terça-feira, 17 de novembro de 2015

Ideia de Mutuais com os Valores das Moças

Olá pessoal, tudo bem? Ando um pouco sumida, mas afinal, novas responsabilidades e chamados e o tempo vai encurtando. Mas, mesmo que demore um pouco, alguma coisa de legal a gente sempre dá um jeito de postar.

E estava pensando que às vezes queremos fazer mutuais voltadas para um dos valores das moças. Por isso, aqui vai uma lista de ideias - algumas pra vcs desenvolverem e outras de atividades que até já fiz e tem o link com o roteiro, com cada um dos valores. 

Naturalmente, metas do progresso pessoal podem ser indicadas, incentivas ou mesmo feitas e realizadas a partir da mutual do valor escolhido.

Espero que gostem!

Imagem: Etsy



* Plantar uma árvore ou em uma horta. Usar Alma 32 mensagem junto da atividade (vale até feijão no algodão se quiser algo mais simbólico);
* Criar a conta SUD para uso do family search e montar a árvore genealógica de cada jovem;
* Ensinar como fazer a indexação;

NATUREZA DIVINA

* Fazer uma mutual identificando características divinas em mulheres das escrituras, as líderes já podem escolher estes exemplos anteriormente, falar suas histórias, e montar uma lista para deixar na sala das moças de que todas elas também herdaram atributos divinos e podem se esforçar por mantê-los. Cada jovem pode escolher um atributo para melhorar ou desenvolver ao longo da semana e contar sua experiência na mutual seguinte ou em uma reunião de testemunhos.
* Pedir para as jovens identificarem atributos divinos em suas mães. Depois disso, pedir para cada uma escrever, na hora da mutual, uma carta para sua mãe, mencionando estes atributos, a importância de sua influência divina em sua vida e agradecendo pelo o que ela faz.

VALOR INDIVIDUAL

* Fazer uma mutual especifica sobre benção patriarcal. O patriarca da estaca pode ser convidado a falar como as jovens devem se preparar para receber esta benção, e ele pode contar experiências e sentimentos pessoais sobre pessoas de quem ele já deu a benção.
* Fazer uma roda onde a moça irá escrever seu nome no alto de uma folha e passar para a pessoa ao lado, que deverá escrever uma característica especial daquela pessoa. Isso deve ser feito até a folha retornar a dona. As líderes podem escrever uma cartinha para cada moça para demonstrar seu amor e falar o valor que ela possui.

CONHECIMENTO

* Realizar uma feira de profissões, convidando membros da ala de profissões diversas para falar mais de suas ocupações;
* Realizar uma feira do livro, mostrando bons autores e referências, tipos de livros e deixar as moças verem suas histórias.
* Fazer uma lista de ideias e sonhos para o futuro, e baseado nisso, discutir que tipos de instrução e habilidades a moça deve adquirir para atingir este objetivo. Fazer o planejamento para os próximos 10 anos baseado nisso.
* Ensinar algo, pedindo para que uma jovem ensine algo em que tenha aptidão ou habilidade. Pode ser inclusive sobre uma cultura, um assunto de interesse ou um tema designado especialmente para ela passar para as outras;
* Realizar noites culturais de países ou regiões do Brasil;

ESCOLHAS E RESPONSABILIDADES

* Debate com o bispado com perguntas relacionadas ao para o vigor da juventude. Estas perguntas podem ser selecionados no próprio site oficial dos jovens, de cada um dos padrões do livreto.
* Fazer uma mesa redonda sobre mídias sociais, e como devemos e não devemos usá-las atualmente;
* Explicar como se organiza um atividade - como planejar, providenciar e executar - e escolher uma atividade para as moças organizarem e tomarem as decisões, como um baile, atividade de padrões, novos inícios ou algum evento na ala. As líderes podem ajudar, mas as decisões devem ser tomadas pelas jovens, inclusive nos imprevistos.

BOAS OBRAS

* Realizar um projeto de serviço para uma pessoa da ala. Pode ser visitar viúvas, doentes, mães com recém nascidos ou famílias com alguma necessidade pessoal ou espiritual. 
* Cantar alguns hinos em um asilo ou hospital -  especialmente na época do natal;
* Fazer um dia de atividades e brincadeiras para as crianças da ala;
* Preparar nomes de familiares para realizar as ordenanças no templo, marcar uma sessão de batistério.

INTEGRIDADE

* Fazer a noite da história de Ester, selecionando trechos de seu livro na Bíblia. As moças podem se vestir como nos tempos da história. Discutir como ela mostrou integridade e fazer um compromisso com as jovens de serem íntegras como Ester. Cada uma pode listar algumas ideias de como manterá seu compromisso dali em diante.
* Fazer dinâmicas que exijam coragem das jovens, como por exemplo, colocar a mão dentro de uma caixa sem saber o que tem dentro, andar com uma venda em toda volta da capela, colocando obstáculos sem que elas percebam. Após a dinâmica, discutir como podemos ter coragem de manter nossa integridade e defender a verdade e a retidão mesmo sem saber o que nos aguarda no futuro.

VIRTUDE

* Ir à capela ou ao templo, e fazer uma caçada por coisas virtuosas neste local ao circular seus arredores. Pode-se fazer uma lista ou fotografar o que encontrar. No término cada uma fala sobre o que encontrou e porque isso inspira virtude.
* Fazer um desafio de reverência durante a semana ou o mês. Apresentar a proposta na mutual do que deve ser feito e tirar as dúvidas, uma mensagem sobre este tópico pode ser preparada. Isso pode incluir preparação para o domingo, melhorar a atenção e participação nas aulas e especialmente ponderar e buscar o Espírito durante o sacramento. Uma mutual pode ser usada após o desafio para falar das experiências e sentimentos.
* Fazer uma mutual com o tema arrependimento, e como somente isso pode nos fazer retornar a virtude e ajudar-nos a ser dignos. O Milagre do Perdão e discursos da conferência geral podem ser usados para pesquisar formas que nos ajudam a encontrar o perdão. Um compromisso de pedir perdão e buscar melhorar algo que esteja incomodando a jovem pode ser feito, de maneira pessoal.