lysabastos@gmail.com


    Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. A irmã poderia me mandar o pdf da agenda e o arquivo em word dos textos eu ficaria muito grata, suas idéias são muito boas. meu email: rejanealveslds@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Flávia olha eu mais uma vez te pedindo pra me mandar material rsrrs vc tem os textos prontos e corrigidos? se puder me mandar agradeço!! obrigada!!!E Parabéns pelo bom trabalho! mariliasud@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Olá ! Como vai?
    Adorei suas ideias, são muito especiais e inspiradoras. Gostaria de aplica-las em minha ala. Você poderia me manda-las por gentileza.
    Meu email é tatti-23@hotmail.com
    Desde já Obrigada!!)

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito das suas dicas (:
    poderia me passar por email? (dirosesousa@gmail.com)

    ResponderExcluir
  21. Tbm gostaria de receber o seu material!
    (kethelenaraujo_sud@hotmail.com)
    desde ja muito obrigada

    ResponderExcluir
  22. Olá! Amei a ideia e gostaria de poder compartilhar com as jovens. Por gentileza, pode me passar os arquivos pelo mariadiniz64@gmail.com? Um abraço!

    ResponderExcluir
  23. Oi Flávia, tudo bem?
    Eu sou presidente das moças da minha ala e adorei sua ideia.
    Obrigada por compartilhar conosco.
    Será que você poderia m encaminhar os arquivos para eu fazer com as minhas moças?
    Meu e-mail é giselerosa27@hotmail.com

    Beijos e um ótimo 2014 pra vc viu!

    Gisele - Presidente das Moças - Ala Vila União

    ResponderExcluir
  24. Poderia me enviar o arquivo? Obrigado.
    vivimcollem@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Olá! Poderia me enviar o arquivo? Obrigada.
    lilian_couto@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  26. Nossa adoreiii tudo. Vou comecar a fazer meu progresso pessoal. Sou membro a 2 anos tenho 23 anos, casada. Fui convidada a fazer com uma moça e a mae dela. Estou ansiosa para comecar. Passa pra mim por favor os arquivos. Desde ja obrigada. Bjo. Nardoto.mayara@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Nossa adoreiii tudo. Vou comecar a fazer meu progresso pessoal. Sou membro a 2 anos tenho 23 anos, casada. Fui convidada a fazer com uma moça e a mae dela. Estou ansiosa para comecar. Passa pra mim por favor os arquivos. Desde ja obrigada. Bjo. Nardoto.mayara@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Nossa adoreiii tudo. Vou comecar a fazer meu progresso pessoal. Sou membro a 2 anos tenho 23 anos, casada. Fui convidada a fazer com uma moça e a mae dela. Estou ansiosa para comecar. Passa pra mim por favor os arquivos. Desde ja obrigada. Bjo. Nardoto.mayara@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Flavia. Parabéns pela sua dedicação e capricho, gostaria de usar
    Na minha ala. Você pode me passar os arquivos? diareso@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Olá querida irmã, poderia me disponibilizar os arquivos? Gostaria de fazer estra mutual o mais breve possível. Grata .
    juju-meuanjo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Por favor pode me mandar os arquivos,amo vcs!!
    carolina@raiapar.com.br

    ResponderExcluir
  32. Olá por favor pode me enviar os arquivos por email!
    Lylyanne.braz@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  33. gostaria de ter o arquivo da agenda pessoal.
    obrigada Janaina
    e-mail: mottajana@outlook.com

    ResponderExcluir
  34. Oi flor... poderia me envias os arquivos por email?! Desde ja Obrigada
    marciadesouza_sud@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Oi flor... poderia me envias os arquivos por email?! Desde ja Obrigada
    marciadesouza_sud@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Oi flor... poderia me envias os arquivos por email?! Desde ja Obrigada
    marciadesouza_sud@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Oi! Adorei as cinco razões para amar o progresso pessoal e as dicas de como organizar as metas! Poderia mandar esse arquivo que você montou para o meu email também?
    ribeiro.jess@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Olá irmã Flávia, amei o treinamento sobre o progresso pessoal! Parabéns e obrigada por compartilhar. Gostaria muito de receber esses arquivos! Meu e-mail é : thaiscastro533@gmail.com ficarei aguardando! Obrigada.

    ResponderExcluir
  40. Oi. Pode me enviar os arquivos por favor?
    lusudctba@gmail.com

    ResponderExcluir
  41. Olá, Boa boite!
    Você pode me enviar os arquivos, por favor??
    Muito obrigada!!!
    Belacristina.rocha@outlook.com.br

    ResponderExcluir
  42. GOSTARIA DOS ARQUIVOS TAMBÉM. ÓTIMA IDEIA. VOU USAR COM MINHAS MOÇAS AQUI!

    ResponderExcluir
  43. GOSTARIA DOS ARQUIVOS TAMBÉM. ÓTIMA IDEIA. VOU USAR COM MINHAS MOÇAS AQUI! andreteixeiraarantes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. Eu amei as ideias.
    Me envie os arquivos por favor.
    aline_mqs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Boa Tarde Irmã!!!
    Gostaria muito de receber os arquivos em PDF e word desta atividade! Pois entrarão varias jovens nas moças.
    Meu email é regianeraiane7@gmail.com

    Desde já agradeço!

    Atenciosamente Irmã Regiane Pereira

    ResponderExcluir
  46. Boa Noite irmã
    Estou trabalhando com as moças e gostaria de receber os arquivos desta atividade.meu email é roseprince10@yahoo.com.br muito obrigada

    ResponderExcluir
  47. Manda o arquivo pra mim please amei a ideia jaquelinepeixotomotta@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Adorei!!!
    Poderia me mandar os arquivos no email: sandra.caroline.silva@gmail.com
    Muito obrigada ;)

    ResponderExcluir
  49. Adorei!!!
    Poderia me mandar os arquivos no email: sandra.caroline.silva@gmail.com
    Muito obrigada ;)

    ResponderExcluir
  50. Amei tudo me manda os arquivos no meu mail: Renata.sud30@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Pode enviar esses arquivos pro meu e-mail? reginagomes1326@gmail.com muito agradecida!!

    ResponderExcluir