01 - A sala no meu caso estava vazia, sem cadeiras e um pouco desarrumada e suja. A ideia mesmo é que esteja tudo bagunçado na hora que os jovens chegarem. Depois de arrumarem a sala, fazer algumas perguntas do tipo "este lugar estava agradável? Você prefere antes ou agora como está?" Discutir um pouco sobre o ambiente e enfatizar que aquela sala pode ser sim um lugar santo, desde que esteja em ordem e com algum padrão. Depois, lemos a citação da Sister Dalton deste ano que diz:
“Qualquer lugar
em que você estiver e em que o Espírito esteja presente pode ser um lugar
santo. Se você for digno da companhia constante do Espírito Santo, então
permanecerá num lugar santo”.
Depois, continuamos a discussão focando que os lugares que mais frequentamos precisam ser santos, pois fazem parte de nosso ambiente diário, e um dos locais mais importantes é lar, começando pelo seu próprio quarto. Então discuti algumas das perguntas da mensagem "Nosso refinado lar celestial" (- http://www.lds.org/liahona/2009/06/11?lang=por&country=br) sobre quais livros e revistas lá, que música escutamos, que tipos de programas de TV e vídeos na internet assistimos, etc.
Por fim, entregue à cada jovem um questionário, adaptado das perguntas feitas no discurso de conferência "Lares Sagrados, Templos Sagrados" (http://www.lds.org/liahona/2009/05/33?lang=por&country=brf)para discutirem e refletirem. Este foi o questionário:
TOUR VIRTUAL – SEU QUARTO É UM LUGAR SANTO?
01 - Imaginem que estão abrindo a porta da frente e entrando em seu quarto. O que estão vendo e como se sentem?
02 - É um lugar de amor, paz e um refúgio do mundo, como o templo?
03 - É um quarto limpo e arrumado?
04 - Ao andarem pelo quarto, vocês veem imagens edificantes, como gravuras do templo e do Salvador?
05 - É um lugar de oração pessoal?
06 - No local há conversas edificantes e pode-se passar algum tempo com alguém da família?
07 - As escrituras estão num local fácil para estudar, orar e aprender?
08 - Vocês têm um lugar para fazer seu estudo pessoal do evangelho?
09 - A música que vocês escutam ou as diversões que veem, on-line ou de outra forma, ofendem o Espírito?
10 - As conversas são edificantes, sem brigas?
“Isso conclui nossa visita. Talvez vocês, como eu, tenham encontrado alguns pontos que precisam de uma pequena “melhoria” — espero que não de “uma grande reforma”.
De lembrança, para ajudá-los a começar deixar seu quarto mais santo, dei um dos cartazes que fiz no meu post anterior para eles colocarem em um local visível do quarto deles.
Encerramos com um sorvetinho a nossa atividade. Simples, mas tivemos risadas com boas discussões.
Por enquanto é isso, estou preparando uma atividade bem bacana para fazer no templo que ficará para o próximo post. Um ótimo fim de semana pra todos!