segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ideia para mutual: plano de emergência (também para acampamento)

Em meio ao que vemos nos noticiários, chuvas, incêndios, catástrofes, enfim, achamos importante falar um pouquinho sobre emergências. Há vários temas relacionados, como primeiros socorros, mas esta mutual foi também um pouco voltada para atividades de acampamento, especificamente fogo.

Geralmente fazemos mutuais de acampamento, para que no dia de acampar a gente volte a colocar em prática com outras atividades, como gincanas do que elas aprenderam durante o ano.

Esta mutual chama-se Plano de emergência. Primeiro falamos de como garantir o fogo em meio as urgências com água, como chuvas, com a impermeabilização de fósforos. É fácil e rápido e tem uma pequena referência no manual de acampamento. Mas segue as dicas:

Como impermeabilizar fósforos

Você precisa somente de parafina em bloco (ou uma vela branca grande, é suficiente) e dos fósforos.

1 - Derreta a parafina em uma panela em banho maria, 5 min já está derretida.
2 - Pegue o fósforo e mergulhe a metade dele na parafina derretida. Você pode ajudar com uma colher a colocar mais parafina em cima desta parte.
3 - Tire da panela o fósforo e espere secar por alguns segundos. Quando seca, repetir o processo com o lado inverso do fósforo. Está pronto!

Se preferir, teste os fósforos. Coloque ele após seco embaixo da torneira por alguns segundos, pode até mergulhar em alguma tigela com água, e depois, raspe a parafina e acenda, com certeza ele estará ótimo para uso. No caso de molhar mochilas, bagagens ou mesmo em casa, o fogo ainda fica garantido.

====

Em seguida, na segunda parte, falamos sobre como agir perante um incêndio, considerando algumas prevenções e atitudes. No manual de acampamento também tem algumas dicas, mas demos uma aprimorada. Eis o conteúdo:


Quando se fala em fogo, o ideal é que todo condomínio de edifício comercial ou residencial, casa ou determinado local deve ter um plano de emergência para abandono da área em caso de incêndio.
 
Converse com seus colegas ou vizinhos sobre a elaboração do plano de emergência. Reúna os que estiverem interessados, e mão à obra! Peça orientação do Corpo de Bombeiros para elaborar o plano e estabelecer as tarefas de cada um numa situação de incêndio.
 
Para uma família, um plano de emergência deve conter pelo menos:
- Conhecimentos de uma brigada de incêndio;
- Possibilidade de manter equipamentos de combate a incêndio;
- Melhores rotas de fuga;
- Ponto de reunião fora do edifício / casa;
- Mochila de providências prontas para uma saída emergencial do local (coloquei em um post deste mês como montar a mochila).
 
Quando o plano estiver pronto, providencie:
- Comunicação do conteúdo do plano a todos os ocupantes do edifício;
- Sinalização das instalações (saídas, extintores, etc.);
- Treinamento de abandono do edifício (um bombeiro poderá auxiliá-lo nesta tarefa).
 
 Combate a incêndios
 
Para ajudar no combate de pequenos focos de incêndio, foram criados os extintores. Há vários tipos de extintores de incêndio, cada um contendo uma substância diferente e servindo para diferentes classes de incêndio.
 
Recomendações
- Aprenda a usar os extintores de incêndio.
- Conheça os locais onde estão instalados os extintores e outros equipamentos de proteção contra fogo.
- Nunca obstrua o acesso aos extintores ou hidrantes.
- Não retire lacres, etiquetas ou selos colocados no corpo dos extintores.
- Não mexa nos extintores de incêndio e hidrantes, a menos que seja necessária a sua utilização ou revisão periódica.
 
Tipos de extintores
 
1 - Extintor com água pressurizada
É indicado para incêndios de classe A (madeira, papel, tecido, materiais sólidos em geral).A água age por resfriamento e abafamento, dependendo da maneira como é aplicada.
Não use água em fogo de classe C (material elétrico energizado), porque a água é boa condutora de eletricidade, podendo aumentar o incêndio.
Em produtos químicos, tais como pó de alumínio, magnésio, carbonato de potássio, pois com a água reagem de forma violenta. 
 
 
 
3 - Extintor com pó químico seco
Indicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis). Age por abafamento. Pode ser usado também em incêndios de classes A e C.
Extintor com pó químico especial - Indicado para incêndios de classe D (metais inflamáveis). Age por abafamento.
 
3 - Extintor com gás carbônico (CO2)
Indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B.
Dica importante: o Co2 é um vapor extremamente gelado, e por isso tem um local indicado para empunhar o extintor, caso contrário a mão pode acabar “queimando”.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário