terça-feira, 14 de junho de 2011

Ideia para atividade: Liderança - Mini treinamento de Classes

Líderes e moças sabem que são as abelhinhas, meninas-moças e lauréis, mas... se for pensar bem no fundo o que cada uma deve fazer, aí enrosca. O que as meninas representam e principalmente, pelo o que as líderes das classes são responsáveis? Daí surgiu a ideia de um treinamento de classes das moças.

Nossa unidade possui poucas moças, por isso optamos em falar de cada classe com todas. Mas isso pode ser direcionado somente as líderes de cada classe, treinar somente cada classe em seus tópicos, enfim, cada uma pode ver como fica melhor.

O material que preparei foi nossa base, e imprimos de cada classe à elas, ai vai ele:



Treinamento de Classes das Moças

* Por serem poucas moças, mesmo que fosse interessante separar por cada classe, talvez tenha que fazer todas juntas, e todas podem aprender sobre todas as classes.

* Os desafios das classes podem se tornar metas do progresso pessoal, desde que a moça proponha para as líderes e a presidência concorde. As moças poderiam fazer uma breve explicação na mutual ou domingo sobre o(s) desafio(s), e assinar como projeto de conhecimento ou escolhas e responsabilidades.

* É interessante dar um foco no ensino e liderança, sobre como dirigir reuniões e dar aulas. Algumas dicas do Manual 2 (Ensino e Liderança do Evangelho):

- Seguir o exemplo do Salvador como líder ao liderar como ele liderou (3 Néfi 27:21, 27);
- Amar as outras pessoas;
- Preparar-se espiritualmente e Servir com diligência;
- Promover a unidade;
- Delegar responsabilidades e assegurar que elas sejam cumpridas, ao delegar com clareza (explicar com calma o que precisa ser feito, limite de tempo, ajudar a pessoa a ser desenvolver), orar para saber quem deve receber a delegação, oferecer ajuda, não esperar perfeição;
- Comunicar-se de forma eficaz, principalmente ao ouvir com atenção e sinceridade.
- Ao dirigir as reuniões, ler a agenda com antecedência, perguntar ao líder responsável sobre qualquer dúvida do que precisa ser falado da agenda, como anúncios mais extensos. Você pode inclusive deixar o tempo para a pessoa explicar determinado anúncio se for muito longo. Dirigir de forma clara, calma e compreensível.

* A Mensagem inicial (todas) deve explicar a importância das classes, com uma diretriz para fase atual que elas estão vivendo. Também é interessante explicar que se elas forem chamadas para presidir estas classes, elas precisam conhecer ainda mais o que precisa ser feito e o que é esperado delas.


** ABELHINHAS – 12 e 13 anos **


Bem Vinda à Organização das Moças! Esta é uma nova fase de sua vida, onde esperamos que você possa crescer e se desenvolver espiritualmente como jovem que defende a verdade. Você irá iniciar seu preparo nesta jornada, que terá muitos desafios, e por isso a verdade , cooperação e união são tão importantes, pois precisamos estar sempre trilhando o caminho certo para defender nossas crenças e valores.

Do Progresso Pessoal:

“Para os primeiros pioneiros da Igreja, a abelha era um símbolo de harmonia, cooperação e trabalho.“Abelhinhas” foi também o primeiro nome dado às moças na história da Igreja. Hoje, as Abelhinhas aprendem a trabalhar juntas em cooperação e harmonia à medida que fortalecem sua fé em Jesus Cristo e preparam-se para defender a verdade e a retidão. Agora é o momento de erguerem-se e brilharem (D&C 115:5)".

Referências das escrituras:

“E pelo poder do Espírito Santo, podeis saber a verdade de todas as coisas”.  Morôni 10:5

“Se entrardes pelo caminho e receberdes o Espírito Santo, ele vos mostrará todas as coisas que deveis fazer”.  2 Néfi 32:5

Símbolo:
 Responsabilidades de uma Abelhinha:

  • Defender a verdade e a retidão, vivendo os Padrões de Dignidade Pessoal;
  • Participar de um programa regular de estudo das escrituras;
  • Frequentar regularmente as reuniões da Igreja;
  • Escrever no diário e aumentar sua história pessoal;
  • Compreender que a missão da Igreja centraliza-se na divulgação do evangelho, no aperfeiçoamento dos santos e na redenção dos mortos.
 Desafios como Abelhinha:

  • Decorar e compreender o tema e o lema das moças;
  • Ser pontual nas reuniões dominicais e mutuais, assim como outras atividades;
  • Se ainda não possui um diário, iniciar a escrever sua história pessoal. Você pode iniciar escrevendo fatos passados de sua vida, como seu batismo, aniversários, atividades em família, hobbies e talentos que você possue e/ou desenvolve, e depois continuar com sua história ao longo das semanas;
  • Iniciar o planejamento para o cumprimento das metas do progresso pessoal e fazer pelo menos 2 metas no próximo mês;
  • Ler as escrituras diariamente por pelo menos 5 minutos;
Mais uma vez, parabéns! Você agora é uma moça. Este é um momento especial de sua vida, e também especial para as líderes que estão dispostas a ajudá-la e incentivá-la nesta jornada. Seja muito bem vinda e contamos com toda a sua alegria e disposição para Defender a Verdade e Retidão de hoje em diante!


**MENINAS-MOÇAS – 14 e 15 anos**

Parabéns, agora você se tornou uma menina-moça. Você já conhece a Organização das Moças e passa a se desenvolver como uma jovem que tem um grande potencial divino e se torna também um exemplo aos amigos, Igreja e família. Você também irá iniciar o programa do seminário, e isso ajudará você a aprender muito mais sobre as escrituras e a ser mais sensível aos sussurros e orientação do Espírito Santo para ajudá-la a sempre seguir o caminho correto.

Do Progresso Pessoal:

“O nome Meninas-Moças refere-se historicamente à Associação de Melhoramentos Mútuos, que adotou
o emblema da rosa como símbolo de amor, fé e pureza. Hoje, as Meninas-Moças aprendem sobre o amor, a fé e a pureza à medida que fortalecem seu testemunho, aceitam e agem de acordo com os valores das Moça.”.

Referências das escrituras:

“E agora, por causa do convênio que fizestes, sereis chamados de progênie de Cristo, filhos e filhas dele, porque eis que neste dia ele vos gerou espiritualmente; pois dizeis que vosso coração se transformou pela fé em seu nome; portanto nascestes dele e vos tornastes seus filhos e suas filhas”.  Mosias 5:7

“E Jesus disse-lhe: Amará o Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda tua alma, e de todo o teu pensamento. Este éo primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.  Mateus 22:37-39

Símbolo:

 Responsabilidades de uma Menina-Moça:

  • Defender a verdade e a retidão, vivendo os Padrões de Dignidade Pessoal;
  • Participar de um programa regular de estudo das escrituras;
  • Frequentar regularmente as reuniões da Igreja;
  • Escrever no diário e aumentar sua história pessoal;
  •  Compreender que a missão da Igreja centraliza-se na divulgação do evangelho, no aperfeiçoamento dos santos e na redenção dos mortos.
Desafios como Menina-Moça:

  • Frequentar ao Seminário e memorizar as escrituras-chave do livro estudado no ano;
  • Ser pontual nas reuniões dominicais e mutuais, assim como outras atividades;
  • Continuar a escrever sua história pessoal;
  • Cumprir novas metas e projetos do progresso pessoal;
  • Ler as escrituras diariamente por pelo menos 10 minutos;
  • Ler e compreender o livreto “Para o Vigor da Juventude”;
  • Estar digna para freqüentar o batistério no templo. Ir pelo menos 1 vez por semestre.
Continue a ser uma moça fiel e exemplar. Lembre-se que seu símbolo agora é uma rosa que representa amor, fé e pureza. Esforce-se para aprender pelo seminário, experiências e atitudes corretas. O aprendizado também acontece ao guardar aos mandamentos e honrar os convênios que você já fez, e aqueles que irá fazer, pois vocês também possuem uma grande promessa de nosso Pai Celestial, se forem fiéis a cada dia.


** LAURÉIS – 16 e 17 anos **


Você está no final de sua jornada como moça, preparando-se para a vida adulta, ao aceitar as oportunidades de compartilhar, viver e ensinar o evangelho, tornando-se uma jovem de fé. Experimentará ainda mais o amor do Salvador e estará preparada para receber as ordenanças do templo. Será mais independente, e por isso estará apta para finalizar seu Progresso Pessoal. Será a época em que você irá tomar algumas das maiores decisões de seu futuro, e ao seguir os sussurros do Espírito e guardar os mandamentos, encontrará paz e felicidade ao longo do caminho.

Do Progresso Pessoal:

Há séculos a guirlanda de louros é usada como uma coroa feita de folhas do loureiro. Ela é dada a alguém
após um grande feito como símbolo de honra e vitória. Hoje, as Lauréis estão terminando sua preparação para fazer e guardar convênios sagrados e receber as ordenanças do templo.
”.

Referências das escrituras:

“E este será nosso convênio – caminharemos de acordo com todas as ordenanças do Senhor”. D&C 136:4

“Cremos que, por meio do sacrifício expiatório de Cristo, toda humanidade poderá ser salva pela obediência às leis e ordenanças do evangelho” 3ª regra de fé

“Procurai ter fé, esperança e caridade; e então fareis sempre boas obras em abundância”. Alma 7:14

Símbolo:

 Responsabilidades de uma Laurel:

  • Defender a verdade e a retidão, vivendo os Padrões de Dignidade Pessoal;
  • Participar de um programa regular de estudo das escrituras;
  • Frequentar regularmente as reuniões da Igreja;
  • Escrever no diário e aumentar sua história pessoal;
  • Compreender que a missão da Igreja centraliza-se na divulgação do evangelho, no aperfeiçoamento dos santos e na redenção dos mortos.

Desafios como Laurel:

  • Terminar o Seminário e memorizar as escrituras-chave dos livros estudados ao longo dos 4 anos;
  • Ser pontual nas reuniões dominicais e mutuais, assim como outras atividades. Aceitar desafios de liderança como dirigir reuniões das moças e mutuais, assim como dar aulas (você poderá se oferecer para qualquer uma destas atividades sempre que possível);
  • Continuar a escrever sua história pessoal;
  • Completar seu progresso pessoal;
  • Ler as escrituras diariamente por pelo menos 15 minutos;
  • Ler o Livro de Mórmon, com atenção especial ao livro de 3 Néfi;
  • Memorizar todas as regras de fé;
  • Viver os padrões do livreto “Para o Vigor da Juventude”;
  • Estar digna para freqüentar o batistério no templo. Ir pelo menos 2 vezes por semestre.
  • Fazer algo que represente seu entendimento e compromisso com o Tema e Valores das Moças, como lembrança para toda sua vida de seu aprendizado em todas as classes.
Ficamos felizes por você chegar até aqui, mas este não é o fim, é o começo de uma vida de fé, e de muitas bênçãos. Desejamos que você viva estes valores e faça com amor todas estas coisas, que você estará no caminho certo rumo à exaltação.



2 comentários:

terça-feira, 14 de junho de 2011

Ideia para atividade: Liderança - Mini treinamento de Classes

Líderes e moças sabem que são as abelhinhas, meninas-moças e lauréis, mas... se for pensar bem no fundo o que cada uma deve fazer, aí enrosca. O que as meninas representam e principalmente, pelo o que as líderes das classes são responsáveis? Daí surgiu a ideia de um treinamento de classes das moças.

Nossa unidade possui poucas moças, por isso optamos em falar de cada classe com todas. Mas isso pode ser direcionado somente as líderes de cada classe, treinar somente cada classe em seus tópicos, enfim, cada uma pode ver como fica melhor.

O material que preparei foi nossa base, e imprimos de cada classe à elas, ai vai ele:



Treinamento de Classes das Moças

* Por serem poucas moças, mesmo que fosse interessante separar por cada classe, talvez tenha que fazer todas juntas, e todas podem aprender sobre todas as classes.

* Os desafios das classes podem se tornar metas do progresso pessoal, desde que a moça proponha para as líderes e a presidência concorde. As moças poderiam fazer uma breve explicação na mutual ou domingo sobre o(s) desafio(s), e assinar como projeto de conhecimento ou escolhas e responsabilidades.

* É interessante dar um foco no ensino e liderança, sobre como dirigir reuniões e dar aulas. Algumas dicas do Manual 2 (Ensino e Liderança do Evangelho):

- Seguir o exemplo do Salvador como líder ao liderar como ele liderou (3 Néfi 27:21, 27);
- Amar as outras pessoas;
- Preparar-se espiritualmente e Servir com diligência;
- Promover a unidade;
- Delegar responsabilidades e assegurar que elas sejam cumpridas, ao delegar com clareza (explicar com calma o que precisa ser feito, limite de tempo, ajudar a pessoa a ser desenvolver), orar para saber quem deve receber a delegação, oferecer ajuda, não esperar perfeição;
- Comunicar-se de forma eficaz, principalmente ao ouvir com atenção e sinceridade.
- Ao dirigir as reuniões, ler a agenda com antecedência, perguntar ao líder responsável sobre qualquer dúvida do que precisa ser falado da agenda, como anúncios mais extensos. Você pode inclusive deixar o tempo para a pessoa explicar determinado anúncio se for muito longo. Dirigir de forma clara, calma e compreensível.

* A Mensagem inicial (todas) deve explicar a importância das classes, com uma diretriz para fase atual que elas estão vivendo. Também é interessante explicar que se elas forem chamadas para presidir estas classes, elas precisam conhecer ainda mais o que precisa ser feito e o que é esperado delas.


** ABELHINHAS – 12 e 13 anos **


Bem Vinda à Organização das Moças! Esta é uma nova fase de sua vida, onde esperamos que você possa crescer e se desenvolver espiritualmente como jovem que defende a verdade. Você irá iniciar seu preparo nesta jornada, que terá muitos desafios, e por isso a verdade , cooperação e união são tão importantes, pois precisamos estar sempre trilhando o caminho certo para defender nossas crenças e valores.

Do Progresso Pessoal:

“Para os primeiros pioneiros da Igreja, a abelha era um símbolo de harmonia, cooperação e trabalho.“Abelhinhas” foi também o primeiro nome dado às moças na história da Igreja. Hoje, as Abelhinhas aprendem a trabalhar juntas em cooperação e harmonia à medida que fortalecem sua fé em Jesus Cristo e preparam-se para defender a verdade e a retidão. Agora é o momento de erguerem-se e brilharem (D&C 115:5)".

Referências das escrituras:

“E pelo poder do Espírito Santo, podeis saber a verdade de todas as coisas”.  Morôni 10:5

“Se entrardes pelo caminho e receberdes o Espírito Santo, ele vos mostrará todas as coisas que deveis fazer”.  2 Néfi 32:5

Símbolo:
 Responsabilidades de uma Abelhinha:

  • Defender a verdade e a retidão, vivendo os Padrões de Dignidade Pessoal;
  • Participar de um programa regular de estudo das escrituras;
  • Frequentar regularmente as reuniões da Igreja;
  • Escrever no diário e aumentar sua história pessoal;
  • Compreender que a missão da Igreja centraliza-se na divulgação do evangelho, no aperfeiçoamento dos santos e na redenção dos mortos.
 Desafios como Abelhinha:

  • Decorar e compreender o tema e o lema das moças;
  • Ser pontual nas reuniões dominicais e mutuais, assim como outras atividades;
  • Se ainda não possui um diário, iniciar a escrever sua história pessoal. Você pode iniciar escrevendo fatos passados de sua vida, como seu batismo, aniversários, atividades em família, hobbies e talentos que você possue e/ou desenvolve, e depois continuar com sua história ao longo das semanas;
  • Iniciar o planejamento para o cumprimento das metas do progresso pessoal e fazer pelo menos 2 metas no próximo mês;
  • Ler as escrituras diariamente por pelo menos 5 minutos;
Mais uma vez, parabéns! Você agora é uma moça. Este é um momento especial de sua vida, e também especial para as líderes que estão dispostas a ajudá-la e incentivá-la nesta jornada. Seja muito bem vinda e contamos com toda a sua alegria e disposição para Defender a Verdade e Retidão de hoje em diante!


**MENINAS-MOÇAS – 14 e 15 anos**

Parabéns, agora você se tornou uma menina-moça. Você já conhece a Organização das Moças e passa a se desenvolver como uma jovem que tem um grande potencial divino e se torna também um exemplo aos amigos, Igreja e família. Você também irá iniciar o programa do seminário, e isso ajudará você a aprender muito mais sobre as escrituras e a ser mais sensível aos sussurros e orientação do Espírito Santo para ajudá-la a sempre seguir o caminho correto.

Do Progresso Pessoal:

“O nome Meninas-Moças refere-se historicamente à Associação de Melhoramentos Mútuos, que adotou
o emblema da rosa como símbolo de amor, fé e pureza. Hoje, as Meninas-Moças aprendem sobre o amor, a fé e a pureza à medida que fortalecem seu testemunho, aceitam e agem de acordo com os valores das Moça.”.

Referências das escrituras:

“E agora, por causa do convênio que fizestes, sereis chamados de progênie de Cristo, filhos e filhas dele, porque eis que neste dia ele vos gerou espiritualmente; pois dizeis que vosso coração se transformou pela fé em seu nome; portanto nascestes dele e vos tornastes seus filhos e suas filhas”.  Mosias 5:7

“E Jesus disse-lhe: Amará o Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda tua alma, e de todo o teu pensamento. Este éo primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.  Mateus 22:37-39

Símbolo:

 Responsabilidades de uma Menina-Moça:

  • Defender a verdade e a retidão, vivendo os Padrões de Dignidade Pessoal;
  • Participar de um programa regular de estudo das escrituras;
  • Frequentar regularmente as reuniões da Igreja;
  • Escrever no diário e aumentar sua história pessoal;
  •  Compreender que a missão da Igreja centraliza-se na divulgação do evangelho, no aperfeiçoamento dos santos e na redenção dos mortos.
Desafios como Menina-Moça:

  • Frequentar ao Seminário e memorizar as escrituras-chave do livro estudado no ano;
  • Ser pontual nas reuniões dominicais e mutuais, assim como outras atividades;
  • Continuar a escrever sua história pessoal;
  • Cumprir novas metas e projetos do progresso pessoal;
  • Ler as escrituras diariamente por pelo menos 10 minutos;
  • Ler e compreender o livreto “Para o Vigor da Juventude”;
  • Estar digna para freqüentar o batistério no templo. Ir pelo menos 1 vez por semestre.
Continue a ser uma moça fiel e exemplar. Lembre-se que seu símbolo agora é uma rosa que representa amor, fé e pureza. Esforce-se para aprender pelo seminário, experiências e atitudes corretas. O aprendizado também acontece ao guardar aos mandamentos e honrar os convênios que você já fez, e aqueles que irá fazer, pois vocês também possuem uma grande promessa de nosso Pai Celestial, se forem fiéis a cada dia.


** LAURÉIS – 16 e 17 anos **


Você está no final de sua jornada como moça, preparando-se para a vida adulta, ao aceitar as oportunidades de compartilhar, viver e ensinar o evangelho, tornando-se uma jovem de fé. Experimentará ainda mais o amor do Salvador e estará preparada para receber as ordenanças do templo. Será mais independente, e por isso estará apta para finalizar seu Progresso Pessoal. Será a época em que você irá tomar algumas das maiores decisões de seu futuro, e ao seguir os sussurros do Espírito e guardar os mandamentos, encontrará paz e felicidade ao longo do caminho.

Do Progresso Pessoal:

Há séculos a guirlanda de louros é usada como uma coroa feita de folhas do loureiro. Ela é dada a alguém
após um grande feito como símbolo de honra e vitória. Hoje, as Lauréis estão terminando sua preparação para fazer e guardar convênios sagrados e receber as ordenanças do templo.
”.

Referências das escrituras:

“E este será nosso convênio – caminharemos de acordo com todas as ordenanças do Senhor”. D&C 136:4

“Cremos que, por meio do sacrifício expiatório de Cristo, toda humanidade poderá ser salva pela obediência às leis e ordenanças do evangelho” 3ª regra de fé

“Procurai ter fé, esperança e caridade; e então fareis sempre boas obras em abundância”. Alma 7:14

Símbolo:

 Responsabilidades de uma Laurel:

  • Defender a verdade e a retidão, vivendo os Padrões de Dignidade Pessoal;
  • Participar de um programa regular de estudo das escrituras;
  • Frequentar regularmente as reuniões da Igreja;
  • Escrever no diário e aumentar sua história pessoal;
  • Compreender que a missão da Igreja centraliza-se na divulgação do evangelho, no aperfeiçoamento dos santos e na redenção dos mortos.

Desafios como Laurel:

  • Terminar o Seminário e memorizar as escrituras-chave dos livros estudados ao longo dos 4 anos;
  • Ser pontual nas reuniões dominicais e mutuais, assim como outras atividades. Aceitar desafios de liderança como dirigir reuniões das moças e mutuais, assim como dar aulas (você poderá se oferecer para qualquer uma destas atividades sempre que possível);
  • Continuar a escrever sua história pessoal;
  • Completar seu progresso pessoal;
  • Ler as escrituras diariamente por pelo menos 15 minutos;
  • Ler o Livro de Mórmon, com atenção especial ao livro de 3 Néfi;
  • Memorizar todas as regras de fé;
  • Viver os padrões do livreto “Para o Vigor da Juventude”;
  • Estar digna para freqüentar o batistério no templo. Ir pelo menos 2 vezes por semestre.
  • Fazer algo que represente seu entendimento e compromisso com o Tema e Valores das Moças, como lembrança para toda sua vida de seu aprendizado em todas as classes.
Ficamos felizes por você chegar até aqui, mas este não é o fim, é o começo de uma vida de fé, e de muitas bênçãos. Desejamos que você viva estes valores e faça com amor todas estas coisas, que você estará no caminho certo rumo à exaltação.



2 comentários: