terça-feira, 24 de junho de 2014

Ideia para mutual - Massoterapia

Tivemos uma mutual bem interessante sobre o assunto de massoterapia. Convidamos uma pessoa que trabalha há muito tempo nessa área que nos deu algumas noções. Eis algumas coisas do que aprendemos:

Imagem: Dois Terços
- Existem massagens que são feitas para diversos objetivos: relaxamento, estética, drenagem para retenção de líquidos, pós cirúrgicos, entre outros. Para cada objetivo, há uma técnica diferente utilizado que melhor se aplica em cada caso. Por exemplo, para relaxamento, movimentos circulares são os mais utilizados.

- Nós mesmas podemos fazer massagem para relaxar depois de um dia difícil, trazendo benefícios aos nosso corpo, como evitar dores nos pés depois de um dia usando salto. O banho é uma boa oportunidade de fazermos movimentos circulares com a cabeça e com os ombros, em temperatura mais quente, para relaxarmos bem. Outra maneira é depois do banho utilizando um creme hidratante, sendo que o correto é passar o creme debaixo para cima.

- Deve-se tomar muito cuidado com o profissional que escolhemos para fazer uma massagem. Aqueles que fazem para estética e não são treinados devidamente podem inclusive nos machucar ao invés de ajudar. Por exemplo, já se falou que uma drenagem pode deixar a pessoa roxa em partes do corpo, e isso não pode acontecer (ela até pode sentir uma pequena dor ou incômodo, mas nunca sair machucada, a pessoa está estourando os vasos sanguíneos da cliente).

- Independente do que precisamos, uma massagem traz resultados somente se cuidarmos de nossa alimentação. É necessária uma reeducação alimentar para que os efeitos estéticos realmente aconteçam.

------

A nossa mutual foi um bate papo, mas quem sabe não é legal também, tendo tempo, pedir para ensinar bem direitinho algumas técnicas de massagem para uma pessoa fazer na outra? Super gostoso e relaxante!

domingo, 15 de junho de 2014

Ideia para Treinamento: Líder de Música das Moças

Hoje aconteceu uma série de mudanças nos chamados da organização das moças da minha ala e uma nova líder de música foi chamada.

Pensei um pouco nisso e que seria importante a líder entender que ela simplesmente não deve reger e/ou tocar nas reuniões, mas que a música deve ser preparada e organizada para trazer o espírito em qualquer ocasião. Por isso, preparei um pequeno treinamento para esta responsabilidade. Abaixo está o material:

Imagem: Dreamstime


LÍDER DE MÚSICA DAS MOÇAS

Parte 1: O que diz sobre este chamado no manual de liderança da Igreja.
 
Obs. No manual está dividido regente e pianista, mas como não temos essa divisão, a líder tem esta responsabilidade pela música das duas maneiras.
 

10.3.8. Regente e Pianista das Moças

O bispado pode chamar uma regente e uma pianista das Moças. Para esses cargos podem ser chamadas mulheres adultas ou moças.
 
A regente escolhe e rege os hinos na abertura das Moças no domingo. Também pode ajudar as moças a aprender músicas especiais e a desenvolver aptidões musicais.
 
A pianista toca o prelúdio, o poslúdio e os hinos nas reuniões das Moças.

Parte 2: Considerando o que o manual menciona, algumas atividades que a líder de música pode exercer na organização:
 
- Selecionar e reger os hinos para as aulas das moças, se possível, programando antes dos domingos, de preferência de acordo com o tema da aula (importante: não é obrigatório serem apenas hinos do hinário das moças).
 
- Selecionar e reger os hinos para as mutuais, se possível de acordo com a mensagem que será dada ou com o tema da mutual do ano.
 
- Incentivar as jovens a participarem de atividades musicais da ala e da estaca (como o coral).
 
- Selecionar e ensaiar hinos para designações e atividades especiais quando necessário, como hino especial na sacramental, excelência das moças, etc. Nestas ocasiões, a presidência das moças avisa com antecedência a líder de música para seu planejamento.

- Relacionado ao tópico "aprender músicas especiais e desenvolver aptidões musicais", 1x ou 2x por mês, aprender um hino do hinário das moças, do tema da mutual ou outro hino especial durante a mutual, incluindo muitas jovens que entraram recentemente nas moças ou são recém batizadas e não conhecem muitos deles. Usar cerca de 10 minutos nos dias que há uma atividade mais curta para praticar.
 
Obs. Dá até para fazer disso uma meta ou projeto do progresso pessoal relacionado ao aprendizado com música, talentos, etc. Também é possível planejar uma mutual musical de regência e aprendizado de vários hinos em um mesmo dia.
 
  

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Ideia para Atividade de Padrões: Feira de Padrões

Estamos em tempo de atividade de padrões, certo? Fizemos a nossa ontem e foi muito boa, que chamamos de "feira de padrões", lembrando uma feira de ciências, mas com os temas do Para o Vigor da Juventude. A atividade foi feita em conjunto com os rapazes, já que o manual sugere que podemos fazer a atividade com as duas organizações.

Vou explicar em partes para ficar mais fácil:

Preparação

* Dividimos os jovens em duplas ou trios, selecionamos 2 ou 3 padrões para cada grupo e pedimos para que eles preparassem algo para apresentar seus padrões. Enviamos um material para eles com discursos e artigos para ajudá-los a se preparar (no fim do post está este material). Deixamos uma mesa para eles trazerem objetos, figuras, livros, fotos ou que achassem melhor para representar seu padrão nessa mesa, e pedimos para preparar uma explicação de 5 min sobre a designação dada. Os jovens chegaram alguns minutos antes para arrumar seus materiais e nós líderes colocamos cartazes e toalhas em cada uma das mesas.

* Convidamos o conselheiro do templo de Curitiba para nos deixar uma mensagem sobre padrões e sua importância para a vida futura e o templo.

* Ensaiamos o hino "Para o Vigor da Juventude" com todos os jovens como hino especial da atividade. Este hino esta disponível no site do deseretbrasil por ser do musical do Para o Vigor da Juventude. Este é o link (primeira música do álbum):

http://www.deseretbrasil.com/downloads/para-vigor-juventude/Partituras_vigor_juventude.pdf

Atividade

1. Fizemos uma abertura na capela explicando o propósito da atividade com uma oração, e logo em seguida, tivemos a mensagem pelo conselheiro do templo;

2. Os jovens cantaram o Hino especial "Para o Vigor da Juventude";

3. Passamos para o salão para a Feira de Padrões. Todos que assistiram a atividade pararam na primeira mesa para escutar a explicação, e logo que que uma se encerrava, passamos para a do lado, para assistir a próxima apresentação, na própria ordem das mesas, até encerrar com uma oração. Os jovens foram muito criativos e usaram vídeos, apresentações em tablets, comparações com a realidade (uma dupla que falou sobre vestuário e aparência deu o exemplo da princesa Kate que está sempre nos padrões e linda, mostrando fotos).






Lanche

Terminamos tudo com um lanche simples para todos, com torta salgada, bolos de limão e cenoura, chocolate quente e chá (nesse friozinho, por aqui foi ótimo).

Por fim, o material encaminhado aos jovens. Os links são de artigos que busquei no próprio site dos jovens.

--------

  *** Noite dos Padrões 2014 – ORM  ***

Sua participação é muito importante em nossa Noite dos Padrões. Ela acontecerá através de uma Feira de Padrões. Faremos vários “stands” com mesas, cada um com dois ou três padrões, e sua responsabilidade é preparar uma delas. No dia da atividade padrões, todos os presentes rodarão cada mesa para ver e aprender sobre os padrões selecionados. A presidência das moças e dos rapazes também está a disposição para ajudar. Será necessário preparar o material para seu stand ou mesa, através de cartazes, fotos, decorações e materiais para exposição, e também uma breve apresentação de 5 minutos sobre o tema.

Algumas sugestões e referências que podem ajudar todos para preparar o seu material e sua apresentação:

* Livreto “Para o Vigor da Juventude”;
* Aulas dominicais do Vem, Segue-me;
* Livreto "Sempre Fiéis";
* Escrituras - Guia de Estudos das Escrituras (GEE) e Discursos da Conferência Geral.

Outras referências foram acrescentadas para os grupos e seus padrões específicos, você pode usar o que preferir. Os padrões selecionados e os grupos são:

Grupo 1Honestidade e IntegridadeArbítrio e Responsabilidade

Referências adicionais sobre os temas:







------------
Grupo 2 - Família e Amigos

Referências adicionais sobre os temas:

- Fortalecer o Lar e a Família: https://www.lds.org/liahona/2007/11/5?lang=por





------------
Grupo 3 - EducaçãoTrabalho e Autossuficiência e Serviço 

Referências adicionais sobre os temas:




-  Autossuficiência: preparar-se para o futuro: https://www.lds.org/youth/article/preparing-for-your-future?lang=por



------------
Grupo 4 - Arrependimento e Gratidão 

Referências adicionais sobre os temas:








------------
Grupo 5 - Namoro e Pureza Sexual

Referências adicionais sobre os temas:




- Você está no banco do motorista: https://www.lds.org/liahona/2004/06/10?lang=por




------------
Grupo 6 - Linguagem, Diversão e Mídia Vestuário e Aparência

Referências adicionais sobre os temas:





- Lista de ideias: escolhendo o que é certo – mídia: https://www.lds.org/youth/article/idea-list-choose-the-right-media?lang=por



- Vestuário e aparência: deixar-se guiar pelo Santo Espírito - https://www.lds.org/youth/article/dress-and-appearance-let-the-holy-spirit-guide?lang=por

- Recato: reverência pelo Senhor: https://www.lds.org/liahona/2008/08/7?lang=por


sexta-feira, 6 de junho de 2014

Ideia para Presente/Lembrancinha: Pulseira "Life"

Sempre presenteamos nossas moças em seus aniversários, e gostamos de dar alguma lembrancinha nas atividades especiais... este ano conseguimos juntar tudo isso em uma ideia que deu super certo e ainda foi econômica. 

Pensamos em dar uma pulseira para cada moça, no estilo destas pulseiras "life" que estão na moda, que você compra vários pingentes que são sua cara para encher sua pulseira. Claro que o que vemos nos shoppings é muito caro, mas pesquisando no centro da cidade, conseguimos o que queríamos! Compramos uma pulseirinha tipo um couro, e pingentes que pudessem ser colocados e ficassem firmes nesse courinho. Ela ficou assim:


 A pulseirinha nós encontramos pacotes com cores variadas (preto, rosa e branco), cada um custando cerca de R$2,00 com 6 pulseiras. Já os pingentes, cada um tempo um preço, mas encontramos pingentes a partir de R$ 0,90 e outros com valor de R$ 1,00 - R$1,20.


 Então fizemos assim: na primeira atividade grande do ano, que foi os novos inícios, cada moça ganhou a pulseira com um pingente de menininha, e ao longo do ano, elas ganharão mais pingentes em ocasiões especiais. O pingente de aniversário será um personalizado para cada moça.

Aí pra ficar mais legal, você pode até fazer uma mensagem relacionada ao objeto do pingente, por exemplo, se for uma sol, dá pra relacionar a luz de Cristo e entregar com uma pequena mensagem. Esse abaixo é um pingente de flor que entregaremos na noite dos padrões (o próximo post!).


Super lindo, delicado e ainda por cima barato! Encontramos as coisas em lojas de bijouteria, fica a dica!

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Ideia para Mutual: Treinamento do Progresso Pessoal das Moças com Gelatinas

Acabamos de fazer esta mutual simples e foi super bacana (além de ter ficado lindo). Continuando o foco de aprendermos mais do programa do progresso pessoal, fizemos essa atividade com as moças, afinal, temos que sempre incentivá-las a cumprir com este programa!

Para ficar mais divertido, até porque nem sempre elas gostam de mutuais do progresso pessoal, fiz algo mais descontraído e gostoso que deu super certo: gelatinas na cor dos valores! Vejam como ficou? Usei copinhos de café descartáveis e coloquei em cada um: pudim de coco (fé), gelatina tutti-fruti (natureza divina), morango (valor individual), limão (conhecimento), escolhas e responsabilidades (pêssego), maracujá (boas obras), uva (integridade) e maracujá (virtude). Além de lindo, super barato.




A atividade foi feita em duas partes: a primeira, relembrar conceitos principais sobre o programa (páginas 1 à 10 do livreto), como a necessidade de não apenas fazer as metas mas também cumprir com os requisitos para conclusão (frequência à sacramental e seminário, padrões, etc. nas páginas -06 e 07); a ordem sugerida para realizar o programa; convidar os pais para realizar junto, enfim, um resumo dos pontos que achamos mais importantes.

A segunda parte, a mais divertida, foi compartilharmos o que fizemos e estamos fazendo em cada um dos valores, aproveitando para dar sugestões e ideias com nossas experiências. A cada valor que passamos, comíamos um dos potinhos da cor do valor da vez. Elas ficaram bem animadas, mas o mais importante, deram sugestões umas as outras do que já fizeram, quais são suas dificuldades e enfim, foi bem legal, uma delas falou que foi a melhor mutual sobre o progresso pessoal que já tinha participado!


E claro, usar as gelatinas assim também fica legal para qualquer outras atividade das moças, como excelência, novos inícios, e por aí vai!

terça-feira, 24 de junho de 2014

Ideia para mutual - Massoterapia

Tivemos uma mutual bem interessante sobre o assunto de massoterapia. Convidamos uma pessoa que trabalha há muito tempo nessa área que nos deu algumas noções. Eis algumas coisas do que aprendemos:

Imagem: Dois Terços
- Existem massagens que são feitas para diversos objetivos: relaxamento, estética, drenagem para retenção de líquidos, pós cirúrgicos, entre outros. Para cada objetivo, há uma técnica diferente utilizado que melhor se aplica em cada caso. Por exemplo, para relaxamento, movimentos circulares são os mais utilizados.

- Nós mesmas podemos fazer massagem para relaxar depois de um dia difícil, trazendo benefícios aos nosso corpo, como evitar dores nos pés depois de um dia usando salto. O banho é uma boa oportunidade de fazermos movimentos circulares com a cabeça e com os ombros, em temperatura mais quente, para relaxarmos bem. Outra maneira é depois do banho utilizando um creme hidratante, sendo que o correto é passar o creme debaixo para cima.

- Deve-se tomar muito cuidado com o profissional que escolhemos para fazer uma massagem. Aqueles que fazem para estética e não são treinados devidamente podem inclusive nos machucar ao invés de ajudar. Por exemplo, já se falou que uma drenagem pode deixar a pessoa roxa em partes do corpo, e isso não pode acontecer (ela até pode sentir uma pequena dor ou incômodo, mas nunca sair machucada, a pessoa está estourando os vasos sanguíneos da cliente).

- Independente do que precisamos, uma massagem traz resultados somente se cuidarmos de nossa alimentação. É necessária uma reeducação alimentar para que os efeitos estéticos realmente aconteçam.

------

A nossa mutual foi um bate papo, mas quem sabe não é legal também, tendo tempo, pedir para ensinar bem direitinho algumas técnicas de massagem para uma pessoa fazer na outra? Super gostoso e relaxante!

domingo, 15 de junho de 2014

Ideia para Treinamento: Líder de Música das Moças

Hoje aconteceu uma série de mudanças nos chamados da organização das moças da minha ala e uma nova líder de música foi chamada.

Pensei um pouco nisso e que seria importante a líder entender que ela simplesmente não deve reger e/ou tocar nas reuniões, mas que a música deve ser preparada e organizada para trazer o espírito em qualquer ocasião. Por isso, preparei um pequeno treinamento para esta responsabilidade. Abaixo está o material:

Imagem: Dreamstime


LÍDER DE MÚSICA DAS MOÇAS

Parte 1: O que diz sobre este chamado no manual de liderança da Igreja.
 
Obs. No manual está dividido regente e pianista, mas como não temos essa divisão, a líder tem esta responsabilidade pela música das duas maneiras.
 

10.3.8. Regente e Pianista das Moças

O bispado pode chamar uma regente e uma pianista das Moças. Para esses cargos podem ser chamadas mulheres adultas ou moças.
 
A regente escolhe e rege os hinos na abertura das Moças no domingo. Também pode ajudar as moças a aprender músicas especiais e a desenvolver aptidões musicais.
 
A pianista toca o prelúdio, o poslúdio e os hinos nas reuniões das Moças.

Parte 2: Considerando o que o manual menciona, algumas atividades que a líder de música pode exercer na organização:
 
- Selecionar e reger os hinos para as aulas das moças, se possível, programando antes dos domingos, de preferência de acordo com o tema da aula (importante: não é obrigatório serem apenas hinos do hinário das moças).
 
- Selecionar e reger os hinos para as mutuais, se possível de acordo com a mensagem que será dada ou com o tema da mutual do ano.
 
- Incentivar as jovens a participarem de atividades musicais da ala e da estaca (como o coral).
 
- Selecionar e ensaiar hinos para designações e atividades especiais quando necessário, como hino especial na sacramental, excelência das moças, etc. Nestas ocasiões, a presidência das moças avisa com antecedência a líder de música para seu planejamento.

- Relacionado ao tópico "aprender músicas especiais e desenvolver aptidões musicais", 1x ou 2x por mês, aprender um hino do hinário das moças, do tema da mutual ou outro hino especial durante a mutual, incluindo muitas jovens que entraram recentemente nas moças ou são recém batizadas e não conhecem muitos deles. Usar cerca de 10 minutos nos dias que há uma atividade mais curta para praticar.
 
Obs. Dá até para fazer disso uma meta ou projeto do progresso pessoal relacionado ao aprendizado com música, talentos, etc. Também é possível planejar uma mutual musical de regência e aprendizado de vários hinos em um mesmo dia.
 
  

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Ideia para Atividade de Padrões: Feira de Padrões

Estamos em tempo de atividade de padrões, certo? Fizemos a nossa ontem e foi muito boa, que chamamos de "feira de padrões", lembrando uma feira de ciências, mas com os temas do Para o Vigor da Juventude. A atividade foi feita em conjunto com os rapazes, já que o manual sugere que podemos fazer a atividade com as duas organizações.

Vou explicar em partes para ficar mais fácil:

Preparação

* Dividimos os jovens em duplas ou trios, selecionamos 2 ou 3 padrões para cada grupo e pedimos para que eles preparassem algo para apresentar seus padrões. Enviamos um material para eles com discursos e artigos para ajudá-los a se preparar (no fim do post está este material). Deixamos uma mesa para eles trazerem objetos, figuras, livros, fotos ou que achassem melhor para representar seu padrão nessa mesa, e pedimos para preparar uma explicação de 5 min sobre a designação dada. Os jovens chegaram alguns minutos antes para arrumar seus materiais e nós líderes colocamos cartazes e toalhas em cada uma das mesas.

* Convidamos o conselheiro do templo de Curitiba para nos deixar uma mensagem sobre padrões e sua importância para a vida futura e o templo.

* Ensaiamos o hino "Para o Vigor da Juventude" com todos os jovens como hino especial da atividade. Este hino esta disponível no site do deseretbrasil por ser do musical do Para o Vigor da Juventude. Este é o link (primeira música do álbum):

http://www.deseretbrasil.com/downloads/para-vigor-juventude/Partituras_vigor_juventude.pdf

Atividade

1. Fizemos uma abertura na capela explicando o propósito da atividade com uma oração, e logo em seguida, tivemos a mensagem pelo conselheiro do templo;

2. Os jovens cantaram o Hino especial "Para o Vigor da Juventude";

3. Passamos para o salão para a Feira de Padrões. Todos que assistiram a atividade pararam na primeira mesa para escutar a explicação, e logo que que uma se encerrava, passamos para a do lado, para assistir a próxima apresentação, na própria ordem das mesas, até encerrar com uma oração. Os jovens foram muito criativos e usaram vídeos, apresentações em tablets, comparações com a realidade (uma dupla que falou sobre vestuário e aparência deu o exemplo da princesa Kate que está sempre nos padrões e linda, mostrando fotos).






Lanche

Terminamos tudo com um lanche simples para todos, com torta salgada, bolos de limão e cenoura, chocolate quente e chá (nesse friozinho, por aqui foi ótimo).

Por fim, o material encaminhado aos jovens. Os links são de artigos que busquei no próprio site dos jovens.

--------

  *** Noite dos Padrões 2014 – ORM  ***

Sua participação é muito importante em nossa Noite dos Padrões. Ela acontecerá através de uma Feira de Padrões. Faremos vários “stands” com mesas, cada um com dois ou três padrões, e sua responsabilidade é preparar uma delas. No dia da atividade padrões, todos os presentes rodarão cada mesa para ver e aprender sobre os padrões selecionados. A presidência das moças e dos rapazes também está a disposição para ajudar. Será necessário preparar o material para seu stand ou mesa, através de cartazes, fotos, decorações e materiais para exposição, e também uma breve apresentação de 5 minutos sobre o tema.

Algumas sugestões e referências que podem ajudar todos para preparar o seu material e sua apresentação:

* Livreto “Para o Vigor da Juventude”;
* Aulas dominicais do Vem, Segue-me;
* Livreto "Sempre Fiéis";
* Escrituras - Guia de Estudos das Escrituras (GEE) e Discursos da Conferência Geral.

Outras referências foram acrescentadas para os grupos e seus padrões específicos, você pode usar o que preferir. Os padrões selecionados e os grupos são:

Grupo 1Honestidade e IntegridadeArbítrio e Responsabilidade

Referências adicionais sobre os temas:







------------
Grupo 2 - Família e Amigos

Referências adicionais sobre os temas:

- Fortalecer o Lar e a Família: https://www.lds.org/liahona/2007/11/5?lang=por





------------
Grupo 3 - EducaçãoTrabalho e Autossuficiência e Serviço 

Referências adicionais sobre os temas:




-  Autossuficiência: preparar-se para o futuro: https://www.lds.org/youth/article/preparing-for-your-future?lang=por



------------
Grupo 4 - Arrependimento e Gratidão 

Referências adicionais sobre os temas:








------------
Grupo 5 - Namoro e Pureza Sexual

Referências adicionais sobre os temas:




- Você está no banco do motorista: https://www.lds.org/liahona/2004/06/10?lang=por




------------
Grupo 6 - Linguagem, Diversão e Mídia Vestuário e Aparência

Referências adicionais sobre os temas:





- Lista de ideias: escolhendo o que é certo – mídia: https://www.lds.org/youth/article/idea-list-choose-the-right-media?lang=por



- Vestuário e aparência: deixar-se guiar pelo Santo Espírito - https://www.lds.org/youth/article/dress-and-appearance-let-the-holy-spirit-guide?lang=por

- Recato: reverência pelo Senhor: https://www.lds.org/liahona/2008/08/7?lang=por


sexta-feira, 6 de junho de 2014

Ideia para Presente/Lembrancinha: Pulseira "Life"

Sempre presenteamos nossas moças em seus aniversários, e gostamos de dar alguma lembrancinha nas atividades especiais... este ano conseguimos juntar tudo isso em uma ideia que deu super certo e ainda foi econômica. 

Pensamos em dar uma pulseira para cada moça, no estilo destas pulseiras "life" que estão na moda, que você compra vários pingentes que são sua cara para encher sua pulseira. Claro que o que vemos nos shoppings é muito caro, mas pesquisando no centro da cidade, conseguimos o que queríamos! Compramos uma pulseirinha tipo um couro, e pingentes que pudessem ser colocados e ficassem firmes nesse courinho. Ela ficou assim:


 A pulseirinha nós encontramos pacotes com cores variadas (preto, rosa e branco), cada um custando cerca de R$2,00 com 6 pulseiras. Já os pingentes, cada um tempo um preço, mas encontramos pingentes a partir de R$ 0,90 e outros com valor de R$ 1,00 - R$1,20.


 Então fizemos assim: na primeira atividade grande do ano, que foi os novos inícios, cada moça ganhou a pulseira com um pingente de menininha, e ao longo do ano, elas ganharão mais pingentes em ocasiões especiais. O pingente de aniversário será um personalizado para cada moça.

Aí pra ficar mais legal, você pode até fazer uma mensagem relacionada ao objeto do pingente, por exemplo, se for uma sol, dá pra relacionar a luz de Cristo e entregar com uma pequena mensagem. Esse abaixo é um pingente de flor que entregaremos na noite dos padrões (o próximo post!).


Super lindo, delicado e ainda por cima barato! Encontramos as coisas em lojas de bijouteria, fica a dica!

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Ideia para Mutual: Treinamento do Progresso Pessoal das Moças com Gelatinas

Acabamos de fazer esta mutual simples e foi super bacana (além de ter ficado lindo). Continuando o foco de aprendermos mais do programa do progresso pessoal, fizemos essa atividade com as moças, afinal, temos que sempre incentivá-las a cumprir com este programa!

Para ficar mais divertido, até porque nem sempre elas gostam de mutuais do progresso pessoal, fiz algo mais descontraído e gostoso que deu super certo: gelatinas na cor dos valores! Vejam como ficou? Usei copinhos de café descartáveis e coloquei em cada um: pudim de coco (fé), gelatina tutti-fruti (natureza divina), morango (valor individual), limão (conhecimento), escolhas e responsabilidades (pêssego), maracujá (boas obras), uva (integridade) e maracujá (virtude). Além de lindo, super barato.




A atividade foi feita em duas partes: a primeira, relembrar conceitos principais sobre o programa (páginas 1 à 10 do livreto), como a necessidade de não apenas fazer as metas mas também cumprir com os requisitos para conclusão (frequência à sacramental e seminário, padrões, etc. nas páginas -06 e 07); a ordem sugerida para realizar o programa; convidar os pais para realizar junto, enfim, um resumo dos pontos que achamos mais importantes.

A segunda parte, a mais divertida, foi compartilharmos o que fizemos e estamos fazendo em cada um dos valores, aproveitando para dar sugestões e ideias com nossas experiências. A cada valor que passamos, comíamos um dos potinhos da cor do valor da vez. Elas ficaram bem animadas, mas o mais importante, deram sugestões umas as outras do que já fizeram, quais são suas dificuldades e enfim, foi bem legal, uma delas falou que foi a melhor mutual sobre o progresso pessoal que já tinha participado!


E claro, usar as gelatinas assim também fica legal para qualquer outras atividade das moças, como excelência, novos inícios, e por aí vai!