Este post você vão gostar muito. Trata-se de um treinamento que dei em meu novo chamado na estaca, e que acredito ser bem útil.
Depois de tantos anos tendo que elaborar mutuais, aprendi e busquei alguns recursos que me ajudaram e preparei isto para o treinamento, e montei este material. Aqui dou algumas dicas de como ter ideias para mutuais e parte que deixei fácil pra vocês: um compilado de 52 ideias para mutuais para 1 ano, divididas por categorias diferenciadas.
Várias delas já foram postagens mais detalhadas aqui no blog, mas tem novas sugestões também. E qualquer dúvida, podem perguntar!
ENJOY!
Mutuais Excelentes
Treinamento
de Liderança das Auxiliares – Estaca Curitiba – Setembro/2015
Utilizem as mutuais como forma
de desenvolvimento de moças e líderes, assim como uma maneira de se aproximar
das jovens, em um momento mais descontraído, mas ainda assim sadio.
Dicas extras para
organizar mutuais
- Cada atividade deve ter um
propósito e planejamento para atingir um objetivo espiritual;
- Tenham sempre uma mutual
“plano B’ que não deixe de ser uma boa atividade, mas que seja fácil de ser
realizada e organizada rapidamente, no caso de algum imprevisto;
- Faça mutuais que vão de
encontro com os interesses das jovens (perguntem à elas), mas ao mesmo tempo
que proporcionem aprendizado e algum ponto relacionado ao evangelho;
- As próprias moças –
especialmente as presidentes de classe – podem ser designadas para preparar uma
mutual, com o acompanhamento e auxílio de suas líderes.
Como ter ideias de
mutuais?
- Ore e busque o Espírito para
saber quais tópicos e temas podem ser levados para uma mutual e também para que
você seja guiada para encontrar e elaborar atividades adequadas às moças.
- Pesquise muito: use o
site oficial de recursos dos jovens, blogs, internet em geral, livros e manuais
da igreja – livro de noite familiar, livro de atividades, antigos manuais das
moças, etc. Não podemos ter preguiça, mas sim bom ânimo e disposição
para ajudar nossas jovens com atividades excelentes.
- Conheça as profissões,
talentos e habilidades dos membros de sua ala, e convide-os para ensinar o que
sabem às jovens.
- Pergunte de forma
direcionada o que as moças desejam fazer nas mutuais. O resultado disso não
será tão eficaz se você apenas perguntar “o que vocês querem fazer”. Use uma
mutual para discutir sugestões onde você pode iniciar com uma ideia e em
seguida as moças darem suas opiniões. Por exemplo: divida a mutual em 6 grandes
tópicos, como espiritual, entretenimento, culinária, artesanato, profissional,
cultural. Você pode começar perguntando o que elas gostariam de aprender e
conhecer da parte espiritual e sugerir para elas verem tópicos do livreto
Sempre Fieis e mencionarem seus interesses. Na parte cultural, você pode
perguntar se tem algum país, cultura ou artes de seu interesse, onde vocês
possam trabalhar, e assim respectivamente.
- Crie um questionário para cada
moça responder. Pergunte seu nome, idade, cor favorita, comida favorita, onde
estuda, o que gosta de fazer em seu tempo livre, o que tem vontade de seguir
como profissão, sites e perfis na internet que gosta de acessar, aplicativos
que costuma usar, hobbies e talentos que possui e outros que queira
desenvolver, cursos que já fez, e o que mais vocês considerarem relevante.
52 Semanas no Ano
– 52 Ideias para Mutuais
Espirituais
1.
Debate com o bispado (sugestão do manual 2). Usar tópicos e padrões do Para o
Vigor da Juventude. Elaborar perguntas de temas bem atuais para a discussão.
2.Jogo
da Memória das Regras de Fé: Avisar no domingo, sem dar detalhes, que as moças
devem decorar as 13 regras de fé. Na
mutual, dividir as moças em dois grupos e Fazer cartões com o número da regra
de fé que formem um par com uma palavra chave da escritura, criando um jogo da
memória. Logo que um par for formado, as moças que recitarem decor a regra de
fé podem ser premiadas.
3.
Desenho ou mímica das escrituras: similar ao jogo Imagem em Ação, onde uma
pessoa desenha ou faz uma mímica para adivinhar um objeto, personagem ou local
das escrituras. As líderes podem fazer cartões com as palavras e estipular um
tempo de 30 segundos à 1 minuto para o jogo.
4.Datas
comemorativas: celebrar os eventos comemorativos com mensagens espirituais,
músicas atividades especiais próximo ao natal, páscoa e mesmo outros eventos
ocorridos nas escrituras. É possível fazer de uma maneira mais descontraída. Por
exemplo, explicar como foi celebrada a primeira páscoa judaica antes da fuga do
Egito: usar roupas similares da época e comer os alimentos da ceia, explicando
o significado de cada um deles.
5.
Preparação para a Conferência Geral. Fazer um teste com perguntas sobre o que
elas lembram da última conferência, quem são as autoridades gerais, e se elas
sabem a data da próxima conferência. Depois discutir ideias do que elas podem
fazer antes, durante e após a conferência.
6.
Noite missionária: realizar atividades relacionadas ao chamado de missão de
tempo integral. Convidar uma ex-missionária para falar de suas experiências, de
como tudo funciona e discutir “mitos” e responder perguntas. Fazer um mini-ctm
para mostrar como funciona a rotina do treinamento para a missão. Fazer um
envelope com um chamado (usando as mesmas palavras da versão original) e uma
plaqueta adaptada para cada moça como lembrança, mas para abrir apenas no
término da mutual. Elas podem ganhar um livro do Pregar Meu Evangelho e do Guia
de Bolso do Missionário como lembrança (ambos a venda no templo).
7.
História da Família: cada jovem criar sua própria conta SUD e iniciar a
alimentar sua árvore no sistema familiysearch. Os jovens que já possuírem conta
e árvore podem ajudar os outros que ainda não tem. Consultores de história da
família podem participar.
8.
Indexação. Ensinar e indexar diversos lotes de documentos e registros
disponíveis do familysearch. Consultores de história da família podem
participar.
9.
Preparação para o Batistério: Decorar a sala com objetos e fotografias
relacionadas ao templo e ao batistério. Discutir ideias de como as jovens devem
se preparar para uma caravana de batistério, incluindo a parte espiritual, a
genealogia e as questões práticas como que roupa usar, o que levar, o que não
fazer e como o batistério vai funcionar. As líderes podem dar uma carta com
todas as recomendações para cada moça.
10.
Diários: usar referências de profetas e discutir porquê e como fazer diários. Dar
dicas do que registrar e como fazer um diário. Levar seus próprios diários e
compartilhe algumas memórias. Presentear cada moça com um caderno no término da
atividade.
11.
Atividade Pioneira: Mostrar histórias de sacrifícios dos pioneiros,
compartilhem seus costumes, hábitos, jogos, músicas e danças, valorizando o
legado pioneiro.
12.
Regência e hinos das moças: aprender conceitos básicos de música e regência de
hinos. É possível também aprender os hinos do hinário “o Canto do Coração” em
algumas mutuais.
13.
Padrões. Elaborar uma mutual com cada um dos padrões do para o Vigor da
Juventude. Usar recursos do site do livreto como vídeos, artigos, perguntas
frequentes e discursos dos profetas para criação, apresentação e discussões nas
atividades.
14.
Estudar o Cristo Vivo ou a Família Proclamação ao Mundo: faça um estudo
aprofundado das declarações. Sublinhar os verbos, ver os títulos dados ao
Salvador, e tópicos que acharem adequados. Discutam parágrafos importantes e
relevantes.
Artesanatos
15.
Bonecas de meia artesanais: fazer bonecas para serem doadas à crianças em um
orfanato ou idosas de um asilo.
16.
Flores de fuxico ou tecido: aprender para enfeitar acessórios e serem usadas em
costurar diversas.
17.
Pulseiras da amizade: podem ser feitas com fios finos de tricô, técnica que
utiliza pequenos nós formam desenhos.
18.
Bordado em ponto cruz, tricô, crochê ou técnicas de patchwork: escolher algo
pequeno para aprender a técnica.
19.
Scrapbooking: fazer uma página com a técnica para um álbum de fotos, convite ou
capa de um diário.
Culinárias
20.
Culinária de caneca. Ensinar a fazerem um bolinho ou torta salgada com
micro-ondas usando a caneca.
21.
Festival de receitas de família. Pedir para cada moça trazer de casa um prato
(doce ou salgado) que seja ou uma tradição, ou que tenha uma história, ou mesmo
que seja o favorito de sua família. Cada moça conta a história do prato no dia
e no término todas provam as comidas. Elas podem levar uma cópia da receita
para cada participante também.
22.
Noite dos brigadeiros: cada moça deve pesquisar e escolher uma receita de
brigadeiro para fazer e ensinar na hora. Todos podem ser feitos na mesma
mutual.
23.
Perguntas culinário: faça um teste de perguntas culinárias, como que tipo de
tábua é a mais higiênica, qual tipo de óleo é o mais saudável, como saber se o
feijão está bom ou velho, etc. Discutir cada uma das respostas.
24.
Culinária funcional e nutrição: aprender preparos e quais alimentos são mais
saudáveis, assim como receitas com estes alimentos. Uma nutricionista pode
auxiliar nessa atividade.
Profissionais
25.
Primeiro emprego. Convidar um profissional de Recursos Humanos, um voluntário
dos serviços de emprego SUD ou um jovem que trabalhe como aprendiz para dar
dicas de etiqueta profissional, como se portar em uma entrevista e indicar
locais e cursos de especialização para conseguir o primeiro emprego.
26.
Importância de aprender um idioma. Chamar um professor de inglês ou outro
idioma para falar sobre como é mais fácil aprender uma língua estrangeira
enquanto se é jovem. Pode-se fazer uma brincadeira pedindo para cada moça ler
algo em outra língua (mesmo que pronuncie errado) e tentar explicar o que
entendeu do texto.
27.
Cerimonial e Organização de Eventos; Aprender o que envolve o planejamento de
um evento e todos os itens que devem ser organizados. Desafiar as jovens a
organizarem uma atividade completa, pensar e executar todos os detalhes.
Esportivas
e Gincanas
28.
Jogos escolares: caçador, pique-bandeira, etc.
29.
Esportes adaptados: vôlei com bexiga de água e lençol, futebol em dupla (2
pessoas amarradas pela perna), handebol vendado, vôlei sentado.
30.
Perfil: jogo para adivinhar locais, pessoas famosas e objetos dando dicas
pequenas para 2 equipes.
31.
Circuito de provas: fazer um circuito com obstáculos (passar por baixo de
cadeira, saltos, corrida em zigue zague, etc) com tempo cronometrado. O time
mais rápido vence.
Culturais
32.
Noite temática sobre um país. Falar sobre os dados geográficos gerais do local,
curiosidades, cultura, pontos turísticos, danças e culinária. Leve uma música
local para escutarem, objetos da cultura e provem um prato típico no término. É
possível realizar sobre México, Estados Unidos, França, Alemanha, Japão, etc.
33.
Noite regional. Utilizar o mesmo formato de atividade temática para fazer sobre
uma região ou estado do Brasil. Pode ser do Sul, Nordeste, Norte, Centro-Oeste
ou mais específico como Minas Gerais, Bahia, Amazonas, etc.
34.
Passeio e um parque ou museu. Programar um passeio em um parque ou museu da
cidade para conhecer mais de sua história ou cultura. Sugestôes: Museu
Paranaense (Largo da Ordem), Museu Egípcio Rosa Cruz (Bacacheri), Museu de
História Natural (No Bosque do Capão da Imbuia), Museu Oscar Niemeyer (Centro
Cívico), Museu do Expedicionário (Alto da XV), Parque Barigui (Barigui), Bosque
Alemão (Vista Alegre), Bosque Reinhard Maack (Boqueirão).
Técnicas
de Liderança
35.
Treinamento sobre como dirigir uma reunião: ensinar as moças a dirigirem uma
abertura de uma aula ou mutual. Ensinar detalhes como conferir a agenda,
reconhecer visitantes e líderes da estaca, como falar a programação com hinos,
oração, anúncios, aula, etc.
36.
Treinamento sobre como preparar e dar uma aula: fazer dinâmicas e mostrar
técnicas de como se preparar para dar uma aula, assim como conduzi-la no
domingo. Utilizar recursos do manual “Ensino: Não Há Maior Chamado”.
37.
Técnicas de Oratória: ensinar maneiras de como falar em público, especialmente
para vencer a timidez. No término cada jovem pode escolher um tema e fazer uma
breve apresentação de 2 minutos usando o que foi aprendido.
38.
Improviso. Todos podem passar por imprevistos onde seja necessário improvisar
uma aula, discurso ou apresentação. Ensinar técnicas de como falar bem de
improviso. No final, criar temas em cartões e cada moça sortear e falar de um
tema de improviso por 2 minutos.
39.
Recepcionar visitantes: Debater como cada pessoa se sente ao chegar em uma nova
ala, nova escola, etc. Listar as ideias e buscar soluções do que fazer quando
uma visitante ou novo membro chega na ala. Fazer uma simulação de uma aula das
moças onde uma jovem representa essa nova pessoa e as demais devem aplicar as
sugestões.
Lar
e Família
40.
Gincana doméstica: mostrar como realizar simples atividades domésticas como
passar roupa, reconhecer símbolos de lavagem de roupas, fazer uma limonada,
pregar um botão, etc. Dividir as moças em dois grupos para que elas executem
estas tarefas em uma gincana, e cada moça da equipe deverá executar uma das
tarefas. O grupo que fizer mais bem feito vence a brincadeira.
41.
Autossuficiência: aprender técnicas de armazenamento e ajudar a família a
realiza-las. Considerar falar sobre reservas de emergência para casos extremos.
42.
Decoração de Interiores: Convidar um profissional da que possa dar dicas de
como a moça pode planejar e decorar seu próprio quarto, com dicas de espaço,
cores, luminosidade, disposição de móveis, etc. Ela pode aplicar as ideias com
sua família por toda a casa também.
43.
Orçamento pessoal e familiar: aprender como gerenciar finanças, os itens que
envolvem um orçamento. Cada jovem pode criar uma planilha de controle de gastos
ou montar seu próprio controle em papel. Desafiar todas a viverem dentro do
orçamento e iniciarem uma poupança para o futuro.
44.
Casamento eterno: convidar uma moça noiva sobre como ela conheceu seu noivo e
está se preparando para um casamento eterno no templo, e suas expectativas e
ansiedades. Levar um vestido branco e as moças podem até experimentá-lo no dia.
As líderes casadas podem falar sobre suas experiências e levar objetos de seu
casamento, como fotografias, certificado do selamento, tiaras, etc.
Reconhecimento
e Valorização das Moças
45.
Dia de princesa: pedir ajuda de outras irmãs para “mimarem” as jovens. Fazer
maquiagem, cabelo, massagem e um momento de relaxamento com as jovens. Ver a
disponibilidade de, no término, irem para um parque ou local escolhido para uma
sessão de fotos, individuais e em grupo.
46.
Chá das Moças: Montar uma mesa de delícias, com bolinhos, pães, geleias,
cupcakes e outras delícias. Fazer uma dinâmica onde, em um círculo, cada moça
terá uma ficha que irá rodar no círculo e
todas vão escrever algo de positivo na ficha de cada jovem. Pode dar uma
mensagem sobre auto-estima e sobre a natureza divina de cada jovem. Entregar
uma carta personalizada para cada moça escrita pelas líderes no término.
47.
Aumentar a Auto-estima: Convidar uma psicóloga para conversar sobre
auto-estima, como evitar a depressão e outros distúrbios psicológicos atuais.
Ajudar a reconhecer o valor e importância de cada moça.
48.
Desenvolver talentos: cada moça escolher um talento e apresentar à classe. As
moças que não acham ter talentos podem ser incentivadas por suas lideres a
descobrirem talentos fora do comum para apresentarem.
Serviço
49.
Projetos de serviço diversos: visitar
viúvas, doentes, mães de recém nascidos (pode levar um lanche e cantar um
hino); cuidar de crianças, cantar hinos em hospitais ou asilos, organizar um
dia de brincadeiras em um orfanato, ajudar irmãos na própria com necessidades
diversas (jardim, obra, cuidados de saúde, etc.).
50.
Realizar divisão com Élderes e Sísteres, entregar um livro de mórmon ou cartões
da amizade e buscar outras maneiras de servir na obra missionária..
Mutuais
sobre o Progresso Pessoal
51.
História e incentivo progresso pessoal. Contar a história do progresso pessoal
e do surgimento do livreto. Faça uma exposição com objetos de reconhecimento
das moças e das mudanças ao longo dos anos, falando sobre cada um deles Filmar
depoimentos de jovens mulheres que completaram o programa e porque foi
importante para elas, assim como de seus esposos e o que eles vêem de importante.
Mostrar como é muito mais fácil fazer o programa hoje do que antigamente
buscando metas dos livros originais, que envolviam atividades na neve, matar
insetos, etc. As líderes podem prestar testemunho sobre o programa ao final da
atividade.
52.
Utilizar copinhos plásticos de café e comprar gelatinas coloridas, uma de cada
cor do valor das moças. Montar uma mesa que ficará bem colorida com os
copinhos. Todas as participantes vão poder comer cada cor de gelatina após
discutirem ideias, dúvidas e sugestões de metas e projetos de cada valor da cor
correspondente.