quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Ideia de Gincana - Circuito dos Herois

Pessoal, tivemos uma conferência de jovens incrível neste carnaval com 2 estacas. Foram muitas gincanas, provas, diversão, e tudo voltado para o aprendizado e com momentos espirituais maravilhosos!

O tema deste ano foram Herois, e a sugestão de atividade de hoje tem tudo a ver com este tema. Fiquei responsável pela primeira grande atividade, chamada Circuito dos Herois. Os jovens já divididos em suas equipes cumpriram todas as provas, cada uma relacionada a um heroi.

Espero que gostem, dá pra usar e adaptar de várias maneiras. Ah, está tudo bem explicadinho pois cada equipe tinha que ler sua prova antes de ter dúvidas: o responsável não explicava a prova de início, e assim ficava bem justa a explicação para todos.



SUPER HEROIS: FORÇAS E FRAQUEZAS – PROVAS SIMULTÂNEAS

- As provas serão realizadas simultaneamente por todas as equipes. Cada prova terá uma estação, onde no mínimo 1 líder ficará responsável por supervisionar a prova, com duração de 10 minutos. Cada estação terá a instrução da prova, conforme abaixo.

- Assim que a prova for encerrada, cada equipe terá 5 minutos para se deslocar de uma estação para a outra e receber as instruções para a prova seguinte. Neste tempo eles vão ler as instruções e tirar dúvidas com o líder, se necessário. A prova não pode começar antes dos 5 min de deslocamento terminarem, porém, ela não iniciará com atraso caso a equipe demore para chegar.

- Haverá um coordenador de prova que ficará responsável para atender dúvidas gerais e principalmente ficar atento aos tempos de prova. Cada início e término de prova e deslocamentos serão avisados, o circuito será todo cronometrado.

PROVA – Homem Aranha: Este herói, além de força e determinação, possui um grande intelecto, e especialmente uma incrível agilidade, conseguindo se locomover de todas as formas e em todas direções possíveis. Porém, ele precisou treinar esta habilidade, e quando conseguiu dominá-la, ficou preparado para ir em todos os lugares, para salvar pessoas. Assim como o homem aranha, esta prova será um treino para a sua agilidade, que quando somos rápidos, podemos evitar que vidas se percam, seja em caráter físico ou espiritual.

PROVA: Subir uma árvore e salvar as pessoas que correm risco de cair e se machucar, dentro do tempo da prova. Cada pessoa salva contará 20 pontos para sua equipe. Você pode se movimentar como o aranha faz, e também usar o barbante como uma teia. Se a pessoa cair no chão, ela não foi salva e a equipe não será pontuada.




Providências: amarrar pequenos bonecos em barbantes e colocar em uma árvore firme que possa ser escalada.


PROVA – Super Homem: Se tem um herói que possui a maior número de super poderes que podemos conhecer, este é o super homem. Vôo, visão raio-x, força, defesa indestrutível, super velocidade são apenas algumas das incríveis habilidades que ele possui, sempre usadas para fazer o bem à humanidade. Ainda assim, ele enfrenta com muita coragem e dificuldade todos os vilões que surgem no caminho, superando-se a cada confronto, inclusive quando sua força é roubada, no caso, quando entra em contato com a kryptonita, sua principal fraqueza. Nossas fraquezas podem ser diferentes as do super homem, mas da mesma maneira, temos que ter forças para superá-las, esforçando-nos o máximo possível.

PROVA: Realizar o circuito de Crossfit – habilidades do super homem, conforme for mostrado pelo responsável. Toda a equipe deverá realizar a prova (salvo casos especiais), sendo que a pontuação será baseada na quantidade de repetições que o grupo como um todo conseguir realizar.



Providências: criar um pequeno circuito de crossfit: fizemos uma subida e descida de escada, com uma ida em zigue zague e volta andando com as mãos no chão.


PROVA – Batman: O homem morcego possui uma característica peculiar: ele não possui super poderes. Suas habilidades existem devido ao seu intelecto genial e incrível pensamento estratégico voltado a capacidade de investigar e entender a mente criminosa (adivinhando mistérios e planos malignos antes mesmo de outros investigadores). Isso é aliado ao seu grande preparo físico, capacitado nos mais diversos tipos de artes marciais, acrobacias e talentos desenvolvidos. Nós também podemos nos tornar super heróis apenas com nosso esforço, e ao observar e estudar o que acontece ao nosso redor, mesmo sem palavras podemos solucionar muitas questões e ajudar em tempo que precisa.  

PROVA: Mímica ou Desenho – objetos, pessoas, locais e situações relacionadas ao Batman. Serão 20 cartões – 10 de desenho e 10 de mímica - e cada acerto valerá 5 pontos. Os jovens devem se revezar para fazer a tarefa (toda a equipe deve participar) e terão 1 minuto no máximo por cartão. Não é possível passar ao próximo cartão sem concluir o anterior – seja ao descobrir a resposta correta ou seja até esgotar o tempo. No caso de acerto, a equipe pode continuar a prova, até acabarem os cartões. Deve-se começar com os cartões de mímica, e depois de desenho em cartolina. Apenas 1 cartolina por equipe pode ser usada.



Providências: cartões com as seguintes palavras:

Desenhos
MORCEGO
BATMÓVEL
CORINGA
GOTHAM CITY
JUSTIÇA
CHARADA
PINGUIM
NOITE
FILME
DETETIVE

Mímicas
ROBIN
DUAS CARAS
PRETO
ALFRED (MORDOMO)
CAPA
LUTA
CRIME
HEROI
BANDIDO
FORÇA

PROVA – Hulk: Todos conhecem o Hulk por sua força e velocidade sobrehumana. Porém, também sabemos que o maior inimigo dele é ele mesmo, pois o Autocontrole é seu maior desafio. Não é diferente conosco: controlar nossos pensamentos, palavras e ações é extremamente difícil, e precisamos ter calma, paciência e um grande desejo de ser melhor para conseguir vencer nossas batalhas.

PROVA: JOGO CHAIRS: com base apenas em 1 cadeira, a equipe deve equilibrar todas as demais. A única cadeira que pode encostar na mesa é a base.  No término do tempo de prova, o número de cadeiras que estiver montado valerá 5 pontos cada uma. Se a equipe conseguir colocar todas as cadeiras antes do tempo de término, elas deverão permanecer sem queda por 30 segundos para contar a pontuação completa da prova. 



Providências: Jogo Chairs com pequenas cadeiras, mas pode ser substituído por prova de equilíbrio, como um castelo de cartas.

05 – Capitão América: Um exemplo de vida de um rapaz que queria muito fazer algo pelas pessoas, e para ajudar decidiu se sacrificar, passando por um experimento científico, que felizmente, funcionou e tornou este herói forte, ágil, veloz e muito perspicaz. Aliado a tudo isso, sempre está com ele seu escudo, capaz de absorver grandes impactos e perigos, é sua grande defesa, afinal sua força não isenta machucados e danos à saúde, e seu escudo faz este papel de proteção. Nós também precisamos usar “escudos na vida” – materiais e espirituais, para nos proteger de investidas de todos os tipos de mal, que não sabemos quando e como vão surgir.

PROVA: Proteger-se do mal: cada pessoa vai ganhar uma folha de papel toalha e deverá protegê-la ao longo de um caminho com seu corpo, que funcionará como um escudo, e a folha não poderá ser danificada. No caminho, vocês passarão por lances “tiros” de água que podem danificar sua folha. Cada folha que chegar seca no término do caminho valerá 20 pontos cada para a equipe. A folha deverá estar completamente seca para contar na pontuação.



Providências: determinar uma área de passagem, e líderes jogam baldes de água em cada um (se tiver uma piscina próxima no local é uma boa). Dar uma folha de papel toalha para cada jovem.

06 – Homem de Ferro: Este herói possui características notáveis: é bilionário, mas com uma inteligência sobre natural, especialmente no domínio de tecnologia, e usa sua riqueza de maneira sábia para criar sua a armadura. É através do desenvolvimento e uso dela que o homem de ferro consegue ser esse grande herói e defender as grandes causas. Assim como ele, nós também temos uma armadura que podemos vestir, e apenas podemos criá-la através do conhecimento das coisas espirituais que podemos adquirir nas escrituras. Hoje vocês poderão mostrar esta preparação e juntos enxergar como está a sua armadura de conhecimento do evangelho.

PROVA: Preencher cada um dos questionários entregues a equipe a seguir. Ler atentamente para responder corretamente cada um deles. Cada resposta correta valerá 1 pontos para a equipe. Nenhuma consulta é permitida.
* Os padrões do para o vigor da juventude – listar (1 ponto por padrão);
* Heróis das escrituras - 4 obras padrão – escrever pessoa e um princípio que o representa (Exemplo: Isaque – obediência. 1 ponto cada um);
* O tema da mutual 2016 – escritura completa e referência – escrever (1 ponto por palavra preenchida corretamente no espaço determinado);
* Armadura de Deus (Efésios 6) – ligar a peça da armadura com seu significado (1 ponto cada ligação correta);



Providências: 1 questionário de cada um dos modelos abaixo para cada equipe:

QUESTIONÁRIO 1 – PARA O VIGOR DA JUVENTUDE – Equipe: ______________

Listar todos os padrões – a primeira letra de cada um vem como dica, está na mesma ordem do livreto:
A_________________________________________
N_________________________________________
V_________________________________________
E_________________________________________
D_________________________________________
F_________________________________________
A_________________________________________
G_________________________________________
H_________________________________________
L_________________________________________
M_________________________________________
S_________________________________________
A_________________________________________
O_________________________________________
S_________________________________________
P_________________________________________
D_________________________________________
T_________________________________________
P_________________________________________

QUESTIONÁRIO 2 – HEROIS DAS ESCRITURAS
Equipe: _______________________

Listar o maior número de profetas e pessoas das 4 obras padrão que podemos considerar como heróis das escrituras. Homens e mulheres (se necessário usar o verso da folha).
               HEROI                            PRINCÍPIO










































QUESTIONÁRIO 3 – TEMA DA MUTUAL 2016
Equipe: _______________________


Preencher os espaços em branco do tema da mutual do ano:

“Deveis, ­­­­­­______, ____________ com _________  ____ ________, t______ um ___________ e___________ de e___________ e _______ a ______ e a t_______ os _________. P________, se a_______ p_____________, b___________-vos c___ a __________ de C________, e p___________s ____ o _____, eis que _________ diz o _____: T_______ v____ e________” (_  Néfi ___:___)

QUESTIONÁRIO 4 – A ARMADURA DE DEUS - (EFÉSIOS 6) Equipe: ___________________

Ligar a parte da armadura com seu respectivo significado (“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” – Efésios 6:11):

LOMBOS
PREPARAÇÃO DO
EVANGELHO DA PAZ

COURAÇA

CALÇADO DOS PÉS
VERDADE

ESCUDO
ESPÍRITO
CAPACETE
JUSTIÇA
ESPADA
SALVAÇÃO

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Ideia de Gincana - Circuito dos Herois

Pessoal, tivemos uma conferência de jovens incrível neste carnaval com 2 estacas. Foram muitas gincanas, provas, diversão, e tudo voltado para o aprendizado e com momentos espirituais maravilhosos!

O tema deste ano foram Herois, e a sugestão de atividade de hoje tem tudo a ver com este tema. Fiquei responsável pela primeira grande atividade, chamada Circuito dos Herois. Os jovens já divididos em suas equipes cumpriram todas as provas, cada uma relacionada a um heroi.

Espero que gostem, dá pra usar e adaptar de várias maneiras. Ah, está tudo bem explicadinho pois cada equipe tinha que ler sua prova antes de ter dúvidas: o responsável não explicava a prova de início, e assim ficava bem justa a explicação para todos.



SUPER HEROIS: FORÇAS E FRAQUEZAS – PROVAS SIMULTÂNEAS

- As provas serão realizadas simultaneamente por todas as equipes. Cada prova terá uma estação, onde no mínimo 1 líder ficará responsável por supervisionar a prova, com duração de 10 minutos. Cada estação terá a instrução da prova, conforme abaixo.

- Assim que a prova for encerrada, cada equipe terá 5 minutos para se deslocar de uma estação para a outra e receber as instruções para a prova seguinte. Neste tempo eles vão ler as instruções e tirar dúvidas com o líder, se necessário. A prova não pode começar antes dos 5 min de deslocamento terminarem, porém, ela não iniciará com atraso caso a equipe demore para chegar.

- Haverá um coordenador de prova que ficará responsável para atender dúvidas gerais e principalmente ficar atento aos tempos de prova. Cada início e término de prova e deslocamentos serão avisados, o circuito será todo cronometrado.

PROVA – Homem Aranha: Este herói, além de força e determinação, possui um grande intelecto, e especialmente uma incrível agilidade, conseguindo se locomover de todas as formas e em todas direções possíveis. Porém, ele precisou treinar esta habilidade, e quando conseguiu dominá-la, ficou preparado para ir em todos os lugares, para salvar pessoas. Assim como o homem aranha, esta prova será um treino para a sua agilidade, que quando somos rápidos, podemos evitar que vidas se percam, seja em caráter físico ou espiritual.

PROVA: Subir uma árvore e salvar as pessoas que correm risco de cair e se machucar, dentro do tempo da prova. Cada pessoa salva contará 20 pontos para sua equipe. Você pode se movimentar como o aranha faz, e também usar o barbante como uma teia. Se a pessoa cair no chão, ela não foi salva e a equipe não será pontuada.




Providências: amarrar pequenos bonecos em barbantes e colocar em uma árvore firme que possa ser escalada.


PROVA – Super Homem: Se tem um herói que possui a maior número de super poderes que podemos conhecer, este é o super homem. Vôo, visão raio-x, força, defesa indestrutível, super velocidade são apenas algumas das incríveis habilidades que ele possui, sempre usadas para fazer o bem à humanidade. Ainda assim, ele enfrenta com muita coragem e dificuldade todos os vilões que surgem no caminho, superando-se a cada confronto, inclusive quando sua força é roubada, no caso, quando entra em contato com a kryptonita, sua principal fraqueza. Nossas fraquezas podem ser diferentes as do super homem, mas da mesma maneira, temos que ter forças para superá-las, esforçando-nos o máximo possível.

PROVA: Realizar o circuito de Crossfit – habilidades do super homem, conforme for mostrado pelo responsável. Toda a equipe deverá realizar a prova (salvo casos especiais), sendo que a pontuação será baseada na quantidade de repetições que o grupo como um todo conseguir realizar.



Providências: criar um pequeno circuito de crossfit: fizemos uma subida e descida de escada, com uma ida em zigue zague e volta andando com as mãos no chão.


PROVA – Batman: O homem morcego possui uma característica peculiar: ele não possui super poderes. Suas habilidades existem devido ao seu intelecto genial e incrível pensamento estratégico voltado a capacidade de investigar e entender a mente criminosa (adivinhando mistérios e planos malignos antes mesmo de outros investigadores). Isso é aliado ao seu grande preparo físico, capacitado nos mais diversos tipos de artes marciais, acrobacias e talentos desenvolvidos. Nós também podemos nos tornar super heróis apenas com nosso esforço, e ao observar e estudar o que acontece ao nosso redor, mesmo sem palavras podemos solucionar muitas questões e ajudar em tempo que precisa.  

PROVA: Mímica ou Desenho – objetos, pessoas, locais e situações relacionadas ao Batman. Serão 20 cartões – 10 de desenho e 10 de mímica - e cada acerto valerá 5 pontos. Os jovens devem se revezar para fazer a tarefa (toda a equipe deve participar) e terão 1 minuto no máximo por cartão. Não é possível passar ao próximo cartão sem concluir o anterior – seja ao descobrir a resposta correta ou seja até esgotar o tempo. No caso de acerto, a equipe pode continuar a prova, até acabarem os cartões. Deve-se começar com os cartões de mímica, e depois de desenho em cartolina. Apenas 1 cartolina por equipe pode ser usada.



Providências: cartões com as seguintes palavras:

Desenhos
MORCEGO
BATMÓVEL
CORINGA
GOTHAM CITY
JUSTIÇA
CHARADA
PINGUIM
NOITE
FILME
DETETIVE

Mímicas
ROBIN
DUAS CARAS
PRETO
ALFRED (MORDOMO)
CAPA
LUTA
CRIME
HEROI
BANDIDO
FORÇA

PROVA – Hulk: Todos conhecem o Hulk por sua força e velocidade sobrehumana. Porém, também sabemos que o maior inimigo dele é ele mesmo, pois o Autocontrole é seu maior desafio. Não é diferente conosco: controlar nossos pensamentos, palavras e ações é extremamente difícil, e precisamos ter calma, paciência e um grande desejo de ser melhor para conseguir vencer nossas batalhas.

PROVA: JOGO CHAIRS: com base apenas em 1 cadeira, a equipe deve equilibrar todas as demais. A única cadeira que pode encostar na mesa é a base.  No término do tempo de prova, o número de cadeiras que estiver montado valerá 5 pontos cada uma. Se a equipe conseguir colocar todas as cadeiras antes do tempo de término, elas deverão permanecer sem queda por 30 segundos para contar a pontuação completa da prova. 



Providências: Jogo Chairs com pequenas cadeiras, mas pode ser substituído por prova de equilíbrio, como um castelo de cartas.

05 – Capitão América: Um exemplo de vida de um rapaz que queria muito fazer algo pelas pessoas, e para ajudar decidiu se sacrificar, passando por um experimento científico, que felizmente, funcionou e tornou este herói forte, ágil, veloz e muito perspicaz. Aliado a tudo isso, sempre está com ele seu escudo, capaz de absorver grandes impactos e perigos, é sua grande defesa, afinal sua força não isenta machucados e danos à saúde, e seu escudo faz este papel de proteção. Nós também precisamos usar “escudos na vida” – materiais e espirituais, para nos proteger de investidas de todos os tipos de mal, que não sabemos quando e como vão surgir.

PROVA: Proteger-se do mal: cada pessoa vai ganhar uma folha de papel toalha e deverá protegê-la ao longo de um caminho com seu corpo, que funcionará como um escudo, e a folha não poderá ser danificada. No caminho, vocês passarão por lances “tiros” de água que podem danificar sua folha. Cada folha que chegar seca no término do caminho valerá 20 pontos cada para a equipe. A folha deverá estar completamente seca para contar na pontuação.



Providências: determinar uma área de passagem, e líderes jogam baldes de água em cada um (se tiver uma piscina próxima no local é uma boa). Dar uma folha de papel toalha para cada jovem.

06 – Homem de Ferro: Este herói possui características notáveis: é bilionário, mas com uma inteligência sobre natural, especialmente no domínio de tecnologia, e usa sua riqueza de maneira sábia para criar sua a armadura. É através do desenvolvimento e uso dela que o homem de ferro consegue ser esse grande herói e defender as grandes causas. Assim como ele, nós também temos uma armadura que podemos vestir, e apenas podemos criá-la através do conhecimento das coisas espirituais que podemos adquirir nas escrituras. Hoje vocês poderão mostrar esta preparação e juntos enxergar como está a sua armadura de conhecimento do evangelho.

PROVA: Preencher cada um dos questionários entregues a equipe a seguir. Ler atentamente para responder corretamente cada um deles. Cada resposta correta valerá 1 pontos para a equipe. Nenhuma consulta é permitida.
* Os padrões do para o vigor da juventude – listar (1 ponto por padrão);
* Heróis das escrituras - 4 obras padrão – escrever pessoa e um princípio que o representa (Exemplo: Isaque – obediência. 1 ponto cada um);
* O tema da mutual 2016 – escritura completa e referência – escrever (1 ponto por palavra preenchida corretamente no espaço determinado);
* Armadura de Deus (Efésios 6) – ligar a peça da armadura com seu significado (1 ponto cada ligação correta);



Providências: 1 questionário de cada um dos modelos abaixo para cada equipe:

QUESTIONÁRIO 1 – PARA O VIGOR DA JUVENTUDE – Equipe: ______________

Listar todos os padrões – a primeira letra de cada um vem como dica, está na mesma ordem do livreto:
A_________________________________________
N_________________________________________
V_________________________________________
E_________________________________________
D_________________________________________
F_________________________________________
A_________________________________________
G_________________________________________
H_________________________________________
L_________________________________________
M_________________________________________
S_________________________________________
A_________________________________________
O_________________________________________
S_________________________________________
P_________________________________________
D_________________________________________
T_________________________________________
P_________________________________________

QUESTIONÁRIO 2 – HEROIS DAS ESCRITURAS
Equipe: _______________________

Listar o maior número de profetas e pessoas das 4 obras padrão que podemos considerar como heróis das escrituras. Homens e mulheres (se necessário usar o verso da folha).
               HEROI                            PRINCÍPIO










































QUESTIONÁRIO 3 – TEMA DA MUTUAL 2016
Equipe: _______________________


Preencher os espaços em branco do tema da mutual do ano:

“Deveis, ­­­­­­______, ____________ com _________  ____ ________, t______ um ___________ e___________ de e___________ e _______ a ______ e a t_______ os _________. P________, se a_______ p_____________, b___________-vos c___ a __________ de C________, e p___________s ____ o _____, eis que _________ diz o _____: T_______ v____ e________” (_  Néfi ___:___)

QUESTIONÁRIO 4 – A ARMADURA DE DEUS - (EFÉSIOS 6) Equipe: ___________________

Ligar a parte da armadura com seu respectivo significado (“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” – Efésios 6:11):

LOMBOS
PREPARAÇÃO DO
EVANGELHO DA PAZ

COURAÇA

CALÇADO DOS PÉS
VERDADE

ESCUDO
ESPÍRITO
CAPACETE
JUSTIÇA
ESPADA
SALVAÇÃO