sábado, 30 de junho de 2012

Ideia para atividade: Show de Talentos Aprimorado

Oi pessoal!

Recentemente, tivemos um show de talentos na ala, ele foi organizado pelo JAS e foi muito bacana e divertido, e tivemos todas as organizações participando (até nos quórum de Élderes dançou uma coreografia hilária).

É um evento bem comum, mas fiquei pensando, na Igreja, esse tipo de atividade sempre fica em torno de música (especialmente canto e piano) e um pouco de dança. Mas existem tantos outros talentos que acho que dá pra ir mais em frente nisso e fazer algo que envolvam mais talentos de outras pessoas. Então sugiro algumas coisas neste post pra deixar essa atividade ainda melhor:

- Fazer junto com o show uma exposição de talentos, na lateral do salão. Colocar cartõezinhos com o nome dos "artistas" ao lado de suas obras. A exposição pode incluir artesanatos em geral (ponto cruz, patchwork, bordados, etc), pratos culinários, pinturas, trabalhos em madeira, origamis, entre outros.

- Os expositores, entre os diversos números do show, podem subir no palco e falar de suas obras, quais são e como eles executam suas técnicas, ou se possível, até demonstrá-las na hora. Para os mais animados, poderia se fazer pequenos vídeos das pessoas realizando suas atividades e passar entre outras apresentações.

- Como o mais importante e participar, se divertir e valorizar o talento dos demais, é interessante que todos que desejarem façam alguma coisa. Uma dança pode ser a cópia de uma dança de filme (como fez nossa Soc Soc, que dançou "Dancin Queen, do filme Mama Mia), é fácil e de pouco trabalho para ensaiar.

- Também é melhor que cada pessoa participe (eu acho pelo menos) de no máximo 2 apresentações, para outros não ficarem intimidados com alguém que participe 4, 5 ou não sei quantas vezes. E nada de roupas ou coisas caras, empresta ou usa o que tiver em casa, sempre damos um jeito de ficar bom e barato!

Bom, só pra falar da nossa contribuição, nós dançamos uma música inspirada na Índia, do filme "Quem quer ser um milionário", a música Jai Ho. Se quiserem copiar ou usar a coreografia para qualquer atividade, fiquem a vontade.



E o video com nossa coreografia (melhor, parte dela)...


Bom domingo pra vcs!

sábado, 23 de junho de 2012

Ideia para mutual - decoração com frutas e legumes

Olá meninas

Confesso que minhas postagens estão menos frequentes e não do jeito que eu queria, porque tenho trabalhado DEMAIS e quando chego em casa, a última coisa que faço é usar o computador, mas, faz parte... em julho teremos ideias bem legais que estão em planejamento, para noite do pijama, um musical de noite dos padrões, enfim, muita coisa boa!

Novidades: para quem tem Pinterest, criei um board do blog na minha página, aqui na lateral tem o link, mas é http://pinterest.com/fsphair/blog-ideias-para-mocas/. Também, a página do facebook está na na ativa e publico tudo lá que posto também.

Mas, vamos ao post. Fizemos uma mutual bem bacana de decoração com frutas. O pai de uma de nossas moças já trabalhou com isso e deu dicas muito boas. A mais simples foi a montagem, vc ter uma base, uma toalha e fazer uma travessa bem linda, com frutas e legumes que chamam a atenção, como abacaxi, maçã verde, maçã, cenoura, melancia, e por aí vai.

E na decoração em si, vejam um dos exemplos (espero que eu consiga explicar) : as flores com mamão ou laranja: vc pega a fruta e corta envolta dela em zigue zague. Quando vc abre, já tem duas flores na mão. Depois vc pega as pontas e descasca até a altura do zigue zague, e ela abre um pouco mais. O resultado, uma travessa bem linda.


E outra dica bacana é que a decoração só fica bonita se estiver fresca, então, precisa ser feita o mais perto da festa ou ocasião. Mas, como o tempo é curto pra todo mundo, se vc deixar legumes como nabo, ceboura e beterraba, depois de trabalhados, imersos em uma tigela de água na geladeira, ele se manterá conservado e ficará bom para uso mesmo no dia seguinte.


E claro, são apenas decorativos, e estes não dá pra comer depois, é meio arriscado, ok?

Bom fim de semana pra vcs!

terça-feira, 12 de junho de 2012

Ideia para Moças: Tema do mês

Quando entrei como líder nas moças, nós passamos a trabalhar com um valor do mês, entre os 8 valores das moças. Procurávamos fazer atividades e metas relacionadas ao valor durante o mês, o que funcionou bem por um tempo, mas chegou uma hora que ficou repetitivo e não tínhamos mais um objetivo.

Mas, sempre temos assuntos e temas que preocupam as líderes e que achamos importante tratar com elas. Então, ao invés de valor, criamos o Tema do mês. Selecionamos um tópico que achamos importante de ser tratado com as moças e voltamos nossas atividades e mensagens para isso. Tem sido bem melhor e abrangente. Se optarmos que o tema do mês deve ser um valor, também podemos fazer isso, mas temos a liberdade de dar foco em assuntos que entendemos que nossas moças devem trabalhar. Geralmente, conseguimos também vincular metas do progresso pessoal com os temas.

Sempre fazemos um cartaz com a mensagem também. Começamos nessa nova forma em abril, e já tivemos os seguintes temas (caso interessem usar também):

Abril - Expiação, mês da páscoa, incentivamos as moças a cumprirem metas do PP de estudo sobre o tema.




Maio - Demonstrar amor, para as pessoas e especialmente as famílias. Assim surgiu o Programa 13 dias com minha mãe, que muitas de vcs já viram e pediram o arquivo.




Junho - Templo e Reverência, sentimos que estávamos precisando focar isso com os jovens, e assim também surgiu o desafio da reverência, em minha postagem anterior.



Beijos pra vcs!

terça-feira, 5 de junho de 2012

Ideia para Progresso Pessoal: Desafio de Reverência

Trabalhar a reverência com os/as jovens é necessário e não é fácil. Ultimamente, temos sofrido um pouquinho com isso, então decidimos desafiá-los com um programa neste mês de junho. O programa ajuda as meninas a cumprirem também metas de seu progresso pessoal, e objetiva aumentar a espiritualidade das jovens em experiências durante as reuniões dominicais, sacramento, templo, seminário, mutuais, dentro do lar e nas experiências pessoais.

Vamos começar o nosso neste domingo, aproveitando esta excelente oportunidade de assistir a dedicação do templo de Manaus. Espero que gostem, e claro, vcs podem fazer suas adaptações.


DESAFIO DA REVERÊNCIA – 3 SEMANAS PARA AUMENTAR SUA ESPIRITUALIDADE

Este mês de junho é um mês especial por ser voltado para a reverência. Ser reverente é demonstrar respeito, amor e consideração com nosso próximo, e especialmente com nosso Deus. Este desafio busca ajudá-las a aumentar sua espiritualidade e sentir sua importância, assim como ajudar vocês a cumprirem metas de seu progresso pessoal.

Início do desafio: 10 de junho (domingo)                                                Término: 01 de julho (domingo)

Primeiro dia – domingo 10/Jun: este dia é a dedicação do templo de Manaus. Prepare-se desde cedo como se você estivesse entrando no templo para realizar ordenanças. Siga os conselhos do Élder Richard G. Scott (para ler o artigo completo “Como tirar o máximo de proveito da frequência ao templo, acessem https://www.lds.org/youth/article/make-the-most?lang=por)

- Compreendam a doutrina relacionada às ordenanças do templo, principalmente o significado da Expiação de Jesus Cristo. O estude as seções 88109131 de Doutrina e Convênios.
- Reflitam sobre seu relacionamento com Jesus Cristo e o relacionamento Dele com o Pai Celestial. Esse pequeno ato simples vai levar uma compreensão maior sobre a natureza sublime das ordenanças do templo.
- Expressem gratidão em sua oração pelas bênçãos que advêm das ordenanças do templo e por termos um em nossa cidade. Vivam cada dia de maneira a demonstrar ao Pai Celestial e a Seu Filho o quanto essas bênçãos significam para vocês.
- Reservem tempo suficiente para ir sem pressa na dedicação (cheguem com bastante antecedência para assistir a sessão – 30 min antes todos devem estar já sentados na capela).
- Ouçam os discursos com atenção, a mente e o coração abertos – façam pequenas anotações.
                                                                                                                             
Primeira semana: inicie a meta 4 de fé sobre sacramento. Estude as escrituras durante a semana e estabeleça os padrões requeridos.
Estude a designação do seminário (se estiver assistindo as aulas) e também a designação da escola dominical (lição 21 – Livro de Mórmon – Mosias 29; Alma 1-4)
Na abertura da mutual e no seminário, evitem conversar ou rir indelicadamente, prestem atenção ao que é falado. Desliguem ou coloquem o celular no silencioso, preferencialmente nem tragam ou mexam nele durante as atividades.
No domingo, já pratique o que planejou em relação ao progresso pessoal e esteja atenta ao que será ensinado nas moças e na escola dominical. Participe da aula dando contribuições ao professor e a classe, seguindo o padrão estabelecido na semana.

Segunda semana: inicie a meta 4 de natureza divina, também sobre o sacramento. Decore as orações sacramentais durante a semana e se prepare para no domingo pensar nesta meta e na continuação da meta de fé.
Escolha músicas que elevem o espírito para escutar, podendo ser hinos ou músicas que mantenham linguagem e ritmo dentro dos padrões.
Mantenha a reverência na mutual, no seminário e nas classes.
Novamente estude a designação do seminário (se estiver assistindo as aulas) e também a designação da escola dominical (lição 22). No domingo, repita as ações da semana anterior.

Terceira semana: Faça uma noite familiar sobre o tema reverência e fale sobre as metas que você tem cumprido, assim como as experiências que você passou nas últimas duas semanas.
Se possível, vá ao templo e novamente pratique os conselhos do Élder Scott, mesmo que somente seja para caminhar nos jardins do templo.  Caso contrário, faça uma caminhada em uma rua ou local calmo. Reflita sobre o que aprendeu neste período.
Estude novamente as designações do seminário e escola dominical (lição 23). Nas orações pessoais durante a semana, peça para que você possa manter o espírito de reverência daqui em diante. Continue com a reverência dentro da Igreja na semana.

Último dia – domingo 01/Julho: mantenha o padrão de reverência nas classes, sacramento e toda a reunião. Preste seu testemunho sobre este desafio na sacramental. Escreva em seu diário sobre o programa, seus sentimentos e impressões.

Metas que serão cumpridas no término do desafio:
- Meta 4 de fé;
- Meta 4 de natureza divina;
- Meta optativa de escolhas e responsabilidades (criada através do programa).

Ser reverente é uma forma de ser um exemplo, de “erguer-se e brilhar, e resplandecer sua luz para as nações” (D&C 115:5).