terça-feira, 17 de novembro de 2015

Ideia de Mutuais com os Valores das Moças

Olá pessoal, tudo bem? Ando um pouco sumida, mas afinal, novas responsabilidades e chamados e o tempo vai encurtando. Mas, mesmo que demore um pouco, alguma coisa de legal a gente sempre dá um jeito de postar.

E estava pensando que às vezes queremos fazer mutuais voltadas para um dos valores das moças. Por isso, aqui vai uma lista de ideias - algumas pra vcs desenvolverem e outras de atividades que até já fiz e tem o link com o roteiro, com cada um dos valores. 

Naturalmente, metas do progresso pessoal podem ser indicadas, incentivas ou mesmo feitas e realizadas a partir da mutual do valor escolhido.

Espero que gostem!

Imagem: Etsy



* Plantar uma árvore ou em uma horta. Usar Alma 32 mensagem junto da atividade (vale até feijão no algodão se quiser algo mais simbólico);
* Criar a conta SUD para uso do family search e montar a árvore genealógica de cada jovem;
* Ensinar como fazer a indexação;

NATUREZA DIVINA

* Fazer uma mutual identificando características divinas em mulheres das escrituras, as líderes já podem escolher estes exemplos anteriormente, falar suas histórias, e montar uma lista para deixar na sala das moças de que todas elas também herdaram atributos divinos e podem se esforçar por mantê-los. Cada jovem pode escolher um atributo para melhorar ou desenvolver ao longo da semana e contar sua experiência na mutual seguinte ou em uma reunião de testemunhos.
* Pedir para as jovens identificarem atributos divinos em suas mães. Depois disso, pedir para cada uma escrever, na hora da mutual, uma carta para sua mãe, mencionando estes atributos, a importância de sua influência divina em sua vida e agradecendo pelo o que ela faz.

VALOR INDIVIDUAL

* Fazer uma mutual especifica sobre benção patriarcal. O patriarca da estaca pode ser convidado a falar como as jovens devem se preparar para receber esta benção, e ele pode contar experiências e sentimentos pessoais sobre pessoas de quem ele já deu a benção.
* Fazer uma roda onde a moça irá escrever seu nome no alto de uma folha e passar para a pessoa ao lado, que deverá escrever uma característica especial daquela pessoa. Isso deve ser feito até a folha retornar a dona. As líderes podem escrever uma cartinha para cada moça para demonstrar seu amor e falar o valor que ela possui.

CONHECIMENTO

* Realizar uma feira de profissões, convidando membros da ala de profissões diversas para falar mais de suas ocupações;
* Realizar uma feira do livro, mostrando bons autores e referências, tipos de livros e deixar as moças verem suas histórias.
* Fazer uma lista de ideias e sonhos para o futuro, e baseado nisso, discutir que tipos de instrução e habilidades a moça deve adquirir para atingir este objetivo. Fazer o planejamento para os próximos 10 anos baseado nisso.
* Ensinar algo, pedindo para que uma jovem ensine algo em que tenha aptidão ou habilidade. Pode ser inclusive sobre uma cultura, um assunto de interesse ou um tema designado especialmente para ela passar para as outras;
* Realizar noites culturais de países ou regiões do Brasil;

ESCOLHAS E RESPONSABILIDADES

* Debate com o bispado com perguntas relacionadas ao para o vigor da juventude. Estas perguntas podem ser selecionados no próprio site oficial dos jovens, de cada um dos padrões do livreto.
* Fazer uma mesa redonda sobre mídias sociais, e como devemos e não devemos usá-las atualmente;
* Explicar como se organiza um atividade - como planejar, providenciar e executar - e escolher uma atividade para as moças organizarem e tomarem as decisões, como um baile, atividade de padrões, novos inícios ou algum evento na ala. As líderes podem ajudar, mas as decisões devem ser tomadas pelas jovens, inclusive nos imprevistos.

BOAS OBRAS

* Realizar um projeto de serviço para uma pessoa da ala. Pode ser visitar viúvas, doentes, mães com recém nascidos ou famílias com alguma necessidade pessoal ou espiritual. 
* Cantar alguns hinos em um asilo ou hospital -  especialmente na época do natal;
* Fazer um dia de atividades e brincadeiras para as crianças da ala;
* Preparar nomes de familiares para realizar as ordenanças no templo, marcar uma sessão de batistério.

INTEGRIDADE

* Fazer a noite da história de Ester, selecionando trechos de seu livro na Bíblia. As moças podem se vestir como nos tempos da história. Discutir como ela mostrou integridade e fazer um compromisso com as jovens de serem íntegras como Ester. Cada uma pode listar algumas ideias de como manterá seu compromisso dali em diante.
* Fazer dinâmicas que exijam coragem das jovens, como por exemplo, colocar a mão dentro de uma caixa sem saber o que tem dentro, andar com uma venda em toda volta da capela, colocando obstáculos sem que elas percebam. Após a dinâmica, discutir como podemos ter coragem de manter nossa integridade e defender a verdade e a retidão mesmo sem saber o que nos aguarda no futuro.

VIRTUDE

* Ir à capela ou ao templo, e fazer uma caçada por coisas virtuosas neste local ao circular seus arredores. Pode-se fazer uma lista ou fotografar o que encontrar. No término cada uma fala sobre o que encontrou e porque isso inspira virtude.
* Fazer um desafio de reverência durante a semana ou o mês. Apresentar a proposta na mutual do que deve ser feito e tirar as dúvidas, uma mensagem sobre este tópico pode ser preparada. Isso pode incluir preparação para o domingo, melhorar a atenção e participação nas aulas e especialmente ponderar e buscar o Espírito durante o sacramento. Uma mutual pode ser usada após o desafio para falar das experiências e sentimentos.
* Fazer uma mutual com o tema arrependimento, e como somente isso pode nos fazer retornar a virtude e ajudar-nos a ser dignos. O Milagre do Perdão e discursos da conferência geral podem ser usados para pesquisar formas que nos ajudam a encontrar o perdão. Um compromisso de pedir perdão e buscar melhorar algo que esteja incomodando a jovem pode ser feito, de maneira pessoal. 

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Ideia para Atividade de Integração: Questionário "Vocês se Conhecem?"

Semana passada realizei minha primeira atividade em meu novo chamado como Líder de Atividades das Moças da Estaca.

Fizemos um passeio em uma gruta e também gostaríamos de fazer algo que integrasse as meninas. Assim, fizemos uma brincadeira com o questionário "Vocês se Conhecem?"

Foi bem simples, mas interessante: primeiro, cada moça e líderes respondiam as primeiras perguntas com suas preferências pessoais, coisas simples como comida favorita, que profissão quer seguir, etc. E depois, ela tinha encontrar mais 3 moças que tivessem as respostas iguais a sua, e perguntar seu nome e ala.

O legal da atividade é que as moças foram se conhecendo, e mesmo quando a respostas não eram as mesmas (na realidade na maior parte das vezes), você acabava descobrindo um pouco mais sobre cada pessoa. Foi uma ótima interação.



Fica a dica para um quebra gelo em grandes conferências, atividades da estaca ou mesmo entre membros da ala para melhorar a união.

Abaixo está o modelo dele:

Vocês se Conhecem?

Responda as seguintes perguntas abaixo:

1. Sua cor favorita? _____________________________
2. Sua comida favorita? _________________________
3. Profissões que você tem vontade de seguir ____
________________________________________________
4. Hobbies ou algo que você gosta muito_________
________________________________________________
5. Qual dessas redes você mais gosta: Instagram, 
Facebook ou Não usa nenhuma?  ______________
6. Em uma palavra, o que é mais importante na 
vida para você: _________________________________

Agora, encontre 3 outras moças que tenham a 
mesma resposta que a sua para as perguntas acima. 
Escreva o nome e ala delas abaixo.
1. Cor favorita? ________________________________
________________________________________________
2. Comida favorita? _____________________________
________________________________________________
3. Profissões ___________________________________
________________________________________________
4. Hobbies ou algo que gosta muito______________
________________________________________________
5. Redes Sociais?  _______________________________
________________________________________________
6. Em uma palavra, o que é mais importante na vida: 
_________________________________________

________________________________________________

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

52 ideias de mutuais para 52 semanas do ano + dicas de como encontrar ideias para mutuais

Este post você vão gostar muito. Trata-se de um treinamento que dei em meu novo chamado na estaca, e que acredito ser bem útil.

Depois de tantos anos tendo que elaborar mutuais, aprendi e busquei alguns recursos que me ajudaram e preparei isto para o treinamento, e montei este material. Aqui dou algumas dicas de como ter ideias para mutuais e parte que deixei fácil pra vocês: um compilado de 52 ideias para mutuais para 1 ano, divididas por categorias diferenciadas.


Várias delas já foram postagens mais detalhadas aqui no blog, mas tem novas sugestões também. E qualquer dúvida, podem perguntar!

ENJOY!

Mutuais Excelentes
Treinamento de Liderança das Auxiliares – Estaca Curitiba – Setembro/2015

Utilizem as mutuais como forma de desenvolvimento de moças e líderes, assim como uma maneira de se aproximar das jovens, em um momento mais descontraído, mas ainda assim sadio.

Dicas extras para organizar mutuais
- Cada atividade deve ter um propósito e planejamento para atingir um objetivo espiritual;
- Tenham sempre uma mutual “plano B’ que não deixe de ser uma boa atividade, mas que seja fácil de ser realizada e organizada rapidamente, no caso de algum imprevisto;
- Faça mutuais que vão de encontro com os interesses das jovens (perguntem à elas), mas ao mesmo tempo que proporcionem aprendizado e algum ponto relacionado ao evangelho;
- As próprias moças – especialmente as presidentes de classe – podem ser designadas para preparar uma mutual, com o acompanhamento e auxílio de suas líderes.

Como ter ideias de mutuais?
- Ore e busque o Espírito para saber quais tópicos e temas podem ser levados para uma mutual e também para que você seja guiada para encontrar e elaborar atividades adequadas às moças.
- Pesquise muito: use o site oficial de recursos dos jovens, blogs, internet em geral, livros e manuais da igreja – livro de noite familiar, livro de atividades, antigos manuais das moças, etc. Não podemos ter preguiça, mas sim bom ânimo e disposição para ajudar nossas jovens com atividades excelentes.
- Conheça as profissões, talentos e habilidades dos membros de sua ala, e convide-os para ensinar o que sabem às jovens.
- Pergunte de forma direcionada o que as moças desejam fazer nas mutuais. O resultado disso não será tão eficaz se você apenas perguntar “o que vocês querem fazer”. Use uma mutual para discutir sugestões onde você pode iniciar com uma ideia e em seguida as moças darem suas opiniões. Por exemplo: divida a mutual em 6 grandes tópicos, como espiritual, entretenimento, culinária, artesanato, profissional, cultural. Você pode começar perguntando o que elas gostariam de aprender e conhecer da parte espiritual e sugerir para elas verem tópicos do livreto Sempre Fieis e mencionarem seus interesses. Na parte cultural, você pode perguntar se tem algum país, cultura ou artes de seu interesse, onde vocês possam trabalhar, e assim respectivamente.
- Crie um questionário para cada moça responder. Pergunte seu nome, idade, cor favorita, comida favorita, onde estuda, o que gosta de fazer em seu tempo livre, o que tem vontade de seguir como profissão, sites e perfis na internet que gosta de acessar, aplicativos que costuma usar, hobbies e talentos que possui e outros que queira desenvolver, cursos que já fez, e o que mais vocês considerarem relevante.

52 Semanas no Ano – 52 Ideias para Mutuais

Espirituais
1. Debate com o bispado (sugestão do manual 2). Usar tópicos e padrões do Para o Vigor da Juventude. Elaborar perguntas de temas bem atuais para a discussão.
2.Jogo da Memória das Regras de Fé: Avisar no domingo, sem dar detalhes, que as moças devem decorar as 13  regras de fé. Na mutual, dividir as moças em dois grupos e Fazer cartões com o número da regra de fé que formem um par com uma palavra chave da escritura, criando um jogo da memória. Logo que um par for formado, as moças que recitarem decor a regra de fé podem ser premiadas.
3. Desenho ou mímica das escrituras: similar ao jogo Imagem em Ação, onde uma pessoa desenha ou faz uma mímica para adivinhar um objeto, personagem ou local das escrituras. As líderes podem fazer cartões com as palavras e estipular um tempo de 30 segundos à 1 minuto para o jogo.
4.Datas comemorativas: celebrar os eventos comemorativos com mensagens espirituais, músicas atividades especiais próximo ao natal, páscoa e mesmo outros eventos ocorridos nas escrituras. É possível fazer de uma maneira mais descontraída. Por exemplo, explicar como foi celebrada a primeira páscoa judaica antes da fuga do Egito: usar roupas similares da época e comer os alimentos da ceia, explicando o significado de cada um deles.
5. Preparação para a Conferência Geral. Fazer um teste com perguntas sobre o que elas lembram da última conferência, quem são as autoridades gerais, e se elas sabem a data da próxima conferência. Depois discutir ideias do que elas podem fazer antes, durante e após a conferência.
6. Noite missionária: realizar atividades relacionadas ao chamado de missão de tempo integral. Convidar uma ex-missionária para falar de suas experiências, de como tudo funciona e discutir “mitos” e responder perguntas. Fazer um mini-ctm para mostrar como funciona a rotina do treinamento para a missão. Fazer um envelope com um chamado (usando as mesmas palavras da versão original) e uma plaqueta adaptada para cada moça como lembrança, mas para abrir apenas no término da mutual. Elas podem ganhar um livro do Pregar Meu Evangelho e do Guia de Bolso do Missionário como lembrança (ambos a venda no templo).
7. História da Família: cada jovem criar sua própria conta SUD e iniciar a alimentar sua árvore no sistema familiysearch. Os jovens que já possuírem conta e árvore podem ajudar os outros que ainda não tem. Consultores de história da família podem participar.
8. Indexação. Ensinar e indexar diversos lotes de documentos e registros disponíveis do familysearch. Consultores de história da família podem participar.
9. Preparação para o Batistério: Decorar a sala com objetos e fotografias relacionadas ao templo e ao batistério. Discutir ideias de como as jovens devem se preparar para uma caravana de batistério, incluindo a parte espiritual, a genealogia e as questões práticas como que roupa usar, o que levar, o que não fazer e como o batistério vai funcionar. As líderes podem dar uma carta com todas as recomendações para cada moça.
10. Diários: usar referências de profetas e discutir porquê e como fazer diários. Dar dicas do que registrar e como fazer um diário. Levar seus próprios diários e compartilhe algumas memórias. Presentear cada moça com um caderno no término da atividade.
11. Atividade Pioneira: Mostrar histórias de sacrifícios dos pioneiros, compartilhem seus costumes, hábitos, jogos, músicas e danças, valorizando o legado pioneiro.
12. Regência e hinos das moças: aprender conceitos básicos de música e regência de hinos. É possível também aprender os hinos do hinário “o Canto do Coração” em algumas mutuais.
13. Padrões. Elaborar uma mutual com cada um dos padrões do para o Vigor da Juventude. Usar recursos do site do livreto como vídeos, artigos, perguntas frequentes e discursos dos profetas para criação, apresentação e discussões nas atividades.
14. Estudar o Cristo Vivo ou a Família Proclamação ao Mundo: faça um estudo aprofundado das declarações. Sublinhar os verbos, ver os títulos dados ao Salvador, e tópicos que acharem adequados. Discutam parágrafos importantes e relevantes.

Artesanatos
15. Bonecas de meia artesanais: fazer bonecas para serem doadas à crianças em um orfanato ou idosas de um asilo.
16. Flores de fuxico ou tecido: aprender para enfeitar acessórios e serem usadas em costurar diversas.
17. Pulseiras da amizade: podem ser feitas com fios finos de tricô, técnica que utiliza pequenos nós formam desenhos.
18. Bordado em ponto cruz, tricô, crochê ou técnicas de patchwork: escolher algo pequeno para aprender a técnica.
19. Scrapbooking: fazer uma página com a técnica para um álbum de fotos, convite ou capa de um diário.

Culinárias
20. Culinária de caneca. Ensinar a fazerem um bolinho ou torta salgada com micro-ondas usando a caneca.
21. Festival de receitas de família. Pedir para cada moça trazer de casa um prato (doce ou salgado) que seja ou uma tradição, ou que tenha uma história, ou mesmo que seja o favorito de sua família. Cada moça conta a história do prato no dia e no término todas provam as comidas. Elas podem levar uma cópia da receita para cada participante também.
22. Noite dos brigadeiros: cada moça deve pesquisar e escolher uma receita de brigadeiro para fazer e ensinar na hora. Todos podem ser feitos na mesma mutual.
23. Perguntas culinário: faça um teste de perguntas culinárias, como que tipo de tábua é a mais higiênica, qual tipo de óleo é o mais saudável, como saber se o feijão está bom ou velho, etc. Discutir cada uma das respostas.
24. Culinária funcional e nutrição: aprender preparos e quais alimentos são mais saudáveis, assim como receitas com estes alimentos. Uma nutricionista pode auxiliar nessa atividade.

Profissionais
25. Primeiro emprego. Convidar um profissional de Recursos Humanos, um voluntário dos serviços de emprego SUD ou um jovem que trabalhe como aprendiz para dar dicas de etiqueta profissional, como se portar em uma entrevista e indicar locais e cursos de especialização para conseguir o primeiro emprego.
26. Importância de aprender um idioma. Chamar um professor de inglês ou outro idioma para falar sobre como é mais fácil aprender uma língua estrangeira enquanto se é jovem. Pode-se fazer uma brincadeira pedindo para cada moça ler algo em outra língua (mesmo que pronuncie errado) e tentar explicar o que entendeu do texto.
27. Cerimonial e Organização de Eventos; Aprender o que envolve o planejamento de um evento e todos os itens que devem ser organizados. Desafiar as jovens a organizarem uma atividade completa, pensar e executar todos os detalhes.

Esportivas e Gincanas
28. Jogos escolares: caçador, pique-bandeira, etc.
29. Esportes adaptados: vôlei com bexiga de água e lençol, futebol em dupla (2 pessoas amarradas pela perna), handebol vendado, vôlei sentado.
30. Perfil: jogo para adivinhar locais, pessoas famosas e objetos dando dicas pequenas para 2 equipes.
31. Circuito de provas: fazer um circuito com obstáculos (passar por baixo de cadeira, saltos, corrida em zigue zague, etc) com tempo cronometrado. O time mais rápido vence.

Culturais
32. Noite temática sobre um país. Falar sobre os dados geográficos gerais do local, curiosidades, cultura, pontos turísticos, danças e culinária. Leve uma música local para escutarem, objetos da cultura e provem um prato típico no término. É possível realizar sobre México, Estados Unidos, França, Alemanha, Japão, etc.
33. Noite regional. Utilizar o mesmo formato de atividade temática para fazer sobre uma região ou estado do Brasil. Pode ser do Sul, Nordeste, Norte, Centro-Oeste ou mais específico como Minas Gerais, Bahia, Amazonas, etc.
34. Passeio e um parque ou museu. Programar um passeio em um parque ou museu da cidade para conhecer mais de sua história ou cultura. Sugestôes: Museu Paranaense (Largo da Ordem), Museu Egípcio Rosa Cruz (Bacacheri), Museu de História Natural (No Bosque do Capão da Imbuia), Museu Oscar Niemeyer (Centro Cívico), Museu do Expedicionário (Alto da XV), Parque Barigui (Barigui), Bosque Alemão (Vista Alegre), Bosque Reinhard Maack (Boqueirão).

Técnicas de Liderança
35. Treinamento sobre como dirigir uma reunião: ensinar as moças a dirigirem uma abertura de uma aula ou mutual. Ensinar detalhes como conferir a agenda, reconhecer visitantes e líderes da estaca, como falar a programação com hinos, oração, anúncios, aula, etc.
36. Treinamento sobre como preparar e dar uma aula: fazer dinâmicas e mostrar técnicas de como se preparar para dar uma aula, assim como conduzi-la no domingo. Utilizar recursos do manual “Ensino: Não Há Maior Chamado”.
37. Técnicas de Oratória: ensinar maneiras de como falar em público, especialmente para vencer a timidez. No término cada jovem pode escolher um tema e fazer uma breve apresentação de 2 minutos usando o que foi aprendido.
38. Improviso. Todos podem passar por imprevistos onde seja necessário improvisar uma aula, discurso ou apresentação. Ensinar técnicas de como falar bem de improviso. No final, criar temas em cartões e cada moça sortear e falar de um tema de improviso por 2 minutos.
39. Recepcionar visitantes: Debater como cada pessoa se sente ao chegar em uma nova ala, nova escola, etc. Listar as ideias e buscar soluções do que fazer quando uma visitante ou novo membro chega na ala. Fazer uma simulação de uma aula das moças onde uma jovem representa essa nova pessoa e as demais devem aplicar as sugestões.

Lar e Família
40. Gincana doméstica: mostrar como realizar simples atividades domésticas como passar roupa, reconhecer símbolos de lavagem de roupas, fazer uma limonada, pregar um botão, etc. Dividir as moças em dois grupos para que elas executem estas tarefas em uma gincana, e cada moça da equipe deverá executar uma das tarefas. O grupo que fizer mais bem feito vence a brincadeira.
41. Autossuficiência: aprender técnicas de armazenamento e ajudar a família a realiza-las. Considerar falar sobre reservas de emergência para casos extremos.
42. Decoração de Interiores: Convidar um profissional da que possa dar dicas de como a moça pode planejar e decorar seu próprio quarto, com dicas de espaço, cores, luminosidade, disposição de móveis, etc. Ela pode aplicar as ideias com sua família por toda a casa também.
43. Orçamento pessoal e familiar: aprender como gerenciar finanças, os itens que envolvem um orçamento. Cada jovem pode criar uma planilha de controle de gastos ou montar seu próprio controle em papel. Desafiar todas a viverem dentro do orçamento e iniciarem uma poupança para o futuro.
44. Casamento eterno: convidar uma moça noiva sobre como ela conheceu seu noivo e está se preparando para um casamento eterno no templo, e suas expectativas e ansiedades. Levar um vestido branco e as moças podem até experimentá-lo no dia. As líderes casadas podem falar sobre suas experiências e levar objetos de seu casamento, como fotografias, certificado do selamento, tiaras, etc.

Reconhecimento e Valorização das Moças
45. Dia de princesa: pedir ajuda de outras irmãs para “mimarem” as jovens. Fazer maquiagem, cabelo, massagem e um momento de relaxamento com as jovens. Ver a disponibilidade de, no término, irem para um parque ou local escolhido para uma sessão de fotos, individuais e em grupo.
46. Chá das Moças: Montar uma mesa de delícias, com bolinhos, pães, geleias, cupcakes e outras delícias. Fazer uma dinâmica onde, em um círculo, cada moça terá uma ficha que irá rodar no círculo e  todas vão escrever algo de positivo na ficha de cada jovem. Pode dar uma mensagem sobre auto-estima e sobre a natureza divina de cada jovem. Entregar uma carta personalizada para cada moça escrita pelas líderes no término.
47. Aumentar a Auto-estima: Convidar uma psicóloga para conversar sobre auto-estima, como evitar a depressão e outros distúrbios psicológicos atuais. Ajudar a reconhecer o valor e importância de cada moça.
48. Desenvolver talentos: cada moça escolher um talento e apresentar à classe. As moças que não acham ter talentos podem ser incentivadas por suas lideres a descobrirem talentos fora do comum para apresentarem.

Serviço
49.  Projetos de serviço diversos: visitar viúvas, doentes, mães de recém nascidos (pode levar um lanche e cantar um hino); cuidar de crianças, cantar hinos em hospitais ou asilos, organizar um dia de brincadeiras em um orfanato, ajudar irmãos na própria com necessidades diversas (jardim, obra, cuidados de saúde, etc.).
50. Realizar divisão com Élderes e Sísteres, entregar um livro de mórmon ou cartões da amizade e buscar outras maneiras de servir na obra missionária..

Mutuais sobre o Progresso Pessoal
51. História e incentivo progresso pessoal. Contar a história do progresso pessoal e do surgimento do livreto. Faça uma exposição com objetos de reconhecimento das moças e das mudanças ao longo dos anos, falando sobre cada um deles Filmar depoimentos de jovens mulheres que completaram o programa e porque foi importante para elas, assim como de seus esposos e o que eles vêem de importante. Mostrar como é muito mais fácil fazer o programa hoje do que antigamente buscando metas dos livros originais, que envolviam atividades na neve, matar insetos, etc. As líderes podem prestar testemunho sobre o programa ao final da atividade.

52. Utilizar copinhos plásticos de café e comprar gelatinas coloridas, uma de cada cor do valor das moças. Montar uma mesa que ficará bem colorida com os copinhos. Todas as participantes vão poder comer cada cor de gelatina após discutirem ideias, dúvidas e sugestões de metas e projetos de cada valor da cor correspondente.


quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Ideia de lembrança - Marcador de página

Neste fim de semana teremos treinamento de liderança da estaca, e como agora sou líder de atividades das moças da estaca e trabalhei nos últimos anos na ala, fui designada para falar sobre mutuais e preparar um material bacana sobre isso.

Vou postar aqui logo mais o material e as ideias que preparei (que ficou bem bacana), mas junto com minha parte, preparei um marcador de página que será entregue para cada líder participante do treinamento.

Segui a tendência atual de papelaria feita com palavras, em cores e fontes diversas, deu um trabalhinho mas deu certo. Imprimi em melhor qualidade e o resultado final foi esse que fiquei bem feliz (minha irmã até falou pra eu vender, haha). Fica de inspiração pra vcs.



sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Ideia para Mutual "Plano B": Desenho das Escrituras

Meu esposo, que é presidente dos rapazes da ala atualmente, estava em viagem por duas semanas, e logo que voltou, iria a mutual, entra em casa 30 min antes da atividade e me pergunta: não deu pra planejar antes mesmo com os conselheiros: o que posso fazer na mutual que não seja futebol? Hahahaha, tipo, 15 min antes dele sair de casa.

Pensando rápido, falei pra ele fazer uma gincana de desenho das escrituras. Simples e prático. Essa então é uma excelente atividade "Plano B" no caso de uma atividade programada falhar ou por algum motivo ter que ser feita em cima da hora.

MUITO SIMPLES:

Escolha alguns personagens, locais e objetos das escrituras e escreva isso em cartões ou folhas. Use uma sala com quadro e giz para isso. Divida os jovens em dois times e eles devem revezar nas equipes cada um que vai escolher um cartão e desenhar. Estipule 1 min ou 30s para cada equipe tentar adivinhar. Claro que falar, escrever números ou palavras ou fazer mímica não vale.

A equipe vencedora é a com o maior número de acertos.


Você pode variar os temas, como o livro do ano no seminário, apenas o novo ou velho testamento, até coisas relacionadas as moças e ao progresso pessoal. Eu ajudei a escolher palavras apenas do Livro de Mórmon e foram as seguintes:

Néfi
Placas de Latão
Liahona
Jerusalém
Abinádi
Alma
Capitão Moroni
Estandarte da Liberdade
Zaraenla
Jesus Cristo
Mórmon
Urim e Tumim

Fica a dica se precisar improvisar, todo mundo se divertiu!

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Ideia de Gincana - Desafio das Regras de Fé

Esta foi uma das últimas mutuais que preparei. Estava em uma aula quando pedimos para as meninas falarem a quinta regra de fé. E daí... ninguém conseguiu falar! Uma frase ou outra, mas essa nem é das difíceis. Eu já tinha pensado em fazer algo com as regras de fé, aí montei algo pra valer e foi bem legal, fez muito sucesso.

Falei com as meninas que elas teriam 1 semana para decorar todas (sim todas) as regras de fé. Que a atividade da semana seguinte seria relacionada a isso e que quem assim fizesse ia se der bem. E só. Demos lembretes no face e whatsapp para elas sobre isso.

No dia da atividade, foi feito um jogo. Primeiro separamos em 2 equipes. Faríamos um jogo da memória onde teria a o número regra de fé que fazia par com um termo chave dela. Algo assim (total de 26 cartões - 13 regras de fé). A equipe jogava a memória normalmente e confirmava se o par estava correto. Caso sim, ganhava um doce, e caso não, dava para a outra equipe.



Quando se formava um par, todas as moças -de ambas as equipes, deveriam individualmente repetir a regra de fé. Inclusive criamos uma ordem para cada uma repetir, sendo que a cada rodada quem falou por primeiro era a última na próxima, alterando a cada vez. Se a moça conseguisse falar, ganhava o primeiro brinde da mesa (a ordem era da esquerda pra direita, debaixo para cima). 



Eram 13 brindes e tinha um de cada, para cada moça, ou seja, se a moça conseguisse falar todas no decorrer da brincadeira, ela levava todos os brindes (dependia apenas dela). Se não conseguisse falar, teria que esperar a próxima rodada para ganhar o primeiro brinde. O importante é que a ordem nunca seja mudado, afina os últimos brindes são melhores e ela só ganha o que vai ficando melhor se chegar até o final (não vale a moça escolher o que quer ou pular a ordem de entrega).

Foi bem bacana, Teve moças que falaram 6, 7, 9... e apenas 1 falou todas, e foi bem legal porque ela estudou mesmo na semana e mereceu todos os brindes. Foi bom para moças recém conversas também estudarem as regras incentivar todas em geral.

Claro que alguns brindes sobraram, daquelas que não conseguiram falar tudo. Aí fica do critério da presidência dar uma nova oportunidade ou guardar os brindes para uma outra ocasião. Nós usamos as opções acima e tem certo investimento na atividade, mas acho que vale a pena, mas dá pra comprar miudezas bacanas sem gastar muito também.

Que tal incentivar suas moças a decorarem as regras também? Espero que ajude vocês!

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Chegou a minha hora!

Depois de 7 anos na organização das moças da ala (sim, o número está certo: uns 4 meses de secretária, 3 anos de conselheira e mais 4 como presidente), chegou a hora: fui desobrigada no último domingo.

Antes de qualquer coisa: o blog continua =) já o manteria independente de quando fosse desobrigada, mas, meu novo chamado ajuda: sou agora líder de atividades das moças da estaca. Então, as ideias continuam e estou muito animada!

Estou feliz por ter servido e aprendido tanto nos últimos anos:as dificuldades foram muitas, mas a experiência e os resultados definitivamente compensam. E definitivamente sentirei saudades!

Pra quem não sabe, esta sou eu que escreve este blog,
quando fui na Igreja mesmo quando atravessei o Atlântico!

Agora, novo desafio, nova página. Mudança boa!

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Ideia para projeto de serviço + mutual - Bonecas de Meia

Esta atividade foi feita pela Soc Soc de minha ala, mas achei muito válida de ser feita com as jovens. As irmãs confeccionaram uma boneca de pano muito fácil de ser feita, para ser entregue para algumas senhoras de um asilo. O projeto de serviço envolveu primeiro as irmãs para a confecção e depois com algumas delas para a entrega e visita às idosas. Pode parecer algo pequeno e simples mas soubemos da alegria que muitas tiveram ao receber sua bonequinha.

Naturalmente, também é possível fazer as mesmas bonecas para crianças, que com certeza vão amar ter uma companheirinha.

Os materiais a serem utilizados são bem poucos:

- Meias coloridas;
- Um disco de feltro para o rostinho (em torno de 5cm de diâmetro, dá pra medir com a meia);
- Fio e agulha;
- Fibra para enchimento;
- Botão ou "canutilho" (esqueci o nome certo mesmo) para os olhinhos.
- Fita de cetim.

Este é o passo a passo.




Como foi e o resultado:






E esta foi a minha!


Um lindo projeto de serviço para este ano de "Embarcar no Serviço de Deus" não acham?

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Ideia para Mutual: É muito bom fazer o Progresso Pessoal.

Não é por nada, mas... pensa em uma mutual absurdamente maravilhosa. Essa foi a mutual que minha consultora das moças preparou e que foi incrível. Dei um desafio à ela para fazer uma mutual de incentivo para a realização do progresso pessoal, pois achei as meninas precisavam de uma motivação extra. Vou contar um pouquinho de como foi.

Não fizemos nenhuma decoração especial (apesar de cair bem pra ocasião), apenas uma toalhinha e alguns dos livretos do PP na mão, uma imagem de Cristo e bombons que ficaram de lembrança para o final. O conteúdo foi o mais importante.





Ela primeiro perguntou "por qual motivo muitas moças não fazem o progresso pessoal". Elas listaram algumas coisas como preguiça, dificuldade, etc. Nossa consultora então separou as respostas em 3 grandes tópicos:

1. Dificuldade
2. Tempo
3. Motivação

Então ela mostrou e deu razões para driblar o que foi listado acima da seguinte maneira.

1. Dificuldade: ela explicou que nem sempre pode ser fácil e ela selecionou algumas metas para as moças lerem e falarem porque achavam difíceis, como a meta 3 de natureza divina e a meta 7 de boas obras. Aí ela pesquisou as metas dos tempos bem antigos do Manual da Abelhinha (não tenho o link de onde tem isso) para as meninas lerem algumas das metas do passado. Foi bem engraçado pois tinha coisas como "mate 25 moscas por dia em 1 semana", "tire artemísias (ervas daninhas) de um campo de cerca de 1 alqueire" entre outras. A ideia foi mostrar que hoje é bem mais fácil fazer o progresso pessoal do que antigamente e que mesmo com a dificuldade todas podem conseguir.

2. Tempo: ela mostrou a importância de colocarmos o Senhor em primeiro lugar em nossas vidas, e que se fizermos isso, teremos tempo para o Progresso Pessoal e todas os nossos outros compromissos. Ela fez uma dinâmica onde pediu para as moças dizerem quais eram alguns de seus afazeres diários enquanto enchia um copo com arroz. Aí ela pegou algo tipo uma noz moscada e pediu para que a uma moça colocasse ela sem derrubar nenhum arroz, o que obviamente não deu certo. Então ela inverteu e colocou primeiro a noz no fundo do copo e depois o foi colocando o arroz, e que assim já teríamos feito e garantido a parte do Senhor e poderíamos fazer todos os demais afazeres, com tempo para tudo.

3. Motivação: Aqui ela focou no quanto o progresso pessoal é importante não apenas hoje, mas para nosso futuro nesta vida e na eternidade. Ela convidou 3 casais - 1 recém casado e 2 jovens pais - para gravarem alguns videos. Primeiro ela entrevistou as mulheres, que fizeram o programa, e pediu para elas darem seu depoimento do porque o progresso pessoal foi importante em sua vida, desde quando elas fizeram o programa até hoje, e como isso ajudou na preparação de sua vida atual. Elas mencionaram o quanto ajudou, pessoal, profissional e espiritualmente e inclusive uma delas contou sua experiência de que ela orou pediu para que encontrasse seu futuro esposo assim que estivesse para concluir o programa e isso aconteceu: são casados e tem uma linda bebê. As meninas comentaram que gostaram muito disso.

Depois foi à vez dos esposos e eles responderam porque eles achavam importante se casar com uma moça que tivesse feito o progresso pessoal, e eles comentaram que mesmo não sabendo ou tendo acompanhado os detalhes, eles sabiam que as moças que faziam o programa tinha mais espiritualidade, responsabilidade e outros atributos importantes e isso eles buscavam em sua futura companheira eterna. Muito legal ouvir isso dos homens.

Por fim, todas pudemos falar algumas de nossas opiniões, líderes e moças e dar um incentivo à elas. Cada uma ganhou um bombom para se lembrarem de que é doce fazer o progresso pessoal.

Que tal? Super legal, não é?
Espero que gostem!

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Ideia para Mutual: Culinária Junina de Caneca

Esta mutual foi um sucesso, e todas as meninas gostaram muito! Fizemos uma culinária de caneca, com receitas diferentes (afinal a maioria de nós já conhece o bolo de caneca com chocolate). Como a receita doce tem tudo a ver com o mês junino, colocamos umas bandeirinhas na cozinha e até pedimos para virem a caráter (por preguiça as meninas não se animaram muito, mas eu estava).

Pedimos para cada moça levar sua própria caneca no dia (qualquer caneca de cerâmica - para usar no microondas) e nós compramos os ingredientes, tudo fácil, simples e tranquilo de comprar e encontrar.

Na mutual foram feitas 2 receitas: uma salgada e uma doce. A primeira foi uma torta salgada de caneca, mais fácil impossível. É só misturar todos os ingredientes e colocar no microondas. Já a segunda receita, doce, é um bolo de milho. O mais legal é que é sem glúten e sem lactose, ou seja, sem problemas para quem tem intolerância. O único trabalho extra desta receita é triturar o milho no mixer ou processador antes de misturar o restante e colocar na caneca.

Ah, as duas receitas desenformam fácil, só passar bem de leve a faca ao redor e sai o bolinho bonitinho. Dá super certo, pode confiar!

A mutual durou 1 hora e tinham 10 pessoa participando. Todas fizeram a receita salgada e a doce, como rende mais, metade fez mas todo mundo comeu. Dá bem tranquilo para controlar o tempo.

Esta é a torta salgada



E esse o bolinho doce, já tínhamos comido outro e por isso a foto tá um pouquinho bagunçada!


As duas únicas recomendações extras são, para ambas as receitas:

- Se seu microondas for bem potente, coloque um pouco menos do tempo indicado, uns 30 segundos, para não ficar muito seco;
- O fuê é o melhor utensílio para misturar os ingredientes. Se você tiver um pequeno é o ideal e pode-se misturar mesmo direto na caneca. Senão, misture em uma tigela maior e depois passe para a caneca para assar.

Aqui vão então as receitas. Eu fiz uma cópia para cada uma de um jeitinho bonitinho que ficou assim, com as referências de onde peguei as receitas. Enjoy!



CULINÁRIA JUNINA DE CANECA!

Receita Salgada: Torta de Caneca (Blog Elo7)
Ingredientes
4 colheres de sopa de farinha de trigo
4 colheres de sopa de leite
3 colheres sopa de óleo ou azeite
1 ovo
1 colher de café de fermento em pó
1/2 colher de café de sal

Recheio
1 fatia (não muito fina) de queijo prato ou muçarela picado
1 fatia de presunto picado
Variações de recheio: legumes, frango desfiado, atum.

Preparo
Misture os ingredientes da massa em uma tigela, acrescente o recheio e mexa levemente apenas para espalhar na massa. Transfira para a caneca e leve ao micro-ondas em potência máxima por 3 minutos. E seja feliz!

Receita Doce: Bolo de Milho de Caneca s/ Glúten e S/ Lactose (Cozinha Prática Rita Lobo)

Ingredientes
4 colheres de sopa de milho verde pré-cozido – pode ser em lata ou congelado
4 colheres de sopa de leite de coco
1 ovo
4 colheres de sopa de óleo
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de fubá
½ colher de sopa de fermento em pó
Canela em pó a gosto

Preparo


Antes de abrir, lave e seque a lata de milho. Escorra todo o conteúdo numa peneira e reserve os grãos. Com um mixer, bata o leite de coco, o óleo, o ovo e metade do milho, até que os grãos estejam triturados (cerca de dois minutos). Acrescente o açúcar e bata por mais um minuto. Junte o fubá, o fermento, uma pitada de canela em pó e mexa com um garfo, até que a massa fique homogênea. Misture o restante do milho e divida a massa em três canecas grandes (0bs. acho que em duas é melhor), preenchendo até metade da capacidade das canecas. Coloque as outras duas colheres de milho. Leve ao micro-ondas em potência alta por cerca de três minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo. Com cuidado para não se queimar, retire as canecas e polvilhe com mais um pouco de canela em pó. Sirva a seguir.


sexta-feira, 12 de junho de 2015

Ideia para mutual - Festival de Receitas + Atividade com as mães

Maio foi mês das mães e como de costume, decidimos realizar algo entre mães e filhas das moças. Nós até tentamos fazer antes do domingo das mães, mas geralmente é tudo muito corrido, e por isso, optamos por fazer algo mais tranquilo depois da data, o que não afetou em nada a parte boa da atividade.

O convite na realidade foi entregue para as mães participarem e já com uma tarefa: cada filha deveria aprender e trazer uma receita favorita da família para a atividade. Elas poderiam pedir dicas às mães fazer o prato para trazer. No dia, cada uma pode falar porque escolheu a receita e porque a família gosta dela, assim como todas nós podermos provar e saborear cada prato e conhecer um pouquinho mais da família. Já essa parte foi deliciosa, que foi o fim da atividade.

A decoração preparada foi simples, e com o capricho da minha conselheira que vasos de flores de origami e providenciou as toalhinhas de tnt rosa, já ficou um mimo.



Durante a mutual, foram feitas mais 2 dinâmicas. A primeira, as filhas deveriam responder um questionário sem a ajuda das mães sobre a vida dela. Esse questionário existe em um dos antigos manuais das moças (acho que é o moças 1) e depois compartilhamos apenas algumas das respostas para elas verem o quanto conheciam de sua própria mãe.


A segunda dinâmica foi a que mais gostei e foi muito divertida. As moças foram vendadas e deveriam, apenas pelo tato do rosto, reconhecer sua mãe. Todas as mães e líderes presentes fizeram uma fila e as moças iam tentando reconhecer. Foi muito engraçado, mas praticamente todas conseguiram reconhecer suas mães, foi muito legal.


Registramos o fim da atividade, com os comes e bebes, foi ótimo e muito especial. Independente de ser mês das mães, dá pra fazer em qualquer data!


Um ótimo fim de semana à todos!

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Ideia para Mutual: Decoração do quarto e da casa

Tem muitas metas do progresso pessoal pessoal relacionadas as atividades e organização do lar, e pensando nisso e em como o ambiente onde estamos influencia nossa vida, minha conselheira deu uma ótima sugestão: falar sobre decoração de interiores. A ideia que as meninas aprendessem um pouquinho sobre cores, espaços e ideias de como deixar primeiramente seu próprio quarto bem decorado, e depois ajudar em toda a casa.

Para isso, chamamos uma arquiteta. Temos a felicidade de a presidente das moças da estaca ser uma, e ela veio em nossa ala dar a mutual, que foi muito bacana.

Primeiro, ela falou de alguns assuntos específicos: interação entre as cores, luminosidade, arranjo do espaço... e trouxe alguns exemplos em cartazes grandes para explicar e as meninas visualizarem tudo.



Depois disso, ela pediu para cada moça desenhar uma planta de seu quarto, de maneira bem simples, e pensar como elas poderiam mexer e decorar de maneira diferente. Não saíram tantas ideias na hora, mas foi bom pra elas já pensarem.

Foi super tranquilo e instrutivo, fica a dica para as mulheres da Soc Soc também deixarem a casa mais bonita e harmoniosa!

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Ideia para Mutual: Primeiro Emprego

Ontem  nossa mutual foi muito boa, e necessária: falar sobre trabalho e primeiro emprego. No caso de nossa ala, temos alguns jovens que estão interessados em trabalhar, mas não sabem muito bem como começar, e foi uma sugestão de uma própria moça abordar o tema.

Acredito que uma pessoa boa para abordar o tema é alguém do SRE de sua região ou um profissional de RH, no caso de vcs pensarem em quem pode realizar esta mutual.

Nós porém, decidimos fazer de maneira diferente: pedimos para uma moça que há pouco tempo era de nossa ala e está inserida no mercado de trabalho como aprendiz falasse um pouco de como começou, suas experiências e algumas dicas gerais (e o caso dela casou perfeitamente porque ela trabalha no RH de uma grande empresa). Foi excelente, pois um jovem explicando parece mais simples e fácil, é a mesma linguagem.

De maneira descontraída e prática, os seguintes tópicos foram abordados:

- Etiqueta empresarial: vestuário e aparência, responsabilidade e pontualidade, postura, linguagem, escrita de mensagens e e-mails (inclusive com simulações de postura ao sentar no computador e como atender e falar no telefone).

- Atividades na empresa: demonstrar interesse, responsabilidade, desejo de aprender e buscar oportunidades dentro e fora de sua área como conhecimento extra.

- Instituições que auxiliam a entrada no mercado de trabalho - jovem aprendiz.

- Ensinamentos da Igreja relacionados ao trabalho e autossuficiência: independência financeira.



Foi muito instrutivo, útil e bacana, e uma excelente ideia de se abordar na mutual!

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Ideia de Lembrancinha de dia das mães - pincéis de maquiagem

Queria falar mais sobre ideias para o dia das mães, mas o tempo tá uma correria só, então desta vez vou dar minha sugestão de lembrança que daremos na nossa ala, mas tem muitas ideias publicadas dos últimos anos no menu na lateral esquerda, na tag (marcador) dia das mães / pais.

Tem várias sugestões de programas, hinos e homenagens bem bacanas, mas se alguém precisar de alguma ajuda específica pode me procurar.

Este ano pensamos em algo voltado pra beleza e procuramos alguns acessórios de maquiagem. Tive uma grata surpresa encontrando este kit de pincéis pelo pequeno valor de R$ 2,00 cada um, adicionaremos uma pequena mensagem ao kit.



Se vcs não encontrarem tão pronto assim, vi opções para montar bem bacanas, como esponjas para base + pincel de sombra, ou mesmo algum batom (que sugiro inclusive usar uma das escrituras de provérbios 31 - "seus lábios só falam palavras de amor")

Um feliz dia das mães à todas, vocês, mulheres incriveis!

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Metas e projetos do progresso pessoal relacionados ao Tema da Mutual 2015

Como sempre, temos muitas metas e projetos do progresso pessoal que se relacionam diretamente com o Progresso Pessoal. Aqui vão algumas sugestões e dicas de cada valor, de acordo com o tema "embarcar no serviço de Deus" para 2015:






Projetos: Cultivar uma horta (pode-se ajudar a família ou outra pessoa); História da família com trabalho no templo.

NATUREZA DIVINA

Meta 3: melhorar o relacionamento em família através de boas ações;
Projetos: Desenvolver um habilidade doméstica e ensinar à alguém; cuidar de alguém por um longo período; trabalhar em harmonia promovendo um projeto de união entre família, amigos e comunidade.

VALOR INDIVIDUAL

Meta 3: valorizar e reconhecer outras pessoas;
Meta 6: visitar familiares e fazer sua árvore genealógica;
Projetos: dar aulas particulares de alguma habilidade pessoal; ajudar a melhorar as condições de vida de alguém necessitado;

CONHECIMENTO

Projeto: trabalhar com uma pessoa da família para aprender uma habilidade doméstica;

ESCOLHAS E RESPONSABILIDADES

Projetos: organizar uma atividade de padrões ajudando outras moças a compreendê-los; criar um plano de comunicação do lar adequado a toda a família.

BOAS OBRAS

Todas as metas e projetos relacionados (fácil assim!)

INTEGRIDADE

Meta 5: Servir de testemunha;
Meta 6: Realizar um jejum por alguém;
Projeto: realizar algo que demonstre ser "o exemplo dos fieis"

VIRTUDE

Projeto: Ler o Livro de Mórmon e compartilhar com amigos o testemunho desta obra.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Ideia para Mutual: Caça ao Verdadeiro Tesouro de Páscoa

Como prometi alguns dias atrás, estava organizando esta atividade pra ser bem especial, pois temos focado as atividades próximas a época da Páscoa para serem significativas no propósito de celebrar a Ressurreição de Cristo.

Quis mesclar algo com momentos espirituais, como uma dose de diversão e prática. Assim montei este caça ao verdadeiro tesouro da Páscoa, que será feito na mutual desta semana (por isso sem fotos da atividade), mas quis compartilhar agora para, caso alguém mais queira realizá-la ainda esta semana, já estar na mão.

Decidi usar a capela para ilustrar momentos da vida do Salvador. O objetivo não é esconder as pistas de maneira difícil, mas deixá-las bem visuais, e em cada local que tiver uma pista, uma tarefa deverá ser executada. Inclui leituras, oração, hino e até um pequeno projeto de serviço.

O esquema deve ser seguido desta maneira: entregar a primeira pista, ler todo seu conteúdo, e quando eu indicar o local da pista, o texto que está abaixo + a segunda pista deverão estar juntos, pois tem a tarefa + a pista. Isso vai respectivamente até o fim, depois tem o texto + terceira pista, etc.

Em vermelho, deixei os textos que não precisam estar junto com as pistas, são respostas ou explicações que vcs podem dar diretamente aos participantes.

Acho que vai ser muito bacana e espero que gostem da ideia também!

-------


Caça ao Verdadeiro Tesouro da Páscoa



A páscoa é uma época alegre e especial. É muito bom celebrar com chocolates e doces, mas é ainda mais especial conhecer e celebrar a verdadeira história da páscoa: a história e propósito de nosso Salvador Jesus Cristo. Hoje buscaremos este tesouro. Vamos aprender e compreender mais sobre o Redentor do mundo, e como segui-lo.

Primeira pista: O início de tudo foi antes mesmo de virmos à terra. Em um grande conselho nos céus, Deus o Pai apresentou-nos seu grande plano de salvação. Este plano consistia em seus filhos virem à terra, provarem da mortalidade e passarem por experiências que trariam grande aprendizado à vida de cada pessoa. E todo ser humano teria a oportunidade de exercer livre arbítrio, ou seja, poderia escolher entre o certo e o errado e sofrer as consequências de suas escolhas.

Ainda assim, teríamos sempre uma segunda chance no caso de tomarmos uma decisão errada: poderíamos nos arrepender através da Expiação que seria realizada por um Salvador, este que viria ao mundo humildemente por uma mãe mortal, Maria, e um pai imortal, Deus o Pai – “E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem” (Lucas 2:7).

Jesus nasceu, e cresceu. Ele também foi uma criança, com certeza muito especial – “E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele” (Lucas 2:40) – e recebeu ensinamentos de seus pais e mestres. A próxima pista está onde, assim como Cristo, as crianças recebem ensinamentos especiais do evangelho em sua infância.

Local da Pista:

SALA DA PRIMÁRIA - APRENDER DESDE A INFÂNCIA: Assim como Cristo, podemos aprender sobre o evangelho desde a primária, de maneira simples, mas espiritual. A música é uma forma das crianças aprenderem sobre o Salvador. Antes de receber a próxima pista, vamos cantar o hino “Ele mandou Seu Filho” para aprender como as crianças a importância da vida de Jesus Cristo.

Segunda pista: Cristo cresceu e sempre ensinou sobre o evangelho e seus convênios. Foi um exemplo também ao realizá-los, mesmo em sua vida perfeita e sem pecado, como seu ensinamento sobre o batismo. “E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazaré da Galileia, foi batizado por João, no Jordão. E, logo que saiu da água, viu os céus abertos, e o Espírito, que como pomba descia sobre ele (Marcos 1:9-10). A próxima pista está onde realizamos este primeiro e importante convênio com Deus.

Local da Pista:

PIA BATISMAL - SER BATIZADO: No Sempre Fieis aprendemos que “Quando foi batizado, você demonstrou desejo de seguir o exemplo do Salvador. Ele também foi batizado, apesar de não ter pecado. Como Ele explicou a João Batista, Ele precisava ser batizado para “cumprir toda a justiça”. (Ver Mateus 3:13–17. Todos aqueles que buscam a vida eterna devem seguir o exemplo do Salvador sendo batizados e recebendo o dom do Espírito Santo”. Antes de seguirmos, temos que lembrar que o significado do batismo possui uma relação muito grande com a páscoa. Vocês podem responder quais são os simbolismos do batismo feito por imersão?
A imersão simboliza a morte da vida pecadora da pessoa e o renascimento para uma vida espiritual, dedicada ao serviço a Deus e a Seus filhos. Ela também simboliza a morte e a ressurreição. (Ver Romanos 6:3–6.)
Terceira pista: Cristo continuo dando exemplo servindo ao próximo: ele curou enfermos, levantou mortos, alimentou multidões e sempre se encheu de compaixão e amor, servindo todos aqueles em suas dificuldades. Em nossa organização, aprendemos a seguir seu exemplo e somos ensinadas em nossa classe sobre isso, e assim temos a oportunidade começar dentro das Moças a agir para ajudar nosso próximo. É nesta sala que tanto aprendemos onde está a próxima pista.

Local da Pista:

SALA DAS MOÇAS - APRENDER COM A ORGANIZAÇÃO DAS MOÇAS A SERVIR: Cristo é nosso grande exemplo. Este ano fomos convidadas a agira como Ele ao “Embarcarmos no Serviço de Deus, de todo coração, poder, mente e força”. Neste momento, vamos fazer algo por nosso próximo ao escrever um bilhete de incentivo à uma pessoa que precisa de consolo, e assim, seguir o exemplo de Cristo, que disse: “Em verdade, em verdade vos digo que este é o meu evangelho; e sabeis o que deveis fazer em minha igreja; pois as obras que me vistes fazer, essas também fareis; porque aquilo que me vistes fazer, isso fareis (3 Néfi 27:21);

Escrever uma carta para uma pessoa ou família que precise de apoio ou consolo
Quarta pista: Na continuação da vida do Salvador, assim como nós aprendemos seu evangelho, Ele também o ensinou à muitas pessoas e discípulos. Assim Ele pode chamar apóstolos e líderes e conferir-lhes o sacerdócio. Com o poder de Deus dado à estes homens fieis, foi possível instituir uma ordenança muito importante, que seria uma lembrança do grande evento da Expiação que estava por vir: o sacramento.

“E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados”. (Mateus 26:26-28)”.

Nossa próxima pista está no local onde o sacramento é abençoado em todos os domingos, para podermos desfrutar do Espírito e lembrar de nossos convênios com Deus.

Local da Pista:

MESA DO SACRAMENTO - PONDERAR SOBRE CRISTO AO TOMAR O SACRAMENTO: Através da oração sacramental, podemos meditar e renovar nossos convênios, ensinados por nosso Salvador, o que poderemos fazer agora também:

D&C 20: 77, 79

77 Ó Deus, Pai Eterno, nós te rogamos em nome de teu Filho, Jesus Cristo, que abençoes e santifiques este pão para as almas de todos os que partilharem dele, para que o comam em lembrança do corpo de teu Filho e testifiquem a ti, ó Deus, Pai Eterno, que desejam tomar sobre si o nome de teu Filho e recordá-lo sempre e guardar os mandamentos que ele lhes deu, para que possam ter sempre consigo o seu Espírito. Amém.

  79 Ó Deus, Pai Eterno, nós te rogamos em nome de teu Filho, Jesus Cristo, que abençoes e santifiques esta água, para as almas de todos os que beberem dela, para que o façam em lembrança do sangue de teu Filho, que por eles foi derramado, e testifiquem a ti, ó Deus, Pai Eterno, que sempre se lembram dele, para que possam ter consigo o seu Espírito. Amém.

Quinta pista: Pouco depois da instituição do sacramento, Cristo seguiu para o Getsêmani, onde ocorreria um evento crucial da história humana:  A EXPIAÇÃO. “E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia. E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão”. (Lucas 22:41-44).

Que sacrifício grandioso o Filho de Deus realizou por nós. Assim como Cristo esteve no jardim, nossa próxima pista também está neste local.

Local da Pista:

JARDIM DA CAPELA – UM JARDIM QUE ABRIGOU O PONTO CENTRAL DE TODA A HISTÓRIA HUMANA – Cristo cumpriu a missão designada à Ele desde Sua pré-existência – Expiou pelos pecados da humanidade e finalmente morreu, realizando o grande sacrifício em favor de todos os que viveriam na face da terra. “E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou”. Lucas 23:46 Vamos ponderar e realizar uma oração silenciosa neste jardim, em agradecimento por sua Expiação e por Ele ter morrido por cada um de nós.

1-2 min para todos o orarem e ponderarem

Pista final: Passaram-se 3 dias de sua morte, e chegou o momento de triunfar sobre a morte. Cristo “rompeu suas ligaduras” e ressuscitou. Por ser um momento único e inédito na história, um anjo anunciou “Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia. Ide pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dentre os mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis”. (Mateus 28:6-7)

O fato de Cristo ESTAR VIVO é uma alegria imensa, um motivo para celebrarmos a vida. Somente por que o Salvador venceu a morte é que temos a oportunidade de ressuscitar também, e termos nosso corpo imortal para novamente estar diante do Pai Celestial, e se perseverarmos até fim, viver ao Seu lado, e herdar a Exaltação. Nosso tesouro está no local onde podemos celebrar e comemorar bons momentos com boas atividades, e que hoje celebramos a Vida de Cristo.

Local da Pista:

SALÃO CULTURAL – CELEBRAR O CRISTO VIVO: Este é o verdadeiro tesouro de Páscoa – o Cristo Vivo. Vamos então ler por fim a declaração dos apóstolos realizada em comemoração aos 2.000 anos do nascimento do Salvador, e fixarmos os momentos importantes pelos quais passamos nesta caça ao tesouro tão especial, e buscar seguir seu exemplo de amor por todos nós!


Ler o Cristo Vivo – Testemunho dos Apóstolos, que pode ser o tesouro dado como se fosse um pergaminho, junto com mais alguma lembrança de páscoa.