quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ideia para mutual: Costura do dia-a-dia

Já é mais comum do que se pensa nossas meninas não saberem algumas coisas básicas de costura, até já encontrei gente na costureira pedindo para fazer uma simples barra ou pregar um botão, aí não dá né...


Foto: manualdacostura.blogspot.com

Então, resolvemos fazer uma mutual sobre isso, que foi excelente e super bem aproveitada. E nada que uma boa dona de casa com uma simples caixa de costura não possa ensinar. Foram 4 aprendizados:


* Pregar botão (tanto em "x" como na perpendicular);
* Fazer barra de calça, saia, etc.
* Fazer ponto de máquina na mão;
* Fazer remendo.




Então, no final, fiz um sorteio de uma caixinha de costura que comprei, simples, mas com o o suficiente para pequenos consertos (pode ser uma lembrancinha para todas, já que é barato). A caixa tinha:

- Um jogo de agulhas;
- Fios de costura branco, preto, vermelho e marrom;
- Alfinetes;
- Porta alfinetes (uma florzinha);
- Fita métrica.

Até mais!

domingo, 27 de novembro de 2011

Ideias para Progresso Pessoal - Valor Individual

Hoje são duas ideias para cumprir metas de Valor Individual. Minha conselheira preparou este material que ficou espetacular

A primeira, foi como parte de nosso estudo das escrituras em nosso último acampamento, e no fim, nossas moças completam a meta 7 de valor individual (inclusive porque este foi o tema de nosso acampamento este ano - Sou de infinito Valor).

Fizemos no acampamento, mas também é legal para fazer em uma noite do pijama. Antes de dormir deixamos no travesseiro de cada uma a designação de leitura abaixo, junto com um "beijinho de boa noite" (balinhas de chocolate):



Quando elas acordaram, no bom dia elas receberam uma nova designação.



E assim todas cumpriram a meta!

=======

A segunda ideia é para cumprir a meta 2, sobre benção patriarcal. Então ela preparou esse material para leitura e discussão deste assunto:

A Respeito Da Bênção Patriarcal
A Liahona – Março 2004
O que é? Como consigo uma? Por que ela é importante? Seguem-se as respostas para algumas das perguntas mais freqüentes a respeito das bênçãos patriarcais.
Muitos membros da Igreja começam a pensar em receber sua bênção patriarcal na adolescência. As seguintes informações podem ajudá-lo a compreender e preparar-se para receber sua bênção patriarcal.
O que é uma bênção patriarcal?
Uma bênção patriarcal tem dois propósitos principais. Em primeiro lugar, o patriarca será inspirado a declarar sua linhagem — a tribo de Israel a que você pertence. Em segundo lugar, guiado pelo espírito de profecia, o patriarca pronunciará bênçãos e pode também fazer promessas, advertências e admoestações que se aplicam especificamente a você. Sua bênção patriarcal pode salientar certas coisas que você é capaz de alcançar e bênçãos que poderá receber, se exercer sua fé e viver dignamente.
Por que a linhagem é importante?
Todo membro da Igreja pertence a uma das doze tribos de Israel. Aqueles que não são descendentes literais são “adotados” na casa de Israel por meio do batismo. O conhecimento de sua linhagem pode ser um guia útil em sua vida, porque o fato de pertencer a uma das doze tribos lhe proporciona as bênçãos e missões específicas de cada tribo. As bênçãos que Jacó deu a seus filhos (que estavam à frente de cada uma das tribos) encontram-se em Gênesis 49.
Quem pode dar uma bênção patriarcal?
Patriarca, na verdade, é um ofício do Sacerdócio de Melquisedque, tal como élder ou sumo sacerdote, e um patriarca é chamado e ordenado especificamente para dar bênçãos patriarcais. Você receberá sua bênção do patriarca de sua própria estaca ou de um lugar próximo, se na sua estaca não houver um patriarca. Se você estiver morando num lugar em que não existam estacas, seu bispo ou presidente de ramo saberá como ajudá-lo a tomar as providências para que você receba uma bênção. Se você for descendente direto de alguém que seja patriarca (como seu avô, por exemplo), pode receber sua bênção diretamente dele, mesmo que ele não more em sua estaca.
Quem pode receber uma bênção patriarcal?
Todos os membros da Igreja têm o direito de receber uma bênção e devem fazê-lo, independentemente de quanto tempo são membros da Igreja.
Que idade preciso ter para receber uma bênção?
Não há uma idade estabelecida. Você deve ter idade suficiente para compreender a natureza sagrada da bênção.
Como é dada a bênção?
O patriarca colocará as mão sobre sua cabeça e dará a bênção por meio de inspiração. Ela será uma orientação revelada para você. A bênção, então, será transcrita, para que você tenha uma cópia por escrito para estudar durante toda a vida. A Igreja também guardará uma cópia de sua bênção para o caso de você perder a sua.
Como consigo uma bênção patriarcal?
Marque uma entrevista com seu bispo. Ele determinará se você está pronto e digno e pode dar-lhe uma recomendação ou ajudá-lo a preparar-se para recebê-la. Depois de receber sua recomendação, você pode entrar em contato com o patriarca para marcar um horário. Pergunte ao bispo ou ao patriarca quem poderá acompanhá-lo em sua bênção, como, por exemplo, seus pais. E leve sua recomendação no dia marcado.
Como posso saber se estou preparado?
O desejo de receber uma bênção patriarcal deve partir da disposição de conhecer e cumprir a vontade de Deus para sua vida. A curiosidade ou a pressão exercida por outras pessoas não é o motivo certo para se receber uma bênção. O bispo ajudará a determinar se você está preparado para a bênção.
Como posso preparar-me?
Você deve fazer todo o possível para achegar-se ao Senhor. A oração, o jejum, o estudo das escrituras, a meditação e o arrependimento podem ajudar. As preocupações com as coisas do mundo devem ser deixadas de lado para essa ocasião sagrada.
Como devo me vestir?
Você deve usar suas roupas de domingo.
Quando as promessas de minha bênção serão cumpridas?
Em algumas ocasiões, as bênçãos patriarcais revelam coisas de nossa vida pré-terrena. Mas na maioria das vezes, elas são um guia para a vida presente e futura. Como as bênçãos são de natureza eterna, elas podem incluir possibilidades que estão além da vida mortal.
Todas as promessas de minha bênção serão cumpridas?
Todas as bênçãos baseiam-se em sua fidelidade e no momento certo determinado pelo Senhor. As bênçãos também podem ser cumpridas de diversas formas durante a vida, dependendo de seu crescimento, capacidade e condições.
Devo deixar que outros leiam minha bênção?
Sua bênção é pessoal, algo entre você e seu Pai Celestial. Você pode compartilhar sua bênção com os membros de sua família e outras pessoas próximas. Mas a bênção deve ser guardada e jamais deve ser comparada com a de outras pessoas.
A bênção patriarcal pode ser de grande valor durante toda a sua vida. Preparar-se para as promessas de sua bênção e viver de modo a ser digno de recebê-las são coisas que podem aproximá-lo de seu Pai Celestial nesta vida e ajudá-lo a retornar à presença Dele na vida futura.
Para receber uma bênção patriarcal você precisa (1) preparar-se, achegando-se ao Pai Celestial por meio da oração, arrependimento, estudo das escrituras e freqüência à Igreja; (2) realizar uma entrevista com o bispo para verificar se está preparado; e (3) receber de seu bispo uma recomendação para a bênção patriarcal. Depois de receber sua recomendação, você deve (4) entrar em contato com o patriarca para marcar um horário e (5) receber sua bênção. A bênção gravada será (6) transcrita, e cópias da bênção serão (7) enviadas para (8) a sede da Igreja, a fim de serem preservadas, e (9) para você, para guiá-lo durante a vida.
Uma Estrela Guia
“Uma bênção patriarcal recebida de um patriarca ordenado pode ser uma estrela guia, em nossa vida e é uma revelação de Deus para cada indivíduo. Se seguirmos essa estrela, haverá menos probabilidade de tropeçarmos e de sermos desencaminhados. Nossa bênção patriarcal será uma âncora para a alma, e se formos dignos, nem a morte nem o diabo poderão privar-nos das bênçãos proferidas. Elas são bênçãos que podemos usufruir agora e para sempre.” Presidente James E. Faust, Segundo Conselheiro na Primeira Presidência, “As Bênçãos do Sacerdócio”, A Liahona , janeiro de 1996, p. 68.
Uma Bênção Cumprida
“Às vezes alguém fica preocupado porque uma promessa feita em uma bênção patriarcal ainda não se cumpriu. (…) Isso não significa que a bênção não será cumprida. É bom saber que as coisas acontecem no devido tempo do Senhor, nem sempre no nosso. As coisas de natureza eterna não têm fronteiras. Desde a existência pré-mortal até nossa existência além do véu da morte, nossa existência é uma vida eterna.” Presidente Boyd K. Packer, Presidente Interino do Quórum dos Doze Apóstolos, “O Patriarca da Estaca”, A Liahona , novembro de 2002, p. 45.


Espero que seja útil!
Boa semana para todos!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Novo visual + Ideia para baile: Desenho animado

O mesmo blog, mas com novo visual, e desta vez caprichado e com design assinado pela Anna Baer, que generosamente me escolheu no sorteio que ela fez em seu blog para um novo layout. Este é definitivo e fala sério, ficou lindo demais, eu amei e estou super feliz com o resultado. Anna, obrigadaaaaaaaaa!

E para não deixar de postar uma ideia, segue uma ideia para baile bem divertida, desenho animado! Desde os mais tradicionais como as princesas disney, até desenhos mais recentes, como as super poderosas, o divertido é fazer um baile para que os jovens possam se fantasiar (exceção de máscaras, claro) com seus personagens preferidos.

E para decorar, muito fácil, posteres de filmes e cartazes com temas de desenhos diversos, fácil, não?



Boa semana à todos!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Ideia para arrecadar fundos para conferência: Disk Pizza

Com a chegada das conferências e esse ano, em especial, o EFY, precisamos ajudar nossos jovens a arrecadar um $$ para isso, e pelo segundo ano fizemos algo que deu super certo, um disk pizza. No domingo, avisamos os membros da atividade, e entregamos um "cupom"que eles poderiam emcomendar uma ou quantas pizzas quisesse, nos sabores listados, com data combinada para entrega. Este foi nosso modelo com horários e data.


Eles devolviam para os líderes e no dia, providenciamos as massas, molho e ingredientes dos sabores. Nós conseguimos com um colega de nosso presidente dos rapazes a massa pré assada e embalagens de uma pizzaria, o que facilitou, mas nada impede de fazer com massa comum. Também no dia da entrega, ligamos para quem pediu para confirmar que poderiamos entregar e ver se precisa de troco.

O custo a pessoa que comprou "se reembolsa" após as vendas e com uma ajudinha de uns 2 carros, dá pra fazer as pizzas mais próximas e entregar aos poucos. Uns 2 fornos são suficientes pra fazer, e no final, tudo acaba em pizza com os jovens também, deixando um espaço para fazer uma pizza pra quem ajudou!

Conseguimos arrecadar 60,00 por jovem no dia de nossa atividade.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Ideia para Acampamento: Labirinto de Escolhas

Esta é uma atividade espiritual bem interessante que desenvolvemos para nosso último acampamento que fizemos dia 02/11. Seu objetivo é realmente fazê-las pensar nestas situações que acontecem em seu dia a dia, e além disso, nós como líderes podemos saber em quais tópicos precisamos trabalhar mais com elas.

A atividade é um labirinto feito com barbantes entre árvores. No início, elas verão um bilhete (pode ser amarrado na primeira árvore) que colocará uma situação e, dependendo do que ela escolher (sim ou não, concordo ou discordo, etc.) a decisão indicará um lado a seguir. Se a moça acertar, ela segue em diante para um próximo bilhete com uma nova escolha. Se errar, ela deve ficar sem saída, e neste fim ter um bilhete avisando o que aconteceu, mas que ela tem a chance de voltar e continuar. Isso também trabalha o lado do arrependimento quando fazemos escolhas erradas em nossa vida.



Esta foi a atividade noturna, e cada moça foi sozinha somente com uma lanterna. Não gostaríamos que elas se influenciassem por opiniões de outras, cada uma deveria escolher sozinha o rumo a seguir. Elas paravam em cada árvore para ler as instruções, por isso é legal fazer em um bosque ou qualquer local que tenham algumas árvores espalhadas.

As situações e decisões que colocamos conversamos entre presidência e até com mais algumas pessoas, e entendemos que este é o 100%. Elas podem gerar dúvidas mesmo para nós, mas segue o roteiro. Vejam como ficou.


Escolha 1: Na missão, nosso presidente informou que podemos, em nosso dia de descanso, utilizar o computador por cerca de 1 hora, para respondermos e-mails aos familiares e verificar alguns sites relacionados a Igreja e pesquisar materiais que ajudem nossos pesquisadores. Já havia passado exatamente 1 hora quando vi que não terminei de ler um discurso da conferência geral e precisaria de mais 15 minutos para terminá-lo. Se você acha que devo continuar, siga a direita. Se você acha que devo desligar, siga para a esquerda.
Resposta: desligar o computador. Caso ela siga na direção errada, ela deve encontrar a seguinte mensagem:
Quando foi perguntado ao Presidente Tanner, que presidiu a missão Européia, qual era um dos maiores atributos de sucesso de um missionário, ele respondeu “Obediência”. Ainda que o discurso a ser lido fosse bom, ele estaria desobedecendo uma regra estipulada, ou seja, não seria excelente. E isso poderia levá-lo a outros sites e programas, e o limite cruzado mais a frente.
Apesar disso, sempre há um caminho de volta. Um arrependimento sincero e o abandono deste ato a levará ao caminho correto. Retorne ao obstáculo anterior e siga à próxima escolha.
 
Escolha 2: Tenho alguns amigos em comum da Igreja e da Escola, que quando os conheci, foram muito legais e respeitaram minhas crenças. Com o passar o do tempo, apesar de eu ter 14 anos, as conversas começaram sempre a rodar em torno do tema sexo e insinuações. Eles não fizeram mais nada além disso, íamos à festas sem bebidas e bailes, retornávamos em horário adequado para casa, mas ainda que me incomodasse às vezes, continuei a amizade forma como estava e participava desse tipo de conversa, afinal são amigos da Igreja. Se você concorda com isso, siga para a direita. Se você discorda, siga para a esquerda.
Resposta: Discordar. Caso ela siga na direção errada, ela deve encontrar a seguinte mensagem:
Lembremos que a castidade é algo sagrado. Quando este assunto começa a se tornar frequente inclusive com gestos e brincadeiras, muito cuidado. Chegará em um momento que, quando você menos perceber, as falas se tornarão ações. Ainda que os amigos sejam da nossa religião, a verdade e a retidão devem ser defendidas, e você deve ou pedir para que seus amigos deixem este assunto e as brincadeiras de lado, ou, na pior das hipóteses, deixar estes amigos. Aqueles que são verdadeiros a respeitarão e ajudarão a seguir os padrões.
Apesar disso, sempre há um caminho de volta. Um arrependimento sincero e o abandono deste ato a levará ao caminho correto. Retorne ao obstáculo anterior e siga à próxima escolha.
 
Escolha 3: Fui em um casamento e um de meus tios me pediu para segurar seu copo de whisky enquanto ele ia ao banheiro. Eu conhecia pouca gente da festa, que nem tinha idéia de que eu não bebia devido a religião. Segurei seu copo até ele retornar. Se você não vê problema em segurar o copo, siga à esquerda. Se você prefere não segurar, siga à direita.
Resposta: não segurar. Caso ela siga na direção errada, ela deve encontrar a seguinte mensagem: 
Já fomos aconselhados por alguns líderes que devemos “evitar aparências do mal”. Se o sei bispo a visse com este copo na mão, qual seria sua reação? Por mais que você explicasse e ele entendesse o fato, será que mesmo assim, não geraria uma dúvida? Então, isso não significa que você irá beber daqui pra frente, mas “um exemplo vale mais do que mil palavras”, mostre o 100% certo às pessoas.
Apesar disso, sempre há um caminho de volta. Um arrependimento sincero e o abandono deste ato a levará ao caminho correto. Retorne ao obstáculo anterior e siga à próxima escolha.
 
Escolha 4: Costumo ir ao mercado para ajudar meus pais com as compras de casa. Sempre que faço isso, sobra uma pequena quantidade em dinheiro, que pego para mim e uso para comprar algum lanche na escola ou para usar em outra despesa, afinal, esse troco não faz diferença aos meus pais. Se você usaria o troco, siga a direita. Se você decidir entregar aos pais junto com a compra, vá para a esquerda.
Resposta: entregar o troco. Caso ela siga na direção errada, ela deve encontrar a seguinte mensagem: 
Mesmo em uma ação rotineira, com as pessoas que mais temos contato, como pais e irmãos, a atitude é a mesma em todos os casos: precisamos avaliar nossa honestidade. O Para o Vigor da Juventude coloca que “quando mentimos, roubamos ou furtamos, causamos danos a nosso espírito e nos tornamos menos capazes de realizar coisas boas”.
Apesar disso, sempre há um caminho de volta. Um arrependimento sincero e o abandono deste ato a levará ao caminho correto. Retorne ao obstáculo anterior e siga à próxima escolha.
 
Escolha 5: Tenho amigos fora da Igreja que não possuem os meus padrões, mas tenho um bom relacionamento com eles. Nos encontramos, vamos à festas e registramos estes momentos, fazendo comentários na internet e postando fotos. Esta imagens refletem algumas ações diferentes de nossos padrões, como amigos bebendo ou fumando, mas como eu não faço estas coisas, ainda que esteja com eles, coloco isso na internet para todos verem nossos momentos. Se você concorda com isso, vá para a esquerda. Se discorda, vá para a direita.
Resposta: discordar. Caso ela siga na direção errada, ela deve encontrar a seguinte mensagem:
Você se sentiria bem mostrando fotos deste tipo aos seus pais ou à Jesus Cristo? Não precisamos como primeira atitude abandonar nossos amigos ou deixar de registrar momentos com eles, mas temos que cuidar do que mostramos às pessoas, isso sempre reflete parte de como nós somos, ou seja, moças valorosas, e sem dar margem a desconfiança à aqueles em nosso redor.
Apesar disso, sempre há um caminho de volta. Um arrependimento sincero e o abandono deste ato a levará ao caminho correto. Retorne ao obstáculo anterior e siga à próxima escolha.

 
Escolha 6: Precisei comprar um vestido para a festa de minha amiga. Depois de muito esforço, encontrei um vestido longo com uma manga transparente e uma parte acima dos ombros, que não marcava o corpo, que ficou ótimo. Se você compraria o vestido, siga à esquerda. Se não, siga à direita.
Resposta: não comprar.  Caso ela siga na direção errada, ela deve encontrar a seguinte mensagem:
O "Para o vigor da juventude enfatiza: "Nunca diminuam seus padrões de vestimento, qualquer que seja a ocasião". Neste caso, a transparência é perigosa, pois o livreto também nos orienta o uso de trajes que cubram os ombros, e por via das dúvidas, o melhor é não usar, ou ainda adaptar. Em uma tarde, é possível que uma costureira ou você mesma possam deixar a roupa ainda mais bonita com um tecido por baixo, barras, enfim, uma infinidade de opções. E uma moça recatada, somente pelo seu traje, mostra seu valor. O recato nunca sai de moda!
Apesar disso, sempre há um caminho de volta. Um arrependimento sincero e o abandono deste ato a levará ao caminho correto. Retorne ao obstáculo anterior e siga à próxima escolha.
 
Escolha 7: Gosto de músicas de diferentes ritmos, desde as calmas até as mais agitadas, em diferentes línguas. Não falo outro idioma, conheço algumas palavras inglês e sei que alguns ritmos músicas possuem linguagem inadequada, mas, como não entendo o que falam, acabo escutando mesmo assim. Se você acha que podemos escutar música desta forma, vá para a esquerda. Se você acha melhor não ouvir, vá para a direita.
Resposta: não ouvir. Caso ela siga na direção errada, ela deve encontrar a seguinte mensagem:
Se você já tem consciência de que esta música pode fazer mal, mesmo sem ter a certeza, siga o que é o mais seguro: desligue o som. E a dica infalível é o conselho do padrão de música do Para o Vigor da Juventude: "Prestem atenção ao que sentem quando as ouvem. Não escutem música que afaste o Espírito". Se vocês sentirem que a música está deixando você inquieta, perturbada ou irritada, saiba que ela não é boa para você, desligue na hora!
Apesar disso, sempre há um caminho de volta. Um arrependimento sincero e o abandono deste ato a levará ao caminho correto. Retorne ao obstáculo anterior e siga à próxima escolha.
 
Escolha 8: Já tenho idade para namorar conforme o padrão da Igreja. Ainda não tenho um namorado, mas conheço muitos meninos que são amigos na Igreja, que também podem namorar. Somos muito próximos e e às vezes sento junto com um amigo e ficamos de mãos dadas, e outro dia faço o mesmo com outro amigo, afinal, brincadeiras assim são divertidas e não interferem no padrão. Se você acha isso normal, siga à direita, se não, vá para a esquerda.
Resposta: não é normal. Caso ela siga na direção errada, ela deve encontrar a seguinte mensagem:
O namoro é uma forma de você conhecer outra pessoa melhor. Conhecer significa estar junto, conversar, descobrir seus interesses, sonhos, rotina, e assim isso se transformar em um relacionamento um pouco mais próximo. Isso é diferente de, a cada rapaz que você conhece você ficar de mãos dadas, apoiar-se nele ou "namorar de brincadeira". Toda amizade tem limites, e ações como estas ultrapassam a barreira.
Apesar disso, sempre há um caminho de volta. Um arrependimento sincero e o abandono deste ato a levará ao caminho correto. Retorne ao obstáculo anterior e siga à próxima escolha.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ideia para mutual: Costura do dia-a-dia

Já é mais comum do que se pensa nossas meninas não saberem algumas coisas básicas de costura, até já encontrei gente na costureira pedindo para fazer uma simples barra ou pregar um botão, aí não dá né...


Foto: manualdacostura.blogspot.com

Então, resolvemos fazer uma mutual sobre isso, que foi excelente e super bem aproveitada. E nada que uma boa dona de casa com uma simples caixa de costura não possa ensinar. Foram 4 aprendizados:


* Pregar botão (tanto em "x" como na perpendicular);
* Fazer barra de calça, saia, etc.
* Fazer ponto de máquina na mão;
* Fazer remendo.




Então, no final, fiz um sorteio de uma caixinha de costura que comprei, simples, mas com o o suficiente para pequenos consertos (pode ser uma lembrancinha para todas, já que é barato). A caixa tinha:

- Um jogo de agulhas;
- Fios de costura branco, preto, vermelho e marrom;
- Alfinetes;
- Porta alfinetes (uma florzinha);
- Fita métrica.

Até mais!

domingo, 27 de novembro de 2011

Ideias para Progresso Pessoal - Valor Individual

Hoje são duas ideias para cumprir metas de Valor Individual. Minha conselheira preparou este material que ficou espetacular

A primeira, foi como parte de nosso estudo das escrituras em nosso último acampamento, e no fim, nossas moças completam a meta 7 de valor individual (inclusive porque este foi o tema de nosso acampamento este ano - Sou de infinito Valor).

Fizemos no acampamento, mas também é legal para fazer em uma noite do pijama. Antes de dormir deixamos no travesseiro de cada uma a designação de leitura abaixo, junto com um "beijinho de boa noite" (balinhas de chocolate):



Quando elas acordaram, no bom dia elas receberam uma nova designação.



E assim todas cumpriram a meta!

=======

A segunda ideia é para cumprir a meta 2, sobre benção patriarcal. Então ela preparou esse material para leitura e discussão deste assunto:

A Respeito Da Bênção Patriarcal
A Liahona – Março 2004
O que é? Como consigo uma? Por que ela é importante? Seguem-se as respostas para algumas das perguntas mais freqüentes a respeito das bênçãos patriarcais.
Muitos membros da Igreja começam a pensar em receber sua bênção patriarcal na adolescência. As seguintes informações podem ajudá-lo a compreender e preparar-se para receber sua bênção patriarcal.
O que é uma bênção patriarcal?
Uma bênção patriarcal tem dois propósitos principais. Em primeiro lugar, o patriarca será inspirado a declarar sua linhagem — a tribo de Israel a que você pertence. Em segundo lugar, guiado pelo espírito de profecia, o patriarca pronunciará bênçãos e pode também fazer promessas, advertências e admoestações que se aplicam especificamente a você. Sua bênção patriarcal pode salientar certas coisas que você é capaz de alcançar e bênçãos que poderá receber, se exercer sua fé e viver dignamente.
Por que a linhagem é importante?
Todo membro da Igreja pertence a uma das doze tribos de Israel. Aqueles que não são descendentes literais são “adotados” na casa de Israel por meio do batismo. O conhecimento de sua linhagem pode ser um guia útil em sua vida, porque o fato de pertencer a uma das doze tribos lhe proporciona as bênçãos e missões específicas de cada tribo. As bênçãos que Jacó deu a seus filhos (que estavam à frente de cada uma das tribos) encontram-se em Gênesis 49.
Quem pode dar uma bênção patriarcal?
Patriarca, na verdade, é um ofício do Sacerdócio de Melquisedque, tal como élder ou sumo sacerdote, e um patriarca é chamado e ordenado especificamente para dar bênçãos patriarcais. Você receberá sua bênção do patriarca de sua própria estaca ou de um lugar próximo, se na sua estaca não houver um patriarca. Se você estiver morando num lugar em que não existam estacas, seu bispo ou presidente de ramo saberá como ajudá-lo a tomar as providências para que você receba uma bênção. Se você for descendente direto de alguém que seja patriarca (como seu avô, por exemplo), pode receber sua bênção diretamente dele, mesmo que ele não more em sua estaca.
Quem pode receber uma bênção patriarcal?
Todos os membros da Igreja têm o direito de receber uma bênção e devem fazê-lo, independentemente de quanto tempo são membros da Igreja.
Que idade preciso ter para receber uma bênção?
Não há uma idade estabelecida. Você deve ter idade suficiente para compreender a natureza sagrada da bênção.
Como é dada a bênção?
O patriarca colocará as mão sobre sua cabeça e dará a bênção por meio de inspiração. Ela será uma orientação revelada para você. A bênção, então, será transcrita, para que você tenha uma cópia por escrito para estudar durante toda a vida. A Igreja também guardará uma cópia de sua bênção para o caso de você perder a sua.
Como consigo uma bênção patriarcal?
Marque uma entrevista com seu bispo. Ele determinará se você está pronto e digno e pode dar-lhe uma recomendação ou ajudá-lo a preparar-se para recebê-la. Depois de receber sua recomendação, você pode entrar em contato com o patriarca para marcar um horário. Pergunte ao bispo ou ao patriarca quem poderá acompanhá-lo em sua bênção, como, por exemplo, seus pais. E leve sua recomendação no dia marcado.
Como posso saber se estou preparado?
O desejo de receber uma bênção patriarcal deve partir da disposição de conhecer e cumprir a vontade de Deus para sua vida. A curiosidade ou a pressão exercida por outras pessoas não é o motivo certo para se receber uma bênção. O bispo ajudará a determinar se você está preparado para a bênção.
Como posso preparar-me?
Você deve fazer todo o possível para achegar-se ao Senhor. A oração, o jejum, o estudo das escrituras, a meditação e o arrependimento podem ajudar. As preocupações com as coisas do mundo devem ser deixadas de lado para essa ocasião sagrada.
Como devo me vestir?
Você deve usar suas roupas de domingo.
Quando as promessas de minha bênção serão cumpridas?
Em algumas ocasiões, as bênçãos patriarcais revelam coisas de nossa vida pré-terrena. Mas na maioria das vezes, elas são um guia para a vida presente e futura. Como as bênçãos são de natureza eterna, elas podem incluir possibilidades que estão além da vida mortal.
Todas as promessas de minha bênção serão cumpridas?
Todas as bênçãos baseiam-se em sua fidelidade e no momento certo determinado pelo Senhor. As bênçãos também podem ser cumpridas de diversas formas durante a vida, dependendo de seu crescimento, capacidade e condições.
Devo deixar que outros leiam minha bênção?
Sua bênção é pessoal, algo entre você e seu Pai Celestial. Você pode compartilhar sua bênção com os membros de sua família e outras pessoas próximas. Mas a bênção deve ser guardada e jamais deve ser comparada com a de outras pessoas.
A bênção patriarcal pode ser de grande valor durante toda a sua vida. Preparar-se para as promessas de sua bênção e viver de modo a ser digno de recebê-las são coisas que podem aproximá-lo de seu Pai Celestial nesta vida e ajudá-lo a retornar à presença Dele na vida futura.
Para receber uma bênção patriarcal você precisa (1) preparar-se, achegando-se ao Pai Celestial por meio da oração, arrependimento, estudo das escrituras e freqüência à Igreja; (2) realizar uma entrevista com o bispo para verificar se está preparado; e (3) receber de seu bispo uma recomendação para a bênção patriarcal. Depois de receber sua recomendação, você deve (4) entrar em contato com o patriarca para marcar um horário e (5) receber sua bênção. A bênção gravada será (6) transcrita, e cópias da bênção serão (7) enviadas para (8) a sede da Igreja, a fim de serem preservadas, e (9) para você, para guiá-lo durante a vida.
Uma Estrela Guia
“Uma bênção patriarcal recebida de um patriarca ordenado pode ser uma estrela guia, em nossa vida e é uma revelação de Deus para cada indivíduo. Se seguirmos essa estrela, haverá menos probabilidade de tropeçarmos e de sermos desencaminhados. Nossa bênção patriarcal será uma âncora para a alma, e se formos dignos, nem a morte nem o diabo poderão privar-nos das bênçãos proferidas. Elas são bênçãos que podemos usufruir agora e para sempre.” Presidente James E. Faust, Segundo Conselheiro na Primeira Presidência, “As Bênçãos do Sacerdócio”, A Liahona , janeiro de 1996, p. 68.
Uma Bênção Cumprida
“Às vezes alguém fica preocupado porque uma promessa feita em uma bênção patriarcal ainda não se cumpriu. (…) Isso não significa que a bênção não será cumprida. É bom saber que as coisas acontecem no devido tempo do Senhor, nem sempre no nosso. As coisas de natureza eterna não têm fronteiras. Desde a existência pré-mortal até nossa existência além do véu da morte, nossa existência é uma vida eterna.” Presidente Boyd K. Packer, Presidente Interino do Quórum dos Doze Apóstolos, “O Patriarca da Estaca”, A Liahona , novembro de 2002, p. 45.


Espero que seja útil!
Boa semana para todos!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Novo visual + Ideia para baile: Desenho animado

O mesmo blog, mas com novo visual, e desta vez caprichado e com design assinado pela Anna Baer, que generosamente me escolheu no sorteio que ela fez em seu blog para um novo layout. Este é definitivo e fala sério, ficou lindo demais, eu amei e estou super feliz com o resultado. Anna, obrigadaaaaaaaaa!

E para não deixar de postar uma ideia, segue uma ideia para baile bem divertida, desenho animado! Desde os mais tradicionais como as princesas disney, até desenhos mais recentes, como as super poderosas, o divertido é fazer um baile para que os jovens possam se fantasiar (exceção de máscaras, claro) com seus personagens preferidos.

E para decorar, muito fácil, posteres de filmes e cartazes com temas de desenhos diversos, fácil, não?



Boa semana à todos!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Ideia para arrecadar fundos para conferência: Disk Pizza

Com a chegada das conferências e esse ano, em especial, o EFY, precisamos ajudar nossos jovens a arrecadar um $$ para isso, e pelo segundo ano fizemos algo que deu super certo, um disk pizza. No domingo, avisamos os membros da atividade, e entregamos um "cupom"que eles poderiam emcomendar uma ou quantas pizzas quisesse, nos sabores listados, com data combinada para entrega. Este foi nosso modelo com horários e data.


Eles devolviam para os líderes e no dia, providenciamos as massas, molho e ingredientes dos sabores. Nós conseguimos com um colega de nosso presidente dos rapazes a massa pré assada e embalagens de uma pizzaria, o que facilitou, mas nada impede de fazer com massa comum. Também no dia da entrega, ligamos para quem pediu para confirmar que poderiamos entregar e ver se precisa de troco.

O custo a pessoa que comprou "se reembolsa" após as vendas e com uma ajudinha de uns 2 carros, dá pra fazer as pizzas mais próximas e entregar aos poucos. Uns 2 fornos são suficientes pra fazer, e no final, tudo acaba em pizza com os jovens também, deixando um espaço para fazer uma pizza pra quem ajudou!

Conseguimos arrecadar 60,00 por jovem no dia de nossa atividade.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Ideia para Acampamento: Labirinto de Escolhas

Esta é uma atividade espiritual bem interessante que desenvolvemos para nosso último acampamento que fizemos dia 02/11. Seu objetivo é realmente fazê-las pensar nestas situações que acontecem em seu dia a dia, e além disso, nós como líderes podemos saber em quais tópicos precisamos trabalhar mais com elas.

A atividade é um labirinto feito com barbantes entre árvores. No início, elas verão um bilhete (pode ser amarrado na primeira árvore) que colocará uma situação e, dependendo do que ela escolher (sim ou não, concordo ou discordo, etc.) a decisão indicará um lado a seguir. Se a moça acertar, ela segue em diante para um próximo bilhete com uma nova escolha. Se errar, ela deve ficar sem saída, e neste fim ter um bilhete avisando o que aconteceu, mas que ela tem a chance de voltar e continuar. Isso também trabalha o lado do arrependimento quando fazemos escolhas erradas em nossa vida.



Esta foi a atividade noturna, e cada moça foi sozinha somente com uma lanterna. Não gostaríamos que elas se influenciassem por opiniões de outras, cada uma deveria escolher sozinha o rumo a seguir. Elas paravam em cada árvore para ler as instruções, por isso é legal fazer em um bosque ou qualquer local que tenham algumas árvores espalhadas.

As situações e decisões que colocamos conversamos entre presidência e até com mais algumas pessoas, e entendemos que este é o 100%. Elas podem gerar dúvidas mesmo para nós, mas segue o roteiro. Vejam como ficou.


Escolha 1: Na missão, nosso presidente informou que podemos, em nosso dia de descanso, utilizar o computador por cerca de 1 hora, para respondermos e-mails aos familiares e verificar alguns sites relacionados a Igreja e pesquisar materiais que ajudem nossos pesquisadores. Já havia passado exatamente 1 hora quando vi que não terminei de ler um discurso da conferência geral e precisaria de mais 15 minutos para terminá-lo. Se você acha que devo continuar, siga a direita. Se você acha que devo desligar, siga para a esquerda.
Resposta: desligar o computador. Caso ela siga na direção errada, ela deve encontrar a seguinte mensagem:
Quando foi perguntado ao Presidente Tanner, que presidiu a missão Européia, qual era um dos maiores atributos de sucesso de um missionário, ele respondeu “Obediência”. Ainda que o discurso a ser lido fosse bom, ele estaria desobedecendo uma regra estipulada, ou seja, não seria excelente. E isso poderia levá-lo a outros sites e programas, e o limite cruzado mais a frente.
Apesar disso, sempre há um caminho de volta. Um arrependimento sincero e o abandono deste ato a levará ao caminho correto. Retorne ao obstáculo anterior e siga à próxima escolha.
 
Escolha 2: Tenho alguns amigos em comum da Igreja e da Escola, que quando os conheci, foram muito legais e respeitaram minhas crenças. Com o passar o do tempo, apesar de eu ter 14 anos, as conversas começaram sempre a rodar em torno do tema sexo e insinuações. Eles não fizeram mais nada além disso, íamos à festas sem bebidas e bailes, retornávamos em horário adequado para casa, mas ainda que me incomodasse às vezes, continuei a amizade forma como estava e participava desse tipo de conversa, afinal são amigos da Igreja. Se você concorda com isso, siga para a direita. Se você discorda, siga para a esquerda.
Resposta: Discordar. Caso ela siga na direção errada, ela deve encontrar a seguinte mensagem:
Lembremos que a castidade é algo sagrado. Quando este assunto começa a se tornar frequente inclusive com gestos e brincadeiras, muito cuidado. Chegará em um momento que, quando você menos perceber, as falas se tornarão ações. Ainda que os amigos sejam da nossa religião, a verdade e a retidão devem ser defendidas, e você deve ou pedir para que seus amigos deixem este assunto e as brincadeiras de lado, ou, na pior das hipóteses, deixar estes amigos. Aqueles que são verdadeiros a respeitarão e ajudarão a seguir os padrões.
Apesar disso, sempre há um caminho de volta. Um arrependimento sincero e o abandono deste ato a levará ao caminho correto. Retorne ao obstáculo anterior e siga à próxima escolha.
 
Escolha 3: Fui em um casamento e um de meus tios me pediu para segurar seu copo de whisky enquanto ele ia ao banheiro. Eu conhecia pouca gente da festa, que nem tinha idéia de que eu não bebia devido a religião. Segurei seu copo até ele retornar. Se você não vê problema em segurar o copo, siga à esquerda. Se você prefere não segurar, siga à direita.
Resposta: não segurar. Caso ela siga na direção errada, ela deve encontrar a seguinte mensagem: 
Já fomos aconselhados por alguns líderes que devemos “evitar aparências do mal”. Se o sei bispo a visse com este copo na mão, qual seria sua reação? Por mais que você explicasse e ele entendesse o fato, será que mesmo assim, não geraria uma dúvida? Então, isso não significa que você irá beber daqui pra frente, mas “um exemplo vale mais do que mil palavras”, mostre o 100% certo às pessoas.
Apesar disso, sempre há um caminho de volta. Um arrependimento sincero e o abandono deste ato a levará ao caminho correto. Retorne ao obstáculo anterior e siga à próxima escolha.
 
Escolha 4: Costumo ir ao mercado para ajudar meus pais com as compras de casa. Sempre que faço isso, sobra uma pequena quantidade em dinheiro, que pego para mim e uso para comprar algum lanche na escola ou para usar em outra despesa, afinal, esse troco não faz diferença aos meus pais. Se você usaria o troco, siga a direita. Se você decidir entregar aos pais junto com a compra, vá para a esquerda.
Resposta: entregar o troco. Caso ela siga na direção errada, ela deve encontrar a seguinte mensagem: 
Mesmo em uma ação rotineira, com as pessoas que mais temos contato, como pais e irmãos, a atitude é a mesma em todos os casos: precisamos avaliar nossa honestidade. O Para o Vigor da Juventude coloca que “quando mentimos, roubamos ou furtamos, causamos danos a nosso espírito e nos tornamos menos capazes de realizar coisas boas”.
Apesar disso, sempre há um caminho de volta. Um arrependimento sincero e o abandono deste ato a levará ao caminho correto. Retorne ao obstáculo anterior e siga à próxima escolha.
 
Escolha 5: Tenho amigos fora da Igreja que não possuem os meus padrões, mas tenho um bom relacionamento com eles. Nos encontramos, vamos à festas e registramos estes momentos, fazendo comentários na internet e postando fotos. Esta imagens refletem algumas ações diferentes de nossos padrões, como amigos bebendo ou fumando, mas como eu não faço estas coisas, ainda que esteja com eles, coloco isso na internet para todos verem nossos momentos. Se você concorda com isso, vá para a esquerda. Se discorda, vá para a direita.
Resposta: discordar. Caso ela siga na direção errada, ela deve encontrar a seguinte mensagem:
Você se sentiria bem mostrando fotos deste tipo aos seus pais ou à Jesus Cristo? Não precisamos como primeira atitude abandonar nossos amigos ou deixar de registrar momentos com eles, mas temos que cuidar do que mostramos às pessoas, isso sempre reflete parte de como nós somos, ou seja, moças valorosas, e sem dar margem a desconfiança à aqueles em nosso redor.
Apesar disso, sempre há um caminho de volta. Um arrependimento sincero e o abandono deste ato a levará ao caminho correto. Retorne ao obstáculo anterior e siga à próxima escolha.

 
Escolha 6: Precisei comprar um vestido para a festa de minha amiga. Depois de muito esforço, encontrei um vestido longo com uma manga transparente e uma parte acima dos ombros, que não marcava o corpo, que ficou ótimo. Se você compraria o vestido, siga à esquerda. Se não, siga à direita.
Resposta: não comprar.  Caso ela siga na direção errada, ela deve encontrar a seguinte mensagem:
O "Para o vigor da juventude enfatiza: "Nunca diminuam seus padrões de vestimento, qualquer que seja a ocasião". Neste caso, a transparência é perigosa, pois o livreto também nos orienta o uso de trajes que cubram os ombros, e por via das dúvidas, o melhor é não usar, ou ainda adaptar. Em uma tarde, é possível que uma costureira ou você mesma possam deixar a roupa ainda mais bonita com um tecido por baixo, barras, enfim, uma infinidade de opções. E uma moça recatada, somente pelo seu traje, mostra seu valor. O recato nunca sai de moda!
Apesar disso, sempre há um caminho de volta. Um arrependimento sincero e o abandono deste ato a levará ao caminho correto. Retorne ao obstáculo anterior e siga à próxima escolha.
 
Escolha 7: Gosto de músicas de diferentes ritmos, desde as calmas até as mais agitadas, em diferentes línguas. Não falo outro idioma, conheço algumas palavras inglês e sei que alguns ritmos músicas possuem linguagem inadequada, mas, como não entendo o que falam, acabo escutando mesmo assim. Se você acha que podemos escutar música desta forma, vá para a esquerda. Se você acha melhor não ouvir, vá para a direita.
Resposta: não ouvir. Caso ela siga na direção errada, ela deve encontrar a seguinte mensagem:
Se você já tem consciência de que esta música pode fazer mal, mesmo sem ter a certeza, siga o que é o mais seguro: desligue o som. E a dica infalível é o conselho do padrão de música do Para o Vigor da Juventude: "Prestem atenção ao que sentem quando as ouvem. Não escutem música que afaste o Espírito". Se vocês sentirem que a música está deixando você inquieta, perturbada ou irritada, saiba que ela não é boa para você, desligue na hora!
Apesar disso, sempre há um caminho de volta. Um arrependimento sincero e o abandono deste ato a levará ao caminho correto. Retorne ao obstáculo anterior e siga à próxima escolha.
 
Escolha 8: Já tenho idade para namorar conforme o padrão da Igreja. Ainda não tenho um namorado, mas conheço muitos meninos que são amigos na Igreja, que também podem namorar. Somos muito próximos e e às vezes sento junto com um amigo e ficamos de mãos dadas, e outro dia faço o mesmo com outro amigo, afinal, brincadeiras assim são divertidas e não interferem no padrão. Se você acha isso normal, siga à direita, se não, vá para a esquerda.
Resposta: não é normal. Caso ela siga na direção errada, ela deve encontrar a seguinte mensagem:
O namoro é uma forma de você conhecer outra pessoa melhor. Conhecer significa estar junto, conversar, descobrir seus interesses, sonhos, rotina, e assim isso se transformar em um relacionamento um pouco mais próximo. Isso é diferente de, a cada rapaz que você conhece você ficar de mãos dadas, apoiar-se nele ou "namorar de brincadeira". Toda amizade tem limites, e ações como estas ultrapassam a barreira.
Apesar disso, sempre há um caminho de volta. Um arrependimento sincero e o abandono deste ato a levará ao caminho correto. Retorne ao obstáculo anterior e siga à próxima escolha.