Treinamento - Presidência de Área Brasileira – 10/08/2012
Sister Margarete Costa
MANUAL 2: Administração da Igreja
- Ler e estudar todo o
Manual de Administração da Igreja, independente da organização em que estejamos
servindo;
- Podemos ter ideias,
mas não devemos agir diferente das diretrizes que constam no Manual;
REUNIÂO DOMINICAL
- Na abertura de
domingo deve ser declamado somente o tema das Moças, para assim, deixar o
máximo de tempo possível para a aula;
- Se desejarem declamar
o lema, tanto o das moças quanto o das classes, poderão fazê-lo nas mutuais;
- Qualquer membro da
Presidência de classe pode dirigir a reunião de domingo;
- Somente o Sacerdócio
preside uma reunião ou atividade;
- A divisão de classes
nas aulas dominicais pode realizada nas 3 classes, ou duas se houver poucas
moças. Não devemos deixar classes muito pequenas com duas ou três moças;
PROGRESSO PESSOAL
- As líderes não devem
escolher as metas para as moças; esta deve ser uma escolha individual;
- Não devemos cobrar as
metas de forma coletiva;
- Não devemos usar a
mutual para avaliar o Progresso pessoal, mas sim procurarmos encontrar outros
meios e horários para fazê-lo;
NOVOS INÍCIOS
- O evento dos Novos
Inícios deve ser realizado em nível de Ala - e somente dever ser organizado
pela Estaca se o número de moças for bem reduzido, ex. 15 jovens por Estaca;
- Para receber o
medalhão, a moça deve terminar o SEMINÁRIO PRIMEIRO, desta forma, não tem como
uma jovem receber o medalhão antes dos 16 anos;
- O medalhão não dever
ser entregue durante a atividade dos Novos Inícios, tal reconhecimento dever
ser feito na Reunião Sacramental;
- As mães e outras
irmãs que fizerem o Progresso Pessoal não recebem o reconhecimento na
Sacramental; a entrega poderá ser realizada numa Mutual ou na sala das Moças e
elas devem pagar pelo Medalhão ou Abelhinha (o Bispo faz o pedido e a irmã pode
pagar pelo fundo outros);
ATIVIDADES
- As Atividades da
Igreja não podem atrapalhar as atividades familiares;
- Todas as Atividades
da juventude devem trabalhar com o foco do Tema da Mutual 2012;
- Não procurem entreter
os jovens, isto o mundo já faz! Trabalhem com o livreto Para o Vigor da
Juventude, pois se usarem os tópicos deste livreto já terão 19 mutuais prontas;
- O planejamento das
atividades deve ter: Padrões, Valores e Doutrina, ex.: A Família Proclamação ao
Mundo;
- As atividades devem
ser planejadas de acordo com as necessidades dos jovens, sendo assim, as
Reuniões do Comitê da Juventude e do Bispado da Ala ou Estaca (com as
Presidências de Classes e Quóruns) são aliados para que isso aconteça de forma
eficaz;
SÁBADO NA ESTACA
- O Sábado na Estaca
deve ser de responsabilidade do SEI com os professores do Seminário;
LÍDERES
- O objetivo final, de
tudo o que é feito na organização das Moças, deve ser o Templo;
- As líderes devem ser
como guias para as jovens;
- As líderes devem
ensinar as jovens a controlar o mundo, e não serem controladas por ele;
- A visão que devemos
passar para as moças é: Saber quem são; O que estão fazendo aqui e Para onde
vão.
“Trabalhamos com indivíduos,
estamos aqui para salvar almas.”
Oi Flávia!!! Isso serve pra TODAS TODAS líderes das moças neh?
ResponderExcluirVou "roubar esse texto" viu?! Pra por lá no blog tbm! heheh posso neh? Nossa várias coisas não sabia! É bom repassar!!!!
Muito obrigada por postar, sabe neh? Adoro teu blog!!!!
oi irmã flavia desculpe mais gostaria mais de esclarecimento sobre :no seu material Não devemos usar a mutual para avaliar o Progresso pessoal, mas sim procurarmos encontrar outros meios e horários para fazê-lo; no meu conhecimento que verifiquei no pp na pag.93 que deve sim usar nas mutual , isso mudou?
Excluirdesculpa irmã outra verificação as mães e outras irmãs que fizerem o Progresso Pessol e quando ela concluirem recebem o reconhecimento certo mais ela que deve ou pode pagar , mais isso no manual pp na pagina,92 disse que é o bispo que verifica e compra esses materiais . já na pagina 91 diz que os certificados os premios são dos fundos do orçamentos da ala sem custo nenhum para moças ou pais....pode esclarecer isso para mim . meu email é edianne.moeira@gmail.com
ResponderExcluirdesculpe qual quer coisa só é uma observação e duvida
Olá querida, voce poderia me dizer onde está a informação de que as moças devem primeiro terminar o seminario para receberem o medalhão?Esse assunto sempre gera muita discussão.
ResponderExcluirEste é um dos requisitos que está no progresso pessoal. Lá na pagina que tem a visão geral do programa das moças.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirNa ausência de um portador do sacerdócio na aula, ninguém preside?
ResponderExcluirPoi é, esse assunto de que tem que terminar o seminário primeiro, causa um mal estar entre pais e líderes... portanto, no Perguntas Frequentes lds.org diz o seguinte :Uma moça pode receber o medalhão se ela ainda não tiver concluído o seminário?
ResponderExcluirOs requisitos para receber o reconhecimento das Moças e medalhão inclui: “[frequentar] o seminário ou [participar] de estudo independente (onde disponível)” (Progresso Pessoal, p. 76). Isso é confirmado pelo bispo à medida que ele determina a dignidade da jovem para receber o prêmio. Se uma moça tem menos de 14 anos, assim impossibilitada de frequentar o seminário e completou o Progresso Pessoal, é o bispo que determinará a dignidade. Quaisquer outras exceções serão feitas pelos líderes do sacerdócio ao considerarem as circunstâncias individuais.
E aí, o que você entende sobre isso ? É complicado, a minha opinião pessoal, é que se deveria ganhar o medalhão nesse período, dos 16, que termina o seminário, por que penso : por que a pressa em ganhar o medalhão ? por que a pressa de terminar , se você tem um tempo tranquilo (porém não pode relaxar por que tem esse "tempo), para fazer, para fortalecer seu testemunho, pra fazer a diferença em sua vida? por que a pressa ? Porém, o mais difícil é lidar com os pais . Então eu acredito que deve se ponderar muito bem, analisar , orar e pedir orientação para entender o que se diz nas entrelinhas ... ai meninas complicado, na verdade , complicamos, kkkk. Bj á todas !