terça-feira, 31 de julho de 2012

Ideia para Noite dos Padrões/Serão: Musical "Ser o Melhor"

Eu queria muito fazer esta postagem e chegou a hora!

Neste fim de semana, apresentamos com nossos jovens um musical, claro que deu trabalho, mas sempre é muito gratificante organizar um musical, onde as pessoas sentem um Espírito especial através da música.

Ano passado, organizamos o musical "para o vigor da juventude", e logo depois que realizado, já tinha esse musical em mente. Vi a ideia no deseretbrasil, que era entitulado "quando o profeta fala", e disso peguei o embalo para preparar um  novo programa.

O musical é inspirado nos conselhos do profeta Hinckley aos jovens, dados em 2000 - sejam gratos, sejam inteligente, sejam puros, sejam fieis, sejam humildes, orem sempre - e mesclei estes conselhos com alguns complementos do próprio Presidente Hinckley (do livro Ensinamentos de Gordon B. Hinckely, de capa verde escura) assim como do novo "Para o Vigor da Juventude". De tudo isso, elaborei o musical "Ser o melhor".

Pedi para todos virem de azul, já que é a cor de fundo do novo Para o vigor da Juventude e achei que ficou muito bacana.


E nosso convite lembra o tema da mutual deste ano, que também é a mensagem de encerramento do programa, erguei-vos e brilhai.


O roteiro segue completo abaixo com as músicas selecionadas. As partituras eu tenho boas notícias: tenho todas eletrônicas e quem quiser, deixa um recadinho com o e-mail que envio pra vcs.

Uma ótima semana pra todas!

============================


SER O MELHOR
Musical inspirado nos conselhos do profeta Hinckley aos jovens para a Noite dos Padrões

Abertura pelo bispado / Oração de abertura

Narrador: A organização das moças anualmente realiza uma Atividade de Padrões. O Manual 2 da Igreja explica que “é um programa especial que ressalta os valores morais e metas eternas e incentiva as moças a seguirem os padrões do livreto Para o Vigor da Juventude, que farão com que elas se acheguem ao Salvador”. “Os padrões proporcionam uma orientação segura para fortalecer e guiar os membros da Igreja. Se as moças seguirem os padrões do evangelho, contribuirão muito para a Igreja e para o mundo. Também serão dignas de receber as ordenanças do templo”.
Apesar de esta instrução estar aplicada as moças, sabemos que todos os membros da Igreja devem seguir estas orientações, sejam rapazes, jovens ou adultos, isto determinará muitas bênçãos que receberemos, assim como mantermos o privilégio de participarmos das ordenanças do templo.

Neste ano, apresentaremos o Musical intitulado “Ser o Melhor”. Este musical é inteiramente baseado nos Conselhos dados pelo Presidente Gordon B. Hinckley aos jovens, um profeta que inspira gerações com seus conselhos, e se importou muito com a geração atual. Serão apresentados como tópicos os padrões e conselhos dados no Folheto “Para o Vigor da Juventude”, e todas as demais citações, histórias e mensagens que serão apresentadas são ensinamentos deste líder.

Em 2000, o Profeta Hinckley proferiu um discurso com conselhos aos jovens, conselhos estes que são todos ligados aos padrões que conhecemos hoje. Ele resumiu estes conselhos em 6: Sejam Gratos, Sejam Inteligentes, Sejam Puros, Sejam Fieis, Sejam Humildes e Orem Sempre. Eles são os 6 S’s.

Música: Os seis S’s (coro)

Narrador: Sejam gratos. “O Senhor quer que vocês tenham um espírito de gratidão em tudo o que fazem e dizem. Vivam com um espírito de gratidão e terão mais felicidade e satisfação na vida (...) Vocês também expressam gratidão ao Senhor pelo modo como vivem. Ao guardarem Seus mandamentos e prestarem serviço ao próximo, vocês mostram que O amam e que são gratos a Ele. Expressem sua gratidão às pessoas que de muitas maneiras abençoam sua vida (Para o Vigor da Juventude - Gratidão).

Fala: O hábito de agradecer é uma característica dos homens e mulheres nobres. É um princípio divino. O Senhor declarou através de revelação “Agradecerás ao Senhor teu Deus em todas as coisas (...) e em nada ofende o homem a Deus (...) a não ser contra os que não confessam sua mão em todas as coisas” – D&C 59:7,21.

Fala: Tenham o coração grato. Agradeçam pelas bênçãos maravilhosas que possuem. Sejam gratos pelas formidáveis oportunidades que têm. Sejam gratos aos pais que se importam tanto com vocês e que tanto já trabalharam para sustentá-los. Externem-lhes sua gratidão. Demonstrem gratidão a todos que lhes prestarem um favor ou os ajudarem de alguma maneira.
Agradeçam ao Senhor por Sua bondade para com vocês. Agradeçam ao Todo Poderoso por Seu Filho Amado, Jesus Cristo, que fez por vocês o que ninguém mais em todo mundo poderia (...) Pensem no significado de Sua expiação infinita (...) Abram o coração para Ele agradecendo pelo dom de seu Filho Amado.
Agradeçam ao Senhor por Sua Igreja maravilhosa que foi restaurada neste período excepcional da história. Agradeçam a Ele por tudo que lhes oferece. Agradeçam pelos amigos e entes queridos, (...) pela família. Que um espírito de gratidão guie e abençoe seus dias e noites. Empenhem-se por isso e presenciarão resultados notáveis.

Música: Eu te agradeço Senhor (Duo – 2 moças)

Narrador: Sejam inteligentes. A educação é um investimento que proporciona grandes recompensas e abre as portas da oportunidade que, sem ela, permaneceriam fechadas para vocês. Planejem agora a educação que vão adquirir. Estejam dispostos a trabalhar diligentemente e a fazer sacrifícios, se necessário. Compartilhem as metas educacionais com sua família, seus amigos e líderes para que eles possam apoiá-los e encorajá-los (Para o Vigor da Juventude - Educação).

Aprendam cedo a ter sabedoria ao lidar com o dinheiro e a viver dentro de suas posses. Estabeleçam metas para si mesmos e estejam dispostos a trabalhar arduamente para alcançá-las. Sigam os ensinamentos dos profetas pagando o dízimo, evitando dívidas e economizando para o futuro. Desenvolvam a autodisciplina e sejam dignos de confiança. Façam o melhor que puderem em seus chamados da Igreja, em suas tarefas escolares, no emprego e em outros projetos dignos (Para o Vigor da Juventude – Trabalho e Autossuficiência). 

Fala: A educação é a chave para a oportunidade. Não há dúvida nenhuma de que a instrução vale a pena. Não se contentem com menos do que com seu potencial.

Vocês precisarão de toda a instrução que puderem obter. Sacrifiquem um carro ou tudo o que for necessário para qualificarem-se para o trabalho profissional. O mundo, em geral, os remunerará de acordo com o que julgar que merecerem. E seu valor aumentará à medida que vocês adquirirem mais instrução e competência em sua área de atuação.

[O Senhor] deseja que vocês treinem a mente e as mãos para que sejam uma influência positiva ao longo da vida. E ao fazerem isso, ao agirem com honradez e excelência, trarão honra para a Igreja, pois serão respeitados como homens ou mulheres de integridade, capacidade e competência.

As pequenas decisões que vocês tomam podem afetar muito a sua vida. Devo ir para a escola ou não? Devo continuar a estudar? Essa é uma grande decisão para alguns de vocês. Nossa doutrina sugere (...) que quanto mais educação recebermos, maior será nossa oportunidade de servir, e nunca se deve esquecer que o Senhor ordenou aos membros desta Igreja que aprendam pelo estudo e também pela fé (...) A Igreja encoraja seus jovens a obterem mais educação para que se qualifiquem a conseguir um lugar na sociedade de que farão parte.  Tomem decisões corretas. Tenham uma visão maior.

Fala: O trabalho é um milagre que faz com que o talento sobressaia e os sonhos se tornem realidade. É um princípio de autossuficiência, que ensinamos e enfatizamos sua importância, assim como da educação, de qualificarmos nosso povo, para que esteja apto a ganhar seu sustento.
As catástrofes abatem-se sobre as pessoas quando menos se espera: desemprego, doença e coisas desse tipo. O indivíduo deve fazer de tudo o que puder por si mesmo.
O avô de minha esposa, George Paxman, era um jovem carpinteiro que sofreu de uma hérnia estrangulada. Após sentir dores terríveis, faleceu. E sua viúva era jovem – tinha vinte e dois anos, eu creio, naquela época. Ela viveu até ficar velha, criou seus filhos, educou-os e se sustentou costurando. Ela cuidou de suas despesas. Fazia parte da tradição praticar o espírito de autossuficiência.

Música: O teste (Solo)

Narrador: Sejam puros. Seu corpo é um templo, uma dádiva preciosa de Deus. Vocês serão abençoados se cuidarem bem de seu corpo. Para cuidarem bem do corpo, comam alimentos nutritivos, exercitem-se regularmente e durmam o suficiente. Não bebam café ou chá preto. Nunca façam uso de produtos derivados do tabaco ou de qualquer tipo de bebidas alcoólicas; essas coisas viciam e são prejudiciais para o corpo e o espírito (Para o Vigor da Juventude – Saúde Física e Emocional).

Seu corpo é sagrado. Respeitem-no e não o profanem de modo algum. Vocês podem, por meio de seu vestuário e sua aparência, demonstrar que sabem o quanto seu corpo é precioso. Nunca rebaixem seus padrões de vestuário. Não usem uma ocasião especial como desculpa para a falta de recato. Quando estão bem arrumados e vestidos com recato, vocês convidam a companhia do Espírito e podem ser uma boa influência para aqueles que os cercam (Para o Vigor da Juventude – Vestuário e Aparência). 

Fala: Não tenham a visão limitada a ponto de entregarem-se ao uso do álcool, fumo e drogas. Simplesmente não é sábio fazê-lo. É burrice, perdoem-me a palavra áspera, usar cocaína, maconha ou qualquer droga que lhes roube o controle da mente. Após cada período de excitação induzido pela droga, segue-se um período de depressão. Por que gastar dinheiro com coisas que somente prejudicam? Por que tornar-se escravo de um hábito que somente prejudicará e reduzirá seu futuro?

Acreditem na palavra do Senhor. Ele fez a maravilhosa promessa que os santos que seguirem Seu conselho nesses assuntos “encontrarão sabedoria e grandes tesouros de conhecimento, sim, tesouros ocultos; E correrão e não se cansarão; e caminharão e não desfalecerão”.

Fala: Já pararam para pensar que seu corpo é santo? Vocês são filhos de Deus. Seu corpo é criação Dele. Vocês desfigurariam essa criação gravando na pele desenhos de pessoas, animais e palavras?
Vou mencionar também os brincos colocados nas orelhas e em outras partes do corpo. Eles não são atraentes. Os rapazes ficam com a aparência muito melhor sem eles e acredito que também se sentirão melhor sem eles. E vocês moças não precisam colocar vários brincos em cada orelha. Um simples par de brincos já é o suficiente.

Como é verdadeiramente bela uma jovem bem vestida que é pura em corpo e espírito. Ela é uma filha de Deus de quem seu Pai Eterno pode orgulhar-Se. Como é bonito um rapaz bem vestido. Ele é um filho de Deus, digno de possuir Seu santo sacerdócio. Ele não precisa de tatuagens nem brincos na orelha ou em outras partes do corpo.

Música: O senhor deu me um templo (Solo)

Narrador: Sejam puros. Decidam sair apenas com pessoas que tenham altos padrões morais e em cuja companhia vocês possam manter seus padrões. Lembrem-se de que um rapaz e uma moça, ao saírem juntos, têm a responsabilidade de proteger a honra e a virtude um do outro. O desenvolvimento de um relacionamento sério muito cedo na vida pode limitar o número de pessoas que vocês poderiam conhecer e, também, pode levar à imoralidade. Convidem seus pais a conhecer as pessoas com quem vocês saem (Para o vigor da Juventude – Namoro).

Se vocês forem sexualmente puros, estarão se preparando para fazer e guardar os convênios sagrados do templo. Estarão se preparando para construir um casamento sólido e para trazer filhos ao mundo como parte de uma família amorosa e eterna. Estarão se protegendo dos danos espirituais e emocionais que ocorrem quando a intimidade sexual é compartilhada fora do casamento. Também estarão se protegendo de doenças graves. O fato de permanecerem sexualmente puros vai ajudá-los a ser confiantes e verdadeiramente felizes e vai melhorar sua capacidade de tomar boas decisões agora e no futuro.

O padrão do Senhor com relação à pureza sexual é claro e imutável. Não tenham nenhuma relação sexual antes do casamento e sejam completamente fiéis a seu cônjuge após o casamento (Para o vigor da Juventude – Pureza Sexual).

Fala: O Senhor fez-nos atraentes uns para os outros com um propósito grandioso. Mas essa própria atração torna-se um barril de pólvora se não for mantida sob controle. É por isso que a Igreja opõe-se ao namoro precoce. Essa regra não tem o intuito de prejudicá-los de modo algum. Ela visa a ajudá-los e o fará, caso a observem.

Suplico-lhes que tenham cuidado, que fiquem longe do desfiladeiro do pecado, no qual é tão fácil cair. Mantenham-se puros do tenebroso e decepcionante mal da transgressão sexual. Caminhem sob a luz da paz advinda da obediência aos mandamentos do Senhor.

Fala: Embora pareça desafiador, há um modo de aplicar os tradicionais princípios morais em nossa época. Por algumas razões desconhecidas, constantemente se revela a falsa racionalização que uma vez, a muito tempo, a virtude era fácil, e agora é difícil. Gostaria de lembrar que qualquer pessoa que se sinta desse modo que nunca houve uma época desde a criação em que as mesmas forças que atuam nesses dias não estivessem também em ação. A proposta feita pela mulher de Potifar a José do Egito não é diferente da que muitos rapazes e moças enfrentam hoje.

As influências, atualmente, podem ser mais aparentes e mais sedutoras, mas não são mais convincentes. Ninguém se pode proteger completamente destas influências. Elas estão ao nosso redor. Nossa cultura está saturada delas. Porém, o mesmo tipo de auto-disciplina exercida por José tornará possível obter-se o mesmo resultado benéfico. Apesar da então chamada “nova moralidade”, apesar das tão discutidas mudanças nos padrões morais, não há substituto adequado para a virtude. Os padrões de Deus podem ser desafiados em todo o mundo, mas Deus não revoga Seus mandamentos.

Música: O corpo e a mente puros (Quarteto 2 moças e 2 rapazes) 

Narrador: Sejam fieis. Vocês são responsáveis pelas escolhas que fazem. Deus Se importa com vocês e vai ajudá-los a fazer escolhas corretas. Tenham a coragem moral de permanecer firmes na obediência à vontade de Deus, mesmo que tenham que ficar sozinhos. Ao fazerem isso, darão um exemplo para os outros seguirem. Lembrem-se de que a verdadeira liberdade advém do uso do arbítrio para escolher a obediência.  (Para o vigor da Juventude – Arbítrio e Responsabilidade).

A fidelidade também é demonstrada na honestidade. “Sejam honestos com vocês mesmos, com os outros e com Deus, o tempo todo. Ser honesto significa decidir não mentir, roubar, enganar ou trapacear de modo algum. Se vocês forem honestos, desenvolverão uma força de caráter que lhes permitirá prestar grande serviço a Deus e às pessoas. Vocês serão abençoados com paz de consciência e respeito próprio. Terão a confiança do Senhor e estarão dignos de entrar em Seus templos sagrados.
Algo intimamente associado à honestidade é a integridade. Quando somos íntegros, estamos dispostos a viver segundo nossos padrões e nossas crenças, mesmo que ninguém esteja observando”. (Para o vigor da Juventude – Honestidade e Integridade).

Fala: Não são as grandes escolhas na nossa vida que nos destroem, mas as pequenas escolhas que fazemos dia após dia; elas nos causam problemas reais que nos levam a destruição. (...) Vocês ouviram a história da mulher que foi ser entrevistada pelo bispo para renovar sua recomendação e ele perguntou se ela bebia café. Ela disse “sim, ocasionalmente”. Ela disse “você não vai permitir que uma pequena xícara de café me impeça de entrar no templo, vai?” E o bispo respondeu: “você não vai permitir que uma pequena xícara de café a impeça de entrar no templo, vai?”
“Confiança e responsabilidade são duas grandes palavras que devem guiar nossa vida se quisermos viver além de nós mesmos e atingir níveis mais altos de serviço.”

Fala: Vocês pertencem a uma igreja que foi feita forte pela lealdade e inabalável afeição de seus membros através de gerações. (...) Seja fiel à igreja em todas as circunstâncias. Eu lhes faço uma promessa que a liderança da Igreja nunca irá levá-los por caminhos desconhecidos. Ela os levará ao caminho da felicidade. 

Caminhem com fé diante Dele com suas cabeças erguidas, orgulhosos de sua participação nesta grande causa e reino que Ele restaurou a terra. Sejam verdadeiros em suas convicções. Vocês sabem o que é certo, e sabem o que é errado.Vocês sabem quando estão fazendo o que é apropriado. Vocês sabem quando estão fortalecendo uma causa justa. Sejam fieis. Sejam verdadeiros.
Música: Fé a cada passo (coro)

Narrador: Sejam humildes. Precisamos ser humildes para conseguir o arrependimento. O Salvador sofreu por nossos pecados e deu Sua vida por nós. Por meio da Expiação, vocês podem receber o perdão e ser limpos de seus pecados, ao se arrependerem. O arrependimento é mais do que o simples reconhecimento dos atos errados. É uma mudança na mente e no coração. O arrependimento inclui o processo de afastar-nos do pecado e de voltar-nos a Deus para obter o perdão. O arrependimento é motivado pelo amor a Deus e pelo sincero desejo de obedecer aos Seus mandamentos. (Para o vigor da Juventude – Arrependimento).

A humildade também pode ser demonstrada através do serviço, pois os humildes pensam em seu próximo. “O serviço prestado às pessoas é uma característica importante dos discípulos de Jesus Cristo. Um discípulo está disposto a carregar o fardo das outras pessoas e a consolar os que necessitam de consolo. Em geral, o Pai Celestial supre as necessidades das pessoas por meio de vocês (...) Ao dedicarem-se ao serviço ao próximo, vocês se achegarão ao Pai Celestial. Seu coração se encherá de amor. Aprenderão que o serviço e o sacrifício são meios de vencer o egoísmo. Desfrutarão a alegria que advém somente ao prestarmos serviço a Deus e a nossos semelhantes. Suas habilidades vão aumentar e vocês serão instrumentos nas mãos de Deus para abençoar a vida de Seus filhos”. (Para o vigor da Juventude – Serviço).

Fala: “quando eu era menino, a maioria das casas era aquecida com aquecedores em carvão. Havia fumaça negra saindo de quase todas as chaminés. No final do inverno, viam-se fuligem e sujeira em toda a parte. Realizávamos todo o ano um ritual que não nos era muito agradável, chamava-se faxina da primavera. Quando o tempo ficava mais quente, um período de pouco mais de uma semana era destinado à faxina. Todas as cortinas eram retiradas e lavadas. Em seguida, cuidadosamente passadas a ferro. As janelas eram lavadas por dentro e por fora. Que trabalho penoso tínhamos no sobrado onde morávamos. Todas as paredes eram forradas em papel, e meu pai levava para casa latas de produto de limpeza para papel de parede. Pegávamos um pouco de massa de limpeza na mão, subíamos em uma escada e começávamos pelo telhado, descendo pela parede. A massa logo ficava preta de sujeira. A tarefa era árdua e bastante cansativa, mas com resultados quase milagrosos. Era impressionante ver como as paredes limpas tinham um aspecto bem melhor.

É isso que alguns de nós precisamos fazer como nossa vida. (...) O arrependimento é um dos primeiros princípios do evangelho. O perdão é uma característica da divindade. Há esperança para vocês. Vocês tem uma vida cheia de felicidade, mesmo que o passado tenha sido manchado pelo pecado. (...) Este é o tempo e a hora certa de se arrepender de qualquer mal do passado, de pedir perdão, de subir um degrau e seguir avante com confiança e fé.

Fala: Não há espaço para arrogância em nossas vidas. Não há lugar para a vaidade. Não há lugar para o egoísmo. Se estivermos despojados de orgulho, presunção, e arrogância; se formos humildes e obedientes, então o Senhor nos guiará pela mão e responderá nossas orações. Estaremos dispostos a aprender. Estaremos dispostos a ouvir os sussurros da voz mansa e delicada para a orientação de suas vidas.

De modo geral, as pessoas mais miseráveis que conheço são as que têm obsessão por si mesmas; as pessoas mais felizes que conheço são as que se esquecem de si para servir os outros (...) Cada vez mais, observo que se reclamamos da vida, é porque estamos pensando em nós mesmos.
Por muitos anos havia um letreiro de uma loja de sapatos que eu frequentava que dizia: “reclamei porque não tinha sapatos até que vi um homem que não tinha pés”. A medicina mais eficaz para a doença da auto piedade é esquecer de nós mesmos a serviço dos outros.

Música: Sê humilde (coro)

Narrador: Orem sempre. Os padrões apresentados são um guia para ajudá-los a fazer escolhas corretas. Para ajudá-los a tornar-se tudo o que o Senhor deseja que se tornem, ajoelhem-se toda manhã e toda noite em oração a seu Pai Celestial. Expressem a Ele sua gratidão e os desejos de seu coração. Ele é a fonte de toda sabedoria. Ele vai ouvir e responder a suas orações. (Para o vigor da Juventude – Prosseguir com fé).

Fala: Orem sempre. Vocês não podem viver sem orar. Vocês sabem disso. Não podem realizar as coisas sozinhos e fazerem o melhor. Vocês precisam da ajuda do Senhor (...) e é maravilhoso ter a oportunidade de orar, com a expectativa de que suas orações serão ouvidas e respondidas. (...) Uma coisa maravilhosa sobre a oração é que ela é pessoal, é individual, é algo que ninguém se intromete quando você fala com seu Pai Celestial em nome do Senhor Jesus Cristo. Orem sempre. Peçam ao Senhor para perdoar seus pecados. Peça ao Senhor para ajudá-los. Peçam ao Senhor para abençoá-los. Peçam ao Senhor para ajudá-los a alcançar seus justos desejos. Peça ao Senhor por todas as coisas importantes que tanto significado têm em sua vida. Ele está pronto para ajudar. Nunca esqueçam disso.

Fique de joelhos e agradeça sua bondade para com você e expresse a Ele os desejos justos de seu coração. O milagre disso é que Ele ouve. Ele responde. Suas respostas – não são sempre aquelas que desejaríamos que fossem, mas não há duvida em minha que Ele responde. 

Fala: Eu, [o profeta], ofereço uma oração a vocês. Ó Deus, nosso Pai Celestial, como Teu servo eu me curvo perante Ti em oração em favor desses jovens dispersos sobre a terra que se reuniram essa noite em todos os lugares. Por favor, que Sua graça caia sobre eles. Por favor, ouça-os quando eles elevarem suas vozes em oração até Ti. Por favor, os guie gentilmente pela mão na direção que possam Te seguir. Por favor, os ajude a andar nos caminhos da verdade e da retidão e os mantenha salvos dos males do mundo. Abençoe-os para que eles possam ser felizes e responsáveis, que aproveitem a vida e bebam de sua plenitude.
Abençoe-os para que eles possam caminhar em um caminho aceitável perante Ti, como Teus filhos e filhas queridos. Cada um é Seu filho com capacidade de fazer coisas grandes e nobres. Os mantenha na estrada que conduz a realização. Salva-os dos erros que poderiam destruí-los. Se eles errarem perdoe os seus pecados e conduza-os de volta ao caminho da paz e do progresso. Por essas bênçãos eu oro humildemente com gratidão por eles e invoco Tuas bênçãos sobre eles com amor e afeição, em nome d’Aquele que carrega o fardo de nossos pecados, sim o Senhor Jesus Cristo, amém.
Música: Quando o profeta orou por mim (trio 1 rapaz e 2 moças)

Narrador: Ao terminar este programa, enfatizamos a mensagem da Primeira Presidência no Para o Vigor da Juventude, que diz: Prometemos que se cumprirem os convênios que fizeram e estes padrões, serão abençoados com a companhia do Espírito Santo, sua fé e seu testemunho vão ficar mais fortes, e vocês vão desfrutar uma felicidade cada vez maior (...) O cumprimento dos padrões deste livreto vai ajudá-los a ser dignos de entrar no templo, onde poderão realizar ordenanças sagradas por seus antepassados agora e fazer convênios essenciais para si mesmos no futuro. (Para o vigor da Juventude – Mensagem da Primeira Presidência).

Também finalizamos com a mensagem do Profeta Gordon B. Hinckley: “Tudo o que vocês possuem, o corpo e mente, foram passadas através de seus pais. Algum dia vocês serão pais e passarão à geração seguinte as qualidades de corpo e mente que receberam do passado. Não quebre a corrente das gerações de sua família. Mantenha-a forte e brilhante. Tantos dependem de você. Vocês são tão preciosos. 

Estes são os meus “6’s” – sejam gratos, sejam inteligentes, sejam limpos, sejam fieis, sejam humildes e orem sempre.”
Sabemos que ao seguir estes conselhos, seguiremos os padrões dados por Deus a nós, e assim, seremos uma luz ao mundo, mostrando nosso exemplo as nações, a luz de Cristo brilhará em nós, e louvaremos seu nome (D&C 115:5).
Música: Vossas tochas deveis elevar (coro).

Oração de encerramento

Fontes:
A Liahona, Abril 2001, Conselhos e Oração do Profeta aos Jovens, p.30;
Livro “Ensinamentos de Gordon B. Hinckley”, citações diversas;
Manual 2, Moças, tópicos padrões e atividade de padrões.
Roteiro “Quando o profeta fala” - http://www.deseretbrasil.com/quando-profeta-fala.html



sábado, 21 de julho de 2012

Ideias para encontrar mais ideias

Olá meninas

Infelizmente não tenho conseguido postar com a frequência que gostaria. Alguns probleminhas pessoais bem desafiadores, incluindo uma internação, aconteceram, mas eu e meu maridão estamos firmes e no geral, otimistas e não devemos reclamar, porque as bençãos são maiores que os problemas, com certeza.

Mas, voltando ao blog... já escutei que sou criativa e tenho ótimas ideias, e agradeço de coração a todas por tantos elogios e palavras bondosas, só que... apesar de algumas ideias realmente surgirem por mim, a grande maioria conta com uma boa dose de inspiração e busca, e assim saem as adaptações e atividades. Então hoje dedico este post para falar onde costumo procurar e o que costumo fazer para conseguir elaborar minhas ideias, quem sabe ajude vcs em tópicos que nunca postei por aqui, vamos lá:

1- A página oficial da Igreja - www.lds.org.br - conta com muitos recursos valiosos, tanto para atividades, discursos e mensagens para as moças, assim como treinamentos e instruções para as líderes. Há a página específica para os jovens - https://www.lds.org/youth?lang=por - que traz muitos artigos, que trazem muitas sugestões. Gosto também da página de sugestões de como ensinar os jovens: http://www.lds.org/service/teaching-the-gospel/teaching-children-youth-and-adults/youth?lang=por&country=br. De qualquer forma, quanto mais explorarmos este site, mais recursos encontraremos.

2- Blogs e sites - Sempre úteis e até acabamos encontrando amigos e pedindo ajuda. Na lateral do meu, vocês podem ver vários deles (que aliás, faltam alguns e vou atualizar), e destes, encontrar muitos outros. Tem atividades que já estão prontinhas nestes links, e outras é só adaptar como quiserem, mas está td bem encaminhado.

3-Adapte de outras organizações - Sou das moças, mas já adaptei atividades da soc soc para as moças, assim como da primária e até do sacerdócio, afinal de contas, a maioria dos tópicos são de igual importância para todos. Porquê não fazer uma atividade missionária com as moças, por exemplo, um dia como sister, recebendo "um chamado", criando a rotina de estudos e contatos, entre outros? Apesar de ser mais comum entre os homens, nada impede de ser feito com elas. E assim vai com vários outros tópicos, bem estar é mais comum com a soc soc, mas de igual importância aos jovens, porquê não fazer uma atividade com eles também? E por isso, podemos ver blogs, sites, livros, etc. de outras organizações para nos inspirar.

4-O google é um grande aliado, busque o que precisar - A internet é uma das maiores bençãos de hoje e o legal é que o google ou qualquer outro site de busca entende o que precisamos, de algum jeito. Então, não deixe de buscar o que precisa, mesmo que seja algo bem específico". Ano passado fizemos a atividade "não saia da trilha" e queria um chaveirinho ou alguma coisa para dar de lembrança no final que lembrasse trilha. A ideia não vinha e comecei a colocar coisas no google que vinham na cabeça, sei lá, caminho, estrada, flecha... até que consegui achar algo que lembrava pegadas, e resolvi comprar então uma botinha tipo chaveiro que demos de presente, deu certo!

5-Procure imagens também - jogue na sua busca no google imagens ou no novo site pinterest.com, que adoro, o tema que vc está trabalhando, por exemplo, acampamento sud, com certeza surgem imagens bacanas que podem trazer ideias de atividades, modelos de lembrancinhas, e por aí vai.

6- Arrisque-se no inglês ou outras línguas, mesmo sem saber falar nada - sabemos o quão a Igreja é forte em Utah e até em outros países, e por isso há muitas famílias que estão na Igreja há gerações e sabem demais o que é bom e ajuda. Então, jogue no google palavras em inglês ou em outros idiomas também, porque mesmo sem entender o conteúdo todo, fotos e alguns termos são bem compreensíveis, e já podem nos inspirar a fazer algo. Na dúvida, usa o tradutor e depois coloca a palavra+lds (acho que todas sabem, mas lds é sud em inglês) e sempre aparece alguma coisa, às vezes bem o que a gente queria!

É isso por hora, espero logo terminar alguns outros programas para postar aqui!
Espero que isso ajude vcs nas suas organizações!

Bjs!

terça-feira, 31 de julho de 2012

Ideia para Noite dos Padrões/Serão: Musical "Ser o Melhor"

Eu queria muito fazer esta postagem e chegou a hora!

Neste fim de semana, apresentamos com nossos jovens um musical, claro que deu trabalho, mas sempre é muito gratificante organizar um musical, onde as pessoas sentem um Espírito especial através da música.

Ano passado, organizamos o musical "para o vigor da juventude", e logo depois que realizado, já tinha esse musical em mente. Vi a ideia no deseretbrasil, que era entitulado "quando o profeta fala", e disso peguei o embalo para preparar um  novo programa.

O musical é inspirado nos conselhos do profeta Hinckley aos jovens, dados em 2000 - sejam gratos, sejam inteligente, sejam puros, sejam fieis, sejam humildes, orem sempre - e mesclei estes conselhos com alguns complementos do próprio Presidente Hinckley (do livro Ensinamentos de Gordon B. Hinckely, de capa verde escura) assim como do novo "Para o Vigor da Juventude". De tudo isso, elaborei o musical "Ser o melhor".

Pedi para todos virem de azul, já que é a cor de fundo do novo Para o vigor da Juventude e achei que ficou muito bacana.


E nosso convite lembra o tema da mutual deste ano, que também é a mensagem de encerramento do programa, erguei-vos e brilhai.


O roteiro segue completo abaixo com as músicas selecionadas. As partituras eu tenho boas notícias: tenho todas eletrônicas e quem quiser, deixa um recadinho com o e-mail que envio pra vcs.

Uma ótima semana pra todas!

============================


SER O MELHOR
Musical inspirado nos conselhos do profeta Hinckley aos jovens para a Noite dos Padrões

Abertura pelo bispado / Oração de abertura

Narrador: A organização das moças anualmente realiza uma Atividade de Padrões. O Manual 2 da Igreja explica que “é um programa especial que ressalta os valores morais e metas eternas e incentiva as moças a seguirem os padrões do livreto Para o Vigor da Juventude, que farão com que elas se acheguem ao Salvador”. “Os padrões proporcionam uma orientação segura para fortalecer e guiar os membros da Igreja. Se as moças seguirem os padrões do evangelho, contribuirão muito para a Igreja e para o mundo. Também serão dignas de receber as ordenanças do templo”.
Apesar de esta instrução estar aplicada as moças, sabemos que todos os membros da Igreja devem seguir estas orientações, sejam rapazes, jovens ou adultos, isto determinará muitas bênçãos que receberemos, assim como mantermos o privilégio de participarmos das ordenanças do templo.

Neste ano, apresentaremos o Musical intitulado “Ser o Melhor”. Este musical é inteiramente baseado nos Conselhos dados pelo Presidente Gordon B. Hinckley aos jovens, um profeta que inspira gerações com seus conselhos, e se importou muito com a geração atual. Serão apresentados como tópicos os padrões e conselhos dados no Folheto “Para o Vigor da Juventude”, e todas as demais citações, histórias e mensagens que serão apresentadas são ensinamentos deste líder.

Em 2000, o Profeta Hinckley proferiu um discurso com conselhos aos jovens, conselhos estes que são todos ligados aos padrões que conhecemos hoje. Ele resumiu estes conselhos em 6: Sejam Gratos, Sejam Inteligentes, Sejam Puros, Sejam Fieis, Sejam Humildes e Orem Sempre. Eles são os 6 S’s.

Música: Os seis S’s (coro)

Narrador: Sejam gratos. “O Senhor quer que vocês tenham um espírito de gratidão em tudo o que fazem e dizem. Vivam com um espírito de gratidão e terão mais felicidade e satisfação na vida (...) Vocês também expressam gratidão ao Senhor pelo modo como vivem. Ao guardarem Seus mandamentos e prestarem serviço ao próximo, vocês mostram que O amam e que são gratos a Ele. Expressem sua gratidão às pessoas que de muitas maneiras abençoam sua vida (Para o Vigor da Juventude - Gratidão).

Fala: O hábito de agradecer é uma característica dos homens e mulheres nobres. É um princípio divino. O Senhor declarou através de revelação “Agradecerás ao Senhor teu Deus em todas as coisas (...) e em nada ofende o homem a Deus (...) a não ser contra os que não confessam sua mão em todas as coisas” – D&C 59:7,21.

Fala: Tenham o coração grato. Agradeçam pelas bênçãos maravilhosas que possuem. Sejam gratos pelas formidáveis oportunidades que têm. Sejam gratos aos pais que se importam tanto com vocês e que tanto já trabalharam para sustentá-los. Externem-lhes sua gratidão. Demonstrem gratidão a todos que lhes prestarem um favor ou os ajudarem de alguma maneira.
Agradeçam ao Senhor por Sua bondade para com vocês. Agradeçam ao Todo Poderoso por Seu Filho Amado, Jesus Cristo, que fez por vocês o que ninguém mais em todo mundo poderia (...) Pensem no significado de Sua expiação infinita (...) Abram o coração para Ele agradecendo pelo dom de seu Filho Amado.
Agradeçam ao Senhor por Sua Igreja maravilhosa que foi restaurada neste período excepcional da história. Agradeçam a Ele por tudo que lhes oferece. Agradeçam pelos amigos e entes queridos, (...) pela família. Que um espírito de gratidão guie e abençoe seus dias e noites. Empenhem-se por isso e presenciarão resultados notáveis.

Música: Eu te agradeço Senhor (Duo – 2 moças)

Narrador: Sejam inteligentes. A educação é um investimento que proporciona grandes recompensas e abre as portas da oportunidade que, sem ela, permaneceriam fechadas para vocês. Planejem agora a educação que vão adquirir. Estejam dispostos a trabalhar diligentemente e a fazer sacrifícios, se necessário. Compartilhem as metas educacionais com sua família, seus amigos e líderes para que eles possam apoiá-los e encorajá-los (Para o Vigor da Juventude - Educação).

Aprendam cedo a ter sabedoria ao lidar com o dinheiro e a viver dentro de suas posses. Estabeleçam metas para si mesmos e estejam dispostos a trabalhar arduamente para alcançá-las. Sigam os ensinamentos dos profetas pagando o dízimo, evitando dívidas e economizando para o futuro. Desenvolvam a autodisciplina e sejam dignos de confiança. Façam o melhor que puderem em seus chamados da Igreja, em suas tarefas escolares, no emprego e em outros projetos dignos (Para o Vigor da Juventude – Trabalho e Autossuficiência). 

Fala: A educação é a chave para a oportunidade. Não há dúvida nenhuma de que a instrução vale a pena. Não se contentem com menos do que com seu potencial.

Vocês precisarão de toda a instrução que puderem obter. Sacrifiquem um carro ou tudo o que for necessário para qualificarem-se para o trabalho profissional. O mundo, em geral, os remunerará de acordo com o que julgar que merecerem. E seu valor aumentará à medida que vocês adquirirem mais instrução e competência em sua área de atuação.

[O Senhor] deseja que vocês treinem a mente e as mãos para que sejam uma influência positiva ao longo da vida. E ao fazerem isso, ao agirem com honradez e excelência, trarão honra para a Igreja, pois serão respeitados como homens ou mulheres de integridade, capacidade e competência.

As pequenas decisões que vocês tomam podem afetar muito a sua vida. Devo ir para a escola ou não? Devo continuar a estudar? Essa é uma grande decisão para alguns de vocês. Nossa doutrina sugere (...) que quanto mais educação recebermos, maior será nossa oportunidade de servir, e nunca se deve esquecer que o Senhor ordenou aos membros desta Igreja que aprendam pelo estudo e também pela fé (...) A Igreja encoraja seus jovens a obterem mais educação para que se qualifiquem a conseguir um lugar na sociedade de que farão parte.  Tomem decisões corretas. Tenham uma visão maior.

Fala: O trabalho é um milagre que faz com que o talento sobressaia e os sonhos se tornem realidade. É um princípio de autossuficiência, que ensinamos e enfatizamos sua importância, assim como da educação, de qualificarmos nosso povo, para que esteja apto a ganhar seu sustento.
As catástrofes abatem-se sobre as pessoas quando menos se espera: desemprego, doença e coisas desse tipo. O indivíduo deve fazer de tudo o que puder por si mesmo.
O avô de minha esposa, George Paxman, era um jovem carpinteiro que sofreu de uma hérnia estrangulada. Após sentir dores terríveis, faleceu. E sua viúva era jovem – tinha vinte e dois anos, eu creio, naquela época. Ela viveu até ficar velha, criou seus filhos, educou-os e se sustentou costurando. Ela cuidou de suas despesas. Fazia parte da tradição praticar o espírito de autossuficiência.

Música: O teste (Solo)

Narrador: Sejam puros. Seu corpo é um templo, uma dádiva preciosa de Deus. Vocês serão abençoados se cuidarem bem de seu corpo. Para cuidarem bem do corpo, comam alimentos nutritivos, exercitem-se regularmente e durmam o suficiente. Não bebam café ou chá preto. Nunca façam uso de produtos derivados do tabaco ou de qualquer tipo de bebidas alcoólicas; essas coisas viciam e são prejudiciais para o corpo e o espírito (Para o Vigor da Juventude – Saúde Física e Emocional).

Seu corpo é sagrado. Respeitem-no e não o profanem de modo algum. Vocês podem, por meio de seu vestuário e sua aparência, demonstrar que sabem o quanto seu corpo é precioso. Nunca rebaixem seus padrões de vestuário. Não usem uma ocasião especial como desculpa para a falta de recato. Quando estão bem arrumados e vestidos com recato, vocês convidam a companhia do Espírito e podem ser uma boa influência para aqueles que os cercam (Para o Vigor da Juventude – Vestuário e Aparência). 

Fala: Não tenham a visão limitada a ponto de entregarem-se ao uso do álcool, fumo e drogas. Simplesmente não é sábio fazê-lo. É burrice, perdoem-me a palavra áspera, usar cocaína, maconha ou qualquer droga que lhes roube o controle da mente. Após cada período de excitação induzido pela droga, segue-se um período de depressão. Por que gastar dinheiro com coisas que somente prejudicam? Por que tornar-se escravo de um hábito que somente prejudicará e reduzirá seu futuro?

Acreditem na palavra do Senhor. Ele fez a maravilhosa promessa que os santos que seguirem Seu conselho nesses assuntos “encontrarão sabedoria e grandes tesouros de conhecimento, sim, tesouros ocultos; E correrão e não se cansarão; e caminharão e não desfalecerão”.

Fala: Já pararam para pensar que seu corpo é santo? Vocês são filhos de Deus. Seu corpo é criação Dele. Vocês desfigurariam essa criação gravando na pele desenhos de pessoas, animais e palavras?
Vou mencionar também os brincos colocados nas orelhas e em outras partes do corpo. Eles não são atraentes. Os rapazes ficam com a aparência muito melhor sem eles e acredito que também se sentirão melhor sem eles. E vocês moças não precisam colocar vários brincos em cada orelha. Um simples par de brincos já é o suficiente.

Como é verdadeiramente bela uma jovem bem vestida que é pura em corpo e espírito. Ela é uma filha de Deus de quem seu Pai Eterno pode orgulhar-Se. Como é bonito um rapaz bem vestido. Ele é um filho de Deus, digno de possuir Seu santo sacerdócio. Ele não precisa de tatuagens nem brincos na orelha ou em outras partes do corpo.

Música: O senhor deu me um templo (Solo)

Narrador: Sejam puros. Decidam sair apenas com pessoas que tenham altos padrões morais e em cuja companhia vocês possam manter seus padrões. Lembrem-se de que um rapaz e uma moça, ao saírem juntos, têm a responsabilidade de proteger a honra e a virtude um do outro. O desenvolvimento de um relacionamento sério muito cedo na vida pode limitar o número de pessoas que vocês poderiam conhecer e, também, pode levar à imoralidade. Convidem seus pais a conhecer as pessoas com quem vocês saem (Para o vigor da Juventude – Namoro).

Se vocês forem sexualmente puros, estarão se preparando para fazer e guardar os convênios sagrados do templo. Estarão se preparando para construir um casamento sólido e para trazer filhos ao mundo como parte de uma família amorosa e eterna. Estarão se protegendo dos danos espirituais e emocionais que ocorrem quando a intimidade sexual é compartilhada fora do casamento. Também estarão se protegendo de doenças graves. O fato de permanecerem sexualmente puros vai ajudá-los a ser confiantes e verdadeiramente felizes e vai melhorar sua capacidade de tomar boas decisões agora e no futuro.

O padrão do Senhor com relação à pureza sexual é claro e imutável. Não tenham nenhuma relação sexual antes do casamento e sejam completamente fiéis a seu cônjuge após o casamento (Para o vigor da Juventude – Pureza Sexual).

Fala: O Senhor fez-nos atraentes uns para os outros com um propósito grandioso. Mas essa própria atração torna-se um barril de pólvora se não for mantida sob controle. É por isso que a Igreja opõe-se ao namoro precoce. Essa regra não tem o intuito de prejudicá-los de modo algum. Ela visa a ajudá-los e o fará, caso a observem.

Suplico-lhes que tenham cuidado, que fiquem longe do desfiladeiro do pecado, no qual é tão fácil cair. Mantenham-se puros do tenebroso e decepcionante mal da transgressão sexual. Caminhem sob a luz da paz advinda da obediência aos mandamentos do Senhor.

Fala: Embora pareça desafiador, há um modo de aplicar os tradicionais princípios morais em nossa época. Por algumas razões desconhecidas, constantemente se revela a falsa racionalização que uma vez, a muito tempo, a virtude era fácil, e agora é difícil. Gostaria de lembrar que qualquer pessoa que se sinta desse modo que nunca houve uma época desde a criação em que as mesmas forças que atuam nesses dias não estivessem também em ação. A proposta feita pela mulher de Potifar a José do Egito não é diferente da que muitos rapazes e moças enfrentam hoje.

As influências, atualmente, podem ser mais aparentes e mais sedutoras, mas não são mais convincentes. Ninguém se pode proteger completamente destas influências. Elas estão ao nosso redor. Nossa cultura está saturada delas. Porém, o mesmo tipo de auto-disciplina exercida por José tornará possível obter-se o mesmo resultado benéfico. Apesar da então chamada “nova moralidade”, apesar das tão discutidas mudanças nos padrões morais, não há substituto adequado para a virtude. Os padrões de Deus podem ser desafiados em todo o mundo, mas Deus não revoga Seus mandamentos.

Música: O corpo e a mente puros (Quarteto 2 moças e 2 rapazes) 

Narrador: Sejam fieis. Vocês são responsáveis pelas escolhas que fazem. Deus Se importa com vocês e vai ajudá-los a fazer escolhas corretas. Tenham a coragem moral de permanecer firmes na obediência à vontade de Deus, mesmo que tenham que ficar sozinhos. Ao fazerem isso, darão um exemplo para os outros seguirem. Lembrem-se de que a verdadeira liberdade advém do uso do arbítrio para escolher a obediência.  (Para o vigor da Juventude – Arbítrio e Responsabilidade).

A fidelidade também é demonstrada na honestidade. “Sejam honestos com vocês mesmos, com os outros e com Deus, o tempo todo. Ser honesto significa decidir não mentir, roubar, enganar ou trapacear de modo algum. Se vocês forem honestos, desenvolverão uma força de caráter que lhes permitirá prestar grande serviço a Deus e às pessoas. Vocês serão abençoados com paz de consciência e respeito próprio. Terão a confiança do Senhor e estarão dignos de entrar em Seus templos sagrados.
Algo intimamente associado à honestidade é a integridade. Quando somos íntegros, estamos dispostos a viver segundo nossos padrões e nossas crenças, mesmo que ninguém esteja observando”. (Para o vigor da Juventude – Honestidade e Integridade).

Fala: Não são as grandes escolhas na nossa vida que nos destroem, mas as pequenas escolhas que fazemos dia após dia; elas nos causam problemas reais que nos levam a destruição. (...) Vocês ouviram a história da mulher que foi ser entrevistada pelo bispo para renovar sua recomendação e ele perguntou se ela bebia café. Ela disse “sim, ocasionalmente”. Ela disse “você não vai permitir que uma pequena xícara de café me impeça de entrar no templo, vai?” E o bispo respondeu: “você não vai permitir que uma pequena xícara de café a impeça de entrar no templo, vai?”
“Confiança e responsabilidade são duas grandes palavras que devem guiar nossa vida se quisermos viver além de nós mesmos e atingir níveis mais altos de serviço.”

Fala: Vocês pertencem a uma igreja que foi feita forte pela lealdade e inabalável afeição de seus membros através de gerações. (...) Seja fiel à igreja em todas as circunstâncias. Eu lhes faço uma promessa que a liderança da Igreja nunca irá levá-los por caminhos desconhecidos. Ela os levará ao caminho da felicidade. 

Caminhem com fé diante Dele com suas cabeças erguidas, orgulhosos de sua participação nesta grande causa e reino que Ele restaurou a terra. Sejam verdadeiros em suas convicções. Vocês sabem o que é certo, e sabem o que é errado.Vocês sabem quando estão fazendo o que é apropriado. Vocês sabem quando estão fortalecendo uma causa justa. Sejam fieis. Sejam verdadeiros.
Música: Fé a cada passo (coro)

Narrador: Sejam humildes. Precisamos ser humildes para conseguir o arrependimento. O Salvador sofreu por nossos pecados e deu Sua vida por nós. Por meio da Expiação, vocês podem receber o perdão e ser limpos de seus pecados, ao se arrependerem. O arrependimento é mais do que o simples reconhecimento dos atos errados. É uma mudança na mente e no coração. O arrependimento inclui o processo de afastar-nos do pecado e de voltar-nos a Deus para obter o perdão. O arrependimento é motivado pelo amor a Deus e pelo sincero desejo de obedecer aos Seus mandamentos. (Para o vigor da Juventude – Arrependimento).

A humildade também pode ser demonstrada através do serviço, pois os humildes pensam em seu próximo. “O serviço prestado às pessoas é uma característica importante dos discípulos de Jesus Cristo. Um discípulo está disposto a carregar o fardo das outras pessoas e a consolar os que necessitam de consolo. Em geral, o Pai Celestial supre as necessidades das pessoas por meio de vocês (...) Ao dedicarem-se ao serviço ao próximo, vocês se achegarão ao Pai Celestial. Seu coração se encherá de amor. Aprenderão que o serviço e o sacrifício são meios de vencer o egoísmo. Desfrutarão a alegria que advém somente ao prestarmos serviço a Deus e a nossos semelhantes. Suas habilidades vão aumentar e vocês serão instrumentos nas mãos de Deus para abençoar a vida de Seus filhos”. (Para o vigor da Juventude – Serviço).

Fala: “quando eu era menino, a maioria das casas era aquecida com aquecedores em carvão. Havia fumaça negra saindo de quase todas as chaminés. No final do inverno, viam-se fuligem e sujeira em toda a parte. Realizávamos todo o ano um ritual que não nos era muito agradável, chamava-se faxina da primavera. Quando o tempo ficava mais quente, um período de pouco mais de uma semana era destinado à faxina. Todas as cortinas eram retiradas e lavadas. Em seguida, cuidadosamente passadas a ferro. As janelas eram lavadas por dentro e por fora. Que trabalho penoso tínhamos no sobrado onde morávamos. Todas as paredes eram forradas em papel, e meu pai levava para casa latas de produto de limpeza para papel de parede. Pegávamos um pouco de massa de limpeza na mão, subíamos em uma escada e começávamos pelo telhado, descendo pela parede. A massa logo ficava preta de sujeira. A tarefa era árdua e bastante cansativa, mas com resultados quase milagrosos. Era impressionante ver como as paredes limpas tinham um aspecto bem melhor.

É isso que alguns de nós precisamos fazer como nossa vida. (...) O arrependimento é um dos primeiros princípios do evangelho. O perdão é uma característica da divindade. Há esperança para vocês. Vocês tem uma vida cheia de felicidade, mesmo que o passado tenha sido manchado pelo pecado. (...) Este é o tempo e a hora certa de se arrepender de qualquer mal do passado, de pedir perdão, de subir um degrau e seguir avante com confiança e fé.

Fala: Não há espaço para arrogância em nossas vidas. Não há lugar para a vaidade. Não há lugar para o egoísmo. Se estivermos despojados de orgulho, presunção, e arrogância; se formos humildes e obedientes, então o Senhor nos guiará pela mão e responderá nossas orações. Estaremos dispostos a aprender. Estaremos dispostos a ouvir os sussurros da voz mansa e delicada para a orientação de suas vidas.

De modo geral, as pessoas mais miseráveis que conheço são as que têm obsessão por si mesmas; as pessoas mais felizes que conheço são as que se esquecem de si para servir os outros (...) Cada vez mais, observo que se reclamamos da vida, é porque estamos pensando em nós mesmos.
Por muitos anos havia um letreiro de uma loja de sapatos que eu frequentava que dizia: “reclamei porque não tinha sapatos até que vi um homem que não tinha pés”. A medicina mais eficaz para a doença da auto piedade é esquecer de nós mesmos a serviço dos outros.

Música: Sê humilde (coro)

Narrador: Orem sempre. Os padrões apresentados são um guia para ajudá-los a fazer escolhas corretas. Para ajudá-los a tornar-se tudo o que o Senhor deseja que se tornem, ajoelhem-se toda manhã e toda noite em oração a seu Pai Celestial. Expressem a Ele sua gratidão e os desejos de seu coração. Ele é a fonte de toda sabedoria. Ele vai ouvir e responder a suas orações. (Para o vigor da Juventude – Prosseguir com fé).

Fala: Orem sempre. Vocês não podem viver sem orar. Vocês sabem disso. Não podem realizar as coisas sozinhos e fazerem o melhor. Vocês precisam da ajuda do Senhor (...) e é maravilhoso ter a oportunidade de orar, com a expectativa de que suas orações serão ouvidas e respondidas. (...) Uma coisa maravilhosa sobre a oração é que ela é pessoal, é individual, é algo que ninguém se intromete quando você fala com seu Pai Celestial em nome do Senhor Jesus Cristo. Orem sempre. Peçam ao Senhor para perdoar seus pecados. Peça ao Senhor para ajudá-los. Peçam ao Senhor para abençoá-los. Peçam ao Senhor para ajudá-los a alcançar seus justos desejos. Peça ao Senhor por todas as coisas importantes que tanto significado têm em sua vida. Ele está pronto para ajudar. Nunca esqueçam disso.

Fique de joelhos e agradeça sua bondade para com você e expresse a Ele os desejos justos de seu coração. O milagre disso é que Ele ouve. Ele responde. Suas respostas – não são sempre aquelas que desejaríamos que fossem, mas não há duvida em minha que Ele responde. 

Fala: Eu, [o profeta], ofereço uma oração a vocês. Ó Deus, nosso Pai Celestial, como Teu servo eu me curvo perante Ti em oração em favor desses jovens dispersos sobre a terra que se reuniram essa noite em todos os lugares. Por favor, que Sua graça caia sobre eles. Por favor, ouça-os quando eles elevarem suas vozes em oração até Ti. Por favor, os guie gentilmente pela mão na direção que possam Te seguir. Por favor, os ajude a andar nos caminhos da verdade e da retidão e os mantenha salvos dos males do mundo. Abençoe-os para que eles possam ser felizes e responsáveis, que aproveitem a vida e bebam de sua plenitude.
Abençoe-os para que eles possam caminhar em um caminho aceitável perante Ti, como Teus filhos e filhas queridos. Cada um é Seu filho com capacidade de fazer coisas grandes e nobres. Os mantenha na estrada que conduz a realização. Salva-os dos erros que poderiam destruí-los. Se eles errarem perdoe os seus pecados e conduza-os de volta ao caminho da paz e do progresso. Por essas bênçãos eu oro humildemente com gratidão por eles e invoco Tuas bênçãos sobre eles com amor e afeição, em nome d’Aquele que carrega o fardo de nossos pecados, sim o Senhor Jesus Cristo, amém.
Música: Quando o profeta orou por mim (trio 1 rapaz e 2 moças)

Narrador: Ao terminar este programa, enfatizamos a mensagem da Primeira Presidência no Para o Vigor da Juventude, que diz: Prometemos que se cumprirem os convênios que fizeram e estes padrões, serão abençoados com a companhia do Espírito Santo, sua fé e seu testemunho vão ficar mais fortes, e vocês vão desfrutar uma felicidade cada vez maior (...) O cumprimento dos padrões deste livreto vai ajudá-los a ser dignos de entrar no templo, onde poderão realizar ordenanças sagradas por seus antepassados agora e fazer convênios essenciais para si mesmos no futuro. (Para o vigor da Juventude – Mensagem da Primeira Presidência).

Também finalizamos com a mensagem do Profeta Gordon B. Hinckley: “Tudo o que vocês possuem, o corpo e mente, foram passadas através de seus pais. Algum dia vocês serão pais e passarão à geração seguinte as qualidades de corpo e mente que receberam do passado. Não quebre a corrente das gerações de sua família. Mantenha-a forte e brilhante. Tantos dependem de você. Vocês são tão preciosos. 

Estes são os meus “6’s” – sejam gratos, sejam inteligentes, sejam limpos, sejam fieis, sejam humildes e orem sempre.”
Sabemos que ao seguir estes conselhos, seguiremos os padrões dados por Deus a nós, e assim, seremos uma luz ao mundo, mostrando nosso exemplo as nações, a luz de Cristo brilhará em nós, e louvaremos seu nome (D&C 115:5).
Música: Vossas tochas deveis elevar (coro).

Oração de encerramento

Fontes:
A Liahona, Abril 2001, Conselhos e Oração do Profeta aos Jovens, p.30;
Livro “Ensinamentos de Gordon B. Hinckley”, citações diversas;
Manual 2, Moças, tópicos padrões e atividade de padrões.
Roteiro “Quando o profeta fala” - http://www.deseretbrasil.com/quando-profeta-fala.html



sábado, 21 de julho de 2012

Ideias para encontrar mais ideias

Olá meninas

Infelizmente não tenho conseguido postar com a frequência que gostaria. Alguns probleminhas pessoais bem desafiadores, incluindo uma internação, aconteceram, mas eu e meu maridão estamos firmes e no geral, otimistas e não devemos reclamar, porque as bençãos são maiores que os problemas, com certeza.

Mas, voltando ao blog... já escutei que sou criativa e tenho ótimas ideias, e agradeço de coração a todas por tantos elogios e palavras bondosas, só que... apesar de algumas ideias realmente surgirem por mim, a grande maioria conta com uma boa dose de inspiração e busca, e assim saem as adaptações e atividades. Então hoje dedico este post para falar onde costumo procurar e o que costumo fazer para conseguir elaborar minhas ideias, quem sabe ajude vcs em tópicos que nunca postei por aqui, vamos lá:

1- A página oficial da Igreja - www.lds.org.br - conta com muitos recursos valiosos, tanto para atividades, discursos e mensagens para as moças, assim como treinamentos e instruções para as líderes. Há a página específica para os jovens - https://www.lds.org/youth?lang=por - que traz muitos artigos, que trazem muitas sugestões. Gosto também da página de sugestões de como ensinar os jovens: http://www.lds.org/service/teaching-the-gospel/teaching-children-youth-and-adults/youth?lang=por&country=br. De qualquer forma, quanto mais explorarmos este site, mais recursos encontraremos.

2- Blogs e sites - Sempre úteis e até acabamos encontrando amigos e pedindo ajuda. Na lateral do meu, vocês podem ver vários deles (que aliás, faltam alguns e vou atualizar), e destes, encontrar muitos outros. Tem atividades que já estão prontinhas nestes links, e outras é só adaptar como quiserem, mas está td bem encaminhado.

3-Adapte de outras organizações - Sou das moças, mas já adaptei atividades da soc soc para as moças, assim como da primária e até do sacerdócio, afinal de contas, a maioria dos tópicos são de igual importância para todos. Porquê não fazer uma atividade missionária com as moças, por exemplo, um dia como sister, recebendo "um chamado", criando a rotina de estudos e contatos, entre outros? Apesar de ser mais comum entre os homens, nada impede de ser feito com elas. E assim vai com vários outros tópicos, bem estar é mais comum com a soc soc, mas de igual importância aos jovens, porquê não fazer uma atividade com eles também? E por isso, podemos ver blogs, sites, livros, etc. de outras organizações para nos inspirar.

4-O google é um grande aliado, busque o que precisar - A internet é uma das maiores bençãos de hoje e o legal é que o google ou qualquer outro site de busca entende o que precisamos, de algum jeito. Então, não deixe de buscar o que precisa, mesmo que seja algo bem específico". Ano passado fizemos a atividade "não saia da trilha" e queria um chaveirinho ou alguma coisa para dar de lembrança no final que lembrasse trilha. A ideia não vinha e comecei a colocar coisas no google que vinham na cabeça, sei lá, caminho, estrada, flecha... até que consegui achar algo que lembrava pegadas, e resolvi comprar então uma botinha tipo chaveiro que demos de presente, deu certo!

5-Procure imagens também - jogue na sua busca no google imagens ou no novo site pinterest.com, que adoro, o tema que vc está trabalhando, por exemplo, acampamento sud, com certeza surgem imagens bacanas que podem trazer ideias de atividades, modelos de lembrancinhas, e por aí vai.

6- Arrisque-se no inglês ou outras línguas, mesmo sem saber falar nada - sabemos o quão a Igreja é forte em Utah e até em outros países, e por isso há muitas famílias que estão na Igreja há gerações e sabem demais o que é bom e ajuda. Então, jogue no google palavras em inglês ou em outros idiomas também, porque mesmo sem entender o conteúdo todo, fotos e alguns termos são bem compreensíveis, e já podem nos inspirar a fazer algo. Na dúvida, usa o tradutor e depois coloca a palavra+lds (acho que todas sabem, mas lds é sud em inglês) e sempre aparece alguma coisa, às vezes bem o que a gente queria!

É isso por hora, espero logo terminar alguns outros programas para postar aqui!
Espero que isso ajude vcs nas suas organizações!

Bjs!