quinta-feira, 30 de julho de 2015

Ideia de Gincana - Desafio das Regras de Fé

Esta foi uma das últimas mutuais que preparei. Estava em uma aula quando pedimos para as meninas falarem a quinta regra de fé. E daí... ninguém conseguiu falar! Uma frase ou outra, mas essa nem é das difíceis. Eu já tinha pensado em fazer algo com as regras de fé, aí montei algo pra valer e foi bem legal, fez muito sucesso.

Falei com as meninas que elas teriam 1 semana para decorar todas (sim todas) as regras de fé. Que a atividade da semana seguinte seria relacionada a isso e que quem assim fizesse ia se der bem. E só. Demos lembretes no face e whatsapp para elas sobre isso.

No dia da atividade, foi feito um jogo. Primeiro separamos em 2 equipes. Faríamos um jogo da memória onde teria a o número regra de fé que fazia par com um termo chave dela. Algo assim (total de 26 cartões - 13 regras de fé). A equipe jogava a memória normalmente e confirmava se o par estava correto. Caso sim, ganhava um doce, e caso não, dava para a outra equipe.



Quando se formava um par, todas as moças -de ambas as equipes, deveriam individualmente repetir a regra de fé. Inclusive criamos uma ordem para cada uma repetir, sendo que a cada rodada quem falou por primeiro era a última na próxima, alterando a cada vez. Se a moça conseguisse falar, ganhava o primeiro brinde da mesa (a ordem era da esquerda pra direita, debaixo para cima). 



Eram 13 brindes e tinha um de cada, para cada moça, ou seja, se a moça conseguisse falar todas no decorrer da brincadeira, ela levava todos os brindes (dependia apenas dela). Se não conseguisse falar, teria que esperar a próxima rodada para ganhar o primeiro brinde. O importante é que a ordem nunca seja mudado, afina os últimos brindes são melhores e ela só ganha o que vai ficando melhor se chegar até o final (não vale a moça escolher o que quer ou pular a ordem de entrega).

Foi bem bacana, Teve moças que falaram 6, 7, 9... e apenas 1 falou todas, e foi bem legal porque ela estudou mesmo na semana e mereceu todos os brindes. Foi bom para moças recém conversas também estudarem as regras incentivar todas em geral.

Claro que alguns brindes sobraram, daquelas que não conseguiram falar tudo. Aí fica do critério da presidência dar uma nova oportunidade ou guardar os brindes para uma outra ocasião. Nós usamos as opções acima e tem certo investimento na atividade, mas acho que vale a pena, mas dá pra comprar miudezas bacanas sem gastar muito também.

Que tal incentivar suas moças a decorarem as regras também? Espero que ajude vocês!

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Chegou a minha hora!

Depois de 7 anos na organização das moças da ala (sim, o número está certo: uns 4 meses de secretária, 3 anos de conselheira e mais 4 como presidente), chegou a hora: fui desobrigada no último domingo.

Antes de qualquer coisa: o blog continua =) já o manteria independente de quando fosse desobrigada, mas, meu novo chamado ajuda: sou agora líder de atividades das moças da estaca. Então, as ideias continuam e estou muito animada!

Estou feliz por ter servido e aprendido tanto nos últimos anos:as dificuldades foram muitas, mas a experiência e os resultados definitivamente compensam. E definitivamente sentirei saudades!

Pra quem não sabe, esta sou eu que escreve este blog,
quando fui na Igreja mesmo quando atravessei o Atlântico!

Agora, novo desafio, nova página. Mudança boa!

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Ideia para projeto de serviço + mutual - Bonecas de Meia

Esta atividade foi feita pela Soc Soc de minha ala, mas achei muito válida de ser feita com as jovens. As irmãs confeccionaram uma boneca de pano muito fácil de ser feita, para ser entregue para algumas senhoras de um asilo. O projeto de serviço envolveu primeiro as irmãs para a confecção e depois com algumas delas para a entrega e visita às idosas. Pode parecer algo pequeno e simples mas soubemos da alegria que muitas tiveram ao receber sua bonequinha.

Naturalmente, também é possível fazer as mesmas bonecas para crianças, que com certeza vão amar ter uma companheirinha.

Os materiais a serem utilizados são bem poucos:

- Meias coloridas;
- Um disco de feltro para o rostinho (em torno de 5cm de diâmetro, dá pra medir com a meia);
- Fio e agulha;
- Fibra para enchimento;
- Botão ou "canutilho" (esqueci o nome certo mesmo) para os olhinhos.
- Fita de cetim.

Este é o passo a passo.




Como foi e o resultado:






E esta foi a minha!


Um lindo projeto de serviço para este ano de "Embarcar no Serviço de Deus" não acham?

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Ideia para Mutual: É muito bom fazer o Progresso Pessoal.

Não é por nada, mas... pensa em uma mutual absurdamente maravilhosa. Essa foi a mutual que minha consultora das moças preparou e que foi incrível. Dei um desafio à ela para fazer uma mutual de incentivo para a realização do progresso pessoal, pois achei as meninas precisavam de uma motivação extra. Vou contar um pouquinho de como foi.

Não fizemos nenhuma decoração especial (apesar de cair bem pra ocasião), apenas uma toalhinha e alguns dos livretos do PP na mão, uma imagem de Cristo e bombons que ficaram de lembrança para o final. O conteúdo foi o mais importante.





Ela primeiro perguntou "por qual motivo muitas moças não fazem o progresso pessoal". Elas listaram algumas coisas como preguiça, dificuldade, etc. Nossa consultora então separou as respostas em 3 grandes tópicos:

1. Dificuldade
2. Tempo
3. Motivação

Então ela mostrou e deu razões para driblar o que foi listado acima da seguinte maneira.

1. Dificuldade: ela explicou que nem sempre pode ser fácil e ela selecionou algumas metas para as moças lerem e falarem porque achavam difíceis, como a meta 3 de natureza divina e a meta 7 de boas obras. Aí ela pesquisou as metas dos tempos bem antigos do Manual da Abelhinha (não tenho o link de onde tem isso) para as meninas lerem algumas das metas do passado. Foi bem engraçado pois tinha coisas como "mate 25 moscas por dia em 1 semana", "tire artemísias (ervas daninhas) de um campo de cerca de 1 alqueire" entre outras. A ideia foi mostrar que hoje é bem mais fácil fazer o progresso pessoal do que antigamente e que mesmo com a dificuldade todas podem conseguir.

2. Tempo: ela mostrou a importância de colocarmos o Senhor em primeiro lugar em nossas vidas, e que se fizermos isso, teremos tempo para o Progresso Pessoal e todas os nossos outros compromissos. Ela fez uma dinâmica onde pediu para as moças dizerem quais eram alguns de seus afazeres diários enquanto enchia um copo com arroz. Aí ela pegou algo tipo uma noz moscada e pediu para que a uma moça colocasse ela sem derrubar nenhum arroz, o que obviamente não deu certo. Então ela inverteu e colocou primeiro a noz no fundo do copo e depois o foi colocando o arroz, e que assim já teríamos feito e garantido a parte do Senhor e poderíamos fazer todos os demais afazeres, com tempo para tudo.

3. Motivação: Aqui ela focou no quanto o progresso pessoal é importante não apenas hoje, mas para nosso futuro nesta vida e na eternidade. Ela convidou 3 casais - 1 recém casado e 2 jovens pais - para gravarem alguns videos. Primeiro ela entrevistou as mulheres, que fizeram o programa, e pediu para elas darem seu depoimento do porque o progresso pessoal foi importante em sua vida, desde quando elas fizeram o programa até hoje, e como isso ajudou na preparação de sua vida atual. Elas mencionaram o quanto ajudou, pessoal, profissional e espiritualmente e inclusive uma delas contou sua experiência de que ela orou pediu para que encontrasse seu futuro esposo assim que estivesse para concluir o programa e isso aconteceu: são casados e tem uma linda bebê. As meninas comentaram que gostaram muito disso.

Depois foi à vez dos esposos e eles responderam porque eles achavam importante se casar com uma moça que tivesse feito o progresso pessoal, e eles comentaram que mesmo não sabendo ou tendo acompanhado os detalhes, eles sabiam que as moças que faziam o programa tinha mais espiritualidade, responsabilidade e outros atributos importantes e isso eles buscavam em sua futura companheira eterna. Muito legal ouvir isso dos homens.

Por fim, todas pudemos falar algumas de nossas opiniões, líderes e moças e dar um incentivo à elas. Cada uma ganhou um bombom para se lembrarem de que é doce fazer o progresso pessoal.

Que tal? Super legal, não é?
Espero que gostem!