segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Ideias para... começar um novo ano!

2011 está quase acabado, e só posso dizer que foi um ano desafiador, mas um ótimo ano. Confesso que às vezes, trabalhando nas moças e por tanto tempo, fico preocupada se as atividades estão saindo como deviam, atingindo as expectativas, e se cada mês que passar conseguiremos realizar boas atividades com bons propósitos. Com um pouco de boa vontade e muita fé, mais uma vez tudo deu certo! E particularmente, adorei trabalhar com a 13a regra de fé nas mutuais, achei que foi muito inspirado mesmo e tentei usar ao máximo esta escritura, mesmo depois de anunciarem o novo tema.

Mas, com 2012 começando, novas preocupações e desafios surgem. E como começar? Esta hora é tempo de parar e pensar antes de tudo, e nesta semana consegui fazer isso (felizmente, minhas férias do trabalho ajudaram e muito para isso) e agora já estou com várias ideias para 2012. Então, as minhas dicas para começar bem:

- Leiam as últimas Liahonas da conferência de 2011, especialmente os discursos voltados para os jovens;
- Em janeiro, também na Liahona, sempre recebemos conselhos e mensagens do novo tema da mutual pela presidência geral das moças, e assim como tópicos para o estudo no ano. Vale estudar estes artigos também.
- Separem um tempo e um local para específicos para este estudo, mas onde vcs consigam abrir a mente e buscar as ideias. Cada um tem seu lugar, um parque, um local em casa... e felizmente, pra mim foi a praia (com um lugar de tirar o fôlego desse, consegui minha inspiração!).




E não esqueçam de terem papel e caneta na mão, daí não fica nenhum detalhe de fora. Logo logo vou já preparar uma primeira atividade com o tema da mutual 2012 que já está no papel, em andamento e postarei em seguida.

Desejo um ótimo ano novo à vocês com muita saúde, alegria e sucesso, com certeza será um ano "de muita Luz" para todos nós!

sábado, 17 de dezembro de 2011

Ideia para presente: CD Personalizado

Adoro presentear as pessoas e neste fim de ano, não é diferente. Como o dinheiro não é muito, o negócio é colocar a criatividade para agir e fazer algo. Neste natal, decidimos fazer um cd personalizado para presentear famíliares e amigos, e fizemos o seguinte:

- Selecionamos algumas músicas de cd's que temos e gravamos em um cd virgem;
- Compramos etiquetas para cd (existem da marca Pimaco) e imprimimos o texto que desejamos;
- Compramos o porta cd de papel colorido para colocar dentro;
- No papel, junto com a etiqueta do cd vem uma comprida, e escrevemos as músicas;
- Fechamos com um plastico e um adesivo no verso, e pronto!

O resultado foi este:



O legal é que na internet tem como pegar o modelo para imprimir certinho em etiqueta de cd, e neste caso, fizemos isso com músicas natalinas, mas nada impede que vcs façam cd's com músicas das moças, hinos preferidos, desde que não interfiram nos direitos autorais (músicas da Igreja a maioria são tranquilas, desde que não haja comercialização), fica lindo, e claro, barato!

Estou indo viajar esta semana, então, fica já meu FELIZ NATAL à todos, com muita alegria, mas sempre lembrando do nascimento de nosso Salvador, o motivo da Celebração!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ideia para atividade de fim de ano: Inimigo Secreto

Neste fim de ano, além da nossa família, não pode faltar uma confraternização com os jovens, com amigos, enfim, então vou falar um pouquinho da nossa.

Como todo mundo acaba gastando um pouquinho além da conta neste mês (comigo sempre acontece!), nosso comes e bebes foi uma noite de panquecas. Fizemos a massa e demos algumas opções simples para cada um montar a sua. Isso inclui requeijão, queijo e margarina para salgados, e doce de leite e brigadeiro para doces, delícia!

E fizemos nosso tradicional inimigo secreto. O legal desta brincadeira é que, se vc não quiser gastar nada, vc não precisa, porque o legal é a festa, e não o presente em si (só não queira sair achando que vai ganhar algo super legal, porque não tem como garantir).

A ideia é a seguinte: cada um leva um presente qualquer embrulhado, pode ser alguma coisa boa, como uma caixa de bombons, algo feito por vc, ou mesmo algum "presente de grego" (nesta lista já entraram casacos de vó, meia velha, parafusos, cavalinho de plástico, balde de areia, e por aí vai...).

Todos os presentes são colocados de em uma mesa, e são feitos papéis com números, com o número de participantes, ou seja, se teremos 10 pessoas na brincadeira, são papéis de 1 a 10, que devem ser sorteados.

Então, quem tem o número 1 deve escolher um presente e abrir na frente de todos. Em seguida, o número 2 tem duas opções: pegar um presente da mesa e abrir, ou roubar o presente aberto, e escolher um novo presente da mesa para quem foi roubado. E por aí vai nesta mesma lógica, todo o presente que foi aberto pode ser roubado, mas é um presente só, e somente na sua vez. Naturalmente, quem é o último é quem se dá bem, pois acaba vendo quase todos os presentes abertos e escolhe o que quer. É bem divertido e demos muitas risadas, é o terceiro ano que fazemos.



Beijos a todas!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Gratidão

Ainda vou postar uma ideia de presente e uma de atividade de fim de ano  (Inimigo Secreto), mas hoje o post será mais pessoal.

Fim de ano sempre é tempo de pensar no que passou, e agora quero expressar como gosto e sou grata por servir! Adoro meu chamado, ainda que houve dias de MUITO desafio, atividades que não páram, mas ver resultados como os 6 medalhões entregues em nossa ala, não tem preço!

Sou grata por poder na Igreja compartilhar meus talentos e fazer programas e ideias que jamais faria em outro lugar. Fui abençoada por ter meu lado criativo e também "artista" e aqui pude desenvolver mais disso, o que me proporcionou participar e ajudar em eventos especiais, como os corais da Estaca, o musical Verdade na Terra, a Celebração e Dedicação do Templo de Curitiba, e a última vez na Cantata de Natal de minha Estaca que aconteceu neste sábado e foi  MARAVILHOSA. Fiquei feliz em poder ajudar na regência dos hinos e coreografar meninas que nunca dançaram e surpreenderam no dia apresentação.




E claro, ver minhas moças e ex-moças participando e mostrando seus talentos, adoro!
Enfim, o meu Muito Obrigada fica aqui hoje.

====

Se alguém se interessar, o programa desta Cantata Natalina está abaixo. Foram mantidos os títulos originais das músicas, mas todas foram cantadas em português (exceção do instrumental, do filme expresso polar).

CANTATA DE NATAL

Estaca São Lourenço

A IGREJA DE
JESUS CRISTO
 DOS SANTOS
DOS ÚLTIMOS DIAS


Regência: ROSELEN LUDGERO COSTA
MARIANA ESTER COSTA
FERNANDA DOMAREDZKY
FLÁVIA SPHAIR

Piano: JADER KALIL SPHAIR
VÍVIAN DOMAREDZKY
MARIANA ESTER COSTA
RODRIGO DOMAREDZKY
BÁRBARA AUGUSTYNCZK

Violino: VINÍCIUS RICARDO MARTINS
LERRY KLITZKE

Violoncelo: RODRIGO NUNES

Coreografia: FLÁVIA SPHAIR

        Narração: RENATO e SANDRA DOMAREDZKY



CURITIBA/PR
10/12/2011


*
SILVER BELLS
(Jay Livingst e Ray Evan)
Solo: GUSTAVO DOMAREDZKY
CORO E COREOGRAFIA

*
CAROL OF THE BELLS
(Mykola D. Leontovich)
Grupo vocal, à capella

*
A TINY CHILD WILL COME
(Don Besig)
CORO

*
STILL, STILL, STILL
(Kirby Shaw)
Solo: JÔNATAS EFRAIM COSTA
CORO

*
ANJOS DESCEM A CANTAR
(Canção Natalina Francesa)
Grupo vocal, à capella

*
ALEGRA-TE SION
(Trecho do Oratório “Judas Macabeu”, de G.F. Handel)
CORO E COREOGRAFIA

*
VOCÊ OUVE O QUE EU OUÇO?
(Noel Regney e Gloria Shane)
CORO

*
OH HOLY NIGHT
(Adolphe Adam)
Solos: DANIEL LEMOS e REBECA LEMOS
CORO

*
WHAT CHILD IS THIS?
(Willian Dix)
Grupo vocal

*
CANDLELIGHT CAROL
(John Rutter)
Solo: ERIKY SOUZA SILVA

*
CAROL OF THE DRUM
(Katherine K. Davis)
CORO

*
WHEN CHRISTMAS COMES TO TOWN
(Alan Silvestri)
Instrumental
Ballet: ISABELLA LUDGERO

*
LÁ NA JUDÉIA ONDE CRISTO NASCEU
(John Menzies Macfarlane)
CORO e CONGREGAÇÃO na 4ª estrofe

*
CAROLS AROUND
(Arr. Carl J. Nygard Jr.)
Grupo vocal

*
WERE YOU THERE ON THAT CHRISTMAS NIGHT?
(Natalie Sleeth)
CORO

*
OUVI OS SINOS DO NATAL
(Henry W. Longfellow / John B. Calkin)
CORO e CONGREGAÇÃO na 5ª estrofe

domingo, 4 de dezembro de 2011

Ideia para Excelência das Moças

Hoje vou compartilhar um pouco de nossa Excelência, simples, sem muito mistério, mas bem especial.

Preparamos este ano a atividade com cores lilás. Usamos toalhas florais quadradas (costura reta, super simples) e arranjos que imitavam lavandas, para dar um toque feminino.

Para o lanche, tivemos só algo para adoçar: sorvete, guloseimas como marshmallows, balas de côco (uma de nossas moças AMA estas) e pirulitos. Também fizemos copinhos de doce de leite ninho, culinária que elas aprenderam este ano.




Cantamos duas músicas da mutual do ano: feliz para sempre e na força do meu Senhor, sendo que a primeira uma de nossas meninas foi desafiada a tocar nesta data, ela estudou por 2 meses e falou disso como um projeto.

O programa funcionou assim:

1 - Boas Vindas pela Presidente;
2 - Hino e Oração;
3 - Explicação do que é a Excelência pela secretária;
4 - Resumo das atividades e propósitos do ano pela Conselheira;
5 - Falas das moças: cada uma falou de 1 atividade das moças, 1 meta e 1 projeto que fez durante o ano;
6 - Agradecimentos e mensagem final pela presidente;
7 - Hino e Oração Final.

Foi bem espiritual e especial. E como é tradição. Fizemos um mural de fotos com as atividades do ano, e este ano acrescentamos os bilhetinhos das coisas boas que "nós procuramos", ideia do blog amar servir e partilhar.

 

Como este foi um ano de princesas, a minha mensagem da presidente se voltou para isso, porém de uma forma mais moderna. Então, quem quiser usar, aí vai minha parte:

Queridas moças e líderes
 
2011 foi um mais um ano especial e desafiador. Mudanças aconteceram, umas saíram, outras chegaram. A presidência mudou e continua mudando, as moças também.
Sobre a organização, o tema que mais trabalhamos este ano foi a 13a regra de fé, fez parte da Conferência de Jovens, dos Novos Inícios, das Aulas de domingo e claro, das mutuais. As músicas que cantamos este ano focaram nesse tema. E hoje, finalizaremos nosso ano com uma música baseada neste tema, chamada Feliz para sempre, que foi muito trabalhado nas organizações das moças em todo mundo, o famoso centro das histórias de príncipes e princesas, onde começamos em “Era uma vez” para chegar no “felizes para sempre”. E lá no fundo, não é isso que todos desejamos?
Que vocês são princesas, é claro que vcs são. Nos moldes das histórias infantis como Cinderella e Branca de Neve? É claro que não. Talvez algumas de vocês achem a palavra princesa meiga de mais ou quase brega, e vocês podem achar que os contos de fadas não tem nada a ver com vocês, mas dentro da fantasia, existem algumas similaridades, como menciona o Élder Utchdorf. Ele diz:
"Em cada uma dessas histórias, as princesas tiveram experiências tristes e provações antes de chegar a seu “felizes para sempre”. Pense nisso. Já houve alguém que não teve de passar por seu próprio vale sombrio de tentações, provações e tristezas? Nosso amoroso Pai Celestial nos colocou em um mundo cheio de desafios e provações para que, por meio da oposição, possamos aprender sabedoria, tornar-nos mais fortes e sentir alegria. Ninguém está livre disso. Vocês vão sofrer, vão ser tentadas e vão cometer erros. Aprenderão por si mesmas o que toda heroína aprende: é vencendo desafios que crescemos e nos fortalecemos. Por isso, é sua reação à adversidade — e não a adversidade propriamente dita — que determina como a sua história de vida vai-se desenvolver". 
Por isso, depois de tudo o que passamos este ano, quero lembrá-las de que princesas existem, mas, tenho meu próprio conceito, que chamo de "a verdadeira princesa". Ela tem algumas características.
A verdadeira princesa é honesta consigo e com seus semelhantes. Ela estuda e não faz colas na hora da prova na escola. Ela é um exemplo de integridade.
A verdadeira princesa "faz o bem a todos os homens". Ela está disposta a ajudar sua família nas tarefas domésticas, a participar de projetos de serviço e ajudar seus amigos, desde uma maquiagem para um baile até ao compartilhar o evangelho.
A verdadeira princesa é casta em palavras, ações e imagem. Ela pode usar vestido e salto alto, ou tênis e camiseta, mas independente disso, é 100% modesta, sem usar roupas que são "recatadas em pé e não recatas sentada". Seu semblante mostra isso e ela deseja ser pura para ser digna de frequentar o templo desde o batistério, esperando o dia que fará seus próprios convênios.
A verdadeira princesa é virtuosa. Ela lê o livro de mórmon e estuda as escrituras. Presta atenção e participa das aulas e mutuais, e não somente escuta, mas tenta praticar ao máximo o que aprende. Faz o progresso pessoal com desejo de melhorar.
 E finalmente, a verdadeira princesa ama e confia em Deus, e faz tudo o que já mencionei por causa disso. Crê no sacrifício expiatório de Cristo e sabe que, por Deus a amar tanto, ela deixou que seu Filho Unigênito expiasse por seus pecados, e sabe que são reais estas palavras do Pres. Utchdorf: "A verdade é que Deus sabe como podemos chegar lá!  Ele deseja, com todo o amor de um Pai perfeito e puro, que vocês cheguem a seu destino sublime. O mapa está ao alcance de todos. Tudo o que vocês precisam fazer é confiar no Pai Celestial, confiar Nele o suficiente para seguir Seu plano.
Vocês são realmente nobres filhas espirituais do Deus Todo-Poderoso. São verdadeiras princesas, destinadas a tornarem-se rainhas. Façam com que suas vidas não sejam um conto de fadas, mas algo muito melhor: uma realidade com um final feliz para sempre!
 
Boa semana, bjos a todos!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Ideias para... começar um novo ano!

2011 está quase acabado, e só posso dizer que foi um ano desafiador, mas um ótimo ano. Confesso que às vezes, trabalhando nas moças e por tanto tempo, fico preocupada se as atividades estão saindo como deviam, atingindo as expectativas, e se cada mês que passar conseguiremos realizar boas atividades com bons propósitos. Com um pouco de boa vontade e muita fé, mais uma vez tudo deu certo! E particularmente, adorei trabalhar com a 13a regra de fé nas mutuais, achei que foi muito inspirado mesmo e tentei usar ao máximo esta escritura, mesmo depois de anunciarem o novo tema.

Mas, com 2012 começando, novas preocupações e desafios surgem. E como começar? Esta hora é tempo de parar e pensar antes de tudo, e nesta semana consegui fazer isso (felizmente, minhas férias do trabalho ajudaram e muito para isso) e agora já estou com várias ideias para 2012. Então, as minhas dicas para começar bem:

- Leiam as últimas Liahonas da conferência de 2011, especialmente os discursos voltados para os jovens;
- Em janeiro, também na Liahona, sempre recebemos conselhos e mensagens do novo tema da mutual pela presidência geral das moças, e assim como tópicos para o estudo no ano. Vale estudar estes artigos também.
- Separem um tempo e um local para específicos para este estudo, mas onde vcs consigam abrir a mente e buscar as ideias. Cada um tem seu lugar, um parque, um local em casa... e felizmente, pra mim foi a praia (com um lugar de tirar o fôlego desse, consegui minha inspiração!).




E não esqueçam de terem papel e caneta na mão, daí não fica nenhum detalhe de fora. Logo logo vou já preparar uma primeira atividade com o tema da mutual 2012 que já está no papel, em andamento e postarei em seguida.

Desejo um ótimo ano novo à vocês com muita saúde, alegria e sucesso, com certeza será um ano "de muita Luz" para todos nós!

sábado, 17 de dezembro de 2011

Ideia para presente: CD Personalizado

Adoro presentear as pessoas e neste fim de ano, não é diferente. Como o dinheiro não é muito, o negócio é colocar a criatividade para agir e fazer algo. Neste natal, decidimos fazer um cd personalizado para presentear famíliares e amigos, e fizemos o seguinte:

- Selecionamos algumas músicas de cd's que temos e gravamos em um cd virgem;
- Compramos etiquetas para cd (existem da marca Pimaco) e imprimimos o texto que desejamos;
- Compramos o porta cd de papel colorido para colocar dentro;
- No papel, junto com a etiqueta do cd vem uma comprida, e escrevemos as músicas;
- Fechamos com um plastico e um adesivo no verso, e pronto!

O resultado foi este:



O legal é que na internet tem como pegar o modelo para imprimir certinho em etiqueta de cd, e neste caso, fizemos isso com músicas natalinas, mas nada impede que vcs façam cd's com músicas das moças, hinos preferidos, desde que não interfiram nos direitos autorais (músicas da Igreja a maioria são tranquilas, desde que não haja comercialização), fica lindo, e claro, barato!

Estou indo viajar esta semana, então, fica já meu FELIZ NATAL à todos, com muita alegria, mas sempre lembrando do nascimento de nosso Salvador, o motivo da Celebração!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ideia para atividade de fim de ano: Inimigo Secreto

Neste fim de ano, além da nossa família, não pode faltar uma confraternização com os jovens, com amigos, enfim, então vou falar um pouquinho da nossa.

Como todo mundo acaba gastando um pouquinho além da conta neste mês (comigo sempre acontece!), nosso comes e bebes foi uma noite de panquecas. Fizemos a massa e demos algumas opções simples para cada um montar a sua. Isso inclui requeijão, queijo e margarina para salgados, e doce de leite e brigadeiro para doces, delícia!

E fizemos nosso tradicional inimigo secreto. O legal desta brincadeira é que, se vc não quiser gastar nada, vc não precisa, porque o legal é a festa, e não o presente em si (só não queira sair achando que vai ganhar algo super legal, porque não tem como garantir).

A ideia é a seguinte: cada um leva um presente qualquer embrulhado, pode ser alguma coisa boa, como uma caixa de bombons, algo feito por vc, ou mesmo algum "presente de grego" (nesta lista já entraram casacos de vó, meia velha, parafusos, cavalinho de plástico, balde de areia, e por aí vai...).

Todos os presentes são colocados de em uma mesa, e são feitos papéis com números, com o número de participantes, ou seja, se teremos 10 pessoas na brincadeira, são papéis de 1 a 10, que devem ser sorteados.

Então, quem tem o número 1 deve escolher um presente e abrir na frente de todos. Em seguida, o número 2 tem duas opções: pegar um presente da mesa e abrir, ou roubar o presente aberto, e escolher um novo presente da mesa para quem foi roubado. E por aí vai nesta mesma lógica, todo o presente que foi aberto pode ser roubado, mas é um presente só, e somente na sua vez. Naturalmente, quem é o último é quem se dá bem, pois acaba vendo quase todos os presentes abertos e escolhe o que quer. É bem divertido e demos muitas risadas, é o terceiro ano que fazemos.



Beijos a todas!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Gratidão

Ainda vou postar uma ideia de presente e uma de atividade de fim de ano  (Inimigo Secreto), mas hoje o post será mais pessoal.

Fim de ano sempre é tempo de pensar no que passou, e agora quero expressar como gosto e sou grata por servir! Adoro meu chamado, ainda que houve dias de MUITO desafio, atividades que não páram, mas ver resultados como os 6 medalhões entregues em nossa ala, não tem preço!

Sou grata por poder na Igreja compartilhar meus talentos e fazer programas e ideias que jamais faria em outro lugar. Fui abençoada por ter meu lado criativo e também "artista" e aqui pude desenvolver mais disso, o que me proporcionou participar e ajudar em eventos especiais, como os corais da Estaca, o musical Verdade na Terra, a Celebração e Dedicação do Templo de Curitiba, e a última vez na Cantata de Natal de minha Estaca que aconteceu neste sábado e foi  MARAVILHOSA. Fiquei feliz em poder ajudar na regência dos hinos e coreografar meninas que nunca dançaram e surpreenderam no dia apresentação.




E claro, ver minhas moças e ex-moças participando e mostrando seus talentos, adoro!
Enfim, o meu Muito Obrigada fica aqui hoje.

====

Se alguém se interessar, o programa desta Cantata Natalina está abaixo. Foram mantidos os títulos originais das músicas, mas todas foram cantadas em português (exceção do instrumental, do filme expresso polar).

CANTATA DE NATAL

Estaca São Lourenço

A IGREJA DE
JESUS CRISTO
 DOS SANTOS
DOS ÚLTIMOS DIAS


Regência: ROSELEN LUDGERO COSTA
MARIANA ESTER COSTA
FERNANDA DOMAREDZKY
FLÁVIA SPHAIR

Piano: JADER KALIL SPHAIR
VÍVIAN DOMAREDZKY
MARIANA ESTER COSTA
RODRIGO DOMAREDZKY
BÁRBARA AUGUSTYNCZK

Violino: VINÍCIUS RICARDO MARTINS
LERRY KLITZKE

Violoncelo: RODRIGO NUNES

Coreografia: FLÁVIA SPHAIR

        Narração: RENATO e SANDRA DOMAREDZKY



CURITIBA/PR
10/12/2011


*
SILVER BELLS
(Jay Livingst e Ray Evan)
Solo: GUSTAVO DOMAREDZKY
CORO E COREOGRAFIA

*
CAROL OF THE BELLS
(Mykola D. Leontovich)
Grupo vocal, à capella

*
A TINY CHILD WILL COME
(Don Besig)
CORO

*
STILL, STILL, STILL
(Kirby Shaw)
Solo: JÔNATAS EFRAIM COSTA
CORO

*
ANJOS DESCEM A CANTAR
(Canção Natalina Francesa)
Grupo vocal, à capella

*
ALEGRA-TE SION
(Trecho do Oratório “Judas Macabeu”, de G.F. Handel)
CORO E COREOGRAFIA

*
VOCÊ OUVE O QUE EU OUÇO?
(Noel Regney e Gloria Shane)
CORO

*
OH HOLY NIGHT
(Adolphe Adam)
Solos: DANIEL LEMOS e REBECA LEMOS
CORO

*
WHAT CHILD IS THIS?
(Willian Dix)
Grupo vocal

*
CANDLELIGHT CAROL
(John Rutter)
Solo: ERIKY SOUZA SILVA

*
CAROL OF THE DRUM
(Katherine K. Davis)
CORO

*
WHEN CHRISTMAS COMES TO TOWN
(Alan Silvestri)
Instrumental
Ballet: ISABELLA LUDGERO

*
LÁ NA JUDÉIA ONDE CRISTO NASCEU
(John Menzies Macfarlane)
CORO e CONGREGAÇÃO na 4ª estrofe

*
CAROLS AROUND
(Arr. Carl J. Nygard Jr.)
Grupo vocal

*
WERE YOU THERE ON THAT CHRISTMAS NIGHT?
(Natalie Sleeth)
CORO

*
OUVI OS SINOS DO NATAL
(Henry W. Longfellow / John B. Calkin)
CORO e CONGREGAÇÃO na 5ª estrofe

domingo, 4 de dezembro de 2011

Ideia para Excelência das Moças

Hoje vou compartilhar um pouco de nossa Excelência, simples, sem muito mistério, mas bem especial.

Preparamos este ano a atividade com cores lilás. Usamos toalhas florais quadradas (costura reta, super simples) e arranjos que imitavam lavandas, para dar um toque feminino.

Para o lanche, tivemos só algo para adoçar: sorvete, guloseimas como marshmallows, balas de côco (uma de nossas moças AMA estas) e pirulitos. Também fizemos copinhos de doce de leite ninho, culinária que elas aprenderam este ano.




Cantamos duas músicas da mutual do ano: feliz para sempre e na força do meu Senhor, sendo que a primeira uma de nossas meninas foi desafiada a tocar nesta data, ela estudou por 2 meses e falou disso como um projeto.

O programa funcionou assim:

1 - Boas Vindas pela Presidente;
2 - Hino e Oração;
3 - Explicação do que é a Excelência pela secretária;
4 - Resumo das atividades e propósitos do ano pela Conselheira;
5 - Falas das moças: cada uma falou de 1 atividade das moças, 1 meta e 1 projeto que fez durante o ano;
6 - Agradecimentos e mensagem final pela presidente;
7 - Hino e Oração Final.

Foi bem espiritual e especial. E como é tradição. Fizemos um mural de fotos com as atividades do ano, e este ano acrescentamos os bilhetinhos das coisas boas que "nós procuramos", ideia do blog amar servir e partilhar.

 

Como este foi um ano de princesas, a minha mensagem da presidente se voltou para isso, porém de uma forma mais moderna. Então, quem quiser usar, aí vai minha parte:

Queridas moças e líderes
 
2011 foi um mais um ano especial e desafiador. Mudanças aconteceram, umas saíram, outras chegaram. A presidência mudou e continua mudando, as moças também.
Sobre a organização, o tema que mais trabalhamos este ano foi a 13a regra de fé, fez parte da Conferência de Jovens, dos Novos Inícios, das Aulas de domingo e claro, das mutuais. As músicas que cantamos este ano focaram nesse tema. E hoje, finalizaremos nosso ano com uma música baseada neste tema, chamada Feliz para sempre, que foi muito trabalhado nas organizações das moças em todo mundo, o famoso centro das histórias de príncipes e princesas, onde começamos em “Era uma vez” para chegar no “felizes para sempre”. E lá no fundo, não é isso que todos desejamos?
Que vocês são princesas, é claro que vcs são. Nos moldes das histórias infantis como Cinderella e Branca de Neve? É claro que não. Talvez algumas de vocês achem a palavra princesa meiga de mais ou quase brega, e vocês podem achar que os contos de fadas não tem nada a ver com vocês, mas dentro da fantasia, existem algumas similaridades, como menciona o Élder Utchdorf. Ele diz:
"Em cada uma dessas histórias, as princesas tiveram experiências tristes e provações antes de chegar a seu “felizes para sempre”. Pense nisso. Já houve alguém que não teve de passar por seu próprio vale sombrio de tentações, provações e tristezas? Nosso amoroso Pai Celestial nos colocou em um mundo cheio de desafios e provações para que, por meio da oposição, possamos aprender sabedoria, tornar-nos mais fortes e sentir alegria. Ninguém está livre disso. Vocês vão sofrer, vão ser tentadas e vão cometer erros. Aprenderão por si mesmas o que toda heroína aprende: é vencendo desafios que crescemos e nos fortalecemos. Por isso, é sua reação à adversidade — e não a adversidade propriamente dita — que determina como a sua história de vida vai-se desenvolver". 
Por isso, depois de tudo o que passamos este ano, quero lembrá-las de que princesas existem, mas, tenho meu próprio conceito, que chamo de "a verdadeira princesa". Ela tem algumas características.
A verdadeira princesa é honesta consigo e com seus semelhantes. Ela estuda e não faz colas na hora da prova na escola. Ela é um exemplo de integridade.
A verdadeira princesa "faz o bem a todos os homens". Ela está disposta a ajudar sua família nas tarefas domésticas, a participar de projetos de serviço e ajudar seus amigos, desde uma maquiagem para um baile até ao compartilhar o evangelho.
A verdadeira princesa é casta em palavras, ações e imagem. Ela pode usar vestido e salto alto, ou tênis e camiseta, mas independente disso, é 100% modesta, sem usar roupas que são "recatadas em pé e não recatas sentada". Seu semblante mostra isso e ela deseja ser pura para ser digna de frequentar o templo desde o batistério, esperando o dia que fará seus próprios convênios.
A verdadeira princesa é virtuosa. Ela lê o livro de mórmon e estuda as escrituras. Presta atenção e participa das aulas e mutuais, e não somente escuta, mas tenta praticar ao máximo o que aprende. Faz o progresso pessoal com desejo de melhorar.
 E finalmente, a verdadeira princesa ama e confia em Deus, e faz tudo o que já mencionei por causa disso. Crê no sacrifício expiatório de Cristo e sabe que, por Deus a amar tanto, ela deixou que seu Filho Unigênito expiasse por seus pecados, e sabe que são reais estas palavras do Pres. Utchdorf: "A verdade é que Deus sabe como podemos chegar lá!  Ele deseja, com todo o amor de um Pai perfeito e puro, que vocês cheguem a seu destino sublime. O mapa está ao alcance de todos. Tudo o que vocês precisam fazer é confiar no Pai Celestial, confiar Nele o suficiente para seguir Seu plano.
Vocês são realmente nobres filhas espirituais do Deus Todo-Poderoso. São verdadeiras princesas, destinadas a tornarem-se rainhas. Façam com que suas vidas não sejam um conto de fadas, mas algo muito melhor: uma realidade com um final feliz para sempre!
 
Boa semana, bjos a todos!