segunda-feira, 15 de julho de 2013

Ideia para Atividade de Padrões: Musical "O valor de um lugar santo"

E chegou o dia de fazer a postagem do musical! Dá um trabalho organizar, são ensaios, histórias, citações, partituras, detalhes de todos os lados, mas no fim, vale a pena e quem assiste fica feliz, quem participa também, todos somos edificados!

Esse foi nosso terceiro ano em que organizamos um serão musical para a atividade de padrões. Fazemos a nível de ala junto com os rapazes e com o JAS, mas também participam todos aqueles que gostam de cantar, é um pequeno coro, mas super poderoso.

O serão durou cerca de 1h e este o tema foi "O valor de um lugar santo". Este serão relacionou hinos com o tema da mutual 2013, os padrões do "Para o vigor da Juventude" e as histórias de pioneiros e membros que se sacrificaram ou ajudaram de alguma forma a edificar, construir ou frequentar templos. Há histórias lindas, usei apenas algumas delas.

Decoramos a capela de forma bem simples (mas não podemos fotografar lá): dois pequenos vasinhos com flores brancas, um quadro do templo (de Curitiba em nosso caso) no meio no púlpito, e trilhos de renda branca em cada lateral do púlpito. Como roupa, decidimos que usaríamos o tradicional saia preta e blusa branca, mas com um xale tom pastel para dar uma corzinha, e assim ficou nosso coro (bem lindo!).


Uma coisa bacana: uma das minhas moças foi minha "secretária de coro" e ela foi nota 10 e cumpriu um projeto de valor individual. Ela ajudou a encontrar uma das histórias do programa, organizou pastas, criou o convite e outras tarefinhas que no todo, foi ótimo pra ela fechar este projeto de organizar e participar de uma atividade cultural, fica a dica. O cartaz que ela fez foi esse:


E enfim, e este é o roteiro. Algumas partituras vcs consegue facilmente em links que já existem e hinário verde que usamos aos domingos mesmo. Outras que tem o arranjo eu posso mandar por e-mail para quem interessar, ok? Alguns detalhes sobre isso:

- Claro, como somos de Curitiba, no fim do serão, enfatizamos a benção de ter um templo em nossa cidade, mas só fato de termos templos em nosso país já é uma benção e isso pode ser adaptado de acordo com a cidade de vcs.

- A última música é o tema original do ano, e não tenho o arranjo para piano, foi nossa pianista que fez uma base simples e sem partitura mesmo, mas tem o vídeo com a música certinho, que pode ajudar vcs, eu tenho a letra.

Uma ótima semana pra vcs!

-------------------------

SERÃO MUSICAL 2013 – O VALOR DE UM LUGAR SANTO

Oração de Abertura

1. _____________ Introdução: Doutrina e Convênios 87:8 diz: “Portanto permanecei em lugares santos e não sejais movidos até que venha o dia do Senhor; pois eis que depressa vem, diz o Senhor. Amém.

Cada vez menos conseguimos encontrar lugares santos ao nosso redor. Por isso, estes locais tem se tornado cada vez mais valiosos por se tornarem cada dia mais raros. Porém, quando encontramos um lugar santo, conseguimos ter a influência do Espírito do Senhor, fortalecer nossa fé e testemunho e aprender mais do evangelho.

E entre estes, não podemos esquecer dos locais mais santos que existem na terra hoje, nossos templos. O nosso profeta Thomas S. Monson disse que os templos são mais do que pedra e argamassa. Eles estão cheios de fé e jejum. São construídos de provações e de testemunhos. São santificados pelo sacrifício e pelo serviço (...) Algum grau de sacrifício sempre esteve associado à construção de templos e à frequência ao templo. Incontáveis são os que trabalharam e lutaram para obter para si mesmos e para sua própria família as bênçãos que são encontradas nos templos de Deus (...)

Por que há tantos que estão dispostos a dar tanto de si para receber as bênçãos do templo? Aqueles que compreendem as bênçãos eternas que advêm do templo sabem que nenhum sacrifício é grande demais, nenhum preço é alto demais, nenhuma luta é difícil demais para receber essas bênçãos. Nunca há quilômetros demais para viajar, obstáculos demais para sobrepujar ou desconforto demais para suportar. Eles compreendem que as ordenanças de salvação recebidas no templo, que nos permitem um dia voltar à presença de nosso Pai Celestial em um relacionamento familiar eterno, além da investidura de bênçãos e de poder do alto valem todo sacrifício e todo esforço".

Nesta noite, vamos valorizar o esforço e sacrifício de tantos irmãos que foram fiéis ao seus padrões e fizeram muito por todos nós para termos a oportunidade de trabalhar nos templos hoje, e assim termos a oportunidade de "Permanecer em um lugar santo" para nosso benefício e salvação.

Música Coro: Permanecer em lugares Santos - Joan Sowards (partitura original no Sugar Doodle, tenho traduzida e scaneada para quem precisar).

2. _____________ Prosseguir com fé: O templo de Salt Lake City

Uma única pessoa pode fazer uma grande diferença? A resposta é: com certeza. Acreditamos que "o valor das almas é grande a vista de Deus (D&C 18:10) e entre muitos exemplos especiais, uma pessoa muito valorosa fez parte um grande sacríficio durante a construção do templo de Salt Lake.

John Rowe Moyle foi um pedreiro chamado pelo profeta Brigham Young para trabalhar no Templo de Salt Lake. Todas as semanas, ele caminhava 35 quilômetros de sua casa até o Templo. Uma de suas tarefas foi a de entalhar as palavras "Santidade ao Senhor" no lado leste do Templo de Salt Lake.

Não foi fácil, e ele teve que superar muitos obstáculos. Em certa ocasião, uma de suas vacas lhe deu um coice na perna. Como o ferimento não sarava, ele precisou amputar a perna, mas isso não o impediu de cumprir o compromisso assumido com o profeta de trabalhar no templo. Ele entalhou uma perna de madeira, e depois de algumas semanas, voltou a caminhar os 35 quilômetros até o templo para fazer seu trabalho que se comprometeu a realizar." 

Este pioneiro, sozinho, foi valoroso e teve fé suficiente para atender o chamado do profeta e cumprir sua designação até o fim. O padrão "Prosseguir com Fé" do Para o Vigor da Juventude nos ensina: "em todas as circunstâncias, sigam os ensinamentos dos profetas, das outras autoridades da Igreja e de seus líderes locais. Eles vão conduzi-los no caminho da felicidade (...) Se fizerem essas coisas, o Senhor fará muito mais por sua vida do que vocês poderiam fazer por si mesmos. Ele vai aumentar suas oportunidades, expandir sua visão e fortalecê-los".

Que sempre nos lembremos de ter fé, agir e que nosso esforço individual sempre será válido, pois cada pessoa tem seu valor.

Música Solo Feminino: Sou de Infinito Valor - Janice K. Perry (álbum dos valores das moças)

3. _____________ Prosseguir com fé: Nauvoo

E temos muitos pioneiros da Igreja que seguiram o padrão de prosseguir com fé e se sacrificaram para termos templos tão especiais para realizarmos nossas ordenanças de salvação.

Nauvoo é mais um templo especial. O profeta Joseph Smith, obediente à revelação recebida de Deus na época, anunciou que chegara o momento de “construir uma casa de oração, uma casa de ordem, uma casa de adoração ao nosso Deus, onde as ordenanças [pudessem] ser recebidas conforme Sua vontade divina”. Embora fossem pobres e se esforçassem muito para sustentar a família, os santos dos últimos dias atenderam ao chamado dos líderes e começaram a doar tempo e recursos para a construção do templo.

Louisa Decker, uma jovem, ficou impressionada com o fato de a mãe ter vendido os pratos de porcelana e um belo acolchoado a fim de contribuir para a construção do templo. Outros santos dos últimos dias doaram cavalos, carroções, vacas, carne de porco e cereais. Foi pedido às mulheres de Nauvoo que contribuíssem com suas moedas para o fundo do templo.

Brigham Young recordou: “Trabalhamos arduamente no templo de Nauvoo, sendo que durante essa época era difícil conseguir pão e outros alimentos para os trabalhadores”. Mesmo assim, o Presidente Young aconselhou as pessoas encarregadas dos fundos para o templo que dessem toda a farinha que tinham, confiando que o Senhor os proveria do necessário. Pouco tempo depois, Joseph Toronto, recém-converso, chegou a Nauvoo, vindo da Sicília, e colocou os 2.500 dólares que tinha consigo aos pés dos líderes. Essas economias em ouro do irmão Toronto foram usadas para repor a farinha e comprar outros suprimentos necessários.

Porém, durante a construção do templo, as perseguições aos membros da Igreja se intensificaram e o profeta Joseph foi assassinado. Os santos sabiam que teriam de deixar a cidade de Nauvoo e se precioso templo. Porém, mesmo após o assassinato do Profeta Joseph Smith, eles dedicaram-se mais ainda à tarefa de terminar o templo. O sótão do templo inacabado foi dedicado como parte do edifício onde a investidura seria administrada. Os santos estavam tão ansiosos para receber essa ordenança sagrada que Brigham Young, Heber C. Kimball e outros membros do Quórum dos Doze Apóstolos permaneciam no templo dia e noite, dormindo não mais do que quatro horas por noite.

Mercy Fielding Thompson era encarregada de lavar e passar as roupas do templo, bem como de supervisionar a cozinha. Ela também morava no templo, às vezes trabalhando durante a madrugada, para que tudo estivesse pronto no dia seguinte. Outros membros mostraram também a mesma dedicação.

Por que esses santos trabalharam tão arduamente para terminar a construção de um edifício que logo teriam de deixar para trás? Quase seis mil santos receberam sua investidura antes de irem embora de Nauvoo. Ao voltarem os olhos para sua migração rumo ao oeste, eram sustentados pela fé e sentiam-se seguros com o conhecimento de que suas famílias estavam seladas para a eternidade. Com o rosto molhado de lágrimas, prontos para prosseguir após enterrar uma criança ou um cônjuge na vasta planície americana, os santos não vacilavam, devido às promessas contidas nas ordenanças que haviam recebido no templo.

Não temos como listar tantos sacríficios dos pioneiros da Igreja, sabemos que passaram por duras provaçõe mas eles não desanimaram mesmo diante de perseguições, problemas e mesmo da morte. Por isso, temos que seguir seu exemplo, prosseguir com fé e confiar no Senhor, pois todos seremos muito abençoados ao agirmos como eles agiram. O Para Vigor da Juventude menciona que "Ele lhes dará a ajuda de que necessitam para enfrentar suas provações e seus desafios. Vocês vão adquirir um testemunho mais forte e sentir a verdadeira alegria que advém de conhecer seu Pai Celestial e Seu Filho Jesus Cristo e de sentir Seu amor por vocês".

Música Coro: Vinde Ó Santos (Hino nº20 - Hinário Verde)

4. _____________ Dízimos e Ofertas: Houston

Como membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, devemos ser pessoas generosas. Na realidade, perto de tudo o que o Senhor nos concede, o dízimo e as ofertas são pequenas retribuições que fazem para o crescimento do reino de Dele. Porém, isso ainda se torna uma prova de fé a coragem ao sacrificarmos algo que poderia ser nosso para um outro objetivo.

O templo de Houston é um exemplo de uma oferta muito generosa da história de Don Hand. Durante os anos 80, a economia na cidade de Houston sofreu uma grande reviravolta e este homem foi fortemente afetado a ponto de temer sua falência. Assim, ele orou à Deus para que o ajudasse, prometendo que de alguma forma ele pagaria sua dívida financeira ao Senhor. Depois disso, ele conseguiu se reestabelecer muito bem e foi salvo de seus problemas financeiros.


Em 1997, este homem possuia um terreno que não estava a venda, inclusive era um local que homenageava sua esposa. Ainda assim, o Profeta Gordon B. Hinckley sentiu que aquele era o local onde o templo de Houston deveria ser eregido. Os líderes da Igreja questionaram se o local poderia ser vendido ao Sr. Hand, mas ele primeiramente enfatizou que "nenhuma quantia de dinheiro o interessava para vender aquele terreno".


Porém, quando ele questionou para qual propósito aquele terreno seria utilizado, seu coração mudou ao saber que seria para um templo de Deus. Ainda que fosse um local especial, ele lembrou de sua promessa feita à tantos anos e refletiu que seria a oportunidade perfeita para cumprir com sua palavra. Assim, ele vendeu o terreno de bom grado para a construção do Templo de Houston.

Temos muitas formas de oferecer algo à Deus, e devemos contribuir com um coração aberto e generoso. O Para o Vigor da Juventude enfatiza: "Sua atitude é importante ao pagar o dízimo. Paguem-no porque amam o Senhor e porque têm fé Nele. Paguem-no de boa vontade, com gratidão no coração. Paguem-no em primeiro lugar, mesmo que achem que não terão dinheiro suficiente para suas outras necessidades. Isso vai ajudá-los a desenvolverem mais fé, a vencerem o egoísmo e a tornarem-se mais receptivos ao Espírito.

Música Trio feminino: Eu devo partilhar (Hino nº135 - Hinário Verde)

5. _____________ Família: Mesa Arizona

Os templos estão diretamente relacionado a um padrão que é base de nosso evangelho: A Família. Como citação a Proclamação da Família ao Mundo, "A família foi ordenada por Deus. O casamento entre o homem e a mulher é essencial para Seu plano eterno. (…) A felicidade na vida familiar é mais provável de ser alcançada quando fundamentada nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo". Faz parte do evangelho de Cristo as famílias sejam seladas no templo do Senhor, por quem possua a devida autoridade.

Por ser algo essencial no plano de Senhor, muitas famílias se sacrificam para que consigam realizar no templo sagrado o convênio do selamento. No templo de Mesa Arizona aconteceu uma destas histórias, DO Élder Enrique Falabella, dos Setenta, e que morava na Guatemala. Ele conta: 



Quando retornei de minha missão, conheci uma bela moça com longos cabelos negros que iam até a cintura. Ela tinha belos olhos castanhos e um sorriso contagiante. Ela me cativou desde o primeiro momento em que a vi. Minha esposa havia feito meta de se casar no templo, embora naquela época o templo mais próximo exigisse uma viagem de mais de 6.400 quilômetros.


A cerimônia de nosso casamento civil foi ao mesmo tempo alegre e triste, porque nos casamos com uma data de validade. O oficial pronunciou as palavras: “E agora vos declaro marido e mulher”, mas imediatamente em seguida, disse: “Até que a morte vos separe”.

Assim, com muito sacrifício decidimos comprar uma passagem, só de Ida,  para o Templo de Mesa Arizona. No templo, ajoelhados no altar, um servo autorizado proferiu as palavras que eu tanto ansiava ouvir, declarando-nos marido e mulher para esta vida e para toda a eternidade.

Um amigo nos levou para a Escola Dominical. Durante a reunião, ele se levantou e nos apresentou à classe. Quando a reunião chegou ao fim, um irmão veio falar comigo e me apertou a mão, deixando nela uma nota de vinte dólares. Pouco depois, outro irmão também veio falar comigo e, para minha surpresa, também deixou uma nota em minha mão. Rapidamente procurei minha mulher, que estava do outro lado da sala, e gritei: “Blanquy, aperte a mão de todo mundo!”

Em breve, tínhamos juntado dinheiro suficiente para voltar para a Guatemala.


Lembremos de valorizar nossa família e de seguir o que diz no Para o Vigor da Juventude, que "Para ter uma família forte é preciso esforço. Sua família será abençoada se vocês fizerem sua parte para fortalecê-la. Sejam alegres, prestativos e atenciosos com seus familiares. Muitos problemas do lar decorrem de ocasiões em que os membros da família falam ou agem de modo egoísta ou rude. Procurem pacificar, em vez de provocar, brigar ou discutir. Demonstrem amor pelos seus familiares todos os dias. Prestem testemunho para sua família por meio de palavras e ações. Seu exemplo de retidão pode ter uma influência importante no fortalecimento da família (...) Preparem-se agora para cumprir seu papel divino de marido ou mulher e de pai ou mãe. Comprometam-se a casar no templo e a criar sua própria família eterna.

Música Moças: A família é para sempre - Hinário o Canto do Coração das Moças

6. _____________ Serviço: São Paulo (Templo e Obra Missionária) 

No templo, todo trabalho lá realizado é feito de forma voluntária. Os membros acreditam nas bençãos que o serviço ao próximo proporciona. Não só dentro do templo, as pessoas servem de muitas outras maneiras, como em seus chamados na Igreja, dentro do próprio lar e através da obra missionária, um dos maiores exemplos de amor. Tanto missionários de tempo integral como demais membros que anunciam o evangelho para aqueles que desconhecem estas verdades são pessoas devotadas e que muitas vezes também se sacrificam para que mais pessoas sejam abençoadas com o evangelho em suas vidas. O Para o Vigor da Juventude menciona que "Vocês podem prestar serviço compartilhando o evangelho com outras pessoas e como missionários de tempo integral".

E foi por um membro que prestou serviço missionário e pela visitação do templo de São Paulo que o Élder Jairo Mazzagardi, atualmente servindo como membro da presidência da área brasileira, foi batizado juntamente com sua família. Ele conta: "Há quase 40 anos, um bom amigo e colega, membro da Igreja, começou a nos apresentar o evangelho em conversas informais. Em diversas ocasiões, enviou os missionários para nos visitar. Gostamos dos missionários e concordamos em receber as lições, mas no fundo não estávamos interessados no que tinham a ensinar.
Isso mudou em outubro de 1978, quando meu colega convidou vários amigos, inclusive a nós, para a visitação pública do Templo de São Paulo Brasil. Ele alugou vários ônibus, pagando do próprio bolso para que seus amigos fossem com ele ao templo, que ficava uns 80 quilômetros de onde morávamos.
Quando Elizabeth entrou no batistério, sentiu algo que nunca tinha sentido antes, algo que mais tarde reconheceu como o Espírito Santo. O sentimento era de grande alegria no coração. Ela soube naquele momento que a Igreja era verdadeira e que era a Igreja à qual queria se filiar.

Tive um sentimento semelhante no final da visitação pública, quando fomos levados para a sala de selamento e nos ensinaram a doutrina da família eterna. Aquela doutrina me tocou. Eu era bem-sucedido em minha profissão, mas sentia um vazio na alma havia muito tempo. Não sabia o que poderia preencher aquela lacuna, mas sentia que tinha algo a ver com a família. Ali, na sala de selamento, as coisas começaram a fazer sentido em minha mente e em meu coração.

Dentro de poucos dias, os missionários nos contataram novamente. Dessa vez, estávamos interessados em ouvir sua mensagem. (...) Na época, eu era um homem severo e duro, mas meu coração derreteu e comecei a chorar. Quando meu amigo terminou, convidou minha mulher e a mim para sermos batizados. Aceitamos.

Em 31 de outubro de 1978, menos de um mês depois da experiência pessoal que tivemos no Templo de São Paulo, fomos batizados e confirmados. (...) Um ano depois, voltamos ao templo com nossos dois filhos para ser selados como família. (...)

Vinte e oito anos após o dia de nosso batismo, minha mulher e eu estávamos novamente no Templo de São Paulo Brasil. Eu acabara de ser chamado presidente do templo. Ficamos emocionados ao entrar na casa do Senhor e ter novamente os doces sentimentos que haviam sido os catalisadores de nossa conversão.

O templo continua a proporcionar grande alegria para mim e minha mulher. Quando vemos um jovem casal entrar no templo para ser selado como família eterna, sentimos grande esperança.

Através de nosso serviço amoroso, assim como o amigo do Élder Mazzagardi, podemos ajudar famílias serem eternas. Como menciona no Para o Vigor da Juventude: "Ao dedicarem-se ao serviço ao próximo, vocês se achegarão ao Pai Celestial. Seu coração se encherá de amor. Aprenderão que o serviço e o sacrifício são meios de vencer o egoísmo. Desfrutarão a alegria que advém somente ao prestarmos serviço a Deus e a nossos semelhantes. Suas habilidades vão aumentar e vocês serão instrumentos nas mãos de Deus para abençoar a vida de Seus filhos".

Solo Masculino: Digno para Servir (Mutual 2013 Jenny Phillips) - disponível no site do Deseret Brasil.

7. _____________ Gratidão: Curitiba

Como membros de Curitiba, somos extremamente abençoados por termos um templo em nossa cidade. Os pioneiros locais sacrificaram-se muito para ir ao templo nos últimos anos, assim como contribuíram com suas doações e seu tempo para que isso se tornasse uma realidade. Os exemplos próximos de nós de amigos e familiares são inúmeros, e somente com sua fé e exemplo isso pode se feito.

Este é um dos motivos de o padrão da Gratidão é tão importante. O Para o Vigor da Juventude coloca que "O Senhor quer que vocês tenham um espírito de gratidão em tudo o que fazem e dizem. Vivam com um espírito de gratidão e terão mais felicidade e satisfação na vida. A gratidão voltará seu coração ao Senhor e os ajudará a reconhecer Sua influência e bênçãos em sua vida. Mesmo nos momentos mais difíceis, vocês podem encontrar muitas coisas pelas quais serem gratos. Isso vai fortalecê-los e abençoá-los".

Se voltarmos um pouco no tempo vamos lembrar que há 5 anos atrás muitos de nós participaram da celebração, visitação e dedicação do nosso templo. Cantamos, dançamos, servimos, divulgamos a mensagem do evangelho e das bençãos eternas aos nossos amigos. Foram dias de muita alegria por algo que todos estavam muito ansiosos para que se tornasse real. Como somos abençoados por termos um templo em nossa cidade e não há melhor forma de demonstrarmos a gratidão pelo Templo de Curitiba ao continuar a realizar o trabalho no templo por nossos familiares e frequentá-lo regularmente, mesmo com nossas dificuldades e compromissos diários. E se assim fizermos, continuaremos a contar bençãos em nossa nossa vida, pois faremos o que o Senhor espera de nós.  

Música Coro: Contas as bençãos + Embora cheios de pesar (Arranjo)

8. _____________ Encerramento: Hoje, através de algumas das histórias relacionadas ao sacrifício de edificar e frequentar templos, aprendemos que somos abençoados no evangelho e em nosso lar. Podemos manter estas bençãos quando decidimos permanecer dignos e cumprir com os padrões que Deus nos revelou. O profeta Monson disse: “Meus jovens amigos (...), tenham sempre o templo em vista. Não façam nada que os impeça de entrar por suas portas e ali partilhar as bênçãos sagradas e eternas. Elogio aqueles de vocês que já vão ao templo regularmente para realizar batismos pelos mortos. Seja sempre digno de portar uma recomendação para o templo, mesmo que o templo esteja distante".



Aqueles que se esforçam por estar dignos de ir ao templo nos lembram de seguir um verbo muito importante, em especial neste ano: Permanecer. Se buscarmos a definição desta palavra, encontraremos manter-se, conservar-se, persistir e insistir. E nessa busca, ainda encontrei o oposto de permanecer, que indicou a palavra morrer. 


Não podemos deixar que os padrões, o testemunho, a fé e a retidão morram em nossa vida, temos que permanecer. Ser firmes, constantes... não ser movidos. Isso exige coragem e determinação, mas é possível, e por isso temos que valorizar e estar em lugares santos, para renovarmos essas qualidades. A irmã Sharon G. Larsen disse: "Permanecer em lugares santos ajuda-nos a ser santos, mas isso é um atributo cuja aquisição requer prática. Pratiquem ouvir ao Espírito e ser obedientes. Pratiquem ser moralmente puros. Pratiquem ser reverentes quanto a coisas sagradas. O Senhor nos disse para nos achegarmos a Ele, e Ele nos tornará santos. (D&C 60:7) Permitam que Ele os envolva em amor, perdão e paz. Independentemente do que estiver acontecendo à sua volta, vocês podem praticar a transformação de seu próprio ambiente, repleto do Espírito do Senhor.   

Tenhamos sempre esta decisão em nosso coração: ser fieis, manter e defender nossa fé. Permanecer.

Música Coro: Permanecer - Tema Original EFY 2013. Segue link do video:
 


Oração de Encerramento.
-------------------------


Referências: 
https://www.lds.org/liahona/2011/05/34?lang=por
http://www.lds.org/general-conference/2013/04/the-home-the-school-of-life?lang=por#watch=video 
 
https://www.lds.org/youth/for-the-strength-of-youth/gratitude?lang=por

 
http://www.ldschurchtemples.com/houston/


http://en.wikipedia.org/wiki/Houston_Texas_Temple


https://www.lds.org/youth/for-the-strength-of-youth/tithes-and-offerings?lang=por 


https://www.lds.org/ liahona/2013/04/drawn-to-the- temple?lang=por&country=br 


https://www.lds.org/youth/for-the-strength-of-youth/service?lang=porhttps://www.lds.org/youth/for-the-strength-of-youth/go-forward-with-faith?lang=por


http://www.lds.org/manual/our-heritage-a-brief-history-of-the-church-of-jesus-christ-of-latter-day-saints/chapter-five-sacrifice-and-blessings-in-nauvoo?lang=por

http://www.lds.org/general-conference/2008/10/lift-where-you-stand?lang=por

5 comentários:

  1. Olá eu gostaria sim de receber os arranjos e detalhes por email obrigada e parabéns!nilvania10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá eu também gostaria de receber o programa e os arranjos,obrigada e parabéns.
    Meu Email é rose_reis_antunes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. boa tarde
    Estou apaixonada por tudo e já tenho usado algumas coisinhas com minhas princesas.
    Gostaria muito de realizar uma noite dos padrões seguindo o roteiro de vcs posso?
    Se sim, gostaria de receber os arranjos e mais detalhes.
    Obrigada o blog é maravilhoso...
    po.liana.c@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Querida irmã

    Será que vc pode me mandar todo o material do serão inclusive o folder de divulgação?
    se sim, meu e-mail é: simone_medrado@ig.com.br

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde.
    Gostaria de receber os materiais que possui deste trabalho.
    email: drik_gt@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Ideia para Atividade de Padrões: Musical "O valor de um lugar santo"

E chegou o dia de fazer a postagem do musical! Dá um trabalho organizar, são ensaios, histórias, citações, partituras, detalhes de todos os lados, mas no fim, vale a pena e quem assiste fica feliz, quem participa também, todos somos edificados!

Esse foi nosso terceiro ano em que organizamos um serão musical para a atividade de padrões. Fazemos a nível de ala junto com os rapazes e com o JAS, mas também participam todos aqueles que gostam de cantar, é um pequeno coro, mas super poderoso.

O serão durou cerca de 1h e este o tema foi "O valor de um lugar santo". Este serão relacionou hinos com o tema da mutual 2013, os padrões do "Para o vigor da Juventude" e as histórias de pioneiros e membros que se sacrificaram ou ajudaram de alguma forma a edificar, construir ou frequentar templos. Há histórias lindas, usei apenas algumas delas.

Decoramos a capela de forma bem simples (mas não podemos fotografar lá): dois pequenos vasinhos com flores brancas, um quadro do templo (de Curitiba em nosso caso) no meio no púlpito, e trilhos de renda branca em cada lateral do púlpito. Como roupa, decidimos que usaríamos o tradicional saia preta e blusa branca, mas com um xale tom pastel para dar uma corzinha, e assim ficou nosso coro (bem lindo!).


Uma coisa bacana: uma das minhas moças foi minha "secretária de coro" e ela foi nota 10 e cumpriu um projeto de valor individual. Ela ajudou a encontrar uma das histórias do programa, organizou pastas, criou o convite e outras tarefinhas que no todo, foi ótimo pra ela fechar este projeto de organizar e participar de uma atividade cultural, fica a dica. O cartaz que ela fez foi esse:


E enfim, e este é o roteiro. Algumas partituras vcs consegue facilmente em links que já existem e hinário verde que usamos aos domingos mesmo. Outras que tem o arranjo eu posso mandar por e-mail para quem interessar, ok? Alguns detalhes sobre isso:

- Claro, como somos de Curitiba, no fim do serão, enfatizamos a benção de ter um templo em nossa cidade, mas só fato de termos templos em nosso país já é uma benção e isso pode ser adaptado de acordo com a cidade de vcs.

- A última música é o tema original do ano, e não tenho o arranjo para piano, foi nossa pianista que fez uma base simples e sem partitura mesmo, mas tem o vídeo com a música certinho, que pode ajudar vcs, eu tenho a letra.

Uma ótima semana pra vcs!

-------------------------

SERÃO MUSICAL 2013 – O VALOR DE UM LUGAR SANTO

Oração de Abertura

1. _____________ Introdução: Doutrina e Convênios 87:8 diz: “Portanto permanecei em lugares santos e não sejais movidos até que venha o dia do Senhor; pois eis que depressa vem, diz o Senhor. Amém.

Cada vez menos conseguimos encontrar lugares santos ao nosso redor. Por isso, estes locais tem se tornado cada vez mais valiosos por se tornarem cada dia mais raros. Porém, quando encontramos um lugar santo, conseguimos ter a influência do Espírito do Senhor, fortalecer nossa fé e testemunho e aprender mais do evangelho.

E entre estes, não podemos esquecer dos locais mais santos que existem na terra hoje, nossos templos. O nosso profeta Thomas S. Monson disse que os templos são mais do que pedra e argamassa. Eles estão cheios de fé e jejum. São construídos de provações e de testemunhos. São santificados pelo sacrifício e pelo serviço (...) Algum grau de sacrifício sempre esteve associado à construção de templos e à frequência ao templo. Incontáveis são os que trabalharam e lutaram para obter para si mesmos e para sua própria família as bênçãos que são encontradas nos templos de Deus (...)

Por que há tantos que estão dispostos a dar tanto de si para receber as bênçãos do templo? Aqueles que compreendem as bênçãos eternas que advêm do templo sabem que nenhum sacrifício é grande demais, nenhum preço é alto demais, nenhuma luta é difícil demais para receber essas bênçãos. Nunca há quilômetros demais para viajar, obstáculos demais para sobrepujar ou desconforto demais para suportar. Eles compreendem que as ordenanças de salvação recebidas no templo, que nos permitem um dia voltar à presença de nosso Pai Celestial em um relacionamento familiar eterno, além da investidura de bênçãos e de poder do alto valem todo sacrifício e todo esforço".

Nesta noite, vamos valorizar o esforço e sacrifício de tantos irmãos que foram fiéis ao seus padrões e fizeram muito por todos nós para termos a oportunidade de trabalhar nos templos hoje, e assim termos a oportunidade de "Permanecer em um lugar santo" para nosso benefício e salvação.

Música Coro: Permanecer em lugares Santos - Joan Sowards (partitura original no Sugar Doodle, tenho traduzida e scaneada para quem precisar).

2. _____________ Prosseguir com fé: O templo de Salt Lake City

Uma única pessoa pode fazer uma grande diferença? A resposta é: com certeza. Acreditamos que "o valor das almas é grande a vista de Deus (D&C 18:10) e entre muitos exemplos especiais, uma pessoa muito valorosa fez parte um grande sacríficio durante a construção do templo de Salt Lake.

John Rowe Moyle foi um pedreiro chamado pelo profeta Brigham Young para trabalhar no Templo de Salt Lake. Todas as semanas, ele caminhava 35 quilômetros de sua casa até o Templo. Uma de suas tarefas foi a de entalhar as palavras "Santidade ao Senhor" no lado leste do Templo de Salt Lake.

Não foi fácil, e ele teve que superar muitos obstáculos. Em certa ocasião, uma de suas vacas lhe deu um coice na perna. Como o ferimento não sarava, ele precisou amputar a perna, mas isso não o impediu de cumprir o compromisso assumido com o profeta de trabalhar no templo. Ele entalhou uma perna de madeira, e depois de algumas semanas, voltou a caminhar os 35 quilômetros até o templo para fazer seu trabalho que se comprometeu a realizar." 

Este pioneiro, sozinho, foi valoroso e teve fé suficiente para atender o chamado do profeta e cumprir sua designação até o fim. O padrão "Prosseguir com Fé" do Para o Vigor da Juventude nos ensina: "em todas as circunstâncias, sigam os ensinamentos dos profetas, das outras autoridades da Igreja e de seus líderes locais. Eles vão conduzi-los no caminho da felicidade (...) Se fizerem essas coisas, o Senhor fará muito mais por sua vida do que vocês poderiam fazer por si mesmos. Ele vai aumentar suas oportunidades, expandir sua visão e fortalecê-los".

Que sempre nos lembremos de ter fé, agir e que nosso esforço individual sempre será válido, pois cada pessoa tem seu valor.

Música Solo Feminino: Sou de Infinito Valor - Janice K. Perry (álbum dos valores das moças)

3. _____________ Prosseguir com fé: Nauvoo

E temos muitos pioneiros da Igreja que seguiram o padrão de prosseguir com fé e se sacrificaram para termos templos tão especiais para realizarmos nossas ordenanças de salvação.

Nauvoo é mais um templo especial. O profeta Joseph Smith, obediente à revelação recebida de Deus na época, anunciou que chegara o momento de “construir uma casa de oração, uma casa de ordem, uma casa de adoração ao nosso Deus, onde as ordenanças [pudessem] ser recebidas conforme Sua vontade divina”. Embora fossem pobres e se esforçassem muito para sustentar a família, os santos dos últimos dias atenderam ao chamado dos líderes e começaram a doar tempo e recursos para a construção do templo.

Louisa Decker, uma jovem, ficou impressionada com o fato de a mãe ter vendido os pratos de porcelana e um belo acolchoado a fim de contribuir para a construção do templo. Outros santos dos últimos dias doaram cavalos, carroções, vacas, carne de porco e cereais. Foi pedido às mulheres de Nauvoo que contribuíssem com suas moedas para o fundo do templo.

Brigham Young recordou: “Trabalhamos arduamente no templo de Nauvoo, sendo que durante essa época era difícil conseguir pão e outros alimentos para os trabalhadores”. Mesmo assim, o Presidente Young aconselhou as pessoas encarregadas dos fundos para o templo que dessem toda a farinha que tinham, confiando que o Senhor os proveria do necessário. Pouco tempo depois, Joseph Toronto, recém-converso, chegou a Nauvoo, vindo da Sicília, e colocou os 2.500 dólares que tinha consigo aos pés dos líderes. Essas economias em ouro do irmão Toronto foram usadas para repor a farinha e comprar outros suprimentos necessários.

Porém, durante a construção do templo, as perseguições aos membros da Igreja se intensificaram e o profeta Joseph foi assassinado. Os santos sabiam que teriam de deixar a cidade de Nauvoo e se precioso templo. Porém, mesmo após o assassinato do Profeta Joseph Smith, eles dedicaram-se mais ainda à tarefa de terminar o templo. O sótão do templo inacabado foi dedicado como parte do edifício onde a investidura seria administrada. Os santos estavam tão ansiosos para receber essa ordenança sagrada que Brigham Young, Heber C. Kimball e outros membros do Quórum dos Doze Apóstolos permaneciam no templo dia e noite, dormindo não mais do que quatro horas por noite.

Mercy Fielding Thompson era encarregada de lavar e passar as roupas do templo, bem como de supervisionar a cozinha. Ela também morava no templo, às vezes trabalhando durante a madrugada, para que tudo estivesse pronto no dia seguinte. Outros membros mostraram também a mesma dedicação.

Por que esses santos trabalharam tão arduamente para terminar a construção de um edifício que logo teriam de deixar para trás? Quase seis mil santos receberam sua investidura antes de irem embora de Nauvoo. Ao voltarem os olhos para sua migração rumo ao oeste, eram sustentados pela fé e sentiam-se seguros com o conhecimento de que suas famílias estavam seladas para a eternidade. Com o rosto molhado de lágrimas, prontos para prosseguir após enterrar uma criança ou um cônjuge na vasta planície americana, os santos não vacilavam, devido às promessas contidas nas ordenanças que haviam recebido no templo.

Não temos como listar tantos sacríficios dos pioneiros da Igreja, sabemos que passaram por duras provaçõe mas eles não desanimaram mesmo diante de perseguições, problemas e mesmo da morte. Por isso, temos que seguir seu exemplo, prosseguir com fé e confiar no Senhor, pois todos seremos muito abençoados ao agirmos como eles agiram. O Para Vigor da Juventude menciona que "Ele lhes dará a ajuda de que necessitam para enfrentar suas provações e seus desafios. Vocês vão adquirir um testemunho mais forte e sentir a verdadeira alegria que advém de conhecer seu Pai Celestial e Seu Filho Jesus Cristo e de sentir Seu amor por vocês".

Música Coro: Vinde Ó Santos (Hino nº20 - Hinário Verde)

4. _____________ Dízimos e Ofertas: Houston

Como membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, devemos ser pessoas generosas. Na realidade, perto de tudo o que o Senhor nos concede, o dízimo e as ofertas são pequenas retribuições que fazem para o crescimento do reino de Dele. Porém, isso ainda se torna uma prova de fé a coragem ao sacrificarmos algo que poderia ser nosso para um outro objetivo.

O templo de Houston é um exemplo de uma oferta muito generosa da história de Don Hand. Durante os anos 80, a economia na cidade de Houston sofreu uma grande reviravolta e este homem foi fortemente afetado a ponto de temer sua falência. Assim, ele orou à Deus para que o ajudasse, prometendo que de alguma forma ele pagaria sua dívida financeira ao Senhor. Depois disso, ele conseguiu se reestabelecer muito bem e foi salvo de seus problemas financeiros.


Em 1997, este homem possuia um terreno que não estava a venda, inclusive era um local que homenageava sua esposa. Ainda assim, o Profeta Gordon B. Hinckley sentiu que aquele era o local onde o templo de Houston deveria ser eregido. Os líderes da Igreja questionaram se o local poderia ser vendido ao Sr. Hand, mas ele primeiramente enfatizou que "nenhuma quantia de dinheiro o interessava para vender aquele terreno".


Porém, quando ele questionou para qual propósito aquele terreno seria utilizado, seu coração mudou ao saber que seria para um templo de Deus. Ainda que fosse um local especial, ele lembrou de sua promessa feita à tantos anos e refletiu que seria a oportunidade perfeita para cumprir com sua palavra. Assim, ele vendeu o terreno de bom grado para a construção do Templo de Houston.

Temos muitas formas de oferecer algo à Deus, e devemos contribuir com um coração aberto e generoso. O Para o Vigor da Juventude enfatiza: "Sua atitude é importante ao pagar o dízimo. Paguem-no porque amam o Senhor e porque têm fé Nele. Paguem-no de boa vontade, com gratidão no coração. Paguem-no em primeiro lugar, mesmo que achem que não terão dinheiro suficiente para suas outras necessidades. Isso vai ajudá-los a desenvolverem mais fé, a vencerem o egoísmo e a tornarem-se mais receptivos ao Espírito.

Música Trio feminino: Eu devo partilhar (Hino nº135 - Hinário Verde)

5. _____________ Família: Mesa Arizona

Os templos estão diretamente relacionado a um padrão que é base de nosso evangelho: A Família. Como citação a Proclamação da Família ao Mundo, "A família foi ordenada por Deus. O casamento entre o homem e a mulher é essencial para Seu plano eterno. (…) A felicidade na vida familiar é mais provável de ser alcançada quando fundamentada nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo". Faz parte do evangelho de Cristo as famílias sejam seladas no templo do Senhor, por quem possua a devida autoridade.

Por ser algo essencial no plano de Senhor, muitas famílias se sacrificam para que consigam realizar no templo sagrado o convênio do selamento. No templo de Mesa Arizona aconteceu uma destas histórias, DO Élder Enrique Falabella, dos Setenta, e que morava na Guatemala. Ele conta: 



Quando retornei de minha missão, conheci uma bela moça com longos cabelos negros que iam até a cintura. Ela tinha belos olhos castanhos e um sorriso contagiante. Ela me cativou desde o primeiro momento em que a vi. Minha esposa havia feito meta de se casar no templo, embora naquela época o templo mais próximo exigisse uma viagem de mais de 6.400 quilômetros.


A cerimônia de nosso casamento civil foi ao mesmo tempo alegre e triste, porque nos casamos com uma data de validade. O oficial pronunciou as palavras: “E agora vos declaro marido e mulher”, mas imediatamente em seguida, disse: “Até que a morte vos separe”.

Assim, com muito sacrifício decidimos comprar uma passagem, só de Ida,  para o Templo de Mesa Arizona. No templo, ajoelhados no altar, um servo autorizado proferiu as palavras que eu tanto ansiava ouvir, declarando-nos marido e mulher para esta vida e para toda a eternidade.

Um amigo nos levou para a Escola Dominical. Durante a reunião, ele se levantou e nos apresentou à classe. Quando a reunião chegou ao fim, um irmão veio falar comigo e me apertou a mão, deixando nela uma nota de vinte dólares. Pouco depois, outro irmão também veio falar comigo e, para minha surpresa, também deixou uma nota em minha mão. Rapidamente procurei minha mulher, que estava do outro lado da sala, e gritei: “Blanquy, aperte a mão de todo mundo!”

Em breve, tínhamos juntado dinheiro suficiente para voltar para a Guatemala.


Lembremos de valorizar nossa família e de seguir o que diz no Para o Vigor da Juventude, que "Para ter uma família forte é preciso esforço. Sua família será abençoada se vocês fizerem sua parte para fortalecê-la. Sejam alegres, prestativos e atenciosos com seus familiares. Muitos problemas do lar decorrem de ocasiões em que os membros da família falam ou agem de modo egoísta ou rude. Procurem pacificar, em vez de provocar, brigar ou discutir. Demonstrem amor pelos seus familiares todos os dias. Prestem testemunho para sua família por meio de palavras e ações. Seu exemplo de retidão pode ter uma influência importante no fortalecimento da família (...) Preparem-se agora para cumprir seu papel divino de marido ou mulher e de pai ou mãe. Comprometam-se a casar no templo e a criar sua própria família eterna.

Música Moças: A família é para sempre - Hinário o Canto do Coração das Moças

6. _____________ Serviço: São Paulo (Templo e Obra Missionária) 

No templo, todo trabalho lá realizado é feito de forma voluntária. Os membros acreditam nas bençãos que o serviço ao próximo proporciona. Não só dentro do templo, as pessoas servem de muitas outras maneiras, como em seus chamados na Igreja, dentro do próprio lar e através da obra missionária, um dos maiores exemplos de amor. Tanto missionários de tempo integral como demais membros que anunciam o evangelho para aqueles que desconhecem estas verdades são pessoas devotadas e que muitas vezes também se sacrificam para que mais pessoas sejam abençoadas com o evangelho em suas vidas. O Para o Vigor da Juventude menciona que "Vocês podem prestar serviço compartilhando o evangelho com outras pessoas e como missionários de tempo integral".

E foi por um membro que prestou serviço missionário e pela visitação do templo de São Paulo que o Élder Jairo Mazzagardi, atualmente servindo como membro da presidência da área brasileira, foi batizado juntamente com sua família. Ele conta: "Há quase 40 anos, um bom amigo e colega, membro da Igreja, começou a nos apresentar o evangelho em conversas informais. Em diversas ocasiões, enviou os missionários para nos visitar. Gostamos dos missionários e concordamos em receber as lições, mas no fundo não estávamos interessados no que tinham a ensinar.
Isso mudou em outubro de 1978, quando meu colega convidou vários amigos, inclusive a nós, para a visitação pública do Templo de São Paulo Brasil. Ele alugou vários ônibus, pagando do próprio bolso para que seus amigos fossem com ele ao templo, que ficava uns 80 quilômetros de onde morávamos.
Quando Elizabeth entrou no batistério, sentiu algo que nunca tinha sentido antes, algo que mais tarde reconheceu como o Espírito Santo. O sentimento era de grande alegria no coração. Ela soube naquele momento que a Igreja era verdadeira e que era a Igreja à qual queria se filiar.

Tive um sentimento semelhante no final da visitação pública, quando fomos levados para a sala de selamento e nos ensinaram a doutrina da família eterna. Aquela doutrina me tocou. Eu era bem-sucedido em minha profissão, mas sentia um vazio na alma havia muito tempo. Não sabia o que poderia preencher aquela lacuna, mas sentia que tinha algo a ver com a família. Ali, na sala de selamento, as coisas começaram a fazer sentido em minha mente e em meu coração.

Dentro de poucos dias, os missionários nos contataram novamente. Dessa vez, estávamos interessados em ouvir sua mensagem. (...) Na época, eu era um homem severo e duro, mas meu coração derreteu e comecei a chorar. Quando meu amigo terminou, convidou minha mulher e a mim para sermos batizados. Aceitamos.

Em 31 de outubro de 1978, menos de um mês depois da experiência pessoal que tivemos no Templo de São Paulo, fomos batizados e confirmados. (...) Um ano depois, voltamos ao templo com nossos dois filhos para ser selados como família. (...)

Vinte e oito anos após o dia de nosso batismo, minha mulher e eu estávamos novamente no Templo de São Paulo Brasil. Eu acabara de ser chamado presidente do templo. Ficamos emocionados ao entrar na casa do Senhor e ter novamente os doces sentimentos que haviam sido os catalisadores de nossa conversão.

O templo continua a proporcionar grande alegria para mim e minha mulher. Quando vemos um jovem casal entrar no templo para ser selado como família eterna, sentimos grande esperança.

Através de nosso serviço amoroso, assim como o amigo do Élder Mazzagardi, podemos ajudar famílias serem eternas. Como menciona no Para o Vigor da Juventude: "Ao dedicarem-se ao serviço ao próximo, vocês se achegarão ao Pai Celestial. Seu coração se encherá de amor. Aprenderão que o serviço e o sacrifício são meios de vencer o egoísmo. Desfrutarão a alegria que advém somente ao prestarmos serviço a Deus e a nossos semelhantes. Suas habilidades vão aumentar e vocês serão instrumentos nas mãos de Deus para abençoar a vida de Seus filhos".

Solo Masculino: Digno para Servir (Mutual 2013 Jenny Phillips) - disponível no site do Deseret Brasil.

7. _____________ Gratidão: Curitiba

Como membros de Curitiba, somos extremamente abençoados por termos um templo em nossa cidade. Os pioneiros locais sacrificaram-se muito para ir ao templo nos últimos anos, assim como contribuíram com suas doações e seu tempo para que isso se tornasse uma realidade. Os exemplos próximos de nós de amigos e familiares são inúmeros, e somente com sua fé e exemplo isso pode se feito.

Este é um dos motivos de o padrão da Gratidão é tão importante. O Para o Vigor da Juventude coloca que "O Senhor quer que vocês tenham um espírito de gratidão em tudo o que fazem e dizem. Vivam com um espírito de gratidão e terão mais felicidade e satisfação na vida. A gratidão voltará seu coração ao Senhor e os ajudará a reconhecer Sua influência e bênçãos em sua vida. Mesmo nos momentos mais difíceis, vocês podem encontrar muitas coisas pelas quais serem gratos. Isso vai fortalecê-los e abençoá-los".

Se voltarmos um pouco no tempo vamos lembrar que há 5 anos atrás muitos de nós participaram da celebração, visitação e dedicação do nosso templo. Cantamos, dançamos, servimos, divulgamos a mensagem do evangelho e das bençãos eternas aos nossos amigos. Foram dias de muita alegria por algo que todos estavam muito ansiosos para que se tornasse real. Como somos abençoados por termos um templo em nossa cidade e não há melhor forma de demonstrarmos a gratidão pelo Templo de Curitiba ao continuar a realizar o trabalho no templo por nossos familiares e frequentá-lo regularmente, mesmo com nossas dificuldades e compromissos diários. E se assim fizermos, continuaremos a contar bençãos em nossa nossa vida, pois faremos o que o Senhor espera de nós.  

Música Coro: Contas as bençãos + Embora cheios de pesar (Arranjo)

8. _____________ Encerramento: Hoje, através de algumas das histórias relacionadas ao sacrifício de edificar e frequentar templos, aprendemos que somos abençoados no evangelho e em nosso lar. Podemos manter estas bençãos quando decidimos permanecer dignos e cumprir com os padrões que Deus nos revelou. O profeta Monson disse: “Meus jovens amigos (...), tenham sempre o templo em vista. Não façam nada que os impeça de entrar por suas portas e ali partilhar as bênçãos sagradas e eternas. Elogio aqueles de vocês que já vão ao templo regularmente para realizar batismos pelos mortos. Seja sempre digno de portar uma recomendação para o templo, mesmo que o templo esteja distante".



Aqueles que se esforçam por estar dignos de ir ao templo nos lembram de seguir um verbo muito importante, em especial neste ano: Permanecer. Se buscarmos a definição desta palavra, encontraremos manter-se, conservar-se, persistir e insistir. E nessa busca, ainda encontrei o oposto de permanecer, que indicou a palavra morrer. 


Não podemos deixar que os padrões, o testemunho, a fé e a retidão morram em nossa vida, temos que permanecer. Ser firmes, constantes... não ser movidos. Isso exige coragem e determinação, mas é possível, e por isso temos que valorizar e estar em lugares santos, para renovarmos essas qualidades. A irmã Sharon G. Larsen disse: "Permanecer em lugares santos ajuda-nos a ser santos, mas isso é um atributo cuja aquisição requer prática. Pratiquem ouvir ao Espírito e ser obedientes. Pratiquem ser moralmente puros. Pratiquem ser reverentes quanto a coisas sagradas. O Senhor nos disse para nos achegarmos a Ele, e Ele nos tornará santos. (D&C 60:7) Permitam que Ele os envolva em amor, perdão e paz. Independentemente do que estiver acontecendo à sua volta, vocês podem praticar a transformação de seu próprio ambiente, repleto do Espírito do Senhor.   

Tenhamos sempre esta decisão em nosso coração: ser fieis, manter e defender nossa fé. Permanecer.

Música Coro: Permanecer - Tema Original EFY 2013. Segue link do video:
 


Oração de Encerramento.
-------------------------


Referências: 
https://www.lds.org/liahona/2011/05/34?lang=por
http://www.lds.org/general-conference/2013/04/the-home-the-school-of-life?lang=por#watch=video 
 
https://www.lds.org/youth/for-the-strength-of-youth/gratitude?lang=por

 
http://www.ldschurchtemples.com/houston/


http://en.wikipedia.org/wiki/Houston_Texas_Temple


https://www.lds.org/youth/for-the-strength-of-youth/tithes-and-offerings?lang=por 


https://www.lds.org/ liahona/2013/04/drawn-to-the- temple?lang=por&country=br 


https://www.lds.org/youth/for-the-strength-of-youth/service?lang=porhttps://www.lds.org/youth/for-the-strength-of-youth/go-forward-with-faith?lang=por


http://www.lds.org/manual/our-heritage-a-brief-history-of-the-church-of-jesus-christ-of-latter-day-saints/chapter-five-sacrifice-and-blessings-in-nauvoo?lang=por

http://www.lds.org/general-conference/2008/10/lift-where-you-stand?lang=por

5 comentários:

  1. Olá eu gostaria sim de receber os arranjos e detalhes por email obrigada e parabéns!nilvania10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá eu também gostaria de receber o programa e os arranjos,obrigada e parabéns.
    Meu Email é rose_reis_antunes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. boa tarde
    Estou apaixonada por tudo e já tenho usado algumas coisinhas com minhas princesas.
    Gostaria muito de realizar uma noite dos padrões seguindo o roteiro de vcs posso?
    Se sim, gostaria de receber os arranjos e mais detalhes.
    Obrigada o blog é maravilhoso...
    po.liana.c@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Querida irmã

    Será que vc pode me mandar todo o material do serão inclusive o folder de divulgação?
    se sim, meu e-mail é: simone_medrado@ig.com.br

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde.
    Gostaria de receber os materiais que possui deste trabalho.
    email: drik_gt@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir