sábado, 29 de outubro de 2011

Ideia para mutual: Pintura em tela

Eu descobri neste dia que pintar não é tão complicado, mas é mais fácil do se parece. Convidamos uma pesquisadora que faz quadros e ela deu algumas boas dicas para nós.

Nesta mutual, utilizamos os seguintes materiais:

- tinta óleo nas cores primárias (azul, vermelho, amarelo) e branco;
- uma tela do tamanho de uma capa de caderno;
- lápis e borracha, para desenhar na tela;
- pincéis (1 fino, 1 médio), e o kit de pintura inclui um grosso, mas por ser caro, dá pra começar sem ele;
- bandejas de frio (tirando de qualquer queijo que vc compra no mercado), para colocar a tinta;
- pano ou papel toalha, para limpeza;
- água raz, se preferirem, para limpar o pincel (a tinta óleo não se usa com água);
- gravuras de quadros, que elas podem escolher para pintar o seu.

Nisso, elas escolhem o desenho, fazem um paisagem, objetos, qualquer coisa que preferem, e ao colocar as tintas na bandeja, fazem todas as misturas de cores que desejarem, aí é só pintar. Dicas de pintura como sombras, posicionamentos, etc. dá para pegar na internet para as mais interessadas.



E as nossas ficaram tão concentradas que mal conversaram umas com as outras! Nenhuma delas terminou na Igreja, mas emprestamos as tintas para terminarem em casa. A tinta óleo demora, de qualquer forma, um bocado para secar, mas é tranquilo de levar na mão embora.


E quem sabe, não se revela uma nova artista nesta oportunidade?

sábado, 22 de outubro de 2011

Ideia para Noite Familiar: A Receita para um Relacionamento de Sucesso

Esta atividade é fantástica e foi adaptada por nosso presidente dos rapazes e nossa professora do seminário do sugar doodle, para uma mutual conjunta. Trata-se de uma atividade voltada especialmente para sacerdotes e lauréis, para o início de seus relacionamentos dentro dos padrões. A ideia original está no link:

http://www.sugardoodle.net/joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=7405%3Athe-recipe-for-successful-dating&catid=704&Itemid=200004

Precisa-se prepar 5 tipos de bolos (ou cupcakes), não precisa ser tão chique, mas algo parecido com isso:



Cada um representa uma lição, e segue a ordem que deve ser feita a atividade:

Lição 1: Faça um cupcake, mas coloque coloque um recheio que não tem nada a ver com o bolo (o nosso foi mostarda!) Peça para alguém comer, a cara da pessoa será de "que gosto horrível". A lição? Não se preocupe com coisas superficiais. Encontre alguém para namorar que seja um exemplo de Cristo.

Lição 2: Pegue 2 bonitos cupcakes e chame 2 pessoas para comer. Dê à primeira gentilmente em um pratinho e com um garfo para comer, e ela pode ir sentar. Já para a segunda, amasse o bolinho com as mãos, faça uma bagunça com ele, e coloque em um prato para servir à ela. Pergunte se a segunda pessoa quer comer (e a resposta será provavelmente não), e pergunte novamente, "mas é o mesmo bolo que seu colega comeu, por que vc não quer?" A lição? Respeite seu corpo como um presente de Deus e tenha certeza de que sua aparência reflete seu interior.

Lição 3: Coloque alguns cupcakes de sabores variados e passe para cada um pegar um. Neste momento eles mostrarão suas preferências (um prefere de chocolate, outro de côco. A Lição? Nós nunca sabemos o que cada um gosta ou mais combina sem antes conhecer alguém, como no namoro! Isso sempre envolverá uma escolha.

Lição 4: Pegue uma bonita embalagem e coloque o cupcake, mas junto com areia, terra ou algo parecido. Dê para uma pessoa abrir e comer. Provavelmente ela não vai comer. A Lição? Que tipo de atividades e locais frequentamos? Será que não estamos nos contaminando com coisas ruins? Temos que estar fora daquilo que pode nos contaminar.

Lição 5: Faça cupcakes faltando ingredientes. Por exemplo, se for um bolo de cenoura, faça sem a cenoura um deles, outro sem farinha, preferencialmente algo bem perceptível. Faça 3 deles, sendo o último a receita correta. Pergunte para eles, após provarem, se eles sentem alguma coisa diferente.. A Lição? Deus nos deu a receita correta para o casamento eterno. E nós precisamos segui-la para termos sucesso. Substitutos ou deixar de lado alguns ingredientes não nos levarão ao sucesso.

Discutimos um pouco cada tópico em cada lição, e no final, ganhamos a Receita para um relacionamento de sucesso.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Ideia para atividade: Dia na praia!

Este ano queríamos muito começar com o pé direito, e resolvemos fazer uma atividade na praia! Quem sabe vcs não queiram fazer isso assim que o verão chegar...talvez não seja a dificuldade para algumas de vcs, mas para nós foi uma viagem de bate e volta saindo de Curitiba, mas não nos arrependemos em nada, com um pouco de organização e boa vontade, foi um dia muito bom.

Só o fato de poder sentar, conversar e tomar um sorvete já dá pra ganhar o dia, o que fizemos foi: demos uma caminhada, armamos nossas coisas na praia, e jogamos BETS e e aproveitamos os tacos para um Rodobaca, que gerou muitas risadas! Depois, todo mundo caiu na água por um tempo, e tomamos um sorvete. As meninas, claro, quiseram tirar muitas fotos e poses!


 Tendo a sorte, como nós, de usar uma casa ou apto de alguém por lá, ainda foi possível fazer uma linguiçada pro pessoal depois da praia, e jogar UNO e Máfia (o jogo onde "a cidade dorme" e tem as vítimas, assassino, médico, detetive e o narrador da brincadeira).


Mas, atividades e jogos bem tradicionais são uma ótima pedida. Para uma atividade dessas, só lembrar alguns detalhes:

* Autorização dos pais (aquele modelo da Igreja), no caso de viagem;
* Uma "base" isto é, algum local para o pessoal se trocar ou acomodar, podendo ser a casa de alguém ou mesmo uma lanchonete com boa estrutura;
* Lista de providências dos jovens, incluindo ítens como protetor solar, toalha e muda de roupas para retornar para casa.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Ideia para atividade: Dia da criança com as moças!

Amanhã é dia da criança, e vamos aproveitar para comemorar esta data... brincando! Vamos fazer uma  manhã de brincadeiras com as crianças da Primária da ala, e assim voltar também um pouco no tempo, afinal de contas, as Moças é que sugeriram as brincadeiras.

Claro que para fazer em outra oportunidade, tudo depende da faixa etária das crianças, mas o nosso dia terá as seguintes brincadeiras (bem tradicionais, mas caso alguém não conheça, vai uma breve explicação de algumas delas):

* Mãe cola americana - a brincadeira de màe cola só que, para "descolar" alguém precisa passar por baixo da perna do colega;

* Elefante colorido - dividir dois lados de um salão, uma pessoa que é o "elefante" fica no meio. Ele fala "Elefante Colorido" e quem brinca pergunta: Que cor? O Elefante escolhe a cor que quiser e quem  tiver alguma coisa na roupa ou acessório desta cor que estiver usando, pode ser "pego" pelo elefante (os demais não podem ser tocados e passam para o outro lado), e se isso acontecer, a pessoa vira o novo elefante, e assim vai!

* Caça ao tesouro amarrado - para que todos participem juntos, amarra-se a mão de cada um com um colega e eles precisarão procurar as pistas juntos pela capela. As pistas serão simples, por exemplo:

- Onde o bispo fala e os membros discursam (pulpito);
- Para entrar na capela você passa por mim (pode ser a porta da frente ou fundos);

E por aí vai. O tesouro? Será uma caixa pacotes de doce, um para cada criança.

Ainda temos no programa: dança da cadeira, lenço atrás e Alerta, mas as opções são muitas!
No final é claro, um lanche bem gostoso...Divirtam-se!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Ideias para Moças SUD no Facebook

Amigos e amigas do blog, para melhorar a divulgação do blog, criei uma página no facebook, o link é:

http://www.facebook.com/pages/Ideias-para-as-Mo%C3%A7as-SUD/259984094037633

Espero que ajude a todos, e divulguem para quem preferirem.


Abraços!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ideia para Noite do Pijama

Vi que sempre tivemos uma boa procura para atividade de Noite do Pijama das Moças, e semana passada fizemos nossa Noite do Pijama anual. A programação? Aí está:

* Início - preparação do jantar e pista de dança - Ensinamos nossas moças a receita de um Frango com molho branco e uma torta prestígio. Enquanto algumas se revezavam, conseguimos um video game com jogo de dança que elas AMARAM! E elas se revezavam para jogar e ajudar no jantar.

* Progresso Pessoal - Sempre selecionamos uma meta para discutir e realizar juntas, fizemos uma meta de valor individual, mas também sugiro as  metas 2 e 4 de Integridade para serem feitas. No final entregamos este marcador de página para elas.



* Gincana das Moças - Finalmente usei a gincana que preparei tempos atrás, que fala especialmente da organização das moças. No marcador "Gincanas para a ORM" tem esta Gincana, porém acrescentei uma prova do significado das cores dos valores das moças (quem quiser, passo por e-mail este).

* Pensamentos do futuro - a última atividade da noite foi um bate papo especial. Fiz um dado (uma caixa pequena) onde cada lado do dado tinha um assunto a ser discutido, os assuntos foram:

- meninos
- família
- padrões
- amizades
- 2021
- fashion

E cada momento tínhamos que discutir alguma coisa sobre os tópicos que apareciam a cada jogada. Caso as moças não saibam como começar, incentive, por exemplo: Tópico 2021... o que vc gostaria de ser em 2021?

*******

Depois de acordar, fazer um café da manhã reforçado e pode se fazer uma mensagem final. Como era nosso mês da Integridade, entregamos para cada uma a lembrancinha abaixo com um pirulito de chocolate branco em forma de tulipa (com lilás).

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Ideias de uma conferência geral

Hoje quero expressar minha gratidão pela conferência geral e sugerir algumas coisas do antes, durante e depois deste evento (mesmo que talvez eu tivesse de ter escrito antes), acho que muitos de nós ainda não tiveram a oportunidade de assistir a todas as sessões, ou querem assistir novamente, enfim, pode ser válido.

Primeiro agradeço pela oportunidade de termos hoje tudo de forma tão rápida e simples. Por poder escutar o profeta e os líderes da Igreja em tempo real. Meu irmão que serve missão no Japão assistirá somente na próxima semana porque lá, pelo fato do idioma ser muito difícil, eles precisam da semana toda para a tradução e ele claro irá esperar para assistir com os membros. Por isso, apesar de entender o inglês, também sou grata por ter um idioma mais fácil de se traduzir e já receber este instrução especial tão rapidamente.

ANTES

Eu e meu marido decidimos nos preparar melhor para esta conferência. Estudamos a mensagem da Primeira Presidência de Setembro/2011 e seguir alguns dos conselhos dados pelo Pres. Utchdorf. especialmente no que se diz escrever e meditar em algumas perguntas que pudessem ser respondidas pelos discursos dos líderes, além de orações buscando o Espírito nesta conferência.

DURANTE

Preparar-se saindo de casa com calma e reservar o tempo para a conferência sem incluir compromissos nesta data. Tanto para assistir na hora ou mesmo na Internet depois, caderno de anotações na mão que uso não para anotar os discursos (afinal, as palavras na íntegra vem na Liahona) mas para anotar meus sentimentos e impressões durante estes discursos. Uma vez Élder Bednar disse em um serão especial aqui em Curitiba que anotar por anotar não faz diferença nenhuma, temos que ter um propósito nisso, e desde então, a forma como escrevo hoje realmente me faz lembrar e pensar no mais importante.

DEPOIS

Tentar ao longo dos próximos 6 meses me esforçar e ajudar ao próximo a cumprir com o que os líderes nos aconselheram, dentro do lar, com os amigos e em meu chamado. E claro, como líder das moças, sempre fico atenta para sentir, entre os discursos colocados aos jovens, portanto, os meus destaques são para 2 deles:

* Conselhos para a Juventude do Élder Boyd K. Packer;
* Envolvimento dos Jovens na história da família, do Élder David A. Bednar (inclusive já indiquei o site para minhas jovens, e foi ótima a sintonia com a última mutual que fizemos, sobre indexação do new family search).

E depois, é um ciclo que se repete, e como sou grata por ele se repetir.

sábado, 29 de outubro de 2011

Ideia para mutual: Pintura em tela

Eu descobri neste dia que pintar não é tão complicado, mas é mais fácil do se parece. Convidamos uma pesquisadora que faz quadros e ela deu algumas boas dicas para nós.

Nesta mutual, utilizamos os seguintes materiais:

- tinta óleo nas cores primárias (azul, vermelho, amarelo) e branco;
- uma tela do tamanho de uma capa de caderno;
- lápis e borracha, para desenhar na tela;
- pincéis (1 fino, 1 médio), e o kit de pintura inclui um grosso, mas por ser caro, dá pra começar sem ele;
- bandejas de frio (tirando de qualquer queijo que vc compra no mercado), para colocar a tinta;
- pano ou papel toalha, para limpeza;
- água raz, se preferirem, para limpar o pincel (a tinta óleo não se usa com água);
- gravuras de quadros, que elas podem escolher para pintar o seu.

Nisso, elas escolhem o desenho, fazem um paisagem, objetos, qualquer coisa que preferem, e ao colocar as tintas na bandeja, fazem todas as misturas de cores que desejarem, aí é só pintar. Dicas de pintura como sombras, posicionamentos, etc. dá para pegar na internet para as mais interessadas.



E as nossas ficaram tão concentradas que mal conversaram umas com as outras! Nenhuma delas terminou na Igreja, mas emprestamos as tintas para terminarem em casa. A tinta óleo demora, de qualquer forma, um bocado para secar, mas é tranquilo de levar na mão embora.


E quem sabe, não se revela uma nova artista nesta oportunidade?

sábado, 22 de outubro de 2011

Ideia para Noite Familiar: A Receita para um Relacionamento de Sucesso

Esta atividade é fantástica e foi adaptada por nosso presidente dos rapazes e nossa professora do seminário do sugar doodle, para uma mutual conjunta. Trata-se de uma atividade voltada especialmente para sacerdotes e lauréis, para o início de seus relacionamentos dentro dos padrões. A ideia original está no link:

http://www.sugardoodle.net/joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=7405%3Athe-recipe-for-successful-dating&catid=704&Itemid=200004

Precisa-se prepar 5 tipos de bolos (ou cupcakes), não precisa ser tão chique, mas algo parecido com isso:



Cada um representa uma lição, e segue a ordem que deve ser feita a atividade:

Lição 1: Faça um cupcake, mas coloque coloque um recheio que não tem nada a ver com o bolo (o nosso foi mostarda!) Peça para alguém comer, a cara da pessoa será de "que gosto horrível". A lição? Não se preocupe com coisas superficiais. Encontre alguém para namorar que seja um exemplo de Cristo.

Lição 2: Pegue 2 bonitos cupcakes e chame 2 pessoas para comer. Dê à primeira gentilmente em um pratinho e com um garfo para comer, e ela pode ir sentar. Já para a segunda, amasse o bolinho com as mãos, faça uma bagunça com ele, e coloque em um prato para servir à ela. Pergunte se a segunda pessoa quer comer (e a resposta será provavelmente não), e pergunte novamente, "mas é o mesmo bolo que seu colega comeu, por que vc não quer?" A lição? Respeite seu corpo como um presente de Deus e tenha certeza de que sua aparência reflete seu interior.

Lição 3: Coloque alguns cupcakes de sabores variados e passe para cada um pegar um. Neste momento eles mostrarão suas preferências (um prefere de chocolate, outro de côco. A Lição? Nós nunca sabemos o que cada um gosta ou mais combina sem antes conhecer alguém, como no namoro! Isso sempre envolverá uma escolha.

Lição 4: Pegue uma bonita embalagem e coloque o cupcake, mas junto com areia, terra ou algo parecido. Dê para uma pessoa abrir e comer. Provavelmente ela não vai comer. A Lição? Que tipo de atividades e locais frequentamos? Será que não estamos nos contaminando com coisas ruins? Temos que estar fora daquilo que pode nos contaminar.

Lição 5: Faça cupcakes faltando ingredientes. Por exemplo, se for um bolo de cenoura, faça sem a cenoura um deles, outro sem farinha, preferencialmente algo bem perceptível. Faça 3 deles, sendo o último a receita correta. Pergunte para eles, após provarem, se eles sentem alguma coisa diferente.. A Lição? Deus nos deu a receita correta para o casamento eterno. E nós precisamos segui-la para termos sucesso. Substitutos ou deixar de lado alguns ingredientes não nos levarão ao sucesso.

Discutimos um pouco cada tópico em cada lição, e no final, ganhamos a Receita para um relacionamento de sucesso.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Ideia para atividade: Dia na praia!

Este ano queríamos muito começar com o pé direito, e resolvemos fazer uma atividade na praia! Quem sabe vcs não queiram fazer isso assim que o verão chegar...talvez não seja a dificuldade para algumas de vcs, mas para nós foi uma viagem de bate e volta saindo de Curitiba, mas não nos arrependemos em nada, com um pouco de organização e boa vontade, foi um dia muito bom.

Só o fato de poder sentar, conversar e tomar um sorvete já dá pra ganhar o dia, o que fizemos foi: demos uma caminhada, armamos nossas coisas na praia, e jogamos BETS e e aproveitamos os tacos para um Rodobaca, que gerou muitas risadas! Depois, todo mundo caiu na água por um tempo, e tomamos um sorvete. As meninas, claro, quiseram tirar muitas fotos e poses!


 Tendo a sorte, como nós, de usar uma casa ou apto de alguém por lá, ainda foi possível fazer uma linguiçada pro pessoal depois da praia, e jogar UNO e Máfia (o jogo onde "a cidade dorme" e tem as vítimas, assassino, médico, detetive e o narrador da brincadeira).


Mas, atividades e jogos bem tradicionais são uma ótima pedida. Para uma atividade dessas, só lembrar alguns detalhes:

* Autorização dos pais (aquele modelo da Igreja), no caso de viagem;
* Uma "base" isto é, algum local para o pessoal se trocar ou acomodar, podendo ser a casa de alguém ou mesmo uma lanchonete com boa estrutura;
* Lista de providências dos jovens, incluindo ítens como protetor solar, toalha e muda de roupas para retornar para casa.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Ideia para atividade: Dia da criança com as moças!

Amanhã é dia da criança, e vamos aproveitar para comemorar esta data... brincando! Vamos fazer uma  manhã de brincadeiras com as crianças da Primária da ala, e assim voltar também um pouco no tempo, afinal de contas, as Moças é que sugeriram as brincadeiras.

Claro que para fazer em outra oportunidade, tudo depende da faixa etária das crianças, mas o nosso dia terá as seguintes brincadeiras (bem tradicionais, mas caso alguém não conheça, vai uma breve explicação de algumas delas):

* Mãe cola americana - a brincadeira de màe cola só que, para "descolar" alguém precisa passar por baixo da perna do colega;

* Elefante colorido - dividir dois lados de um salão, uma pessoa que é o "elefante" fica no meio. Ele fala "Elefante Colorido" e quem brinca pergunta: Que cor? O Elefante escolhe a cor que quiser e quem  tiver alguma coisa na roupa ou acessório desta cor que estiver usando, pode ser "pego" pelo elefante (os demais não podem ser tocados e passam para o outro lado), e se isso acontecer, a pessoa vira o novo elefante, e assim vai!

* Caça ao tesouro amarrado - para que todos participem juntos, amarra-se a mão de cada um com um colega e eles precisarão procurar as pistas juntos pela capela. As pistas serão simples, por exemplo:

- Onde o bispo fala e os membros discursam (pulpito);
- Para entrar na capela você passa por mim (pode ser a porta da frente ou fundos);

E por aí vai. O tesouro? Será uma caixa pacotes de doce, um para cada criança.

Ainda temos no programa: dança da cadeira, lenço atrás e Alerta, mas as opções são muitas!
No final é claro, um lanche bem gostoso...Divirtam-se!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Ideias para Moças SUD no Facebook

Amigos e amigas do blog, para melhorar a divulgação do blog, criei uma página no facebook, o link é:

http://www.facebook.com/pages/Ideias-para-as-Mo%C3%A7as-SUD/259984094037633

Espero que ajude a todos, e divulguem para quem preferirem.


Abraços!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ideia para Noite do Pijama

Vi que sempre tivemos uma boa procura para atividade de Noite do Pijama das Moças, e semana passada fizemos nossa Noite do Pijama anual. A programação? Aí está:

* Início - preparação do jantar e pista de dança - Ensinamos nossas moças a receita de um Frango com molho branco e uma torta prestígio. Enquanto algumas se revezavam, conseguimos um video game com jogo de dança que elas AMARAM! E elas se revezavam para jogar e ajudar no jantar.

* Progresso Pessoal - Sempre selecionamos uma meta para discutir e realizar juntas, fizemos uma meta de valor individual, mas também sugiro as  metas 2 e 4 de Integridade para serem feitas. No final entregamos este marcador de página para elas.



* Gincana das Moças - Finalmente usei a gincana que preparei tempos atrás, que fala especialmente da organização das moças. No marcador "Gincanas para a ORM" tem esta Gincana, porém acrescentei uma prova do significado das cores dos valores das moças (quem quiser, passo por e-mail este).

* Pensamentos do futuro - a última atividade da noite foi um bate papo especial. Fiz um dado (uma caixa pequena) onde cada lado do dado tinha um assunto a ser discutido, os assuntos foram:

- meninos
- família
- padrões
- amizades
- 2021
- fashion

E cada momento tínhamos que discutir alguma coisa sobre os tópicos que apareciam a cada jogada. Caso as moças não saibam como começar, incentive, por exemplo: Tópico 2021... o que vc gostaria de ser em 2021?

*******

Depois de acordar, fazer um café da manhã reforçado e pode se fazer uma mensagem final. Como era nosso mês da Integridade, entregamos para cada uma a lembrancinha abaixo com um pirulito de chocolate branco em forma de tulipa (com lilás).

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Ideias de uma conferência geral

Hoje quero expressar minha gratidão pela conferência geral e sugerir algumas coisas do antes, durante e depois deste evento (mesmo que talvez eu tivesse de ter escrito antes), acho que muitos de nós ainda não tiveram a oportunidade de assistir a todas as sessões, ou querem assistir novamente, enfim, pode ser válido.

Primeiro agradeço pela oportunidade de termos hoje tudo de forma tão rápida e simples. Por poder escutar o profeta e os líderes da Igreja em tempo real. Meu irmão que serve missão no Japão assistirá somente na próxima semana porque lá, pelo fato do idioma ser muito difícil, eles precisam da semana toda para a tradução e ele claro irá esperar para assistir com os membros. Por isso, apesar de entender o inglês, também sou grata por ter um idioma mais fácil de se traduzir e já receber este instrução especial tão rapidamente.

ANTES

Eu e meu marido decidimos nos preparar melhor para esta conferência. Estudamos a mensagem da Primeira Presidência de Setembro/2011 e seguir alguns dos conselhos dados pelo Pres. Utchdorf. especialmente no que se diz escrever e meditar em algumas perguntas que pudessem ser respondidas pelos discursos dos líderes, além de orações buscando o Espírito nesta conferência.

DURANTE

Preparar-se saindo de casa com calma e reservar o tempo para a conferência sem incluir compromissos nesta data. Tanto para assistir na hora ou mesmo na Internet depois, caderno de anotações na mão que uso não para anotar os discursos (afinal, as palavras na íntegra vem na Liahona) mas para anotar meus sentimentos e impressões durante estes discursos. Uma vez Élder Bednar disse em um serão especial aqui em Curitiba que anotar por anotar não faz diferença nenhuma, temos que ter um propósito nisso, e desde então, a forma como escrevo hoje realmente me faz lembrar e pensar no mais importante.

DEPOIS

Tentar ao longo dos próximos 6 meses me esforçar e ajudar ao próximo a cumprir com o que os líderes nos aconselheram, dentro do lar, com os amigos e em meu chamado. E claro, como líder das moças, sempre fico atenta para sentir, entre os discursos colocados aos jovens, portanto, os meus destaques são para 2 deles:

* Conselhos para a Juventude do Élder Boyd K. Packer;
* Envolvimento dos Jovens na história da família, do Élder David A. Bednar (inclusive já indiquei o site para minhas jovens, e foi ótima a sintonia com a última mutual que fizemos, sobre indexação do new family search).

E depois, é um ciclo que se repete, e como sou grata por ele se repetir.