Então, como tínhamos recém realizado mudanças em nossas classes, estava na hora de fazer um treinamento com as novas líderes e decidi fazer algo bem preparado e bem bacana, para mostrar a importância delas como presidentes. Não sei na ala de vocês, mas já vi e é muito comum as presidentes de classes não considerarem seus chamados importantes e não terem muito ânimo para servir, eu queria especialmente mostrar que o pensamento deve ser justamente o oposto e que temos sim muito para trabalhar, e que elas, como jovens, conseguem se aproximar e entender melhor do que nós mesmas os sentimentos e necessidades de outras jovens como elas.
Decidi que eu faria algo bem caprichado e fiz um chá das presidentes. Como por aqui tá em clima de outono friozinho, servi patê, salgados e doces, suco e chá para elas. Fiz na minha casa e aproveitei minhas próprias decorações e itens da cozinha e ficou super bom, só fiz uma plaquinha que coloquei no meu próprio arranjo de mesa e assim ficou, recepção bem gostosa!
Como elas vinham do seminário a noite e estariam cansadas, fizemos o contrário do normal na Igreja: primeiro conversamos e comemos e depois eu fiz o treinamento.
No treinamento, decidi que faria algo bem completo não apenas falando de Moças, mas de Liderança e Ensino. Usei 80% do Manual 2 para elaborar as partes bem específicas para elas dos itens 3 e 10 do Manual 2, alguns subtópicos do meio do Manual, e demais auxílios complementares, como Ensino, Não há Maior Chamado e o Progresso Pessoal.
No fim do Post tem o treinamento completo de tudo o que foi tratado com as referências, mas eu fiz um outros arquivo em que dividi para as classes e diferenciei para cada uma duas partes: o que fala especificamente de cada classe das moças e no final sobre quem são as moças de sua classe, incluindo moças que vão ingressar este ano na organização no caso do material das abelhinhas. Coloquei em pastinhas, fiz capas com o símbolo e nome de cada presidente e ficou assim:
Basicamente fomos discutindo vários itens e os que achei mais importante tratar, como as responsabilidades delas como líderes de classe, usei um tempo maior, acho que cada uma faz o que prefere e acha mais importante.
Por fim dei de lembrança vidrinhos com bolachas, consegui reaproveitar várias coisinhas e ficou assim, como uma mensagem pessoal minha na lembrança (não ficou tão boa a foto, mas é isso):
Espero que gostem e que ajude vocês a treinarem suas presidentes de classes!
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1. LIDERANÇA
Na Igreja, somos
lideradas no início, e quando é chegada a hora, passamos a liderar. Seja na
música, organizações auxiliares ou entre tantos outros chamados, sabemos que um
dia lideraremos, e nossa influência fará a diferença ao nosso próximo. Ao
liderar, prestamos um ato de serviço, e edificamo-nos uns com os outros. Somos incentivadas a
seguir o exemplo de como Cristo liderou. Segue algumas instruções de liderança
do Manual 2 (Capítulo 3) de instruções da Igreja:
3.1 O Modo de
Liderar do Salvador
Todos os líderes da
Igreja são chamados para ajudar outras pessoas a tornarem-se “verdadeiros
seguidores de (…) Jesus Cristo” (Morôni 7:48). Para fazer
isso, os líderes primeiramente se esforçam para ser discípulos fiéis do
Salvador (...) Então, eles podem ajudar outros a desenvolver um forte
testemunho e a achegar-se ao Pai Celestial e a Jesus Cristo (...).
A melhor forma que os
líderes têm para ensinar outros a serem “verdadeiros seguidores” é seu
próprio exemplo. Esse padrão de ser um discípulo fiel para ajudar outros
a se tornarem discípulos fiéis é o propósito que está por trás de todo
chamado na Igreja.
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3.2 Princípios de Liderança do Evangelho (tópicos
selecionados para este treinamento):
Preparação Espiritual: Quando os líderes estão convertidos e crescem
espiritualmente, eles tornam-se capazes de ajudar outros a se converterem e a
crescerem espiritualmente. Os líderes se preparam espiritualmente por meio da
obediência aos mandamentos, do estudo das escrituras e dos ensinamentos dos
profetas modernos, da oração, do jejum e de humilharem-se perante o Senhor.
Com essa preparação, eles são capazes de receber inspiração para orientá-los na
vida pessoal, em suas responsabilidades familiares e em seus chamados.
Ministrar às Pessoas: Tal como o Salvador, os líderes procuram ministrar às
pessoas e às famílias, tanto nas coisas espirituais como nas materiais. Eles
se importam com cada pessoa, cuidam delas e não se concentram apenas em
administrar uma organização. Estendem a mão para os membros novos e menos
ativos e para todos os que estejam solitários ou necessitem de consolo.
Ministrar às pessoas inclui: Lembrar o nome delas e
conhecê-las; Amá-las sem julgá-las; Zelar por elas e fortalecer lhes a fé,
individualmente; Criar uma amizade sincera com elas e visitá-las em casa e em
outros.
Ensinar o Evangelho de Jesus Cristo: Todos os líderes são professores. O ensino eficaz
inspira as pessoas a fortalecer seu relacionamento com Deus e a viver de
acordo com os princípios do evangelho. O ensino mais vigoroso vem do exemplo pessoal do
líder.
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3.3 Instruções Adicionais para os Líderes
(tópicos selecionados para este treinamento):
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Representar o Senhor e Sua Igreja: Como os líderes da Igreja foram chamados pelo Senhor
por meio de Seus servos, eles representam o Senhor e Sua Igreja. Como
representantes do Salvador, os líderes O veem como seu exemplo.
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Desenvolver União e Harmonia: Os membros das presidências e dos conselhos ajudam a
desenvolver união expressando suas ideias e sentimentos sinceros,
comunicando-se claramente e ouvindo uns aos outros. Quando os líderes (...) estão unidos, eles podem receber
a orientação do Espírito Santo e liderar de acordo com a vontade do Senhor.
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Advertir contra o Pecado mas Amar o Pecador: Os líderes precisam ser firmes em suas advertências,
não ceder diante da conduta pecaminosa, mas devem ser misericordiosos e
bondosos com os que pecam. Eles tratam as pessoas como o Salvador as
trataria. Isso ajuda os membros a sentirem o amor do Senhor por eles ao
aplicarem a Expiação à própria vida.
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Incentivar a Reverência: Os líderes podem ajudar a cultivar um ambiente
reverente nas reuniões da Igreja. Os serviços de adoração e as aulas da
Igreja melhoram bastante quando a ala inteira se esforça para ser reverente.
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Planejar com Propósito: Os líderes planejam atividades, aulas e outras coisas
para abençoar os membros da ala. Sempre planejam com um propósito em mente
para que seu trabalho beneficie as pessoas a quem servem. Depois de levar a
efeito seus planos, eles avaliam até que ponto esses planos alcançaram seus
objetivos. Essa avaliação ajuda nos planejamentos futuros.
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Mais
dicas de como se tornar uma boa líder:
- Estar preparada,
através do conhecimento do seu chamado, das escrituras, das pessoas, no que for
necessário;
- Participar das
reuniões relativas ao se chamado, discutindo os assuntos pertinentes com a
presença do Espírito;
- Organizar-se, ao
ser pontual, usar o menor tempo possível nas atividades administrativas e
planejar atividades com antecedência;
- Servir ao
próximo, como explicado acima no tópico “Ministrar as pessoas”
- Ouvir as pessoas;
- Ensinar as
pessoas o evangelho de Cristo.
2. ENSINO DO EVANGELHO
A liderança não existe
sem o ensino, de alguma forma ensinaremos, como? Pode ser uma aula, mas pode
ser seu exemplo, nem mesmo falar é necessário, por isso, vocês sempre estão
ensinando! Porém, vale lembrar que o mais importante não é a técnica do
professor ou seu tempo de Igreja e conhecimento do Evangelho, e sim é a atitude
e o Espírito pelo qual o líder ensina.
Algumas dicas de ensino
- Mergulhe nas
escrituras: não se ensina o que não se sabe. O conhecimento virá naturalmente
se nos esforçarmos para aprender;
- Apliquem em sua vida o
que aprendem: não podemos ensinar também o que não vivemos;
- Preparem-se: a
preparação é sempre necessária, e estaremos prontas, mesmo se formos pegas de
surpresa.
- Busque o Espirito:
nunca deixe pedir para que o Espírito guie o que você quer passar e as pessoas também
estejam em sintonia. Ore e jejue para cumprir com este propósito;
- Foque a aula nas
pessoas, mesmo que nem toda aula seja dada, deixe algum conteúdo de lado, mas
atenda as pessoas, e não ao programa somente;
- Ore
por cada aluno de sua classe;
- Faça tudo o que estiver a seu alcance para
conhecer as necessidades e os interesses do alunos;
- Aprenda o nome dos alunos e chame-os pelo nome;
- Ouça com atenção os alunos e expresse sincero
agradecimento por sua participação.
E para uma boa aula:
- É essencial um bom
espírito, que vem com preparação e reverência. Os
professores podem incentivar a reverência na sala de aula preparando lições
inspiradas, arrumando a sala com antecedência, usando gravuras e música
adequadas e cumprimentando os alunos de modo sereno e amoroso (Manual 2 – Cap.
3 Liderança);
- Já pense em qual parte
da lição pode ser deixada de lado caso outra discussão importante se estenda;
- Utilize técnicas de
ensino variadas, afinal, não se explica a expiação de Cristo à uma criança da
mesma forma que um membro antigo. (opções em Ensino Não há maior chamado, pg.
90)
O Presidente Marion G. Romney aconselhou: "Aprender o evangelho pela
palavra escrita (...) não é suficiente. O evangelho precisa ser vivido. Na
verdade, conhecer o evangelho e vivê-lo são coisas interdependentes. Andam de
mãos dadas. Ninguém pode aprender o evangelho em sua plenitude sem vivê-lo. Seu
conhecimento é adquirido aos poucos: a pessoa aprende um pouco e obedece àquilo
que aprendeu; aprende um pouco mais e obedece àquela parte. Este ciclo continua
infinitamente. É desta forma que se pode chegar ao conhecimento pleno do
evangelho."
Dica: Estude o Livro ENSINO: NÃO HÁ MAIOR CHAMADO que há várias dicas e
técnicas para você melhor suas habilidades e se tornar uma excelente
professora.
3. A ORGANIZAÇÃO DAS MOÇAS
Definições e instruções do
Manual 2 – cap.10: A
organização das Moças é uma organização auxiliar do sacerdócio. Todas as
auxiliares existem para ajudar os membros da Igreja a aumentar seu testemunho
do Pai Celestial, de Jesus Cristo e do evangelho restaurado. Por meio do
trabalho das auxiliares, os membros recebem ensinamentos, incentivo e apoio
enquanto se esforçam para viver de acordo com os princípios do evangelho.
10.1.1
Propósitos e Objetivos da
Organização das Moças
O propósito da organização das Moças é ajudar cada moça a ser digna de
fazer e guardar convênios sagrados e de receber as ordenanças do templo. Para
cumprir esse propósito, as líderes das Moças orientam cada moça no processo de
alcançar os seguintes objetivos:
1. Fortalecer a fé e o
testemunho no Pai Celestial e em Jesus Cristo.
2. Compreender sua
identidade como filha de Deus.
3. Ser digna pela
obediência aos mandamentos e pelo cumprimento dos padrões do evangelho.
4. Receber e reconhecer
os sussurros do Espírito Santo e confiar neles.
5. Preparar-se para seu
papel divino como filha, esposa, mãe e líder.
6. Compreender e
guardar os convênios batismais.
10.1.5 AS CLASSES DAS MOÇAS
As moças da ala são agrupadas em três
classes, de acordo com a faixa etária: Abelhinhas (12 e 13 anos), Meninas-Moças
(14 e 15 anos) e Lauréis (16 e 17 anos). Sempre que a moça avança para uma nova
faixa etária, suas novas líderes das Moças e presidência da nova classe a
recebem calorosamente.
SOBRE
A SUA CLASSE: ABELHINHAS
Quando uma moça completa
12 anos, o bispo a entrevista. Ela sai da Primária e passa para as Moças e
começa a assistir às reuniões das Moças durante o tempo de compartilhar da
Primária (ver11.4.3). Ela
se torna membro da classe das Abelhinhas.
Desde a época dos primeiros pioneiros da
Igreja, a colmeia era um símbolo de harmonia, cooperação e trabalho. Quando as
moças da Igreja foram organizadas pela primeira vez em um grupo, elas passaram
a ser chamadas de Abelhinhas.
Como integrante da classe das Abelhinhas hoje
em dia, a moça fortalece sua fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo e aprende a
trabalhar com outras pessoas em harmonia e cooperação. Agora é o momento em que
ela deve defender a verdade e a retidão e “erguer-se e brilhar” (ver D&C 115:5).
SOBRE
A SUA CLASSE: MENINAS MOÇAS
A moça se torna membro da classe das
Meninas-Moças quando completa 14 anos.
A classe das
Meninas-Moças, em inglês, chama-se Mia Maid. O
termo Mia refere-se à Mutual Improvement Association
(MIA) [ou Associação de Melhoramentos Mútuos] que era o nome do antigo programa
dos jovens da Igreja. A palavra Maid significa
moça. A Associação de Melhoramentos Mútuos adotou a rosa como emblema de sua
organização, e esse emblema continua hoje com as Meninas-Moças como símbolo de
amor, fé e pureza.
Como integrante da classe das Meninas-Moças
hoje, a moça fortalece seu testemunho do Pai Celestial e de Jesus Cristo,
aceita e aplica os valores das Moças e aprende a respeito do amor, da fé e da
pureza.
SOBRE
A SUA CLASSE: LAURÉIS
A moça se torna membro da
classe das Lauréis quando completa 16 anos.
Há séculos, as folhas de louro
simbolizaram honra e vitória, especialmente quando eram entrelaçadas para
formar uma coroa.
Como integrante da classe das
Lauréis hoje, a moça se prepara para fazer e guardar convênios sagrados e para
receber as ordenanças do templo.
Moças de 18 Anos
A moça normalmente
passa para a Sociedade de Socorro em seu aniversário de 18 anos ou no ano
seguinte. Aos 19 anos, toda moça deve participar plenamente da Sociedade de
Socorro. Devido a fatores individuais, como, por exemplo, testemunho pessoal,
maturidade, formatura na escola, desejo de continuar com as amigas e os estudos
na faculdade, uma jovem pode passar para a Sociedade de Socorro antes do
aniversário de 18 anos ou permanecer mais tempo nas Moças. Cada moça se
aconselha com os pais e o bispo para decidir o que será melhor para ajudá-la a
continuar participando ativamente na Igreja.
10.3 Liderança das Moças na Ala – e a
Presidência de Classes
Os membros do bispado deliberam
juntos em espírito de oração para decidir quem será chamada para ser a
presidente de cada classe. Eles não escolhem essas líderes com base
simplesmente na idade da moça ou por ela já fazer parte de determinada classe
há mais tempo.
Quando um membro do bispado
chamar uma moça para ser presidente de classe, ele pede a ela que recomende
quem chamar para conselheiras e secretária. Ele a aconselha a cumprir essa
responsabilidade em espírito de oração, buscando a orientação do Senhor quanto
a quem recomendar. Contudo, o membro do bispado também ajuda a presidente da
classe a compreender que compete ao bispado a responsabilidade final de receber
inspiração sobre quem chamar (...)
Um membro do bispado pede a permissão dos
pais antes de pedir à moça que sirva em qualquer um desses chamados.
Depois de fazer o chamado, um membro do
bispado apresenta a moça à classe para voto de apoio. Depois, o bispo ou um
conselheiro encarregado designa a moça por imposição de mãos. Um membro do
bispado anuncia esses chamados na reunião sacramental, mas não pede voto de
apoio.
10.3.2 A Presidência das Moças na Ala – e a
Presidência de Classes
Cada membro da presidência das Moças da ala é responsável por uma das
classes das Moças, da seguinte maneira:
Presidente: Lauréis
Primeira Conselheira: Meninas-Moças
Segunda Conselheira: Abelhinhas
As responsabilidades da Presidência das Moças com as Classes são:
- Participam das reuniões das presidências
das classes e oferecem orientação, quando necessário.
- Trabalham com as presidências de classe
para planejar e realizar atividades, inclusive as da Mutual. Ajudam as
presidências de classe a promover a união entre as moças.
- Ensinam técnicas e
qualidades de liderança às presidências de classe e outras líderes da
organização das Moças.
10.3.5
PRESIDÊNCIA DE CLASSES DAS MOÇAS
As presidências de classe têm as
seguintes responsabilidades:
- Zelam pelas moças da classe e
integram-nas, especialmente as que são membros novos, as menos ativas e as que
têm deficiências ou outras necessidades especiais. Os membros da presidência da
classe oram por essas moças, passam algum tempo com elas e se tornam genuinamente
suas amigas.
- Ajudam as moças da classe a fazer
boas amizades, aprender técnicas de liderança e viver o evangelho.
Você pode repassar os conhecimentos
que recebeu deste treinamento às outras moças, auxiliando nas aulas e se
mostrando a disposição. Ofereça ajuda sempre que puder.
- Ajudam cada moça a saber que ela é
bem aceita quando passa a fazer parte da classe.
- Apoiam as moças da classe no
trabalho de completar o programa de Progresso Pessoal.
Por isso, é muito importante seu
Progresso Pessoal estar sendo realizado regularmente. Você pode chamar moças de
sua classe para realizar metas juntas.
- Realizam regularmente reuniões de
presidência.
- Dirigem as reuniões dominicais de
suas respectivas classes. (Como nossa ala não divide em classes por serem
poucas moças, a reunião é dirigida por uma presidente à todas às moças).
* Dicas de como dirigir uma reunião:
- Veja se a ata está
inteira preenchida antes de iniciar a reunião;
- Caso tenha alguém
convidado ou visitante, não esquecer de fazer as boas vindas, podendo anotar na
ata. Caso esta visitante chegue atrasada, termine o anúncio ou que está
falando, e faça as boas vindas à ela. Não tenha vergonha de lhe perguntar seu
nome, e logo em seguida fazê-la bem vinda;
- Na presença de alguém da liderança, como uma pessoa da estaca, fazer o devido reconhecimento;
- Caso algum anúncio seja longo ou com muitos detalhes, pode-se por alguns minutos passar a palavra à pessoa responsável presente, e depois retomar da onde parou;
- É melhor fazer algumas pausas durante a apresentação da ata, pois falar tudo de uma vez é longo e as pessoas podem esquecer o que está sendo falado. Ex. primeiro se dá as boas vindas, reconhecimentos, hino, oração e tema/lema. Depois de fazer tudo isso, volta a palavra para quem está dirigindo para dar anúncios e a aula, ou quantas pausas forem interessantes.
- Na presença de alguém da liderança, como uma pessoa da estaca, fazer o devido reconhecimento;
- Caso algum anúncio seja longo ou com muitos detalhes, pode-se por alguns minutos passar a palavra à pessoa responsável presente, e depois retomar da onde parou;
- É melhor fazer algumas pausas durante a apresentação da ata, pois falar tudo de uma vez é longo e as pessoas podem esquecer o que está sendo falado. Ex. primeiro se dá as boas vindas, reconhecimentos, hino, oração e tema/lema. Depois de fazer tudo isso, volta a palavra para quem está dirigindo para dar anúncios e a aula, ou quantas pausas forem interessantes.
*** No caso de abertura conjunta com a Soc Soc, A
responsabilidade de dirigir a abertura é compartilhada pela presidência da
Sociedade de Socorro e a presidência da classe das Lauréis (9.7.1).
- Ajudam a planejar atividades,
inclusive a Mutual.
Precisamos saber o que
vocês consideram importante para ser feito na mutual e em outras atividades.
Pensem também que as atividades podem ajudar as outras moças em relação a algum
assunto ou tópico que elas precisem, ou de vocês mesmas. Vocês podem buscar
ideias que vocês considerem importantes em sites, blogs, com outros familiares
e amigos, assim como no site de recursos dos jovens - https://www.lds.org/youth/activities. As Seguintes
categorias também podem trazer ideias às atividades.
* Espiritual; * Entretenimento; * Culinária; * Artesanato; *
Cultural; * Profissional.
* Projetos de Serviço * Esportiva; *
Música; *
Atividades ao Ar Livre.
- As presidentes de classe fazem
parte do comitê da juventude do bispado.
18.2.9
Reunião do Comitê da Juventude do Bispado
O bispo preside o comitê da juventude do bispado. Esse comitê é formado
pelo bispado, por um dos assistentes do bispo no quórum de sacerdotes, o
presidente do quórum de mestres e o do quórum dos diáconos, as presidentes das
classes das Moças, o presidente dos Rapazes e a presidente das Moças.
O bispado pode convidar outras pessoas a participar da reunião do
comitê, quando necessário. Essas pessoas podem incluir o outro assistente do
quórum de sacerdotes, os conselheiros da presidência de quóruns e classes, os
secretários dos quóruns e das classes, os conselheiros da presidência dos
Rapazes, as conselheiras da presidência das Moças, o secretário dos Rapazes e a
secretária das Moças.
O comitê
geralmente se reúne uma vez por mês. O bispo pode dirigir a reunião, ou pode
designar um de seus conselheiros, um de seus assistentes no quórum de
sacerdotes ou a presidente da classe das Lauréis para dirigi-la. Antes de cada
reunião, o bispo analisa e aprova a agenda com a pessoa que vai dirigir a
reunião. A agenda pode incluir os seguintes itens:
1. Identificar as necessidades e os interesses de cada
jovem da ala. Planejar maneiras de ajudar a atender a essas necessidades.
Planejar maneiras de ajudar os jovens a viver e promover os padrões da Igreja.
2. Planejar maneiras de incentivar cada jovem a
participar das reuniões e atividades da Igreja, inclusive do seminário.
Planejar o trabalho de integração de jovens que são menos ativos,
recém-batizados e que são pesquisadores da Igreja, e prestar contas desse
trabalho.
3. Marcar e planejar atividades para os jovens que sejam
condizentes com as necessidades que foram identificadas. Essas atividades
incluem atividades conjuntas do Sacerdócio Aarônico e das Moças e conferências
de jovens da ala. Os líderes adultos devem incluir o máximo possível os jovens
no planejamento e na execução dessas atividades.
4. Avaliar as atividades passadas para ver se os
propósitos visados foram cumpridos,
Essas reuniões do comitê devem oferecer
oportunidades de liderança e aprendizado para os jovens.
10.4.5 Reunião da Presidência de Classe
A presidência de cada classe realiza regularmente
uma reunião de presidência. A presidente da classe dirige a reunião. A
secretária assiste à reunião, toma notas e acompanha as designações. O membro
da presidência das Moças e a consultora responsáveis por aquela classe também
assistem à reunião.
A agenda pode
incluir os seguintes itens:
1. Planejar meios de
fortalecer as moças da classe, inclusive as que são membros novos e as moças
menos ativas. Também planejar maneiras de integrar as moças de outras religiões.
2. Ler e debater
passagens das escrituras e ensinamentos dos líderes da Igreja relacionados as
suas responsabilidades.
3. Planejar visitas a
moças da classe, se necessário.
4. Debater como ajudar
cada moça a ter sucesso no Progresso Pessoal.
5. Planejar reuniões e
atividades da classe.
6. Ponderar assuntos a
serem discutidos na reunião do comitê da juventude do bispado.
7. Receber treinamento
de liderança das líderes das Moças da ala.
AÇÕES DA PRESIDÊNCIA DE CLASSES JUNTO AS
LÍDERES DAS MOÇAS DA ALA
Depois deste treinamento, onde
você já conhece todas as suas responsabilidades como líder, gostaríamos que
você trabalhasse junto com as líderes para a Organização das Moças funcionar da
melhor maneira possível. Neste momento, gostaríamos que você:
- Ponderasse a necessidade de
outras líderes em sua classe e repassasse ao bispo para chamar conselheiras e
secretária de sua classe.
- Sugerisse atividades e
mutuais com as moças, inclusive algumas que você possa realizar.
- Conhecesse mais as moças de
sua classe: ore por elas, faça contato, convide-as para vir a Igreja e também
para fazer algo juntas, fortalecendo sua amizade com elas.
Moças da Classe das (mencionar as moças com seus contatos e aniversário)
Obrigada por compartilhar essas idéias...amei tudo!!! Parabéns..
ResponderExcluirnossa ficou lindo, amei, vai me ajudar muito!
ResponderExcluirMuito obrigada pela partilha, me ajudou muito beijinhos
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