quarta-feira, 30 de março de 2011

Ideia para mutual: Culinária leve

Mutuais culinárias nunca são o bastante, ainda mais culinária fácil. O verão "acabou de acabar" mas nada como uma vitamina e um sanduiche natural para provarmos em um dia quente, e muitos ainda virão.

Nossa mutual foi montar sanduiches naturais e aprender a fazer uma vitamina, rápida e prática, e depois fecharmos o lanche com todas. É tranquilo para aproveitar para conversar também. Aqui então segue primeiro a receita da vitamina (está no Livro de Receitas da Magali) e as dicas para os sanduiches

Moça Olímpica


1 lata de leite condensado
A mesma medida da lata de suco de abacaxi concentrado
1/2 xícara de (chá) de groselha
2 bananas picadas em rodelinhas
4 colheres de suco de limão
2 xícaras de água
gelo picado a gosto

Bater tudo no liquidificar e está pronto!
Dica: coloque primeiro metade da lata de leite condensado, pois é bem doce, e se vcs acharem que precisa adoçar mais, aí é só acrescentar o que precisar.









Sanduiches Naturais

Fizemos tipo sanduiche em metro, e levamos o pão tipo baguete e opções para elas montarem como preferiram. O que levamos:

Pão tipo baguete
Maionese
Atum
Cenoura ralada
Milho
Alface
Tomate
Limão para temperar
Queijo
Presunto

As meninas acabaram fazendo um patê com o atum e maionese, e colocaram alface e cenoura. No outro, usaram os demais ingredientes e o que tinha a mais de alface.

Bom apetite!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Ideia para Mutual: Oficina do Lar

Hoje voltei de viagem e tbém com os posts!

Talvez não seja o que nossas moças mais gostem, mas dicas domésticas sempre serão necessárias e precisam ser dadas as nossas meninas. Um dia, elas irão nos agradecer.

Como é costume, gostamos de coisas práticas, e fizemos esta mutual no apê da presidente. Conduzimos nossas moças a cada cômodo do apartamento, e em cada local, uma tarefa doméstica que elas precisariam desempenhar, de acordo com o que estava lá preparado e com a instrução que dávamos. Sempre tinha revezamento de qual moça faria a tarefa, e todas participaram.

O roteiro fica no critério de cada casa, digamos assim, quanto mais cômodos mais tarefas podem ser feitas, e vocês podem ver o que acham mais importante ensiná-las, algumas coisas nós nem imaginamos que elas ainda não saibam, e o que pode ser óbvio para nós nem sempre é tão óbvio à elas. Há uma infinidade de ideias, mas para facilitar, segue um resumo do que fizemos:

Roteiro - Mutual "Oficina do Lar"



1o cômodo: Lavanderia
Tarefa: Como lavar, pendurar e passar roupas

Aqui perguntamos como elas fariam para lavar um cesto com diversas roupas e pedimos para elas pendurarem algumas peças e ver no que dava. Outra moça tinha que nos mostrar o que fazer para passar uma camisa. Tivemos alguns deslizes engraçados, mas algumas das dicas foram:

- separem as roupas por cores, especialmente as brancas ou muito claras das coloridas.
- separem roupas delicadas, como roupas de fio e seda, estas deverão ser lavadas na mão e existem produtos específicos para este tipo de lavagem.
- aprendam e leiam as etiquetas de lavagem das roupas, elas dirão facilmente o que vocês devem fazer. Tem um resuminho abaixo:



- para retirar manchas, há técnicas diversas devido a química de cada tipo, como sangue, graxa, molho de tomate, óleo, mofo, etc. para cada tipo, uma solução diferente, busque a informação.
- ao pendurar roupas, vire do avesso calças e bermudas jeans ou aquelas com bolsos por dentro, a secagem será mais rápida. Procure não esticar demais a roupa, pode "esgarçá-la".
- ao passar roupas, nunca deixe o ferro virado para baixo. Tome cuidado com vincos e com os cantinhos para que nenhum amassado fique para trás. Cuidado ao guardar camisas, para que não amassem novamente. Tenha cuidados com seu ferro, se algo estiver grudado, vc pode passar parafina ou mesmo uma vela na chapa metálica, isso limpará o que pode estar grudado.

2o cômodo: Cozinha
Tarefa: Como manter a geladeira bem organizada

Aqui perguntamos o que deveria ficar em cada lugar na geladeira, e as dúvidas vieram. As dicas:

- cada local da geladeira tem uma função, inclusive a temperatura varia de certa forma. Líquidos ficam na lateral; frutas, verduras e legumes bem abaixo nas gavetas; frios bem acima, se observar, verá que na própria geladeira há estas dicas.
- cuide com as embalagens, não é qualquer saco plástico que pode ser usado para armazenar seus alimentos, mas no mercado você encontra aqueles que dizem que são próprios para isso. Não deixe nada aberto direto na geladeira, sempre use tampas e lacre sacos que contenham alimentos antes de guardá-los.
- a geladeira precisar limpa com frequência devido as bactérias que com certeza aparecem, mas nada complicado: um pano molhado já é suficiente.

3o cômodo: Quarto
Tarefa: Organização de armários

Aqui pedimos para elas organizarem roupas em armários e inclusive em malas para viagens. Dicas:

- veja qual é a melhor organização para você. Se você gosta de escolher as blusas que irá usar, deixa-as todas juntas em um espaço mais a frente, assim como outras roupas preferidas.
- 2 vezes por ano você pode, além de dar uma limpadinha do pó que sempre aparece, reorganizar seu armário para as roupas da estação. Coloque para frente casacos, cachecóis e roupas quentes quando o inverno estiver chegando, e na primavera, troque estas roupas pelas bermudas, maiôs e acessórios de praia e roupas leves.
- para evitar que as roupas amassem em viagens, não leve-as dobradas, mas sim enroladas em si, fazendo um rolinho de cada peça, as chances de amassarem são bem menores.

4o cômodo: Sala
Tarefa: Como manter limpo seu computador

Uma tarefa mais moderna, afinal a maioria de nós tem computadores. Se vc nunca virou seu teclado de cabeça para baixo, vc vai entender como a gente não percebe a sujeira. Peguntamos como elas fariam. Dicas:

- para telas de lcd, use um pano 100% algodão e pouco úmido, papel higiênico outros tecidos mais ásperos podem riscar a tela. Não use químicos como produtos para limpeza de vidros, pode danificá-la.
- para o teclado, primeiramente vire-o para baixo retirando o acúmulo de sujeira, depois com cuidado e desligado de seu computador, passe um pano levemente úmido. Há como retirar teclas para uma limpeza mais avançada com uma chave de fenda, porém é preciso fazer passo a passo para não ter dúvidas de como recolocá-las posteriormente. Isso pode ser feito em teclados comuns, mas nunca mexa nos teclados de notebooks.
- com o pano úmido, vc também limpará sem problemas cabos, o mouse e a cpu por fora, mas nunca exagere na água.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Ideia para mutual: Alongamento

Meu último post esta semana, já que estarei em viagem a partir de amanhã até a próxima segunda.

Mas falando desta ideia, qualquer atividade física pode ser precedida de um alongamento, importante para as articulações e saúde de nosso corpo, e dá uma ótima atividade, inclusive por ser muito fácil de controlar o tempo. Sempre gostamos de fazer antes de caminhadas em acampamentos.

Peça para as meninas irem com roupas confortáveis, e se for na capela, fica a sugestão de levar uma música bem tranquila para relaxar. Cada movimento feito deve durar pelo menos de 30 à 60 segundos. Vocês podem também fazer uma aula que chamo "de cima para baixo" começando com movimentos de cabeça, pescoço, ombros, braços, mãos, cintura, costas, quadris, pernas e pés.

Vocês podem fazer o alongamentos individuais, e aqui vão algumas ideias (estão fora da ordem, mas é só reorganizar):



E o que acho legal também é o alongamento em duplas, geralmente é muito divertido. Não tenho fotos mas vocês podem:

- De frente uma para a outra, esticar os braços e colocar as duas mãos no ombro da colega, e distanciarem-se 1 metro, descendo o tronco, isso alongará os ombros.
- Uma pessoa vira de costas e tenta cruzar seus braços atrás, até o limite de cada pessoa. em seguida, quem está sendo alongada coloca as mãos na cinturas, e a pessoa que ajuda tenta encostar os cotovelos atrás.
- Uma fica ao lado da outra e somente coloca a mão no ombro para ajudar no equilíbrio. Fazer alongamento de pernas a segurar a perna atrás, tentando encostar o pé na coxa.




Mais uma vez, agradeço os bons comentários e recados que tenho recebido, e aceito sugestões sempre, não deixem de divulgar o blog! Abraços!

domingo, 20 de março de 2011

Ideia para Novos Inícios: Um Legado de Valores

Ontem fizemos nosso novos inícios, e o programa foi lindo e muito espiritual. O tema foi a 13a regra de fé, e ligamos histórias dos pioneiros relacionados aos princípios e valores das moças. As histórias estão todas no livro Nosso Legado, exceção de escolhas e responsabilidades que peguei de outra fonte para ter mais detalhes.

Não vou passar o roteiro completo, como mencionar o tema, classes, etc. mas sim as histórias que fizemos dos valores e alguns hinos que sugerimos:

Novos Inícios - Um Legado de Valores



Mensagem sobre a 13a regra de fé pela presidência das moças

Hino: Nós a procuraremos (álbum mutual 2011)

Precisamos da fé em nossas vidas. O conhecimento perfeito, a esperança e o milagre de cada dia, nas coisas pequenas, e nas grandes realizações, pode se realizar, como aconteceu em 30 de outubro de 1838, três dias após uma ordem de extermínio, cerca de 200 homens prepararam um ataque surpresa contra a pequena comunidade de santos de Haun’s Mill, em Shoal Creek, Condado de Caldwell. Os agressores, num ato de traição, mandaram que os homens que desejassem salvar a vida corressem para a ferraria. Depois, cercaram o local e atiraram até acharem que todos estavam mortos. Outros foram baleados quando tentavam escapar. Ao todo foram assassinados dezessete homens e meninos, e quinze ficaram feridos.
 
Após o massacre, Amanda Smith foi à ferraria, onde encontrou o marido, Warren, e o filho, Sardius, mortos. Em meio à carnificina, foi imensa a sua alegria ao encontrar o outro filho, o pequeno Alma, ainda vivo, embora gravemente ferido. O quadril do menino  fora dilacerado por um tiro de mosquete. Com a maioria dos homens morta e ferida, Amanda ajoelhou-se e implorou a ajuda do Senhor:“Oh, meu Pai Celestial, gritei, o que vou fazer? Estás vendo meu pobre menino ferido e sabes da minha inexperiência. Pai Celestial, mostra-me o que fazer!” Amanda disse que “[foi] dirigida como por
uma voz”, que a instruiu a fazer um medicamento caseiro com as cinzas e limpar o ferimento. Preparou, em seguida, um cataplasma de olmo e cobriu a ferida. No dia seguinte, derramou uma garrafa de bálsamo sobre o ferimento.
Amanda disse ao filho: “‘Alma, meu filho, ( . . . ) você acredita que o Senhor fez seu quadril?’”
‘Sim, mãe.’
‘Bem, o Senhor pode fazer alguma coisa no lugar do seu quadril, não acha, Alma?’
‘Acha que o Senhor pode fazer isso, mãe?’ perguntou o menino, com simplicidade.
‘Acho, meu filho’, repliquei eu, ‘Ele me mostrou tudo numa visão’.
Então, deitei-o confortavelmente de lado e disse: ‘Agora você vai ficar deitado desse jeito, e não se mova. O Senhor vai fazer-lhe um quadril novo’.
Assim, Alma permaneceu deitado de lado por cinco semanas, até ficar completamente restabelecido – no lugar onde faltava a junta e a cavidade onde se encaixa o osso, nasceu uma cartilagem flexível.” A fé salvou a vida do menino, e o espírito de ambos foi fortalecido.
 
Preste seu testemunho de como a fé tem sido importante em sua vida e a tem abençoado.
 
NATUREZA DIVINA
 
Demonstramos nossa natureza divina através de atitudes que são agradáveis aos olhos de Deus, assim como as Irmãs que viveram em Nauvoo. Pouco depois do ano de 1839, apenas 15 meses após a fundação de Nauvoo, a Primeira Presidência, obediente à revelação do profeta, anunciou que chegara o momento de “construir uma casa de oração, uma casa de ordem, uma casa de adoração ao nosso Deus, onde as ordenanças
[pudessem] ser recebidas conforme Sua vontade divina”. Embora fossem pobres e se esforçassem muito para sustentar a família, os santos dos últimos dias atenderam ao chamado dos líderes e começaram a doar tempo e recursos para a construção do templo.
Caroline Butler não tinha um centavo, mas queria muito dar alguma coisa. Um dia, enquanto se dirigia à cidade num carroção, viu dois búfalos mortos. De repente, soube qual seria sua dádiva ao templo. Ela e os filhos arrancaram a longa crina dos búfalos e
levaram-na para casa. Lavaram e cardaram o pêlo dos animais, fiaram-no num fio grosso de lã e tricotaram oito pares de meias e luvas para os cortadores de pedra que trabalhavam no templo durante o rigoroso frio do inverno.
Mary Fielding Smith, esposa de Hyrum Smith, escreveu às mulheres da Igreja na Inglaterra que, num período de um ano, juntaram 50.000 moedas, pesando aproximadamente 197 quilos. Essas moedas foram enviadas por navio a Nauvoo. E muitas outras irmãs, com o desejo de construir este templo, ajudaram nesta obra, pois sua natureza era divina. 
 
Preste se testemunho de como ser uma filha de Deus de natureza divinal a fortalece espiritualmente.
 
VALOR INDIVIDUAL
 
Não existe nenhuma pessoa que não seja especial diante de Deus. E assim como o Senhor nos ensina ter este relacionamento especial com cada indivíduo, nós também precisamos seguir Seu exemplo e daqueles que não mediram esforços para ajudar a cada um que precisava.
 
Quando os santos começaram a construir casas e fazer plantações em Nauvoo, em 1839, muitos deles contraíram malária, doença infecciosa caracterizada por febres e calafrios intermitentes. Entre os doentes, encontravam-se a maioria dos Doze e o próprio Joseph Smith. Ainda assim, em 22 de julho de 1839, o Profeta levantou-se da cama com o poder de Deus sobre ele e, mesmo ainda um pouco fraco, utilizando o sacerdócio, curou-se a si mesmo e curou cada um dos doentes em sua própria casa.
Em seguida, ordenou às pessoas acampadas em barracas no seu jardim que ficassem curadas, o que aconteceu a muitas. O Profeta foi de barraca em barraca e de casa em casa, abençoando todos. Foi um dos grandiosos dias de fé e curas na história da Igreja.
 
Preste seu testemunho de como vc se vê individualmente valorizada por Deus e como é importante cada pessoa saber que isso importante.
 
CONHECIMENTO
 
Nosso Pai Celestial sempre orientou seus filhos a buscarem o conhecimento "pelo estudo e também pela fé". Após a primeira visão de Joseph Smith, uma das primeiras tarefas que foi realizada por ele foi a tradução do livro de mórmon, para que a palavra de Deus fosse compreendida por todo o mundo. Só esse exemplo fez com que este livro inspirado hoje existisse em centenas de idiomas.
 
E na restauração, Joseph, recebendo uma série de revelações, foi inspirado e apoiado pelos membros a publicar o chamado Livro de Mandamentos, que continha inicialmente 70 revelações dadas por Deuas ao profeta. Sua primeira publicação estava em andamento quando uma turba atacou um edifício onde o livro estava sendo compilado, e as duas jovens e corajosas irmãs Caroline e Mary Elizabeth Rollins arriscaram suas vidas para salvar as páginas soltas do livro, fugindo com as páginas mão da perseguição do grupo. Este livro, com outras revelações, tornou-se o que conhecemos como Doutrina e Convênios.
 
Este e outros conhecimentos tão preciosos e de grande esforço para não serem perdidos precisam ser valorizados e sempre estudados por todos nós.
 
Preste testemunho do conhecimento que vc adquiriu até hoje e como ele faz diferença em sua vida.
 
ESCOLHAS E RESPONSABILIDADES
 
Nossas escolhas determinam nosso caráter, e nosso destino eterno. Podemos escolher o certo e ter sempre o Espírito conosco, porém, não somos perfeitos e erramos, mas ainda assim, podemos ter o perdão, nossa chance de nos arrepender pela expiação de Cristo. E as escolhas nos levam a lembrar da história de uma figura famosa na restauração: Oliver Cowdery.
 
Oliver Cowdery foi um dos primeiros membros da Igreja e foi uma figura chave na História Mórmon. Oliver serviu como escriba de Joseph Smith durante a tradução do Livro de Mórmon, foi a primeira pessoa a se batizar na Igreja, foi testemunha da veracidade do Livro de Mórmon, e foi um líder no início da Igreja. Ele testemunhou muitas coisas com Joseph Smith e teve bastante autoridade no princípio da Igreja. Oliver inclusive teve visões junto com o profeta.
 
Porém, em 1838, houve um desentendimento entre Joseph e Oliver com relação à forma de liderar de Joseph. Oliver sentiu que deveria ter mais poder e independência na Igreja. Essa escolha fez Oliver ser excomungado, sendo alguns dos motivos inatividade e por ter acusado falsamente Joseph Smith de ter cometido adultério.
Após sua excomunhão, Oliver mudou-se de volta para Ohio e exerceu a profissão de advogado.Cartas para a sua familia mostravam que ele ainda acreditava na Igreja e que estava se sentindo ferido por ter sido rejeitado, e por isso, arrependeu-se. Em 1848, Oliver voltou para a Igreja e se uniu aos Santos no Condado de Bluffs, Iowa, com sua esposa e filha. Durante os dez anos que ele esteve fora da Igreja ele não negou sequer uma vez o Livro de Mórmon ou as visões que teve.
Quando ele voltou para a Igreja, expressou somente o desejo de ser rebatizado e associado novamente à Igreja, mas recusou qualquer posição na Igreja. Infelizmente Oliver estava sofrendo de uma doença respiratória e morreu em 03 de março de 1850, antes que lhe fosse possível mudar para Utah com o restante dos membros da Igreja. Sua última carta declara que ele aceitou um chamado para pedir ajuda para a igreja em Washington, apesar de ele não ter podido cumprir esse chamado. Sua esposa registrou o seguinte a seu respeito:
“Desde a hora da grande visão do Santo Mensageiro que revelou aos olhos mortais as profecias ocultas que Deus havia prometido... até o momento em que ele faleceu, ele sempre, ele afirmou a divindade e a veracidade do Livro de Mórmon, sempre sem nenhuma dúvida ou sombra de dúvida”
 
Preste testemunho de como suas boas escolhas trazem ou já trouxeram benefícios e bem estar em sua vida.
 
Hino: Há perdão (álbum para o Vigor da Juventude)
 
BOAS OBRAS
 
Ao servir ao próximo, a obra do Senhor segue adiante e nós mesmo somos abençoados e edificados com nossos irmãos. Lembremos de uma história onde a pequena ajuda de cada irmão pode proporcionar a ida de um missionário ao campo, e isso trouxe a benção do evangelho restaurado há muitas pessoas.
 
George A. Smith, primo do profeta, recebeu o chamado de pregar no leste dos Estados Unidos, mas era tão pobre que não tinha nem mesmo roupas ou livros para a missão, e nem mesmo como comprá-los. A ajuda de seus familiares e amigos fez a diferença: Joseph e Hyrum Smith compraram um tecido cinza, e assim Eliza Brown costurou um casaco, um colete e um par de calças à George. Brigham Young conseguiu dar-lhe um par de sapatos, seu pai deu-lhe um exemplar da bílbia, e Joseph conseguiu dar lhe um livro de Mórmon. O enxoval foi simples, mas a ajuda de todos concretizou seu desejo de ser missionário, e assim ajudou a muitos, levando o evangelho restaurado.
 
Preste testemundo de qual é o sentimento de servir ao próximo e porque isso é importante e faz diferença em sua vida.
 
INTEGRIDADE
 
Quando somos íntegras, demonstramos coragem, e a convicção de que este é o evangelho verdadeiro, mesmo quando desde nossa reputação até nossa própria vida estão a prova.
 
Este foi o exemplo de Benjamin F. Johnson, de 20 anos de idade, que em Adam-Ondi-Ahman, no ano de 1838, foi poupado de um destino final nas mãos de um morador do lugar que estava determinado a matá-lo. Benjamin fora preso e colocado sob guarda durante oito dias, num frio intenso, diante de uma fogueira ao ar livre. Enquanto estava sentado num tronco, um “bruto” aproximou-se com um rifle nas mãos e disse: “Desista do Mormonismo agora mesmo, ou eu o mato”. Benjamin recusou-se resolutamente, e o valentão apontou o rifle para ele e puxou o gatilho. O rifle falhou. Praguejando em voz alta, o homem declarou que “[usara] a arma durante vinte anos e ela nunca havia falhado antes”. Examinando o fecho, recarregou a arma e tornou a fazer pontaria e a puxar o gatilho – mas sem nada conseguir.
Seguindo o mesmo procedimento, tentou uma terceira vez, porém o resultado foi idêntico. Um espectador disse-lhe que “limpasse um pouco o rifle” e então “[conseguiria] matar o canalha direitinho”. Assim, pela quarta e última vez, o pretenso assassino preparou-se, usando até munição nova. No entanto, como contou Benjamin: “Dessa vez a arma explodiu e matou o próprio atirador no ato”. Ouviu-se um dos presentes dizer: “É melhor não tentar matar aquele homem”.
 
Ao sermos íntegros, Deus nunca deixará de nos proteger, especialmente aqueles que defendem sua causa.
 
Preste testemunho de como a integridade é essencial no mundo atual e sua importância em sua vida.
 
VIRTUDE
 
A virtude é dignidade, pureza, e principalmente, é ela que nos faz ter o desejo de entrar no templo do Senhor, limpas diante de Deus para realizarmos nossos convênios. E como já sabemos, este era o desejo dos santos de Nauvoo. O Profeta já havia recebido uma importante revelação a respeito dos ensinamentos, convênios e bênçãos que hoje são chamados de investidura do templo, pois após receberem a investidura, marido e mulher
poderiam ser selados, pelo poder do sacerdócio, para esta vida e para toda a eternidade.
 
Mas neste tempo, ocorreu o assassinato do Profeta Joseph Smith. Porém, com isso, mesmo quando os santos perceberam que logo teriam de deixar Nauvoo, eles dedicaram-se mais ainda à tarefa de terminar o templo. O sótão do templo inacabado foi dedicado como parte do edifício onde a investidura seria administrada. Os santos estavam tão ansiosos para receber essa ordenança sagrada que Brigham Young, Heber C.Kimball e outros membros do Quórum dos Doze Apóstolos permaneciam no templo dia e noite, dormindo não mais do que quatro horas por noite. Mercy Fielding Thompson era encarregada de lavar e passar as roupas do templo, bem como de supervisionar a cozinha. Ela também morava no templo, às vezes trabalhando durante a madrugada, para que tudo estivesse pronto no dia seguinte. Outros membros mostraram também a mesma dedicação.
Por que esses santos trabalharam tão arduamente para terminar a construção de um edifício que logo teriam de deixar para trás? Porque sabiam da importância destes convênios, e se mantiveram puros, virtuosos, para entrar na casa do Senhor. Quase seis mil santos receberam sua investidura antes de irem embora de Nauvoo. Ao voltarem os olhos para sua migração rumo ao oeste, eram sustentados pela fé e sentiam-se seguros com o conhecimento de que suas famílias estavam seladas para a eternidade. Com o rosto molhado de lágrimas, prontos para prosseguir após enterrar uma criança ou um cônjuge na vasta planície americana, os santos não vacilavam, devido às promessas contidas nas ordenanças que haviam recebido no templo.
 
Hino: Retorno à virtude (álbum mutual 2011)

terça-feira, 15 de março de 2011

Ideia para Noite dos Padrões: A história dos templos (continuação)

Como comentei, o que estava faltando do programa.
Família: Templo de Nuku’alofa – Tonga (Dedicado em 09/ago/1983) Foto já postada.
Nesta ilha de poucos prédios largos, as paredes brancas reluzentes do templo com o reflexo dos vidros é um marco. Dedicado em 9 de agosto de 1983, o templo fica aberto seis dias por semana, e na última sexta do mês, a noite, toda, ocupado com membros que realizam ordenanças por seus ancestrais. Neste país, a família sempre é muito importante, e o povo de Tonga possui grande interesse e respeito em sua genealogia. Túmulos não são decorados somente com flores, mas também peças feitas a mão em patchwork que contém o nome da pessoa amada, e cuidada para durar o máximo possível. Muitos demonstram o devido respeito em lembrança do ente falecido pelas suas roupas, palavras e atitudes mesmo depois de 1 ano do ocorrido.
O templo dedicado foi não só uma benção para os membros locais, mas também uma grande alegria para a manutenção da genealogia deste povo. No passado,os nomes, datas e locais eram registrados rolos de “tapa”, que era um tipo de papel enrugado feito de casca, mas que preservou uma história por séculos. Nos tempos modernos, as famílias modernas da igreja utilizam os computadores para realizar as ordenanças no templo.
O presidente Sione Fineanganofo disse que todas estas gerações foram beneficiadas pelo templo.

Gratidão: Templo de Curitiba – Brasil (Dedicado em 01/jun/2008)

Um templo é a maior benção que podemos ter em nossa cidade, pois se torna o local mais sagrado da terra onde moramos. Nem todos podem ter esta oportunidade. Muitas nações ainda não podem nem mesmo ter suas portas abertas para a pregação do evangelho, e muitos membros fiéis esperam ansiosamente por um templo próximo de ser lar.
No Brasil, o primeiro templo foi dedicado em São Paulo, e muitos de nós nos lembramos em como tínhamos que nos preparar ao guardar dinheiro para viajar a noite toda, passar algumas horas no início da manhã nele, seja no batistério ou nas sessões, almoçar rapidamente e já pegar a estrada para chegar a noite em casa. Era uma viagem cansativa, mas que fazíamos com alegria.
Então, em 2002 fomos abençoados com o anúncio de um templo em Curitiba. Agradecemos ao Pai Celestial por tantas bênçãos, e pudemos ver nossos pais, tios, avós e pioneiros da Igreja em Curitiba derramarem lágrimas por tão esperado acontecimento. O tempo passou e o templo foi construído. E muitas de nós participaram de sua dedicação, seja ao colocar sapatilhas nos visitantes, dançar, cantar, divulgar, e quão gratos fomos por nosso profeta vir a Curitiba para dedicar este maravilhoso templo. Ele mesmo segurou a chuva, prestes a cair na celebração.
Ontem, nos sacrificávamos ao viajar para outra cidade. Hoje, nosso sacríficio é diferente, é o tempo. Precisamos ser muito gratos por este templo em nossa cidade e demonstraremos isso ao permanecermos dignas dele entrar e frequentá-lo sempre, realizando o trabalho vicário por aqueles que tanto anseiam por estas ordenanças do outro lado do véu, e se assim fizermos, teremos um doce espírito em nossas vidas e orientação para as dificuldades. Sejamos sempre gratas por este templo perto de nós.

Serviço ao Próximo: Templo de Salt Lake City – EUA (Dedicado em 06/abr/1893)

Uma das mais belas histórias de perseverança e amor a Deus está na construção do templo de Salt Lake City. Os santos no ano de 1847 não passavam por momentos fáceis, pois haviam sido duramente perseguidos, atravessaram as montanhas e chegavam ao local onde fariam crescer a sede da Igreja, e encontraram ânimo nas palavras de Brigham Young que anunciou a construção de um templo naquela cidade.
O serviço ao próximo foi marca constante nos acontecimentos que ocorreram durante sua construção. Em seu início, muitos dos pioneiros que já haviam chegado ao vale retornaram as montanhas para auxiliar na travessia daqueles que enfrentavam o rigoroso inverno e haviam perdido animais, pertences e alguns familiares e amigos. Somente com esta ajuda alguns dos membros conseguiram completar a jornada.
Para sua construção, os melhores materiais existentes foram utilizados, e para encontrar estes materiais os santos buscaram pedras em locais distantes. Tiveram que contar com o trabalho e os bens uns dos outros ao utilizar bois, carroças e qualquer coisa que ajudasse no transporte de blocos de pedra. 4 bois eram utilizados para levar um único bloco de pedra, viagem que durava 4 dias. Com a chegada do trem, este problema foi praticamente resolvido, mas após vários anos.
Devido a pobreza do povo, a construção foi lenta e parou algumas vezes, mas com a ajuda mútua, a obra seguiu, e 40 anos depois ele foi dedicado em 1898, na presença de 75.000 pessoas. Tanto esforço valeu a pena, pois até hoje sua aparência é a de um edifício novo, recém construído, mas que pode ser visto que a ajuda mútua fez este templo ser levantado.

Dia do Senhor: Templo de Kiev – Ucrânia (Dedicação em 29/ago/2010)

Obs. o templo ainda não havia sido dedicado na ocasião que fizemos nossa atividade.
A Ucrânia é um país localizado no leste europeu, com uma história de muitas dificuldades, devido ao período de guerras da antiga União Soviética (que sofria com pobreza e problemas econômicos) e inclusive com restrição na liberdade religiosa, mas nunca sem perserverança.
Quando já existiam capelas na capital Kiev, em outra cidade, chamada Chernigov, no ano de 1995, a Igreja também foi estabelecida através de uma famíla perseverante e fiel, a família Shaveko. O pai da família, Nikolay Shaveko, estava na Polônia a trabalho quando conheceu um grupo de membros SUD e ganhou um livro de mórmon. Sua esposa, Lena, também mostrou interesse, pois ela pensava que havia tantas religiões no país que não sabia o que fazer.
Encontraram então o ramo mais próximo existente, em Kiev, porém a 150 km de sua casa. Ainda assim, decidiram frequentar a Igreja mesmo, com a longa distância. Em um domingo, dia 24 de novembro de 1996, Nikolay e sua família fizeram a viagem até Kiev. Somente lá conheceram os missionários pela primeira vez, e se impressionaram com o espírito que sentiram.
Esta foi a primeira de muita vezes que a família Shaveko foi obediente em cumprir com o dia do Senhor. Saiam cedo de casa para frequentarem a Igreja, mesmo com o frio de 30°C negativos em vários domingos e de trens lotados. Como eles não usavam carro, com as paradas do trem, eles demoravam até 7 horas para chegar em tempo, assistir as reuniões, e viajar mais 7 horas para casa. Viajar de ônibus era mais rápido, cerca de 3 horas de viagem, porém mais caro e raras vezes era possível viahar desta forma. Mas eles estavam felizes e mesmo as filhas pequenas não reclamavam. Seus vizinhos questionavam se a próxima Igreja ortodoxa já não era suficiente, mas eles desconsideravam, e em 5 de Janeiro de 1997, toda a família foi batizada.
Por causa desta família pioneira, muito mudou desde em Chernigov. Um ramo pode ser formado e a Igreja foi oficialmente estabelecida na cidade.
E esta família ajudou que uma nova benção se tornasse realidade ao seu país com o crescimento da Igreja. Pouco depois, em 1998, a Primeira Presidência então selecionou a Ucrânia e anunciou um templo para Kiev, o primeiro do Leste Europeu.
Os membros ainda tiveram de ser muito pacientes, pois a abertura de terra aconteceu quase 10 anos depois, em 2007, mas este templo agora será o próximo a ser dedicado, em 29 de agosto de 2010. Servirá cerca de 31.000 membros que vivem em 13 países, e a família Shaveko agora, assim como todos estes membros voltarão a viajar, mas agora para servir na Casa do Senhor.

Vestuário, Aparência e Linguagem: Templo de Caracas – Venezuela (Dedicado em 20/ago/2000)

Caracas é uma cidade especial. Na Venezuela, serve à muitos jovens e membros fiéis da Igreja em seu país e em países próximos, incluindo o Brasil. Os padrões destes membros fazem elevar o espírito para se portarem dignos de frequentar o templo.
Na Venezuela, as moças se mantém fiéis através do cumprimento dos padrões de vestuário e aparência contidos em “Para o Vigor da Juventude” e das metas do progresso pessoal. A jovem Fátima Moutinho disse que “Nossos líderes nos ensinaram a não apenas estabelecer uma meta, mas, sim, alcançar essa meta e depois continuar em frente, sem parar nunca”. Ao estabelecer os padrões de dignidade para entrar no templo, ela é feliz em poder estar digna e ter amigos na Igreja que, quando um apoia o outro, todos são beneficiados.

Já os membros do Brasil também se preparam antes de ir ao templo em Caracas. A viagem de 40 horas é longa, mas os santos, ao invés de se distraírem com filmes ou músicas que contém linguagem imprópria, preferem cantar hinos, sempre incluindo “Levantai-vos ide ao templo” e assistir vídeos da Igreja. Eles entendem que o propósito da viagem é sagrado e dizem que precisam estar com o espírito preparado para os trabalhos no templo.

O templo de Caracas abençoou e continua a abençoar muitas pessoas de seu país, e pela fidelidade dos membros brasileiros em sua frequência, hoje já foi anunciado o templo para Manaus, e os membros continuarão a serem fiéis no evangelho, cumprindo os padrões de vestimenta e linguagem no dia a dia, para terem as bênçãos de famílias eternas.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Ideia para noite dos padrões: A história dos templos

Não sei quando vcs fazem suas noites dos padrões durante o ano, mas já segue nossa ideia do ano passado. Cada uma relacionou alguns padrões com a história de um templo, e existe uma infinidade de histórias lindas para se contar relacionadas a cada um. Nós destacamos o de Curitiba, que é nossa cidade, mas vcs podem ver qual se encaixa melhor para os padrões que vcs irão relatar. Eu pesquisei em vários sites, mas depois descobri este site:

http://www.ldschurchtemples.com/

Quem se arrisca em inglês pode conseguir muita informação legal. Enfim, cada moça apresentou sua história e seu testemunho de cada padrão, as líderes tbém participaram. A presidente das moças deu uma mensagem de encerramento, e tudo isso foi apresentado à ala e aos familiares. Imprimimos as fotos de cada tempo em folha A3 e compramos cartolinas cor de rosa. Iniciamos com as cartolinas coladas na parede e cada uma que falava colava sua foto no mural de templos, que ficou completo no final.



Ps. não sei se foi muita informação, mas quando publiquei apareceu só parte das histórias, então colocarei as outras 4 que tenho em um próximo post (Continuação Nuku Alofa Tonga, Curitiba Brasil, Salt Lake City EUA, Kiev Ucrânia e Caracas Venezuela).


*NOITE DOS PADRÕES: Relacione o(s) padrão(ões) que você recebeu consultando o Para o Vigor da Juventude com a história do templo abaixo. Prepare uma fala de 5 min com estas informações. Se precisar, peça ajuda para uma das líderes.

Namoro e Pureza Sexual: Templo de Las Vegas – EUA (Dedicado em 16 /dez/1989)



Aqueles que já ouviram falar de Las Vegas conhecem “sua fama”. Cidade de grandes cassinos, muitos jogos de azar, festas, diversão sem limites, onde “tudo pode acontecer”. Além disso,outro fato curioso é que Las Vegas é a cidade que possui o maior número de igrejas e denominações religiosas por pessoa, o que gera mais confusão de onde encontrar a verdade.

Ainda assim, se conhecermos um pouco mais desta cidade, veremos que existe uma comunidade SUD forte, que serve a comunidade e possui grande respeito ao seu governo. Em meio ao mundo, os santos dos últimos dias fazem surgir um oásis de fé.

Após tanto trabalho árduo, respeito pelos líderes do governo, e da devoção dos membros em “estarem no mundo sem ser do mundo”, um templo foi anunciado para esta cidade, em abril de 1984. O Élder Boyd K. Packer, quórum dos doze apóstolos, disse que “esta decisão poderia parecer estranha aos olhos de todos que conhecem a realidade de Las Vegas, a não ser que as pessoas conheçam o quão fortes os membros da Igreja são na determinação de cumprir com os padrões do evangelho de Jesus Cristo naquela cidade”.

Então seguiu-se a construção e o templo foi dedicado, o que se tornou uma grande honra a comunidade SUD. O templo, distante da conhecida Las Vegas da divesão, providenciou um fator de união e despertou o desejo de conhecer mais sobre a igreja dos não membros. Na época, o Irmão Seastrand , que trabalhou no comitê de dedicação, colocou que “muitos não membros conseguiram enxergar uma imagem espiritual da cidade de Las Vegas por esta construção”.

Desta forma, o templo de Las Vegas mostra da melhor forma que mesmo com todas as formas de oposição ao seu redor, é possível manter valores e padrões elevados.

Dízimos e Ofertas: Templo de Kirtland – EUA

Com sua dedicação e coragem, os santos deste local fizeram cumprir a palavra do Presidente Brigham Young , em 1855, onde a colonização aconteceria no coração do deserto. Não foi fácil, já que, pelo clima ser árido e seco, não havia água e comida suficiente para que a obra seguisse em frente. Outro problema foi a ocupação indígena da região, que chegou a fazerem fechar o progresso da obra na região, mas a obra não foi esquecida, e sim retomada, ajudando inclusive na construção civil e crescimento da cidade.


O templo de Kirtland é um templo especial, levantado em meio a grandes sacrifícios e ofertas generosas para sua construção. Muitos destes sacríficios foram realizados por mulheres fiéis a igreja, e uma das histórias é da jovem Hilda Larson. Ela estava ajudando sua mãe a arrumar a mesa quando seu pai anunciou que dois homens que trabalhavam com ele na construção do templo viriam a sua casa. Estes homens eram Heber C. Kimball e Brigham Young.

Hilda e sua mãe foram até um quarto atrás da casa, onde pegou uma louça utilizada somente em ocasiões especiais, mas Hilda conhecia cada peça daquele jogo, enrolada uma a uma em acolchoados. A mãe lhe explicou: “este jogo de porcelana pertenceu a sua bisavó, e veio da Inglaterra em 1770, e cada tempestade que acontecia enquanto estava em viagem no mar ela se preocupava com medo de que as louças quebrassem”,
Naquela noite eles usaram a porcelana com aqueles dois importantes líderes da Igreja. Conversando com a família, eles disseram que todos os irmãos tem ajudado na construção de várias maneiras. Naquele momento, o irmão Kimball olhou para a mãe de Hilda dizendo que “as mulheres estavam doando suas louças preciosas para o acabamento do edifício”.


Na tarde seguinte, a mãe de Hilda pegou uma caixa e lhe disse “Hilda, precisamos colocar as porcelanas nesta caixa para levá-las a construção do templo”. Hilda não podia imaginar como a louça poderia ajudar na construção, mas fez como a mãe dissera e viu o pai carregar a caixa em uma carroça e levá-la ao templo semi-acabado.

Hilda acompanhou o pai, e quando chegaram na obra, um dos seus colegas explicou que estavam fazendo a argamassa para o exterior do templo, e descobriram que a porcelana pulverizada ajudava a segurar a massa, além de deixarem as paredes do templo muito mais bonitas e reluzentes.
Apesar de entender, Hilda não acreditava quando aquele homem pegou a linda e delicada porcelana e a quebrou em pedacinhos, jogando-a dentro de um tanque para a mistura. No retorno, ela chorou silenciosamente pela preciosa porcelana ter este fim.

O templo foi terminado, e certa tarde, após ela passear com seus pais, eles foram até o local, e o sol estava se pondo. Ela via as paredes reluzentes, quando exclamou cheia de felicidade: “está vendo aquele brilho azulado ao lado da porta da frente? Somente a nossa porcelana poderia reluzir assim!

Fé: Templo de Hong Kong – China (Dedicado em 26/maio/1996)

 
O profeta Gordon B. Hinckley pediu há alguns anos atrás que dois setentas começassem discretamente a procurar um local para a construção de um templo em Hong Kong. Encontraram vários locais pequenos e, na opinião deles, inadequados, com preços extremamente elevados.

Infelizmente, o tempo estava se acabando. Se Hong Kong iria ter um templo, seria melhor construí-lo até 1º de julho de 1997. Em 1898, Hong Kong tornou-se colônia britânica, com a assinatura de um contrato de arrendamento de 99 anos, que expiraria em 30 de junho de 1997. Em dezembro de 1984, as autoridades britânicas e chinesas assinaram uma declaração confirmando que o governo britânico entregaria Hong Kong para a República Popular da China em 1º de julho de 1997. Caso o templo não fosse construído até lá, haveria o risco de o governo proibir a obra deste sagrado templo.

Por volta das 6h45 de uma manhã, o Presidente Hinckley ligou para o Élder Brough e pediu que ele e o Élder Carmack fossem ao seu quarto de hotel às 8h. O Presidente Hinckley então mostrou uma folha de papel com um desenho bem detalhado. Durante a noite, ele visualizara um edifício de oito andares, com o templo nos andares superiores e as outras funções localizadas nos andares inferiores. Incluía locais que substituiriam uma capela em Kowloon Tong, o escritório e a casa da missão Hong Kong. Esse conceito de múltiplo uso, explicou o Presidente Hinckley, quebraria a tradição de todos os outros templos da Igreja daquela época, que tinham um edifício próprio.

Os Élderes responderam que um edifício de vários andares, utilizado para múltiplas funções, nem sequer tinha sido levado em consideração anteriormente, mas tiveram a forte convicção de que o Presidente Hinckley tinha recebido uma inspiração, sim, uma revelação, sobre a vontade do Senhor e tinham fé em seu profeta e que esta idéia poderia ser feita em um local mais adequado, acreditando que a construção poderia ficar pronta em tempo, mesmo com grande urgência.

Em 26 e 27 de maio de 1996, o Presidente Gordon B. Hinckley dedicou o Templo Hong Kong China. Na oração dedicatória, ele disse: “A Tua Igreja nesta região chegou agora à plena maturidade com a dedicação desse templo sagrado. Oramos para que essa colheita de almas prossiga, e que no futuro tal como no presente, Teu povo tenha liberdade e segurança em sua adoração e que ninguém impeça o trabalho dos missionários chamados para esta região. Oramos para que Tua obra cresça e prospere no grande país da China e que os governantes sejam sempre receptivos aos que forem chamados e enviados como mensageiros da verdade revelada”

Família: Templo de Nuku’alofa – Tonga (Dedicado em 09/ago/1983)





sexta-feira, 11 de março de 2011

Ideia para mutual: feira do livro

Olá, para todas as amigas do blog. Quero dizer que estou feliz pelo blog estar crescendo, vi que várias pessoas consultam o site, e sou muito feliz por poder passar um pouquinho do que fazemos. Como disse a Pryscilla, não é fácil ter tanta ideia, mas compartilhando ideias e vendo as de outros, fica muito mais fácil.

Tive uma preocupação grande hoje: meu irmão está servindo missão em Japão Nagoya, que susto este terremoto! Algumas pessoas falaram comigo sobre como estavam as coisas, mas a região dele é mais pro sul, e felizmente está td bem com ele com os demais missionários de Nagoya, o escritório falou rapidinho com a gente e confirmou, ainda bem!

Vamos lá: particularmente sou fã de artes e cultura, e também adoro ler. Achamos importante que nossas moças tomem gosto pela leitura e por isso fizemos uma mutual chamada feira do livro, que pode perfeitamente ser adaptada a uma meta de conhecimento do progresso pessoal. Nào tenho fotos dessa, mas enchemos nossa sala de livros, montando tipo uma exposição, de vários tipos: ficção, aventura, romance, culinária, viagens, clássicos e literatura da igreja (levei alguns meus, emprestei outros, todo mundo pode colaborar). Levei alguns cobertores e almofadas para ficar mais aconchegante e deixamos as cadeiras de lado.

Primeiro, falamos sobre a importância da leitura. Porque é importante lermos para conhecermos nossa língua e vocabulário, adquirirmos conhecimento das coisas e termos fluência. Também lembramos que cada pessoa tem um gosto, e que devemos buscar aquilo que nos traz desejo de aprender, para que a leitura se torne algo prazeroso.

Em seguida, fiz uma brincadeira: levei algumas sinopses de livros em cartões para elas lerem, e depois de ler discutir se gostavam ou não, ou se tinham desperado interesse no assunto. O objetivo é para elas descobrirem o que mais gostam. Depois, no verso, havia no verso o nome do livro e sua categoria, assim como sugestões. As sinopses seguem abaixo:

Sinopse 1
A história da jovem guerreira Nihal - única sobrevivente da devastação imposta pelo Tirano à raça de semi-elfos. Criada por um armeiro e envolta pelo mistério de nunca ter conhecido sua mãe.

A vida da jovem muda quando a torre onde vive é invadida e ela presencia a morte de Livon, o homem que a criou e que tanto amou. Disposta a vingar o extermínio de seu povo e a proteger os inocentes das tropas do tirano, Nihal decide tornar-se uma guerreira de verdade. Ela sabia que a invasão da Terra do Vento era mera questão de tempo, pois a guerra do Tirano já havia conquistado cinco das oito Terras Livres do Mundo Emerso. Para isso, a jovem se prepara estudando magia e treinando com afinco na Academia da Ordem dos Cavaleiros de Dragão da Terra do Sol. Nihal conta com sua infalível espada de cristal negro, forjada por Livon, o melhor armeiro da região, e com o inestimável apoio do seu fiel amigo Senar, o mais jovem integrante do Conselho dos Magos.

Em sua busca, ela encontra ainda o amor pelo cavaleiro Fen e os ensinamentos do mestre Ido. A jovem Nihal enfrenta o preconceito dos homens e a dificuldade de lidar com sua feminilidade. A semi-elfo esforça-se ainda para encontrar uma razão para lutar que não seja somente a vingança. Ela chega a abandonar a guerra a fim de conhecer a vida em paz num povoado livre. Conhece a felicidade de viver sem rancor no coração, mas volta aos campos de batalha. Seu destino já estava escrito havia muito tempo.

Livro: A Garota da Terra do Vento, primeiro volume da coleção Crônicas do Mundo Emerso (5 volumes).
Este livro é uma ficção / aventura, e se vc gostou deste estilo, pode também gostar de As crônicas de Nárnia, Coleção Harry Potter, Coleção Artemis Fowl.
Sinopse 2
ELES SÃO ENCRENQUEIROS, E MESMO ASSIM NÓS OS AMAMOS
Rapaz, e eu que pensava que meu cachorro era encrenqueiro.
Desde que publiquei uma despedida para meu companheiro de treze anos, Marley, o neurótico e incorrigível labrador retriever, meu correio eletrônico mais parece um programa de TV: "Cachorros encrenqueiros — e os humanos que os adoram".
Agora sei que errei ao classificar Marley como a criatura mais encrenqueira do mundo. Uma das respostas típicas dizia mais ou menos o seguinte: "o seu cachorro não pode ter sido o pior, porque o MEU é muito pior". E para provar esse ponto de vista todos me forneceram narrativas detalhadas sobre sofás retalhados, armários invadidos e ataques-surpresa cheios de baba.
Sandy Chanoff, de Abington, contou: "Alex era o que chamávamos de ‘labrador animado’ com um pouco de déficit de atenção. Ele comeu quase todos os meus sapatos de couro, livros e até o carpete. Sempre nos recebia na porta com alguma coisa na boca, e ficava pulando como se não nos visse há anos. Com o rabo ele derrubava tudo o que estivesse em cima da mesinha de centro. A propósito: nós também fomos expulsos do curso de treinamento". Vocês também, hãn?
Gracie, uma golden retriever que pertence a Lynne Major e Lynn Lampman, de Drexel Hill, conseguiu conquistar o diploma — e ficou tão excitada que se pôs a pular até destruí-lo. Lynne disse: "Ela é adorável, mas também é meio maluquinha".
(...)
Mesmo assim.
Supõe-se que os pais devam preparar as crianças para o mundo exterior, torná-las fortes e independentes. Então, por que estou me sentindo abandonado pelo fato de ninguém mais precisar de mim para amarrar os sapatos?
Meu amigo Joe Schwerdt, que tem três meninos, confessou que sentia o mesmo aperto. Seu filho mais novo, Andrew, será o último da família a participar da Liga Infantil de Beisebol, e pai e filho estão treinando. Mas cada jogada com a bola é uma lembrança de que aquilo logo irá acabar.
— Ele é meu último menino e pretendo aproveitar sua infância enquanto puder — disse meu amigo em uma de suas cartas. — Já estou com medo do dia em que ele fizer 13 anos e descobrir de repente a diferença de gerações, deixar a bola de lado e passar a andar com os fones de ouvido colados na cabeça.
Neste final de ano quero apenas um presente. Que a minha menininha consiga aproveitar o último Natal mágico de sua infância — que consiga ter mais um ano de encantamento, que consiga acreditar em duendes e renas sem outro propósito na vida além de espalhar generosidade e alegria.
Quando chegar a manhã de Natal, estarei acordado antes do amanhecer, com a filmadora na mão, para filmar o rosto de minha filha enquanto ela corre para verificar o prato de biscoitos. Aposto que o Papai Noel terá comido todos eles.
 
Trecho do Livro: Cachorros Encrenqueiros Se Divertem Mais, mesmo autor de Marley e Eu.
Este livro é de contos e crônicas, e se vc gostou deste estilo, pode também gostar de Meu barco e Eu, Marley e Eu.
Sinopse 3
Todos nós sonhamos em ter sucesso na profissão, encontrar um amor, garantir um futuro melhor para os filhos, viver bem financeiramente, viajar, engajar-nos em uma causa social, ter saúde e amigos. Mas, em geral, nos entregamos à rotina e nos rendemos aos obstáculos.

Este livro ajuda o leitor a resgatar a capacidade de sonhar e empreender mudanças objetivas para realizar seus
projetos. César Souza apresenta um passo-a-passo para tirar os sonhos da cabeça e torná-los realidade; além de 50 exemplos de realizadores de sonhos brasileiros, desde empresários e celebridades até uma barraqueira da praia e um taxista. A primeira versão do livro vendeu mais de 150 mil exemplares. Esta nova edição é atualizada para os novos tempos e conta com capí­tulos e dados inéditos.


Livro: Você é do tamanho de seus sonhos.
Este livro é de auto-ajuda, e se vc gostou deste estilo, pode também gostar de Quem mexeu no meu queijo, Pai Rico Pai Pobre, Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, Treinando a Emoção para ser Feliz, nunca desista de seus sonhos.
Sinopse 4
Detalhes da a exaustiva rotina de trabalho e as maiores e inesperadas dificuldades que surgiram pelo caminho. Em tom pessoal, são narradas as passagens mais emocionantes da viagem, bem como as sensações de quem vive a oportunidade única de dar uma volta ao mundo. Para quem viu, o livro contém tudo o que as câmeras nem sempre puderam captar. Para quem perdeu as matérias da tevê, é a chance de conferir o registro de uma deliciosa maratona pelos cinco continentes, sob a ótica do autor, que escreve com bom humor sobre, por exemplo, os trajetos intermináveis (24 horas de avião do Uzbequistão à Ucrânia), as "roubadas" antológicas (levar 130 quilos de bagagem pela escada, num hotel sem elevador da Austrália), as noites de ansiedade (na vã esperança de enviar reportagens ao Brasil por um provedor de internet queniano) e as experiências de risco (comer ovo de pato fecundado, nas Filipinas), entre outras aventuras.
 
Livro: A fantástica volta ao mundo.
Este livro é da categoria viagens e turismo, e se vc gostou deste estilo, pode também gostar de guia michelíndio, 1000 lugares para conhecer antes de morrer, todos os guias de viagem nacionais e internacionais.


Sinopse 5
Quando se evoca a grandeza do antigo Egito, um nome vem imediatamente á memória: Ramsés, que reinou durante mais de sessenta anos. Por agora, Ramsés tem apenas 14 anos; seu pai, Séthi, faraó venerado pelo povo, fez do Egito o mais poderoso império do mundo
Ao recriar a grandiosidade e o mistério dos tempos antigos, retrata, como nunca se fez antes, o magnífico faraó Ramsés, cujo reinado se encontra talhado em esculturas colossais. Pertencente à XIX dinastia do Egito Antigo, Ramsés soube cultivar a sabedoria, a justiça e a prosperidade. Abençoado por Sethi e amado pelo povo, ele reinou por mais de 60 anos às margens do Nilo, a terra do misticismo e do encantamento.

Livro: Ramsés, o filho da luz, primeiro volume da coleção Ramsés (5 volumes).
Este livro é da categoria romance histórico / aventura, e se vc gostou deste estilo, pode também gostar de Anjos e Demônios, o código da Vinci, Labirinto.
Sinopse 6
Bruno não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. Fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
Livro: O menino do pijama listrado
Este livro é da categoria romance histórico / ficção, e se vc gostou deste estilo, pode também gostar de o caçador de pipas, a menina que roubava livros e a cidade do sol.
Sinopse 7
Há mais fenômenos na cozinha do que pode imaginar nossa vã (e deliciosa) gastronomia. Mas não são fruto do acaso nem passe de mágica: na verdade, resultam de importantes e às vezes complexas reações químicas. A cozinha é, portanto, um divertido laboratório científico, e conhecê-lo em detalhes pode ser uma viagem fascinante.  O livro revela os grandes segredos da química culinária através de muita criatividade, humor e conhecimento científico.
Livro: Um cientista na cozinha
Este livro é da categoria culinária, e se vc gostou deste estilo, jamie olivier, deliciosos e disfarçados, 100 receitas de patisseria, livros de receitas em geral.

Por fim, dei de presente um marcador de página para cada uma, com algumas dicas leitura, e deixamos as moças lerem e folharem os livros que levamos. Vocês podem criar seu marcador como preferirem e o texto está abaixo.

Idéias para aprender a gostar de ler
  1. Ir às livrarias – Procure entrar somente para passear, procure assuntos que mais interessam a você, sempre existe um livro que vai acabar chamando a sua atenção.
  2. Ir à biblioteca - Nem todo mundo tem dinheiro para comprar livros toda semana. Mas uma biblioteca tem uma quantidade enorme de livros à disposição. De graça. Apesar de escolas e faculdades possuírem em sua maioria livros didáticos.
  3. Associavar a leitura a passeios e coisas divertidas – Uma ida à livraria ou à biblioteca ser acompanhada sempre de um sorvete, uma passada na pastelaria, enfim, não precisa ser nada muito complicado. A leitura deve estar ligada a atividades prazerosas já que também é uma.
  4. Não tinham preconceito quanto a gibis - As histórias em quadrinhos são ótimas maneiras de iniciar à leitura. Embora sejam uma forma de arte diferenciada, habituam à palavra escrita.
  5. Ir ao cinema ou ver um filme – O cinema é uma das portas de entrada para a literatura. Não deixem de conhecer mais sobre o assunto ou história do filme que você viu. 
  6. Imaginar - ao começar a ler não tenha pressa, leia devagar e atentamente, e tente imaginar cada pedacinho da história, como são os personagens, o lugar onde ela se passa, monte vc o cenário da sua história!
  7. Leia os livros que você GOSTA – Tudo que é feito por obrigação não dá certo. Coisas feitas contra a vontade causam trauma. E, depois, mesmo que seja a mais prazerosa das atividades, mais tarde você vai associá-la com sentimentos ruins e se recusar a fazê-la.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Ideia para mutual: Culinária leve

Mutuais culinárias nunca são o bastante, ainda mais culinária fácil. O verão "acabou de acabar" mas nada como uma vitamina e um sanduiche natural para provarmos em um dia quente, e muitos ainda virão.

Nossa mutual foi montar sanduiches naturais e aprender a fazer uma vitamina, rápida e prática, e depois fecharmos o lanche com todas. É tranquilo para aproveitar para conversar também. Aqui então segue primeiro a receita da vitamina (está no Livro de Receitas da Magali) e as dicas para os sanduiches

Moça Olímpica


1 lata de leite condensado
A mesma medida da lata de suco de abacaxi concentrado
1/2 xícara de (chá) de groselha
2 bananas picadas em rodelinhas
4 colheres de suco de limão
2 xícaras de água
gelo picado a gosto

Bater tudo no liquidificar e está pronto!
Dica: coloque primeiro metade da lata de leite condensado, pois é bem doce, e se vcs acharem que precisa adoçar mais, aí é só acrescentar o que precisar.









Sanduiches Naturais

Fizemos tipo sanduiche em metro, e levamos o pão tipo baguete e opções para elas montarem como preferiram. O que levamos:

Pão tipo baguete
Maionese
Atum
Cenoura ralada
Milho
Alface
Tomate
Limão para temperar
Queijo
Presunto

As meninas acabaram fazendo um patê com o atum e maionese, e colocaram alface e cenoura. No outro, usaram os demais ingredientes e o que tinha a mais de alface.

Bom apetite!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Ideia para Mutual: Oficina do Lar

Hoje voltei de viagem e tbém com os posts!

Talvez não seja o que nossas moças mais gostem, mas dicas domésticas sempre serão necessárias e precisam ser dadas as nossas meninas. Um dia, elas irão nos agradecer.

Como é costume, gostamos de coisas práticas, e fizemos esta mutual no apê da presidente. Conduzimos nossas moças a cada cômodo do apartamento, e em cada local, uma tarefa doméstica que elas precisariam desempenhar, de acordo com o que estava lá preparado e com a instrução que dávamos. Sempre tinha revezamento de qual moça faria a tarefa, e todas participaram.

O roteiro fica no critério de cada casa, digamos assim, quanto mais cômodos mais tarefas podem ser feitas, e vocês podem ver o que acham mais importante ensiná-las, algumas coisas nós nem imaginamos que elas ainda não saibam, e o que pode ser óbvio para nós nem sempre é tão óbvio à elas. Há uma infinidade de ideias, mas para facilitar, segue um resumo do que fizemos:

Roteiro - Mutual "Oficina do Lar"



1o cômodo: Lavanderia
Tarefa: Como lavar, pendurar e passar roupas

Aqui perguntamos como elas fariam para lavar um cesto com diversas roupas e pedimos para elas pendurarem algumas peças e ver no que dava. Outra moça tinha que nos mostrar o que fazer para passar uma camisa. Tivemos alguns deslizes engraçados, mas algumas das dicas foram:

- separem as roupas por cores, especialmente as brancas ou muito claras das coloridas.
- separem roupas delicadas, como roupas de fio e seda, estas deverão ser lavadas na mão e existem produtos específicos para este tipo de lavagem.
- aprendam e leiam as etiquetas de lavagem das roupas, elas dirão facilmente o que vocês devem fazer. Tem um resuminho abaixo:



- para retirar manchas, há técnicas diversas devido a química de cada tipo, como sangue, graxa, molho de tomate, óleo, mofo, etc. para cada tipo, uma solução diferente, busque a informação.
- ao pendurar roupas, vire do avesso calças e bermudas jeans ou aquelas com bolsos por dentro, a secagem será mais rápida. Procure não esticar demais a roupa, pode "esgarçá-la".
- ao passar roupas, nunca deixe o ferro virado para baixo. Tome cuidado com vincos e com os cantinhos para que nenhum amassado fique para trás. Cuidado ao guardar camisas, para que não amassem novamente. Tenha cuidados com seu ferro, se algo estiver grudado, vc pode passar parafina ou mesmo uma vela na chapa metálica, isso limpará o que pode estar grudado.

2o cômodo: Cozinha
Tarefa: Como manter a geladeira bem organizada

Aqui perguntamos o que deveria ficar em cada lugar na geladeira, e as dúvidas vieram. As dicas:

- cada local da geladeira tem uma função, inclusive a temperatura varia de certa forma. Líquidos ficam na lateral; frutas, verduras e legumes bem abaixo nas gavetas; frios bem acima, se observar, verá que na própria geladeira há estas dicas.
- cuide com as embalagens, não é qualquer saco plástico que pode ser usado para armazenar seus alimentos, mas no mercado você encontra aqueles que dizem que são próprios para isso. Não deixe nada aberto direto na geladeira, sempre use tampas e lacre sacos que contenham alimentos antes de guardá-los.
- a geladeira precisar limpa com frequência devido as bactérias que com certeza aparecem, mas nada complicado: um pano molhado já é suficiente.

3o cômodo: Quarto
Tarefa: Organização de armários

Aqui pedimos para elas organizarem roupas em armários e inclusive em malas para viagens. Dicas:

- veja qual é a melhor organização para você. Se você gosta de escolher as blusas que irá usar, deixa-as todas juntas em um espaço mais a frente, assim como outras roupas preferidas.
- 2 vezes por ano você pode, além de dar uma limpadinha do pó que sempre aparece, reorganizar seu armário para as roupas da estação. Coloque para frente casacos, cachecóis e roupas quentes quando o inverno estiver chegando, e na primavera, troque estas roupas pelas bermudas, maiôs e acessórios de praia e roupas leves.
- para evitar que as roupas amassem em viagens, não leve-as dobradas, mas sim enroladas em si, fazendo um rolinho de cada peça, as chances de amassarem são bem menores.

4o cômodo: Sala
Tarefa: Como manter limpo seu computador

Uma tarefa mais moderna, afinal a maioria de nós tem computadores. Se vc nunca virou seu teclado de cabeça para baixo, vc vai entender como a gente não percebe a sujeira. Peguntamos como elas fariam. Dicas:

- para telas de lcd, use um pano 100% algodão e pouco úmido, papel higiênico outros tecidos mais ásperos podem riscar a tela. Não use químicos como produtos para limpeza de vidros, pode danificá-la.
- para o teclado, primeiramente vire-o para baixo retirando o acúmulo de sujeira, depois com cuidado e desligado de seu computador, passe um pano levemente úmido. Há como retirar teclas para uma limpeza mais avançada com uma chave de fenda, porém é preciso fazer passo a passo para não ter dúvidas de como recolocá-las posteriormente. Isso pode ser feito em teclados comuns, mas nunca mexa nos teclados de notebooks.
- com o pano úmido, vc também limpará sem problemas cabos, o mouse e a cpu por fora, mas nunca exagere na água.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Ideia para mutual: Alongamento

Meu último post esta semana, já que estarei em viagem a partir de amanhã até a próxima segunda.

Mas falando desta ideia, qualquer atividade física pode ser precedida de um alongamento, importante para as articulações e saúde de nosso corpo, e dá uma ótima atividade, inclusive por ser muito fácil de controlar o tempo. Sempre gostamos de fazer antes de caminhadas em acampamentos.

Peça para as meninas irem com roupas confortáveis, e se for na capela, fica a sugestão de levar uma música bem tranquila para relaxar. Cada movimento feito deve durar pelo menos de 30 à 60 segundos. Vocês podem também fazer uma aula que chamo "de cima para baixo" começando com movimentos de cabeça, pescoço, ombros, braços, mãos, cintura, costas, quadris, pernas e pés.

Vocês podem fazer o alongamentos individuais, e aqui vão algumas ideias (estão fora da ordem, mas é só reorganizar):



E o que acho legal também é o alongamento em duplas, geralmente é muito divertido. Não tenho fotos mas vocês podem:

- De frente uma para a outra, esticar os braços e colocar as duas mãos no ombro da colega, e distanciarem-se 1 metro, descendo o tronco, isso alongará os ombros.
- Uma pessoa vira de costas e tenta cruzar seus braços atrás, até o limite de cada pessoa. em seguida, quem está sendo alongada coloca as mãos na cinturas, e a pessoa que ajuda tenta encostar os cotovelos atrás.
- Uma fica ao lado da outra e somente coloca a mão no ombro para ajudar no equilíbrio. Fazer alongamento de pernas a segurar a perna atrás, tentando encostar o pé na coxa.




Mais uma vez, agradeço os bons comentários e recados que tenho recebido, e aceito sugestões sempre, não deixem de divulgar o blog! Abraços!

domingo, 20 de março de 2011

Ideia para Novos Inícios: Um Legado de Valores

Ontem fizemos nosso novos inícios, e o programa foi lindo e muito espiritual. O tema foi a 13a regra de fé, e ligamos histórias dos pioneiros relacionados aos princípios e valores das moças. As histórias estão todas no livro Nosso Legado, exceção de escolhas e responsabilidades que peguei de outra fonte para ter mais detalhes.

Não vou passar o roteiro completo, como mencionar o tema, classes, etc. mas sim as histórias que fizemos dos valores e alguns hinos que sugerimos:

Novos Inícios - Um Legado de Valores



Mensagem sobre a 13a regra de fé pela presidência das moças

Hino: Nós a procuraremos (álbum mutual 2011)

Precisamos da fé em nossas vidas. O conhecimento perfeito, a esperança e o milagre de cada dia, nas coisas pequenas, e nas grandes realizações, pode se realizar, como aconteceu em 30 de outubro de 1838, três dias após uma ordem de extermínio, cerca de 200 homens prepararam um ataque surpresa contra a pequena comunidade de santos de Haun’s Mill, em Shoal Creek, Condado de Caldwell. Os agressores, num ato de traição, mandaram que os homens que desejassem salvar a vida corressem para a ferraria. Depois, cercaram o local e atiraram até acharem que todos estavam mortos. Outros foram baleados quando tentavam escapar. Ao todo foram assassinados dezessete homens e meninos, e quinze ficaram feridos.
 
Após o massacre, Amanda Smith foi à ferraria, onde encontrou o marido, Warren, e o filho, Sardius, mortos. Em meio à carnificina, foi imensa a sua alegria ao encontrar o outro filho, o pequeno Alma, ainda vivo, embora gravemente ferido. O quadril do menino  fora dilacerado por um tiro de mosquete. Com a maioria dos homens morta e ferida, Amanda ajoelhou-se e implorou a ajuda do Senhor:“Oh, meu Pai Celestial, gritei, o que vou fazer? Estás vendo meu pobre menino ferido e sabes da minha inexperiência. Pai Celestial, mostra-me o que fazer!” Amanda disse que “[foi] dirigida como por
uma voz”, que a instruiu a fazer um medicamento caseiro com as cinzas e limpar o ferimento. Preparou, em seguida, um cataplasma de olmo e cobriu a ferida. No dia seguinte, derramou uma garrafa de bálsamo sobre o ferimento.
Amanda disse ao filho: “‘Alma, meu filho, ( . . . ) você acredita que o Senhor fez seu quadril?’”
‘Sim, mãe.’
‘Bem, o Senhor pode fazer alguma coisa no lugar do seu quadril, não acha, Alma?’
‘Acha que o Senhor pode fazer isso, mãe?’ perguntou o menino, com simplicidade.
‘Acho, meu filho’, repliquei eu, ‘Ele me mostrou tudo numa visão’.
Então, deitei-o confortavelmente de lado e disse: ‘Agora você vai ficar deitado desse jeito, e não se mova. O Senhor vai fazer-lhe um quadril novo’.
Assim, Alma permaneceu deitado de lado por cinco semanas, até ficar completamente restabelecido – no lugar onde faltava a junta e a cavidade onde se encaixa o osso, nasceu uma cartilagem flexível.” A fé salvou a vida do menino, e o espírito de ambos foi fortalecido.
 
Preste seu testemunho de como a fé tem sido importante em sua vida e a tem abençoado.
 
NATUREZA DIVINA
 
Demonstramos nossa natureza divina através de atitudes que são agradáveis aos olhos de Deus, assim como as Irmãs que viveram em Nauvoo. Pouco depois do ano de 1839, apenas 15 meses após a fundação de Nauvoo, a Primeira Presidência, obediente à revelação do profeta, anunciou que chegara o momento de “construir uma casa de oração, uma casa de ordem, uma casa de adoração ao nosso Deus, onde as ordenanças
[pudessem] ser recebidas conforme Sua vontade divina”. Embora fossem pobres e se esforçassem muito para sustentar a família, os santos dos últimos dias atenderam ao chamado dos líderes e começaram a doar tempo e recursos para a construção do templo.
Caroline Butler não tinha um centavo, mas queria muito dar alguma coisa. Um dia, enquanto se dirigia à cidade num carroção, viu dois búfalos mortos. De repente, soube qual seria sua dádiva ao templo. Ela e os filhos arrancaram a longa crina dos búfalos e
levaram-na para casa. Lavaram e cardaram o pêlo dos animais, fiaram-no num fio grosso de lã e tricotaram oito pares de meias e luvas para os cortadores de pedra que trabalhavam no templo durante o rigoroso frio do inverno.
Mary Fielding Smith, esposa de Hyrum Smith, escreveu às mulheres da Igreja na Inglaterra que, num período de um ano, juntaram 50.000 moedas, pesando aproximadamente 197 quilos. Essas moedas foram enviadas por navio a Nauvoo. E muitas outras irmãs, com o desejo de construir este templo, ajudaram nesta obra, pois sua natureza era divina. 
 
Preste se testemunho de como ser uma filha de Deus de natureza divinal a fortalece espiritualmente.
 
VALOR INDIVIDUAL
 
Não existe nenhuma pessoa que não seja especial diante de Deus. E assim como o Senhor nos ensina ter este relacionamento especial com cada indivíduo, nós também precisamos seguir Seu exemplo e daqueles que não mediram esforços para ajudar a cada um que precisava.
 
Quando os santos começaram a construir casas e fazer plantações em Nauvoo, em 1839, muitos deles contraíram malária, doença infecciosa caracterizada por febres e calafrios intermitentes. Entre os doentes, encontravam-se a maioria dos Doze e o próprio Joseph Smith. Ainda assim, em 22 de julho de 1839, o Profeta levantou-se da cama com o poder de Deus sobre ele e, mesmo ainda um pouco fraco, utilizando o sacerdócio, curou-se a si mesmo e curou cada um dos doentes em sua própria casa.
Em seguida, ordenou às pessoas acampadas em barracas no seu jardim que ficassem curadas, o que aconteceu a muitas. O Profeta foi de barraca em barraca e de casa em casa, abençoando todos. Foi um dos grandiosos dias de fé e curas na história da Igreja.
 
Preste seu testemunho de como vc se vê individualmente valorizada por Deus e como é importante cada pessoa saber que isso importante.
 
CONHECIMENTO
 
Nosso Pai Celestial sempre orientou seus filhos a buscarem o conhecimento "pelo estudo e também pela fé". Após a primeira visão de Joseph Smith, uma das primeiras tarefas que foi realizada por ele foi a tradução do livro de mórmon, para que a palavra de Deus fosse compreendida por todo o mundo. Só esse exemplo fez com que este livro inspirado hoje existisse em centenas de idiomas.
 
E na restauração, Joseph, recebendo uma série de revelações, foi inspirado e apoiado pelos membros a publicar o chamado Livro de Mandamentos, que continha inicialmente 70 revelações dadas por Deuas ao profeta. Sua primeira publicação estava em andamento quando uma turba atacou um edifício onde o livro estava sendo compilado, e as duas jovens e corajosas irmãs Caroline e Mary Elizabeth Rollins arriscaram suas vidas para salvar as páginas soltas do livro, fugindo com as páginas mão da perseguição do grupo. Este livro, com outras revelações, tornou-se o que conhecemos como Doutrina e Convênios.
 
Este e outros conhecimentos tão preciosos e de grande esforço para não serem perdidos precisam ser valorizados e sempre estudados por todos nós.
 
Preste testemunho do conhecimento que vc adquiriu até hoje e como ele faz diferença em sua vida.
 
ESCOLHAS E RESPONSABILIDADES
 
Nossas escolhas determinam nosso caráter, e nosso destino eterno. Podemos escolher o certo e ter sempre o Espírito conosco, porém, não somos perfeitos e erramos, mas ainda assim, podemos ter o perdão, nossa chance de nos arrepender pela expiação de Cristo. E as escolhas nos levam a lembrar da história de uma figura famosa na restauração: Oliver Cowdery.
 
Oliver Cowdery foi um dos primeiros membros da Igreja e foi uma figura chave na História Mórmon. Oliver serviu como escriba de Joseph Smith durante a tradução do Livro de Mórmon, foi a primeira pessoa a se batizar na Igreja, foi testemunha da veracidade do Livro de Mórmon, e foi um líder no início da Igreja. Ele testemunhou muitas coisas com Joseph Smith e teve bastante autoridade no princípio da Igreja. Oliver inclusive teve visões junto com o profeta.
 
Porém, em 1838, houve um desentendimento entre Joseph e Oliver com relação à forma de liderar de Joseph. Oliver sentiu que deveria ter mais poder e independência na Igreja. Essa escolha fez Oliver ser excomungado, sendo alguns dos motivos inatividade e por ter acusado falsamente Joseph Smith de ter cometido adultério.
Após sua excomunhão, Oliver mudou-se de volta para Ohio e exerceu a profissão de advogado.Cartas para a sua familia mostravam que ele ainda acreditava na Igreja e que estava se sentindo ferido por ter sido rejeitado, e por isso, arrependeu-se. Em 1848, Oliver voltou para a Igreja e se uniu aos Santos no Condado de Bluffs, Iowa, com sua esposa e filha. Durante os dez anos que ele esteve fora da Igreja ele não negou sequer uma vez o Livro de Mórmon ou as visões que teve.
Quando ele voltou para a Igreja, expressou somente o desejo de ser rebatizado e associado novamente à Igreja, mas recusou qualquer posição na Igreja. Infelizmente Oliver estava sofrendo de uma doença respiratória e morreu em 03 de março de 1850, antes que lhe fosse possível mudar para Utah com o restante dos membros da Igreja. Sua última carta declara que ele aceitou um chamado para pedir ajuda para a igreja em Washington, apesar de ele não ter podido cumprir esse chamado. Sua esposa registrou o seguinte a seu respeito:
“Desde a hora da grande visão do Santo Mensageiro que revelou aos olhos mortais as profecias ocultas que Deus havia prometido... até o momento em que ele faleceu, ele sempre, ele afirmou a divindade e a veracidade do Livro de Mórmon, sempre sem nenhuma dúvida ou sombra de dúvida”
 
Preste testemunho de como suas boas escolhas trazem ou já trouxeram benefícios e bem estar em sua vida.
 
Hino: Há perdão (álbum para o Vigor da Juventude)
 
BOAS OBRAS
 
Ao servir ao próximo, a obra do Senhor segue adiante e nós mesmo somos abençoados e edificados com nossos irmãos. Lembremos de uma história onde a pequena ajuda de cada irmão pode proporcionar a ida de um missionário ao campo, e isso trouxe a benção do evangelho restaurado há muitas pessoas.
 
George A. Smith, primo do profeta, recebeu o chamado de pregar no leste dos Estados Unidos, mas era tão pobre que não tinha nem mesmo roupas ou livros para a missão, e nem mesmo como comprá-los. A ajuda de seus familiares e amigos fez a diferença: Joseph e Hyrum Smith compraram um tecido cinza, e assim Eliza Brown costurou um casaco, um colete e um par de calças à George. Brigham Young conseguiu dar-lhe um par de sapatos, seu pai deu-lhe um exemplar da bílbia, e Joseph conseguiu dar lhe um livro de Mórmon. O enxoval foi simples, mas a ajuda de todos concretizou seu desejo de ser missionário, e assim ajudou a muitos, levando o evangelho restaurado.
 
Preste testemundo de qual é o sentimento de servir ao próximo e porque isso é importante e faz diferença em sua vida.
 
INTEGRIDADE
 
Quando somos íntegras, demonstramos coragem, e a convicção de que este é o evangelho verdadeiro, mesmo quando desde nossa reputação até nossa própria vida estão a prova.
 
Este foi o exemplo de Benjamin F. Johnson, de 20 anos de idade, que em Adam-Ondi-Ahman, no ano de 1838, foi poupado de um destino final nas mãos de um morador do lugar que estava determinado a matá-lo. Benjamin fora preso e colocado sob guarda durante oito dias, num frio intenso, diante de uma fogueira ao ar livre. Enquanto estava sentado num tronco, um “bruto” aproximou-se com um rifle nas mãos e disse: “Desista do Mormonismo agora mesmo, ou eu o mato”. Benjamin recusou-se resolutamente, e o valentão apontou o rifle para ele e puxou o gatilho. O rifle falhou. Praguejando em voz alta, o homem declarou que “[usara] a arma durante vinte anos e ela nunca havia falhado antes”. Examinando o fecho, recarregou a arma e tornou a fazer pontaria e a puxar o gatilho – mas sem nada conseguir.
Seguindo o mesmo procedimento, tentou uma terceira vez, porém o resultado foi idêntico. Um espectador disse-lhe que “limpasse um pouco o rifle” e então “[conseguiria] matar o canalha direitinho”. Assim, pela quarta e última vez, o pretenso assassino preparou-se, usando até munição nova. No entanto, como contou Benjamin: “Dessa vez a arma explodiu e matou o próprio atirador no ato”. Ouviu-se um dos presentes dizer: “É melhor não tentar matar aquele homem”.
 
Ao sermos íntegros, Deus nunca deixará de nos proteger, especialmente aqueles que defendem sua causa.
 
Preste testemunho de como a integridade é essencial no mundo atual e sua importância em sua vida.
 
VIRTUDE
 
A virtude é dignidade, pureza, e principalmente, é ela que nos faz ter o desejo de entrar no templo do Senhor, limpas diante de Deus para realizarmos nossos convênios. E como já sabemos, este era o desejo dos santos de Nauvoo. O Profeta já havia recebido uma importante revelação a respeito dos ensinamentos, convênios e bênçãos que hoje são chamados de investidura do templo, pois após receberem a investidura, marido e mulher
poderiam ser selados, pelo poder do sacerdócio, para esta vida e para toda a eternidade.
 
Mas neste tempo, ocorreu o assassinato do Profeta Joseph Smith. Porém, com isso, mesmo quando os santos perceberam que logo teriam de deixar Nauvoo, eles dedicaram-se mais ainda à tarefa de terminar o templo. O sótão do templo inacabado foi dedicado como parte do edifício onde a investidura seria administrada. Os santos estavam tão ansiosos para receber essa ordenança sagrada que Brigham Young, Heber C.Kimball e outros membros do Quórum dos Doze Apóstolos permaneciam no templo dia e noite, dormindo não mais do que quatro horas por noite. Mercy Fielding Thompson era encarregada de lavar e passar as roupas do templo, bem como de supervisionar a cozinha. Ela também morava no templo, às vezes trabalhando durante a madrugada, para que tudo estivesse pronto no dia seguinte. Outros membros mostraram também a mesma dedicação.
Por que esses santos trabalharam tão arduamente para terminar a construção de um edifício que logo teriam de deixar para trás? Porque sabiam da importância destes convênios, e se mantiveram puros, virtuosos, para entrar na casa do Senhor. Quase seis mil santos receberam sua investidura antes de irem embora de Nauvoo. Ao voltarem os olhos para sua migração rumo ao oeste, eram sustentados pela fé e sentiam-se seguros com o conhecimento de que suas famílias estavam seladas para a eternidade. Com o rosto molhado de lágrimas, prontos para prosseguir após enterrar uma criança ou um cônjuge na vasta planície americana, os santos não vacilavam, devido às promessas contidas nas ordenanças que haviam recebido no templo.
 
Hino: Retorno à virtude (álbum mutual 2011)

terça-feira, 15 de março de 2011

Ideia para Noite dos Padrões: A história dos templos (continuação)

Como comentei, o que estava faltando do programa.
Família: Templo de Nuku’alofa – Tonga (Dedicado em 09/ago/1983) Foto já postada.
Nesta ilha de poucos prédios largos, as paredes brancas reluzentes do templo com o reflexo dos vidros é um marco. Dedicado em 9 de agosto de 1983, o templo fica aberto seis dias por semana, e na última sexta do mês, a noite, toda, ocupado com membros que realizam ordenanças por seus ancestrais. Neste país, a família sempre é muito importante, e o povo de Tonga possui grande interesse e respeito em sua genealogia. Túmulos não são decorados somente com flores, mas também peças feitas a mão em patchwork que contém o nome da pessoa amada, e cuidada para durar o máximo possível. Muitos demonstram o devido respeito em lembrança do ente falecido pelas suas roupas, palavras e atitudes mesmo depois de 1 ano do ocorrido.
O templo dedicado foi não só uma benção para os membros locais, mas também uma grande alegria para a manutenção da genealogia deste povo. No passado,os nomes, datas e locais eram registrados rolos de “tapa”, que era um tipo de papel enrugado feito de casca, mas que preservou uma história por séculos. Nos tempos modernos, as famílias modernas da igreja utilizam os computadores para realizar as ordenanças no templo.
O presidente Sione Fineanganofo disse que todas estas gerações foram beneficiadas pelo templo.

Gratidão: Templo de Curitiba – Brasil (Dedicado em 01/jun/2008)

Um templo é a maior benção que podemos ter em nossa cidade, pois se torna o local mais sagrado da terra onde moramos. Nem todos podem ter esta oportunidade. Muitas nações ainda não podem nem mesmo ter suas portas abertas para a pregação do evangelho, e muitos membros fiéis esperam ansiosamente por um templo próximo de ser lar.
No Brasil, o primeiro templo foi dedicado em São Paulo, e muitos de nós nos lembramos em como tínhamos que nos preparar ao guardar dinheiro para viajar a noite toda, passar algumas horas no início da manhã nele, seja no batistério ou nas sessões, almoçar rapidamente e já pegar a estrada para chegar a noite em casa. Era uma viagem cansativa, mas que fazíamos com alegria.
Então, em 2002 fomos abençoados com o anúncio de um templo em Curitiba. Agradecemos ao Pai Celestial por tantas bênçãos, e pudemos ver nossos pais, tios, avós e pioneiros da Igreja em Curitiba derramarem lágrimas por tão esperado acontecimento. O tempo passou e o templo foi construído. E muitas de nós participaram de sua dedicação, seja ao colocar sapatilhas nos visitantes, dançar, cantar, divulgar, e quão gratos fomos por nosso profeta vir a Curitiba para dedicar este maravilhoso templo. Ele mesmo segurou a chuva, prestes a cair na celebração.
Ontem, nos sacrificávamos ao viajar para outra cidade. Hoje, nosso sacríficio é diferente, é o tempo. Precisamos ser muito gratos por este templo em nossa cidade e demonstraremos isso ao permanecermos dignas dele entrar e frequentá-lo sempre, realizando o trabalho vicário por aqueles que tanto anseiam por estas ordenanças do outro lado do véu, e se assim fizermos, teremos um doce espírito em nossas vidas e orientação para as dificuldades. Sejamos sempre gratas por este templo perto de nós.

Serviço ao Próximo: Templo de Salt Lake City – EUA (Dedicado em 06/abr/1893)

Uma das mais belas histórias de perseverança e amor a Deus está na construção do templo de Salt Lake City. Os santos no ano de 1847 não passavam por momentos fáceis, pois haviam sido duramente perseguidos, atravessaram as montanhas e chegavam ao local onde fariam crescer a sede da Igreja, e encontraram ânimo nas palavras de Brigham Young que anunciou a construção de um templo naquela cidade.
O serviço ao próximo foi marca constante nos acontecimentos que ocorreram durante sua construção. Em seu início, muitos dos pioneiros que já haviam chegado ao vale retornaram as montanhas para auxiliar na travessia daqueles que enfrentavam o rigoroso inverno e haviam perdido animais, pertences e alguns familiares e amigos. Somente com esta ajuda alguns dos membros conseguiram completar a jornada.
Para sua construção, os melhores materiais existentes foram utilizados, e para encontrar estes materiais os santos buscaram pedras em locais distantes. Tiveram que contar com o trabalho e os bens uns dos outros ao utilizar bois, carroças e qualquer coisa que ajudasse no transporte de blocos de pedra. 4 bois eram utilizados para levar um único bloco de pedra, viagem que durava 4 dias. Com a chegada do trem, este problema foi praticamente resolvido, mas após vários anos.
Devido a pobreza do povo, a construção foi lenta e parou algumas vezes, mas com a ajuda mútua, a obra seguiu, e 40 anos depois ele foi dedicado em 1898, na presença de 75.000 pessoas. Tanto esforço valeu a pena, pois até hoje sua aparência é a de um edifício novo, recém construído, mas que pode ser visto que a ajuda mútua fez este templo ser levantado.

Dia do Senhor: Templo de Kiev – Ucrânia (Dedicação em 29/ago/2010)

Obs. o templo ainda não havia sido dedicado na ocasião que fizemos nossa atividade.
A Ucrânia é um país localizado no leste europeu, com uma história de muitas dificuldades, devido ao período de guerras da antiga União Soviética (que sofria com pobreza e problemas econômicos) e inclusive com restrição na liberdade religiosa, mas nunca sem perserverança.
Quando já existiam capelas na capital Kiev, em outra cidade, chamada Chernigov, no ano de 1995, a Igreja também foi estabelecida através de uma famíla perseverante e fiel, a família Shaveko. O pai da família, Nikolay Shaveko, estava na Polônia a trabalho quando conheceu um grupo de membros SUD e ganhou um livro de mórmon. Sua esposa, Lena, também mostrou interesse, pois ela pensava que havia tantas religiões no país que não sabia o que fazer.
Encontraram então o ramo mais próximo existente, em Kiev, porém a 150 km de sua casa. Ainda assim, decidiram frequentar a Igreja mesmo, com a longa distância. Em um domingo, dia 24 de novembro de 1996, Nikolay e sua família fizeram a viagem até Kiev. Somente lá conheceram os missionários pela primeira vez, e se impressionaram com o espírito que sentiram.
Esta foi a primeira de muita vezes que a família Shaveko foi obediente em cumprir com o dia do Senhor. Saiam cedo de casa para frequentarem a Igreja, mesmo com o frio de 30°C negativos em vários domingos e de trens lotados. Como eles não usavam carro, com as paradas do trem, eles demoravam até 7 horas para chegar em tempo, assistir as reuniões, e viajar mais 7 horas para casa. Viajar de ônibus era mais rápido, cerca de 3 horas de viagem, porém mais caro e raras vezes era possível viahar desta forma. Mas eles estavam felizes e mesmo as filhas pequenas não reclamavam. Seus vizinhos questionavam se a próxima Igreja ortodoxa já não era suficiente, mas eles desconsideravam, e em 5 de Janeiro de 1997, toda a família foi batizada.
Por causa desta família pioneira, muito mudou desde em Chernigov. Um ramo pode ser formado e a Igreja foi oficialmente estabelecida na cidade.
E esta família ajudou que uma nova benção se tornasse realidade ao seu país com o crescimento da Igreja. Pouco depois, em 1998, a Primeira Presidência então selecionou a Ucrânia e anunciou um templo para Kiev, o primeiro do Leste Europeu.
Os membros ainda tiveram de ser muito pacientes, pois a abertura de terra aconteceu quase 10 anos depois, em 2007, mas este templo agora será o próximo a ser dedicado, em 29 de agosto de 2010. Servirá cerca de 31.000 membros que vivem em 13 países, e a família Shaveko agora, assim como todos estes membros voltarão a viajar, mas agora para servir na Casa do Senhor.

Vestuário, Aparência e Linguagem: Templo de Caracas – Venezuela (Dedicado em 20/ago/2000)

Caracas é uma cidade especial. Na Venezuela, serve à muitos jovens e membros fiéis da Igreja em seu país e em países próximos, incluindo o Brasil. Os padrões destes membros fazem elevar o espírito para se portarem dignos de frequentar o templo.
Na Venezuela, as moças se mantém fiéis através do cumprimento dos padrões de vestuário e aparência contidos em “Para o Vigor da Juventude” e das metas do progresso pessoal. A jovem Fátima Moutinho disse que “Nossos líderes nos ensinaram a não apenas estabelecer uma meta, mas, sim, alcançar essa meta e depois continuar em frente, sem parar nunca”. Ao estabelecer os padrões de dignidade para entrar no templo, ela é feliz em poder estar digna e ter amigos na Igreja que, quando um apoia o outro, todos são beneficiados.

Já os membros do Brasil também se preparam antes de ir ao templo em Caracas. A viagem de 40 horas é longa, mas os santos, ao invés de se distraírem com filmes ou músicas que contém linguagem imprópria, preferem cantar hinos, sempre incluindo “Levantai-vos ide ao templo” e assistir vídeos da Igreja. Eles entendem que o propósito da viagem é sagrado e dizem que precisam estar com o espírito preparado para os trabalhos no templo.

O templo de Caracas abençoou e continua a abençoar muitas pessoas de seu país, e pela fidelidade dos membros brasileiros em sua frequência, hoje já foi anunciado o templo para Manaus, e os membros continuarão a serem fiéis no evangelho, cumprindo os padrões de vestimenta e linguagem no dia a dia, para terem as bênçãos de famílias eternas.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Ideia para noite dos padrões: A história dos templos

Não sei quando vcs fazem suas noites dos padrões durante o ano, mas já segue nossa ideia do ano passado. Cada uma relacionou alguns padrões com a história de um templo, e existe uma infinidade de histórias lindas para se contar relacionadas a cada um. Nós destacamos o de Curitiba, que é nossa cidade, mas vcs podem ver qual se encaixa melhor para os padrões que vcs irão relatar. Eu pesquisei em vários sites, mas depois descobri este site:

http://www.ldschurchtemples.com/

Quem se arrisca em inglês pode conseguir muita informação legal. Enfim, cada moça apresentou sua história e seu testemunho de cada padrão, as líderes tbém participaram. A presidente das moças deu uma mensagem de encerramento, e tudo isso foi apresentado à ala e aos familiares. Imprimimos as fotos de cada tempo em folha A3 e compramos cartolinas cor de rosa. Iniciamos com as cartolinas coladas na parede e cada uma que falava colava sua foto no mural de templos, que ficou completo no final.



Ps. não sei se foi muita informação, mas quando publiquei apareceu só parte das histórias, então colocarei as outras 4 que tenho em um próximo post (Continuação Nuku Alofa Tonga, Curitiba Brasil, Salt Lake City EUA, Kiev Ucrânia e Caracas Venezuela).


*NOITE DOS PADRÕES: Relacione o(s) padrão(ões) que você recebeu consultando o Para o Vigor da Juventude com a história do templo abaixo. Prepare uma fala de 5 min com estas informações. Se precisar, peça ajuda para uma das líderes.

Namoro e Pureza Sexual: Templo de Las Vegas – EUA (Dedicado em 16 /dez/1989)



Aqueles que já ouviram falar de Las Vegas conhecem “sua fama”. Cidade de grandes cassinos, muitos jogos de azar, festas, diversão sem limites, onde “tudo pode acontecer”. Além disso,outro fato curioso é que Las Vegas é a cidade que possui o maior número de igrejas e denominações religiosas por pessoa, o que gera mais confusão de onde encontrar a verdade.

Ainda assim, se conhecermos um pouco mais desta cidade, veremos que existe uma comunidade SUD forte, que serve a comunidade e possui grande respeito ao seu governo. Em meio ao mundo, os santos dos últimos dias fazem surgir um oásis de fé.

Após tanto trabalho árduo, respeito pelos líderes do governo, e da devoção dos membros em “estarem no mundo sem ser do mundo”, um templo foi anunciado para esta cidade, em abril de 1984. O Élder Boyd K. Packer, quórum dos doze apóstolos, disse que “esta decisão poderia parecer estranha aos olhos de todos que conhecem a realidade de Las Vegas, a não ser que as pessoas conheçam o quão fortes os membros da Igreja são na determinação de cumprir com os padrões do evangelho de Jesus Cristo naquela cidade”.

Então seguiu-se a construção e o templo foi dedicado, o que se tornou uma grande honra a comunidade SUD. O templo, distante da conhecida Las Vegas da divesão, providenciou um fator de união e despertou o desejo de conhecer mais sobre a igreja dos não membros. Na época, o Irmão Seastrand , que trabalhou no comitê de dedicação, colocou que “muitos não membros conseguiram enxergar uma imagem espiritual da cidade de Las Vegas por esta construção”.

Desta forma, o templo de Las Vegas mostra da melhor forma que mesmo com todas as formas de oposição ao seu redor, é possível manter valores e padrões elevados.

Dízimos e Ofertas: Templo de Kirtland – EUA

Com sua dedicação e coragem, os santos deste local fizeram cumprir a palavra do Presidente Brigham Young , em 1855, onde a colonização aconteceria no coração do deserto. Não foi fácil, já que, pelo clima ser árido e seco, não havia água e comida suficiente para que a obra seguisse em frente. Outro problema foi a ocupação indígena da região, que chegou a fazerem fechar o progresso da obra na região, mas a obra não foi esquecida, e sim retomada, ajudando inclusive na construção civil e crescimento da cidade.


O templo de Kirtland é um templo especial, levantado em meio a grandes sacrifícios e ofertas generosas para sua construção. Muitos destes sacríficios foram realizados por mulheres fiéis a igreja, e uma das histórias é da jovem Hilda Larson. Ela estava ajudando sua mãe a arrumar a mesa quando seu pai anunciou que dois homens que trabalhavam com ele na construção do templo viriam a sua casa. Estes homens eram Heber C. Kimball e Brigham Young.

Hilda e sua mãe foram até um quarto atrás da casa, onde pegou uma louça utilizada somente em ocasiões especiais, mas Hilda conhecia cada peça daquele jogo, enrolada uma a uma em acolchoados. A mãe lhe explicou: “este jogo de porcelana pertenceu a sua bisavó, e veio da Inglaterra em 1770, e cada tempestade que acontecia enquanto estava em viagem no mar ela se preocupava com medo de que as louças quebrassem”,
Naquela noite eles usaram a porcelana com aqueles dois importantes líderes da Igreja. Conversando com a família, eles disseram que todos os irmãos tem ajudado na construção de várias maneiras. Naquele momento, o irmão Kimball olhou para a mãe de Hilda dizendo que “as mulheres estavam doando suas louças preciosas para o acabamento do edifício”.


Na tarde seguinte, a mãe de Hilda pegou uma caixa e lhe disse “Hilda, precisamos colocar as porcelanas nesta caixa para levá-las a construção do templo”. Hilda não podia imaginar como a louça poderia ajudar na construção, mas fez como a mãe dissera e viu o pai carregar a caixa em uma carroça e levá-la ao templo semi-acabado.

Hilda acompanhou o pai, e quando chegaram na obra, um dos seus colegas explicou que estavam fazendo a argamassa para o exterior do templo, e descobriram que a porcelana pulverizada ajudava a segurar a massa, além de deixarem as paredes do templo muito mais bonitas e reluzentes.
Apesar de entender, Hilda não acreditava quando aquele homem pegou a linda e delicada porcelana e a quebrou em pedacinhos, jogando-a dentro de um tanque para a mistura. No retorno, ela chorou silenciosamente pela preciosa porcelana ter este fim.

O templo foi terminado, e certa tarde, após ela passear com seus pais, eles foram até o local, e o sol estava se pondo. Ela via as paredes reluzentes, quando exclamou cheia de felicidade: “está vendo aquele brilho azulado ao lado da porta da frente? Somente a nossa porcelana poderia reluzir assim!

Fé: Templo de Hong Kong – China (Dedicado em 26/maio/1996)

 
O profeta Gordon B. Hinckley pediu há alguns anos atrás que dois setentas começassem discretamente a procurar um local para a construção de um templo em Hong Kong. Encontraram vários locais pequenos e, na opinião deles, inadequados, com preços extremamente elevados.

Infelizmente, o tempo estava se acabando. Se Hong Kong iria ter um templo, seria melhor construí-lo até 1º de julho de 1997. Em 1898, Hong Kong tornou-se colônia britânica, com a assinatura de um contrato de arrendamento de 99 anos, que expiraria em 30 de junho de 1997. Em dezembro de 1984, as autoridades britânicas e chinesas assinaram uma declaração confirmando que o governo britânico entregaria Hong Kong para a República Popular da China em 1º de julho de 1997. Caso o templo não fosse construído até lá, haveria o risco de o governo proibir a obra deste sagrado templo.

Por volta das 6h45 de uma manhã, o Presidente Hinckley ligou para o Élder Brough e pediu que ele e o Élder Carmack fossem ao seu quarto de hotel às 8h. O Presidente Hinckley então mostrou uma folha de papel com um desenho bem detalhado. Durante a noite, ele visualizara um edifício de oito andares, com o templo nos andares superiores e as outras funções localizadas nos andares inferiores. Incluía locais que substituiriam uma capela em Kowloon Tong, o escritório e a casa da missão Hong Kong. Esse conceito de múltiplo uso, explicou o Presidente Hinckley, quebraria a tradição de todos os outros templos da Igreja daquela época, que tinham um edifício próprio.

Os Élderes responderam que um edifício de vários andares, utilizado para múltiplas funções, nem sequer tinha sido levado em consideração anteriormente, mas tiveram a forte convicção de que o Presidente Hinckley tinha recebido uma inspiração, sim, uma revelação, sobre a vontade do Senhor e tinham fé em seu profeta e que esta idéia poderia ser feita em um local mais adequado, acreditando que a construção poderia ficar pronta em tempo, mesmo com grande urgência.

Em 26 e 27 de maio de 1996, o Presidente Gordon B. Hinckley dedicou o Templo Hong Kong China. Na oração dedicatória, ele disse: “A Tua Igreja nesta região chegou agora à plena maturidade com a dedicação desse templo sagrado. Oramos para que essa colheita de almas prossiga, e que no futuro tal como no presente, Teu povo tenha liberdade e segurança em sua adoração e que ninguém impeça o trabalho dos missionários chamados para esta região. Oramos para que Tua obra cresça e prospere no grande país da China e que os governantes sejam sempre receptivos aos que forem chamados e enviados como mensageiros da verdade revelada”

Família: Templo de Nuku’alofa – Tonga (Dedicado em 09/ago/1983)





sexta-feira, 11 de março de 2011

Ideia para mutual: feira do livro

Olá, para todas as amigas do blog. Quero dizer que estou feliz pelo blog estar crescendo, vi que várias pessoas consultam o site, e sou muito feliz por poder passar um pouquinho do que fazemos. Como disse a Pryscilla, não é fácil ter tanta ideia, mas compartilhando ideias e vendo as de outros, fica muito mais fácil.

Tive uma preocupação grande hoje: meu irmão está servindo missão em Japão Nagoya, que susto este terremoto! Algumas pessoas falaram comigo sobre como estavam as coisas, mas a região dele é mais pro sul, e felizmente está td bem com ele com os demais missionários de Nagoya, o escritório falou rapidinho com a gente e confirmou, ainda bem!

Vamos lá: particularmente sou fã de artes e cultura, e também adoro ler. Achamos importante que nossas moças tomem gosto pela leitura e por isso fizemos uma mutual chamada feira do livro, que pode perfeitamente ser adaptada a uma meta de conhecimento do progresso pessoal. Nào tenho fotos dessa, mas enchemos nossa sala de livros, montando tipo uma exposição, de vários tipos: ficção, aventura, romance, culinária, viagens, clássicos e literatura da igreja (levei alguns meus, emprestei outros, todo mundo pode colaborar). Levei alguns cobertores e almofadas para ficar mais aconchegante e deixamos as cadeiras de lado.

Primeiro, falamos sobre a importância da leitura. Porque é importante lermos para conhecermos nossa língua e vocabulário, adquirirmos conhecimento das coisas e termos fluência. Também lembramos que cada pessoa tem um gosto, e que devemos buscar aquilo que nos traz desejo de aprender, para que a leitura se torne algo prazeroso.

Em seguida, fiz uma brincadeira: levei algumas sinopses de livros em cartões para elas lerem, e depois de ler discutir se gostavam ou não, ou se tinham desperado interesse no assunto. O objetivo é para elas descobrirem o que mais gostam. Depois, no verso, havia no verso o nome do livro e sua categoria, assim como sugestões. As sinopses seguem abaixo:

Sinopse 1
A história da jovem guerreira Nihal - única sobrevivente da devastação imposta pelo Tirano à raça de semi-elfos. Criada por um armeiro e envolta pelo mistério de nunca ter conhecido sua mãe.

A vida da jovem muda quando a torre onde vive é invadida e ela presencia a morte de Livon, o homem que a criou e que tanto amou. Disposta a vingar o extermínio de seu povo e a proteger os inocentes das tropas do tirano, Nihal decide tornar-se uma guerreira de verdade. Ela sabia que a invasão da Terra do Vento era mera questão de tempo, pois a guerra do Tirano já havia conquistado cinco das oito Terras Livres do Mundo Emerso. Para isso, a jovem se prepara estudando magia e treinando com afinco na Academia da Ordem dos Cavaleiros de Dragão da Terra do Sol. Nihal conta com sua infalível espada de cristal negro, forjada por Livon, o melhor armeiro da região, e com o inestimável apoio do seu fiel amigo Senar, o mais jovem integrante do Conselho dos Magos.

Em sua busca, ela encontra ainda o amor pelo cavaleiro Fen e os ensinamentos do mestre Ido. A jovem Nihal enfrenta o preconceito dos homens e a dificuldade de lidar com sua feminilidade. A semi-elfo esforça-se ainda para encontrar uma razão para lutar que não seja somente a vingança. Ela chega a abandonar a guerra a fim de conhecer a vida em paz num povoado livre. Conhece a felicidade de viver sem rancor no coração, mas volta aos campos de batalha. Seu destino já estava escrito havia muito tempo.

Livro: A Garota da Terra do Vento, primeiro volume da coleção Crônicas do Mundo Emerso (5 volumes).
Este livro é uma ficção / aventura, e se vc gostou deste estilo, pode também gostar de As crônicas de Nárnia, Coleção Harry Potter, Coleção Artemis Fowl.
Sinopse 2
ELES SÃO ENCRENQUEIROS, E MESMO ASSIM NÓS OS AMAMOS
Rapaz, e eu que pensava que meu cachorro era encrenqueiro.
Desde que publiquei uma despedida para meu companheiro de treze anos, Marley, o neurótico e incorrigível labrador retriever, meu correio eletrônico mais parece um programa de TV: "Cachorros encrenqueiros — e os humanos que os adoram".
Agora sei que errei ao classificar Marley como a criatura mais encrenqueira do mundo. Uma das respostas típicas dizia mais ou menos o seguinte: "o seu cachorro não pode ter sido o pior, porque o MEU é muito pior". E para provar esse ponto de vista todos me forneceram narrativas detalhadas sobre sofás retalhados, armários invadidos e ataques-surpresa cheios de baba.
Sandy Chanoff, de Abington, contou: "Alex era o que chamávamos de ‘labrador animado’ com um pouco de déficit de atenção. Ele comeu quase todos os meus sapatos de couro, livros e até o carpete. Sempre nos recebia na porta com alguma coisa na boca, e ficava pulando como se não nos visse há anos. Com o rabo ele derrubava tudo o que estivesse em cima da mesinha de centro. A propósito: nós também fomos expulsos do curso de treinamento". Vocês também, hãn?
Gracie, uma golden retriever que pertence a Lynne Major e Lynn Lampman, de Drexel Hill, conseguiu conquistar o diploma — e ficou tão excitada que se pôs a pular até destruí-lo. Lynne disse: "Ela é adorável, mas também é meio maluquinha".
(...)
Mesmo assim.
Supõe-se que os pais devam preparar as crianças para o mundo exterior, torná-las fortes e independentes. Então, por que estou me sentindo abandonado pelo fato de ninguém mais precisar de mim para amarrar os sapatos?
Meu amigo Joe Schwerdt, que tem três meninos, confessou que sentia o mesmo aperto. Seu filho mais novo, Andrew, será o último da família a participar da Liga Infantil de Beisebol, e pai e filho estão treinando. Mas cada jogada com a bola é uma lembrança de que aquilo logo irá acabar.
— Ele é meu último menino e pretendo aproveitar sua infância enquanto puder — disse meu amigo em uma de suas cartas. — Já estou com medo do dia em que ele fizer 13 anos e descobrir de repente a diferença de gerações, deixar a bola de lado e passar a andar com os fones de ouvido colados na cabeça.
Neste final de ano quero apenas um presente. Que a minha menininha consiga aproveitar o último Natal mágico de sua infância — que consiga ter mais um ano de encantamento, que consiga acreditar em duendes e renas sem outro propósito na vida além de espalhar generosidade e alegria.
Quando chegar a manhã de Natal, estarei acordado antes do amanhecer, com a filmadora na mão, para filmar o rosto de minha filha enquanto ela corre para verificar o prato de biscoitos. Aposto que o Papai Noel terá comido todos eles.
 
Trecho do Livro: Cachorros Encrenqueiros Se Divertem Mais, mesmo autor de Marley e Eu.
Este livro é de contos e crônicas, e se vc gostou deste estilo, pode também gostar de Meu barco e Eu, Marley e Eu.
Sinopse 3
Todos nós sonhamos em ter sucesso na profissão, encontrar um amor, garantir um futuro melhor para os filhos, viver bem financeiramente, viajar, engajar-nos em uma causa social, ter saúde e amigos. Mas, em geral, nos entregamos à rotina e nos rendemos aos obstáculos.

Este livro ajuda o leitor a resgatar a capacidade de sonhar e empreender mudanças objetivas para realizar seus
projetos. César Souza apresenta um passo-a-passo para tirar os sonhos da cabeça e torná-los realidade; além de 50 exemplos de realizadores de sonhos brasileiros, desde empresários e celebridades até uma barraqueira da praia e um taxista. A primeira versão do livro vendeu mais de 150 mil exemplares. Esta nova edição é atualizada para os novos tempos e conta com capí­tulos e dados inéditos.


Livro: Você é do tamanho de seus sonhos.
Este livro é de auto-ajuda, e se vc gostou deste estilo, pode também gostar de Quem mexeu no meu queijo, Pai Rico Pai Pobre, Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, Treinando a Emoção para ser Feliz, nunca desista de seus sonhos.
Sinopse 4
Detalhes da a exaustiva rotina de trabalho e as maiores e inesperadas dificuldades que surgiram pelo caminho. Em tom pessoal, são narradas as passagens mais emocionantes da viagem, bem como as sensações de quem vive a oportunidade única de dar uma volta ao mundo. Para quem viu, o livro contém tudo o que as câmeras nem sempre puderam captar. Para quem perdeu as matérias da tevê, é a chance de conferir o registro de uma deliciosa maratona pelos cinco continentes, sob a ótica do autor, que escreve com bom humor sobre, por exemplo, os trajetos intermináveis (24 horas de avião do Uzbequistão à Ucrânia), as "roubadas" antológicas (levar 130 quilos de bagagem pela escada, num hotel sem elevador da Austrália), as noites de ansiedade (na vã esperança de enviar reportagens ao Brasil por um provedor de internet queniano) e as experiências de risco (comer ovo de pato fecundado, nas Filipinas), entre outras aventuras.
 
Livro: A fantástica volta ao mundo.
Este livro é da categoria viagens e turismo, e se vc gostou deste estilo, pode também gostar de guia michelíndio, 1000 lugares para conhecer antes de morrer, todos os guias de viagem nacionais e internacionais.


Sinopse 5
Quando se evoca a grandeza do antigo Egito, um nome vem imediatamente á memória: Ramsés, que reinou durante mais de sessenta anos. Por agora, Ramsés tem apenas 14 anos; seu pai, Séthi, faraó venerado pelo povo, fez do Egito o mais poderoso império do mundo
Ao recriar a grandiosidade e o mistério dos tempos antigos, retrata, como nunca se fez antes, o magnífico faraó Ramsés, cujo reinado se encontra talhado em esculturas colossais. Pertencente à XIX dinastia do Egito Antigo, Ramsés soube cultivar a sabedoria, a justiça e a prosperidade. Abençoado por Sethi e amado pelo povo, ele reinou por mais de 60 anos às margens do Nilo, a terra do misticismo e do encantamento.

Livro: Ramsés, o filho da luz, primeiro volume da coleção Ramsés (5 volumes).
Este livro é da categoria romance histórico / aventura, e se vc gostou deste estilo, pode também gostar de Anjos e Demônios, o código da Vinci, Labirinto.
Sinopse 6
Bruno não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. Fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
Livro: O menino do pijama listrado
Este livro é da categoria romance histórico / ficção, e se vc gostou deste estilo, pode também gostar de o caçador de pipas, a menina que roubava livros e a cidade do sol.
Sinopse 7
Há mais fenômenos na cozinha do que pode imaginar nossa vã (e deliciosa) gastronomia. Mas não são fruto do acaso nem passe de mágica: na verdade, resultam de importantes e às vezes complexas reações químicas. A cozinha é, portanto, um divertido laboratório científico, e conhecê-lo em detalhes pode ser uma viagem fascinante.  O livro revela os grandes segredos da química culinária através de muita criatividade, humor e conhecimento científico.
Livro: Um cientista na cozinha
Este livro é da categoria culinária, e se vc gostou deste estilo, jamie olivier, deliciosos e disfarçados, 100 receitas de patisseria, livros de receitas em geral.

Por fim, dei de presente um marcador de página para cada uma, com algumas dicas leitura, e deixamos as moças lerem e folharem os livros que levamos. Vocês podem criar seu marcador como preferirem e o texto está abaixo.

Idéias para aprender a gostar de ler
  1. Ir às livrarias – Procure entrar somente para passear, procure assuntos que mais interessam a você, sempre existe um livro que vai acabar chamando a sua atenção.
  2. Ir à biblioteca - Nem todo mundo tem dinheiro para comprar livros toda semana. Mas uma biblioteca tem uma quantidade enorme de livros à disposição. De graça. Apesar de escolas e faculdades possuírem em sua maioria livros didáticos.
  3. Associavar a leitura a passeios e coisas divertidas – Uma ida à livraria ou à biblioteca ser acompanhada sempre de um sorvete, uma passada na pastelaria, enfim, não precisa ser nada muito complicado. A leitura deve estar ligada a atividades prazerosas já que também é uma.
  4. Não tinham preconceito quanto a gibis - As histórias em quadrinhos são ótimas maneiras de iniciar à leitura. Embora sejam uma forma de arte diferenciada, habituam à palavra escrita.
  5. Ir ao cinema ou ver um filme – O cinema é uma das portas de entrada para a literatura. Não deixem de conhecer mais sobre o assunto ou história do filme que você viu. 
  6. Imaginar - ao começar a ler não tenha pressa, leia devagar e atentamente, e tente imaginar cada pedacinho da história, como são os personagens, o lugar onde ela se passa, monte vc o cenário da sua história!
  7. Leia os livros que você GOSTA – Tudo que é feito por obrigação não dá certo. Coisas feitas contra a vontade causam trauma. E, depois, mesmo que seja a mais prazerosa das atividades, mais tarde você vai associá-la com sentimentos ruins e se recusar a fazê-la.