quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ideia para mutual: Preço de venda

Sempre fui uma pessoa ligada em finanças pessoais, e fiz esta mutual baseada em situação que passamos no ano passado. Nossas moças fizeram brigadeiros para arrecadar fundos para a conferência, e quando elas me falaram o quanto arrecadaram, achei pouco, afinal, fazer um brigadeiro é barato, o que aconteceu?

Descobri que elas resolveram "inovar", como ao invés de enrolar com granulado, enrolaram com aquelas bolinhas tipo flocos de arroz (que custam o triplo que um pacote de granulado). Também usaram outras embalagens, mas isso tudo custou mais caro, porém, elas venderam no preço de sempre. Resultado: não foi o suficiente.

Por isso resolvi dar algumas dicas de vendas, afinal, precisamos ter o lucro mínimo no que fazemos. Acho que é uma atividade pra toda uma vida, porque quantas amigas temos na Igreja e por aí que fazem artesanatos, doces, tortas e tantas outras coisas por conta para ajudar na renda da família? Se vcs conhecerem pessoas que trabalham com vendas (tem muita gente por aí), elas podem ajudar.



Comecei contando sobre este caso, e o que elas acham que aconteceu. Depois debatamos porque é importante saber como vender bem e assim, evitar prejuízo no que fazer, e discutimos um pouco disso. E por último, perguntei para elas o que elas achavam que fazia parte do preço um produto qualquer. Isso inclui custos fixos (água, luz, gás, etc) e variáveis, como a quantidade de "matéria prima", embalagens, transporte e outros, basicamente, absolutamente tudo o que vc gasta, contando também a mão de obra e finalmente, o quanto vc quer de lucro.

Então, desafiei nossas meninas com o exercício abaixo, elas fizeram em duplas. Aliás, a receita é real, é uma delícia, mas para o exercício, é preciso levar calculadoras às meninas.


Quanto vai custar?

Vocês estão se preparando para arrecadar fundos para um acampamento, que precisará de R$ 350,00 para ser dividido entre 5 moças. Vocês decidem fazer bombons de paçoca para arrecadar fundos.

A receita do bombom inclui o seguinte:





 
Massa                                                             Cobertura
600g  paçoca esfarelada com as mãos        300g de chocolate meio amargo para cobertura
300g de leite condensado

Os bombons terão cerca de 30g, rendendo mais de 10 porções. No mercado, os preços são:

Pote com 352g de paçoca – R$ 6,73
Leite condensado 395g – R$ 2,30
Barra de Chocolate meio amargo 170g – R$ 4,55

Qual seria o preço de cada um e quantos bombons vocês fariam?
Quantos vocês precisariam vender para arrecadar todo o dinheiro?


Veja como elas vão se sair, faz tempo que eu fiz todas as contas, mas meu preço médio final para estes ítens fica em torno de 3,50 por bombom. Isso vai pelo menos uns 40 min.

Finalmente, deu uma folha para cada uma com dicas de preços, as dicas estão aí:


Algumas dicas para definir preços para suas vendas

* faça uma previsão da quantidade de pessoas que querem comprar o produto;

* analise o que está sendo vendido, como se o produto é novo, se é algo que pode ser vendido a qualquer pessoa (por exemplo: uma chupeta será vendida para pais de recém nascidos, e não adultos de 18 anos);

* o preço deve ser calculado sobre o custo, que envolve custos fixos (você terá, não importa a quantidade produzida/ofertada/vendida, como o gás do fogão para cozinhar algo, etc.) e variáveis (custos que variam de acordo com a quantidade, como a compra de uma quantidade de chocolate para fazer brigadeiro), para assim ainda obter um determinado lucro. A soma desses fatores resultará no preço de venda;

* coloque um objetivo do quanto vc precisa ganhar para cumprir sua meta, podendo ser para um motivo, como pagar a conferência, ou ter uma renda mensal, colocando quanto você quer ganhar por mês;

* compare com a concorrência: você nào pode oferecer preços muito mais baixos ou mais altos, pois fica fora do que o comércio estipula. Os concorrentes têm uma grande importância na formação dos preços. Essa estratégia leva em consideração custos, preços e reações dos preços dos concorrentes;

* saiba quanto seu cliente está disposto a pagar. Aqui, conta muito o “valor da marca” e o que ela significa em termos de qualidade e confiança. Estima-se quanto seus clientes estão dispostos a pagar e depois compara-se ao custo do produto/serviço para saber se é possível vender como ele está disposto a pagar. Sabemos que muitas pessoas, inclusive nós mesmos, não compram sempre as coisas mais baratas em um supermercado ou em uma loja de roupas, por exemplo. Muitas vezes eles estão dispostos a pagar mais do que imaginamos, e quando acontece o contrário, podemos achar entào como valorizar o que fazemos.

Aproveitem as dicas e lembre-se que sempre que precisarem arrecadar dinheiro para atividades da igreja, os irmão sempre estão dispostos a pagar um pouco mais pela “boa causa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário