sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ideia para Noite do Pijama - Spa e Beleza

Aproveitamos o feriado e a disponibilidade de nossas meninas para uma Noite do Pijama, particularmente gostei MUITO da atividade porque as meninas estavam super animadas, pudemos conversar muito com elas e também, porque conseguimos preparar a atividade em 2 dias (uma reunião de planejamento e uma ida ao mercado para compras) foi super tranquilo e deu tudo certo!

Este ano, decidimos focar em beleza, interior e exterior, e tivemos mensagens e atividades voltadas para isso. Vou colocar então nossa programação e o que fizemos:

01 - Chegada, jantar e bate papo com as meninas. Como friozinho que temos de Curitiba, o cardápio foi:

* Spagetti a bolonhesa;
* Fondue de chocolate, com frutas e waffle (fazer fondue com jovens é super legal).

02 - Discussão e mensagem sobre a beleza interior de cada jovem: com o tema "Permanecer em Lugares Santos", falamos bastante de padrões do "Para o Vigor da Juventude". Usei a escritura I Coríntios 3: 16-17 (Vós sois o templo de Deus...) e que, sendo nosso corpo um templo, ele é um lugar santo e não devemos profaná-lo, e que devemos nos olhar em um espelho e ver se realmente nosso Espírito habita em lugar santo.

Mais abaixo está o texto da mensagem que preparei para esta parte. Tem algumas perguntas que discutimos, e também pedi que elas dessam outras sugestões de como elas poderiam manter seu corpo como um lugar santo assim como o templo.



No final, demos um espelhinho de bolsa de presente, para elas lembrarem de qual imagem elas vêem. O que eu dei é este ao lado, pois comprei prontinho na viagem, mas a parte boa é que vcs podem comprar um redondinho, e personalizar um adesivo e dar pra elas, fica fácil e em conta.





Aí vai o texto (e sugestão - no link de Vestuário e Aparência, no site dos jovens, tem um video que fala sobre Beleza Profunda e é bem bacana, também é legal de mostrar pra elas)


“Seu corpo é mais precioso do que o mais bonito templo do mundo”.
Mary Ann Cook – Ex 1ª Conselheira Geral das Moças

Em Coríntios 3:16–17  lemos: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (…) O templo de Deus, que sois vós, é santo”.
 Este ano somos instruídas a “Permanecer em Lugares Santos” mas pare, olhe para você por um minuto e pense: O seu corpo é um lugar santo? O Espírito de Deus habita dentro de você? 

Mais algumas perguntas podem ajudar você a responder como você se vê:
·  Você rebaixa seus padrões de vestuário? Usa alguma ocasião especial como desculpa para a falta de recato? Usaria as roupas, cores e acessórios que usam em qualquer lugar e na frente de qualquer pessoa, mesmo sendo o nosso Salvador?
· Você demonstra respeito pelo Senhor e por si mesmas vestindo-se adequadamente p/ as reuniões e atividades da Igreja?
·  Você usa uma linguagem limpa e inteligente, que eleva, incentiva e elogia as pessoas, convida a companhia do Espírito para estar com você? Suas palavras, tal suas nossas ações, são cheias de fé, esperança e caridade?
·  A intimidade sexual antes do casamento é aceitável? Você defende que não se deve trocar beijos apaixonados, deitar uns por cima dos outros, ou tocar as partes íntimas e sagradas do corpo de outra pessoa?
Ainda há muitos outros pontos que podem ser ponderados, mas, se por algum momento você acha que existe alguma coisa de errado ou que pode melhorar do que é hoje, lembre-se que você pode mudar agora. Você é uma filha de um Pai Celestial que as ama, e todas são belas diante de Deus, e que você pode irradiar cada vez mais um brilho espiritual através de seu semblante, atitudes, recato e respeito a Deus.

A Presidente Geral das Moças Elaine S. Dalton nos aconselhou:
A beleza profunda emana da virtude. É a beleza de ser casta e moralmente limpa. É o tipo de beleza que vemos nos olhos de mulheres virtuosas (...) É uma beleza que é conquistada pela fé, pelo arrependimento e cumprimento dos convênios. (…) Se forem virtuosas, castas e moralmente limpas, sua beleza interna brilhará em seus olhos e em seu rosto. (…)

Moças, olhem-se no espelho da eternidade. Lembrem-se de quem vocês são. Vejam-se como nosso Pai Celestial as vê. Vocês são eleitas. São de nobre estirpe. Não comprometam sua herança divina. Vocês nasceram para ser rainhas. Vivam de maneira a serem dignas de entrar no templo e lá receber “tudo o que [o] Pai possui”.Desenvolvam a beleza profunda. Não há visão mais bela do que uma moça que brilha com a luz do Espírito, que é confiante e corajosa porque é virtuosa”.
Fontes:  Liahona - Maio de 2010 - Lembrem-se de Quem São! – Elaine S. Dalton
Para o Vigor da Juventude: Vestuário e Aparência , Linguagem, Pureza sexual

Artigo::  Vestuário e Aparência – Deixar-se levar pelo Espírito Santo – Mary  Ann Cook - https://www.lds.org/youth/article/dress-and-appearance-let-the-holy-spirit-guide?lang=por


03 - Beleza exterior - Spa. Lembramos que nosso exterior também é importante, em não sermos somente dedicadas à ele, mas que temos que nos cuidar para estarmos com boa saúde, higiene e asseio. Então, fizemos um mini spa caseiro, com dicas de como cuidar da pele com receitas caseiras em casa.

Essa parte ficou com minha conselheira que caprichou em tudo. Ela montou um guia com as receitas caseiras, providenciou faixas ou tiaras pra não sujar os cabelos e preparou um esfoliante caseiro, uma máscara de hidratação, e uma compressa de camomila para os olhos (era pra ser um pepino, mas o que compramos desapareceu! Então ela improvisou...)

 O livretinho é uma folha frente e verso, e aí estão as receitas e dicas (tenho o pdf, se quiserem avisem):



Depois de aplicar a máscara e deixar por 10 min, ela fez massagem nas mãos de cada uma enquanto esperavam... imagine se não gostaram! Tiramos fotos, mas não vou postar, vai que elas não querem mostrar né... mas foi bem divertido.

No fim, demos de presente o kit da beleza exterior de cuidados da pele. São 3 itens em um pacotinho, compramos no mercado mesmo:

- buchinha esfoliante pra pele;
- sabonete para limpeza do rosto;
- livrinho impresso com as dicas de beleza.


Ficou bem bacana, não acham?


04 - Jogos, filme e momento livre. Aí deixamos o tempo para elas se divertirem. Tínhamos alguns jogos preparados (coloco algumas ideias no próximo post), mas pedimos pra elas sugerirem ideias também. Também estávamos com um filme "na manga" e daí, a festa continua até o sono chegar!

Foi uma atividade super bacana pra nós! Se quiserem fazer com certeza vai ser bom!

domingo, 26 de maio de 2013

Ideia para Treinar a Presidência das classes das moças

Ano passado chamei uma presidente de classe das moças e preparei um material para entregar à jovem e conversar com ela sobre este chamado, afinal, são os primeiros chamados envolvendo liderança às jovens e fica como um guia de preparo para sua nova função.

Eu preparei apenas para a presidente, pois como prevê o manual, sendo poucas moças, temos uma presidência combinada de classes e somente uma jovem responsável no momento, mas é claro que isso pode ser adaptado para cada uma das classes individualmente.

Em nosso caso, inclui as instruções do Manual 2 sobre a presidente, e algumas tarefas que esperamos dela neste chamado. Por fim, uma pequena mensagem de incentivo.

Mas, este é o material:


PRESIDENTE DE CLASSES DAS MOÇAS

A presidente de classes das moças possui as seguintes responsabilidades (Manual 2 – pg.82):

- Zelam pelas moças da classe e integram-nas, especialmente as que são membros novos, as menos ativas e as que tem deficiências ou outras necessidades especiais. Os membros da presidência de classes oram por essas moças, passam algum tempo com elas e se tornam genuinamente suas amigas.
- Ajudam as moças da classe a fazerem boas amizades, aprender técnicas de liderança e viver o evangelho.
- Ajudam cada moça a saber que ela é bem aceita quando passa a fazer parte da classe.
- Apoiam as moças da classe no trabalho de completar o programa de Progresso Pessoal.
- Realizam regularmente reuniões de presidência.
- Dirigem reuniões dominicais em suas respectivas classes.
- Ajudam a planejar atividades, inclusive a mutual.
- As presidentes de classe fazem parte do comitê da juventude do bispado (isso inclui sua participação nas reuniões do comitê e envolvimento nas tarefas designadas nesta ocasião).


Como presidente de classes da ala, pedimos sua ajuda para:
- Ajudar a secretária ou a presidência na abertura da mutual e da reunião de domingo, designando a oração, tema e lema, e quem dirige a abertura;
- Cobrar a líder de música se a programação para o domingo e outras atividades com música foram feitas;
- Trazer ideias para mutuais sempre que possível, assim como ideias de como melhorar nossas reuniões e atividades das moças.

Obrigada por aceitar este chamado. Nós e nossa família somos sempre abençoados quando cumprimos com nossos chamados e servimos as pessoas ao nosso redor. Muitas vezes não é fácil, mas no final a experiência que ganhamos sempre vale a pena. Aproveite essa oportunidade ao máximo.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Ideia para Mutual - Noite Missionária

Essa definitivamente foi uma das minhas mutuais preferidas este ano. Queria fazer algo que falasse sobre missão, de uma forma descontraída, mas também que direcionasse e orientasse nossas moças a pensarem sobre o assunto. Ainda existem muitos mitos e dúvidas no trabalho missionário para as mulheres, e com a nova idade missionária às moças de 19 anos, tudo se juntou.

Busquei algumas coisas na internet e encontrei (em inglês) duas inspirações bacanas para montar esta atividade, nestes links (tem um bolo lindo em um deles):

http://marcicoombs.blogspot.com/2012/10/young-womens-halloween-party.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+blogspot%2FprRhG+%28Marci+Coombs%29

(neste está BEM lá embaixo)

http://ldsywideasandactivities.blogspot.com/2013/04/sister-missionary-night.html

Mas vamos ao que nós organizamos.

Preparação - Montei uma mesa com recursos e ideia para a obra missionário. Exposição com pregar meu evangelho, bandeirinhas de alguns países, um cartaz improvisado com o título da atividade... como está nas fotos.




Convidamos uma ex-missionária de tempo integral para responder algumas perguntas que preparamos e fazer um bate papo com as jovens sobre sua experiência (Sister Costa, ou pra gente a Ester, que aliás, foi fantástica, serviu na missão São Paulo Norte). Ela também separou alguns objetos mostrar as jovens.

Por fim, a lembrancinha foi um kit missionário. Tinha o livretinho de regras da missão (no templo super acessível, R$ 1,20 cada, e dá pra pedir pra ala), uma plaqueta com o nome delas "Futura Sister..." e um chamado, com quase as mesmas palavras de um chamado como é hoje. Escolhemos um destino para cada uma e apenas retiramos a data de apresentação no CTM (no final da postagem está o modelinho do chamado, e só com o nome do profeta, sem a assinatura).


*Obs. na plaqueta, apesar de cometermos uma gafe, não usem o logo da Igreja. Infelizmente minha secretária deixou pronto antes de confirmarmos isso, mas há uma questão de direitos autorais... então, vcs podem colocar uma escritura, ou só fazer aquele modelinho como fazem para crianças... dá pra improvisar!

01 - Começamos nossa mutual falando que neste mês de maio, com o tema do Vinde a Mim sobre Profetas e Revelação, conversaríamos sobre uma das mais recentes e importantes revelações: a nova idade missionário. Com o início do video passado no treinamento da presidência da área brasileira, onde os jovens sào filmados abrindo seus chamados. O link está disponível direto no lds.org.br (encontrei bem fácil): 

"Acelerar a Obra - Mais Missionários"- https://www.lds.org/pages/presidenciadearea/treinamentos?lang=por&country=br

02 - Passamos a parte das perguntas/questinamentos. Primeiro, cada uma pegava um cartão e dizia sua opinião sobre a questão escolhida. Algumas são mais sérias e outras são mitos sobre a missão. Depois que elas falavam, líderes e especialmente nossa convidada falava sobre o tópico. Aqui estão elas:



Apenas as moças que não conseguem se casar vão para a missão.

Somente meninas feias vão para uma missão.

Eu vou estar muito velha quando tiver idade de partir para uma missão.

Quando você não tem nenhuma meta ou objetivo na vida é quando você deve ir para a missão.

Todos os bons rapazes já vão estar comprometidos quando eu voltar da missão.

A revelação nova dada pelo profeta diz que agora todas as moças devem obrigatoriamente ir para a missão?

Considerando que uma Sister não tem o sacerdócio, quem pode realizar o batismo de alguém que ela ensinou?

Quando um pesquisador diz que quer ser batizado à uma Sister, é ela quem faz a entrevista do batismo?

Por que não posso escolher o local onde quero realizar minha missão?

Quais são as diferenças entre Sisteres e Élderes? Os homens possuem algum privilégio em relação as mulheres?

 
 03 - Aí foi feito o bate papo. Elas também acabaram fazendo perguntas para nossa Sister, e ela mostrou o que trouxe: a bolsa que ela usava, planejamentos, objetos pessoais, diário e o certificado de seu retorno.


04 - Entregamos o "chamado" de cada uma (elas ficaram MUITO empolgadas).

  
05 - Encerramos lembrando que a decisão de servir será de cada uma, mas que a mutual tinha o objetivo de fazê-las conhecer melhor o propósito e objetivo da missão. Também entregamos à todas mais esta lembrancinha abaixo, e fizemos um cachorro quente básico de lanche.

Se vcs decidirem fazer uma atividade assim, não vão se arrepender!
Se quiserem os arquivos em word do chamado, lembrancinha e perguntas, eu mando, só deixar no e-mail.

Boa semana!

===========




A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Office of The First Presidence


Data ?? de 2013

Sister ???
Ala ??? – Estaca ???

Prezada Sister
É, pela presente, chamada para servir como missionária de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Fica designada a servir na Missão ?? . Espera-se que servirá por um período de 18 meses.
A irmã deverá apresentar-se no Centro de Treinamento de Missionários, em Provo, EUA. Você irá preparar-se para pregar o evangelho em idioma ??.
A irmã foi recomendada como pessoa digna de representar o Senhor na qualidade de ministra do evangelho restaurado. Servirá como representante oficial da Igreja. Portanto, é seu dever manter os mais elevados padrões de conduta e aparência por meio de guardar os mandamentos, obedecer as normas da missão e seguir o conselho do presidente de missão.
Ser-lhe-á também requerido devotar todo o tempo e atenção a serviço do Senhor, desligando-se de todos seus afazeres pessoais. Ao cumprir com estas responsabilidades o Senhor à abençoará e a irmã se tornará um mensageiro e defensor Valente da Verdade. Depositamos nossa confiança na irmã e rogamos ao Senhor que o ajude a cumprir suas responsabilidades.
O Senhor recompensará a bondade que demonstrar. A medida que servir ao Senhor com humildade e devoção nessa obra de amor entre seus filhos, receberá bençãos e alegrias jamais antes desfrutadas.
Solicitamos o envio imediato, por escrito, de sua aceitação assinada pelo Bispo.

Sinceramente

Thomas S. Monson
                                                                                  Presidente.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Ideia para Desafio: Livro de Mórmon x Celular

Mês passado, falando sobre restauração, demos uma aula que tratava sobre o Livro de Mórmon. No final, fizemos um desafio que achei MUITO bacana, ideia original do blog gringo da Marci Coombs (que aliás, sou fã de carteirinha, ela é fantástica) comparando o nosso uso do Celular com o do Livro de Mórmon.

Este é o original, traduzi com pequenas adaptações (tem só a fotinho no fundo): http://marcicoombs.blogspot.com/2013/04/ideas-for-lesson-handout.html


Este mês um dos esboços é sobre o estudo das escrituras e pode ser usado também. Aqui está o desafio (que fizemos para uma semana) e como ficou o modelinho que fiz.

********************************************************************************

O que você acha de tentar tratar seu Livro de Mórmon da mesma forma que vc faz com seu celular?

- Carregá-lo por todos os lugares, dentro de sua bolsa, mochila ou bolsos (você pode fazer isso baixando o aplicativo em seu próprio celular);
- Voltar para buscá-lo em casa, e se você esquecê-lo quando estiver saindo.
- Dar uma olhadinha nele, rapidamente, mas em diversos momentos do dia;
- Ler e reler suas "mensagens de texto";
- Tratá-lo como se você não conseguisse ficar um dia sem ele;
- Usá-lo também quando viajamos ou passeamos;
- Estar com ele em mãos para qualquer comunicação de emergência.

E algumas vantagens:

Possui um plano único com os melhores opcionais disponíveis.
Uso ilimitado.
Sem taxas de deslocamento.
Sempre possui excelente recepção e sinal.
A conta já está paga, podendo usar quantas vezes quiser.



Um ótimo final de semana, e Feliz Dia das Mães à todas as blogueiras que passam por aqui.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Ideias para se trabalhar a história da família com os jovens

O trabalho no templo cada vez mais tem sido necessário. Escutamos isso no último treinamento via transmisão dado pela presidência de área brasileira entitulado "acelerar a obra" (está disponível no site em português da Igreja pra quem não viu - http://www.lds.org/pages/presidenciadearea/treinamentos?lang=por&country=br),

A cada dia que passa, os templos disponibilizam menos nomes no batistério, em Curitiba isso é real e em outras localidades meus amigos tem falado a mesma coisa. Até mesmo as demais ordenanças estão começando a ter restrições, e tudo por um motivo simples: os nomes que ficavam "disponíveis" estão acabando! Está na hora de nós fazermos a nossa parte.

Por isso, estamos nos empenhando bastante com os jovens para levar nomes dos seus familiares ao templo. Temos trabalhado em mutuais, anúncios aos domingos e atividades extras. Por isso, quero dar algumas dicas hoje do que temos feito para que vcs também encontrem maneiras de realizar este trabalho bem importante.

* Primeiro: Preparem-se. Se vocês ainda não sabem trabalhar com o sistema, sempre há pessoas que tem um bom conhecimento do assunto, consultores da ala, secretários do templo, etc. Fica muito mais fácil vocês ajudarem quando vocês tem um certo conhecimento do assunto.

* Programem uma visita ao CHF da estaca. Os consultores podem dar dicas de navegar com sistema. Peça para o secretário da ala informar o número de registro de membro de cada jovem e levem neste dia. Aproveitem para ver se cada jovem já possui sua conta SUD e ajudem ele a criá-la e iniciar a montagem de sua árvore. Para mim é bem diferente apenas ouvir de algo e colocar em prática.

* Mostrem aos rapazes e moças a página exclusiva aos jovens sobre história da familia, este é o link: https://www.lds.org/youth/family-history/discover?lang=por

Nesta página há um video de incentivo do Élder Bednar. e alguns videos com passo a passo bem simples. De como realizar a pesquisa genealógica: conversar com pessoas da família, buscar fotos e registros, e entre outros. Recomendo para todos.




* Façam uma mutual de busca genealógica junto com os pais. Peçam para eles trazerem tudo o que tiverem em casa de registros, tragam vocês também o que tiverem, e mesmo aqueles que digam "meus familiares já fizeram ou estão fazendo tudo" vocês vão perceber que isso é impossível. Há tantos ramos na família que o trabalho é "interminável", vocês podem então encontrar sobrenomes e datas no site www.familysearch.org para ir ainda mais longe, e isso pode ser feito com os documentos que hoje vocês tem em mãos.

* Façam uma meta de na próxima caravana ao templo cada jovem levar pelo menos 1 nome familiar. Envolva toda a ala, bispo, líderes de outra organização para que eles também se envolvam com o batistério. Muitos membros acabam não fazendo sua história por se acostumarem a ir ao templo em outros dias e pela disposição de nomes no local, mas com um envolvimento conjunto podem surgir muitos resultados.

* Por fim, a indexação sempre é uma opção. O site do family search mostra o passo a passo e possui inclusive exemplos e "testes" para saber como você pode indexar. Mais uma vez, é um ótimo projeto para o progresso pessoal também.

Espero que seja útil, tenho trabalhado nisso e só percebo que tenho MUITO mais a fazer!

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ideia para Noite do Pijama - Spa e Beleza

Aproveitamos o feriado e a disponibilidade de nossas meninas para uma Noite do Pijama, particularmente gostei MUITO da atividade porque as meninas estavam super animadas, pudemos conversar muito com elas e também, porque conseguimos preparar a atividade em 2 dias (uma reunião de planejamento e uma ida ao mercado para compras) foi super tranquilo e deu tudo certo!

Este ano, decidimos focar em beleza, interior e exterior, e tivemos mensagens e atividades voltadas para isso. Vou colocar então nossa programação e o que fizemos:

01 - Chegada, jantar e bate papo com as meninas. Como friozinho que temos de Curitiba, o cardápio foi:

* Spagetti a bolonhesa;
* Fondue de chocolate, com frutas e waffle (fazer fondue com jovens é super legal).

02 - Discussão e mensagem sobre a beleza interior de cada jovem: com o tema "Permanecer em Lugares Santos", falamos bastante de padrões do "Para o Vigor da Juventude". Usei a escritura I Coríntios 3: 16-17 (Vós sois o templo de Deus...) e que, sendo nosso corpo um templo, ele é um lugar santo e não devemos profaná-lo, e que devemos nos olhar em um espelho e ver se realmente nosso Espírito habita em lugar santo.

Mais abaixo está o texto da mensagem que preparei para esta parte. Tem algumas perguntas que discutimos, e também pedi que elas dessam outras sugestões de como elas poderiam manter seu corpo como um lugar santo assim como o templo.



No final, demos um espelhinho de bolsa de presente, para elas lembrarem de qual imagem elas vêem. O que eu dei é este ao lado, pois comprei prontinho na viagem, mas a parte boa é que vcs podem comprar um redondinho, e personalizar um adesivo e dar pra elas, fica fácil e em conta.





Aí vai o texto (e sugestão - no link de Vestuário e Aparência, no site dos jovens, tem um video que fala sobre Beleza Profunda e é bem bacana, também é legal de mostrar pra elas)


“Seu corpo é mais precioso do que o mais bonito templo do mundo”.
Mary Ann Cook – Ex 1ª Conselheira Geral das Moças

Em Coríntios 3:16–17  lemos: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (…) O templo de Deus, que sois vós, é santo”.
 Este ano somos instruídas a “Permanecer em Lugares Santos” mas pare, olhe para você por um minuto e pense: O seu corpo é um lugar santo? O Espírito de Deus habita dentro de você? 

Mais algumas perguntas podem ajudar você a responder como você se vê:
·  Você rebaixa seus padrões de vestuário? Usa alguma ocasião especial como desculpa para a falta de recato? Usaria as roupas, cores e acessórios que usam em qualquer lugar e na frente de qualquer pessoa, mesmo sendo o nosso Salvador?
· Você demonstra respeito pelo Senhor e por si mesmas vestindo-se adequadamente p/ as reuniões e atividades da Igreja?
·  Você usa uma linguagem limpa e inteligente, que eleva, incentiva e elogia as pessoas, convida a companhia do Espírito para estar com você? Suas palavras, tal suas nossas ações, são cheias de fé, esperança e caridade?
·  A intimidade sexual antes do casamento é aceitável? Você defende que não se deve trocar beijos apaixonados, deitar uns por cima dos outros, ou tocar as partes íntimas e sagradas do corpo de outra pessoa?
Ainda há muitos outros pontos que podem ser ponderados, mas, se por algum momento você acha que existe alguma coisa de errado ou que pode melhorar do que é hoje, lembre-se que você pode mudar agora. Você é uma filha de um Pai Celestial que as ama, e todas são belas diante de Deus, e que você pode irradiar cada vez mais um brilho espiritual através de seu semblante, atitudes, recato e respeito a Deus.

A Presidente Geral das Moças Elaine S. Dalton nos aconselhou:
A beleza profunda emana da virtude. É a beleza de ser casta e moralmente limpa. É o tipo de beleza que vemos nos olhos de mulheres virtuosas (...) É uma beleza que é conquistada pela fé, pelo arrependimento e cumprimento dos convênios. (…) Se forem virtuosas, castas e moralmente limpas, sua beleza interna brilhará em seus olhos e em seu rosto. (…)

Moças, olhem-se no espelho da eternidade. Lembrem-se de quem vocês são. Vejam-se como nosso Pai Celestial as vê. Vocês são eleitas. São de nobre estirpe. Não comprometam sua herança divina. Vocês nasceram para ser rainhas. Vivam de maneira a serem dignas de entrar no templo e lá receber “tudo o que [o] Pai possui”.Desenvolvam a beleza profunda. Não há visão mais bela do que uma moça que brilha com a luz do Espírito, que é confiante e corajosa porque é virtuosa”.
Fontes:  Liahona - Maio de 2010 - Lembrem-se de Quem São! – Elaine S. Dalton
Para o Vigor da Juventude: Vestuário e Aparência , Linguagem, Pureza sexual

Artigo::  Vestuário e Aparência – Deixar-se levar pelo Espírito Santo – Mary  Ann Cook - https://www.lds.org/youth/article/dress-and-appearance-let-the-holy-spirit-guide?lang=por


03 - Beleza exterior - Spa. Lembramos que nosso exterior também é importante, em não sermos somente dedicadas à ele, mas que temos que nos cuidar para estarmos com boa saúde, higiene e asseio. Então, fizemos um mini spa caseiro, com dicas de como cuidar da pele com receitas caseiras em casa.

Essa parte ficou com minha conselheira que caprichou em tudo. Ela montou um guia com as receitas caseiras, providenciou faixas ou tiaras pra não sujar os cabelos e preparou um esfoliante caseiro, uma máscara de hidratação, e uma compressa de camomila para os olhos (era pra ser um pepino, mas o que compramos desapareceu! Então ela improvisou...)

 O livretinho é uma folha frente e verso, e aí estão as receitas e dicas (tenho o pdf, se quiserem avisem):



Depois de aplicar a máscara e deixar por 10 min, ela fez massagem nas mãos de cada uma enquanto esperavam... imagine se não gostaram! Tiramos fotos, mas não vou postar, vai que elas não querem mostrar né... mas foi bem divertido.

No fim, demos de presente o kit da beleza exterior de cuidados da pele. São 3 itens em um pacotinho, compramos no mercado mesmo:

- buchinha esfoliante pra pele;
- sabonete para limpeza do rosto;
- livrinho impresso com as dicas de beleza.


Ficou bem bacana, não acham?


04 - Jogos, filme e momento livre. Aí deixamos o tempo para elas se divertirem. Tínhamos alguns jogos preparados (coloco algumas ideias no próximo post), mas pedimos pra elas sugerirem ideias também. Também estávamos com um filme "na manga" e daí, a festa continua até o sono chegar!

Foi uma atividade super bacana pra nós! Se quiserem fazer com certeza vai ser bom!

domingo, 26 de maio de 2013

Ideia para Treinar a Presidência das classes das moças

Ano passado chamei uma presidente de classe das moças e preparei um material para entregar à jovem e conversar com ela sobre este chamado, afinal, são os primeiros chamados envolvendo liderança às jovens e fica como um guia de preparo para sua nova função.

Eu preparei apenas para a presidente, pois como prevê o manual, sendo poucas moças, temos uma presidência combinada de classes e somente uma jovem responsável no momento, mas é claro que isso pode ser adaptado para cada uma das classes individualmente.

Em nosso caso, inclui as instruções do Manual 2 sobre a presidente, e algumas tarefas que esperamos dela neste chamado. Por fim, uma pequena mensagem de incentivo.

Mas, este é o material:


PRESIDENTE DE CLASSES DAS MOÇAS

A presidente de classes das moças possui as seguintes responsabilidades (Manual 2 – pg.82):

- Zelam pelas moças da classe e integram-nas, especialmente as que são membros novos, as menos ativas e as que tem deficiências ou outras necessidades especiais. Os membros da presidência de classes oram por essas moças, passam algum tempo com elas e se tornam genuinamente suas amigas.
- Ajudam as moças da classe a fazerem boas amizades, aprender técnicas de liderança e viver o evangelho.
- Ajudam cada moça a saber que ela é bem aceita quando passa a fazer parte da classe.
- Apoiam as moças da classe no trabalho de completar o programa de Progresso Pessoal.
- Realizam regularmente reuniões de presidência.
- Dirigem reuniões dominicais em suas respectivas classes.
- Ajudam a planejar atividades, inclusive a mutual.
- As presidentes de classe fazem parte do comitê da juventude do bispado (isso inclui sua participação nas reuniões do comitê e envolvimento nas tarefas designadas nesta ocasião).


Como presidente de classes da ala, pedimos sua ajuda para:
- Ajudar a secretária ou a presidência na abertura da mutual e da reunião de domingo, designando a oração, tema e lema, e quem dirige a abertura;
- Cobrar a líder de música se a programação para o domingo e outras atividades com música foram feitas;
- Trazer ideias para mutuais sempre que possível, assim como ideias de como melhorar nossas reuniões e atividades das moças.

Obrigada por aceitar este chamado. Nós e nossa família somos sempre abençoados quando cumprimos com nossos chamados e servimos as pessoas ao nosso redor. Muitas vezes não é fácil, mas no final a experiência que ganhamos sempre vale a pena. Aproveite essa oportunidade ao máximo.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Ideia para Mutual - Noite Missionária

Essa definitivamente foi uma das minhas mutuais preferidas este ano. Queria fazer algo que falasse sobre missão, de uma forma descontraída, mas também que direcionasse e orientasse nossas moças a pensarem sobre o assunto. Ainda existem muitos mitos e dúvidas no trabalho missionário para as mulheres, e com a nova idade missionária às moças de 19 anos, tudo se juntou.

Busquei algumas coisas na internet e encontrei (em inglês) duas inspirações bacanas para montar esta atividade, nestes links (tem um bolo lindo em um deles):

http://marcicoombs.blogspot.com/2012/10/young-womens-halloween-party.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+blogspot%2FprRhG+%28Marci+Coombs%29

(neste está BEM lá embaixo)

http://ldsywideasandactivities.blogspot.com/2013/04/sister-missionary-night.html

Mas vamos ao que nós organizamos.

Preparação - Montei uma mesa com recursos e ideia para a obra missionário. Exposição com pregar meu evangelho, bandeirinhas de alguns países, um cartaz improvisado com o título da atividade... como está nas fotos.




Convidamos uma ex-missionária de tempo integral para responder algumas perguntas que preparamos e fazer um bate papo com as jovens sobre sua experiência (Sister Costa, ou pra gente a Ester, que aliás, foi fantástica, serviu na missão São Paulo Norte). Ela também separou alguns objetos mostrar as jovens.

Por fim, a lembrancinha foi um kit missionário. Tinha o livretinho de regras da missão (no templo super acessível, R$ 1,20 cada, e dá pra pedir pra ala), uma plaqueta com o nome delas "Futura Sister..." e um chamado, com quase as mesmas palavras de um chamado como é hoje. Escolhemos um destino para cada uma e apenas retiramos a data de apresentação no CTM (no final da postagem está o modelinho do chamado, e só com o nome do profeta, sem a assinatura).


*Obs. na plaqueta, apesar de cometermos uma gafe, não usem o logo da Igreja. Infelizmente minha secretária deixou pronto antes de confirmarmos isso, mas há uma questão de direitos autorais... então, vcs podem colocar uma escritura, ou só fazer aquele modelinho como fazem para crianças... dá pra improvisar!

01 - Começamos nossa mutual falando que neste mês de maio, com o tema do Vinde a Mim sobre Profetas e Revelação, conversaríamos sobre uma das mais recentes e importantes revelações: a nova idade missionário. Com o início do video passado no treinamento da presidência da área brasileira, onde os jovens sào filmados abrindo seus chamados. O link está disponível direto no lds.org.br (encontrei bem fácil): 

"Acelerar a Obra - Mais Missionários"- https://www.lds.org/pages/presidenciadearea/treinamentos?lang=por&country=br

02 - Passamos a parte das perguntas/questinamentos. Primeiro, cada uma pegava um cartão e dizia sua opinião sobre a questão escolhida. Algumas são mais sérias e outras são mitos sobre a missão. Depois que elas falavam, líderes e especialmente nossa convidada falava sobre o tópico. Aqui estão elas:



Apenas as moças que não conseguem se casar vão para a missão.

Somente meninas feias vão para uma missão.

Eu vou estar muito velha quando tiver idade de partir para uma missão.

Quando você não tem nenhuma meta ou objetivo na vida é quando você deve ir para a missão.

Todos os bons rapazes já vão estar comprometidos quando eu voltar da missão.

A revelação nova dada pelo profeta diz que agora todas as moças devem obrigatoriamente ir para a missão?

Considerando que uma Sister não tem o sacerdócio, quem pode realizar o batismo de alguém que ela ensinou?

Quando um pesquisador diz que quer ser batizado à uma Sister, é ela quem faz a entrevista do batismo?

Por que não posso escolher o local onde quero realizar minha missão?

Quais são as diferenças entre Sisteres e Élderes? Os homens possuem algum privilégio em relação as mulheres?

 
 03 - Aí foi feito o bate papo. Elas também acabaram fazendo perguntas para nossa Sister, e ela mostrou o que trouxe: a bolsa que ela usava, planejamentos, objetos pessoais, diário e o certificado de seu retorno.


04 - Entregamos o "chamado" de cada uma (elas ficaram MUITO empolgadas).

  
05 - Encerramos lembrando que a decisão de servir será de cada uma, mas que a mutual tinha o objetivo de fazê-las conhecer melhor o propósito e objetivo da missão. Também entregamos à todas mais esta lembrancinha abaixo, e fizemos um cachorro quente básico de lanche.

Se vcs decidirem fazer uma atividade assim, não vão se arrepender!
Se quiserem os arquivos em word do chamado, lembrancinha e perguntas, eu mando, só deixar no e-mail.

Boa semana!

===========




A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Office of The First Presidence


Data ?? de 2013

Sister ???
Ala ??? – Estaca ???

Prezada Sister
É, pela presente, chamada para servir como missionária de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Fica designada a servir na Missão ?? . Espera-se que servirá por um período de 18 meses.
A irmã deverá apresentar-se no Centro de Treinamento de Missionários, em Provo, EUA. Você irá preparar-se para pregar o evangelho em idioma ??.
A irmã foi recomendada como pessoa digna de representar o Senhor na qualidade de ministra do evangelho restaurado. Servirá como representante oficial da Igreja. Portanto, é seu dever manter os mais elevados padrões de conduta e aparência por meio de guardar os mandamentos, obedecer as normas da missão e seguir o conselho do presidente de missão.
Ser-lhe-á também requerido devotar todo o tempo e atenção a serviço do Senhor, desligando-se de todos seus afazeres pessoais. Ao cumprir com estas responsabilidades o Senhor à abençoará e a irmã se tornará um mensageiro e defensor Valente da Verdade. Depositamos nossa confiança na irmã e rogamos ao Senhor que o ajude a cumprir suas responsabilidades.
O Senhor recompensará a bondade que demonstrar. A medida que servir ao Senhor com humildade e devoção nessa obra de amor entre seus filhos, receberá bençãos e alegrias jamais antes desfrutadas.
Solicitamos o envio imediato, por escrito, de sua aceitação assinada pelo Bispo.

Sinceramente

Thomas S. Monson
                                                                                  Presidente.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Ideia para Desafio: Livro de Mórmon x Celular

Mês passado, falando sobre restauração, demos uma aula que tratava sobre o Livro de Mórmon. No final, fizemos um desafio que achei MUITO bacana, ideia original do blog gringo da Marci Coombs (que aliás, sou fã de carteirinha, ela é fantástica) comparando o nosso uso do Celular com o do Livro de Mórmon.

Este é o original, traduzi com pequenas adaptações (tem só a fotinho no fundo): http://marcicoombs.blogspot.com/2013/04/ideas-for-lesson-handout.html


Este mês um dos esboços é sobre o estudo das escrituras e pode ser usado também. Aqui está o desafio (que fizemos para uma semana) e como ficou o modelinho que fiz.

********************************************************************************

O que você acha de tentar tratar seu Livro de Mórmon da mesma forma que vc faz com seu celular?

- Carregá-lo por todos os lugares, dentro de sua bolsa, mochila ou bolsos (você pode fazer isso baixando o aplicativo em seu próprio celular);
- Voltar para buscá-lo em casa, e se você esquecê-lo quando estiver saindo.
- Dar uma olhadinha nele, rapidamente, mas em diversos momentos do dia;
- Ler e reler suas "mensagens de texto";
- Tratá-lo como se você não conseguisse ficar um dia sem ele;
- Usá-lo também quando viajamos ou passeamos;
- Estar com ele em mãos para qualquer comunicação de emergência.

E algumas vantagens:

Possui um plano único com os melhores opcionais disponíveis.
Uso ilimitado.
Sem taxas de deslocamento.
Sempre possui excelente recepção e sinal.
A conta já está paga, podendo usar quantas vezes quiser.



Um ótimo final de semana, e Feliz Dia das Mães à todas as blogueiras que passam por aqui.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Ideias para se trabalhar a história da família com os jovens

O trabalho no templo cada vez mais tem sido necessário. Escutamos isso no último treinamento via transmisão dado pela presidência de área brasileira entitulado "acelerar a obra" (está disponível no site em português da Igreja pra quem não viu - http://www.lds.org/pages/presidenciadearea/treinamentos?lang=por&country=br),

A cada dia que passa, os templos disponibilizam menos nomes no batistério, em Curitiba isso é real e em outras localidades meus amigos tem falado a mesma coisa. Até mesmo as demais ordenanças estão começando a ter restrições, e tudo por um motivo simples: os nomes que ficavam "disponíveis" estão acabando! Está na hora de nós fazermos a nossa parte.

Por isso, estamos nos empenhando bastante com os jovens para levar nomes dos seus familiares ao templo. Temos trabalhado em mutuais, anúncios aos domingos e atividades extras. Por isso, quero dar algumas dicas hoje do que temos feito para que vcs também encontrem maneiras de realizar este trabalho bem importante.

* Primeiro: Preparem-se. Se vocês ainda não sabem trabalhar com o sistema, sempre há pessoas que tem um bom conhecimento do assunto, consultores da ala, secretários do templo, etc. Fica muito mais fácil vocês ajudarem quando vocês tem um certo conhecimento do assunto.

* Programem uma visita ao CHF da estaca. Os consultores podem dar dicas de navegar com sistema. Peça para o secretário da ala informar o número de registro de membro de cada jovem e levem neste dia. Aproveitem para ver se cada jovem já possui sua conta SUD e ajudem ele a criá-la e iniciar a montagem de sua árvore. Para mim é bem diferente apenas ouvir de algo e colocar em prática.

* Mostrem aos rapazes e moças a página exclusiva aos jovens sobre história da familia, este é o link: https://www.lds.org/youth/family-history/discover?lang=por

Nesta página há um video de incentivo do Élder Bednar. e alguns videos com passo a passo bem simples. De como realizar a pesquisa genealógica: conversar com pessoas da família, buscar fotos e registros, e entre outros. Recomendo para todos.




* Façam uma mutual de busca genealógica junto com os pais. Peçam para eles trazerem tudo o que tiverem em casa de registros, tragam vocês também o que tiverem, e mesmo aqueles que digam "meus familiares já fizeram ou estão fazendo tudo" vocês vão perceber que isso é impossível. Há tantos ramos na família que o trabalho é "interminável", vocês podem então encontrar sobrenomes e datas no site www.familysearch.org para ir ainda mais longe, e isso pode ser feito com os documentos que hoje vocês tem em mãos.

* Façam uma meta de na próxima caravana ao templo cada jovem levar pelo menos 1 nome familiar. Envolva toda a ala, bispo, líderes de outra organização para que eles também se envolvam com o batistério. Muitos membros acabam não fazendo sua história por se acostumarem a ir ao templo em outros dias e pela disposição de nomes no local, mas com um envolvimento conjunto podem surgir muitos resultados.

* Por fim, a indexação sempre é uma opção. O site do family search mostra o passo a passo e possui inclusive exemplos e "testes" para saber como você pode indexar. Mais uma vez, é um ótimo projeto para o progresso pessoal também.

Espero que seja útil, tenho trabalhado nisso e só percebo que tenho MUITO mais a fazer!