sábado, 18 de fevereiro de 2012

Ideia para Novos Inícios: Erguei-vos e Brilhai

A maioria deve vcs deve estar agora nas conferências ou em viagem, mas como não precisei ir ao EFY este ano (aliás, estou mal acostumada, pois sempre estou com os jovens nesta época) aproveitei e finalmente consegui terminar nosso programa de Novos Inícios, mas ele ainda vai acontecer em março, então aqui vai só o roteiro com algumas ideias para falas de líderes e jovens.

O programa é uma mistura da história da Organização das Moças com o roteiro sugerido para serão do tema da mutual 2012. Espero que vcs gostem. Também tem as músicas que usaremos, e se vcs não conhecerem alguma delas, posso ver se consigo disponibilizar as partituras e letras. A ideia é também fazer uma exposição com todos os materiais das moças usados até hoje, ideia do blog "as tontas vão ao céu".

NOVOS INÍCIOS ERGUEI-VOS E BRILHAI

Início: Nosso programa esta noite irá relatar uma breve história da Organização das Moças, e sua importância nos dias de hoje, e sua relação com o tema da mutual do ano, Erguei-vos e brilhai, que também será o tema desta reunião.

O que é os Novos Inícios: Explicação conforme Manual 2 do tópico Novos Inícios 

Hino: Um Novo Início (hinário das Moças - O canto do coração)

Mensagem da Presidência aos pais e jovens: Histórico e próposito da Org. das moças e dos novos inícios.

Fundada em 1869, a organização das Moças foi originalmente conhecida como o Departamento das Senhoritas da Associação Cooperativa de Redução. Brigham Young, o segundo Presidente e Profeta de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, chamou as duas filhas e sua mãe para uma reunião especial na sala de visitas. Depois da oração familiar, o Presidente Young dirigiu-se a sua família. Entre outras coisas ele disse: “Desejo organizar minha família numa sociedade para a divulgação de hábitos de ordem para a indústria econômica e caridade; e acima de todas as coisas, desejo economizar em na extravagância no vestir, em comer e em mesmo no falar. O tempo veio quando as irmãs concordaram em dar o exemplo num mundo onde todos seguem imitações. Quero ajustar as próprias modas, ajustar o estilo para que o mundo procure ser sensato nas próximas modas a seguir. Quero minhas filhas aprendendo a trabalhar para assim o fazer. “Eu tenho tido por muito tempo em minha mente a idéia de organizar as Moças de Sião numa associação de modo que elas possam ajudar os membros mais velhos da Igreja, seus pais e mães, ensinando e praticando os princípios que eu também fui ensinado ao longo do tempo. Há uma necessidade para as jovens de receber um testemunho vivo da verdade. Desejo que nossas meninas possam obter um conhecimento do Evangelho para si. Estamos para organizar uma Associação, que eu quero que todas possam unir-se contra tudo que é mau ou imprestável, e melhorar em tudo que é bom é belo. Para não se fazer infeliz, mas viver de modo que possam estar verdadeiramente felizes nesta vida e na vida que há de vir.”

A organização das Moças foi referida por vários nomes diferentes por toda sua existência, e desde 1974 usa este título até hoje.

(...)

Hino: Celebrando a luz (Música de Michael Mclean)

Tema e lema das Moças:

Tema das classes: Pres. de classes – Abelinhas / Meninas-moças / Lauréis
Boas Vindas às abelhinhas.

Tema da mutual 2012: Explicação breve baseada na mensagem da presidência geral das moças da Liahona de Janeiro/2012.

Hino: No alto estás a brilhar (Música da mutual 2012)

História do Progresso Pessoal e da Org. das MoçasQuando a Sister Ardeth G. Kapp assumiu o cargo de Presidente Geral das Moças, não sabia o que o Senhor queria que ela fizesse. Passou meses ajoelhada pedindo por uma direção. Muitas e muitas horas de agonia, implorando por orientação. Nesse período ainda não tinha conselheiras e os cargos correlacionados completos. Assim que a organização se completou, as irmãs foram convidadas a reunirem-se todos os dias, e haviam mulheres de todos os tipos, cantoras, casadas, solteiras, jovens, idosas donas de casa e mulheres trabalhadoras. Elas traziam suas escrituras e ficavam conversando sobre o plano por horas. Certo dia após 9 horas de oração, discussão e leitura de escrituras, no quadro de avisos estava escrito: , NATUREZA DIVINA, VALOR INDIVIDUAL, CONHECIMENTO, ESCOLHAS E RESPONSABILIDADES, BOAS OBRAS e INTEGRIDADE.
Elas sentaram, entreolharam-se fixamente, choraram e testemunharam cada uma, individualmente e coletivamente:  "Isto é o que minhas moças precisam para vir a mim. Isso irá ajudá-las a viver os meus ensinamentos e a manter seus convênios"
Estas 7 "coisas" ainda não tinham nome e acabaram sendo chamadas de VALORES e assim permanecem até hoje. Havia uma discussão para que obediência e honestidade estivessem incluidos na lista. 7 membros passaram os próximos 6 meses pesquisando os valores. Elas procuraram em cada escritura, conversando e definindo cada tema. Após 9 meses, peça por peça, o Progresso Pessoal estava desenvolvido.
 A irmã Kapp foi convidada a conhecer todas as autoridades gerais. Esta foi a primeira vez que uma mulher foi convidada. Irmã Kapp apresentou os valores à Primeira Presidência, dizendo que os primeiros 3 valores tinham a ver com suas identidades. Os outros 4, com sua direção. O primeiro valor é também o primeiro princípio do evangelho: . Você não pode fazer nada na vida sem ter fé no Salvador e em Seu plano. Tudo que fazemos é pela fé que temos no Salvador. Quando entender isso, você compreenderá melhor a sua NATUREZA DIVINA, você é uma filha de Deus. Então você compreenderá e dará valor a seu VALOR INDIVIDUAL, e quando você tiver sua identidade, estará preparada para sua direção. Você estará preparada para cultivar CONHECIMENTO. Quanto mais você sabe, mais RESPONSABILIDADE terá em suas ESCOLHAS. Então você estará preparada para para educar, edificar o reino e abençoar a vida dos outros através de BOAS OBRAS. Finalmente, quando você vive o que sabe, você tem INTEGRIDADE.
Finalmente, anos mais tarde, o valor VIRTUDE, veio a completar os valores existentes, como o valor que leva ao convênio final, ao que temos de mais importante em nossas vidas, o Templo Santo.
E por isto surgiu o progresso pessoal. E hoje ele é utilizado realmente para que as jovens busquem sua identidade divina e sua direção na vida, rumo a exaltação ao lado do Pai Celestial e de Jesus Cristo. Sua importância é inestimável e jovens, pais e líderes devem acompanhar estas metas para buscarem esta direção. O progresso pessoal nos dá a oportunidade de trabalhar e aprender mais com cada um dos valores, que serão apresentados esta noite pelas jovens.
– caracterizado pela cor branca, significa pureza, é o primeiro valor por ser o primeiro princípio que determinará todas as nossas atitudes. Bruce R. McConkie escreveu: “É mais do que acreditar e saber. Devemos ser praticantes da palavra e não somente ouvintes.” (Sermons and Writings of Bruce R. McConkie). Ter fé no Salvador Jesus Cristo é muito mais do que apenas acreditar que Ele vive. A fé verdadeira é demonstrada no modo como agimos sobre o que cremos. A primeira Regra de Fé proclama: “Cremos em Deus, o Pai Eterno, em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo”. Há um grande projetista e arquiteto deste mundo e de tudo que nele há.

Há um plano magnífico atrás da vida humana. O profeta Alma disse: “Queres ainda que te mostre um sinal, quando tens o testemunho de todos estes teus irmãos, assim como o dos santos profetas? As escrituras estão diante de ti, sim, e todas as coisas mostram que existe um Deus; sim, até mesmo a Terra e tudo que existe sobre a sua face, sim, e seu movimento, sim, e também todos os planetas que se movem em sua ordem regular testemunham que existe um Criador Supremo.” (Alma 30: 44)
Como membros da igreja do Senhor, “erguemos e brilhamos” quando proclamamos ao mundo que cremos em Deus. Cremos que Ele existe; cremos que Ele tem todo o conhecimento e poder; e cremos que Ele nos criou a Sua imagem.

Natureza Divina – Representada pela cor azul, Faz-nos lembrar do céu e de onde viemos, que somos filhas de Deus, e por termos esta compreensão, somos muito especiais e belas. Nosso Pai Celestial tem uma visão bem diferente da beleza. Ele nos ensina a ser asseadas e limpas, a vestir-nos bem, enfeitar-nos bem e a cuidar de nosso corpo comendo alimentos nutritivos, exercitando-nos regularmente e dormindo o suficiente. Mas, também, Ele nos ensina que a beleza real não é ter um corpo magro e bem proporcional, pele impecável, roupas caras, acessórios e sapatos perfeitos ou cílios longos. A beleza real vem de dentro de nós e pode existir em abundância em qualquer um que a buscar. A beleza real é ser cheia de otimismo, consideração e amor. A beleza real é obtida através da prática da bondade, paciência e gentileza. A beleza real é encontrada na moça que é modesta, respeita seu corpo, é limpa em pensamento e ação, tem integridade e é devotada à retidão. A beleza real é encontrada naquelas que buscam sabedoria, desenvolvem seus talentos, aplicam os atributos da caridade, trabalham duro, praticam autocontrole e sacrificam-se pelos outros.
Obert C. Tanner disse: “Beleza em caráter é a conquista máxima.” Por isso, “erguemos e brilhamos” quando demonstramos nossa natureza divina através de atitudes que edificam nosso caráter.

Valor Individual - Faz-nos lembrar do sangue de Cristo. O Salvador acreditou que não havia preço tão alto a ser pago por nós. Ele nos amou tanto que desejosamente pagou por nós com seu próprio sangue e sua própria vida. Ele sangrou por cada poro, pagou o preço infinito. Nós somos de grande valor para o Senhor e da mesma forma Ele deve ser para nós.
Junto com a maravilhosa realidade que Deus vive e quer que sejamos felizes, está, também, a realidade que Satanás vive e quer que sejamos miseráveis. Ele não deseja que lembremos que “nossa alma é importante a vista de Deus” (D&C 18:10) e que nos tenta para acreditarmos que não temos valor. Uma razão pela qual Satanás é infeliz é porque nunca terá a chance de ter um corpo. Então, ele ataca a maneira como vemos nosso corpo com vigor impiedoso.  
Pense nas maneiras que Satanás nos tenta a buscar beleza e atratividade de modo errado – modos que verdadeiramente nos tornam menos belas e trazem trevas a nossa vida.
#1: Satanás nos fará focar demais na aparência física. Ele quer que desperdicemos nossa provação mortal pensando sobre nossa aparência física, lamuriando-nos por causa dela, e indo a extremos para tentar ser fisicamente bonitas. Ele nos fará buscar as coisas vãs do mundo ao invés do reino de Deus. De acordo com o dicionário, vaidade é algo que não tem valor real, inútil ou vazio. Satanás quer que nos preocupemos mais com nossa beleza física do que com ser como Cristo. Ele quer deixar-nos tão preocupadas com a aparência física que prejudiquemos nosso corpo com transtornos alimentares, mudemos nosso corpo através de cirurgias plásticas ou gastemos quantias excessivas de tempo e dinheiro na busca da perfeição superficial.
#2: Satanás quer que usemos nosso corpo para atrair a atenção num sentido sexual. Ao invés de usar nosso corpo como instrumento para ajudar nossos irmãos e irmãs a torná-lo um lar para nosso Pai Celestial, Satanás quer fazer-nos usar roupas que são muito justas, curtas, decotadas, ou outras maneiras sedutoras para os desejos baixos e luxuriosos do homem. Ele sussurra a mensagem potente, mas completamente falsificada, de que podemos sentir-nos belas e poderosas ao atrair a atenção para nós mesmas ao ostentar imodestamente o nosso corpo. Ele quer que ignoremos completamente o fato de que ostentar, chamar a atenção, enfatizar ou parcialmente revelar as partes sagradas de nosso corpo é, verdadeiramente, uma das coisas mais feias que uma filha de Deus poderia fazer. Isso não mostra beleza, mas fraqueza, egoísmo e falta de amor e preocupação para com os preciosos filhos de Deus em sua volta. Ser atraente através da imodéstia atrai apenas aqueles que são fracos, egoístas e não têm consideração para com as filhas de Deus.
Por isso, “erguemos e brilhamos” quando lembramos que somos de valor inestimável, e por isso, damos o devido valor à nós mesmas, e não nos rebaixamos aos padrões do mundo.

Conhecimento – representado pela cor verde, Faz-nos lembrar da natureza, quando tudo começa a crescer, e é um ciclo que nunca pára. E por isso, nós também devemos continuar crescendo e aprendendo.

Que luz maravilhosa recebemos através do evangelho de Jesus Cristo. Como membros da verdadeira e viva igreja de Cristo, nestes últimos dias, temos o conhecimento de quem somos e porque estamos aqui, na Terra. Temos profetas e apóstolos vivos para guiar-nos e ensinar-nos. Temos o poderoso dom do Espírito Santo. Temos templos onde convênios poderosos são feitos e famílias são seladas para sempre. Temos a Palavra de Sabedoria e padrões morais para manter-nos livres dos vícios e das forças destrutivas. Temos o Livro de Mórmon – outro testamento de Jesus Cristo. Temos o poder do sacerdócio, de modo que o poder e a autoridade de Deus podem estar aqui, na Terra, em nossos dias. O evangelho de Jesus Cristo nos dá direção, esperança, conhecimento, bênçãos, força e luz.

Nós “erguemos e brilhamos” quando valorizamos o conhecimento que adquirimos e continuamos a estudar e aprender constantemente.

Escolhas e Responsabilidades - É a cor que lembra atenção. Nós temos muitas escolhas a serem feitas e por isso precisamos orar sempre para tomarmos as decisões corretas. Precisamos usar a ATENÇÃO ao fazermos escolhas.
Sempre que escolhemos, as pessoas ao nosso redor são afetadas de alguma forma. Especialmente como membros desta Igreja, nosso exemplo, seja bom ou ruim, é sempre observado, e por isso a responsabilidade de escolher o certo aumenta ainda mais.
A palavra “estandarte” é usada em Doutrina & Convênios 115:4: “Erguei-vos e Brilhai, para que vossa luz seja um estandarte para as nações.” (D&C 115:4) Estandarte é um emblema de união e disciplina. Devemos ter união e disciplina ao cumprir as regras ou diretrizes estabelecidas por Deus. Seus padrões são eternos e inalteráveis. Mas, infelizmente, muitas pessoas no nosso mundo de hoje estão sugerindo que não há absolutamente nenhum padrão estabelecido por Deus pelo qual possamos viver.
Élder Oaks disse: “Vivemos em um mundo onde cada vez mais pessoas de influência estão ensinando ou expressando em ações uma crença de que não há certo ou errado absolutos, que toda autoridade e todas as regras de comportamento são escolhas feitas pelos homens que podem prevalecer aos mandamentos de Deus. Muitos até questionam se há um Deus... Nessas circunstâncias perturbadas, nós, que cremos em Deus e... na verdade do certo e do errado absolutos, temos o desafio de viver em um mundo ateu e crescentemente amoral. Nesta circunstância, todos nós – e especialmente vocês, da geração em ascensão – temos o dever de levantar-nos e falar para afirmar que Deus existe e que há verdades absolutas...” (Serão do SEI, 11 de setembro de 2011).
“Erguemos e brilhamos” quando escolhemos o que é estabelecido por Deus, e assumimos a responsabilidade de viver no mundo sem ser alguém do mundo.

Boas Obras – Representada pela cor amarela, são os Raios de Sol. O ato de servir ao próximo nos faz sentir um calor em nosso coração assim como o Sol nos aquece. Somos sempre abençoados quando servimos. O Senhor quer que todos os Seus filhos tenham a luz que vem do evangelho e é por isso que Ele mandou os membros de Sua igreja erguer-se e brilhar, para mostrar a luz do Salvador a todo o mundo. E esta luz somente pode ser espalhada e mostrada quando servimos as pessoas, ao falar do evangelho para um amigo, ao ajudar uma mãe em dificuldade, ao cuidar de um enfermo, ou mesmo quando demonstramos nosso amor através de um telefonema carinhoso ou uma visita rápida.
O Senhor disse: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte, nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:14-16).
“Erguemos e brilhamos” quando fazemos algo por alguém sem esperar nada em troca.

Integridade – Representada pela cor púrpura, antigamente era considerada uma Cor Real. Tingir um tecido era muito difícil há muitos anos e extremamente caro, portanto somente as pessoas nascidas na realeza (Reis e Rainhas) tinham condições de comprar roupas na cor púrpura. Tornou-se, portanto, o símbolo da realeza. Somos filhos de um Rei.Filhas de um Pai Celestial. Um dia, se vivermos dignamente, seremos princesas e Rainhas. Precisamos ser íntegras para conseguir tal feito. Se tivermos integridade, teremos todos os valores em nosso coração também.

Nas palavras de James E. Faust: “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, agora, tem uma identidade mundial. Defende muitas coisas, inclusive integridade, honestidade e propósito moral elevado. Como instituição, defende algo diferente dos padrões e moralidades atuais. Nós, como membros individuais da Igreja, também temos uma identidade própria. Cada um de nós defende algo: seja forte ou não forte, seja bom ou não tão bom. Devemos reconhecer a conveniência e importância de cada membro erguer-se e ser contado total, completa e abertamente para o que a Igreja deve representar em nossa vida.” (“To Reach Even Unto You,” pg 122).

“Erguemos e brilhamos” quando somos íntegras mantendo nossos padrões elevados, lembrando que nascemos para ser rainhas, e por isso, nos portamos como alguém de origem real.

Virtude - Dois dias depois de os santos chegarem ao Vale do Lago Salgado, Brigham Young e seus companheiros subiram ao Pico Ensign. Ali no alto, desfraldaram um estandarte — uma faixa amarela, amarrada a uma bengala, que simbolizava um estandarte para as nações. Os santos deviam ser a luz, o estandarte. Em Abril de 2008, a presidência geral das moças hasteou um estandarte com uma bengala e um xale peruano dourado. Aquele era nosso estandarte, nosso padrão para as nações — a nossa bandeira que conclama “o retorno à virtude”. A cor da virtude é dourada, porque o ouro é puro. Ele brilha. É macio, não é áspero nem grosseiro. É precioso. O ouro deve ser refinado.

Nosso mundo atual tem um momento difícil esperando por qualquer coisa. Vivemos num mundo de gratificação instantânea. Élder Ucthdorf ensinou: “Paciência – a habilidade de colocar nossos desejos em espera por um tempo – é uma virtude rara e preciosa” (Conferência Geral, abril de 2010, “Continua em Paciência”).
Uma das maneiras pelas quais a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é um estandarte para o mundo é através de seus ensinamentos sobre a importância da família e do casamento. Cremos que a família é parte central do plano de felicidade de nosso Pai Celestial. Cremos que os poderes de procriação são um dom sagrado e que devemos esperar para usá-los dentro dos laços do casamento. Embora muitos do mundo não têm esta mesma crença, entendemos que esperar até o casamento para usar nossos poderes de procriação é essencial a nossa felicidade, nossa paz, nossa família eterna e nossa vida eterna.
Elaine Dalton também disse: “Você entende que possui um poder sagrado que envolve a responsabilidade sagrada de trazer outros espíritos à Terra para receber um corpo no qual abrigar seus espíritos eternos. Este poder envolve outra alma sagrada. Você é uma guardiã de algo “mais precioso que os rubis”. Seja fiel. Seja obediente. Prepare-se agora para que possa qualificar-se para receber todas as bênçãos que a aguardam nos templos santos do Senhor.” (Conferência Geral, abril de 2011).

“Erguemos e brilhamos” quando somos guardiãs da virtude, benção inestimável de nosso Pai Celestial.

Hino: Guardiãs da virtude (cantado na conf. geral das moças de abr/2011, parte do material "Cremos") 

Palavras Encerramento: A presidente Geral das Moças Elaine Dalton escreveu: “A decisão de „erguer-se e brilhar‟ é de vocês. Acredito que quando vocês despertarem e levantarem-se, sua luz será um estandarte para todas as nações, mas também acredito que seus padrões serão uma luz para as nações. Vocês estão reservadas. Vocês se distinguiram na existência pré-mortal. Sua linhagem carrega consigo um convênio e promessas… Pela maneira como vivem o evangelho, refletem a luz de [Cristo]. Seu exemplo terá um efeito poderoso para o bem, na Terra. „Erguei-vos e brilhai, para que vossa luz seja um estandarte para as nações‟ é um chamado para cada uma de vocês. É um chamado para mover-se para um patamar mais elevado. É um chamado para liderança – liderar em decência, pureza, modéstia e santidade. É um chamado para compartilhar esta luz com os outros. É tempo para „erguer-se e brilhar‟.” (“It Shows in Your Face,” Ensign, May 2006)

Hino: Guardiões de sua luz (música da mutual 2007)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Ideia para conferência / acampamento: Arrumando as malas

Olá meninas

Não sei devo ficar falando de mim, mas desta vez não resisti e vou contar, ganhei meu novo medalhão das moças! Apesar de todo tempo que tenho servido na organização, tinha somente o medalhão que ganhei como moça, e fiz o progresso pessoal com todo o cuidado, inclusive refiz metas que achei que não tinha dado meu melhor, e foi muito bom mesmo. Claro que não vou parar, sempre há metas e projetos para fazer e criar, mas o gostinho do medalhão é muito bom.

Já podia ter recebido ano passado, mas de tanta correria, demorei mais de 2 meses para ter as assinaturas no certificado, a entrevista com o bispo e tbém um dia para meu marido, que é do sumo conselho da estaca, estar lá pq ele queria ver eu ganhar, mas meu dia chegou! Se vcs ainda não fazem, façam! Vale muito a pena.




Mas chega disso e vamos ao que interessa. Estamos na véspera da maioria dos acampamentos, conferências de carnaval e do EFY em especial este ano. Perto da hora, sempre bate a dúvida: o que levar? Então aqui vai um modelo que pode ajudar vcs. Vou colocar uma para acampamento e uma para conferência, que são bem similares, mas pra acampar tem alguns extras, mas vcs adaptam de acordo com a necessidade de vcs:

================

Acampamento - Providências e instruções 
Tema: incluir escritura tema

Local: ??
Data: ?? a ?? do mês de ??
Horário: saída às ??h?? da ala ??, dia ??/??
Retornaremos à Capela dia ??, em torno de ??h??


Lista de providências (o que levar):

* Para passar a noite – colchonete, saco de dormir, travesseiro, roupa de cama, cobertor, etc.
* As moças que possuírem barraca poderão levá-la, as líderes ajudarão a transportá-la.
* Artigos de higiene pessoal – sabonete, xampu, pasta de dente, escova dental, pente, absorventes, toalha de rosto e toalha de banho, desodorantes, prendedores de cabelo, etc.
* Roupas confortáveis: calça, shorts, tênis, meias, camisetas, moletons, etc. Evitem levar calça que dificultem a locomoção. Também levar pijama ou similar para passar a noite, e roupa de banho (maiô).
* Repelentes ou inseticidas contra insetos, protetor solar e boné ou chapéu confortável.
* Lanternas e pilhas, também levar garrafinha de água.
* Se alguém fizer ou estiver fazendo uso de algum medicamento específico, comunicar às líderes.
* Escrituras – tríplice do Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios, e a Bíblia.
* Manual de Acampamento das Moças, Progresso Pessoal, seu diário, papel e caneta.
* Muita animação e alegria.

Atenção – cuidados para o acampamento:

* Todas as moças deverão participar juntas de todas as atividades do acampamento.
* Selecione seu vestuário para que esteja dentro dos padrões do "Para o Vigor da Juventude".
* Nos horários livres, não será permitido se ausentar das dependências do local, sozinhas ou em grupos de moças, somente em caso de emergência e com o conhecimento das líderes.
* Todos os horários das atividades e refeições serão cumpridos, e não podemos deixar atrasos acontecerem.
* Tenham o máximo de cuidado com a conservação do local, em especial com a Flora (árvores e plantas) assim como as demais instalações, deixando o local melhor do que quando chegamos.

Com todas as providências e cuidados preparados, teremos mais tempo de nos divertir e aprender juntas, e teremos um excelente acampamento! Se vocês tiverem qualquer dificuldade ou dúvidas, procurem a Presidência para ajudá-las.

================
Conferência de Jovens - Providências e instruções 
Tema: incluir escritura tema
Local: ??
Data: ?? a ?? do mês de ??
Horário: saída às ??h?? da ala ??, dia ??/??
Retornaremos à Capela dia ??, em torno de ??h??

Lista de providências (o que levar):

* Para passar a noite – travesseiro, roupa de cama, cobertor, etc.
* Artigos de higiene pessoal – sabonete, xampu, pasta de dente, escova dental, pente, absorventes, toalha de rosto e toalha de banho, desodorantes, prendedores de cabelo, etc.
* Roupas confortáveis: calça, shorts, tênis, meias, camisetas, moletons, etc. Evitem levar calça que dificultem a locomoção. Também levar pijama ou similar para passar a noite, e roupa de banho (maiô).
* Roupa dominical para as reuniões.
* Roupa ou traje especial para baile (se houver).
* Repelentes ou inseticidas contra insetos, protetor solar e boné ou chapéu confortável.
* Lanternas e pilhas, também levar garrafinha de água.
* Se alguém fizer ou estiver fazendo uso de algum medicamento específico, comunicar às líderes.
* Escrituras – tríplice do Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios, e a Bíblia.
* Seu diário, papel e caneta.
* Muita animação e alegria.

Atenção – cuidados para a conferência:

* Todos deverão participar de todas as atividades do programa da conferência. 
* Nos horários livres, não será permitido se ausentar das dependências do local, sozinhos ou em grupos, somente em caso de emergência e com o conhecimento dos líderes.
* Todos os horários das atividades e refeições serão cumpridos, e não podemos deixar atrasos acontecerem.
* Tenham o máximo de cuidado com a conservação do local, em especial com a Flora (árvores e plantas) assim como as demais instalações, deixando o local melhor do que quando chegamos.

Com todas as providências e cuidados preparados, teremos mais tempo de nos divertir e aprender, e teremos um excelente programa da conferência! Se vocês tiverem qualquer dificuldade ou dúvidas, procurem a Presidência para ajudá-los.
* Selecione seu vestuário para que esteja dentro dos padrões do "Para o Vigor da Juventude".

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ideia para mural: Cartaz do tema da mutual 2012

Bom, estou meio corrida essas dias com viagens de trabalho, só este mês são 3! Mas pra não passar em branco estes dias, aqui está o cartaz que fiz para nosso mural do ano, com a escritura tema e um resumo dos conselhos da presidência geral das moças.

Sendo o medalhão mencionado e acho que tem tudo a ver mesmo, ficou de fundo.
Quem quiser, mando o modelo em word por e-mail, só me passar o endereço.



Estou trabalhando nos novos inícios que vamos fazer com o tema também, logo devo postar aqui.
Bjos!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Ideia para Novos Inícios: Erguei-vos e Brilhai

A maioria deve vcs deve estar agora nas conferências ou em viagem, mas como não precisei ir ao EFY este ano (aliás, estou mal acostumada, pois sempre estou com os jovens nesta época) aproveitei e finalmente consegui terminar nosso programa de Novos Inícios, mas ele ainda vai acontecer em março, então aqui vai só o roteiro com algumas ideias para falas de líderes e jovens.

O programa é uma mistura da história da Organização das Moças com o roteiro sugerido para serão do tema da mutual 2012. Espero que vcs gostem. Também tem as músicas que usaremos, e se vcs não conhecerem alguma delas, posso ver se consigo disponibilizar as partituras e letras. A ideia é também fazer uma exposição com todos os materiais das moças usados até hoje, ideia do blog "as tontas vão ao céu".

NOVOS INÍCIOS ERGUEI-VOS E BRILHAI

Início: Nosso programa esta noite irá relatar uma breve história da Organização das Moças, e sua importância nos dias de hoje, e sua relação com o tema da mutual do ano, Erguei-vos e brilhai, que também será o tema desta reunião.

O que é os Novos Inícios: Explicação conforme Manual 2 do tópico Novos Inícios 

Hino: Um Novo Início (hinário das Moças - O canto do coração)

Mensagem da Presidência aos pais e jovens: Histórico e próposito da Org. das moças e dos novos inícios.

Fundada em 1869, a organização das Moças foi originalmente conhecida como o Departamento das Senhoritas da Associação Cooperativa de Redução. Brigham Young, o segundo Presidente e Profeta de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, chamou as duas filhas e sua mãe para uma reunião especial na sala de visitas. Depois da oração familiar, o Presidente Young dirigiu-se a sua família. Entre outras coisas ele disse: “Desejo organizar minha família numa sociedade para a divulgação de hábitos de ordem para a indústria econômica e caridade; e acima de todas as coisas, desejo economizar em na extravagância no vestir, em comer e em mesmo no falar. O tempo veio quando as irmãs concordaram em dar o exemplo num mundo onde todos seguem imitações. Quero ajustar as próprias modas, ajustar o estilo para que o mundo procure ser sensato nas próximas modas a seguir. Quero minhas filhas aprendendo a trabalhar para assim o fazer. “Eu tenho tido por muito tempo em minha mente a idéia de organizar as Moças de Sião numa associação de modo que elas possam ajudar os membros mais velhos da Igreja, seus pais e mães, ensinando e praticando os princípios que eu também fui ensinado ao longo do tempo. Há uma necessidade para as jovens de receber um testemunho vivo da verdade. Desejo que nossas meninas possam obter um conhecimento do Evangelho para si. Estamos para organizar uma Associação, que eu quero que todas possam unir-se contra tudo que é mau ou imprestável, e melhorar em tudo que é bom é belo. Para não se fazer infeliz, mas viver de modo que possam estar verdadeiramente felizes nesta vida e na vida que há de vir.”

A organização das Moças foi referida por vários nomes diferentes por toda sua existência, e desde 1974 usa este título até hoje.

(...)

Hino: Celebrando a luz (Música de Michael Mclean)

Tema e lema das Moças:

Tema das classes: Pres. de classes – Abelinhas / Meninas-moças / Lauréis
Boas Vindas às abelhinhas.

Tema da mutual 2012: Explicação breve baseada na mensagem da presidência geral das moças da Liahona de Janeiro/2012.

Hino: No alto estás a brilhar (Música da mutual 2012)

História do Progresso Pessoal e da Org. das MoçasQuando a Sister Ardeth G. Kapp assumiu o cargo de Presidente Geral das Moças, não sabia o que o Senhor queria que ela fizesse. Passou meses ajoelhada pedindo por uma direção. Muitas e muitas horas de agonia, implorando por orientação. Nesse período ainda não tinha conselheiras e os cargos correlacionados completos. Assim que a organização se completou, as irmãs foram convidadas a reunirem-se todos os dias, e haviam mulheres de todos os tipos, cantoras, casadas, solteiras, jovens, idosas donas de casa e mulheres trabalhadoras. Elas traziam suas escrituras e ficavam conversando sobre o plano por horas. Certo dia após 9 horas de oração, discussão e leitura de escrituras, no quadro de avisos estava escrito: , NATUREZA DIVINA, VALOR INDIVIDUAL, CONHECIMENTO, ESCOLHAS E RESPONSABILIDADES, BOAS OBRAS e INTEGRIDADE.
Elas sentaram, entreolharam-se fixamente, choraram e testemunharam cada uma, individualmente e coletivamente:  "Isto é o que minhas moças precisam para vir a mim. Isso irá ajudá-las a viver os meus ensinamentos e a manter seus convênios"
Estas 7 "coisas" ainda não tinham nome e acabaram sendo chamadas de VALORES e assim permanecem até hoje. Havia uma discussão para que obediência e honestidade estivessem incluidos na lista. 7 membros passaram os próximos 6 meses pesquisando os valores. Elas procuraram em cada escritura, conversando e definindo cada tema. Após 9 meses, peça por peça, o Progresso Pessoal estava desenvolvido.
 A irmã Kapp foi convidada a conhecer todas as autoridades gerais. Esta foi a primeira vez que uma mulher foi convidada. Irmã Kapp apresentou os valores à Primeira Presidência, dizendo que os primeiros 3 valores tinham a ver com suas identidades. Os outros 4, com sua direção. O primeiro valor é também o primeiro princípio do evangelho: . Você não pode fazer nada na vida sem ter fé no Salvador e em Seu plano. Tudo que fazemos é pela fé que temos no Salvador. Quando entender isso, você compreenderá melhor a sua NATUREZA DIVINA, você é uma filha de Deus. Então você compreenderá e dará valor a seu VALOR INDIVIDUAL, e quando você tiver sua identidade, estará preparada para sua direção. Você estará preparada para cultivar CONHECIMENTO. Quanto mais você sabe, mais RESPONSABILIDADE terá em suas ESCOLHAS. Então você estará preparada para para educar, edificar o reino e abençoar a vida dos outros através de BOAS OBRAS. Finalmente, quando você vive o que sabe, você tem INTEGRIDADE.
Finalmente, anos mais tarde, o valor VIRTUDE, veio a completar os valores existentes, como o valor que leva ao convênio final, ao que temos de mais importante em nossas vidas, o Templo Santo.
E por isto surgiu o progresso pessoal. E hoje ele é utilizado realmente para que as jovens busquem sua identidade divina e sua direção na vida, rumo a exaltação ao lado do Pai Celestial e de Jesus Cristo. Sua importância é inestimável e jovens, pais e líderes devem acompanhar estas metas para buscarem esta direção. O progresso pessoal nos dá a oportunidade de trabalhar e aprender mais com cada um dos valores, que serão apresentados esta noite pelas jovens.
– caracterizado pela cor branca, significa pureza, é o primeiro valor por ser o primeiro princípio que determinará todas as nossas atitudes. Bruce R. McConkie escreveu: “É mais do que acreditar e saber. Devemos ser praticantes da palavra e não somente ouvintes.” (Sermons and Writings of Bruce R. McConkie). Ter fé no Salvador Jesus Cristo é muito mais do que apenas acreditar que Ele vive. A fé verdadeira é demonstrada no modo como agimos sobre o que cremos. A primeira Regra de Fé proclama: “Cremos em Deus, o Pai Eterno, em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo”. Há um grande projetista e arquiteto deste mundo e de tudo que nele há.

Há um plano magnífico atrás da vida humana. O profeta Alma disse: “Queres ainda que te mostre um sinal, quando tens o testemunho de todos estes teus irmãos, assim como o dos santos profetas? As escrituras estão diante de ti, sim, e todas as coisas mostram que existe um Deus; sim, até mesmo a Terra e tudo que existe sobre a sua face, sim, e seu movimento, sim, e também todos os planetas que se movem em sua ordem regular testemunham que existe um Criador Supremo.” (Alma 30: 44)
Como membros da igreja do Senhor, “erguemos e brilhamos” quando proclamamos ao mundo que cremos em Deus. Cremos que Ele existe; cremos que Ele tem todo o conhecimento e poder; e cremos que Ele nos criou a Sua imagem.

Natureza Divina – Representada pela cor azul, Faz-nos lembrar do céu e de onde viemos, que somos filhas de Deus, e por termos esta compreensão, somos muito especiais e belas. Nosso Pai Celestial tem uma visão bem diferente da beleza. Ele nos ensina a ser asseadas e limpas, a vestir-nos bem, enfeitar-nos bem e a cuidar de nosso corpo comendo alimentos nutritivos, exercitando-nos regularmente e dormindo o suficiente. Mas, também, Ele nos ensina que a beleza real não é ter um corpo magro e bem proporcional, pele impecável, roupas caras, acessórios e sapatos perfeitos ou cílios longos. A beleza real vem de dentro de nós e pode existir em abundância em qualquer um que a buscar. A beleza real é ser cheia de otimismo, consideração e amor. A beleza real é obtida através da prática da bondade, paciência e gentileza. A beleza real é encontrada na moça que é modesta, respeita seu corpo, é limpa em pensamento e ação, tem integridade e é devotada à retidão. A beleza real é encontrada naquelas que buscam sabedoria, desenvolvem seus talentos, aplicam os atributos da caridade, trabalham duro, praticam autocontrole e sacrificam-se pelos outros.
Obert C. Tanner disse: “Beleza em caráter é a conquista máxima.” Por isso, “erguemos e brilhamos” quando demonstramos nossa natureza divina através de atitudes que edificam nosso caráter.

Valor Individual - Faz-nos lembrar do sangue de Cristo. O Salvador acreditou que não havia preço tão alto a ser pago por nós. Ele nos amou tanto que desejosamente pagou por nós com seu próprio sangue e sua própria vida. Ele sangrou por cada poro, pagou o preço infinito. Nós somos de grande valor para o Senhor e da mesma forma Ele deve ser para nós.
Junto com a maravilhosa realidade que Deus vive e quer que sejamos felizes, está, também, a realidade que Satanás vive e quer que sejamos miseráveis. Ele não deseja que lembremos que “nossa alma é importante a vista de Deus” (D&C 18:10) e que nos tenta para acreditarmos que não temos valor. Uma razão pela qual Satanás é infeliz é porque nunca terá a chance de ter um corpo. Então, ele ataca a maneira como vemos nosso corpo com vigor impiedoso.  
Pense nas maneiras que Satanás nos tenta a buscar beleza e atratividade de modo errado – modos que verdadeiramente nos tornam menos belas e trazem trevas a nossa vida.
#1: Satanás nos fará focar demais na aparência física. Ele quer que desperdicemos nossa provação mortal pensando sobre nossa aparência física, lamuriando-nos por causa dela, e indo a extremos para tentar ser fisicamente bonitas. Ele nos fará buscar as coisas vãs do mundo ao invés do reino de Deus. De acordo com o dicionário, vaidade é algo que não tem valor real, inútil ou vazio. Satanás quer que nos preocupemos mais com nossa beleza física do que com ser como Cristo. Ele quer deixar-nos tão preocupadas com a aparência física que prejudiquemos nosso corpo com transtornos alimentares, mudemos nosso corpo através de cirurgias plásticas ou gastemos quantias excessivas de tempo e dinheiro na busca da perfeição superficial.
#2: Satanás quer que usemos nosso corpo para atrair a atenção num sentido sexual. Ao invés de usar nosso corpo como instrumento para ajudar nossos irmãos e irmãs a torná-lo um lar para nosso Pai Celestial, Satanás quer fazer-nos usar roupas que são muito justas, curtas, decotadas, ou outras maneiras sedutoras para os desejos baixos e luxuriosos do homem. Ele sussurra a mensagem potente, mas completamente falsificada, de que podemos sentir-nos belas e poderosas ao atrair a atenção para nós mesmas ao ostentar imodestamente o nosso corpo. Ele quer que ignoremos completamente o fato de que ostentar, chamar a atenção, enfatizar ou parcialmente revelar as partes sagradas de nosso corpo é, verdadeiramente, uma das coisas mais feias que uma filha de Deus poderia fazer. Isso não mostra beleza, mas fraqueza, egoísmo e falta de amor e preocupação para com os preciosos filhos de Deus em sua volta. Ser atraente através da imodéstia atrai apenas aqueles que são fracos, egoístas e não têm consideração para com as filhas de Deus.
Por isso, “erguemos e brilhamos” quando lembramos que somos de valor inestimável, e por isso, damos o devido valor à nós mesmas, e não nos rebaixamos aos padrões do mundo.

Conhecimento – representado pela cor verde, Faz-nos lembrar da natureza, quando tudo começa a crescer, e é um ciclo que nunca pára. E por isso, nós também devemos continuar crescendo e aprendendo.

Que luz maravilhosa recebemos através do evangelho de Jesus Cristo. Como membros da verdadeira e viva igreja de Cristo, nestes últimos dias, temos o conhecimento de quem somos e porque estamos aqui, na Terra. Temos profetas e apóstolos vivos para guiar-nos e ensinar-nos. Temos o poderoso dom do Espírito Santo. Temos templos onde convênios poderosos são feitos e famílias são seladas para sempre. Temos a Palavra de Sabedoria e padrões morais para manter-nos livres dos vícios e das forças destrutivas. Temos o Livro de Mórmon – outro testamento de Jesus Cristo. Temos o poder do sacerdócio, de modo que o poder e a autoridade de Deus podem estar aqui, na Terra, em nossos dias. O evangelho de Jesus Cristo nos dá direção, esperança, conhecimento, bênçãos, força e luz.

Nós “erguemos e brilhamos” quando valorizamos o conhecimento que adquirimos e continuamos a estudar e aprender constantemente.

Escolhas e Responsabilidades - É a cor que lembra atenção. Nós temos muitas escolhas a serem feitas e por isso precisamos orar sempre para tomarmos as decisões corretas. Precisamos usar a ATENÇÃO ao fazermos escolhas.
Sempre que escolhemos, as pessoas ao nosso redor são afetadas de alguma forma. Especialmente como membros desta Igreja, nosso exemplo, seja bom ou ruim, é sempre observado, e por isso a responsabilidade de escolher o certo aumenta ainda mais.
A palavra “estandarte” é usada em Doutrina & Convênios 115:4: “Erguei-vos e Brilhai, para que vossa luz seja um estandarte para as nações.” (D&C 115:4) Estandarte é um emblema de união e disciplina. Devemos ter união e disciplina ao cumprir as regras ou diretrizes estabelecidas por Deus. Seus padrões são eternos e inalteráveis. Mas, infelizmente, muitas pessoas no nosso mundo de hoje estão sugerindo que não há absolutamente nenhum padrão estabelecido por Deus pelo qual possamos viver.
Élder Oaks disse: “Vivemos em um mundo onde cada vez mais pessoas de influência estão ensinando ou expressando em ações uma crença de que não há certo ou errado absolutos, que toda autoridade e todas as regras de comportamento são escolhas feitas pelos homens que podem prevalecer aos mandamentos de Deus. Muitos até questionam se há um Deus... Nessas circunstâncias perturbadas, nós, que cremos em Deus e... na verdade do certo e do errado absolutos, temos o desafio de viver em um mundo ateu e crescentemente amoral. Nesta circunstância, todos nós – e especialmente vocês, da geração em ascensão – temos o dever de levantar-nos e falar para afirmar que Deus existe e que há verdades absolutas...” (Serão do SEI, 11 de setembro de 2011).
“Erguemos e brilhamos” quando escolhemos o que é estabelecido por Deus, e assumimos a responsabilidade de viver no mundo sem ser alguém do mundo.

Boas Obras – Representada pela cor amarela, são os Raios de Sol. O ato de servir ao próximo nos faz sentir um calor em nosso coração assim como o Sol nos aquece. Somos sempre abençoados quando servimos. O Senhor quer que todos os Seus filhos tenham a luz que vem do evangelho e é por isso que Ele mandou os membros de Sua igreja erguer-se e brilhar, para mostrar a luz do Salvador a todo o mundo. E esta luz somente pode ser espalhada e mostrada quando servimos as pessoas, ao falar do evangelho para um amigo, ao ajudar uma mãe em dificuldade, ao cuidar de um enfermo, ou mesmo quando demonstramos nosso amor através de um telefonema carinhoso ou uma visita rápida.
O Senhor disse: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte, nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:14-16).
“Erguemos e brilhamos” quando fazemos algo por alguém sem esperar nada em troca.

Integridade – Representada pela cor púrpura, antigamente era considerada uma Cor Real. Tingir um tecido era muito difícil há muitos anos e extremamente caro, portanto somente as pessoas nascidas na realeza (Reis e Rainhas) tinham condições de comprar roupas na cor púrpura. Tornou-se, portanto, o símbolo da realeza. Somos filhos de um Rei.Filhas de um Pai Celestial. Um dia, se vivermos dignamente, seremos princesas e Rainhas. Precisamos ser íntegras para conseguir tal feito. Se tivermos integridade, teremos todos os valores em nosso coração também.

Nas palavras de James E. Faust: “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, agora, tem uma identidade mundial. Defende muitas coisas, inclusive integridade, honestidade e propósito moral elevado. Como instituição, defende algo diferente dos padrões e moralidades atuais. Nós, como membros individuais da Igreja, também temos uma identidade própria. Cada um de nós defende algo: seja forte ou não forte, seja bom ou não tão bom. Devemos reconhecer a conveniência e importância de cada membro erguer-se e ser contado total, completa e abertamente para o que a Igreja deve representar em nossa vida.” (“To Reach Even Unto You,” pg 122).

“Erguemos e brilhamos” quando somos íntegras mantendo nossos padrões elevados, lembrando que nascemos para ser rainhas, e por isso, nos portamos como alguém de origem real.

Virtude - Dois dias depois de os santos chegarem ao Vale do Lago Salgado, Brigham Young e seus companheiros subiram ao Pico Ensign. Ali no alto, desfraldaram um estandarte — uma faixa amarela, amarrada a uma bengala, que simbolizava um estandarte para as nações. Os santos deviam ser a luz, o estandarte. Em Abril de 2008, a presidência geral das moças hasteou um estandarte com uma bengala e um xale peruano dourado. Aquele era nosso estandarte, nosso padrão para as nações — a nossa bandeira que conclama “o retorno à virtude”. A cor da virtude é dourada, porque o ouro é puro. Ele brilha. É macio, não é áspero nem grosseiro. É precioso. O ouro deve ser refinado.

Nosso mundo atual tem um momento difícil esperando por qualquer coisa. Vivemos num mundo de gratificação instantânea. Élder Ucthdorf ensinou: “Paciência – a habilidade de colocar nossos desejos em espera por um tempo – é uma virtude rara e preciosa” (Conferência Geral, abril de 2010, “Continua em Paciência”).
Uma das maneiras pelas quais a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é um estandarte para o mundo é através de seus ensinamentos sobre a importância da família e do casamento. Cremos que a família é parte central do plano de felicidade de nosso Pai Celestial. Cremos que os poderes de procriação são um dom sagrado e que devemos esperar para usá-los dentro dos laços do casamento. Embora muitos do mundo não têm esta mesma crença, entendemos que esperar até o casamento para usar nossos poderes de procriação é essencial a nossa felicidade, nossa paz, nossa família eterna e nossa vida eterna.
Elaine Dalton também disse: “Você entende que possui um poder sagrado que envolve a responsabilidade sagrada de trazer outros espíritos à Terra para receber um corpo no qual abrigar seus espíritos eternos. Este poder envolve outra alma sagrada. Você é uma guardiã de algo “mais precioso que os rubis”. Seja fiel. Seja obediente. Prepare-se agora para que possa qualificar-se para receber todas as bênçãos que a aguardam nos templos santos do Senhor.” (Conferência Geral, abril de 2011).

“Erguemos e brilhamos” quando somos guardiãs da virtude, benção inestimável de nosso Pai Celestial.

Hino: Guardiãs da virtude (cantado na conf. geral das moças de abr/2011, parte do material "Cremos") 

Palavras Encerramento: A presidente Geral das Moças Elaine Dalton escreveu: “A decisão de „erguer-se e brilhar‟ é de vocês. Acredito que quando vocês despertarem e levantarem-se, sua luz será um estandarte para todas as nações, mas também acredito que seus padrões serão uma luz para as nações. Vocês estão reservadas. Vocês se distinguiram na existência pré-mortal. Sua linhagem carrega consigo um convênio e promessas… Pela maneira como vivem o evangelho, refletem a luz de [Cristo]. Seu exemplo terá um efeito poderoso para o bem, na Terra. „Erguei-vos e brilhai, para que vossa luz seja um estandarte para as nações‟ é um chamado para cada uma de vocês. É um chamado para mover-se para um patamar mais elevado. É um chamado para liderança – liderar em decência, pureza, modéstia e santidade. É um chamado para compartilhar esta luz com os outros. É tempo para „erguer-se e brilhar‟.” (“It Shows in Your Face,” Ensign, May 2006)

Hino: Guardiões de sua luz (música da mutual 2007)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Ideia para conferência / acampamento: Arrumando as malas

Olá meninas

Não sei devo ficar falando de mim, mas desta vez não resisti e vou contar, ganhei meu novo medalhão das moças! Apesar de todo tempo que tenho servido na organização, tinha somente o medalhão que ganhei como moça, e fiz o progresso pessoal com todo o cuidado, inclusive refiz metas que achei que não tinha dado meu melhor, e foi muito bom mesmo. Claro que não vou parar, sempre há metas e projetos para fazer e criar, mas o gostinho do medalhão é muito bom.

Já podia ter recebido ano passado, mas de tanta correria, demorei mais de 2 meses para ter as assinaturas no certificado, a entrevista com o bispo e tbém um dia para meu marido, que é do sumo conselho da estaca, estar lá pq ele queria ver eu ganhar, mas meu dia chegou! Se vcs ainda não fazem, façam! Vale muito a pena.




Mas chega disso e vamos ao que interessa. Estamos na véspera da maioria dos acampamentos, conferências de carnaval e do EFY em especial este ano. Perto da hora, sempre bate a dúvida: o que levar? Então aqui vai um modelo que pode ajudar vcs. Vou colocar uma para acampamento e uma para conferência, que são bem similares, mas pra acampar tem alguns extras, mas vcs adaptam de acordo com a necessidade de vcs:

================

Acampamento - Providências e instruções 
Tema: incluir escritura tema

Local: ??
Data: ?? a ?? do mês de ??
Horário: saída às ??h?? da ala ??, dia ??/??
Retornaremos à Capela dia ??, em torno de ??h??


Lista de providências (o que levar):

* Para passar a noite – colchonete, saco de dormir, travesseiro, roupa de cama, cobertor, etc.
* As moças que possuírem barraca poderão levá-la, as líderes ajudarão a transportá-la.
* Artigos de higiene pessoal – sabonete, xampu, pasta de dente, escova dental, pente, absorventes, toalha de rosto e toalha de banho, desodorantes, prendedores de cabelo, etc.
* Roupas confortáveis: calça, shorts, tênis, meias, camisetas, moletons, etc. Evitem levar calça que dificultem a locomoção. Também levar pijama ou similar para passar a noite, e roupa de banho (maiô).
* Repelentes ou inseticidas contra insetos, protetor solar e boné ou chapéu confortável.
* Lanternas e pilhas, também levar garrafinha de água.
* Se alguém fizer ou estiver fazendo uso de algum medicamento específico, comunicar às líderes.
* Escrituras – tríplice do Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios, e a Bíblia.
* Manual de Acampamento das Moças, Progresso Pessoal, seu diário, papel e caneta.
* Muita animação e alegria.

Atenção – cuidados para o acampamento:

* Todas as moças deverão participar juntas de todas as atividades do acampamento.
* Selecione seu vestuário para que esteja dentro dos padrões do "Para o Vigor da Juventude".
* Nos horários livres, não será permitido se ausentar das dependências do local, sozinhas ou em grupos de moças, somente em caso de emergência e com o conhecimento das líderes.
* Todos os horários das atividades e refeições serão cumpridos, e não podemos deixar atrasos acontecerem.
* Tenham o máximo de cuidado com a conservação do local, em especial com a Flora (árvores e plantas) assim como as demais instalações, deixando o local melhor do que quando chegamos.

Com todas as providências e cuidados preparados, teremos mais tempo de nos divertir e aprender juntas, e teremos um excelente acampamento! Se vocês tiverem qualquer dificuldade ou dúvidas, procurem a Presidência para ajudá-las.

================
Conferência de Jovens - Providências e instruções 
Tema: incluir escritura tema
Local: ??
Data: ?? a ?? do mês de ??
Horário: saída às ??h?? da ala ??, dia ??/??
Retornaremos à Capela dia ??, em torno de ??h??

Lista de providências (o que levar):

* Para passar a noite – travesseiro, roupa de cama, cobertor, etc.
* Artigos de higiene pessoal – sabonete, xampu, pasta de dente, escova dental, pente, absorventes, toalha de rosto e toalha de banho, desodorantes, prendedores de cabelo, etc.
* Roupas confortáveis: calça, shorts, tênis, meias, camisetas, moletons, etc. Evitem levar calça que dificultem a locomoção. Também levar pijama ou similar para passar a noite, e roupa de banho (maiô).
* Roupa dominical para as reuniões.
* Roupa ou traje especial para baile (se houver).
* Repelentes ou inseticidas contra insetos, protetor solar e boné ou chapéu confortável.
* Lanternas e pilhas, também levar garrafinha de água.
* Se alguém fizer ou estiver fazendo uso de algum medicamento específico, comunicar às líderes.
* Escrituras – tríplice do Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios, e a Bíblia.
* Seu diário, papel e caneta.
* Muita animação e alegria.

Atenção – cuidados para a conferência:

* Todos deverão participar de todas as atividades do programa da conferência. 
* Nos horários livres, não será permitido se ausentar das dependências do local, sozinhos ou em grupos, somente em caso de emergência e com o conhecimento dos líderes.
* Todos os horários das atividades e refeições serão cumpridos, e não podemos deixar atrasos acontecerem.
* Tenham o máximo de cuidado com a conservação do local, em especial com a Flora (árvores e plantas) assim como as demais instalações, deixando o local melhor do que quando chegamos.

Com todas as providências e cuidados preparados, teremos mais tempo de nos divertir e aprender, e teremos um excelente programa da conferência! Se vocês tiverem qualquer dificuldade ou dúvidas, procurem a Presidência para ajudá-los.
* Selecione seu vestuário para que esteja dentro dos padrões do "Para o Vigor da Juventude".

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ideia para mural: Cartaz do tema da mutual 2012

Bom, estou meio corrida essas dias com viagens de trabalho, só este mês são 3! Mas pra não passar em branco estes dias, aqui está o cartaz que fiz para nosso mural do ano, com a escritura tema e um resumo dos conselhos da presidência geral das moças.

Sendo o medalhão mencionado e acho que tem tudo a ver mesmo, ficou de fundo.
Quem quiser, mando o modelo em word por e-mail, só me passar o endereço.



Estou trabalhando nos novos inícios que vamos fazer com o tema também, logo devo postar aqui.
Bjos!