sábado, 28 de abril de 2012

Ideia para Reunião Especial de Dia das Mães

Continuando no ritmo desta data especial, preparei uma reunião que homenageia e valoriza o papel das mães. É simples, são citações que serão lidas pelas líderes, moças e primária dos líderes gerais da Igreja.

A maioria das citações são dos manual do casamento eterno e do livro Filhas em Meu Reino. Espero que vcs gostem.

A música que as moças irão cantar é uma sugestão e está no blog Compartilhar é uma benção (tem tudo, partitura e audio) e foi postado em maio 2011 por lá.

Programa de dia das mães

 

Líder - Dentro do plano de nosso Pai Celestial, sabemos que a maternidade tem um grande valor para Deus, pois seu plano se concentra na teologia da família. No livro “Filhas em meu Reino” é explicado que esta teologia se baseia na Criação, Queda e Expiação, onde a criação da terra proporcionou um local para as famílias morarem, a queda permitiu que a família crescesse, e a expiação permite que a família seja selada para sempre.
Na proclamação da família ao mundo, é colocado que “o papel primordial da mãe é cuidar dos filhos”. Este padrão foi seguido por mulheres fieis das escrituras. Eva ensinou seus filhos a “alegria de nossa redenção e a vida eterna que Deus concede a todos os obedientes”. Rebeca priorizou que seu casamento fosse com alguém de dentro do convênio para que as bênçãos do sacerdócio não fossem perdidas para sua família. Dois mil guerreiros lutaram valorosamente ao confiarem na promessa dada por suas mães de que “Deus os livraria”. E quando Jesus Cristo nasceu, cresceu em “em sabedoria, estatura e em graça”, educado pelo amor e preocupação de sua mãe, Maria, uma mulher digna e agraciada para receber um dos maiores chamados da humanidade: ser a mãe do filho de Deus.
Por isso, os líderes da Igreja possuem uma preocupação genuína no chamado da maternidade. O que estas testemunhas especiais de Cristo já nos disseram sobre o chamado de mãe, à vocês, mulheres especiais de nossos últimos dias?

Primária: “É pelo amor, o sincero e real amor de nossos semelhantes, que realizamos mais. O amor de mãe me parece ser o mais perfeito e o mais sincero e o mais forte de todos os amores que conhecemos”– Presidente Heber J. Grant

Moças:  “Os melhores esforços de escolas e igrejas não podem compensar plenamente a falta do cuidado carinhoso de uma mãe e esposa bondosa no lar. Como mãe, orientada pelo Senhor, você tece, com fios da verdade, o caráter de seus filhos, por meio de instruções cuidadosas e exemplos dignos. Você instila na mente e no coração de seus filhos confiantes os traços de honestidade, fé em Deus, senso de dever, respeito ao próximo, bondade, autoconfiança,  e desejo de contribuir, aprender e partilhar. Nenhuma creche pode fazê-lo, esse sagrado direito e privilégio é seu” – Élder Richard G. Scott

Líder: “A maternidade é a mais nobre função ou chamado do mundo. A maternidade é a maior influência em potencial, tanto para o bem quanto para o mal, na vida humana.” – Presidente David O. Mckay

Primária: “A maternidade está próxima da divindade. É a maior e mais sagrada colaboração que um ser humano pode dar”- Presidente Howard W. Hunter

Moças: “É o seu carinho que desperta em primeiro lugar um senso de segurança, seu beijo, sua primeira noção de afeição, sua bondade e afeto, a primeira certeza de que existe amor no mundo.
As posses materiais, a conveniência social e as assim chamadas vantagens profissionais não são nada comparadas a uma posteridade justa. Na perspectiva eterna, os filhos - e não as posses materiais, os cargos, o prestígio – são nossas maiores jóias” – Presidente Ezra Taft Benson

Hino pela primária: Se vou a passeio

Lider: “A maternidade é a mais nobre função ou chamado do mundo. A maternidade é a maior influência em potencial, tanto para o bem quanto para o mal, na vida humana.” – Presidente David O. Mckay

Primária: “A maternidade está próxima da divindade. É a maior e mais sagrada colaboração que um ser humano pode dar”- Presidente Howard W. Hunter

Moças: “É o seu carinho que desperta em primeiro lugar um senso de segurança, seu beijo, sua primeira noção de afeição, sua bondade e afeto, a primeira certeza de que existe amor no mundo.
As posses materiais, a conveniência social e as assim chamadas vantagens profissionais não são nada comparadas a uma posteridade justa. Na perspectiva eterna, os filhos - e não as posses materiais, os cargos, o prestígio – são nossas maiores jóias” – Presidente Ezra Taft Benson

Primária: “O amor irrestrito da mãe se assemelha ao amor de Cristo” – Presidente Ezra Taft Benson

Líder: “Vocês são as verdadeiras construtoras da nação onde vivem, pois formaram lares onde existe força, paz e segurança. Isso constitui o verdadeiro sustentáculo de qualquer país”- Presidente Gordon B. Hinckley

Moças: “Nada há neste mundo que seja tão pessoal, inspirador e capaz de mudar vidas quanto a influência de uma mulher justa. Não existe nenhum modo perfeito de ser uma boa mãe. Cada situação é única. Cada mãe tem desafios, capacidade e habilidades diferentes e, com certeza, filhos diferentes. A escolha é diferente e única para cada mãe e cada família. Muitas conseguem ser “mães de tempo integral”, ao menos durante os primeiros anos de desenvolvimento na vida dos filhos, e muitas outras gostariam de fazer o mesmo. Algumas talvez tenham que trabalhar meio período ou período integral; outras trabalham em casa; outras ainda se dividem entre lar, família e trabalho. O que importa é que a mãe ame os filhos profundamente e que, sem deixar de dedicar-se a Deus e ao marido, coloque-os como prioridade em sua vida.
Há momentos de grande alegria e incrível realização, mas também momentos de incapacidade, monotonia e frustração. As mães podem sentir que recebem pouco ou nenhum reconhecimento pela escolha que fizeram. Às vezes, nem os maridos parecem ter a mínima idéia do trabalho que a esposa tem.
Como Igreja, temos um enorme respeito e gratidão por vocês que são mães de filhos pequenos. Queremos que sejam felizes, tenham sucesso em sua família e recebam a aprovação e o apoio de que precisam e merecem.
Espero que todas vocês, queridas irmãs, casadas ou solteiras, jamais duvidem de seu valor à vista de Deus e dos líderes da Igreja. Nós as amamos. Nós as respeitamos e somos gratos por sua influência em preservar a família e ajudar com o crescimento e a vitalidade espiritual da Igreja. Lembremo-nos de que “a família é essencial ao plano do Criador para o destino eterno de Seus filhos” – Élder M. Russel Ballard

Bispado: Mensagem às mães.

Hino pelas moças: O coração de uma mulher

Entrega do presente às mães

Oração

sábado, 21 de abril de 2012

Ideia para Progresso Pessoal: 13 dias com a minha mãe

Com os dia das mães chegando, já pensamos no mês de maio sempre com algo especial as mães, avós, bisavós e assim por diante. Já temos uma tradição de todos os anos neste mês visitarmos as viúvas da ala (que comentei neste post do blog ano passado), mas este ano queremos focar algo que ajude as meninas a ficarem mais próximas de suas próprias mães também.

Inspirada na atividade de 14 dias com Cristo (acho que é este nome), minha conselheira Melissa criou o programa 13 dias com minha Mãe. Foi feito para este ano, fazer até o dia das mães, começando dia 01 de maio até a data. São pequenas tarefas que esperamos serem feitas por cada moça com sua mãe.

No final colocamos algumas metas do progresso pessoal que podem ser cumpridas, caso elas façam todo o programa bem certinho.







Quem quiser, tenho o arquivo em pdf, deixa o e-mail para mim!

Bjos à todas!

sábado, 14 de abril de 2012

Ideia pra Progresso Pessoal: Planejamento e organização pessoal

No início do ano, entrevistei minhas moças e uma das coisas que descobri é que quase todas possuem dificuldades em planejar seu dia, semana ou mês, e consequentemente, se planejar para fazer o progresso pessoal, e que elas ficam com um pouco de preguiça ou desânimo para continuarem a fazer as suas metas.

Com isso, preparei uma mutual sobre o tema, aproveitando para elas se animarem e verem que há tempo pra tudo, também colocando as coisas de Deus em primeiro lugar. Nesta mutual as mães foram chamadas para participar também, e todas deveriam trazer seus progressos pessoais. Nós também separamos alguns materiais para elas que foram entregues, falarei de cada um.



Parte 1: Comecei a mutual primeiro focando no porquê o progresso pessoal é importante, e com isso, resumi o clássico texto das "5 razões para você amar o Progresso Pessoal" e lemos e discutimos um pouco disso juntas. O material que preparei está abaixo (está com alguns errinhos de concordância, mas dá pra corrigir):

5 Razões para você amar o Progresso Pessoal

Você quer trabalhar em seu Progresso Pessoal. Você sabe da importância dele. Talvez você não tenha ainda descoberto como significativo progresso pessoal pode ser na sua vida agora e no futuro. Para ajudar, aqui estão algumas das melhores razões para amar realmente Progresso Pessoal.

1. Porque pode mudar o mundo. Presidente Gordon B. Hinckley descreveu uma vez que as moças da Igreja como sua melhor esperança para o mundo: "Quando você salva uma garota, você salvar as gerações. Ela irá crescer em força e justiça. Ela vai casar-se na casa do Senhor. Ela vai ensinar a seus filhos os caminhos da verdade. Será que Progresso Pessoal têm poder para fazer a diferença em suas casas, entre seus amigos, comunidades e, finalmente, no mundo? Existem milhares moças na Igreja. Como não poderia este exército de moças fazer do mundo um lugar muito mais brilhante e melhor?

2. Porque pode mudar Você. Mary Mulvey “estava indo em uma direção muito ruim", ela mesma lembra. Então foi chamada para a presidência das Lauréis em sua ala, e por isso, começou a trabalhar em seu progresso pessoal. "Eu comecei com algumas das experiências mais fáceis", tentei ser mais agradável para minha irmã mais velha, e vi que realmente mudou a nossa relação. Depois definiu metas para limpar sua língua e melhorar a forma como se vestia. "Tudo que eu fiz ajudou a mudar a minha atitude global. Eu estava mudando todas as pequenas coisas que". "O Progresso Pessoal estava mudando minha vida", reflete Maria. "Ele redefiniu o que sou e me ajudou a ver onde eu preciso ir." Hoje as pessoas de sua ala muitas vezes dizem a Maria que ela agora tem um semblante visivelmente mais brilhante. Tudo começou quando ela começou seu Progresso Pessoal.

3. Porque você é sempre tão ocupada. Se você é como a maioria das moças, você pode sentir que você tem muita coisa para fazer. Quando você não está estudando para um teste escrito ou um papel, você pode estar trabalhando em um emprego depois da escola, indo para uma prática esportiva, ou fazendo tarefas em casa. Com todas estas coisas acontecendo, pode ser fácil pensar que você está ocupada demais para fazer algumas coisas realmente valiosas. Progresso Pessoal ajuda você a ganhar tempo para as coisas que serão importantes para você por muito tempo depois de tarefas que no futuro, caem na insignificância. Ele também lhe dá uma chance de tentar algo novo. E ensina-lhe o hábito de lutar pela bondade. Onde encontrar tempo para o Progresso Pessoal? Você pode usar o domingo para planejar metas para a semana, aproveitar feriados e férias, usar o computador 15 minutos a menos para fazer uma meta de estudo, entre muitas outras possibilidades. O Progresso Pessoal também ensina a integrar os objetivos espirituais em sua vida cotidiana. A Irmã Julie Beck, quando foi conselheira na presidência geral das Moças, disse que "Ele mostra que o que você faz no time de vôlei ou o clube de xadrez tem uma relação direta com quem você é como uma filha de Deus".

4. Porque ele te leva ao Templo. Alguma vez você já se perguntou por que o medalhão das Moças e seu livro Progresso Pessoal possuem o templo? A Primeira Presidência declarou: "Queremos que os jovens da Igreja sejam valentes e virtuosos servos de Deus, dedicado a viver cada dia para que eles possam ir ao templo e receber maiores bênçãos de Deus para eles". A Irmã Beck enfatiza que "O Progresso Pessoal é um curso de preparação para o templo".

5. Porque ele pode ajudá-la a alcançar seus sonhos. O que você sonha em fazer? Quem você sonha em se tornar? Seus sonhos podem começar a se realizar hoje, quando você escolhe um objetivo de progresso pessoal pequeno. Em seguida, escolha outra, e outra e outra. Com o tempo, você vai crescer na direção de seus sonhos. Mesmo depois que você ganhou o seu Reconhecimento das Moças, você ainda pode usar Progresso Pessoal e manter o seu foco espiritual e manter e alcançar os seus sonhos. Os membros da presidência geral das Moças fazem exatamente isso. Sister Susan Tanner definir uma meta de fazer uma investidura do templo por cada ano de sua vida. A Presidente Elaine Dalton chegou a seu sonho de correr uma maratona. "Demorou manhãs de levantar- se quando o meu corpo queria dormir", lembra a Irmã Dalton. "Mas como eu cruzei a linha de chegada, eu estava feliz. E eu decidi que é isso que Progresso Pessoal é realmente sobre estar focada em coisas boas, se tornando uma pessoa melhor, sentindo o Espírito, e ser feliz! ".

Texto Original - Jan Pinborough, "Five Reasons to Love Progresso Pessoal," Nova Era, Novembro 2006, 32-36

Pra fechar, passei um vídeo já de alguns anos chamado "A benção do progresso pessoal", onde duas jovens falam da diferença que as metas fizeram em sua vida. Este vídeo se encontra em uma página muito boa do próprio site oficial da Igreja sobre materiais da Organização das Moças, no link abaixo dá para baixá-lo.

http://www.lds.org/pa/display/0,17884,8115-1,00.html

Parte 2: Na continuação, falei que para poder fazer o progresso pessoal era importante que elas se organizassem pessoalmente, por isso, falei de algumas dicas para fazer o plabejamento e de como é importante escrevermos o que vamos fazer e ter algum lugar ou forma nossa para anotar o que queremos. Estas são as dicas:

Dicas de como organizar sua vida pessoal


1 - Liste as tarefas dentro de um prazo: faça uma lista com todas as atividades que você deverá cumprir durante aquele dia ou metas que devem ser cumpridas no mês. Vá colocando no papel o que vier na sua cabeça, sem preocupação com a ordem. Vasculhe a mente para saber se não foi esquecido nada;

2 - Estabeleça as prioridades: agora você deve organizar suas tarefas seguindo a ordem de importância e urgência. O mais importante vem primeiro, lembrando de deixar tempo para as atividades do Senhor, como estudo das escrituras, oração pessoal, noite e oração familiar e metas do progresso pessoal;

3 - Estipule tempo para cada tarefa: calcule de cabeça quanto tempo em média você levaria para executar cada atividade e anote. Dê uma tolerência de 15 minutos ou mais, de acordo com o que achar melhor, para finalização delas;

4 - Determine sua hora de descanso: entre um punhado e outro de tarefas, adicione um intervalo de tempo para descansar seu cérebro, em torno de uns 20 minutos para ler algo, usar na internet, conversar com um amigo ou mesmo dormir um pouco, porém, é um intervalo, isso não pode se estender e quando o tempo acabar, é preciso ter disciplina para terminar o que foi planejado;

5 - Leve consigo sua lista na hora de sair, e deixe-a em um lugar visível em casa: coloque sua listagem em uma agenda, computador de mão ou mesmo num pedaço de papel. O que importa é que suas anotações sempre estejam à mão e você as consulte várias vezes ao dia. Se surgir um imprevisto que obrigue a adiar algum compromisso, reorganize a sua agenda para incluí-lo assim que for possível;

6 - Organize o dia de amanhã diariamente: antes de terminar o dia, verifique o que não pode ser feito e junte com o que deverá ser realizado no dia seguinte. Se quiser, pode já ir fazendo os quatro primeiros passos, o que irá facilitar muito para você.

Organizar seu tempo ajudará você a agir com rapidez e eficácia. Não tente correr o tempo todo, isso não é necessário, viver sempre "acelerado" só o deixará exposto ao estresse e às doenças. Não confunda velocidade com pressa. Dedique a cada coisa o tempo de fato necessário.

O tempo é algo que você pode dar, compartilhar ou perder. Mas nunca pode "recuperar". Por isso, o tempo que você perde ou usa mal em um projeto é um recurso que você não voltará a ter. Não perca seu tempo a toa!

Fontes:



E para animá-las, nós demos uma agenda pra elas, mas não uma agenda qualquer. Ficou inclusive mais em conta, mas nós criamos a arte da agenda (créditos mais uma vez a minha conselheira na arte). Para elas poderem usar muitas vezes, montamos um esquema com horários mas com a data pra ela preencher mesmo, dentro ficou em preto e branco mesmo, e fizemos a capa colorida, mais algumas folhas nos fundos para anotações. 

                                  

Uma gráfica imprimiu fazendo a encadernaçao mas com a capa transparente e ficou assim, pedi com 100 folhas, e elas adoraram.


Demos para cada uma cópia dos textos que comentei, ficando desta forma (arquivos originais em word e o pdf da agenda posso passar pra quem quiser).

 

E por fim, pedi pra elas organizarem especificamente um planejamento escrito e visual para próximas metas do progresso pessoal. Fiz um pra mim onde posso planejar e na medida que terminar minhas metas, passo pro outro lado como cumpridas, e já posso colocar outras depois. Ficou assim (vejam, só papel e adesivos usei, bem fácil):


As meninas gostaram e fizeram o delas, levei folhas coloridas, cola, tesoura, canetinhas, clips, cada uma faz como preferir, desde que coloquem em lugar bem visível depois.


 
Fique tão animada com meu planejamento que cumpri uma das metas assim que terminei, é legal ver nosso progresso e quando mudamos as coisas.

Beijos à todas!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Divulgação para duas amigas SUD's Curitibanas

Amigos e amigas do blog, não costumo deixar espaço para publicidade, não é o objetivo do blog torná-lo comercial, porém ao mesmo tempo ajudar pessoas que acreditam e vivem nos princípios fica acima disso, e por isso vou usar o post para duas divulgações.

Na lateral direta do blog ficarão disponíveis dois links de duas membros aqui de Curitiba. A primeira é de uma promessa antiga que cumpri agora da Suzana A. Ribeiro, ela é escritora e já publicou livros como o "Elo Forte". Ainda não li, mas gostei muito da sinopse e há bons comentários e resenas. No blog dela vcs podem ver isso e como comprar.


E temos também o blog da Juliana, Ateliê Patch Bolsas, ela faz bolsas com motivos da soc soc, moças, etc. Já vi as fotos e são lindas. Vale a pena.


É só clicar nestes ícones para conhecer os trabalhos nos links. 

terça-feira, 10 de abril de 2012

Ideia para Baile: Noite de Gala

Que tal sair assim para um baile na Igreja mesmo? A foto é na entrada do meu apê há 3 anos atrás, nada demais, mas gosto dela...



Tive esta ideia, ainda não consegui aplicar, mas quem sabe um dia, pq acho que seria super legal, além de ficar super nos padrões. Seria uma atividade na semana, em duas partes (ou só a última para quem não puder): primeiro, uma aula de dança de salão, ensinando os passos mais conhecidos de danças bem clássicas, como valsa e bolero, e um pouco de descontração como um forró e sertanejo, fica a critério de qual casal poderia fazer.

E depois, fazer uma decoração bem clássica para uma noite de gala, quem sabe com um tapete vermelho (ou um improvisado), luzes e rosas, um clima de noite especial. Os meninos podem se arrumar para uma festa e as meninas se produzirem com vestidos longos ou um curto bem bonito, acho que fica bem chique e elegante.

Na próxima postagem, vem ideia para progresso pessoal, será minha mutual amanhã para ajudarmos as moças a cumprirem suas metas.

Bjos!

sábado, 7 de abril de 2012

Ideia para mutual: Culinária - Chocolates (para a Páscoa, ou qualquer outra data!)

Sabemos que o significado real da páscoa está no sacrifício de Cristo e Ressurreição, mas aproveitar a oportunidade também para fazer uma boa atividade com as meninas, ainda dá tempo por ser o mês da páscoa. Fizemos nossa mutual de páscoa, e minha mãe, que é uma cozinheira de primeira, deu as dicas de como trabalhar com o chocolate. Acredito que disso há muito melhor explicado em vários sites de culinária, mas vamos ao nosso passo a passo:

- Ao selecionar o chocolate, procure ver aqueles que são maus firmes para culinária, sem perder o sabor. Se for o caso, misture marcas para ter uma boa consistência. O chocolate hidrogenado é mais fácil de se trabalhar, mas o sabor não é muito bom, então usar só ele não é o ideal, mas também usar um chocolate ao leite com mais sabor.

- Em seguida, corte o chocolate em lâminas e coloque-o para derreter em banho maria em fogo médio, mas não derreta tudo. Guarde cerca de 1/3 para misturar depois. Isso irá "temperar" o chocolate, ou seja, quando vc terminar de derreter, desligue o fogo e coloque o restante do chocolate, que irá sozinho derreter ao ser misturado, isso dará o choque térmico, para se trabalhar na temperatura ideal.



- Tenha em mãos as formas de chocolate para fazer bombons, pirulitos ou que preferir. Quando encher, é importante bater de leve a forma na mesa para tirar pequenas bolhas que podem se formar.



- Depois de encher, coloque no freezer ou na geladeira e espere até o fundo da forma "esbranquiçar" por completo, depois disso vc pode virar em um alumínio e embalá-lo, preferencialmente o quanto antes, o chocolate derrete muito fácil no manuseio.

Espero que ajude, não é nenhuma grande novidade, mas é delicioso.
Uma ótima páscoa para todos!

sábado, 28 de abril de 2012

Ideia para Reunião Especial de Dia das Mães

Continuando no ritmo desta data especial, preparei uma reunião que homenageia e valoriza o papel das mães. É simples, são citações que serão lidas pelas líderes, moças e primária dos líderes gerais da Igreja.

A maioria das citações são dos manual do casamento eterno e do livro Filhas em Meu Reino. Espero que vcs gostem.

A música que as moças irão cantar é uma sugestão e está no blog Compartilhar é uma benção (tem tudo, partitura e audio) e foi postado em maio 2011 por lá.

Programa de dia das mães

 

Líder - Dentro do plano de nosso Pai Celestial, sabemos que a maternidade tem um grande valor para Deus, pois seu plano se concentra na teologia da família. No livro “Filhas em meu Reino” é explicado que esta teologia se baseia na Criação, Queda e Expiação, onde a criação da terra proporcionou um local para as famílias morarem, a queda permitiu que a família crescesse, e a expiação permite que a família seja selada para sempre.
Na proclamação da família ao mundo, é colocado que “o papel primordial da mãe é cuidar dos filhos”. Este padrão foi seguido por mulheres fieis das escrituras. Eva ensinou seus filhos a “alegria de nossa redenção e a vida eterna que Deus concede a todos os obedientes”. Rebeca priorizou que seu casamento fosse com alguém de dentro do convênio para que as bênçãos do sacerdócio não fossem perdidas para sua família. Dois mil guerreiros lutaram valorosamente ao confiarem na promessa dada por suas mães de que “Deus os livraria”. E quando Jesus Cristo nasceu, cresceu em “em sabedoria, estatura e em graça”, educado pelo amor e preocupação de sua mãe, Maria, uma mulher digna e agraciada para receber um dos maiores chamados da humanidade: ser a mãe do filho de Deus.
Por isso, os líderes da Igreja possuem uma preocupação genuína no chamado da maternidade. O que estas testemunhas especiais de Cristo já nos disseram sobre o chamado de mãe, à vocês, mulheres especiais de nossos últimos dias?

Primária: “É pelo amor, o sincero e real amor de nossos semelhantes, que realizamos mais. O amor de mãe me parece ser o mais perfeito e o mais sincero e o mais forte de todos os amores que conhecemos”– Presidente Heber J. Grant

Moças:  “Os melhores esforços de escolas e igrejas não podem compensar plenamente a falta do cuidado carinhoso de uma mãe e esposa bondosa no lar. Como mãe, orientada pelo Senhor, você tece, com fios da verdade, o caráter de seus filhos, por meio de instruções cuidadosas e exemplos dignos. Você instila na mente e no coração de seus filhos confiantes os traços de honestidade, fé em Deus, senso de dever, respeito ao próximo, bondade, autoconfiança,  e desejo de contribuir, aprender e partilhar. Nenhuma creche pode fazê-lo, esse sagrado direito e privilégio é seu” – Élder Richard G. Scott

Líder: “A maternidade é a mais nobre função ou chamado do mundo. A maternidade é a maior influência em potencial, tanto para o bem quanto para o mal, na vida humana.” – Presidente David O. Mckay

Primária: “A maternidade está próxima da divindade. É a maior e mais sagrada colaboração que um ser humano pode dar”- Presidente Howard W. Hunter

Moças: “É o seu carinho que desperta em primeiro lugar um senso de segurança, seu beijo, sua primeira noção de afeição, sua bondade e afeto, a primeira certeza de que existe amor no mundo.
As posses materiais, a conveniência social e as assim chamadas vantagens profissionais não são nada comparadas a uma posteridade justa. Na perspectiva eterna, os filhos - e não as posses materiais, os cargos, o prestígio – são nossas maiores jóias” – Presidente Ezra Taft Benson

Hino pela primária: Se vou a passeio

Lider: “A maternidade é a mais nobre função ou chamado do mundo. A maternidade é a maior influência em potencial, tanto para o bem quanto para o mal, na vida humana.” – Presidente David O. Mckay

Primária: “A maternidade está próxima da divindade. É a maior e mais sagrada colaboração que um ser humano pode dar”- Presidente Howard W. Hunter

Moças: “É o seu carinho que desperta em primeiro lugar um senso de segurança, seu beijo, sua primeira noção de afeição, sua bondade e afeto, a primeira certeza de que existe amor no mundo.
As posses materiais, a conveniência social e as assim chamadas vantagens profissionais não são nada comparadas a uma posteridade justa. Na perspectiva eterna, os filhos - e não as posses materiais, os cargos, o prestígio – são nossas maiores jóias” – Presidente Ezra Taft Benson

Primária: “O amor irrestrito da mãe se assemelha ao amor de Cristo” – Presidente Ezra Taft Benson

Líder: “Vocês são as verdadeiras construtoras da nação onde vivem, pois formaram lares onde existe força, paz e segurança. Isso constitui o verdadeiro sustentáculo de qualquer país”- Presidente Gordon B. Hinckley

Moças: “Nada há neste mundo que seja tão pessoal, inspirador e capaz de mudar vidas quanto a influência de uma mulher justa. Não existe nenhum modo perfeito de ser uma boa mãe. Cada situação é única. Cada mãe tem desafios, capacidade e habilidades diferentes e, com certeza, filhos diferentes. A escolha é diferente e única para cada mãe e cada família. Muitas conseguem ser “mães de tempo integral”, ao menos durante os primeiros anos de desenvolvimento na vida dos filhos, e muitas outras gostariam de fazer o mesmo. Algumas talvez tenham que trabalhar meio período ou período integral; outras trabalham em casa; outras ainda se dividem entre lar, família e trabalho. O que importa é que a mãe ame os filhos profundamente e que, sem deixar de dedicar-se a Deus e ao marido, coloque-os como prioridade em sua vida.
Há momentos de grande alegria e incrível realização, mas também momentos de incapacidade, monotonia e frustração. As mães podem sentir que recebem pouco ou nenhum reconhecimento pela escolha que fizeram. Às vezes, nem os maridos parecem ter a mínima idéia do trabalho que a esposa tem.
Como Igreja, temos um enorme respeito e gratidão por vocês que são mães de filhos pequenos. Queremos que sejam felizes, tenham sucesso em sua família e recebam a aprovação e o apoio de que precisam e merecem.
Espero que todas vocês, queridas irmãs, casadas ou solteiras, jamais duvidem de seu valor à vista de Deus e dos líderes da Igreja. Nós as amamos. Nós as respeitamos e somos gratos por sua influência em preservar a família e ajudar com o crescimento e a vitalidade espiritual da Igreja. Lembremo-nos de que “a família é essencial ao plano do Criador para o destino eterno de Seus filhos” – Élder M. Russel Ballard

Bispado: Mensagem às mães.

Hino pelas moças: O coração de uma mulher

Entrega do presente às mães

Oração

sábado, 21 de abril de 2012

Ideia para Progresso Pessoal: 13 dias com a minha mãe

Com os dia das mães chegando, já pensamos no mês de maio sempre com algo especial as mães, avós, bisavós e assim por diante. Já temos uma tradição de todos os anos neste mês visitarmos as viúvas da ala (que comentei neste post do blog ano passado), mas este ano queremos focar algo que ajude as meninas a ficarem mais próximas de suas próprias mães também.

Inspirada na atividade de 14 dias com Cristo (acho que é este nome), minha conselheira Melissa criou o programa 13 dias com minha Mãe. Foi feito para este ano, fazer até o dia das mães, começando dia 01 de maio até a data. São pequenas tarefas que esperamos serem feitas por cada moça com sua mãe.

No final colocamos algumas metas do progresso pessoal que podem ser cumpridas, caso elas façam todo o programa bem certinho.







Quem quiser, tenho o arquivo em pdf, deixa o e-mail para mim!

Bjos à todas!

sábado, 14 de abril de 2012

Ideia pra Progresso Pessoal: Planejamento e organização pessoal

No início do ano, entrevistei minhas moças e uma das coisas que descobri é que quase todas possuem dificuldades em planejar seu dia, semana ou mês, e consequentemente, se planejar para fazer o progresso pessoal, e que elas ficam com um pouco de preguiça ou desânimo para continuarem a fazer as suas metas.

Com isso, preparei uma mutual sobre o tema, aproveitando para elas se animarem e verem que há tempo pra tudo, também colocando as coisas de Deus em primeiro lugar. Nesta mutual as mães foram chamadas para participar também, e todas deveriam trazer seus progressos pessoais. Nós também separamos alguns materiais para elas que foram entregues, falarei de cada um.



Parte 1: Comecei a mutual primeiro focando no porquê o progresso pessoal é importante, e com isso, resumi o clássico texto das "5 razões para você amar o Progresso Pessoal" e lemos e discutimos um pouco disso juntas. O material que preparei está abaixo (está com alguns errinhos de concordância, mas dá pra corrigir):

5 Razões para você amar o Progresso Pessoal

Você quer trabalhar em seu Progresso Pessoal. Você sabe da importância dele. Talvez você não tenha ainda descoberto como significativo progresso pessoal pode ser na sua vida agora e no futuro. Para ajudar, aqui estão algumas das melhores razões para amar realmente Progresso Pessoal.

1. Porque pode mudar o mundo. Presidente Gordon B. Hinckley descreveu uma vez que as moças da Igreja como sua melhor esperança para o mundo: "Quando você salva uma garota, você salvar as gerações. Ela irá crescer em força e justiça. Ela vai casar-se na casa do Senhor. Ela vai ensinar a seus filhos os caminhos da verdade. Será que Progresso Pessoal têm poder para fazer a diferença em suas casas, entre seus amigos, comunidades e, finalmente, no mundo? Existem milhares moças na Igreja. Como não poderia este exército de moças fazer do mundo um lugar muito mais brilhante e melhor?

2. Porque pode mudar Você. Mary Mulvey “estava indo em uma direção muito ruim", ela mesma lembra. Então foi chamada para a presidência das Lauréis em sua ala, e por isso, começou a trabalhar em seu progresso pessoal. "Eu comecei com algumas das experiências mais fáceis", tentei ser mais agradável para minha irmã mais velha, e vi que realmente mudou a nossa relação. Depois definiu metas para limpar sua língua e melhorar a forma como se vestia. "Tudo que eu fiz ajudou a mudar a minha atitude global. Eu estava mudando todas as pequenas coisas que". "O Progresso Pessoal estava mudando minha vida", reflete Maria. "Ele redefiniu o que sou e me ajudou a ver onde eu preciso ir." Hoje as pessoas de sua ala muitas vezes dizem a Maria que ela agora tem um semblante visivelmente mais brilhante. Tudo começou quando ela começou seu Progresso Pessoal.

3. Porque você é sempre tão ocupada. Se você é como a maioria das moças, você pode sentir que você tem muita coisa para fazer. Quando você não está estudando para um teste escrito ou um papel, você pode estar trabalhando em um emprego depois da escola, indo para uma prática esportiva, ou fazendo tarefas em casa. Com todas estas coisas acontecendo, pode ser fácil pensar que você está ocupada demais para fazer algumas coisas realmente valiosas. Progresso Pessoal ajuda você a ganhar tempo para as coisas que serão importantes para você por muito tempo depois de tarefas que no futuro, caem na insignificância. Ele também lhe dá uma chance de tentar algo novo. E ensina-lhe o hábito de lutar pela bondade. Onde encontrar tempo para o Progresso Pessoal? Você pode usar o domingo para planejar metas para a semana, aproveitar feriados e férias, usar o computador 15 minutos a menos para fazer uma meta de estudo, entre muitas outras possibilidades. O Progresso Pessoal também ensina a integrar os objetivos espirituais em sua vida cotidiana. A Irmã Julie Beck, quando foi conselheira na presidência geral das Moças, disse que "Ele mostra que o que você faz no time de vôlei ou o clube de xadrez tem uma relação direta com quem você é como uma filha de Deus".

4. Porque ele te leva ao Templo. Alguma vez você já se perguntou por que o medalhão das Moças e seu livro Progresso Pessoal possuem o templo? A Primeira Presidência declarou: "Queremos que os jovens da Igreja sejam valentes e virtuosos servos de Deus, dedicado a viver cada dia para que eles possam ir ao templo e receber maiores bênçãos de Deus para eles". A Irmã Beck enfatiza que "O Progresso Pessoal é um curso de preparação para o templo".

5. Porque ele pode ajudá-la a alcançar seus sonhos. O que você sonha em fazer? Quem você sonha em se tornar? Seus sonhos podem começar a se realizar hoje, quando você escolhe um objetivo de progresso pessoal pequeno. Em seguida, escolha outra, e outra e outra. Com o tempo, você vai crescer na direção de seus sonhos. Mesmo depois que você ganhou o seu Reconhecimento das Moças, você ainda pode usar Progresso Pessoal e manter o seu foco espiritual e manter e alcançar os seus sonhos. Os membros da presidência geral das Moças fazem exatamente isso. Sister Susan Tanner definir uma meta de fazer uma investidura do templo por cada ano de sua vida. A Presidente Elaine Dalton chegou a seu sonho de correr uma maratona. "Demorou manhãs de levantar- se quando o meu corpo queria dormir", lembra a Irmã Dalton. "Mas como eu cruzei a linha de chegada, eu estava feliz. E eu decidi que é isso que Progresso Pessoal é realmente sobre estar focada em coisas boas, se tornando uma pessoa melhor, sentindo o Espírito, e ser feliz! ".

Texto Original - Jan Pinborough, "Five Reasons to Love Progresso Pessoal," Nova Era, Novembro 2006, 32-36

Pra fechar, passei um vídeo já de alguns anos chamado "A benção do progresso pessoal", onde duas jovens falam da diferença que as metas fizeram em sua vida. Este vídeo se encontra em uma página muito boa do próprio site oficial da Igreja sobre materiais da Organização das Moças, no link abaixo dá para baixá-lo.

http://www.lds.org/pa/display/0,17884,8115-1,00.html

Parte 2: Na continuação, falei que para poder fazer o progresso pessoal era importante que elas se organizassem pessoalmente, por isso, falei de algumas dicas para fazer o plabejamento e de como é importante escrevermos o que vamos fazer e ter algum lugar ou forma nossa para anotar o que queremos. Estas são as dicas:

Dicas de como organizar sua vida pessoal


1 - Liste as tarefas dentro de um prazo: faça uma lista com todas as atividades que você deverá cumprir durante aquele dia ou metas que devem ser cumpridas no mês. Vá colocando no papel o que vier na sua cabeça, sem preocupação com a ordem. Vasculhe a mente para saber se não foi esquecido nada;

2 - Estabeleça as prioridades: agora você deve organizar suas tarefas seguindo a ordem de importância e urgência. O mais importante vem primeiro, lembrando de deixar tempo para as atividades do Senhor, como estudo das escrituras, oração pessoal, noite e oração familiar e metas do progresso pessoal;

3 - Estipule tempo para cada tarefa: calcule de cabeça quanto tempo em média você levaria para executar cada atividade e anote. Dê uma tolerência de 15 minutos ou mais, de acordo com o que achar melhor, para finalização delas;

4 - Determine sua hora de descanso: entre um punhado e outro de tarefas, adicione um intervalo de tempo para descansar seu cérebro, em torno de uns 20 minutos para ler algo, usar na internet, conversar com um amigo ou mesmo dormir um pouco, porém, é um intervalo, isso não pode se estender e quando o tempo acabar, é preciso ter disciplina para terminar o que foi planejado;

5 - Leve consigo sua lista na hora de sair, e deixe-a em um lugar visível em casa: coloque sua listagem em uma agenda, computador de mão ou mesmo num pedaço de papel. O que importa é que suas anotações sempre estejam à mão e você as consulte várias vezes ao dia. Se surgir um imprevisto que obrigue a adiar algum compromisso, reorganize a sua agenda para incluí-lo assim que for possível;

6 - Organize o dia de amanhã diariamente: antes de terminar o dia, verifique o que não pode ser feito e junte com o que deverá ser realizado no dia seguinte. Se quiser, pode já ir fazendo os quatro primeiros passos, o que irá facilitar muito para você.

Organizar seu tempo ajudará você a agir com rapidez e eficácia. Não tente correr o tempo todo, isso não é necessário, viver sempre "acelerado" só o deixará exposto ao estresse e às doenças. Não confunda velocidade com pressa. Dedique a cada coisa o tempo de fato necessário.

O tempo é algo que você pode dar, compartilhar ou perder. Mas nunca pode "recuperar". Por isso, o tempo que você perde ou usa mal em um projeto é um recurso que você não voltará a ter. Não perca seu tempo a toa!

Fontes:



E para animá-las, nós demos uma agenda pra elas, mas não uma agenda qualquer. Ficou inclusive mais em conta, mas nós criamos a arte da agenda (créditos mais uma vez a minha conselheira na arte). Para elas poderem usar muitas vezes, montamos um esquema com horários mas com a data pra ela preencher mesmo, dentro ficou em preto e branco mesmo, e fizemos a capa colorida, mais algumas folhas nos fundos para anotações. 

                                  

Uma gráfica imprimiu fazendo a encadernaçao mas com a capa transparente e ficou assim, pedi com 100 folhas, e elas adoraram.


Demos para cada uma cópia dos textos que comentei, ficando desta forma (arquivos originais em word e o pdf da agenda posso passar pra quem quiser).

 

E por fim, pedi pra elas organizarem especificamente um planejamento escrito e visual para próximas metas do progresso pessoal. Fiz um pra mim onde posso planejar e na medida que terminar minhas metas, passo pro outro lado como cumpridas, e já posso colocar outras depois. Ficou assim (vejam, só papel e adesivos usei, bem fácil):


As meninas gostaram e fizeram o delas, levei folhas coloridas, cola, tesoura, canetinhas, clips, cada uma faz como preferir, desde que coloquem em lugar bem visível depois.


 
Fique tão animada com meu planejamento que cumpri uma das metas assim que terminei, é legal ver nosso progresso e quando mudamos as coisas.

Beijos à todas!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Divulgação para duas amigas SUD's Curitibanas

Amigos e amigas do blog, não costumo deixar espaço para publicidade, não é o objetivo do blog torná-lo comercial, porém ao mesmo tempo ajudar pessoas que acreditam e vivem nos princípios fica acima disso, e por isso vou usar o post para duas divulgações.

Na lateral direta do blog ficarão disponíveis dois links de duas membros aqui de Curitiba. A primeira é de uma promessa antiga que cumpri agora da Suzana A. Ribeiro, ela é escritora e já publicou livros como o "Elo Forte". Ainda não li, mas gostei muito da sinopse e há bons comentários e resenas. No blog dela vcs podem ver isso e como comprar.


E temos também o blog da Juliana, Ateliê Patch Bolsas, ela faz bolsas com motivos da soc soc, moças, etc. Já vi as fotos e são lindas. Vale a pena.


É só clicar nestes ícones para conhecer os trabalhos nos links. 

terça-feira, 10 de abril de 2012

Ideia para Baile: Noite de Gala

Que tal sair assim para um baile na Igreja mesmo? A foto é na entrada do meu apê há 3 anos atrás, nada demais, mas gosto dela...



Tive esta ideia, ainda não consegui aplicar, mas quem sabe um dia, pq acho que seria super legal, além de ficar super nos padrões. Seria uma atividade na semana, em duas partes (ou só a última para quem não puder): primeiro, uma aula de dança de salão, ensinando os passos mais conhecidos de danças bem clássicas, como valsa e bolero, e um pouco de descontração como um forró e sertanejo, fica a critério de qual casal poderia fazer.

E depois, fazer uma decoração bem clássica para uma noite de gala, quem sabe com um tapete vermelho (ou um improvisado), luzes e rosas, um clima de noite especial. Os meninos podem se arrumar para uma festa e as meninas se produzirem com vestidos longos ou um curto bem bonito, acho que fica bem chique e elegante.

Na próxima postagem, vem ideia para progresso pessoal, será minha mutual amanhã para ajudarmos as moças a cumprirem suas metas.

Bjos!

sábado, 7 de abril de 2012

Ideia para mutual: Culinária - Chocolates (para a Páscoa, ou qualquer outra data!)

Sabemos que o significado real da páscoa está no sacrifício de Cristo e Ressurreição, mas aproveitar a oportunidade também para fazer uma boa atividade com as meninas, ainda dá tempo por ser o mês da páscoa. Fizemos nossa mutual de páscoa, e minha mãe, que é uma cozinheira de primeira, deu as dicas de como trabalhar com o chocolate. Acredito que disso há muito melhor explicado em vários sites de culinária, mas vamos ao nosso passo a passo:

- Ao selecionar o chocolate, procure ver aqueles que são maus firmes para culinária, sem perder o sabor. Se for o caso, misture marcas para ter uma boa consistência. O chocolate hidrogenado é mais fácil de se trabalhar, mas o sabor não é muito bom, então usar só ele não é o ideal, mas também usar um chocolate ao leite com mais sabor.

- Em seguida, corte o chocolate em lâminas e coloque-o para derreter em banho maria em fogo médio, mas não derreta tudo. Guarde cerca de 1/3 para misturar depois. Isso irá "temperar" o chocolate, ou seja, quando vc terminar de derreter, desligue o fogo e coloque o restante do chocolate, que irá sozinho derreter ao ser misturado, isso dará o choque térmico, para se trabalhar na temperatura ideal.



- Tenha em mãos as formas de chocolate para fazer bombons, pirulitos ou que preferir. Quando encher, é importante bater de leve a forma na mesa para tirar pequenas bolhas que podem se formar.



- Depois de encher, coloque no freezer ou na geladeira e espere até o fundo da forma "esbranquiçar" por completo, depois disso vc pode virar em um alumínio e embalá-lo, preferencialmente o quanto antes, o chocolate derrete muito fácil no manuseio.

Espero que ajude, não é nenhuma grande novidade, mas é delicioso.
Uma ótima páscoa para todos!