segunda-feira, 26 de maio de 2014

Treinamento do Progresso Pessoal para Líderes das Moças e Bispado

Depois de ler a postagem "Tirando Dúvidas Sobre o Progresso Pessoal" do blogs As Tontas Vão ao Céu (acho que todos conhecem), me senti inspirada a reler as instruções às moças e aos pais e líderes no próprio livreto e criar um mini treinamento, para relembrarmos tópicos importantes e claro, fazer o programa com o foco correto, sem "inventar moda".


Primeiro, reli as instruções do Progresso Pessoal às Moças (páginas 1 à 10) e aos pais e líderes (páginas 86 à 94). Na leitura, marquei os tópicos que achava importante reforçar, discutir e as inspirações que tive para trabalhar na minha ala. Então, comecei treinando a presidência das moças da ala, e depois todas sentimos que o treinamento deveria ser repassado ao bispado nos quesitos diretamente relacionados ao sacerdócio.

Já adianto que a conversa com o bispo foi excelente, pois ele que tem tantos assuntos para tratar na ala nunca teve a oportunidade de ver o programa desta maneira, e tbém discutimos de qual maneira as informações que temos dos relatos do progresso de cada moça seriam repassadas à ele.

Pretendo ainda fazer um bate papo sobre essas instruções com as moças, e ainda com os pais, focando o que é mais importante para cada grupo (e acredito que somos inspiradas em nossas organizações).

=====

O treinamento foi feito com tópicos que considerei importantes de cada página que repassei, então colocarei os pontos que tratei:

Página 06

* Enfatizar que os requisitos de conclusão não são apenas a realização das metas e projetos, mas também a frequência à sacramental, viver os padrões, manter um diário, seminário, ler o livro de Mórmon e registrar o testemunho do Salvador.

Página 07

* O programa sugere as moças convidarem seus pais para ajudar a planejar e completar o programa. Sempre comentamos que os pais deveriam se interessar pelo progresso de suas filhas, mas achei muito boa a ideia de fazer as moças incentivarem suas mães e pais a participar. Talvez seja essa a maneira que os pais se interessem no que está sendo feito.

Página 08

* Existe o índice remissivo (pg 88), com escrituras relacionadas aos valores e quem podem ajudá-las a descobrir metas e tópicos de interesse para trabalhar no progresso. Gostei tanto dele que resolvi criar uma meta de conhecimento dos valores lendo todas as escrituras deste índice para aprender mais sobre cada um.

* Você pode começar o progresso por qualquer valor e seguir qualquer ordem. É RECOMENDÁVEL completar as obrigatórias antes das adicionais (o mais importante é sempre fazer o programa).

* Pode-se criar ou mesmo adaptar 2 metas sugeridas... penso que, por exemplo, ao invés de fazer uma noite familiar sobre um tópico, você dar uma aula nas moças ou na mutual sobre ele, e assim vai... conversando e sentindo a inspiração de cada situação, será feito o melhor em cada caso.

* É determinado que as moças completem o projeto após terem feito todas as experiências do valor, porém, na página 88 fala de uma forma diferente, que é incentivado elas a fazerem isso. Pensando no que deve e se sugere ser feito, mais uma vez, devemos buscar a inspiração para cada situação. Se houver uma oportunidade única que surgiu de uma moça fazer um projeto mesmo sem ter concluído o valor, acredito que deve ser ponderado e decidida a melhor opção.

Página 09

* Os projetos devem ser aprovados pelos pais ou líder ANTES de serem iniciados.

* Deve ser feita uma entrevista com o bispado com objetivo de relatar o progresso da moça neste programa. Esse foi um dos tópicos que discutimos com o bispo, pois às vezes são feitas outras entrevistas sem nosso conhecimento e deixamos de passar o andamento das metas delas para o bispo poder conversar também sobre este assunto. Alinhem isso com os secretários para que este assunto seja discutido em entrevista com o bispado. Quem sabe até determinar o mês que as entrevistas neste foco podem ser feitas é uma ideia.

Página 10

* Após o término das metas e dos requisitos de conclusão, uma entrevista final deverá ser feita com o bispo, que assinará o livreto na página 82, que é a recomendação para receber o reconhecimento das moças. Entendo que isso é o "passaporte" para daí sim receber certificado e medalhão do programa.

* As moças são incentivadas a continuar com o programa mesmo depois de sua conclusão. Isso acho que se aplica para todas nós. Uma ideia é por exemplo, fazer as metas adicionais que você não fez anteriormente ou criar novas metas (eu estou fazendo isso). Só vai ajudar cada uma de nós continuamente.

Página 86

* Relembrar o propósito do programa de fortalecer o testemunho e família das jovens, assim como prepará-las para seus convênios no templo e vida futura.

Página 87

* É necessária apoiá-las e incentivá-las frequentemente. Pode-se sempre perguntar e oferecer ajuda à elas para cumprir as metas, dar sugestões de onde, com quem e como fazer as metas. Um exemplo: A meta 2 de Boas Obras fala sobre ajudar a preparar o cardápio da família por 2 semanas. Uma de minhas moças comentou que eles não costumam cozinhar em casa e não sabia como fazer a meta. Sugerimos então que ela participar das compras dos lanches ou sugerir bons lugares de onde eles vão fazer as refeições, atendendo o requisito da meta.

* Temos que criar oportunidades de elas relatarem seu progresso. As entrevistas com o bispado que mencionamos é uma maneira, e podemos sempre perguntar de forma discreta e sem cobrança, mas sim incentivo, inclusive para saber se elas precisam de nossa ajuda.

* Após a conclusão, ela fará a entrevista com o bispo que determinará se ela é digna do reconhecimento das moças. Podemos saber da história e situação da jovem, mas quem determina se ela receberá ou não o reconhecimento é o bispo, independente da opinião da mãe, líder e seja quem for.

Página 88

* As mesmas 10 horas não podem ser usadas em 2 projetos. Cada um deve ter seu tempo contabilizado individualmente.

Página 89

* Temos que reconhecer as coisas boas que as moças fazem. Se ela completou um valor, vamos parabenizá-la. Fez um projeto que vimos ela se dedicar muito, valorizá-la. Deu uma boa aula, elogiá-la. Estar atenta para ver todas as oportunidades que temos de reconhecê-las.

* O bispado pode usar a folha de acompanhamento do progresso pessoal para as entrevistas com as moças. Outra opção é fazer esse controle online pelo sumário das líderes no site do progresso pessoal.

Página 90

* Também podemos reconhecer seu progresso na passagem de classes. Vamos usar a oportunidade para também valorizar a moça.

Página 91

* É apresentado o programa das líderes. Em nossa ala, incentivei "fortemente" as nossas líderes fazerem o progresso pessoal. Não para receber o reconhecimento, mas para podermos ajudar as moças com suas metas. Por experiência própria, consigo ajudar e dar sugestões às moças que não conseguiria se não tivesse feito o programa. Acho que é uma grande oportunidade que nos ajuda a progredir também.

Página 93

* Usar mais o progresso pessoal nas aulas e mutuais. Por exemplo: Toda aula do Vem, segue-me tem metas sugeridas do progresso pessoal, vamos usá-la, quem sabe podemos ler algumas escrituras sugeridas na meta e deixá-las concluir a meta posteriormente. As próprias jovens podem preparar uma mutual baseada em uma meta, enfim... o importante é usar estes momentos para também incentivar a realização do programa.

Página 94

* Moças batizadas ou reativas após os 16 anos não precisam completar as experiências adicionais. Eu nunca tinha visto isto até então e faz todo o sentido. Vejam se vocês possuem casos assim, mas tomem cuidado para não usar esta exceção de forma incorreta.

Enfim, tudo isso eu aprendi, reaprendi e fui inspirada em algumas coisas para a ala que sirvo nas moças. Espero que ajude e oriente vocês e qualquer dúvida quanto ao que escrevi (tudo vcs encontram nas páginas referência do próprio livreto, como mencionei), orem e peçam a inspiração de como vcs devem trabalhar em suas unidades. O programa, é claro, não fui eu quem criei e apenas compartilhei o que senti ser o melhor. Sugiro fazer a mesma leitura que fiz para verem o que mais importante para o caso de vocês!

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Ideia para Mutual: Bate Papo - Perguntas e Respostas Sobre Amigos

Temos percebido que as amizades continuam sendo uma grande influência na vida das jovens. Porém, mesmo dentro da Igreja (e isso tem sido cada vez mais comum) essa influência nem sempre é positiva, e é cada dia mais normal vários jovens membros frequentarem locais que não deviam e fazerem coisas que não estão de acordo com os princípios, mandamentos e padrões do evangelho. Isso tem trazido às vezes consequências catastróficas não apenas para eles, mas para seus familiares e bons amigos também.

Eu, minha conselheira e duas das nossas moças na Conferência de Jovens da Estaca!

Por isso, decidimos fazer uma mutual falando sobre amizade, é simples: elaborei algumas perguntas que primeiramente deveriam ser debatidas pelas jovens e em seguida, lemos a resposta dada pelas escrituras ou de algum material da Igreja (Para Vigor da Juventude, Discurso da Conferência Geral, Artigo do Site dos Jovens, etc.)

É uma discussão que pode ser de uma mutual ou pode até se alongar mais em uma noite do pijama, acho que é bem válida. Essas são as Perguntas e Respostas (no hiperlink, as referências de onde tirei as citações).

Precisamos de Amigos?
Sim. “Todos precisam de amigos bons e verdadeiros. Eles são uma grande força e bênção para vocês. Eles vão influenciar muito o seu modo de pensar e de agir e até ajudar a determinar a pessoa na qual vocês vão se tornar. Eles vão ajudá-los a ser uma pessoa melhor e fazer com que seja mais fácil viver o evangelho de Jesus Cristo. Escolham amigos que compartilhem seus valores para que possam fortalecer e incentivar uns aos outros a viver padrões elevados.” (Para o Vigor da Juventude – Amigos p.12).
O que posso fazer para ser um bom amigo?

“Demonstrem genuíno interesse pelos outros. Sorriam e mostrem que se importam com eles. Tratem todos com bondade e respeito, e abstenham-se de julgar e criticar as pessoas a sua volta. Não participem de qualquer tipo de bullying. Esforcem-se, em especial, para fazer amizade com os que são tímidos ou solitários, os que têm necessidades especiais ou os que não se sentem incluídos”. (Para o Vigor da Juventude – Amigos p.12).
E se um amigo membro da Igreja me convidar para fazer algo errado ou ir à um local inapropriado, o que devo fazer?

“Ao procurar fazer amizade com os outros, não rebaixem seus padrões. Se seus amigos os instigarem a fazer coisas erradas, sejam um daqueles que defendem o certo, mesmo que fiquem sozinhos. Talvez vocês tenham que procurar outros amigos que os apoiem no cumprimento dos mandamentos. Busquem a orientação do Espírito Santo ao fazerem essas escolhas”. (Para o Vigor da Juventude – Amigos p.12).


É importante que você escolha amigos que compartilham os mesmos padrões que os seus, mas isso não significa que todos os seus amigos têm que ser membros da Igreja. O Presidente Thomas S. Monson ensinou: “Todos precisam de bons amigos. Seu círculo de amigos influenciará seu modo de agir e pensar, assim como o seu influenciará o deles. Quando você e seus amigos partilham dos mesmos valores, vocês podem fortalecer-se e incentivar-se mutuamente. Trate todos com bondade e dignidade. Muitos não membros conheceram a Igreja por meio de amigos que os envolveram em atividades da Igreja” (“Para que Possamos Tocar os Céus”, Conferência Geral de outubro de 1990).Perguntas e Respostas - Amigos

“Você não precisa comprometer seus padrões para ser aceito por bons amigos. Quanto mais obediente você for, quanto mais defender os princípios verdadeiros, mais o Senhor poderá ajudá-lo a vencer as tentações (ver I Coríntios 10:13). Você também poderá ajudar outras pessoas, porque elas sentirão sua força. Faça com que elas conheçam seus padrões vivendo-os constantemente. Explique seus princípios quando lhe perguntarem, mas procure não pregar sermões. (...) Ninguém pretende cometer grandes erros na vida. Isso acontece quando você compromete seus padrões a fim de ser aceito pelos outros” (Richard G. Scott, “Fazer Escolhas Certas”, Conferência Geral de outubro de 1994). Perguntas e Respostas - Amigos


“Em geral, tornar-se presa do pecado começa com a escolha de amigos cujos padrões não são consistentes com o evangelho; e, para ser popular ou ser aceito por eles, a pessoa compromete os princípios e as leis do evangelho, resvalando por caminhos que trarão somente dor e tristeza, tanto à pessoa quanto aos que a amam” (Jairo Mazzagardi, “Evitar a Armadilha do Pecado”, Conferência Geral de outubro de 2010).
Como posso escolher bons amigos?

Em uma pesquisa feita em algumas alas e estacas da Igreja, aprendemos algo muito importante. As pessoas cujos amigos se casaram no templo geralmente se casam no templo, ao passo que as pessoas cujos amigos não se casaram no templo geralmente também não se casam no templo (...) Tendemos a tornar-nos semelhantes àqueles que admiramos (...) adotamos as maneiras, as atitudes e até a conduta das pessoas a quem admiramos — que normalmente são os nossos amigos. Associem-se a pessoas que, tal como vocês, não estejam planejando uma conveniência temporária ou por ambições mesquinhas, mas, sim, para as coisas que mais importam — os objetivos eternos. – Como escolher bons amigos.

Se vejo meus amigos viverem bem sem seguir o evangelho, será que vale a pena mesmo continuar com todo este esforço?

Talvez vocês se perguntem se vale a pena assumir uma postura moral e corajosa na escola ou ir para a missão apenas para ver suas crenças mais queridas serem desprezadas ou esforçar-se contra os muitos da sociedade que às vezes ridicularizam uma vida de devoção religiosa. Sim, vale a pena, porque a alternativa é ver nossas “casas” “desoladas”, pessoas desoladas, famílias desoladas, vizinhanças desoladas e nações desoladas (...) Sejam fortes. Vivam o evangelho com fidelidade mesmo que as pessoas à sua volta não o façam. Defendam suas crenças com cortesia e compaixão, mas defendam-nas. Jeffrey R. Holland – O Custo e as Bençãos do Discipulado.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Ideia para mutual: Noite Francesa

Eu adoro atividades culturais, e depois de México, Havaí e Japão, chegou a vez da Noite Francesa. Foi uma atividade com muito charme e diversão.

Pedi ajuda para minha mãe, que é expert na França, ela já viajou algumas vezes até lá e conhece vários costumes... mas claro que, com um pouco de pesquisa na Internet, dá pra aprender e conhecer um pouco de lá.





Sim, a torre é de lego!




Aprendemos um pouco sobre:

- Principais pontos turísticos: Torre Eiffel, Igreja Sacre-Couer, Igreja de Notre Dame, Castelo de Versailles e Vale do Loire, Museu do Louvre, entre outros;
- Costumes locais (como o fato de sempre ter alguém levando uma baguete embaixo do braço);
- Palavras francesas;
- Perfumes: país que produz a maior número e as melhores frangrâncias no mundo (inclusive as fabricantes locais de cosméticos costumam ir até lá para criar perfumes para o Brasil);
- Culinária: aí claro, provamos duas deliciosas iguarias francesas. A primeira foi o Ratatouille, é um prato bem codimentado e diferente com legumes (todas provaram, algumas repetiram, mas é bem diferente o tempero); e de doce, Macarrons, um tipo de suspiro com recheio. muito bom!

Os macarrons foram comprados, mas o Ratatouille vai a receita (original inspirada no filme da Disney)



Link da receita: http://www.tudogostoso.com.br/receita/124463-ratatouille-igual-do-filme.html

Espero que gostem, foi uma ótima mutual!

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Ideia para presente de dia das mães

Para quem ainda quer dar uma lembrancinha no dia das mães para as mulheres da ala ou mesmo apenas à mãe das jovens, acho que esse mimo é bem bacana e em conta!

Inspirada no Pinterest, achei uma lembrancinha de uma noite de Spa, e decidimos adaptar para presentear as mães da ala com um esmalte e lixa. Fizemos um teste e ficou assim (claro, incluindo uma homenagem):



Eu comprei depois uma outra marca de esmalte que gosto bastante (La Apoge) que é mais em conta ainda, e comprei mini lixas... o presente vai ficar em torno de R$ 2,30.

A ideia original é com a lixa de polimento, mais cara, mas que fica linda pra quem puder:

Imagem: Pinterest - thetomkatstudio

É claro, é ótimo tbém para eventos com as moças, como noite do pijama e lembrancinha de outras atividades!

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Treinamento do Progresso Pessoal para Líderes das Moças e Bispado

Depois de ler a postagem "Tirando Dúvidas Sobre o Progresso Pessoal" do blogs As Tontas Vão ao Céu (acho que todos conhecem), me senti inspirada a reler as instruções às moças e aos pais e líderes no próprio livreto e criar um mini treinamento, para relembrarmos tópicos importantes e claro, fazer o programa com o foco correto, sem "inventar moda".


Primeiro, reli as instruções do Progresso Pessoal às Moças (páginas 1 à 10) e aos pais e líderes (páginas 86 à 94). Na leitura, marquei os tópicos que achava importante reforçar, discutir e as inspirações que tive para trabalhar na minha ala. Então, comecei treinando a presidência das moças da ala, e depois todas sentimos que o treinamento deveria ser repassado ao bispado nos quesitos diretamente relacionados ao sacerdócio.

Já adianto que a conversa com o bispo foi excelente, pois ele que tem tantos assuntos para tratar na ala nunca teve a oportunidade de ver o programa desta maneira, e tbém discutimos de qual maneira as informações que temos dos relatos do progresso de cada moça seriam repassadas à ele.

Pretendo ainda fazer um bate papo sobre essas instruções com as moças, e ainda com os pais, focando o que é mais importante para cada grupo (e acredito que somos inspiradas em nossas organizações).

=====

O treinamento foi feito com tópicos que considerei importantes de cada página que repassei, então colocarei os pontos que tratei:

Página 06

* Enfatizar que os requisitos de conclusão não são apenas a realização das metas e projetos, mas também a frequência à sacramental, viver os padrões, manter um diário, seminário, ler o livro de Mórmon e registrar o testemunho do Salvador.

Página 07

* O programa sugere as moças convidarem seus pais para ajudar a planejar e completar o programa. Sempre comentamos que os pais deveriam se interessar pelo progresso de suas filhas, mas achei muito boa a ideia de fazer as moças incentivarem suas mães e pais a participar. Talvez seja essa a maneira que os pais se interessem no que está sendo feito.

Página 08

* Existe o índice remissivo (pg 88), com escrituras relacionadas aos valores e quem podem ajudá-las a descobrir metas e tópicos de interesse para trabalhar no progresso. Gostei tanto dele que resolvi criar uma meta de conhecimento dos valores lendo todas as escrituras deste índice para aprender mais sobre cada um.

* Você pode começar o progresso por qualquer valor e seguir qualquer ordem. É RECOMENDÁVEL completar as obrigatórias antes das adicionais (o mais importante é sempre fazer o programa).

* Pode-se criar ou mesmo adaptar 2 metas sugeridas... penso que, por exemplo, ao invés de fazer uma noite familiar sobre um tópico, você dar uma aula nas moças ou na mutual sobre ele, e assim vai... conversando e sentindo a inspiração de cada situação, será feito o melhor em cada caso.

* É determinado que as moças completem o projeto após terem feito todas as experiências do valor, porém, na página 88 fala de uma forma diferente, que é incentivado elas a fazerem isso. Pensando no que deve e se sugere ser feito, mais uma vez, devemos buscar a inspiração para cada situação. Se houver uma oportunidade única que surgiu de uma moça fazer um projeto mesmo sem ter concluído o valor, acredito que deve ser ponderado e decidida a melhor opção.

Página 09

* Os projetos devem ser aprovados pelos pais ou líder ANTES de serem iniciados.

* Deve ser feita uma entrevista com o bispado com objetivo de relatar o progresso da moça neste programa. Esse foi um dos tópicos que discutimos com o bispo, pois às vezes são feitas outras entrevistas sem nosso conhecimento e deixamos de passar o andamento das metas delas para o bispo poder conversar também sobre este assunto. Alinhem isso com os secretários para que este assunto seja discutido em entrevista com o bispado. Quem sabe até determinar o mês que as entrevistas neste foco podem ser feitas é uma ideia.

Página 10

* Após o término das metas e dos requisitos de conclusão, uma entrevista final deverá ser feita com o bispo, que assinará o livreto na página 82, que é a recomendação para receber o reconhecimento das moças. Entendo que isso é o "passaporte" para daí sim receber certificado e medalhão do programa.

* As moças são incentivadas a continuar com o programa mesmo depois de sua conclusão. Isso acho que se aplica para todas nós. Uma ideia é por exemplo, fazer as metas adicionais que você não fez anteriormente ou criar novas metas (eu estou fazendo isso). Só vai ajudar cada uma de nós continuamente.

Página 86

* Relembrar o propósito do programa de fortalecer o testemunho e família das jovens, assim como prepará-las para seus convênios no templo e vida futura.

Página 87

* É necessária apoiá-las e incentivá-las frequentemente. Pode-se sempre perguntar e oferecer ajuda à elas para cumprir as metas, dar sugestões de onde, com quem e como fazer as metas. Um exemplo: A meta 2 de Boas Obras fala sobre ajudar a preparar o cardápio da família por 2 semanas. Uma de minhas moças comentou que eles não costumam cozinhar em casa e não sabia como fazer a meta. Sugerimos então que ela participar das compras dos lanches ou sugerir bons lugares de onde eles vão fazer as refeições, atendendo o requisito da meta.

* Temos que criar oportunidades de elas relatarem seu progresso. As entrevistas com o bispado que mencionamos é uma maneira, e podemos sempre perguntar de forma discreta e sem cobrança, mas sim incentivo, inclusive para saber se elas precisam de nossa ajuda.

* Após a conclusão, ela fará a entrevista com o bispo que determinará se ela é digna do reconhecimento das moças. Podemos saber da história e situação da jovem, mas quem determina se ela receberá ou não o reconhecimento é o bispo, independente da opinião da mãe, líder e seja quem for.

Página 88

* As mesmas 10 horas não podem ser usadas em 2 projetos. Cada um deve ter seu tempo contabilizado individualmente.

Página 89

* Temos que reconhecer as coisas boas que as moças fazem. Se ela completou um valor, vamos parabenizá-la. Fez um projeto que vimos ela se dedicar muito, valorizá-la. Deu uma boa aula, elogiá-la. Estar atenta para ver todas as oportunidades que temos de reconhecê-las.

* O bispado pode usar a folha de acompanhamento do progresso pessoal para as entrevistas com as moças. Outra opção é fazer esse controle online pelo sumário das líderes no site do progresso pessoal.

Página 90

* Também podemos reconhecer seu progresso na passagem de classes. Vamos usar a oportunidade para também valorizar a moça.

Página 91

* É apresentado o programa das líderes. Em nossa ala, incentivei "fortemente" as nossas líderes fazerem o progresso pessoal. Não para receber o reconhecimento, mas para podermos ajudar as moças com suas metas. Por experiência própria, consigo ajudar e dar sugestões às moças que não conseguiria se não tivesse feito o programa. Acho que é uma grande oportunidade que nos ajuda a progredir também.

Página 93

* Usar mais o progresso pessoal nas aulas e mutuais. Por exemplo: Toda aula do Vem, segue-me tem metas sugeridas do progresso pessoal, vamos usá-la, quem sabe podemos ler algumas escrituras sugeridas na meta e deixá-las concluir a meta posteriormente. As próprias jovens podem preparar uma mutual baseada em uma meta, enfim... o importante é usar estes momentos para também incentivar a realização do programa.

Página 94

* Moças batizadas ou reativas após os 16 anos não precisam completar as experiências adicionais. Eu nunca tinha visto isto até então e faz todo o sentido. Vejam se vocês possuem casos assim, mas tomem cuidado para não usar esta exceção de forma incorreta.

Enfim, tudo isso eu aprendi, reaprendi e fui inspirada em algumas coisas para a ala que sirvo nas moças. Espero que ajude e oriente vocês e qualquer dúvida quanto ao que escrevi (tudo vcs encontram nas páginas referência do próprio livreto, como mencionei), orem e peçam a inspiração de como vcs devem trabalhar em suas unidades. O programa, é claro, não fui eu quem criei e apenas compartilhei o que senti ser o melhor. Sugiro fazer a mesma leitura que fiz para verem o que mais importante para o caso de vocês!

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Ideia para Mutual: Bate Papo - Perguntas e Respostas Sobre Amigos

Temos percebido que as amizades continuam sendo uma grande influência na vida das jovens. Porém, mesmo dentro da Igreja (e isso tem sido cada vez mais comum) essa influência nem sempre é positiva, e é cada dia mais normal vários jovens membros frequentarem locais que não deviam e fazerem coisas que não estão de acordo com os princípios, mandamentos e padrões do evangelho. Isso tem trazido às vezes consequências catastróficas não apenas para eles, mas para seus familiares e bons amigos também.

Eu, minha conselheira e duas das nossas moças na Conferência de Jovens da Estaca!

Por isso, decidimos fazer uma mutual falando sobre amizade, é simples: elaborei algumas perguntas que primeiramente deveriam ser debatidas pelas jovens e em seguida, lemos a resposta dada pelas escrituras ou de algum material da Igreja (Para Vigor da Juventude, Discurso da Conferência Geral, Artigo do Site dos Jovens, etc.)

É uma discussão que pode ser de uma mutual ou pode até se alongar mais em uma noite do pijama, acho que é bem válida. Essas são as Perguntas e Respostas (no hiperlink, as referências de onde tirei as citações).

Precisamos de Amigos?
Sim. “Todos precisam de amigos bons e verdadeiros. Eles são uma grande força e bênção para vocês. Eles vão influenciar muito o seu modo de pensar e de agir e até ajudar a determinar a pessoa na qual vocês vão se tornar. Eles vão ajudá-los a ser uma pessoa melhor e fazer com que seja mais fácil viver o evangelho de Jesus Cristo. Escolham amigos que compartilhem seus valores para que possam fortalecer e incentivar uns aos outros a viver padrões elevados.” (Para o Vigor da Juventude – Amigos p.12).
O que posso fazer para ser um bom amigo?

“Demonstrem genuíno interesse pelos outros. Sorriam e mostrem que se importam com eles. Tratem todos com bondade e respeito, e abstenham-se de julgar e criticar as pessoas a sua volta. Não participem de qualquer tipo de bullying. Esforcem-se, em especial, para fazer amizade com os que são tímidos ou solitários, os que têm necessidades especiais ou os que não se sentem incluídos”. (Para o Vigor da Juventude – Amigos p.12).
E se um amigo membro da Igreja me convidar para fazer algo errado ou ir à um local inapropriado, o que devo fazer?

“Ao procurar fazer amizade com os outros, não rebaixem seus padrões. Se seus amigos os instigarem a fazer coisas erradas, sejam um daqueles que defendem o certo, mesmo que fiquem sozinhos. Talvez vocês tenham que procurar outros amigos que os apoiem no cumprimento dos mandamentos. Busquem a orientação do Espírito Santo ao fazerem essas escolhas”. (Para o Vigor da Juventude – Amigos p.12).


É importante que você escolha amigos que compartilham os mesmos padrões que os seus, mas isso não significa que todos os seus amigos têm que ser membros da Igreja. O Presidente Thomas S. Monson ensinou: “Todos precisam de bons amigos. Seu círculo de amigos influenciará seu modo de agir e pensar, assim como o seu influenciará o deles. Quando você e seus amigos partilham dos mesmos valores, vocês podem fortalecer-se e incentivar-se mutuamente. Trate todos com bondade e dignidade. Muitos não membros conheceram a Igreja por meio de amigos que os envolveram em atividades da Igreja” (“Para que Possamos Tocar os Céus”, Conferência Geral de outubro de 1990).Perguntas e Respostas - Amigos

“Você não precisa comprometer seus padrões para ser aceito por bons amigos. Quanto mais obediente você for, quanto mais defender os princípios verdadeiros, mais o Senhor poderá ajudá-lo a vencer as tentações (ver I Coríntios 10:13). Você também poderá ajudar outras pessoas, porque elas sentirão sua força. Faça com que elas conheçam seus padrões vivendo-os constantemente. Explique seus princípios quando lhe perguntarem, mas procure não pregar sermões. (...) Ninguém pretende cometer grandes erros na vida. Isso acontece quando você compromete seus padrões a fim de ser aceito pelos outros” (Richard G. Scott, “Fazer Escolhas Certas”, Conferência Geral de outubro de 1994). Perguntas e Respostas - Amigos


“Em geral, tornar-se presa do pecado começa com a escolha de amigos cujos padrões não são consistentes com o evangelho; e, para ser popular ou ser aceito por eles, a pessoa compromete os princípios e as leis do evangelho, resvalando por caminhos que trarão somente dor e tristeza, tanto à pessoa quanto aos que a amam” (Jairo Mazzagardi, “Evitar a Armadilha do Pecado”, Conferência Geral de outubro de 2010).
Como posso escolher bons amigos?

Em uma pesquisa feita em algumas alas e estacas da Igreja, aprendemos algo muito importante. As pessoas cujos amigos se casaram no templo geralmente se casam no templo, ao passo que as pessoas cujos amigos não se casaram no templo geralmente também não se casam no templo (...) Tendemos a tornar-nos semelhantes àqueles que admiramos (...) adotamos as maneiras, as atitudes e até a conduta das pessoas a quem admiramos — que normalmente são os nossos amigos. Associem-se a pessoas que, tal como vocês, não estejam planejando uma conveniência temporária ou por ambições mesquinhas, mas, sim, para as coisas que mais importam — os objetivos eternos. – Como escolher bons amigos.

Se vejo meus amigos viverem bem sem seguir o evangelho, será que vale a pena mesmo continuar com todo este esforço?

Talvez vocês se perguntem se vale a pena assumir uma postura moral e corajosa na escola ou ir para a missão apenas para ver suas crenças mais queridas serem desprezadas ou esforçar-se contra os muitos da sociedade que às vezes ridicularizam uma vida de devoção religiosa. Sim, vale a pena, porque a alternativa é ver nossas “casas” “desoladas”, pessoas desoladas, famílias desoladas, vizinhanças desoladas e nações desoladas (...) Sejam fortes. Vivam o evangelho com fidelidade mesmo que as pessoas à sua volta não o façam. Defendam suas crenças com cortesia e compaixão, mas defendam-nas. Jeffrey R. Holland – O Custo e as Bençãos do Discipulado.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Ideia para mutual: Noite Francesa

Eu adoro atividades culturais, e depois de México, Havaí e Japão, chegou a vez da Noite Francesa. Foi uma atividade com muito charme e diversão.

Pedi ajuda para minha mãe, que é expert na França, ela já viajou algumas vezes até lá e conhece vários costumes... mas claro que, com um pouco de pesquisa na Internet, dá pra aprender e conhecer um pouco de lá.





Sim, a torre é de lego!




Aprendemos um pouco sobre:

- Principais pontos turísticos: Torre Eiffel, Igreja Sacre-Couer, Igreja de Notre Dame, Castelo de Versailles e Vale do Loire, Museu do Louvre, entre outros;
- Costumes locais (como o fato de sempre ter alguém levando uma baguete embaixo do braço);
- Palavras francesas;
- Perfumes: país que produz a maior número e as melhores frangrâncias no mundo (inclusive as fabricantes locais de cosméticos costumam ir até lá para criar perfumes para o Brasil);
- Culinária: aí claro, provamos duas deliciosas iguarias francesas. A primeira foi o Ratatouille, é um prato bem codimentado e diferente com legumes (todas provaram, algumas repetiram, mas é bem diferente o tempero); e de doce, Macarrons, um tipo de suspiro com recheio. muito bom!

Os macarrons foram comprados, mas o Ratatouille vai a receita (original inspirada no filme da Disney)



Link da receita: http://www.tudogostoso.com.br/receita/124463-ratatouille-igual-do-filme.html

Espero que gostem, foi uma ótima mutual!

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Ideia para presente de dia das mães

Para quem ainda quer dar uma lembrancinha no dia das mães para as mulheres da ala ou mesmo apenas à mãe das jovens, acho que esse mimo é bem bacana e em conta!

Inspirada no Pinterest, achei uma lembrancinha de uma noite de Spa, e decidimos adaptar para presentear as mães da ala com um esmalte e lixa. Fizemos um teste e ficou assim (claro, incluindo uma homenagem):



Eu comprei depois uma outra marca de esmalte que gosto bastante (La Apoge) que é mais em conta ainda, e comprei mini lixas... o presente vai ficar em torno de R$ 2,30.

A ideia original é com a lixa de polimento, mais cara, mas que fica linda pra quem puder:

Imagem: Pinterest - thetomkatstudio

É claro, é ótimo tbém para eventos com as moças, como noite do pijama e lembrancinha de outras atividades!