quarta-feira, 30 de abril de 2014

Ideia para Mutual: Alimentos Industrializados e Segurança Alimentar

Decidimos ter uma mutual voltada para a saúde alimentar, mas não sobre nutrição especificamente, mas sobre alimentos industrializados, para aprendermos sobre as substâncias químicas, se é bom consumi-los e quais cuidados devemos ter na compra uso destes alimentos.

Convidei minha irmã, que é Engenheira de Alimentos (e fica a dica: conheça as profissões ou especialidades dos membros de sua ala e convidem-nos para falar de um tema que eles conheçam na mutual) e trabalhou em indústria alimentícia para dar algumas dicas e falar sobre o assunto.

Foi muito bacana e se quiserem comentar isso, mesmo sem alguém para explicar, mas complementando na internet, eis o que aprendemos:

Imagem: Carlos Alvarez Flores

- Os alimentos começaram a ser industrializados na revolução industrial;

- A Segurança alimentar com o tempo virou uma preocupação, já que as pessoas deixaram de consumir alimentos cultivados por elas próprias. Um caso importante é a contaminação cruzada, quando um alimento pode contaminar o outro de alguma maneira. Um exemplo foi de várias pessoas contaminadas com Salmonela depois de uma festa que estava inicialmente intestino de uma galinha que foi servida, porém, como ela foi cozida, ela não foi o problema, mas a pessoa que preparou as refeições usou a mesma faca que cortou a galinha para cortar um alface, e assim ocorreu a contaminação. Por isso temos que cuidar bem do manuseio dos alimentos e utensílios.

- Conservantes e alimentos industriais não são um problema, eles vieram para facilitar e ajudar a vida das pessoas, mas como tudo na vida, devem ser consumidos com moderação. Por isso temos a palavra de sabedoria, que em sua essência, nos orienta que não podemos comer em excesso. O perigo é consumir muitos alimentos industrializados de uma só vez.

- A diferença de açúcar e adoçante (se é melhor usar um ou outro) é a química. Existem pesquisas, mas não há comprovação, de que o adoçante realmente faz mal. Não só o aspartame, mas o ciclamato é uma substância que, apesar de fazer parte da composição química, apenas algumas pessoas são intolerantes nelas em específico pode fazer mal. Mas ainda assim existem muitos mitos e por isso, ele pode ser consumido, sempre com moderação.

- Sal e Açúcar devem ser moderados em nossa vida. A brincadeira de "Todo pó branco doce ou salgado faz mal" é um fato, mas não teremos problemas se usarmos a quantidade correta. Cada organismo reage de uma forma e isso que isso pode provocar reações.

- Salsicha não tem carne ruim ou partes do corpo do porco, mas é feita de carne e apenas possui mais proteína artificial. Restos como unhas apenas são usados em ração animal. Existe corante sim, mas pasmem, existe salsicha feita sem corante e apesar de produzida, é pouco vendida porque as pessoas acham ela esquisita e não há venda no mercado, e por isso ela é mantida nesta cor laranja.

- Empanados tipo "Nuggets" é carne boa como partes do peito de frando, mas é apenas muito pequena para ser vendida em pedaços. A indústria possui máquinas especiais que tiram estes pedacinhos que ficam junto do osso do frango e juntando todos eles fazem o empanado. Aqueles que são mais baratos que outros tem mais proteínas que carne.

- Tudo que é em pó e congelados são bem artificiais para garantir o gosto. É preciso tomar cuidado porque são produtos que usam muito açúcar (ou seja: o suco de caixinha não é tão melhor que um refrigerante) e vc pode consumir mais do que devia. Tem mais açúcar pra ficar mais gostoso. 

- Sucos são mais caros que refrigerante por causa do processo químico. A embalagem por exemplo (pet x caixa para a conservação) pesa bastante no custo.

- Para comprar conservas, tomar cuidado com as embalagens : se está mal fechada, amassada, quebrada, onde está armazenada (oxigênio é o grande vilão da conservação e ele faz os alimentos estragarem... se houver aberturas, irá estragar mais rapidamente).

- A soja é melhor para pessoas que tem alguma falta de proteína no organismo ou para intolerância a lactose, mas não é melhor que leite convencional para pessoas que não tem esses problemas. A proteína do leite é fundamental (por isso bebês começam com leite) mas a soja não é o diferencial, é mais uma jogada de marketing do que um diferencial à saúde.

- Para Carnes é obrigatório ter selo do CIF, órgão que inspeciona os alimentos crus.

- Os Transgênicos são alimentos modificados e por isso não são naturais, mas não significa que vão fazer mal para vc, depende de cada pessoa caso ela tenha alguma Pré disposição justamente de uma substância modificada em questão.

- Sódio: realmente vai muito sódio em instantâneos, mas outros alimentos também devem ser notados, não culpando apenas os industrializados nesse problema, como exemplo: presunto e embutidos tem até mais sódio que outros alimentos.

Nas embalagens é obrigatório a escrever se contem traços de substancias como glúten e lactose.

- Por fim, a industrialização é boa e nos ajuda. Um bom exemplo é o iogurte, que é totalmente industrializado através da inserção de uma bactéria no leite se transforma em iogurte após fermentação, mas se tivermos sabedoria, podemos ter uma vida saudável consumindo alimentos industrializados!

Um comentário: